Qual é a da Net?

Já narrei aqui minhas aventuras para cancelar os serviços da Net. A jogada da companhia consistia em encaminhar a ligação para uma atendente sem passar o número do protocolo. A atendente ficava enrolando até o cliente desistir. Quando o clinete ligava novamente para reclamar, não havia número de protocolo.

Descoberto o golpe, liguei novamente, pedi o número do protocolo e conseguir chegar ao fim.

Depois disso, de 2 de julho para cá, a Net continuou enviando faturas com cobrança. Não para. Depois que ameçamos denunciar para o Procon, toparam retirar os equipamentos. Nas ligações, apresenta uma série de protocolos de chamadas, mas não aqueles em que especificamente foi solicitado o cancelamento dos servços.

Qual o nome que se dá a esse golpe? Má gestão, falta de controles mínimos sobre os atendentes. Tal tipo de jogada serve para melhorar estatísticas, e mais nada. Vai tornar o ex-cliente completamente refratário à empresa, reforçar as queixas nos órgãos de defesa do cconsumidor.

Luis Nassif

47 Comentários

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  1. Não é só a net.

    Exatamente antes de acessar o blog, tentei umas oito vezes ligar p/ minha filha (celular) até que a ligação completasse. Quando consegui, antes de um minuto a ligação caiu. Minha operadora é Oi.. Que fazer? Há alguma melhor?

    1. Talvez haja, Evandro.  Ha

      Talvez haja, Evandro.  Ha alguns anos contas telefonicas no (salvo engano) Japao eram tao absurdamente altas e abusivas que as pessoas estavam pegando contas telefonicas em outros paises e (de novo, salvo engano) fazendo chamadas 3-way delas, e mesmo assim saia mais barato e confiavel que as chamadas “locais”.

      Alguem ja estudou a possibilidade?

      O que eu sei de experiencia propria eh que no Brasil a telefonia tem clientes de primeira, segunda, e terceira classe.  Sei disso porque pelo menos ate os anos 90 e comeco dos 00’s voce tinha hora e dia certo para poder acessar cidades do interior, mesmo chamando do exterior.  Ja que as linhas internacionais estavam ocupadas por clientes de primeira classe chamando cidades maiores, era impossivel acessar as cidades menores, do interior, em grandes feriados ou certos dias da semana.

      Isso acontece com bairros especificos em BH ate hoje.  Ha pouquissimos dias a ligacao de Skype da minha esposa com familia em BH estava pessima -so do lado de la, claro, aqui tava tudo normal.

      A verdade MESMO eh que as muitas falhas da telecomunicacao brasileira para clientes de terceira classe sao FALHAS DO ESTADO.  Nao eh so o caso das operadoras serem pilantras -antes fosse.  Os problemas que o Brasil enfrenta com elas sao unicos do Brasil e nao acontecem em lugar nenhum do mundo com infraestrutura nem capacidade instalada comparavel aa do Brasil.

      So la.  Eh falta DE ESTADO.  E…  francamente, a Anatel que va se foder de uma vez.  Ela trabalha pelas telecoms e TODO MUNDO sabe disso.

      1. bh

        Caro Ivan, se quiser matar as saudades da terrinha, vai aqui uma lembrança de como ela pode ser bonita. Pena que dura pouco tempo, mas vale a pena ver. Anda-se em algumas avenidas sob e sobre um tapete de flores. A bem da verdade as fotos são uma pequena amostra.

        https://www.google.com.br/search?q=ipes+bh&rlz=1C1AVSX_enBR501BR501&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=ZI4PVMy6ONGPyASqy4LQBg&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1360&bih=667#q=ipes+bh&tbm=isch&tbs=qdr:w

         

  2. É a realidade do seriço

    É a realidade do seriço privado, tão contestada no serviço público. A diferença é que dá status pagar uma bagatela para ser um Net. Que chique!!

  3.  
    Pera aí,Nassa.
    Mas o

     

    Pera aí,Nassa.

    Mas o casoestá comfuso;

          Atuamemte,qualque atendente Net diz que o telefonema está sendo gravado e que vc pode socita-lo em qualquer tempo.Em seguida…..vou voltar.Ao telefonar pro 10621 já atende uma voz te protocolando.Depois a voz atendendente de protocola novamente. 

              Escrevo isso porque sou notívago .E acesso a Net muito na madrugada. 

                   Agora  um outro assuntO:

                 A Net é ruim? Ainda é a menos pior.Tive todas e todas e te digo de cadeira: Não troque;

                  Precisamos melhorar o sistema como um todo e não reclamar apenas da Net.

                     Eu sou uma pessoa comum.Vc é hiper conhecido.Quem sabe em outra operadora lhe dê o valor de jornalista de alto gabarito como vc.

                 Só se for…

     

  4. Eu estou com este msm

    Eu estou com este msm problema com a GVT desde outubro do ano passado. A cada 3 meses me ligavam cobrando as faturas “vencidas”, eu questionava dizendo q nao tinha mais GVT e eles verificaram q realmente tinha havido uma falha no sistema. 3 meses depois me ligavam cobrando de novo as faturas. Hoje me enviaram um e-mail pra marcar a retirada dos equipamentos 11 meses depois do cancelamento e de cobranças trimestrais no meu celular e telefone do trabalho nos horários mais inconvinientes…oito da noite, oito da manhã de um sabado….

    E é o mesmo caso que uma amiga minha passa há 6 meses.

  5. Nassif, basta pegar o número

    Nassif, basta pegar o número do protocolo, já na 1a ligação, e registrar queixa no site da Anatel…. eu já adotei: qualquer problema que eu tenho com a NET ou com qualquer operadora, faço isto. Quando não resolvem ou não retornam, nem ligo para eles novamente, vou direto na Anatel.
    Eles respondem dentro do prazo e resolvem tudo.

    Aparentemente você sobe ao menos um nível na escala dos atendentes quando vai pela Anatel, e como o número de queixas não resolvidas devem compor algum índice, eles sempre resolvem. Juro! Ou eu é que ando tendo sorte 🙂

  6. CAPITALISMO SELVAGEM

    Típico negócio onde meninos de telemarketing ficam batendo boca com a gente, ou seja, consumidores atomizados e divididos. Eu quero ver juntar um grupo importante de pessoas dispostas a negociar juntas um único plano. O consumidor unido é a única receita contra estes abusos. Do tipo: cooperativa de usuários. Imagina um prédio onde o síndico consiga unir a todos e negociar um pacote da NET ou de quem quer que seja. Imagina uma rua ou um bairro. Imagina um país.

    Todo o mundo correria a oferecer descontos, desde o supermercado da esquina até a telefonia ou TV a cabo. O capitalismo nos vence pois estamos desunidos, inclusive politicamente. A torre de babel serve apenas para quem ficou de fora dela.

  7. Quer que o consumidor fique preso à empresa a pulso

    É isso. Total desrespeito aos direitos básicos do consumidor. Creio que isso pode até mesmo se enquadrar em algum crime. Estelionato ou algum tipo penal exclusivo do CDC.

    Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:

            Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

            § 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.

            § 2º Se o crime é culposo;

       Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

  8. Alta rotatividade para pagar menores salários
    Alta rotatividade para pagar menores salários. E os caras acham que estão lucrando com isso. Se considerarmos os concorrentes … creio que ganham mesmo.

    Geralmente antes de cancelar a assinatura, eles enviam para uma equipe de retenção de cancelamente que irá tentar reverter o cancelamento dando descontos, brindes, aumento de canais, etc.

    Mas, como a rotatividade é grande – por baixos salários e alta pressão – a maioria dos operadores mal sabe operar o sistema em que trabalham. Essa imperícia é uma das responsáveis por gerar tantas cobranças indevidas. O multiplicador – que dá o treinamento no dia-a-dia – mal sabe como funciona o sistema.

    Trabalhei como técnico uns 9 anos entre Net e TVA, na maioria das vezes eu conhecia o sistema melhor que o operador que estava à frente dele.

    Isso já ocorre há tanto tempo que o mínimo que se pode dizer é que há falta de gestão.

  9. …mas não tem a opção de

    …mas não tem a opção de cancelar pela internet ou pelo telefone sem passar pelo atendente? Pela nova regra da Anatel? Os caras já deveriam ter criado isso.. Acho que está valendo desde o começo do ano.

    Saudações.

  10. Nassif
    Faça um teste e

    Nassif

    Faça um teste e divulgue, o site da Anatel funciona mesmo sem número de protocolo – na reclamação informe que não deram o  numero – basta se cadastrar no Fale Conosco deles, com o CPF e senha você entra, reclama e em até cinco dias as operadoras estão a correr atrás de você.

  11. O consumidor está abandonado,

    O consumidor está abandonado, cancelei um telefone da vivo que tinha no litoral por que sempre que chegava lá o aparelho estava mudo, quando pedia a manutenção diziam que o problema era interno, um dia mandaram um tecnico e o mesmo me disse que o problema era na fiação externa; quando desliguei tinha mais de cem reais de credito, em vez de me devolverem o dinheiro ou me deixarem usar esse dredito ainda me mandaram uma conta sobre uma diferença, nem para compensar com o credito que tinha, concluindo sumiram com o credito que havia pago. esse serviço de telefonia, internet e tv paga é terra de ninguem, vergonhoso, um descalabro, un acinte, tudo debaixa das barbas de nossos governos, mp e justiça. 

  12. Abre reclamação na Anatel.
    As

    Abre reclamação na Anatel.

    As 3 vezes que tive problemas com operadoras a reclamação na Anatel resolveu.

    Na 1ª vez, inclusive, consegui desfazer uma compra que tinha feito naquela $#@%# da Vivo (a que eu mais odeio), sendo que provavelmente seria uma situação mais afeita ao CDC, mas que a Vivo se mexeu pra resolver.

    O bom de reclamar para a Anatel é que ao invés de você ficar atrás da operadora eles é que ficam te procurando…e caso eles fechem o chamado indevidamente você pode reabrir.

    A Anatel pode ter muitos problemas (tem?) mas nestes casos de varejo ela funciona bem.

    1. se tivessem medo mesmo

      fariam de tudo pra evitar chegar na anatel.

      neste caso é a união gastando recursos tentando tapar o furo do péssimo serviço prestado pela iniciativa privada.

      eles economizam o controle de qualidade tudo que podem, e muitas vezes até o que não podem.

  13. A praga do teleembromaixon

    Creio que não cabe ao consumidor ter que ligar para a Anatel.

    Até extraterrestre sabe dos problemas com a operadoras (todas e de todos os tipos) e a Anatel não sabe ou fica esperando ser “provocada”?

    As empresas escondem-se atrás de “laranjas terceirizados” e tudo bem?

    Pelo que sabemos, a remuneração do atendente é pequena e muito grande a cobrança, incluindo os truques e enganações explícitas que são “obrigados” a aplicar nos clientes.

    E sobra para o infeliz do cliente ter que descascar este abacaxi.

    Imagina, então,  um idoso tentando falar com estas “máquinas semi-humanas”

    Que tal, de surpresa, desafiar o executivo principal da NET a colocar a sua Mãe ou Avó para cancelar um serviço pelo teleembromação. Vai dar dó.

     

  14. A praga do teleembromaixon

    Creio que não cabe ao consumidor ter que ligar para a Anatel.

    Até extraterrestre sabe dos problemas com a operadoras (todas e de todos os tipos) e a Anatel não sabe ou fica esperando ser “provocada”?

    As empresas escondem-se atrás de “laranjas terceirizados” e tudo bem?

    Pelo que sabemos, a remuneração do atendente é pequena e muito grande a cobrança, incluindo os truques e enganações explícitas que são “obrigados” a aplicar nos clientes.

    E sobra para o infeliz do cliente ter que descascar este abacaxi.

    Imagina, então,  um idoso tentando falar com estas “máquinas semi-humanas”

    Que tal, de surpresa, desafiar o executivo principal da NET a colocar a sua Mãe ou Avó para cancelar um serviço pelo teleembromação. Vai dar dó.

     

  15. O problema é que as agências

    O problema é que as agências reguladoras estão todas infiltradas de gente, que trabalha contra o povo brasileiro. 

  16. Pague pra entrar, reze para

    Pague pra entrar, reze para sair. A burrice desse pessoal da tv a cabo só não é maior que a dos médicos de plano de saúde. O filme tå queimadíssimo, um dia a conta vai chegar.

  17. Eu passei um problema

    Eu passei um problema semelhante. Depois de cancelar minha assinatura da TV, ter vindo um técnico retirar o equipamento, eles continuaram a enviar-me faturas com a cobrança do serviço. Só consegui resolver depois de 3 audiências no PROCON. Isso além do tempo que perdi com idas e vindas ao Órgão de Defesa, ainda tive o contratempo de precisar cancelar o débito automático, pois passei a não confiar na NET. Ás vezes, fora do município, sou obrigada a pagar a fatura fora do vencimento e com juros. Tudo por incompetência de uma empresa que é lider nesse segmento.

     

  18. Doença provocada por agente público Aliciado para mau fim

    Tudo isso tem um nome, essa doença é classificada como:  PAULO BERNARDISSE. Sua origem é baseada no comportamento doentio e maléfico ao corpo social.

  19. Isso é praticado por todas,

    Isso é praticado por todas, porque o órgão regulador simplesmente não cumpre sua função por qual pagamos pra que ele exista.

     

    Com essa mesma dificuldade consegui cancelar a da Claro TV (NAquela época eles se chamavam Via Embratel) somente pelo PROCON, indo diretamente até a sede aqui em Brasília pra que pudesse a própria atendente ligar e cancelar o PÉSSIMO e CARO serviço destes vagabundos, não por acaso pertencente ao homem mais rico do mundo segundo algumas publicações do gênero.

  20. O nome que se dá a isso é

    O nome que se dá a isso é Filha da putice (desculpe, mas não aguentei).

    Essas operadoras fazem o que bem entendem e a fiscalização é mínima.

  21. Eu também!socorro!!!

    Luna, gente,

    tive um problema sério com a Telefônica, faz tempo, um descaso total (devia ser cliente quarta classe), desdenharam de um extrato da minha conta no Banco do Brasil a mostrar que eu tinha pago a conta… “Ah, saiu da sua conta, mas teria entrado na nossa? Precisamos verificar”. Fiquei um mês sem telefone fixo em casa! 

    Consultei uma sobrinha, que trabalha com comunicaçãoes sobre a melhor opção para me livrar da Telefônica. A resposta:

    –É tudo a mesma porcaria!

    Aí fui para a TIM-Fixo, má experiência. Entrei na Net. Como tenho o tal de Combo, sou bem atendido. Hosanas, virei cliente A ou B!

    Mas o que queria dizer é que aqui na região houve um vendaval na semana passada, na terça-feira. No dia seguinte, ao sair de cas, notei um cabo (de comunicação) arriado, a cerca de 1,5 m do chão no ponto mais baixo.

    Contatei a NET, que, após alguns refugos, mandou alguém verificar o cabo, mas o dito não é da Net!

    Aí, restou a Telefônica/Vivo. Passei três tardes tentando comunicar o problema e necas, não consegui eco! Falei com meio mundo e, necas.

    Ontem fui ao PROCON e fui bem atendido. Foi redigido um comunicado aos prováveis responsáveis. O prazo para virar processo administrativo é de 05 dias. Vamos ver…

    E o cabo continua lá, a atér 1,5 m do chão, podendo um distraído sofrer acidente sério.

     

    SOCORRO!!!

    NOTA:  Pensei em pegar o alicate e cortar o cabo, mas notei que poderia prejudicar vários inocentes e recuei. 

     

     

    i

  22. Já tive problemas com a Net

    Nassif, eu cancelei meu contrato com a NET porque eles se recusaram a me enviar umas cópia do contrato em que constassem meu nome, cpf, e as condições do plano contratado claramente informadas. Qual o único motivo que leva uma empresa a não enviar o contrato a seu cliente? A clara intenção de NÃO CUMPRIR O CONTRATO, sej alá o que este contrato estiver dizendo, pois o cliente não pdoe saber… Aí se algum você entre na justiça contra a NET ela pode apresentar um contrato falso dizendo que você concordou com ele e não tem direito a nada.

    O pior de tudo é que Anatel permite isso… Bandidos da NET acorbertados pelos proprios fiscais!!!

  23. net

    É exatamente este problema que estou enfrentando esta semana. Comigo foi assim: cancelei um dos serviços pra baixar custos. Eles me ligaram umas cinco vezes, eu perguntava se eles não entendiam o que significa isso, “baixar custos”. Depois de muita batalha consegui cancelar a TV, com a retirada do aparelho. No entanto, eles continuam a me cobrar pelos canais a cabo. Irei amanhã no Procon. Qual é a da NET? Pra mim não tem dúvida, é mais uma empresa desonesta, que usa de um monte de pegadinhas e truques sujos para fazer o cliente pagar mais. E lamentavelmente acho que não se trata apenas da NET, e sim de um estilo de gestão metida a “esperta”. Ética não existe, é preocupação do passado. Vale tudo pra arrancar a grana do cliente.

    1. pra ser bem honesto

      acho que a última tentativa da anatel foi bem intencionada.

      mas desde que publicada a mudança vem sendo combatida atráves da justiça, e as empresas continuam se recusando a obedecer a ordem legal.

      tinha pelo menos um bom avanço, o direito de cancelar sem ter que passar pelo moedor de carne. apelido que dou carinhosamente, ao que nos ‘call centers’ da vida chamam de célula de retenção.

      não desanima, tou cancelando a minha conta a um ano e agora descobri que o aviso de cobrança refere-se a um terminal que eu desconheço.

  24. Faz mais de dez anos que eu

    Faz mais de dez anos que eu tive que espernear muito pra que a NET cancelase uma conta que estava em nome da minha mãe, já com mais de 90 anos. A coitada mal dormia preocupada com o problema. Foi uma luta e tanto. Mas, infelizmente, não é apenas a NET que age assim, mas todas as operadoras de tv e telefone, principalmente. O correto é ir logo para o PROCON, ou mesmo à Justiça, quando podemos pedir indenização por danos morais. 

  25. A Anatel funcione

    Todo meu atendimento com operadoras de telefonia são ótimos. Basta seguir este passos:

    1) Ligue e  seu protocolo. 

    2) tente fazer o que deseja. Não se esforce muito. Se te enrolarem deligue.

    3) Reclame na Anatel por ligação gratuita (mais fácil) ou pelo site (a usabilidade é terrível, mas a gente se acustuma)

    4) Em um par de dias te ligarão super solícitos, uma pessoa preparada e seu problema será resolvido imediatamente. Te darão um número de contato direto, desperados caso você reclame de novo.

    É incrível, mas a Anatel funciona. Não hesite em usar. Não vale a pena esquentar a cabeça.

  26. Qual é a da NET

    Há também o truque do n.° de “protocolo” falso:  Por duas vezes (quando era cliente da NET) precisei requisitar uma gravação para comprovar o que foi tratado com atendentes sobre minha assinatura; nas duas vezes alegaram que o número de protocolo era “inválido”, não existia  – portanto era impossível obrter tal gravação.

     

  27. A NET estressa até monge tibetano

    De todas, foi a que mais me infernizou no atendimento. A informação nunca é correta, o serviço nunca é o prometido, o preço invariavelmente excede o que foi informado. É simplesmente a pior empresa com a qual já me relacionei.

  28. Súmula vinculante de indenização contra operadora desonesta

    Uma com uma condenação MÍNIMA de R$100.000,00 ( cem mil reais).

    Já era um comecinho contra estes que nos provocam.

  29. NET

    Eu também sempre tenho problemas com a TIM, cobranças indevidas e somem os créditos, dizem o o meu celular é inteligente mas acho que  é “inteligente para eles roubarem os meus créditos. AFF!!

  30. Nassif ao mudar de Bsb para o
    Nassif ao mudar de Bsb para o Rio, cancelei a net do Rio.

    Isso foi há 4 anos. Os equipamentos estão lá plugados no mesmo lugar na TV.

    Estava no nome da minha irmã que se mudou e 4 anos depois resolveu contratar a net novamente.
    Não conseguiu porque de acordo com a empresa minha irmã deve alguma coisa a net. Lembra do equipamento plugado?

    Está na sky e gvt.

  31. Anatel nem sempre resolve…

    Oi, Nassif.

    Estou vendo muita gente dizendo pra registrar na Anatel que a coisa se resolve. Tive várias experiências com a Anatel e com poucos resultados. Começa pelo próprio site da Anatel, que torna difícil encontrar o link correto para fazer queixas. O processo de cadastramento mudou e ficou muito burocrático, mas o pior é registrar o problema!! Os menus de opção muitas vezes são confusos, o usuário fica em dúvida para escolher a opção correta pois a Anatel usa termos técnicos que nem sempre condizem com a realidade do usuário.

    Mas a maior surpresa fica para depois de registrada a queixa!! As operadoras simplesmente respondem à Anatel com respostas do tipo “problema solucionado junto ao cliente” ou “tentamos contato com o cliente e não foi possível” – e simplesmente dão baixa como caso encerrado!!! E a Anatel não faz nada!!! Já tive casos em que reabri a queixa deixando claro que os problemas persistiam, e a empresa respondia que estava buscando solucionar o problema, e a Anatel dava o caso como encerrado!!

    Ou seja, se nem a Anatel está do lado do usuário, como nos proteger? Ninguém tem paciência para enfrentar filas nos Procons e muito menos aguardar um processo nos Juizados Especiais – até porque estas empresas possuem advogados exclusivamente para postergar ações judiciais. O que fazer então??

     

  32. a armadilha do débito automático

    Oi. Peço licença para voltar à conversa pra compartilhar uma situação de NET e Procon. Os valores são mínimos, mas a situação me parece significativa.

    A NET me fez cobranças indevidas por serviço retirado e resolvi ir ao Procon. Ao revirar a papelada para reunir as provas, acabei descobrindo que estava sendo multada frequentemente – valores baixos, de um a dois dias de atraso no máximo. No entanto, o boleto estava em débito automático, e eles estavam me aplicando multas e juros nos meses em que o vencimento caía sábado, domingo ou feriado. O valor disso é irrisório, mas acredito que a empresa tenha feito isso por anos. Como eu não tenho os boletos mais antigos, consegui provar isso só em alguns poucos casos. Mas fiquei a me perguntar: será que acontece com muita gente? 

    Quando colocamos a conta em débito automático, queremos justamente esquecê-la. No entanto, ao analisar com cuidado os poucos boletos que guardei, encontrei também, além dessas multas, outra cobrança indevida: uma tal “complementação de franquia” – a mais, além da franquia já devida e debitada. Resultado: retirada da conta do débito automático e reembolso por parte da NET de R$ 150,00, via ordem de pagamento no Itaú (eles me deram esse trabalho ao invés de depositar em conta corrente, a mesma que já estava em débito automático). Caso encerrado, mas venho aqui compartilhar porque acho que um dos nossos problemas frente a essas empresas – que muitas vezes parecem agir de má fé, principalmente em seu funcionamento de call center – está no isolamento. A multa de um dia para uma pessoa significa pouco, mas se eles estiverem fazendo isso com milhares…

    Nessa história surgiu outro problema que me chamou atenção. Ao receber o técnico da NET em casa para mudança de pacote, começamos a conversar sobre a loucura do call center. Descobri que o problema não é apenas com o cliente, mas também com os próprios técnicos, que ficam horas esperando o “sistema” quando precisam se comunicar da rua. A empresa não investe nada pra melhorar o tal sistema, ele está sempre lento lentíssimo. Além disso, a NET tem uma relação muito ruim com esses técnicos: esquemas precários, muita exploração, jornadas de trabalho estúpidas e desrespeito no tratamento (“tá insatisfeito? então sai!”). Interessante, também, o isolamento deles. Nem nunca ouviram falar da existência do sindicato da área.

    Enfim, não só os clientes, mas também os trabalhadores estão ferrados na relação com essas empresas e seus sistemas que penalizam quem trabalha e só erram para mais nas nossas contas.

  33. e conta fora do débito automático tem acréscimo de R$ 10,00!

    Olá. Voltei porque me lembrei de mais uma jogadinha dessas empresas para arrancar o dinheiro do cliente. Tostões, como no caso das multas sobre contas em débito automático (que pode ter sido um erro, mas pode também não ter sido – principalmente se estiver acontecendo com mais clientes por aí).

    É o seguinte: não só a NET, mas também a GVT, ao perguntar qual será a forma de pagamento, apresenta duas: ou débito automático, ou boleto pelo correio. Se o cliente escolhe o boleto, paga R$ 10,00 a mais. Ao perguntar se não é possível baixar o boleto do site, o que não acarretaria custos de correio e papel, portanto não justificaria o aumento de 10 reais, eles disseram que não há essa opção. No site tem a “fatura digital”, mas ela não significa que deixaremos de pagar os 10 reais. Eles só deixam de ser pagos se a conta estiver em débito automático.

    Achei um completo absurdo, mas um absurdozinho a mais, em meio a tanta coisa mais importante. Por isso mesmo deve passar batido, gerando muito lucro pra essas empresas. Devido à minha péssima experiência com o débito automático, estou pagando 10 reais a mais.

    Adianta ir à Anatel? Duvido. A Anatel mais parece um call center: temos que gastar nosso tempo reclamando, reclamando, e de nada adianta. Já gastei tempo reclamando de uma empresa de ônibus rodoviário junto à agência que cuida dos transportes terrestres. A experiência foi péssima, de nada adiantou, eles não consideraram nada que eu disse, ficaram fazendo verificações estatísticas, foi péssimo. Enfim… Mais um registro pra nossa coleção. 

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