Para Ciro, Lula é responsável por fortalecer Temer e ‘lado podre’ do PMDB

ciro_gomes_lula_ricardo_stuckert.jpg
 
Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – Em entrevista para a BBC Brasil, Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e “quase candidato” à presidência, falou sobre a crise política, as eleições de 2018 e seus possíveis adversários, fazendo diversas críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Para Ciro, Lula é o responsável pelo “momento político trágico” vivido atualmente pelo país, já que “foi ele quem botou o Michel Temer na linha de sucessão”. O ex-ministro diz que o petista fortaleceu o “lado podre” do PMDB, também afirmando que avisou o ex-presidente da biografia do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
 
O virtual candidato do PDT também afirma que não gostaria de disputar a presidência contra Lula, argumentando que o ex-presidente, se for candidato, “racha o país em bases odientas, rancorosas, violentas”. “O Brasil precisa desesperadamente de um projeto novo”. 

 
A respeito da influência da Lava Jato nas eleições, o ex-governador cearense crê que não há nenhuma chance de Lula ser condenado em segunda instância a tempo de ser retirado da disputa eleitoral do ano que vem. 
 
Questionado sobre as pesquisas eleitorais que o colocam com 5% das intenções de voto, atrás de nomes como o deputado federal Jair Bolsonaro e o prefeito paulistano João Doria, Ciro diz que “essas pesquisas não representam absolutamente nada”. Para ele, o cenário eleitoral só ficará claro em julho de 2018. 
 
Na entrevista, a reportagem da BBC pergunta se Ciro tem medo de criticar Bolsonaro, ao que ele respondeu “Eu tenho medo de quê, mulher? Eu tenho coragem de mamar em onça”.  
 
Sobre o prefeito paulistano, Ciro afirma que Doria é um “farsante” e que a uma parte da elite brasileira, desiludida com o PSDB oficial, está “embalando um novo Collor”. “Ele é um cara que encheu a burra de ganhar dinheiro com lobby. Como o cara é milionário e não tem uma roça, não tem um comércio, nunca produziu um parafuso?”
 
Em relação ao presidente Michel Temer, Ciro diz que tem dúvidas se governo é “quadrilha, pateta ou coisa pior”.  O ex-governador do Ceará também critica a condução da política econômica por Dilma Rousseff.
 
“Quando as commodities caíram foram fazer renúncia fiscal e foram arrebentando o país”, disse. “E para resolver o problema chamaram o Levy, que é quinto nível e em experiência anterior no serviço público quebrou o Rio de Janeiro”, ressalta. 
 
Sobre o juiz Sérgio Moro, Ciro diz que ele é um “garoto” deformado pelo “aplauso e pela juventude” que “sucumbiu” e foi arrastado por Lula para a arena política.
 
A entrevista completa pode ser lida aqui.
 
Assine
 
Redação

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Ciro como sempre falando

    Esse Ciro como sempre falando merda e querendo tirar uma casquinha no Lula

    João Santana, o marqueteiro, já disse que o Lula não queria o Temer para vice, queria o Nelson Jobim.

    Houve inclusive, discussões interna com o PMDB sobre isso.

    Esse cara fala um monte de merda. Nunca se posiciona de forma clara.

    À proposito, ele falava com arrogância  e firmeza dizendo que o Temer não daria o golpe. Muito menos assumiria que não iria deixar.

    Ciro, o Temer assumiu há um ano, estou esperando sua atitude. Boquirroto !

    Se o Lula for inabilitado tem que apoiar o Haddad, esquece era cara.

    Com certeza lá na frete ele vai trair o apoio do Lula.

    2018 é Haddad

    1. Oi?

       

      Ciro Gomes acusa Michel Temer de ser ‘capitão do golpe’

      Em BH, ex-ministro disse ainda que impeachment é ‘remédio grave’.
      Vice-presidente não comentou acusação e nem abertura do impeachment.

       

      Isso em Dezembro de 2015.

      Em Abril Dilma o tinha nomeado (Temer)  “articulador político” do governo.

      Em Março de 2016 Temer  rompeu com o governo. 

      De onde vc tirou que Ciro teria afirmado que Temer não daria o Golpe? Só para que eu possa talvez rever minhas avaliações…

       

       

  2. Isso foi antes ou depois dele

    Isso foi antes ou depois dele escorregar na propria lingua e esborrachar a bunda no chao?

    Caro Ciro:  com a bunda esborrachada no chao eh menos perigoso pra voce.  E voce nao tem futuro visivel, por enquanto.

  3. Ciro erra no tom, mas está

    Ciro erra no tom, mas está certo. 

    Lula não deveria ser candidato a Presidente. 

    Penso que deveria ser candidato a Senador, preferencialmente ou a deputado, o estado nao interessa.

    Dai ficaria mais protegido e poderia apoiar a?lguem para a candidatura Presidencial. 

    O principal hoje para o País é neutralizar a lava jato, só assim o País volta a crescer. 

    Ora, foram Lula e Dilma, com sua leniencia e falta de trato com as corporações que permitiram esta aberração. 

    Dificilmente será lula que conseguirá deter isso. 

    Ademais, e a briga com a Globo, como fica, Lula vai fazer o que se ganhar ?

    Nada disso está colocado. 

    Se Lula não conseguir alguns apoios importantes, como Mídia, forças armadas, congresso, corporações , pelo menos alguns desses apoios, de nada adianta ele vencer as eleições, pois ele não Governará. 

    A situação de Lula é muito complicada, provavlemnte pela enxurrada de denuncias ainda que tocas e as perseguições ele não deve estar tendo tempo de refletir sobre isso tudo. E ainda aparece acompanhado de Dilma, o que é um completo absurdo para quem quer ser candidato. 

     

  4. Francamente… Ciro Gomes tem

    Francamente… Ciro Gomes tem tudo o que é necessário para ser um excelente Ministro.

    Nada mais. 

    Quando começa a falar ele sempre demonstra que não tem caráter para ser candidato a presidência.

    Se tivesse ele ficaria de boca fechada e esperaria a vez dele deixando quem tem musculatura para ser presidente disputar o cargo.

    Em alguns aspectos, Ciro Gomes lembra muito José Serra.

    Ambos tem muita fome de comandar e poucos eleitores para colocar na mesa na hora que a disputa chega na reta final.

     

  5. Vejo Ciro Gomes como um

    Vejo Ciro Gomes como um político honesto; grande conhecedor dos problemas brasileiros por ser estudioso deles, e pelas viagens que faz de Norte a Sul com seu senso crítico, fatos suficientes para lhe dar a estatura de um poítico respeitável por sua tragetória de vida pública muito limpa, como ele mesmo costuma dizer.

    Por outro lado, vejo também nesse cearense um modo esquesito de pretender alçar à Presidência da República, já na condição de pré-candidato, discursando ao sabor dos ventos. No discurso de hoje, cita as mesmas palavras do de ontem, porém com conotações diferentes. Se ele tivesse alguém para assesorá-lo, talvez um irmão ou um filho, já seria uma grande ajuda. Que antes de falar, observe o que dissera para não parecer, e ser, contraditório pois assim ele só vai perdendo a credibilidade, inclusive a que estava a lhe dar com desprendimento. 

    Um conselho a Ciro Gomes: 

    – É importante a todo político um discurso coerente. Essa troca de letrinhas pode enfeitar a sopa mas estragar o gosto.

  6. Concordo plenamente com Ciro

    Aliás, quase todas as escolhas de pessoas feitas não só por Lula quanto pelo PT, são medíocres ou até equivocadas.

    O próprio Lula se disse arrependido de nomear Dilma sucessora, arrependido de nomear Joaquim Barbosa Ministro do Supremo, dentre tantos outros arrependimentos.

    A maioria dos Ministros do Supremo, que poderiam ter barrado o golpe diga-se de passagem foram nomeação de Lula ou de Dilma. Mas eles tem medo de se expor, até mesmo Gilmar Mendes que foi nomeado por FHC, tem mais coragem de enfrentar a mídia do que os ministros nomeados pelos governos petistas. Isto é grave.

    A impressão que dá é que os Ministros que Lula ou Dilma nomearam estão lá para servirem a si mesmos, e se preservarem de conflitos.

