21 de junho de 2026

Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB

Wagner Pinheiro e Alexej Predtechensy

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O presidente dos Correios Wagner Pinheiro e o ex-presidente do Postalis, Alexj Predtechensky, responsável pelos golpes aplicados no Postalis

 

Nos próximos dias irá estourar mais um mega-escândalo do Postalis, o fundo de pensão dos Correios e mais uma evidência incomoda do desastre que foi para o país a utilização de estatais para acordos políticos.

O Postalis adquiriu R$ 150 milhões em debêntures da Construtora Mudar,  de um aventureiro carioca de nome Augusto Martinez. Recebeu, como garantia, terrenos avaliados em apenas R$ 7 milhões.

Graças a uma parceria com o programa Domingo Legal, do SBT, a Mudar estourou no mercado de baixa renda, em dois anos saltou de R$ 150 milhões para R$ 400 milhões em lançamentos, emitiu as debêntures. Logo depois, Martinez desapareceu deixando 3 mil mutuários sem receber os apartamentos.

Não foi o primeiro golpe aplicado na Postalis pelo ex-presidente Alexej Predtechensky, o “Russo”, colocado no cargo, ao que consta, na cota do ex-Ministro Edison Lobão, ligado ao grupo de Sarney.

O Postalis aplicou em todos os micos recentes do mercado financeiro, em papéis do BVA, Banco Cruzeiro do Sul e Oboe.

Grande parte da roubalheira aconteceu através do fundo de investimento Sovereign, administrado por uma tal de Atlântica Investimento – de um aventureiro brasileiro que passou por Miami, Fabrizio Dulcetti Neves.

A diretoria do Postalis – Alexej e o diretor financeiro Ricardo Oliveira Azevedo – tinham liberdade para aplicar até o limite de R$ 120 milhões sem consultar nenhuma outra instância.

Só com o Atlântica as perdas chegaram a R$ 371 milhões (em valores históricos), ou mais de R$ 600 milhões (em valores atualizados). O fundo foi constituído para investir em títulos da dívida externa brasileira, mas desviou as aplicações para empresas privadas, provavelmente ligadas a Fabrizio e a Alexej.

O Russo atuou impunemente no Postalis por seis anos. Saiu apenas em 2011, quando se constataram suas falcatruas.

Sua saída foi prestigiada por inúmeras autoridades, incluindo o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro. No discurso final, o Russo afirmou que gerir o Postalis foi uma das experiências mais marcantes de sua vida profissional e que perseguiu por todos os meios a meta de manter o Postalis “adequado à modernidade pegada pela legislação brasileira.”

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, quando do outro lado do balcão, ainda no governo FHC, teve papel relevante para impedir que o Banco Opportunity lesasse ainda mais os fundos de pensão.

Como presidente da patrocinadora, saudou a gestão de Russo, afirmando que “nos últimos dez anos, houve uma mudança enorme na gestão dos fundos, sendo quase uma revolução no setor de previdência complementar no Brasil.”

O pacto espúrio com o PMDB fez com que outro fundo relevante, o Real Grandeza, fosse entregue ao inacreditável deputado Eduardo Cunha. Mas os funcionários se levantaram a tempo conseguindo seu afastamento.

80 mil contribuintes do Postalis podem ter o mesmo destino do Aerus, o fundo de pensão depenado dos aeroviários, depenado por sucessivas diretorias.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

94 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carioca

    24 de janeiro de 2015 1:39 pm

    Nada muda nem mudará. Todos

    Nada muda nem mudará. Todos sabemos o fim da história: O governo tapará qualquer buraco e colocará o dinheiro de todos nós em nome da “não desestabilização economica do país”. Até o próximo nomeado.

  2. Marianne

    24 de janeiro de 2015 1:42 pm

    Não há que chegue

    Como é fácil botar a mão no dinheiro dos fundos de previdência privada, fazendo negociatas com os amigos! Não há dinheiro que chegue para essa gente roubar. Esses “administradores” merecem um tiro na cara por roubar a aposentadoria dos funcionários; já que, para a cadeia, sabemos que não vão mesmo. E depois ainda têm a cara de pau de divulgar qua a preevidência privada é a solução. E nem se imagine que nos fundos de previdênccia abertos, geridos pelos bancos privados, tais coisas não acontecem.

    1. -Charlie-

      24 de janeiro de 2015 2:07 pm

      “E depois ainda têm a cara de

      “E depois ainda têm a cara de pau de divulgar qua a preevidência privada é a solução”

      Ué, mas a Grande Timoneira Dilma criou o Funpresp, obrigando todos os novos servidores federais a colocar seu futuro e sua velhice nas maos de um fundo que será administrado com esses mesmos critérios que já conhecemos…….. 

      1. Pedro Pereira

        24 de janeiro de 2015 2:50 pm

        ninguém é obrigado

        A aderir ao fundo, pode trolar mas não precisa mentir.

        1. -Charlie-

          24 de janeiro de 2015 3:13 pm

          Se quiser ter aposentadoria

          Se quiser ter aposentadoria superior ao teto do INSS e manter seu padrao de vida, é sim.

          Ou escolher um plano de previdencia de instituicao financeira, o que é ainda mais arriscado.

          Portanto, o cidadão fica sim compelido a aderir ao fundo, pois é a menos pior das alternativas dadas pelo governo.

          Lembrando que nem FHC e seus privatas tiveram coragem de sacanear o servidor público dessa maneira.

          Nada como um governo “de trabalhadores”…

          1. Pedro Pereira

            24 de janeiro de 2015 3:34 pm

            é não
            Como vc mesmo confirmou tem opção da previdência privada.

            Agora se você considera privilégio de marajá, direito trabalhista problema seu. O fato da imensa maioria da população acabar prejudica por este privilégio pouco importa né

          2. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 5:14 pm

            “Agora se você considera

            “Agora se você considera privilégio de marajá”

            kkkkkk, militante usando argumento do odiado “PIG” para desancar a aposentadoria dos servidores…? 

            Deixa eu te contar um segredo, não havia privilégio algum pelo sistema antigo, pois o servidor recolhia 11% sobre O TOTAL DO SEU SALÁRIO , e não sobre o Teto do INSS.

            Vou desenhar (já que raciocínio lógico não é o forte de militonto):

            Servidor que ganha 15 mil -> pagava ao governo 11% de 15 mil = R$ 1.650

            Empregado Privado que ganha 15 mil -> paga 11% sobre o TETO DO INSS (R$ 4662) = R$ 512

            Ou seja, o servidor público pagava 11% do integral para receber de forma integral; o empregado privado pagava menos, mas recebia menos.

            Onde é que está o privilégio, caro militonto!!? Paga mais, recebe mais; paga menos, recebe menos. Compreende?

            Com o regime do FUNPRESP, o INSS vai receber do servidor os R$ 512; o FUNPRESP, os outros 1.138 (que antes iam para o governo), e  O GOVERNO AINDA SE OBRIGA A PAGAR MAIS 8% AO FUNPRESP = R$ 1200 reais.

            Pelo regime antigo, o Tesouro recebia R$ 1650.

            Pelo novo, não recebe nada. Pior, ainda paga.

            O INSS recebe R$ 512; o FUNPRESP R$1138 do servidor e mais R$ 1200 do governo.

            Ficou ruim para o servidor e mais oneroso para o Estado.

            Sabe quem adorou!!? Os banqueiros, que vão gerir MEIO TRILHÃO DE REAIS, e os políticos, que irão nomear apaniguados para administrar (i.e., meter a mao) em mais essa bufunfa.

            Compreendeu a sacanagem? Ou é muita informação para a mente binária de militonto?

          3. Pedro Pereira

            24 de janeiro de 2015 6:27 pm

            É que o militonto aqui se preocupa com um pequeno detalhe
            Que você desconsidera de forma oportinista já que tão inteligente, e eu tão tonto.

            “O rombo nas contas da Previdência Social do setor público federal para este ano corrente (2011) deve ficar em torno de R$ 57 bilhões, valor 11,76% maior do que o verificado em 2010. Atualmente, a União tem 1,11 milhão de servidores públicos. Em cinco anos, 40% já terão tempo para se aposentar. Se hoje o deficit cresce a 10%, nesse período, o deficit terá aumentado ainda mais.”

            Engraçado que você cobra melhores debates, mas ironiza os outros e ainda rótula com apelidinhos de 5° série.

          4. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 7:14 pm

            Hum, antes vc estava falando

            Hum, antes vc estava falando de “privilégio”.

            Agora já mudou de assunto, o tema é déficit. Suponho que vc tenha se convencido que não havia privilegio algum, que os servidores PAGAVAM para ter direito ao benefício.

