Revista GGN

Assine

Racionamento, já!

Há duas alternativas para a falta de água em  São Paulo: racionamento controlado ou racionamento selvagem.

São Paulo está caminhando para a segunda opção - o racionamento selvagem - com consequências imprevisíveis. Corre-se o risco, inimaginável em outros tempos, de uma das maiores metrópoles do mundo exposta a surtos de epidemia, a transtornos sociais, à violência generalizada provocada pelo desespero da falta dágua.

Tem-se no governo do estado um governador irresponsável paralisado pela própria mediocridade, que chegou ao cúmulo de comemorar o uso do volume morto de uma represa, como se fosse um feito técnico. 

Alckmin só se guia pelas manchetes. Sua única preocupação é encontrar a desculpa adequada, dividir responsabilidades, terceirizar a culpa. Depois de dois anos dormindo para o tema, os jornais limitam-se a narrar os problemas de abastecimento sem ousar chegar ao ponto central: a necessidade urgente de implantar o racionamento.

Inibido pela falta de repercussão do tema, o Ministério Público Estadual demorou a agir. Quando agiu, alguns procuradores tentando segurar o aumento de captação do Sistema Alto Tietê, para impedir o futuro racionamento selvagem, foram impedidos por um juiz desinformado, que alegou que "não vê como os atos impugnados (a autorização do DAEE para aumentar a vazão) que têm em mira a garantia de fornecimento de água à população, possam ser classificados como inadequados ao interesse público".

Cáspite! Esse nível de ignorância - em um magistrado  - foi plantado pela insuficiência de informações fornecidas pela mídia, sonegadas à população em nome de um projeto político que cegou a todos. Só irá entender quando houver só lama para ser retirada.

A ANA (Agência Nacional de Águas) condenou a estratégia paulista. Bastou acusá-la de aparelhamento para que os alertas fossem ignorados. Em plena CPI da Câmara, a presidente da Sabesp informou que a empresa foi proibida, por ordem superior, de ampliar a campanha de esclarecimentos da população. A reação do Palácio Bandeirantes - aceita acriticamente pelos jornais - foi de que ela seria afastada no final do mundo por ter perdido a liderança dos seus. Vaza para as redes sociais uma gravação de conversa da Sabesp apontando os riscos enormes da estratégia de Alckmin. Basta dizer que a fala foi montada para varrer o alerta para baixo do tapete.

Nesse momento, os procuradores que ousaram interferir na marcha da insensatez devem estar sendo pressionados pelos seus colegas, tratados como impetuosos querendo aparecer.

E não há uma liderança de peso no Estado capaz de fazer o contraponto e interromper essa loucura.

Nessas horas, não existe Procurador Geral do Estado, presidente do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados. E não existe por receio de serem atacados pela imprensa, se ousarem apontar o desastre que vêm pela frente.

O governador Geraldo Alckmin está incorrendo em um crime de responsabilidade. E age sem medo por ter a certeza de que todos os poderes do Estado o acobertarão.

São Paulo chegou ao nível mais baixo de enfraquecimento das instituições públicas e das vozes da sociedade civil em toda sua história.

O sertão é aqui.

Média: 4.7 (42 votos)
128 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de luiz juniou
luiz juniou

Politizar a crise climática é idiotice e mau caratismo do pt.

A crise climática não estaria amenizada com qualquer governo que fosse, seria ainda mais acentuada se o governo fosse petista pois roubariam até nao poder mais. Dinheiro nenhum hoje evitaria o desabastecimento, me apontem uma providencia tomada por qualquer administração petista contra o racionamento em qualquer lugar do Brasil??????? Abraços

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Jorge Ulisses
Jorge Ulisses

Seria irônico se nâo fosse

Seria irônico se nâo fosse trágico. Mas a grande diaspora nordestina devida a seca, agora pode ter sua contra-partida com os paulistanos tenho que ir para o nordeste a procura de água. Será que estes irão discriminar seus irmãos sofredores desta nova movimentação populacional devido a seca? Será que o Nordeste aguenta? ;)