    ———————-

     

    Eu poderia citar muitos outros nomes de nomeações duvidosas, como Cardozo, Buarque, Mercadante, enfim, falar de nomeações petistas é falar de equívocos, o Ciro só está falando a verdade.

    ——

    Isto sem contar os outros equívocos maiores de Lula, como dar mais autonomia ao Ministério Público, pela lista tríplice, coisa que não existe em país nenhum do mundo, é o ” nunca dantes ” petista, que se tornou um tremendo tiro no próprio pé. Coisa de ” Jênio “

    —————

    E tem uns fanáticos de esquerda que ainda querem reeleger Lula de novo, tenha dó. Sou muito grato, por tudo o que Lula fez a este país, mas não votaria nele novamente, por entender que não tem Maquiavel o suficiente para governar, sem cair nas armadilhas da elite.

    Voto Ciro Gomes 2018.

    ” Me fira com uma verdade, mas jamais me iluda com uma mentira, pois a verdade dói, mas a mentira mata. “

    1. Nomeações do STF trágicas, de

      Nomeações do STF trágicas, de sucessora trágica, de ministros trágica…

      Mas o pior de tudo foi no BC, com Meirelles e sua turma que multiplicaram a dívida pública brasileira.

      Da mesma maneira que FHC em seu segundo mandato, o Brasil sangrou no governo Lula fazendo 4,25% do PIB de superávit primário. Pagando esta montanha escandalosa de dinheiro, deveríamos ter ELIMINADO a dívida pública brasileira, porém, dispendemos uma soma absurda e a dívida só fez aumentar.

      É o pior legado do governo Lula.

  7. Raciocinar assim é mole
    Ciro se utiliza da mesma argumentação do senso comum. Responsabilizar Lula pelo golpe, pelo caos instalando por um grupo político de inconteste força nacional, na Câmara e no Senado (PMDB) é comprar o discurso dos coxinhas. Talvez espere ganhar musculatura eleitoral nesse ambiente. Mas se esquece que pode perder muitos apoiadores que enxergam sua manobra oportunista.

  8. Ciro pode representar as forças democráticas

    Eu confio em Ciro Gomes.

    Apesar de sua longa carreira política, não existe um único fato que o envolva em corrupção ou malfeito.

    A transposição do São Francisco teve a decisão política de Lula. Mas se não fosse o Ciro, não haveria projeto e as obras não teriam iniciado. Teve até aquele bispo de Cobrobó que fez greve de fome contra a transposição…

    Foi o primeiro a denunciar Eduardo Cunha como “ladrão” e Michel Temer como “golpista e traidor”. São fatos.

    Porém, Ciro só tem chance se tiver o apoio do maior líder popular contemporâneo –  Lula – e se for o representante da união das forças democráticas (que estão demorando para entrar em ação).

  9. Ciro nunca me desaponta.

    Quando acho que ele vai engrenar e tomar jeito, parece que vem uma comichão irresistível e ele volta a ser o que é: Ciro.

    Como disse lá no Diário do Centro do Mundo:

    “Ciro sendo Ciro. Quer dizer, para ele, o Lula não deve sair candidato porque “… na hora em que for candidato ele racha o país em bases odientas, rancorosas, violentas, como nós estamos assistindo aos lulistas e antilulistas.” Quer dizer, os apoiadores de Lula são, no mínimo, tão odientos, rancorosos e violentos quanto os opositores de Lula. Em qual dos campos Ciro se enquadra? Entre os odientos, rancorosos e violentos que apoiam o Lula ou entre os odientos, rancorosos e violentos que detestam o Lula?

    Quanto à coerência de Ciro, basta ver onde iniciou a carreira política. Na Arena*. Vem pulando de galho em galho desde então. Hoje, estaria muito bem no PSTU ou de braços dados com a turma da Luciana Genro no PSOL. Quem sabe, ano que vem?

    Ciro pode ser muito bem preparado e até mesmo bem intencionado, mas é muito, muito, muito burro.”

    * Na verdade, o PDS (sucessor imediato da Arena e antepassado direto do DEM).

    1. Ciro sendoCiro

       

      Sou obrigada a concordar com Ninguém (?!)

      Você falou exatamente o que eu penso, Ciro Gomes sempre faz a mesma coisa, leva a pensar que apoia o PT, mas muda de ideia e se coloca sozinho como salvador da pátria.Pelo histórico dele, não me inspira confiança.

      Prova de que a esquerda é muito burra, desunida, cada um puxa para um lado e todos perdem, pois só uma frente ampla de esquerda vai derrotar o golpe, só a eleição de um congresso mais progressista vai nos livrar da corja que lá está a massacrar o povo brasileiro.

  10. O Ciro Gomes, mais conhecido

    O Ciro Gomes, mais conhecido pelos íntimos como o Rei da retórica, da autocomplacência e da autorreferencia, é o tipo de personagem que se vende por um preço muito acima do valor de avaliação. Se não forem ponderadas essas variáveis será impossível entendê-lo. Personalidades desse tipo hoje santifica para amanhã mesmo demonizar porque no fundo no fundo o objetivo é sair de bacana e de f…..ão. Seu destempero verbal já virou folclore. Quando era secretário de saúde no governo do irmão, houve uma greve de médicos na rede pública. O chamamento para o diálogo foi a hoje antológica exortação: “médico é como sal: branco, barato e tem em todo lugar”. 

    Tem seu valor, sim. Tem créditos com o Lula, sim. Compôs em 2002 com o PT no segundo turno e serviu ao governo com competência e lealdade; inclusive foi incisivo e decisivo quando o mensalão quase derrubava Lula. Em termos de experiência, foi um bom governador e um bom prefeito. Mas nada de excepcional. Tempo em que era “cria”do Tasso Jereissati e que duelavam com o PT e o os movimentos sociais até nas ruas, tal a rivalidade. 

    O problema do Ciro não é exatamente o que diz, mas como diz. É inegável que o país hoje está cindido. Contestar isso é desonestidade. Agora só assentir tal situação como se estivesse em Marte, ou seja, numa pose de “isentão”, de observador neutro, também é desonesto. Caberia ponderar acerca dessa cisão via causas e consequências. Qual a gênese desse ódio, como se desenvolveu e por que persiste. Ódio não nasce em pé de muro, é germinado. 

    Na seara da economia incide também nos mesmos simplismos e reducionismos, o que implicitamente leva a crer que tem a chave para resolver impasses e complexidades antigas e persistentes num passe de mágica. O que significa exatamente afirmar que o “rentismo” é o nosso maior problema? Que as causas dos nossos problemas estão no conflito distributivo? Mas, principalmente, quais as suas propostas práticas e viáveis para arrostar tais óbices? 

    De qualquer modo, mesmo com todas essas idiossincrasias, excesso de retórica, voluntarismo e opacidade quanto ao seu viés político-ideológico, está a anos-luz de nulidades como Bolsonaro, João Dória e Marina Viva a Natureza Silva”. Por enquanto, melhor que ele só Lula. 

     

  11. Ciro Gomes

    onde está um homem público de 37 anos de vida pública que jamais teve sequer uma denúncia ou inquérito? (Já postei notinhas por aqui como cidadão livre, sem ser cabo eleitoral, nem conterrâneo, nada de ligação a Ciro. Quando eu era do PCB-Porto ALegre meu lado anárqico nem queria saber da posição, e não caí e defendi entre pessoas colegas estudantes eu que aqueilo de que ele era um Novo Collor não era nada disso, mas a força, a penetração de TODA a hierarquia do PT e de seus seguidores crentes e simpatizantes parece que foram na mentira que a DN jamais se manifestou que era invencionice. Não sei como Ciro aguentou tanto, assim como a transferênxia mais recente de título pra São Paulo. È um Homem raro.

  12. Há muito ja havia imaginado,

    Há muito ja havia imaginado, mas com tamanha evidêmcia não custa nada emitir o que sempre pensei: ” O Ciro Gomes vai queimar o filme do PDT”. Não por caráter, até acho que ele tem, mas sim, por total falta de sintonia com o jogo da política.

  13. Ciro ,teoria e pratica

    Ter sido um bom governador do Ceará não credencia Ciro Gomes para governar o Brasil. Ciro não me convenceu de que tenha um roteiro exequível para governar num contexto onde não terá maioria na câmara nem no senado . Num contexto onde o nacionalismo, desenvolvimentismo e a retidão são sabotados diariamente pela mídia e o judiciário. Onde o sistema financeiro é que dá as cartas. Linha alternativa a um possível impedimento de Lula ,  Ciro desnecessariamente fecha portas precocemente.

  14. Não deu pra entender. . .

    Não deu pra entender essa entrevista do Ciro Gomes, se o Lula for impedido de participar das eleições de 2.018, ou até mesmo se desistir de participar, o Ciro Gomes tinha uma grande chance de ser apoiado por Lula e pelo PT pelo seu posicionamento político,  mas ele nas entrelinhas falou: “Não quero, não preciso do apoio do PT”. Acho que o Ciro Gomes atirou no próprio pé.

      1. Pode até tentar se afastar do PT,. . .

        Pode até tentar se afastar do PT, mas continuar alinhado mais do que nunca com a esquerda, pois com as reformas que Temer está fazendo e com o andar da carruagem da economia,  a maioria dos trabalhadores votarão em massa num candidato da esquerda e contra os candidatos da direita.

  15. Não espero rosas de Ciro

    Não espero rosas de Ciro Gomes, mas me desapontou bastante naquela pseudo-endtrevista do programa de seu partido, falou rapidamente dos juros, uqse fugindo do asunto, no final é mais do mesmo……..

  16. Ah, a esquerda petista!

     

    A “esquerda” petista é a “esquerda” que a direita, o Ciro faz um comentário factual, baseado na realidade, pois o Sr. Temer não caiu na cadeira de vice-presidente do nada, alguém aceitou ele lá, e o que os petistas radicais aqui do blog fazem, passam a mão na cabeça do Sr. Lula como se ele não tivesse nada a ver com o que esta acontecendo, é a teoria do “ele não sabia”????

    Essa “esquerda” não deve nada à direita, e assim vamos caminhado para o fundo do poço!

    Acho inacreditável essa obsessão de eleger Lula em 2018, Lula Lá 2018, ótimo, legal, mas o que adianta eleger o presidente da república se o congresso esta à anos, eleição atrás de eleição, perdendo cadeiras dos verdadeiros representantes dos trabalhadores para gente da classe gerencial ou da elite, da bancada da bala, da biblia, da bola, é assim que a direita adora essa esquerda, que fica apostando num caudilho e não faz o básico para reconquistar uma base popular. A coisa mais incrivel que vi nestes tempos turbulentos foi ver trabalhadores da periferia vestindo a camisa da seleção e indo pedir o impedimento daquela Sra. ex-presidenta(!), ou então eleger pastores picaretas, sim, culpo essa “esquerda” por isso!

    Aqui neste post podemos ver esse tipo de “esquerdista”, o Ciro é isso, é aquilo, mas não vi ninguém aqui fazer uma crítica com argumentos sólidos sobre o que o Ciro disse, sabe por que? Porque ele esta certo, então o que essa turma faz?, o mesmo modo de operação da direita que esta “esquerda” gosta de criticar. Vamos demozar o cara, vamos chamar ele disso e daquilo, uma análise do conteúdo de sua fala?, nem pensar!!!!! pois “aí teremos que confrontar o que ele disse do nosso herói e assim teremos que analisar nosso salvador com base em fatos e não com nosso intestino”.

    “Nosso herói é vitima de uma elite…” blá, blá, blá. O fato de nosso herói ter dado rios de dinheiro (uma copa do mundo, uma olimpiada, um padrão de TV digital para a NEC/Globo, emprestimos do BNDES, etc..) para essa turma não interessa, o fato de nosso herói ter feito indicações de gente de direita (Eros Grau do PSDB/SP, o mato a bola no peito da turma do TJ/RJ, um capitão do mato, etc…, etc…, etc…) para cargos chaves do centro do poder não interessa, e eu posso listar muito mais coisa aqui, mas para quê, né não?? Não vai adiantar nada mesmo, pois esta “esquerda” não quer acordar do sono que vem desde os anos oitenta!

    É isso aí pessoal continuem ajudando a direita a ganhar mais espaço e acabar com o pouco que foi conquistado apostando num caudilho, uma das pragas que sempre assolou a América Latina, o mito do salvador da pátria.

    Abraços

     

  17. Tenho certeza que em 2018 o Lula e o Ciro estarão juntos na…

    Tenho certeza que em 2018 o Lula e o Ciro estarão juntos na mesma plataforma política. Só a união entre os dois líderes poderá superar a crise política e econômica que estamos vivendo. Tanto o Lula quanto o Ciro são personagens importantes para o futuro do Brasil. Mais cedo ou mais tarde eles vão se reunir e resolver suas diferenças, pois é a única saída que temos.

    Acredito que o Lula deveria apoiar a candidatura do Ciro ao Planalto, enquanto que o ex-presidente se concentre em ajudar o PT a eleger o maior número possível de governadores, senadores e deputados do PT. Logo depois de superada essa fase, tanto o Ciro quanto o Lula poderiam preparar o terreno para a candidatura do Haddad em 2022.

    Duas candidaturas do campo progressista seria uma catástrofe. Por outro lado, a unidade de todos os setores ligados a centro esquerda seria uma vitória certa, visto que a direita estará completamente pulverizada e fragilizada. É preciso não só conquistar o Planalto, como formar uma maioria no Parlamento para reverter o desmonte causado pelo golpe.

    1. Congresso Majoritario ou Utopia?

      Mas ai precisa combinar com esse povo burro que vota no Lula para Pesidente, no DEM para deputado e no PSDB para senador…

      Tenho deparado não poucas vezes nas redes sociais, com garotada, nova 20, 25 anos que jura de pé junto que PSDB é de esquerda (deve ser pq acreditam no S da sigla) e que a Globo, Folha, Estadão são defensores / aliados do PT porque recebem grana do partido. Não sabem nem a diferença entre Socialismo e o Comunismo, ao qual associam à Esquerda inteira, demonizada como bicho-papão, caindo nas garras dos fascistas da “Bolsomitomania”.

      E ai, simplesmente não dá… PT pecou muito ficando quieto e deixando-se demonizar (e a toda Esquerda) pela midia.

  18. Surto psiquiatrico

     Ciro parou de tomar o diasepan e surtou de novo, tava indo tão bem, criticando a quadrilha, mas não aguentou as pesquisas, deu Lula de novo, Moro esta levando Lula a ganhar no primeiro turno e Ciro vai ter que esperar de novo, meu filho escute, pare de bater nos outros ou vai pro UFc, tem que conciliar ate com a onça para poder mamar seu leite, ou voce acha vai chegando bravo e ela vai deixar.

  19. Ação de imissão de posse

    Vou entrar com uma ação na justiça do Paraná exigindo a posse como proprietário do apartamento triplex do Guarujá, que nem sei onde fica.

    Não tenho documentos de compra nem de venda e só preciso de um comprovante de pedágio de modo que agradeço quem me enviar um desses ticketes de pedágio. Guardo sigilo da fonte.

    Para fazer melhor efeito, posso anexar algumas páginas em branco, outras rasuradas, mais duas ou três com um nome qualquer.

    Se vale pro Lula, por que não vale pra mim?

     

  20. Ciro gomes analisa os

    Ciro gomes analisa os cenários político e econômico com grande coerência. Seu preparo é indiscutível. Dória, Bolsonaro e Marina serão jantados na farofa e rapadura nos debates.

    Mas se perde quando apela à retórica de lutador de MMA. Esquece-se que poderá encarar, por exemplo, Gedel vieira lima na presidência da camara dos deputados ou aloysio nunes no comando do Senado.

    Se vencer a eleição presidencial, não terá estabilidade alguma no cargo. Ou alguém imagina que terá chances de elaborar um programa de governo e formar seu ministério negociando com a mesma turma que derrubou a Dilma?

     

  21. Ciro ao criticar Lula(com
    Ciro ao criticar Lula(com razão, mas direto!Todos erram) passa a imagem de querer aparecer em cima dele e ao mesmo tempo FLERTA com os descontentes da direita e esquerda,até acho que só não condenarão Lula por medo do Ciro,preferirão Lula solto e com rejeição lá em cima,q Ciro com chances de ser presidente,só q Ciro está estragando tudo com esta ansiedade dele e…pensando maldosamente,quem sabe já guinou novamente à direita(desculpem julgar e pensar mal!) em política tudo pode !!

  22. Muitas interrogações

    Um perigo, esse negócio de auto-suficiência… Quem será o vice se Ciro se candidatar? E se eleger-se, quem comporá o primeiro escalão? Será que Ciro imagina que basta o diploma de presidente para liderar o país? Como administrará a corrupção, a interferência da iniciativa privada nos assuntos de estado? Como é sua relação com as empresas como a “Globo”? E como será, caso se eleja? Como manterá nosso país no cenário internacional? Como administrá as relações com os EUA, a maior ameaça à nossa prosperidade e soberania?

  23. Ciro quer o novo mas já

    Ciro quer o novo mas já começa a ficar repetitivo. Muitos aqui devem ter assistido a várias entrevistas/palestras do cara e neste texto não aparece nada de novo. 

    Independente do próximo executivo, nada pode mudar com uma malta de bandidos da pior estirpe como o congresso de hoje, calhordas, canalhas e corruptos e é aqui que a porca torce o rabo. eleitores analfa-políticos não faltam pelo país afora. 

  24. Temer foi escolhido em

    Temer foi escolhido em convenção nacional oficial do PMDB. O PT precisava de uma aliança de centro para governar. Se o grande governo que foi realizado pelo PT favoreceu também o PMDB, seu aliado, e fortaleceu seu “lado podre”, isso, evidentemente, não foi culpa de Lula.

  25. Para Ciro, Lula é responsável por fortalecer Temer e ‘lado podre

    É preciso arrumar alguma coisa para esse ciro fazer… Ele calado é um poeta. Pessoa incoerente, pretenciosa, desrespeitador, grosseiro, sem noção. Só o LULA para aturá-lo. Não votaria nele nem que fosse o último candidato. Como parceiro do LULA só o Flávio Dino. 

  26. Para Ciro, Lula é responsável por fortalecer Temer e ‘lado podre

    É preciso arrumar alguma coisa para esse ciro fazer… Ele calado é um poeta. Pessoa incoerente, pretenciosa, desrespeitador, grosseiro, sem noção. Só o LULA para aturá-lo. Não votaria nele nem que fosse o último candidato. Como parceiro do LULA só o Flávio Dino. 

  27. Quem confia no Ciro? Eu não! Não voto nele em nenhuma hipótese

    O Lula, a Dilma, o Genoino, o Zé Dirceu podem fazer campanha pra ele, eu não confio num cara que acha que sozinho pode tudo! O Lula que é o mito, nunca  se coloca como alguém que pode tudo sozinho!

    O sonho do Ciro era formar um partido com clones dele mesmo!!!

  28. Esse é o ciro, velhaco conhecido.

    Não me surpreende, esse cabra é daqueles de colocar um pé em canoas diferentes  para esperar ver qual será a mais oportuna. Enquanto Lula vai sendo massacrado pel ‘mérdia’ o cabra fica quietinho escondido, passado dois ou três dias, ele entra em cena desferindo golpes no baço para ver ser verga o GIGANTE. Assim esse verdugo vai ocupando lugar na direita, e não duvidem que possa acabar saindo como candidato da direita nas próximas eleições. Eu não confio nesse peste.

  29. a sinuca de bico de Ciro Gomes

    Ciro precisa da indicação/benção de Lula, mas também precisa manter uma distância olímpica do PT, se quiser conquistar o centro. Enquanto acertadamente Requião se mantém de fora, sou Ciro Gomes com a alma lavada e enxaguada em Comfort, na falta de Lula. Só há esses 3 nomes. 

    1. Até onde eu sei, Requião não

      Até onde eu sei, Requião não está na disputa. Particularmente até gostaria que estivesse. Existem também os governadores de alguns estados, particularmente MG e MA que poderiam ser uma alternativa também.