            Quanto a existência ou não de um suposto déficit, se tal há, não é culpa dos servidores que, repito, PAGAM CONTRIBUIÇÃO INTEGRAL.

            Além disso, interesses economicos propagandeiam esse tipo de informação, assim como noticiam um suposto déficit no INSS, o que também é mentira (o déficit se dá nos benefícios da Assistência Social, pois legislador constituinte optou, corretamente, em conceder tais benefícios para não deixar na miséria milhões de trabalhadores rurais e idosos).

            Por fim, tudo é uma questão de escolhas. O governo federal gasta quase UM TRILHÃO DE REAIS POR ANO só com juros e amortização da dívida pública. Isso é quase METADE DO ORÇAMENTO DA UNIÃO. Dinheiro que vai direto para os banqueiros e explica os lucros bilionarios da banca. Perto disso, o suposto “deficit” dos servidores é dinheiro de pinga.

            MAs, como tudo na vida, há prioridades. Já ficou bem clara qual é a desse governo.

             

             

          5. lenita

            24 de janeiro de 2015 4:08 pm

            E ainda quer ser levado à

            E ainda quer ser levado à sério? Vc já trabalhou p/ algum tucano ? Jamais, ou não diria alguma coisa assim. Pobre !

             

          6. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 5:18 pm

            Já disse mil vezes que não

            Já disse mil vezes que não estou defendendo tucano e a criatura insiste em comparar…

            Caramba, é lavagem cerebral que esse povo sofre ou o quê?

      2. marcio brandao

        24 de janeiro de 2015 3:27 pm

        É um erro criar um novo fundo de pensão.

        Eu votei no Lula e na Dilma, é o melhor que nós temos ( longe do ideal), mas essa é a realididade do povo brasileiro. Mas quanto a criar um fundo de pensão novo para os funcionários públicos desse país, é um erro brutal. Deveriamos criar uma nova modalidade de aposentadoria dentro do INSS, que se mostra carente de recursos a longo prazo, e não criar um novo fundo de pensão ou aposentadoria privada de suporte (na prática) da corrupção neste país. Mas todos esses corruptos SÃO DIGNOS DE PENA, pois que não enchergam o universo a sua volta e mais além. O mundo e ou a sociedade tal como a conhecemos está se despedaçando. Ser bilhonário de nada servirá a quem quer que seja, isso não mais subsistirá. Estamos num processo de transição, para um mundo melhor. Mas nada do que é bom, nasce sem dor. A crise hídrica e seus reflexos na já então população esfomiada causará conflitos generalizados e sem precedentes. A estrutura e as relaçoes negociais e econômicas atuais não tem como mais sobreviver e isto como sempre, nos levará a guerras sem precedentes. As epidemias tendem a sair do controle, como vimos no caso Ebola, do Sarampo e das gripes Suìnas e das Aves. Somado a tudo isso (informação sem domínio público) o nosso sistema solar está passando por uma intensa atividade, seja pelo Sol, seja pela quebra da harmonia nos corpos celeste planetários e de menor porte, levando a ameaça em nível substancial de queda de meteoros (de capacidade destrutiva) em nosso planeta a qualquer momento, uma vez que o aumento na queda daqueles meteoros de menor porte, já estão sendo percebidos. Uma coisa é certa, OU MUDAMOS OU MORREMOS. CUIDE DE SUA ALMA E DE VOSSO ESPÍRITO, POIS A SUA CARNE JÁ ESTÁ CONDENADA!

  3. anarquista sério

    24 de janeiro de 2015 1:48 pm

    Por que tanto pacto com

    Por que tanto pacto com outros partidos? Pela governança?

         Então elejemos o PT e levamos o PMDB ,Kassab E mais partidos e pessoas.duvidosos.

                      Tá certo isso?

                    Tomemos o caso Mercadante. É o ecomista do partido.Foi contra o plano real, contra responsabilidade fiscal e contra até o azul no céu.E não assinou a constituição.

                     Lula o desprezou e convidou 5 ( CInco) ministros pra economia.Tempos depois pediu demissão em ‘caráter irrevogável” de sua liderança no senado. Demorou menos de 12 horas pra ser convencido por Dom Lulone.

                  Hoje é ‘o cara ” de Dilma.

                        Quem errou ao promove-lo os ignora-lo?

                                          Dom Lulone ou Dilma?

    1. lenita

      24 de janeiro de 2015 2:23 pm

      Prá mim, foi o Cabral,  ou

      Prá mim, foi o Cabral,  ou Cabrais.

  4. Frederico69

    24 de janeiro de 2015 1:51 pm

    fundo de pensão, é negócio bom!

    quando trabalhava na embratel por diversas vezes olhei o relatório trimestral e via como era fácil de desviar o dinheiro. um mau negócio aqui outro ali, afinal essas aplicações financeiras nunca são garantidas mesmo.

    mas parece que quase ninguém cai nesse golpe. tenho na memória que o numero de ativos no fundo é irrisório frente ao total de empregados.

  5. -Charlie-

    24 de janeiro de 2015 2:01 pm

    Com todo o histórico de má

    Com todo o histórico de má gestão desses fundos no Brasil, ainda assim o governo “dos trabalhadores” criou o Funpresp, monstrengo que, estima-se, terá MEIO TRILHÃO DE REAIS EM ATIVOS em apenas uma década.

    Claro que os “gestores” de tal fundo serão nomeados com os mesmos critérios republicanos dessa turma do Postalis, mais a turma da Petrobras etc…

    O que levará à lesão de centenas de milhares de trabalhadores, que perderão dinheiro de usas aposentadorias para espertalhoes indicados pelo governo

    E, mesmo assim, haverá militontos às dezenas para vir aqui nesse blog defender esse povo…

     

    1. lenita

      24 de janeiro de 2015 2:20 pm

      E vc?

      Será que mora em miami ou na França dos cínicos e hipócritas. Ou votou em branco ? Ou deu força ao PMDB ? Ou aos tucaninhos protegidos da imprensa e de suas falcatruas? Ou é do PSol ? Seria do PP por acaso? DEM,PPS ? Eu escolho o DEM para vc.

      1. -Charlie-

        24 de janeiro de 2015 2:29 pm

        “Eu escolho o DEM para

        “Eu escolho o DEM para vc.”

        Claro que escolhe. Como todo bom militonto, não admite críticas ao infalível governo.

        Como todo bom militonto, ao ser confrontado com os erros e falcatruas do governo, ao invés de tentar debater, imediatamente muda de assunto e aciona os chavões do tipo  “demotucano”, “PIG”, “golpe” etc etc….

        A tática é tão manjada que só convence a vocês mesmos…

        1. Raphael Soomer

          24 de janeiro de 2015 3:11 pm

           Prezado,
           
          Não perca seu

           Prezado,

           

          Não perca seu tempo, aqui está cheio de militante que ou é burro, ou ganha para isso. É gente do mesmo nível dos que frequentam as páginas de Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino, ou que fazem passeatam com Lobão, só de lado diferente, mas a postura é a mesma.

           

          1. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 3:31 pm

            Pois é, mas o que me

            Pois é, mas o que me entristece é que nem sempre foi assim.

            Comecei a frequentar esse espaço lá em 2007, e na época era bastante plural, e os debates, de alto nível. Tudo bem que na época eu apoiava o governo Lula e havia pouco o que criticar.

            Mas com o passar do tempo, o espaço foi ficando cada vez mais radical, e realmente o nível de muitos comentaristas ficou reduzido a esses repetidores de chavões, incapazes de concatenar um raciocínio ou de emitir um comentário que não tenha “tucano”, “PIG” e “golpe” no meio…

             

          2. Alex Sotto

            24 de janeiro de 2015 3:39 pm

            É isso

            Por isso que eu digo que o anti-petismo, que inegavelmente existe hoje e cresce a cada dia, é apenas um filho bastardo do petismo.

            Esse petismo que cultua uma suposta infalibilidade de seus representantes e que faz com que seu séquito seja insuportavelmente irritante quando usa da filosofia bushianica no famoso “se não é meu amigo, é meu inimigo”. 

          3. lenita

            24 de janeiro de 2015 4:00 pm

            Alex, o que faz aqui ? É

            Alex, o que faz aqui ? É masoquista ? Procure outro blog para derramar toda a sua sapiência e suas “filosofias”. Vc e seu “cliente “. Jamais entro em outro Blog, pois somente aqui posso ver o outro lado da notícia, geralmente por pessoas inteligentes e sérias, além do Nassif . Pessoas que criticam com bons argumentos, o que deve e precisa ser criticado. Mas quando usam os mesmos termos espalhados pelos Faces da vida, não dá mais. São 12 anos aguentando e minha paciência está se esgotando.

          4. Alex Sotto

            24 de janeiro de 2015 4:22 pm

            Calma, querida

            A água dos reservatórios também está se esgotando.

            Mas deus é brasileiro e o Eduardo Braga é ministro.

            Deus lhe proverá paciência, é só ter um pouco mais de paciência.

          5. Alexandre VI

            24 de janeiro de 2015 4:28 pm

            O comentário dele de 12:01

            É um exemplo de “pessoas que criticam com bons argumentos, o que deve e precisa ser criticado”. Não ofendeu ninguém, não falou nenhuma mentira. O próprio post original do Nassif não aponta um outro lado – o custo – do acordo de governabilidade com PMDB, et caterva?

          6. lenita

            24 de janeiro de 2015 6:25 pm

            O Charlie tá com tudo e não

            O Charlie tá com tudo e não está prosa. Precisará ele de tantos assessores, ou advogados de defesa???!!! Será pq o nome está na moda, ou seus advogados estão pensando ser ele o próprio francês ou uma sua alma penada.

          7. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 6:37 pm

            hahahaha, boa
            buuuuuuu!

            hahahaha, boa

            buuuuuuu!

          8. sergio m pinto

            24 de janeiro de 2015 4:42 pm

            Engano seu. Anti-petismo

            Engano seu. Anti-petismo nsceu de gente que não consegue ganhar eleição e tenta desconstruir os outros de qualquer maneira. É filho bastardo, sim, do udenismo rastaquera. Ou, se preferir, filho bastardo das viúvas da ditadura, desses que andam fazendo manifestações (revolução do cashmere), pedindo o impedimento de quem ganhou a eleição no voto.

            Saiba que os petistas não consideram o PT infalível, apenas erra muito menos que os seus congêneres.

          9. sergio m pinto

            24 de janeiro de 2015 4:37 pm

            Tem toda razão. De uns tempos

            Tem toda razão. De uns tempos prá cá apareceu o termo petralha, ou militonto, que deve ser de agrado do pessoal que vem perdendo eleição após eleição.

          10. lenita

            25 de janeiro de 2015 12:00 am

            Sabe que eu acho que vc tem

            Sabe que eu acho que vc tem toda a razão. Ficam realmente perdendo o seu tempo aqui. Todos são regiamente pagos pelo PT e até pelo dono do Blog. Existem tantos outros blogs, com pessoas honestas, limpíssimas e cheirozinhas, dando sopa por aí. E só procurar…. Neles os distintos senhores, jamais lerão  termos como : 4 dedos, petralhas,gerentona, Poste, Sapo barbudo, Dilmanta. Deve haver mais e estou desatualizada.

        2. lenita

          24 de janeiro de 2015 3:47 pm

          Eu simplesmente estava

          Eu simplesmente estava tentando ver onde vc se encaixa, E, com sua descortesia de sempre, jamais entrou aqui p/ debater nada achei o  DEM o que melhor o define: Tudo o que acontece, seja lá onde for, é culpa da CORJA do PT, como muito bem disse o senador “lourinho” de Sta Catarina, um dos alinhados à Nova Política da Rede, ops do PSB. A sua tática é a mesma do Bornhausem. Entendeu agora? Vc quase nunca entra aqui p/ debater nada ou fazer alguma sugestão; somente criticar, como qualquer trol pago para isso.

          1. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 5:21 pm

            Desde quando eu culpo o PT

            Desde quando eu culpo o PT por “tudo” o que acontece?

            Deixe de ser diversionista.

            Culpo por aquilo sob o qual o governo tem responsabilidade, como a política economica, a nomeacao de apaniguados incompetentes ou corruptos para postos chave, o “ajuste” fiscal feito no lombo do trabalhador etc.

            Ou isso não é responsabilidade do governo!!?

        3. sergio m pinto

          24 de janeiro de 2015 4:35 pm

          Pior do que você chama de

          Pior do que você chama de militonto é ser viúva da ditadura, com o cérebro lavado pela mídia nativa. Isso sim, é que é ser binário.

          1. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 5:47 pm

            Aff, onde que eu elogiei

            Aff, onde que eu elogiei ditadura…?

            Tá vendo porque eu chamo militonto de militonto…?

            Tchau, militonto

      2. Alex Sotto

        24 de janeiro de 2015 3:31 pm

        Só lembrando

        Que o DEM tem dois ministros nesse governo, e ministros importantes.

         

        1. sergio m pinto

          24 de janeiro de 2015 4:32 pm

          Pois é. Esse é o quadro da

          Pois é. Esse é o quadro da presidência de coalização. É o mesmo que casar com uma mulher bonita e encarar cunhados que não valem um tostão furado. Ainda bem que no governo do PSDB todos eram totalmente impolutos!

          1. lenita

            24 de janeiro de 2015 6:07 pm

            Mas ai…… tem um porém, né

            Mas ai…… tem um porém, né Sérgio, como tudo na vida. Eles precisaram dos “sem informação”do Nordeste, e quem mandava no nordeste de então? Os Lobões e Lobinhos, os Sarneys, os Agripinos Maias, os Toninhos Malvadezas, etc. Fizeram aliança com o DEM (que os tinha perseguido na Ditadura) e com a metade do PMDB -pois eles são mais ixxxxpertos que todos juntos e jamais põe os 2 pés numa canoa só, vamos que a maré mude -. Não contentes ainda, os impolutos, apesar de terem ganho um Plano Real de presente, se alinharam tb com o grande irmão do Norte e com suas filiais que são a nossa grande imprensa. Foram tão avidamente ao pote, que perderam 4 eleições consecutivas de um partido  surgido de metalúrgicos, que tem como grande líder um Barbudinho Pernambucano – que ganhou 2 eleições e um Poste, tb vencedor de 2 eleições. Haja choro !

          2. evandro condé de lima

            24 de janeiro de 2015 10:23 pm

            Cara Lenita

            Você reparou nos tres primeiros citados? Isso é o que dói.

          3. Luiz Alberto Correios

            25 de janeiro de 2015 12:54 am

            Sra. Lenita,
            Pare de ofender

            Sra. Lenita,

            Pare de ofender os nordestinos. Sua atitude discriminatória é ridícula e burra. Aécio perdeu aqui, em Minas, terra dele. Perdeu também no Rio de Janeiro. 8,5 milhões de eleitores de São Paulo votaram na Dilma. Quase metade dos eleitores gaúchos também. São burros ou, como você escreve “sem informação”? Claro que não. Apenas exerceram o direito de fazer uma opção. Foi a pior? FOI! Elegeram a corrupção, a mentira, a desfaçatez e tudo o que não presta.

            Peça desculpas aos nordestinos pelo seu comentário. Será uma demonstração de decência.

        2. roberto das graças alves

          24 de janeiro de 2015 8:31 pm

          desconheço. quais ministros

          desconheço. quais ministros são do DEM ?

    2. Francisco Antonio da Silva

      24 de janeiro de 2015 2:26 pm

      Como disse o nazista Jorge BO

      Como disse o nazista Jorge BO naõ sei o que, você usa qua o mesmo termo, ele disse ” essa gente”… e como sempre dessa gente petista não tem envolvidos. Você ja teve a curiosidade de perguntar onde o milionario atual, Luis Casrlos Mendonça de Barros, arrumou dinheiro para abrir um banco. Uma dica, ele foi foi ministro do FHC , na época da privataria tucana, no caso dele, das telefonicas.

      1. -Charlie-

        24 de janeiro de 2015 3:02 pm

        Em primeiro lugar, nunca

        Em primeiro lugar, nunca utilizei o termo “essa gente”.

        Em segundo lugar, o que tem a ver Mendonça de Barros e FHC com o que escrevi? Desafio vc a achar qualquer post meu em que elogiei os tucanos.

        Será que vocês militantes não conseguem compreender que o fato de o cidadão criticar esse governo não o torna automaticamente um tucano? Voces só conseguem enxergar o mundo em preto ou branco?

        O fato de uma candidata como Marina ter amealhado 20 milhões de votos (não o meu) nos ultimos pleitos está diretamente relacionado a isso: gente que nao acredita mais no PT, que nao vota no PSDB e está procurando uma alternativa a essa dicotomia.

        1. Alex Sotto

          24 de janeiro de 2015 3:33 pm

          Je suis Charlie

          Esquece, Charlie. 

          Boa parte do pessoal aí é binário. Não tem jeito não.

          1. sergio m pinto

            24 de janeiro de 2015 4:30 pm

            Assim como do outro lado, que

            Assim como do outro lado, que vive em outro mundo, achando que a corrupção foi inventada em 2003. Deve ser muito dolorido perder quatro eleições seguidas e ficar longe das tetas.

        2. sergio m pinto

          24 de janeiro de 2015 4:33 pm

          E buscando alternativas na

          E buscando alternativas na mídia nativa. Ah, sei.

          1. -Charlie-

            24 de janeiro de 2015 6:43 pm

            Que “mídia nativa”!!?
            Onde é

            Que “mídia nativa”!!?

            Onde é que eu falei em procurar alternativa na mídia nos meus posts!!?

            Vc existe mesmo, ou é um programa gerador de blablablá? 

             

             

  6. Edivaldo Dias Oliveira

    24 de janeiro de 2015 2:27 pm

    Esse Postalis heim, não sai

    Esse Postalis heim, não sai das páginas policiais, desde que foi criado e gerido pelos militares na década de 70. Eu era carteiro à epoca, mas nuva entrei nesta canoa furada, apesar da forte pressão das chefias.  

  7. Athos

    24 de janeiro de 2015 2:47 pm

    O fundo estava dominado por

    O fundo estava dominado por quadrilha.

    E ninguem sera preso….porque sao apenas prejuizos.

    1. nadja

      24 de janeiro de 2015 5:11 pm

      E se tiver uns 400kg de

      E se tiver uns 400kg de cocaína na transação, mais rápido são absolvidos.

  8. Trabalhador brasileiro

    24 de janeiro de 2015 3:35 pm

    Gente, esse Eduardo Cunha é

    Gente, esse Eduardo Cunha é de altíssima periculosidade. Pelamordedeus, alguém precisa dar um basta nessa cachorrada.

  9. altamiro souza

    24 de janeiro de 2015 3:38 pm

    é averiguar e, se culpado(s),

    é averiguar e, se culpado(s), condenar….

  10. Alex Sotto

    24 de janeiro de 2015 3:43 pm

    Eu confio nos lobões !

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-zZsXeXptdc%5D

    1. Ugo

      24 de janeiro de 2015 4:03 pm

      a perfeição é a falta d’água

      Sempre “sotto zero ” como falam lá na bota.

  11. Carlos Azambuja

    24 de janeiro de 2015 4:16 pm

    Discriminação

    “um aventureiro carioca”

    Seu FDP mineiro ! CRETINO !  

     Por que você não cita a NATURALIDADE dos suspeitos envolvidos em falcatruas dos outros estados  ?

     Por que essa discriminação com os FLUMINENSES ? 

    1. luisnassif

      24 de janeiro de 2015 4:24 pm

      aventureiros existem em todos

      aventureiros existem em todos os estados. Agora, cariocas provincianos e estúpidos são poucos. O único que conheço é o Carlos Azambuja, o mente suja,

      1. anarquista sério

        24 de janeiro de 2015 5:07 pm

        Quanta modéstia ou

        Quanta modéstia ou descinhecimento de causa.

               Há centenas e centenas e centenas de pilantras políticos pilantras cariocas.

                     Menos, menos, menos Nassa!

      2. lenita

        24 de janeiro de 2015 5:49 pm

        Ô “Seo” Nassif,  seus posts

        Ô “Seo” Nassif,  seus posts estão mt quentes ultimamente ! Assim não haverá agua  suficiente p/ esfriar as cabeças. Nem na “Boca do Leãozinho”, nem  nos “macacos” , que está saindo a mais de 100 gáus. Virgem Maria! Até eu, uma pessoa calma, ando irritada purdimaisdaconta! Abraços.

  12. nadja

    24 de janeiro de 2015 5:08 pm

    Pergunto:  qual partido teria

    Pergunto:  qual partido teria condições de vencer sozinho uma eleição para presidente no Brasil? Seria necessário o PT pedir a ficha corrida de todos os indicados para eleição? Se não me engano Dilma solicitou o MP informações do indicados e recebeu um NAO do Janot dizendo que era inconstitucional.Bem agora qq um que roube a culpa é do Lula e da Dilma. Eles ão responsáveis pera reputação, ética de todo mundo.Haja paciência.

    1. ulderico

      24 de janeiro de 2015 6:23 pm

      Como não?

      Eles são responsáveis pela ética e reputação daqueles que escolheram, e escolhem, para participar de seu governo.

  13. Antonio Carlos Soares

    24 de janeiro de 2015 5:09 pm

    O Postalis é um caso à parte.

    Embora a questão de fundo aqui seja o aparelhamento político-partidário dos fundos de pensão, em especial do POSTALIS, é importante destacar que o POSTALIS é um caso à parte, que merece muita atenção, pelos danos imensos que foram causados aos participantes e assistidos e pela completa falta de fiscalização que essa verdadeira “festa” indica. A situação ali é muito mais grave do que em qualquer outro dos grandes fundos brasileiros (PETROS, PREVI e FUNCEF, por exemplo).

    O Postalis tem um fundo (BD), com pouco mais de R$ 5 bilhoes de patrimonio. Em 2013 e 2014, teve perdas atuariais de 3 bilhoes de reais, ou 60% do patrimonio (apenas em dois anos!). Embora o registro dessas perdas tenha sido feito em 2013 e 2014, muita coisa disso deve se referir a “problemas” ocorridos no periodo do “Russo”, alem de outra parte que se deve à incompetência da direção seguinte de reverter a situação.

    Em 2011 e 2012, esse fundo do POSTALIS ja tinha registrado perdas atuariais de R$ 1 bilhao, ou quase 20% do patrimônio.

    Associações de empregados dos Correios, no desespero, ja pediram à PREVIC, desde agosto, intervenção no Postalis. E a PREVIC nada fez. De agosto a novembro, o fundo perdeu mais R$ 700 milhoes e, assim, vai caminhando para uma situação de insustentabilidade.

    Mais de 90.000 famílias (e não 80.000) estão em risco muito sério de repetir a história do Aerus.

    A questão aqui não é, portanto, entre PT, PMDB, PSDB ou qualquer coisa do gênero. Quem tentar reduzir a discussão a isso, colabora com a estratégia dos que se locupletam nesse caso.

    A questão se refere à expropriação do patrimônio acumulado por mais de 90.000 trabalhadores com muito suor e sacrifício, por um conluio político que se apropriou do POSTALIS, amparado (ou liderado) por altos expoentes políticos.

    Coitados dos Carteiros, que estão com suas complementações de aposentadoria em sério risco!

    Estão mesmo sozinhos e desamparados nessa situação. E pagarão a conta!

    1. peregrino

      24 de janeiro de 2015 6:11 pm

      me parece que Previc ficou impossibilitada…

      a depender de resultados das investigações

      1. Antonio Carlos Soares

        24 de janeiro de 2015 7:11 pm

        PREVIC impossibilitada?

        A PREVIC ficou impossibilitada por que?

        Vai ficar “paralisada” ou impossibilitada até quando?

        Até não restar outra alternativa se não a liquidação?

        Agência Reguladora tem que ser rápida e eficaz.

        Se não é, deve responder também, afinal é muito fácil “sentar sobre o problema” e alegar que se ficou impossibilitado, enquanto os pobres dos carteiros perdem R$ 700 milhões em quatros meses !

        É, no mínimo, muita incompetência, se não for mais que isso!

        Mas a maior culpa pelo estado de coisas do Postalis não é da PREVIC. É das direções do Postalis e dos Correios e de quem pôs essa turma lá e apontou onde deveriam aplicar o suado dinheiro dos carteiros. Há figurões aí que não fizeram essas indicações a troco de nada. Sabiam bem o que fazim e se locupletaram disso.

        PREVIC, Polícia Federal, TCU e CGU já deveriam estar de olho nisso e resolvendo a questão.

        Acho, porém, que devem estar todos “impedidos”, acomodados em sua burocracia interna.

        Quando forem desimpedidos, poderão pegar as pás e acabar de enterrar os carteiros, com a consciência limpa porque “estavam impedidos”.

        Fala sério!

  14. MAureli

    24 de janeiro de 2015 5:28 pm

    BOMBA! BOMBA1
    Depois de se

    BOMBA! BOMBA1

    Depois de se constatrar a existência de TICO e TECO em algumas ´cucas´ só falta determinar qual é o Branco e o Preto.

  15. antonio francisco

    24 de janeiro de 2015 5:44 pm

    Chamar a esse tipo de previdência de “fundo de pensão”…

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-ajustes-na-previdencia#comment-939716

    Re: Os ajustes na Previdência 

    qui, 21/06/2012 – 14:08 — antonio francisco

    Os governos chamam de “benefício” (bonum facere, que em latim significa “fazer o bem”) aos pagamentos feitos pela Previdência para enganar aos desavisados. Aposentadoria e pensão somente ocorrem (ou deveriam ocorrer) depois de anos de pagamentos de mensalidades que servem para fazer caixa, de modo a que no futuro o pagante receba algo decorrente daquilo que pagou, de volta.

    Mas este engodo de denominar “benefício”  a algo que é fruto de investimento do trabalhador, também é praticado pelos fundos de pensão brasileiros tais como FUNCEF, PREVI, PETROS e outros, cujos sindicalistas lá inseridos teimam em chamar de ASSISTIDOS aos participantes aposentados e pensionistas, como se estes estivessem recebendo donativos de casas de assistência tipo o pão de Santo Antônio e santas casas de misericórdia.

    1. Edgard de Aguiar Cordeiro

      24 de janeiro de 2015 6:17 pm

      Conto com você para acabarmos

      Conto com você para acabarmos com o rombo existente no Postalis. De 09/02 a 03/03/2015 serão realizadas eleições de um membro do Conselho Deliberativo e um membro do Conselho Fiscal, com o voto de todo associado do Instituto, da ativa ou aposentado/assistido. Para votar, acesse o endereço eleja.postalis.org.br e informe o seu CPF e a senha que recebeu por meio de carta e, escolha seus candidatos. Eu sou Edgard de Aguiar Cordeiro, 40 anos de Correios e, candidato ao Conselho Deliberativo e peço seu voto e apoio e, de todos os outros amigos dos Correios. 

  16. peregrino

    24 de janeiro de 2015 6:05 pm

    investimentos temerários…

    todos alertados pela Previc e, pasmem, alguns tendo o santo doleiro Alberto Youssef como intermediador

    1. Antonio Carlos Soares

      24 de janeiro de 2015 7:14 pm

      Alertados pela PREVIC?
      Como

      Alertados pela PREVIC?

      Como assim?

      A PREVIC deveria ter baixado o sarrafo nessa corja há muito tempo e só fica aplicando advertências e multinhas que nem cócegas fazem nesses meliantes.

      Sai um bando, entra outro e o buraco só aumenta!

      Por que a PREVIC não fez uma intervenção no POSTALIS, como pediram os empregados dos Correios?

      Agora vem dizer que alguém foi alertado!

      Fala sério!

      Ou melhor, trabalha sério!

  17. Edgard de Aguiar Cordeiro

    24 de janeiro de 2015 6:16 pm

    Postalis

    So empregado dos Correios há 40 anos e nunca va uma quadrilha tão organizada como esta que está no poder e de ter tamanha cara de pau para assaltar os cofres dos Fundos de Previdência dinheiro de pessoas honestas e trabalhadoras e que ficarão sem benefício, pois o Postalis está falido. Essa mesma quadrilha assalta os cofres do Postalis e acaba com o nosso sonho de ter uma aposentadoria tranquila depois de contribuir desde o início do Postalis em 1981.

    Bando de ladrões e safados que não tem escrupulos e roubar um Fundo de Previdência que é uma iniciativa da mais nobres e que visa complementar a aposentadoria de milhares de Ecetistas.

    Quandos será que o povo brasileiro vai colocar esse bando de ladrões do PT e do PMDB para fora do poder?

    Estou discutindo o assunto com um Advogado para processar a Diretoria do Postalis por esse rombo.

    Fora bando de ladrões.

     

  18. peregrino

    24 de janeiro de 2015 6:20 pm

    pelo tudo em que se meteu, como Dantas…

    me parece que em fevereiro os Allberto Youssefis serão declarados Santos pelo STF

    aguardem e pasmem

    até lá divirtam-se um pouco e nada de se revoltarem, porque essas coisas exigem que todos sejam essas coisas

    e o povo que se foda

  19. Antonio Carlos Soares

    24 de janeiro de 2015 7:37 pm

    POSTALIS

    Para quem não sabe:

    – O Postalis tem hoje na sua direção um indicado pelo PT (Presidente) e dois diretores indicados pelo PMDB.

    – Na época do Russo, era “porteira fechada” do PMDB.

    – Os maiores deficits apreceram agora, mas boa parte deles pode estar relacionada a investimentos feitos na época do Russo. Há, porém, investimentos mais novos com problemas também. Ou seja, não há santo nessa história.

    – Entre outras “excentricidades” em suas aplicações, além das que o Nassif mencionou, estão uma bolsa de valores alternativa, ainda não implantada, e uma escola quebrada – Grupo Galileo – Univercidade e Gama Filho.

    – Entidades representativas dos trabalhadores dos Correios já pediram intervenção da PREVIC no Postalis, assim como denunciaram o fato à CGU, TCU, Ministério Público Federal e Polícia Federal. Até agora, isso não resultou em nada de concreto.

    – Os déficits atuariais do fundo BD do Postalis continuam acontecendo, no ritmo de vários milhões de reais por dia, sem que os empregados dos Correios possam fazer qualquer coisa, pois o instituto está realmente capturado pelo consórcio PMDB e PT.

     

     

     

  20. mais um vez

    24 de janeiro de 2015 9:16 pm

    Pela milionéssima vez, PIG

    Pela milionéssima vez, PIG tenta fazer amigos de Lula de safados. Ainda não esqueci quanto um jornalista caitituloso, cheios de ui ui ii si e aiiis qaai,, tentou fazer dd Lula um dos maiores corrupto da terra por ter vendido um carrro usado para amigo por 0,0001% do que valia

    ==========

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/amigo-intimo-de-lula-e-peca-chave-do-petrolao

  21. Clever Mendes de Oliveira

    24 de janeiro de 2015 10:44 pm

    O uso ilegítimo do pacto PT PMDB não o faz espúrio

     

    Luis Nassif,

    Não é muito parecido, mas também não vejo muita diferença entre o que você recrimina lá no seu post “O detestável espírito de linchamento” de ontem, sexta-feira, 23/01/2015 às 13:19, com o que você faz aqui neste seu post “Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB” de sábado, 24/01/2015 às 11:26. O endereço do post “O detestável espírito de linchamento” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-detestavel-espirito-de-linchamento

    Aqui neste post “Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB” há uma espécie de linchamento de Alexej Predtechensy que saiu da presidência do Postalis em 2011. Ao que parece, é um problema antigo uma vez que ele saíra da presidência da Postalis logo no início do governo da presidenta Dilma Rousseff. Então há que censurar nesse seu post “Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB” não só a prática do linchamento, mas o linchamento feito com suporte em matéria antiga, pois trata de assunto ainda do período do governo Lula.

    E no meio do seu post há a seguinte frase:

    “O pacto espúrio com o PMDB fez com que outro fundo relevante, o Real Grandeza, fosse entregue ao inacreditável deputado Eduardo Cunha. Mas os funcionários se levantaram a tempo conseguindo seu afastamento”.

    Considero equivocado nessa frase você se referi ao pacto do PT com o PMDB como pacto espúrio. O termo espúrio já em si é ambíguo. Você quer dizer que se trata de um pacto que não é real ou seja que se trata de um pacto hipotético? Ou você quer dizer que se trata de um pacto falsificado? Ou é um pacto desonesto?

    Primeiro o pacto do PT com o PMDB é sabido por toda a nação. A Justiça Eleitoral o aceita e a população o aprova. Então chamar o pacto de espúrio só faz sentido se se entende como pacto espúrio um pacto que se opõe à ética e os valores éticos são aqueles que você estabelece como tais. Esta é a ética que eu chamo de ética da soberbia. Ela é uma ética impregnada de arrogância e presunção de quem se arvora em considerar que os valores que ele adota (Quando adota) são valores superiores que a plebe ignara e rude deve respeitar. Faz sentido dentro da redoma de vidro em que impera os valores éticos que se divulga com toda a jactância, mas não é válido no mundo político onde o que deve ter primazia é a lei. Se o pacto foi feito de acordo com a lei, não há porque trazer a ética de quem quer que seja para o mostrar coberto de mácula.

    Agora o fato de o pacto do PT com o PMDB, como um pacto político, não poder ser classificado como um pacto espúrio não é garantia de idoneidade de cada um dos envolvidos com o pacto. Se Alexej Predtechensy cometeu alguma irregularidade na presidência da Postalis e o Ministério Público tiver conhecimento dessa imoralidade cabe ao Ministério Público impetrar a Ação Penal cabível (Ou mesmo Ação Cível pedindo ressarcimento pelas perdas) contra ele e todos os demais envolvidos.

    Além do seu post “O detestável espírito de linchamento” menciono aqui dois post de ontem para hoje e daqui do seu blog e que trazem ensinamentos que deveriam ser lembrados para serem cumpridos pela mídia pequena ou grande, visando a levar ao cidadão um conhecimento mais próximo da realidade. Trata-se do post “Bandeira de Mello: “O maior inimigo do Brasil é a mídia brasileira”” de sexta-feira, 23/01/2015 às 15:46, e do post “As 10 estratégias de manipulação midiática” de sábado, 24/01/2015 às 09:49.

    O post “Bandeira de Mello: “O maior inimigo do Brasil é a mídia brasileira”” é originado de texto de Lilian Milena que faz uma resenha de entrevista de Celso Antônio Bandeira de Mello a você para o programa Brasilianas.org e pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/bandeira-de-mello-o-maior-inimigo-do-brasil-e-a-midia-brasileira

    Não que eu concorde inteiramente com as opiniões de Celso Antônio Bandeira de Mello, mas avalio como importante o que ele diz, em especial, principalmente no que concerne a questão da mídia, nos dois seguintes parágrafos:

    “Ele ponderou que o conservadorismo ainda é um dos elementos que atrapalham o aprimoramento das relações entre o poder judiciário e o cidadão comum.  E criticou severamente a imprensa brasileira. “Eu considero que o maior inimigo do Brasil, o mais perigoso inimigo do Brasil, é a mídia brasileira e do jeito que ela é”.

    E explica: “Fala-se muito em liberdade de imprensa como sendo uma coisa importante por uma razão óbvia: onde é que nós recebemos informações sobre o Brasil e sobre o mundo? É pela mídia. Logo, se ela nos der uma informação truncada, orientada, encaminhada para valorar certas coisas e desvalorizar outras, o que nós brasileiros vamos ter dentro da cabeça?”. Bandeira de Mello defende o aumento do nível cultural da população para se contrapor aos efeitos deletérios da imprensa”.

    Não penso que a cultura popular seja reflexo da mídia. Se não houvesse mídia a cultura talvez não seria nem mesmo igual a nossa atual cultura., mas penso que cabe a mídia um papel relevante de esclarecimento a população. É claro que o esclarecimento pretendido por uma pessoa com ideologia de esquerda é diferente do pretendido por uma pessoa de ideologia de direita, mas há que se utilizar a mídia para que se faça discussões se não sob o aspecto técnico pelo menos dando oportunidades para que diferentes ideologias possam ser debatidas.

    Um exemplo para mim de um tema que não é corretamente debatido na mídia é o de o fisiologismo. Para o esclarecimento deste tema seria necessário ou que durante um ano de modo continuou ou que durante uma hora uma vez por semana durante uns dez anos as diversas opiniões sobre o fisiologismo fossem discutidas e repassadas para a população para que ela pudesse desenvolver um entendimento mais consentâneo do que concretamente deve-se entender por fisiologismo. A primeira tarefa consistiria em uniformizar o conceito. É preciso que fique claro que quando se fala sobre o fisiologismo se refira ou a algum comportamento que é previsto como contrário a lei e para o qual há uma sanção penal ou se refira a comportamentos naturais na democracia representativa vinculado ao processo de composição de interesses conflitantes e que se faz mediante pactos, acordos, conchavos, barganhas ou práticas conhecidas como “toma-lá-dá-cá”, ou “é dando que se recebe” sem os quais a democracia representativa não funciona e que só não ocorrem quando se tem um arremedo de democracia ou uma ditadura ainda que com subterfúgios. De alguma forma, acusar o pacto político estabelecido entre o PT e o PMDB como pacto espúrio reproduz um ensinamento deturpado que apenas serve para deixar a sociedade a permanecer no mesmo atraso de entendimento da realidade em que ela se encontra.

    Há um sem números de conceitos e temas que não gozam de uma compreensão do seu funcionamento pelo povo e que precisa ser explicado com mais vagar e mesmo em forma de debates com manifestações de ideologias diferentes para que as pessoas tenham um mínimo de entendimento sobre o assunto. Temas sobre o funcionamento do sistema capitalista, o papel do Estado no sistema capitalista, o papel do tributo para o funcionamento do Estado e o próprio papel do tributo para o funcionamento do sistema capitalista. O funcionamento do orçamento público, com seus mecanismos de controles, a importância dele para a impulsionar ou manter em operação a economia, o grau de vinculação que existe dos gastos públicos com determinadas despesas são características do orçamento público que servem para esclarecer sobre inúmeros outros temas, em particular a ocorrência de corrupção. O mínimo conhecimento sobre o orçamento público como o Ricardo Semler demonstrou ter lá no post “Nunca se roubou tão pouco, por Ricardo Semler” de sexta-feira, 21/11/2014 às 11:51, aqui no seu blog, permite qualquer um concluir que a corrupção está em queda em todo o mundo democrático, que ela assume valores bem menores do que os que se propalam e que mesmo se a corrupção representasse valores maiores do que aqueles que as possibilidades matemáticas permitiriam, ela causaria muito menos mal que as pessoas imaginam. Não vou estender sobre o tema, mas deixo indicado o link para o post “Nunca se roubou tão pouco, por Ricardo Semler” que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/nunca-se-roubou-tao-pouco-por-ricardo-semler

    Permito apenas lembrar que o efeito da corrupção é menor do que se propala porque se considerarmos o Quantitative Easing como um grande exemplo de gasto sem nenhum controle, passível de toda a espécie de corrupção por parte do Estado e observarmos que esse gasto é fator fundamental na recuperação da economia não há que se atribuir a corrupção os males pelos quais uma nação atravessa. Aliás, é só ler com mais atenção o que se diz o Rogério Paez, amigo do brasileiro Marco Archer condenado a morte na Indonésia sobre a corrupção naquele pais no post “O brasileiro que escapou da morte na Indonésia” de terça-feira, 20/01/2015 às 14:47, com a reprodução da reportagem no jornal O Estado de S. Paulo “Foi melhor morrer”, diz amigo de brasileiro executado na Indonésia” para se verificar que há algo de errado em se imaginar o Brasil como grande exemplo de corrupção e que esta seria a grande culpada pelo atraso em que vivemos. Apesar de toda a corrupção que o Rogério Paez avaliou como presentes na Indonésia, aquele país do globo ainda que bastante atrasado vem crescendo a passos mais rápidos do que muitos países considerados de reputação ilibada.

    Quanto ao segundo post “As 10 estratégias de manipulação midiática” em que por sugestão de Notívago se publicou a matéria “Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Midiática” que saíra sexta-feira, 30/07/2010, no site do Instituto João Goulart, apresentando o que o linguista americano Noam Chomsky considera como sendo 10 estratégias da mídia na manutenção do status quo. O endereço do post “As 10 estratégias de manipulação midiática”  é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-10-estrategias-de-manipulacao-midiatica

    Ele realmente relaciona aspectos nefastos da mídia, mas imagino que de certo modo tudo que a mídia faz de ruim é não procurar destrinçar os vários nós górdios que circundam a realidade. Em geral a grande mídia é perfunctória e enxerga só a superfície da realidade.

    A grande mídia realmente não se dedica ao trabalho de mais bem auscultar o interior da realidade. A mídia transmite a notícia do modo que ela é mais bem compreendida pela sociedade, ou seja, de modo mais próximo possível aos valores que já estão presente na sociedade. Para a sociedade quem atravanca o desenvolvimento do país, são os políticos, quando esses são na verdade aqueles mais bem preparados que a sociedade escolheu para conduzir o país. Avançar no entendimento da realidade com suas imbricações políticas, técnicas, sociais e econômicas é um longo aprendizado que só se alterará quando houver um esforço apresentar esse conhecimento para sociedade.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 24/01/2015

  22. Toni

    24 de janeiro de 2015 11:22 pm

    Chamem o ladrão!!

    Chamem o ladrão!!

  23. Antonio Carlos Soares

    24 de janeiro de 2015 11:32 pm

    Pacto

    Pacto pressupõe duas partes.

    Importante perceber que estão na história PMDB e PT e não apenas PMDB.

    O Presidente do Postalis é indicação do PT. Os outros dois diretores, indicações do PMDB. Exatamente os dois partidos que dominam o congresso e estão atolados até o pescoço no petrolão.

    E que pactoé esse no Postalis? Bem esse parece ser para direcionar o dinheiro dos carteiros para aplicações escusas que viram grandes prejuízos mais à frente, certamente rendendo polpudas comissões para alguns expoentes políticos.

    Adicione-se ao caldo a paralisia dos órgãos que deveriam fiscalizar esses fundos, como PREVIC, CGU, TCU, MPF e Polícia Federal, e se chega ao quadro de hoje: milhões de reais das aposentadorias dos carteiros destruídos a cada dia que passa.

  24. Webster Franklin

    25 de janeiro de 2015 12:11 am

    A saída para os fundos de

    As saídas para os fundos de pensão são os associados contribuintes e aposentados fiscalizarem e exercerem funções no fundo. Deixar que terceiros administrem a instituição é um convite a fraude. Conheço fundos que após terem sido fraudados na década de 90 os contribuintes e aposentados passaram a exercer funções em diretorias, conselhos administrativo e fiscal eleitos diretamente pelos sócios a cada dois anos. Como aposentado desde 2001 o que constatei foi que melhorou muito a administração do nosso fundo, principalmente o combate as fraudes e o equilibrio das finanças.

    1. Antonio Carlos Soares

      24 de janeiro de 2015 10:49 pm

      Webster, a saída que você

      Webster, a saída que você menciona é, sem dúvida, uma possível solução. O que precisa ser eliminado é a interferência política na gestão dos fundos. Isso é uma praga, como é também nas estatais. Políticos ou indicados políticos nunca serão bons dirigentes de fundos de pensão ou estatais, pois terão sempre como prioridade atender as demandas de seus padrinhos, ainda que em detrimento dos interesses das instituições.

      Já os participantes e assistidos tendem a ter como principal prioridade os resultados obtidos pelos fundos. Bem fiscalizados, porque tem que ser sempre assim (fiscalização bem feita), produzirão certamente melhores resultados que as aves de rapina políticas.

      A solução é simples! Mas seca a fonte que tem irrigado os bolsos de uns (políticos) e cofres de outros (partidos políticos).

  25. Jose de Almeida Bispo

    25 de janeiro de 2015 1:06 am

    Meu Deus!
    Conheço muitos

    Meu Deus!

    Conheço muitos ex-colegas de Correios nesta situação.

  26. Maurilio Gadelha

    25 de janeiro de 2015 2:19 am

    PERFIL DE PRIVATA TUCANO –

    De esquerda, ex-eleitor do PT, perseguido pela ditadura, desencantou-se com a corrupção do PT e foi para o ninho tucano, honestos, pois não condenados, reproduz e defende tudo que a VEJA e a GLOBO, publica. Assustadora e hilaria a coerencia. Falam do Postalis e fingem que ninguem sabe do uso indevido da PREVI, PETROS,e FUNCEF pelo oportunity do banqueiro, condenado no exterior e imaculado no Brasil, Daniel Dantas, o doleiro laranja da PRIVATARIA TUCANA. 

  27. Maurilio Gadelha

    25 de janeiro de 2015 2:24 am

    PERFIL DE PRIVATA TUCANO –

    De esquerda, ex-eleitor do PT, perseguido pela ditadura, desencantou-se com a corrupção do PT e foi para o ninho tucano, honestos, pois não condenados, reproduz e defende tudo que a VEJA e a GLOBO, publica. Assustadora e hilaria a coerencia. Falam do Postalis e fingem que ninguem sabe do uso indevido da PREVI, PETROS,e FUNCEF pelo oportunity do banqueiro, condenado no exterior e imaculado no Brasil, Daniel Dantas, o doleiro laranja da PRIVATARIA TUCANA. 

    1. evandro condé de lima

      25 de janeiro de 2015 12:14 pm

      A questão é da “novidade”.

      A utilização de fundos por oportunistas não é novidade. Que se mostrem todos. Ou tens alguma coisa contra mostrar a Postalis.

    2. Antonio Carlos Soares

      25 de janeiro de 2015 3:23 pm

      Maurílio Gadelha,
      Veja o

      Maurílio Gadelha,

      Veja o quanto já se publicou sobre o Postalis e perceberá que se trata de um caso que tem contornos dramáticos e próprios, diferentemente do que vem acontecendo com outros fundos.

      Se fizer isso, você encontrará similaridades, mas constatará que a situação do POSTALIS é muito mais grave.

      E nem tente politizar a questão, falando de governo anteriores, pois não é disso que se trata aqui.

      Fala-se de um fundo de pensão politicamente capturado (como outros), mas que produziu déficits atuariais gigantescos diante de seu patrimônio. Déficits muito além de qualquer razoabilidade e que não podem ser explicados por flutuações de mercado e nem mesmo por azar (que teria que ser frequente demais).

      O Postalis é um caso à parte.

       

  28. João Antônio Penna Cardoso

    25 de janeiro de 2015 11:59 am

    NÃO ENTENDI

    Não entendi essa notícia. Será que daria pra alguém me explicar? 😛

    1. a velha coisa de sempre

      25 de janeiro de 2015 12:32 pm

      Antes de  haver julgamento,

      Antes de  haver julgamento, se condena e destrói reputações de   pessoas com ilações, pois nada disto sequer foi investigado . Ou seja; quem nasceu no PIG nunca deixará de ser piguento

      1. Antonio Carlos Soares

        25 de janeiro de 2015 3:02 pm

        Nada disso sequer foi

        Nada disso sequer foi investigado?!

        Não “copie e cole” jargões diversionistas por aqui, “a velha coisa de sempre”.

        O assunto é sério e não um debate político frugal e vazio.

        Indicados políticos e seus padrinhos se locupletaram de um dos maiores fundos de pensão brasileiro, em detrimento de mais de 90.000 famílias. E o rombo é bem concreto: mais de R$ 3 bilhões em apenas dois anos.

        Faça uma pesquisa no Google, para ficar no simples, e verá as centenas de matérias sobre esses problemas no Postalis.

        Falamos aqui de pessoas que sofrerão muito com essa situação, para a qual não deram causa. Ao contrário, tiveram todo mês descontado um valor destinado à formação de seu fundo de previdência.

        E, quanto às investigações, existem sim e continuam acontecendo, infelizmente numa velocidade impressionantemente lenta.

        Nessa história, há culpados e vítimas, sim!

  29. sebastião de oliveira

    25 de janeiro de 2015 1:14 pm

    Raiz do problema esta em 88

    Caros

    A raiz do problema esta em 1988, constituição federal do Brasil.

    Governo presidencialista com constituição parlamentarista.

    Não teremos governo que consiga realizar qualquer planejamento estrategico se precisa coligar com alas do congresso que trabalham exclusivamente para as proximas eleições.

    Não tem PT, PSDB, PSB, Dem, Pros, etc, etc…   ninguem, absolutamente ninguem resolvera com essa constituição.

    Duas alternativas:

    1 – Tirar o poder do legislativo, coisa praticamente impossivel uma vez que toda mudança constitucional devera vir do proprio, e como exigir diminuição de poder para nossos nobres deputados …

    2 – Passar o bastão de uma vez por todas para o poder legislativo, mudar o regime para parlamentarismo tendo o presidente apenas missões representativas e os deputados nossos nobres deputados que resolvam esse embrolio.

     

    abraços

    1. Antonio Carlos Soares

      25 de janeiro de 2015 3:09 pm

      Para Sebastião Oliveira:
      É

      Para Sebastião Oliveira:

      É sempre possível buscar causas maiores para questões como esta.

      O cuidado é não conduzir a questão para uma inviabilidade de solução.

      No caso do POSTALIS e de outros fundos de pensão de estatais, a solução é trivial: afastar de sua gestão indicados políticos e assegurar-lhes uma forte governança corporativa. É assim que funcionam os bons fundos em outros países e assim que deveriam funcionar por aqui também.

      Dirigente de fundo deveria ser especialista, com metas bem definidas e atuação muito fiscalizada por órgãos de controle e por participantes, que verificassem, inclusive, o desempenho com relação a outros fundos. E o dirigente que não produziu, deveria ser convidado facilmente para buscar outro emprego, como acontece nas empresas privadas. Aliás, apesar de não parecer, os fundos de previdência são entidades privadas e não públicas. O dinheiro que lá está é dos participantes e não do Governo Federal, apesar de esse dar sempre mostras de que pensa diferente.

      Para resolver o caso do Postalis, então, basta começar afastando de lá qualquer interferência política e colocando em sua gestão profissionais de mercado e não indicados políticos, que, aliás, deveriam ser proibidos de ter qualquer contato com esse tipo de instituição.

      Simples, não é?!

       

      1. AlvaroTadeu

        25 de janeiro de 2015 10:01 pm

        Para Antonio Carlos Soares.

        Não há gestão neutra, principalmente de coisa pública, ou quase pública. Embora o Postalis seja uma sociedade privada, ela administra as aposentadorias e pensões de dezenas de milhares de funcionários dos correios. Essas entidades, nos últimos 30 anos, escolhem parte das diretorias e o governo nomeia a outra parte. Os tais “profissionais”  neutros não existem. Ninguém pode administrar um fundo desses contra a vontade de seus contribuintes, os funcionários. Portanto, o melhor a fazer são eleições para esses cargos e os candidatos, todos funcionários da entidade com mais de dez anos de empresa.

        Só para garantir que não fugirão de uma hora para outra. Em todas as estatais há muita gente boa e capaz para gerir esses fundos de pensão. Lembra-se de um tal “técnico” do mercado, que foi nomeado para presidente da Agência Nacional do Petróleo, depois de ter sido secretário de Energia do Estado de São Paulo? Sabe porque esse “técnico” chegou lá? Por que era genro de Fernando Henrique Cardoso. Não entendia nem entende nada de petróleo. Não sabe a diferença entre uma bacia de alumínio e uma bacia sedimentar. Quer outro “case”? Pesquise os professores da Faculdade de Economia da PUC-RJ. Todos os que dão entrevistas em jornais, como esse José Marcio Camargo, são sócios em algumas “consultorias”. Olho esperto, rapaz.

        1. Antonio Carlos Soares

          27 de janeiro de 2015 9:55 am

          Pode haver gestão neutra

          A ideia de que apenas empregados de carreira possam gerir bem fundos de pensão, por sua vinculação à patrocinadora, pode parecer ideal no contexto atual do Brasil, e talvez seja mesmo, mas creio ser importante ressaltar que a capacidade de produção de resultados objetivos para o fundos deveria ser o primeiro critério para se escolher um gestor nessas entidades.

          Penso sempre que gostaria de ver minhas economias geridas por um ás, que conseguisse uma ótima rentabilidade, sem comprometer a segurança. Acho que o mesmo vale para um fundo de pensão, que poderia ser gerido profissionalmente e produzir resultados excelentes, por profissionais de mercado, por exemplo, desde que fossem isso mesmo – gente competente, devidamente recrutada e sem indicações políticas.

          Compreendo que não seja fácil vislumbrar isso na realidade brasileira, onde a corrupção parece ter se entranhado em tudo. Mas também penso que não devemos descartar isso, pois é assim que funciona – e bem – em outros países.

    2. AlvaroTadeu

      25 de janeiro de 2015 9:51 pm

      parlamentarismo, pra lamentar isso.

      Sebastião, meu caro, você faria muito sucesso como autor de filmes de horror. Num possível regime parlamentarista (que já tivemos e foi um fracasso rotundo), imagine num regime desses, um Eduardo Cunha desses se eleja primeiro-ministro. Nossa, que festa! Já pensou no dia seguinte?

  30. José Antonio Costa

    25 de janeiro de 2015 9:52 pm

    E os Presidentes ? Também são responsáveis !

    A explicar:

    Os Correios são presididos, há 3 anos, pelo Sr Wagner Pinheiro, que aparece na imagem da matéria do Nassif. Wagner Pinheiro foi Presidente da PETROS por vários anos. É, portanto, ou deveria ser alguém experiente em gestão de fundos de pensão.

    O POSTALIS é presidido há uns dois anos pelo Ar Antônio Conquista, que foi Chefe de Gabinete de Wagner Pinheiro na PETROS.

    Na presidência do Conselho Deliberativo, o POSTALIS tem o Sr Ernani de Souza Coelho, marido da ex-senadora do PT/RO, Fátima Cleide. Ele está há tempos por lá no instituto, onde antes foi Diretor.

    Todos esses três são do PT.

    Outros dois diretores do Postalis são indicados pelo PMDB.

    Nos últimos anos, o POSTALIS registrou seus maiores prejuízos:

    a) R$ 1 bilhão em 2011 e 2012, já metade do período com os Correios sob gestão de Wagner Pinheiro;

    b) R$ 3 bilhões ou mais, em 2013 e 2014, ainda com Wagner nos Correios e Conquista no Postalis.

    Por que isso aconteceu se o problema, como parece apontar a matéria, era o Russo, indicado pelo PMDB e que lá esteve até 2011?

    Talvez digam que os prejuízos são decorrentes da gestão do Russo e que só agora apareceram, o que pode ser verdade, ainda que parcialmente. Nesse caso, por que não processaram até hoje o Russo e os demais dirigentes da época para reaver o que foi indevidamente perdido pelo Postalis?

    Nesses três anos, as aplicações do fundo foram todas corretas e lucrativas?

    Se foram, qual o mistério por trás desses imensos prejuíízos atuariais? E por que ninguém é responsabilizado por isso?

    Em 3 anos não conseguiram resolver os problemas do fundo? Será que ele aguentará esperar mais dois anos, para ver se os petistas conseguirão endireitá-lo?

    Os Presidentes dos Correios e do Postalis devem explicações também, independentemente de o Russo ser o responsável por problemas anteriores. Essa turma que está no POSTALIS não chegou ontem e é responsável também.

    Com a palavra os Presidentes e os órgãos de controle que deveriam estar cuidando melhor disso.

  31. Chico Pedro

    26 de janeiro de 2015 10:53 am

    Uai… Mas nao se enchia a
    Uai… Mas nao se enchia a boca durante vários anos para dizer da “governabilidade”, pomposamente da ” realpolitik”..?

    Se agora virou “acordo espúrio” então uma compreensão mudou bastante.

    Em tempo: fala-se sobre a premência da reforma politica.

    Mas entao acordos espúrios são firmados em troca de nada ao longo de 12 anos.?

    O ufanismo festivo fez muitos acreditarem que vivíamos um período de ouro na historia, devido a competência extraordinária de um “estadista genial”, quando se construia – simplesmente – mais do mesmo.

    Parece que acordaram…

  32. PENSANDO O BRASIL

    26 de janeiro de 2015 12:03 pm

    UMA AGENDA DE ESQUERDA

    O Governo deu uma guinada à direita na economia. Esses ajustes certamente eram necessários, mas não conquistam 1% de apoio dentre aqueles que votaram contra o PT nas eleições passadas. As medidas, porém, tem o dom de fazer ruir boa parte do apoio que veio das esquerdas e do eleitorado de centro, a “insondável” Classe C. Como elo fraco da corrente, essa massa eleitoral, mais concentrada no Centro-Sul do país, precisa de quem a defenda, ajudando o governo a reconquistá-la. Os textos acessíveis a partir do link abaixo propõe uma agenda de esquerda, com propostas para informação, saúde, educação e reformas urgentes que o Brasil precisa. Recomendamos a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  33. democracia direta

    26 de janeiro de 2015 12:33 pm

    SÓ RECLAMAR NÃO ADIANTA!

    É PRECISO APONTAR A SOLUÇÃO.

    Esse tipo de coisa acontece, porque a lei permite; e se não permitir a justiça dá um jeito, seja com sentenças, como a que deixou o Maluf assumir, ou simplesmente engavetando o processo, como no mensalão do PSDB. Por isso os trambiques acontecem, porque existe a impunidade.

    Precisamos exigir medidas contra a impunidade, e a mais eficiente delas é o RECALL, nosso direito de cassar políticos, juízes, promotores, e delegados, por iniciativa e voto popular. Os motivos são óbvios, se o povo, que paga o salário deles, tiver esse direito; os políticos responsáveis são cassados em falcatruas como essas. Pois quando uns julgam aos outros, eles se protegem, já que todos têm o rabo preso. Aliás, o rabo preso é uma das exigências, para assumir esses cargos estratégicos.

    Para saber mais sobre o RECALL:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater

    O PT fica encurralado, porque não tem nem 1/7 dos parlamentares do Congresso, e precisa fazer esses acordos para conseguir governar. Entretanto, acaba tornando-se cúmplice de tudo; não por ter de nomear um sujeito desses para o cargo, mas sim porque se omitiu diante da votação da PEC 73/2005, quando nosso direito ao RECALL foi considerado inconstitucional por essa aberração política:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353408031461532.1073741837.300330306769305/353408038128198/?type=3&theater

    O PT e seus partidos aliados tem influência e financiam diversos movimentos sociais. Onde eles estavam, que não houve protesto algum, nem pressão para a aprovação dessa PEC? Um dos motivos da extrema direita quase ter voltado é esse, pois o povo percebe a má vontade política, e sente que não se faz tudo o que é possível pela reforma política. Espero que essa postura mude daqui pra frente, e o quanto antes, se não quiserem ver um desastre ainda maior em 2016. 

  34. Altair uhlmann

    7 de abril de 2015 2:16 am

    Fraude no Postalis

    Não é justo os Funcionarios e Aposentados pagarem por estes maus Dirigentes. Tem que investigar e cobrar estes desvios. Tem que tirar estes Partidos Politícos do Postalis ,esses caras não são administradores financeiros.

  35. getúlio dealmino fava

    17 de maio de 2015 11:48 am

    postalis

    incrivelmente esta data comemorativa jamais poderá ser esquecida pelos associados do postalis

Recomendados para você

Recomendados