Seu voto: Nenhum
imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

luiz do palpite infeliz

luiz juniou, nem se esse é seu nome, mas vamos lá. Você já foi a Las Vegas? Como tucano bom de bico, tenho certeza de que você já foi. Entrou nos cassinos, jogou um dadinho, enfiou moedas nas máquinas caça-níqueis, apostou na roleta? Depois disso, de ter perdido seu dinheirinho suado (???), como ninguém é de ferro, deu um belo mergulho numa das maravilhosas piscinas de algum hotel da cidade. Mas como você não conhece Geografia, saiba, luiz infeliz, Las Vegas fica no meio de um deserto de verdade. E nunca faltou água na cidade. Antes de falar besteiras, cale-se, cálice, cale-se!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Cisternas no Nordeste

Já ouviu falar de um milhão de cisternas em pleno Sertão? Que acumula água 2 ou 3 meses de água para o ano inteiro????

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Edtudo
Edtudo

A transposição do São

A transposição do São Francisco
...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"O sertão é aqui"

Acho que a metáfora do sertão pode ser válida quanto ao fenômeno natural da escassez de água. Quanto ao tipo de enfrentamento  da situação, acho que a semelhança só valeria se a referência fosse a um sertão de muito tempo atrás e, ainda assim, deveria restringir-se à atitude dos políticos.  

Seu voto: Nenhum
imagem de Mauro cesar Barboza
Mauro cesar Barboza

Abandono

Depois de 20 anos de admistração do PSDB, o que ficou de legado foi isto: falta u d'água,

 

AcordaaSão Paulo!!!!!insegurança, educaçÃo ignorada e propaganda nas mídias vendidas. Triplicadas!!!l" e Eles são a salvação"!

Acorda São Paulo!!!!!!!!!!

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Há governo em São Paulo?

O estado de São Paulo é governado pelo PSDB? 

É de se perguntar: há governo no estado de São Paulo?

Há governador? Ou, eleito, já tomou posse e começou a trabalhar? Onde está o governador? Miami?

Cadê a imprensa responsável em São Paulo?

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Sérgio SergT14
Sérgio SergT14

Fico me perguntado. E se São

Fico me perguntado.

E se São Paulo não fosse governado pelo PSDB, a imprensa e outros membros, outros setores da sociedade seriam imparciais?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Por que não ligar umas mangueirinhas da Billings para Guarapiran

Bastar ligar umas manguerinhas da Billings que está transbordando água para a Guarapiranga, não precisa nem de 20 metros de tubos, enche a Guarapiranga e a usa para abastecer São Paulo?

Não fazem porque não querem, vontade política.

 

Seu voto: Nenhum

Follow the money, follow the power.

imagem de Sérgio SergT14
Sérgio SergT14

Mangueirinhas de Alexandre Weber

Alexandre, o Governador Alckmin disse que nesta temporada não vai faltar água na Baixada Santista. Você acreditou?

Eu não. Há tantos anos tem falta de água na temporada, e todos os anos são as mesmas promessas.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

é muita "competença" do psdb em sampa...

Olha só o tamanho do  reservatório (de água mineral perrier) escondido sob as 4 patas dos governantes " bem informados" de SP....  Santa ingnorança, batman !!!   Seria preciso apenas fazer uns furinhos no chão ...

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Xiko Federal
Xiko Federal

racionamento ja

Ta na hora de criar uma lei obrigando prédios e condomínios em construção a fazerem captação e reuso da água.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Parabéns pela novidade: posts com fundo musical !!!

Só mesmo um blog do nível do LN  poderia trazer esta inovação...

Como sugestão para fundo musical quando aparecer alguma reportagem sobre o Eduardo Cunha, o Renan Calheiros, o Henrique Alves, et caterva::  (Originais do Samba: "se gritar pega-ladrão", não fica um meu irmão ) !!!

rsrsrsrs

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Cláudio José
Cláudio José

PROJETO: LONAS PLÁSTICAS CONTRA A SECA

PROJETO: LONAS PLASTICAS CONTRA A SECA Caros amigos (as) não posso ver os meus irmãos paulistas sofrendo com a falta da água. No nordeste o povo aproveita água da chuva direcionando da sua casa,, do teto, para a cisterna, por que o governo de SP, não cria corredores de lonas plasticas para direcionar água da chuva para o Sistema Cantareira fazendo artérias para irrigar o sistema? Devemos  aproveitar cada gota de chuva que cair em SP. Não podemos perder esse bem tão precioso, isso é uma ideia de quem, quer ajudar o povo paulista, se eu estiver falando besteira me perdoem, só quero ajudar os meus irmãos paulistas.   Atenciosamente:
Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Sérgio SergT14
Sérgio SergT14

Cláudio José

Nao vou discutir sua idéia.

Apenas lhe dar parabéns, pelo "tapa na cara dos ignorantes de plantão com luva de pelica." Foi educado, e em nenhum momento ofensivo, irônico, sarcástico.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Faltou um detalhe...

Não sei se a legislação mudou, mas a Sabesp proibia  e multava  quem quer que se aventurasse a  captar água da chuva  sob  a  alegação de que iria fraudar o sistema de tratamento de esgotos, ou seja, entregaria  mais esgoto do que a entrada de água  régiamente computada  por seus  hidrômetros-ladrões (leem o ar que vem junto da água)....

É só pesquisar  que você descobrirá  se  esta alternativa de sobrevivência  não acabaria te levando aos tribunais isentos da boa e velha Sampa.....

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de amarocleide
amarocleide

Se fosse em estado governado por petista...

Estiagem atípica vai afetar o agronegócio do Brasil neste ano 17/02/2014 16h57 - “Mesmo a soja, que está indo muito bem, ainda, em Mato Grosso, nos estados onde a estiagem foi mais forte, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, vai quebrar  um pouco da safra”. 

 

05/06/2012 às 15h56

Para o TCU, agências reguladoras sofrem com falta de autonomia

http://www.valor.com.br/brasil/2693230/para-o-tcu-agencias-reguladoras-sofrem-com-falta-de-autonomia#ixzz3HnPe41Cr

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Publicação: 23/10/2014 08:27 Atualização: 23/10/2014 08:31

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) vão criar uma auditoria para apurar uma “possível inércia” na atuação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na crise hídrica vivida pelo país. A proposta de fiscalização, aprovada na tarde de ontem, foi feita pelo ministro substituto André Luiz Carvalho. Ele alega que a falta de água não se resume apenas a São Paulo, tendo reflexos também em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Faltou o que? Investimento? O estado arrecadou em 2013  quase 286 bilhões, mas recebeu de volta da União menos de 24 bilhões/RJ arrecadou quase 142 bilhões e recebeu de volta menos de 19 bilhões / MG arrecadou 38 e recebeu 17 bi... O que se percebe é que os estados que mais produzem riqueza são os que recebem menos dinheiro para investir. Querem cobrar de alguém? Cobrem de dilma que gastou o que tinha e o que não tinha fora do Brasil e deixou a gente na merd* O povo de São Paulo entende MUITO bem qual é a jogada, mas aqui NINGUÉM quer o pt.

 

Seu voto: Nenhum

Pau que bate em Chico....

Se fossemos nos aprofundar na tese do aparelhamento das instituições deste Brasilzão, o próprio TCU não escaparia da "lama".   

Este próprio José Jorge, é um dos  personagens mais fracos  que já vi na vida política. Lembro de alguns discursos do mesmo no gov. FHC... o cara foi indicado na cota do PFL.....É  mais travado verbalmente  que a própria Dilma....Parece algum daqueles coronéis semi-analfabetos do sertão que só detém algum poder  porque herdaram terras de seus antepassados...

É o típico "o sujo  falando do mal lavado....."  Me faça uma garapa, coroné !!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Brasa
Brasa

Os jornais anunciaram que o

Os jornais anunciaram que o Geraldo vai aceitar parceria com Dilma para fazer obras hídricas emergenciais... Ao ser perguntado sobre o assunto ele se limitou a dizer que o governo federal deveria tirar o imposto e 7% sobre a conta d’água.

Pergunto eu: Quando é que ele vai tirar os 27% da conta de luz? Esse é um imposto estadual!! Que, alias, eles cobram imposto sobre imposto, o que é ilegal!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de juarez.j.j.
juarez.j.j.

Interessante o fato do

Interessante o fato do aumento da quantidade de reportagens na TV sobre o problema. Mais interessante ainda é o fato de que em nenhuma dessas reportagens ouve-se "alckmin". O que passou mais próximo foi o broechart, dizendo que Dilma Roussef foi entrevistada por eles acerca da falta de água em SP, mas que ela disse que ainda não tinha nada de concreto para realizar e que ela simplesmente jogou o problema no colo do... governador! não fala alckmin nem que a vaca tuça!! Mas Dilma o pilantra fala direto e reto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Racionamento JÁ

Cáspite!!!! Bem dito, Luis Nassif, há tempos foi dado o alerta e essa múmia de governador, irresponsável a um ponto destes, procuradores peessedebistas, alô Produrador-Deputado Fernando Capez (psdb), responsável em dobro por essa insanidade!!!

Esse sempre foi o meu medo, a selvageria e epidemias que a questão da água pode causar, e, não há mais tempo para reverter esta calamidade! Portando,  a verdade tem que vir à tona, sem demora, para que a situação não piore ainda mais!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Maria Olimpia

imagem de altamiro
altamiro

é preeciso deixar clara a

é preeciso deixar clara a resopomsabilidade do governador,

pois a coisa pode resultar em caos social.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de altamiro
altamiro

som de água e tiros!!! faz

som de água e tiros!!!

faz parte do post?

to estranhando muito esses sons esquisitos. incomodam.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

que nada...

é o novo chegando !!  assusta  no começo, mas depois se acostuma.....

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Jaziel
Jaziel

É uma vergonha o que os

É uma vergonha o que os poderes públicos estão fazendo sobre a gestão da água. Irresponsabilidade total. Fico indignado por pessoas que deveriam estar fazendo a gestão para o povo e na realidade só pensam em seu lado. 

 

Vergonha está o nosso Brasil.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Agora vejo que foi bom

o Padilha não ter ganhando para o governo de SP, pois essa falta de água vai ser a pior catastrofe que SP vai enfrentar. Se o Padilha tivesse ganhado o PIG poria toda a culpa no PT e no Padilha.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Nao há como negar a culpa dos

Nao há como negar a culpa dos governantes, no caso umas três ou quatro gestões tucanas.

O que nao pode é serem totalmente responsáveis. Uma parcela menor, ou até ínfima se for o caso, deixem reservado para mudanças climáticas que amiude dificultam e oneram a elaboração de soluções.

Beagá tem sofrido com temporais há alguns anos e a culpa não é apenas de sua intensidade, mas outrossim da impermeabilizaçao do solo ao longo de décadas.

O prefeito pena. Seria obtuso pensar que a culpa é totalmente dele, guardadas as devidas proporções e diferenças.

Acerca de três meses atrás ouvi da boca de insuspeito conhecedor do assunto que aqui estávamos a salvo em virtude de "lição de casa bem feita pela Copasa".

Agora já vejo por aí noticias preocupantes.

O que quero dizer, é: parece muito que mudanças climáticas exigirão, alem de varias outras, habilidade extra dos gestores públicos.

Quanto antes perceberem, melhor.

Seu voto: Nenhum

E QUEM O TIRARIA DO

E QUEM O TIRARIA DO GOVERNO?

Balas de borracha deve ter tido um aumento MONUMENTAL no estoque!

A civilização só foi possível em torno da água, a falta dela ou dá em êxodo ou em pancadaria...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Quando fizerem as transposições...

O Alckimin sairá de herói, e ainda sério candidato a presidência.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Não é para ter intervenção federal

e deixa os competentes tuCANALHAS com o seu choque de gestão.

Se o povo de SP não aprender depois dessa, não saberei mais o que dizer.

Um recado para os bem INFORMADOS de SP (segundo o fhhc): depois dessa gestão de choque dos tuCANALHAS vocês vão sentir na pele o que os nordestinos sentem na pele com a falta de água. Mas não é só isso. A segurança pública em SP também está sofrendo apagão. Por exemplo, os comerciantes estão desesperados, pois estão sendo assaltados quase todo mês.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Fabiano Duarte
Fabiano Duarte

crise séria da água

Nassif: recorrer à justiça federal e solicitar que a mesma decrete o impedimento do governador, ou da burguesia que o elegeu. Quem devstou todo o territória paulista, desatando para realizar as monoculturas e produzir muita riqueza para os latifundiários e os burgueses paulistas. Quem construiu a riqueza paulista forma os trabalhadores nordestinos, mineiros, baianos. negros, pardos, etc. Quem depredou as terras paulista, inclusive a Amazônia, etc. foi a burguesia, em especial a de são paulo. Não adianta esbravejar, gritar, produzir muito ódio. O povo não tem culpa nenhuma, ou quase nenhuma. Quem mora e construiu casas de veraneio nas beiradas das represas? A buruesia fede e é culpada de toda esta desgraça. Quem mais sofre: o povo quke mora na periferia, os trabalhadores, seus familiares, seus filhos. Alkimim mostrou o desastre que é o psdb e a política neoliberal que este partido reacionário impos ao Brasil, liderados pelo FHC.

Seu voto: Nenhum

Muita gente ainda não se deu

Muita gente ainda não se deu conta. Acham que daqui algumas semanas vi chover e tudo voltará ao nornal.

Não vai.

São Paulo está próximo da maior catástrofe de sua história e os reflexos disto no Brail inteiro será devastador.

Dilma não pode ficar esperando por alguma "decisão" do Alckmin. Isso nunca vai acontecer. Ele é incapaz de fazer qualquer coisa. Um idiota inútil bancado e sustentado por uma mídia corrupta.

Que Dilma convoque a Engenharia do Exército, disponibilize recursos e faça as obras acontecerem em SP.

Se não for assim, o Brasil acaba mesmo em 2015. Responsabilidade do PSDB. Mas a culpa será transferida integralmente para a Dilma. 

Aposto um copo de água.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Cicero dos Santos Castro
Cicero dos Santos Castro

Resposta a falta de água em São Paulo

Caro Marco. Trabalho na área técnica de uma companhia de saneamento a 26 anos. Com base em minha experiência posso afirmar que São Paulo terá grandes problemas. Os prazos para solucionar problemas emergências em uma metrópole do porte de SP são grandes. Não há como executar um projeto do porte das necessidades que a cidade precisa em curto przao, muito menos executar as obras que sejam objeto do projeto. Penso que não faltará recursos tanto para o projeto como para a obra, o próprio governo federal já disponibilizou a verba para execução do projeto em jáneiro deste ano, porém, executar as obras e garantir segurança hidrica, vai demorar no mínimo 04 anos.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Perfuração desenfreada de poços pode agravar crise da água

Perfuração desenfreada de poços pode agravar crise da água em São Paulo

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo |

31/10/2014 10:00 Corrida por uso de água subterrânea pode trazer riscos de abastecimento futuro; especialistas criticam falta de planejamento e controle do Estado sobre uso de aquíferos

A crise da água gerou uma corrida na perfuração de poços que pode ter ao menos duas consequências sérias. Em primeiro lugar, a quantidade é insuficiente para o tamanho da demanda. Além disso, há o risco de essa retirada interferir na vazão dos rios que fornecem água para os sistemas Cantareira, Guarapiranga, Alto Tietê e outros.

“Já era um problema que estava acontecendo antes da crise hídrica no Estado e a gente via descaso do Estado em regular e planejar esta questão. É uma coisa que não aparece, né? Agora, com uma situação de corrida, vemos a situação como uma forma caótica”, afirma o geólogo Reginaldo Bertolo, diretor do Cepas-USP.

Só na Região Metropolitana de São Paulo, estima-se cerca de 400 poços foram construídos em 2014, segundo dados de Centro de Pesquisas de águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (Cepas-USP). Os dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que dá as outorgas para a criação de novos poços no Estado de São Paulo, são mais modestos. Eles mostram que neste ano foram perfurados 39 poços na capital e outros 1.717 no restante do Estado. Até setembro de 2014 existiam 2.082 poços outorgados na capital e 27.312 em todo o estado.

Leia também: Água de poços domésticos  tem alto risco de contaminação por esgoto

Especialistas afirmam, no entanto, que nem 30% dos poços existentes estão cadastrados ou autorizados. Os outros 70% seriam clandestinos. 

Não tem para todo mundo

Na região metropolitana de São Paulo, a água dos poços artesianos vem dos aquíferos Cristalino e Sedimentar. Calcula-se que eles teriam a capacidade de 16 mil litros/segundo – o equivalente ao sistema Guarapiranga, que serve para abastecer parte da cidade de São Paulo. A questão é que desse montante, estima-se que 10 mil litros/segundo já são retirados pelos 12 mil poços privados já existentes.

 

Leia mais:
ONGs formam aliança e propõem soluções para a crise da água em São Paulo
MP denuncia Sabesp de captar mais água que o permitido do Alto Tietê
Especialistas alertam: chuva será insuficiente para recuperar Cantareira

Logo, achar que perfurar poço resolve o problema, não é verdade. Não tem água para todo mundo. Hoje, o abastecimento de água encanada na região metropolitana usa 67,7 mil litros por segundo. 

“Estes uso já existente nunca é considerado nos planos de governo. Não é oficializado, mesmo sendo 60% do recurso total. O Estado precisa orientar sobre o assunto e planejar o uso das águas subterrâneas “, afirma Bertolo. 

Além disso, ratifica o geólogo, a demanda é muito maior que o potencial de água subterrânea. "Mesmo porque a vocação da água subterrânea não é para o abastecimento público, porque as vazões de cada poço é pequena. Só seria interessante se usassem mil poços de uma vez, captassem a água e a levassem para a unidade de tratamento, sendo distribuída pelos canos da cidade. Mas isto é inviável. É muito caro. Exige muita obra", diz Bertolo. O geólogo está fazendo um estudo de viabilidade para o uso da água do aquífero Guarani – mais a norte do Estado – para abastecer a região de Piracicaba, aliviando o Sistema Cantareira.

Privatização da água

Para o geólogo Luiz Fernando Scheibe, coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral, a tendência é que até a normalização do abastecimento, mais poços sejam perfurados. ”Já faltou planejamento para a água superficial, para a água subterrânea é pior ainda. O Estado não tem se quer a dimensão total e o controle de quantos poços são perfurados”, disse.

“Essa água subterrânea, assim como a superficial, é um bem comum para o uso de todos. Ao perfurar de forma clandestina, sem a autorização, a pessoa está privatizando um bem de uso comum”, afirma Scheibe. “Se fosse possível administrar o quanto de cada um está retirando de água subterrânea você teria uma divisão muito mais justa.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2014-10-31/perfuracao-desenfrea...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fulvia
Fulvia

Como será que o populacho irá

Como será que o populacho irá se comportar quando a indústria e o comércio começar a demitir e os preços dos produtos começar a disparar, afinal má gestão cobra seu preço mais cedo ou mais tarde.  

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Guerra pela água

Fulvia, antecipe este filme em 80 anos. Acho que é a situação que poderemos ter aqui, em 2016:

No mais, quando a água acabar mesmo, quem vai ser o "populacho"? Todo mundo?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

-----------------------------------------------------------------

This is not right. This is not even wrong!

(Wolfgang Pauli)

imagem de Joe
Joe

A Globo tentou alentar a

A Globo tentou alentar a populaçõa no Jornal Hoje, levando um "especialista" pra dizer que vai ficar tudo bem. Tiro no pé! Ele falou o oposto disso, que nem se chover o esperado, a situação se normaliza! Hahaha!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Felipe BALARIN
Felipe BALARIN

Isso não tem graça

hahaha? Isso não tem a menor graça. O assunto é sério. Não é uma competição entre times ou partidos. Não importa quem está no comando , o que ele fez ou o que não fez. O que você está fazendo para ajudar na solução deste problema? Se fosse outra pessoa no governo do estado seu comportamento seria o mesmo? Se fosse a Dilma ou o Lula governando o estado e passando pelo mesmo problema? Estamos passando por um problema que afeta a vida de milhões de pessoas. Hahaha, sacou?

Seu voto: Nenhum (10 votos)

A manifestação em junho foi

A manifestação em junho foi por R$ 0,20, a proxima deve ser por um copo de água  .... rsrsrsrs...não tenho pena!

Seu voto: Nenhum (15 votos)

Infelizmente a seca é democrática

Josimar, não se trata de ter pena ou não. Se trata de pensar como reduzir os efeitos de uma catástrofe social em potencial. E depois, as crianças não são culpadas de terem pais robotizados. Muitas boas pessoas (algumas, inclusive, muito próximas) foram cooptadas pelo ódio que a mídia vem propagando há tempos. Exceto pelos diretores de redação e a própria equipe técnica do governador, nós todos somos mais vítimas do governador do que cúmplices.

Meu pai, por exemplo, precisa fazer hemodiálise 3 vezes por semana. Como ele, são mais dezenas de pessoas, só para um hospital em Piracicaba. O que essas pessoas vão fazer, quando a água acabar?

Seu voto: Nenhum (6 votos)

-----------------------------------------------------------------

This is not right. This is not even wrong!

(Wolfgang Pauli)

Não dá...

Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, mas o ódio gerado pela mídia interdita o debate e leva quem ousar questionar o Governador e suas decisões ser chamado de petralha... eu não sou petista e acompanho esse problema que não é nenhuma novidade para quem como nós prefermos ir buscar as informações e principalmente pensar sobre. O ódio cega e deixa surdo, mas não mudo pois não param de verbalizar esse ódio.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Claudio Antunes

Dois lados

Claudio, lamento te informar que o ódio existe dos dois lados. Se você ler os comentários deste post verá os termos tuCANALHA (escrito dessa forma) e PSDBosta.

Em termos de ódio não fica atrás do "petralha".

E não adianta falar que foi o outro quem começou; a partir do momento em que o mesmo comportamento é adotado por ambos os lados, todos estão errados.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

!!!

Seria bom pararmos de repetir  tais mantras  para identificar petistas e tucanos,  pois tais adjetos  foram criados e incentivados por um certo jornalista de esgoto, chamado no principio de "maluco do chapéu"  e que como premio para suas baixarias,  faz parte dos times asquerosos da VEja e FSP....Argh !!

Seu voto: Nenhum

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de Acunha
Acunha

Que conversinha besta é essa de que não chove em SP?

Em SP chove direto. O consumo é que aumentou muito e a caixa d'água permaneceu do mesmo tamanho, por irrresponsabilidade dos tucanos (custa caro, ne).

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Nao conte pra ninguem,

Nao conte pra ninguem, Acunha, mas os tucanos tem caixa dois de agua.

So pra tucanos, claro.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de José Eduardo de Camargo
José Eduardo de Camargo

São Paulo há 20 anos

São Paulo há 20 anos tornou-se a "loucomotiva" do país. Eis um dos resultados esperados!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de guilherme souto
guilherme souto

"E age sem medo por ter a

"E age sem medo por ter a certeza de que todos os poderes do Estado o cobertarão.", e o midiático também.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

A seca atingiu o CREA?

Estou sentindo falta do CREA-SP nessa discussão. Segundo já ouvi muitas vezes, o CREA é um órgão que age em defesa da sociedade! Não se trata apenas de um órgão de arrecadação! E neste momento, onde as ações envolvem serviços de engenharia,como laudos, pareceres, estudos técnicos, planos diretores, projetos e obras, cujos responsáveis devem preencher, PAGAR e assinar suas ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), não vi quaisquer movimento do CREA para apurar responsabilidade sobre esse desastre.

 

Nenhum juiz, procurador, promotor, que são advogados, ou o governador, que é médico, poderia falar ou tomar decisões sem um estudo, laudo ou parecer de um profissional que possa assumir responsabilidade técnica sobre esse assunto. Estou entendendo que está havendo uma omissão criminosa do CREA sobre esse assunto. Vai ficar por isso mesmo? A justiça não vai exigir que os responsáveis técnicos LEGAIS pela operação da SABESP, que é uma empresa de engenharia, apresentem suas ARTs assinadas, atestando responsabilidades técnicas sobre suas ações nesse episódio, sejam chamados a juízo?

 

Ou até o CREA foi abduzido pelo psdb? Se filiou também?

 

A ver.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não adianta, Mário

Ainda em maio deste ano o Estadão, um jornal insuspeito para o PSDB publicou uma reportagem mostrando que já naquele momento a falta d'água estava afetando o comércio na Grande São Paulo (http://bit.ly/1u1kQAk). Em julho a prórpia FIESP - Federação das Indústria de SP, alertava que a falta d'água já causara 3 mil demissões em São Paulo (http://bit.ly/1wVqbFy).

O colunista da Folha Vinicius Torres Freire (outro jornal insuspeito para o PSDB) afirma que a FIESP tem feito reuniões constantes para descobrir como cobrar uma posição do governo de São Paulo, (http://bit.ly/1u1viI3). A FIESP tem desde maio deste ano um estudo sobre como a falta d'água afetaria a indústria paulista (http://bit.ly/1n9Th3r).

Se nem a poderosa FIESP conseguiu alguma posição, não será o CREA que vai conseguir algo...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.