      1. Aparentemente sim

        Porém, comporta-se como candidato, sem assumir. Está no centro da política, entrevistas, vídeos quase diários, figura central no Senado e na política, protagonismo não verificado anteriormente. Mantém-se ao largo do tiroteio  sobre Lula e Ciro, vai surgir na hora certa como terceira via. 

  30. Ao lado dos golpistas

    Ao entrar na onda de ataques da ditadura golpistas contra o Presidente Lula, o homem dos 7 partidos se alinhou definitivamente ao lado do usurpador e ilegítimo Temer. Fala como se estivesse no páreo pra presidência. Não está e nunca estará.

  31. falastrão

    Morde e assopra.

    Uma porrada com a direita e um afago com a esquerda.

    Desce a borduna no Lula visando os coxinhas, e ao mesmo tempo quer o apoio dos PeTistas.

    Um desagregador oportunista.

    Poderia nesse momento somar, mas não, pensa exclusivamente no seu projeto imediato e pessoal.

    Ciro até pode ser a esquerda no poder, mas não será o povo, o pobre, o trabalhador, o calango e o miserável brasileiro no centro das atenções, com o bastão do poder em suas próprias mãos. Com Ciro pode até sentir-se representado, mas não é o mesmo, não tem o mesmo sentido, o mesmo significado.

    Nesse sentido, muito mal comparando, é mais um Fernando henrique Cardoso no Planalto.

    Ciro a mim não diz nada.

    Vou com o Lula, o bom homem, e o PT para onde for.

    Meu título de eleitor, sem Lula e PT, será aposentado, esquecido para sempre no fundo de alguma gaveta. 

  32. Um falastrão

    Gosto de algumas posições do Ciro, e de outras, não concordo. Poderia ser um bom candidato mas tem um defeito que o caracteriza: NÃO É CONFIÁVEL.

    Declarou, respondendo a um comentarista abaixo, que se a Dilma fosse afastada pelas pedaldas, exigiria no mesmo dia, à Camara e ao STF, o afastamento de Temer pelo mesmo crime. Cri, cri, cri… E? Um fanfarrão, um falastrão…

    Ciro não leva votos da Dreita, que não o suporta, de jeito nenhum, dos coxinhas só se fizer um pacto com o diabo (a Globo) y esta fizer a cabeça deles, e quanto a Esquerda, tem muitos (como eu) que tem receios e não confiam nele.
    Não é a toa que está empacado nos 5 ou 6% e dai não sai.

  33. Melhor opção à esquerda

    Ciro tem história e apresenta propostas e argumentos coerentes.

    Tanto que ninguém ataca suas ideias. Os ataques se concentram em sua pessoa.

    Como disse o Fernando J., à esquerda temos Lula, Requião e Ciro.

    Precisamos ser realistas e pragmáticos. Também precisamos parar de acreditar nos memes da Globo, que vendem Ciro como destemperado, pouco confiável e  mais nada.

    Repito, ouçamos suas ideias e montemos um campo de esquerda unido ao redor delas – nacionalismo, proteção aos trabalhadores, incentivos ao investimento produtivo, fim do ciclo financista, BRICS, investimento em órgãos alternativos de mídia como caminho para enfrentar o monopólio Global.

    A própria BBC tirou a frase dele sobre Lula do contexto.

    Ciro analizava o quadro eleitoral e disse, acertadamente, que com Lula na cédula o país se dividirá entre seus apoiadores e os que lhe rejeitam – seria uma eleição em que não se discutiriam os projetos de país, mas apenas se Lula deveria ou não estar na presidência, se Lula é ou não inocente e por aí vai.

    Precisamos voltar a discutir o futuro do Brasil e ir além da dispota (cheia de ódio, como Ciro disse) entre “coxinhas” e “mortadelas”.

  34. Ciro Gomes fala muito, muito

    Ciro Gomes fala muito, muito depressa, não dá tempo de raciocinar. Criticando LULA , esquece que o seu partido, hoje o PDT, governa Fortaleza com o Vice prefeito do DEM, moroni torgan, golpista até às próximas 1000 encarnações. À propósito de moroni, no momento que escrevo, ele está em Fortaleza ou já voltou para onde ele gosta de estar, em missões para sua igreja evangélica fora d”ESSA PORRA”???????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador