Roberto Requião: Se caráter custa caro, eu pago o preço

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“Se os 35 senadores da lista de propina da Odebrecht fossem impedidos de votar, impeachment seria derrotado”

Roberto Requião

Apresentação

Ao votar contra o julgamento de Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, nesta terça-feira (9), no plenário, o senador Roberto Requião lembrou que 35 senadores estão na lista do caixa dois do Grupo Odebrecht e que os votos desses parlamentares poderão ser decisivos para afastar a presidente. Assim, afirmou o senador, o discurso moralista contra Dilma transforma-se em escárnio e hipocrisia.

O senador disse que defende a volta da presidente porque ela não cometeu crime, mas quer também que Dilma convoque um plebiscito, para que os brasileiros decidam se aprovam ou não antecipar as eleições. “Voto pelo Brasil e voto com minha biografia. Não me interessa quanto isso custa, pago o preço”, afirmou.

 A seguir, texto com o discurso do senador.

 

Discurso

Desde os primeiros segundos desta sessão, os líderes dos partidos que se transmudaram em governo desclassificam as intervenções da Oposição por serem, como dizem, suspeitas, já que “dilmistas” ou “petistas”.

 A liderança do PSDB rebaixa as argumentações dos que se opõem ao impeachment como se fôssemos criminosos, como se as nossas palavras estivessem contaminadas.

 Como tem sido noticiado com destaque nos últimos dias, o principal executivo do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, acusa 35 senadores como beneficiários do caixa dois da empresa.

Trinta e cinco senadores!

E olha que estou falando apenas da lista Odebrecht, não adicionei a ela outras listas, com outros nomes.

Ainda assim, se apenas os citados por Marcelo Odebrecht fossem, por suspeição, impedidos de votar no impeachment da presidente Dilma, não haveria votos suficientes para aprova-lo.

 Somos 81 senadores, menos os 35 da lista da construtora, teríamos apenas 47 senadores aptos a votar.

 

A verdade, senhoras e senhores senadores, a verdade pura e dura, cristalina e solar é que nada mais é sólido, nada mais é confiável.

A Lava Jato produziu uma terra política arrasada.

 Não há partido que escape sem nódoas. Nem partidos e nem o governo interino, já que toda a santíssima trindade que o expressa, e até mesmo o presidente que o comanda, estão não apenas na lista da Odebrecht e como também em tantas outras listas e denúncias.

 Serra, Padilha, Moreira e Temer. Todos os quatro e mais quatro, e mais quatro e mais quatro. Quarenta, quem sabe.

 Hipocrisia

Diante disso, diante dessa realidade tão escancarada como assistir passivamente ao escárnio, a hipocrisia de um discurso moralista?

Ainda mais quando sabemos que 17 governadores praticaram as tais pedaladas, e nenhum deles sequer foi denunciado?

O próprio relator praticou tais atos como governador e resguarda-se dizendo-se autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado. Que espécie de poder legislante e autorizatório tem um Tribunal Estadual de Contas?

Que os 35 senadores da lista de Marcelo Odebrecht renunciem o direito ao voto ou sejam impedidos de votar.

Do contrário, a voz do senador Romero Jucá nas degravações das conversas com Sérgio Machado soa verdadeira e deixa clara a natureza do impeachment: deter as investigações da Lava Jato.

Ao mesmo tempo, repito, confronto os senadores que foram ministros da presidente Dilma, especialmente os de meu partido.

 Não posso entender que na mudança dos ventos os senhores também mudem de opinião e abandonem um governo ao qual serviram com dedicação.

Ainda mais que os senhores são testemunhas privilegiadas do caráter, da seriedade e da lisura da senhora presidente.

Qual é a condenação? A que preço?

 Ou os senhores consideram que isso não tem nada a ver, que as qualidades morais e éticas da presidente não contam e o que conta é balanço das forças políticas, o pêndulo da conjuntura?

 Bom, se assim for, vamos desmascarar de vez a fraude das pedaladas. Que elas não sirvam de bengala.

 Sei, e quem não sabe(?!),que muitas vezes tomar determinadas posições custa caro. Paga-se um alto preço.

O que importa se o preço a pagar não é a nossa alma, o nosso caráter, a nossa decência, a nossa integridade? Nadar contra a corrente exige, sobretudo, coragem e retidão.

Fora Temer ou Volta querida?

Senhoras e senhores senadores. Não venho aqui gritar “Fora Temer” ou “Volte Querida” porque devemos ir além, ultrapassar essa dicotomia.

Quero ver derrubado esse processo pelo que ele tem de golpista, de nocivo, de ilegal, de fraudulento.

Quero que a presidente Dilma volte e que ela, com a legitimidade de seu mandato, convoque os brasileiros a opinar: que os brasileiros, em plebiscito, decidam se é o caso – ou não – de interromper o mandato dela, optando – ou não – pela convocação de novas eleições.

 Se o impeachment, tendo com o fundamento acusações ineptas, é um gravíssimo atentado à Constituição, a permanência da presidente Dilma até o final de seu mandato não contribui para a superação da crise que mantém o país em suspenso há tanto tempo.

 De volta ao Planalto, vejo a presidente comandando um governo de transição até a posse do ou da mandatária eleito ou eleita no pleito antecipado. Um governo de transição composto por brasileiros comprometidos com o desenvolvimento nacional, com a soberania nacional, com os trabalhadores; com fortíssimos e prioritaríssimos investimentos em saúde, educação, segurança, saneamento, infraestrutura. Com a retomada da industrialização, com a defesa do petróleo nacional.

 Um governo que se oponha a esse ultramercadismo que fracassou no mundo todo e que tenta se refugiar em nosso país para a felicidade e o proveito do capital financeiro global.

Não há outra saída.

Novas eleições ou morte.

Morte da Constituição.

Morte da soberania nacional.

Morte dos direitos trabalhistas.

Morte da universalização da saúde pública.

Morte da educação pública.

Entrega do petróleo.

Primarização ad aeternum de nossa economia.

Morte das bolsas compensatórias e das cotas.

Morte de qualquer projeto nacional que nos torne um país desenvolvido, altaneiro, justo, igualitário e feliz.

É como eu voto. Voto pelo Brasil e voto com minha biografia. Não me interessa o quanto isso custa. E justifico o meu voto com um roteiro de comportamento.

Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
pago o preço.

Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.

Um rio, só se for claro.
Correr, sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
– não paro nem mereço.

E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
– SE CARÁTER CUSTA CARO

PAGO O PREÇO!

(Poema de Sidônio Muralha,português que se exilou no Brasil durante a ditadura de Antônio de Oliveira Salazar)

Roberto Requião é Senador da República em seu segundo mandato. Foi governador do Paraná por três mandatos, prefeito de Curitiba e deputado estadual. É capitão de cavalaria do exército brasileiro, reformado. É graduado em direito e jornalismo com pós graduação em urbanismo e comunicação.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pronunciamento que ficará na

    Pronunciamento que ficará na história, Como eu disse em outro comentário, o poema do Sidônio é uma pedrada em tipos como Cristovão Buarque, Marta e, infelizmente, tantos outros.

    1. Requião…

      Nada como a democracia. Nada como a Liberdade. Nada como um dia após o outro. Nefasto nunca foi um adjetivo que representou tão bem um politico. Só que a pessoa que acusou, era na verdade a ré. Errou apenas no genero. Não era nefasto e sim nefasta. As soluções para este país estão em caminhos diferentes, alguns deles representados por Roberto Requião, Dilma Roussef e Katia Abreu. 

    2. É com grande tristeza que me

      É com grande tristeza que me convenço: as pessoas não querem escutar mais a razão. Desperdiçar tão sábias pessoas como Roberto Requião é um pecado que jamais eu cometeria. Mas os corruptos sujos deste País se fazem de surdos para protejer seus planos de poder. A gente, dessa forma que se desenha esse processo podre, vai pagar caro, todos, todos, todos.

      A cada criança carente que perecer por inanição, fome e doença, há de de perecer a alma de cem daqueles que compactuaram e compactuam para isso. Onde a justiça do homens falha, a de Deus não falhará. Que assim seja.

  2. impeachment

    Votação uai, não era julgamento aliás bandidos julgando a presidente que seria uma incoerência. Quem julga seria o judiciário mas os parlamentares estão ali somente para votar a favor ou contra  e a decisão  final já está definida não tem volta.

     

  3. Parabéns Senador Roberto

    Parabéns Senador Roberto Requião, o Sr. lavou a nossa alma: Secarater custa caro o Sr. paga o preço! Obrigada Senador!!!

  4. Parabéns Senador Roberto

    Parabéns Senador Roberto Requião, o Sr. lavou a nossa alma: Secarater custa caro o Sr. paga o preço! Obrigada Senador!!!

  5. Senador Requião

    Há muito Tempo o senador Roberto Requião pontifica como um dos mais lúcidos e íntegros senadores brasileiros. Bem informado, atento aos direitos, deveres e necessidades do Brasil. Expoõe com sabedoria e patriotismo as verdades que lamentavelmente a maioria de nosso povo não tem conhecimento. Acho que o senador Roberto Requião está preparado para responsabilidades maiores como político. São poucos, mas ainda existem políticos em que se possa confiar. Cabe a cada um de nós insentivá-los para que se unam. Deixando de lado pequenas diferênças, para um projeto maior pensando no bem do Brasil e do povo brasileiro.

  6. De Cabeça erguida, mantemo-nos!

    Senador Requião, vamos pagar o preço dessa dignidade, de pé e altivos, cabeça erguida!

    Um dia ela há de prevalecer.

    É direito natural e não letra fia da lei que deu trilho ao rito do golpe e acalantado pela mais “alta” corte desse pais, o STF e a casa do povo, congresso, que na verdade foi ususrpada pelo capital.

    Mas nós manteremos nossa dignidade, ela não tem preço, por isso não foi vendida para Cunha e o Traidos golpista.

  7. Durante a Lava Jato, é criado o maior sistema corruptor já visto

    A camarilha golpista é corruptora. Corrompe no varejo: suborna Cristóvam (que nome!) Buarque, por exemplo, com sinecura em Paris. Mas corrompe no atacado: suborna 200 (acho que é isso) congressistas, como confessou Eduardo Cunha (a corrupção promovida pelos golpistas vem de longe). Corrompe o Judiciário(!), concedendo aumento absurdo de 40% a um poder cujos servidores são, antes do aumento, os que têm a melhor remuneração no Estado. A camarilha golpista corrompe por meio de suborno até a burguesia internacional alienando jazida de petróleo.

    A camarilha golpista está a instalar corrupção escancarada e generalizada no Estado brasileiro – corrupção promovida pela nomenklatura golpista, parasitária e improdutiva – ao lado de exterminar as maiores empresas brasileiras. Não é preciso muito esforço para descobrir aonde esta imoralidade vai dar, e as consequências catastróficas para o Povo brasileiro.

    É irônico que, durante a histeria curitibana de combate à corrupção, esteja em curso esta gigantesca ação de corrupção dos poderes da república, a maior de todos os tempos, corrupção sistêmica, escrachada, aos olhos de todos, cumulada com golpe de Estado, crime de lesa-pátria. Mais irônico ainda é que a histeria curitibana é o principal apoio da corrupção generalizada que se instala no país e com que a camarilha golpista compra, no pior sentido da palavra, o Estado brasileiro, nele incluída a própria “Justiça”!

  8. Como um bando de pilantras

    Como um bando de pilantras toma de assalto um país e o povo calado vai tomar bordoadas. Assistiremos tudo pacificamente a entrega do país, sem nenhum tiro como em 64. Vai ser duro engolir mais essa e depois ficar lamentando que poderia ser diferente.

  9. Se caráter custa caro eu pago o preço
    Chegamos ao fundo do poço, onde a imoralidade de grande parte de políticos e juristas que atingem o mais alto escalão, revelam sua imoralidade sob o manto social de seus cargos e funções. A hipocrisia não tem limites àqueles possuidores de formação cognitiva superior, afinal possuem retórica e vocabulário suficiente pra esconder, disfarçar e reverter a realidade de seu espírito usurpador, ideológico na defesa anticrsta e humana que deva permear um mínimo de seu caráter. Serão verdadeiramente humanizadas, ou lobos ancestrais travestidos como cidadãos? É o poder instaurado no mais alto grau de animalidade que um ser possa atingir. Quanto custa o caráter, com diz Requião. Talvez centenas de milhares de anos.

  10. Este me representa também

    Faço suas palavras como resumo de tudo o que aconteceu, quem no futuro for estudar o acontecido pode ler este discurso que ficara envergonhado de como tudo aconteceu.

     

  11. Se formos pensar tal qual o

    Se formos pensar tal qual o Nobre Senador,  a Presidenta Dilma teria ficado sem defesa no Senado.

    Gleise, Lindeberg. Humberto Costa, Telmário ……. mais enrolados do que nunca

     

  12. Mandato dos Senadores inquinados por vício insanável

    A hipocrisia é o tributo que o vício paga à virtude. (La Rouchefoucauld)

    Agora, não teve preço ver as caras e bocas do Min. Levandowsky quando dava palavra aos senadores que defenderam o empichement, pois o jogo não dependia de suas perorações, abaixo do sofrível.

    Temer, não esqueça, a gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores.

    Se você espera gratidão infinita por protegê-los pode ir tirando o cavalo da chuva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador