Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2013

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
 
A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Nos estados de Alagos, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual.
 
Em 2013, a data cai em uma quarta-feira (20).
 
Confira quais cidades têm e não têm feriado (por ordem alfabética de Estados)
 
Acre: no estado do Acre, o 20 de novembro não é feriado em nenhum município.
 
Alagoas: de acordo com a Lei Estadual Nº 5.724 de 01.08.1995, todos os municípios do estado de Alagoas vão ter feriado no Dia da Consciência Negra.
 
Amazonas: após a promulgação da lei nº 84/2010 de 08/07/2010, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas.
 
Amapá: a Lei Estadual Nº 1169 de 27.12.2007 garantiu que todas as cidades do estado do Amapá aderissem ao feriado do Dia da Consciência Negra.
 
Bahia: somente as cidades baianas de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha têm feriado no dia 20 de novembro. Em Camaçari, uma lei de 1993 oficializou a data no município.
 
Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.
 
Distrito Federal: Distrito Federal não terá feriado no Dia da Consciência Negra em 2013.
 
Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari terão feriado no dia 20 de novembro. Leis Municipais determinaram a folga no Dia da Consciência Negra nessas duas cidades.
 
Goiás: Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia param no Dia da Consciência Negra.
 
Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro.
 
Minas Gerais: 12 cidades mineiras vão ter feriado no dia 20: Além Paraíba, Betim, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba.
 
Mato Grosso do Sul: Em MS, será feriado apenas na cidade de Corumbá.
 
Mato Grosso: o estado é um dos seis que adotaram o feriado do Dia da Consciência Negra no calendário oficial graças à Lei Estadual Nº 7879 de 27.12.2002. Com isso, todas cidades mato-grossenses vão ter feriado no dia 20 de novembro.
 
Pará: nenhuma cidade paraense terá feriado no dia 20 de novembro.
 
Paraíba: somente a capital João Pessoa terá feriado no dia 20.
 
Paraná: três cidaddes têm lei municipal que institui feriado. Guarapuava e Londrina, também têm feriado. Na capital Curitiba, a Lei nº 14.224, publicada em janeiro deste ano, institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, mas o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acatou o pedido da Associação Comercial estadual e do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e suspendeu o feriado na capital paranaense. (Informação atualizada no dia 6 de novembro de 2013, às 14:30)
 
Pernambuco: o estado de Pernambuco não aderiu ao feriado.
 
Piauí: assim como Pernambuco, o Piauí não terá feriado no Dia da Consciência Negra.
 
Rio de Janeiro: de acordo com a Lei Estadual Nº 4007 de 11.11.2002, todos os municípios fluminenses terão feriado no dia 20 de novembro.
 
Rio Grande do Norte: não haverá feriado nas cidades potiguares no dia 20 de Novembro.
 
Rio Grande do Sul:  a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) afirma que o feriado no Rio Grande do Sul é facultativo às cidades, apesar de ser prevista à Lei Estadual nº 8.352.
 
Rondônia: nenhuma cidade rondoniense terá feriado no dia 20 de novembro.
 
Roraima: o estado também não aderiu ao feriado do Dia da Consciência Negra.
 
Não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém, a capital São Paulo e outros 102 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro. (Milton Jung/Flickr)
Santa Catarina: Apesar do Dia da Consicência Negra ser lei na capital Florianópoles e na cidade de Joinville, comerciantes locais entraram na justiça e consesiguram suspender o feriados nas duas cidades.
 
Sergipe: o estado não terá feriado no dia 20 de novembro.
 
São Paulo: não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém a capital São Paulo e outros 101 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro. 
 
Tocantins: no estado, apenas a cidade de Porto Nacional tem, oficialmente, feriado no Dia da Consciência Negra.
 
*Com informações da Seppir, da Fundação Palmares, Prefeitura de Curitiba (PR) e Coordenadoria da Igualdade Racial de Fortaleza (CE)
 
Cidades paulistas com feriado no dia 20 de novembro
Confira a lista de cidades: Aguai, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Altinópolis, Américo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Arujá, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreuva, Caieras, Cajamar, Cajeiras, Cajobi, Campinas, Campos Do Jordão, Canas,Capivari, Caraguatatuba, Carapicuiba, Charqueada, Chavantes, Cordeiropolis, Cruz Das Almas, Cubatão, Diadema,  Embu, Embu das Artes,  Estância de Atibaia, Florida Paulista,  Franca,  Franco da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaira, Guaruja, Guarulhos, Hortolandia, Ilhabela, Itanhaem, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itarare, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariuna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jau, Jundiai, Juquitiba, Leme, Limeira, Maua, Mococa, Olimpia, Paraiso, Parapicuiba, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruibe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirao Pires, Ribeirao Preto, Rincao, Rio Claro, Rio Grande da Serra, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo Andre, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Sao Joao da Boa Vista, Sao Manuel, São Roque, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumare, Suzano. Em Atibaia, a Lei Municipal Nº 3747/2009 foi revogada e não o dia 20 de novembro deixou de ser feriado. (Informação atualizada no dia 30 de outubro, às 16:24)
 
Redação

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feriado da Raça Negra

    bom dia

     

    antes de mais nada sou da raça negra, mas não concordo com esta lei

    ja temos feriados demais em nosso país, se todas as raças puxar para si uma data de comemoração, como ficamos

    martir teremos sempre enquanto viver-mos neste mundo, é bom ser lembrado para que nunca mais isso aconteça.

    ja temos feriado para o dia do trabalho, não entendo como se comemora dia do trabalho parado.

    a grandeza de um povo é mostrado com trabalho digno, salarios dignos, segurança digna, saude digna, educação digna.

    sei que sou minoria, mas infelizmente esta é a minha opinião

     

    Obrigado

     

    Elson B. de Souza

    1. exemplo

      Concordo plenamente com você Elson e que sua mensagem seja um exemplo para muitos que tem receio de falar com medo de ferir sensibilidades.

      Eu acho que este povo precisa de ser mais realista e se há um modo de acabar mesmo com as descriminações, deverá ser por divulgação e educação (nas familias, nos empregos e nas escolas) e não com feriados que mais não faz que prejudicar o país e as pessoas economicamente mais débeis.

      A falta dessa divulgação e ensinamento eficientes é que originam menos consciência, tolerância. afinidades e conhecimento .

      Cada feriado constitui prejuízos enormes e nada prova, antes pelo contrário, só vem trazer cada vez mais presente a lembrança das diferenças, sejam elas quais forem, ou seja, como muito bem disse estão a legalizar um dia rácico e não o inverso. Da mesma forma todos os feriados que apelam para as diferenças, quer sociais, rácicas ou qualquer outra. Afinal, como querem incentivar a igualdade se teimam em trazer publicamente á recordação esse problema que já deveria estar resolvido?

      Desculpem aqueles que forem de ideias contrárias, mas esta é a minha humilde opinião, tão válida como qualquer outra. 

      Bem-hajam

      Carlos

    2. Outras raças não precisam de

      Outras raças não precisam de dia algum, pois só existe discriminação de negros, não há de poloneses ou alemães. Historicamente o Brasil é macado pela discriminação racial. Como não existe igualdade racial o dia da consciência negra é muito importante.

      1. feriado inutil

        esta data demonstra mais um atrazo de nosso pais. seja qual raca for, branco negro amarelo etcetc tem que trabalhar para conquistar seu pedaco seu espaco e nao fazer o que esteas politicos fazem, criam cotas datas somentepara tero voto dos negros. isto prova masi uma vez que esta raca sempre foi vendida por um prato de comida. LAMENTAVEL.  e tem negroas que se aproveitam disto, ALIAS A MAIORIA,

    3. Outras raças não precisam de

      Outras raças não precisam de dia algum, pois só existe discriminação de negros, não há de poloneses ou alemães. Historicamente o Brasil é macado pela discriminação racial. Como não existe igualdade racial o dia da consciência negra é muito importante.

      1. Preconceitos.

        Que bobagem! O ser humano é preconceituoso. Existe preconceito contra todas as raças, cores, lugares de onde veio, contra gordos, contra magros, contra pobres, contra ricos, contra os inteligentes, contra os burros etc. Escolha o seu, poi tenho certeza que vc deve ter algum preconceito.

        Quanta a cor da pele, quantos não gostam de japoneses ou chineses. Entre a tal raça chamada de “amarela”, o preconceito entre eles ainda é maior do que eles tem contra negros e brancos: os japoneses não gostam dos chineses que não gostam dos coreanos.

        E aqui nós que formamos a raça brasileira, sedo misturas de todas as raças, temos preconceito uns contra os outros, independente da cor: Paulista que não gosta de baiano ou de carioca, gaúcho que não gosta de ninguém que não seja gaúcho, gente do interior que não gosta de gente da cidade.

        Eu sofri muito preconceito, quando me mudei de cidade, mesmo não sendo preta, nem gorda e nem pobre, só por ser de um lugar diferente. Passam-se os anos e o preconceito permanece, a dificuldade de fazer amigos, comentários sobre seu estilo de vida etc.

        Quantos alunos já vi sofrerem “bulling” po ser estudioso e fazer o que é certo. Tantos outros sofreram o mesmo por terem dificuldades, outros por serem gordos. Na verdade o que menos vi foi “bulling” por serem negros.

        Fora isso, todos nós já sofremos algum tipo de “bulling” na escola, sendo preto, branco, gordo ou magro. 

        O que faz o preconcedito é a falta de conhecimento, a ignorância e a pequinês da alma. Como a sua achando que só negros sofrem preconceito. Sofrem também, porém acho que todos já passamos por isso em algum ponto da vida. O negro sofre mais? É provável, pois ele sofre o preconceito até mesmo de outros negro. Mas isso não se resolve com dia  especial, nem com vagas em concursos públicos, isso só atesta a diferença, como se a cor escura da pele fosse uma deficiência. Isso se corrige com luta, mostrando que a cor da pele não interfere com a capacidade de uma pessoa. A cor da pele é um detalhe muito pequerno para se dar tanta importância. A importância de um ser humano tem que estar no seu caráter, na sua capacidade de aprender e na sua competência e muitos negros já mostraram isso, mas infelizmente alguns negros, assim como brancos, amarelos e índios, ficam esperando que algo caia do céu sem que precisem fazer esforço.

        Lutar honestamente por aquilo que se quer faz com que sejamos grandiosos e orgulhosos de nós mesmos. Aí a gente não liga mais para preconceitos.

         

         

         

  2. Sei que muitos acham que esse

    Sei que muitos acham que esse feriado é atrair o racismo para si, mas isso não é só questão de racismo mas sim de historio, se não, para que feriado de tiradentes para homenagear um cara que morreu na luta pela liberdade do pais, e os escravos que morreram, isso é só um exemplo de muitos, nom vejo ninguem reclamar do feriado de carnaval onde só serve para propagar a promiscuidade. Alem disso pergunta pra pessoas que ainda sofrem racismo em muitos lugares, manda um negro ir la para o nordeste onde o racismo é muito elevado e ve o que se aconteci ai vão entender o por que do dia 20/11.

  3. Ué!
    Em Taboão da Serra a

    Ué!

    Em Taboão da Serra a prefeitura não deu feriado! E aí no texto consta feriado…..É feriado ou não em Taboão da Serra (São Paulo)?

  4. Dia da Consciência Negra

    Em Cassilândia também foi aprovada lei de autoria do ex-vereador Renato de Freitas e será ponto facultativo amanhã.

     

  5. Amanhã é FERIADO mundial, pelo menos pra Mim.rsr

    Em Santa Isabel é feriado sim. Mas eu trabalho! Devia não trabalhar pois amanhã faz 4 anos que conheci a pessoa da minha vida. Meu NEGO, e olha que ele é branco igual leite.

    Vamu lá, bora feriado!!rsrsrsrsrs

  6. tai a diferença do sul pro

    tai a diferença do sul pro nortenordestenoroestesudeste e etc….enquanto aqui é lei e o pessoal entra na justiça pra TRABALHAR, aí pra cima o pessoal se mata e faz de tudo pra não trabalhar…é o fim…viva a bolsa família

    1. o Sul não acrescenta nada neste Pais

      Quem Manda neste País é SP, o Sul só serve pra pessoas que gostam de falar mal do Pais, que bom seria se nossa nação mandasse o sul para ser governado pelo Uruguai

      1. Prezado Kiko.
        São Paulo é sem

        Prezado Kiko.

        São Paulo é sem sombra de duvídas o maior estado do Brasil, mas os Estados do Sul do Brasil, sempre foram e sempre será o sustentáculo dessa nação, seja na agricultura, Agropecuaria e na Industrialização.

        Portando, não somos aqueles que gostam de falar mal do nosso Pais e sim queremos um Pais melhor, e isso se consegue é com muito trabalho e Educação; e isso nós temos de sobra.

  7. CREIO QUE ESTE FERIADO SEJA

    CREIO QUE ESTE FERIADO SEJA DE IDEOLOGIA IGUAL AO DE TIRADENTES, ISSO FICARIA MAIS EVIDENTE SE O FERIADO FOSSE NOMEADO ZUMBI DOS PALMARES. EM RELAÇÃO ÀS COTAS PARA NEGROS EM UNIVERSIDADES E CONCURSOS PÚBLICOS  É APENAS UM ERRO PARA ENCOBRIR OUTRO. AO FIM DA ESCRAVIDÃO OS NEGROS CONTINUARAM COM CONDIÇÕES SUB HUMANAS DE EMPREGO PRINCIPALMENTE DEPOIS DA CHEGADA DE ITALIANOS E JAPONESES SENDO ASSIM MARGINALIZADOS E DISCRIMINADOS. COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES E  A FALTA DE BOAS CONDIÇÕES OS NEGROS FORAM SE ESPALHANDO PARA AS PERIFERIAS DE TODO O PAÍS E SER NEGRO VIROU SINÔNIMO DE SER POBRE, DE SER LADRÃO E ETC, AS FAVELAS SEMPRE FORAM DOMINADAS POR NEGROS. HOJE ESTA REALIDADE É BEM DIFERENTE, O NEGRO JÁ ESTUDA, MORA EM BAIRROS DECENTES E CONSEGUI ATINGIR NÍVEIS SOCIAIS MAIS ALTOS. A QUESTÃO DAS COTAS É PARA REPARAR O QUE NÃO FEITO NO FIM DA ESCRAVIDÃO, OU SEJA, ESTÃO TARDIAMENTE TENTANDO CONSERTAR UM ERRO COMETENDO OUTRO. NÃO SOU A FAVOR DE NENHUM TIPO DE PRIVILÉGIO SEJA ELE PARA A RAÇA QUE FOR MAS TAMBÉM TEMOS QUE ADMITIR QUE O POVO BRASILEIRO É RACISTA SIM, ENRUSTIDO MAS É, TALVEZ TAMBÉM POR ISSO A CRIAÇÃO DAS POLÊMICAS COTAS ! ! !

    Att..

    Luiz Felippe

    1. Feriado da conciencia negra

      Dia 20 de novembro é um feriado municipal, porem alguns municipios estão dando feriado outros não, aki em Votuporanga, SP msm não será feriado infelismente… 

  8. Feriados em Camaçari/Ba

    Caros,

     

    Com o intuito de ajudá-los a melhor informar e tornar este serviço ainda mais confiável, venho informar que a data de 20 de novembro não é um feriado na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Conforme informado.
    A informação foi retirada do sítio do muinicípio, que informa os quatro feriados municipais vigentes. A saber:

    Dia 07 de Janeiro – dia do Padroeiro do Município – São Tomaz de Cantuária.

    Dia da Paixão de Cristo da sexta-feira Santa.

    Dia 24 de junho – comemoração dos festejos juninos.

    Dia 28 de setembro – dia das comemorações da Emancipação política do Município.

    Lembrando que cada municipio brasileiro pode ter o máximo de quatro (4) feriados municipais, sendo que o dia da Paixão de Cristo deve ser um deles.
    Segue a ligação para o sítio para que possam confirmar esta informação.
    [http://www.camacari.com.br/feriado.php]

    Na esperança de ter contribuído, me despeço.

     

    Amilton de Sousa Júnior
     

  9. Quanta bobeira…

    Cotas por raça é o cancer desta nação… o dia que enterdermos que as cotas devem ser feitas por renda e não por raça, deixaremos de ser um país de terceiro mundo aonde “o de cima sobe e o de baixo desce”.

    1. Bobeira ?

      Quem tem dúvidas é só pesquisar, e saberão em qual classe social estão a maioria dos negros, o que os inclui em um grupo de baixa renda. Verão também, quem são aqueles que estão no topo. As cotas buscam quebrar um pouco das barreiras colocadas com o intuito de impedir que essa pirâmide seja quebrada. 

    2. Cotas

      Você fala isto por que não deve ser negro ou pobre, até pouco tempo  atrás viviamos numa crise de desgualdade muito maior com nossos semelhantes, o nosso governo tem como função estabelecer o bem comum e igualar os direitos de todos, e se nós caucasianos, prejudicamos os nossos irmãos temos que nos redimir de alguma forma, nem que seja reservando as cotas para eles e dando para eles o mesmo direito de crescer e se desenvolver que usufruimos por tanto tempo.

    3. Concordo com ele, deveria ter

      Concordo com ele, deveria ter cota por classe social e não por raça. E também deveria ter mais incentivo trabalhista e menos ajuda do governo para gerar mais brasileiros vagabundos e acomodados. O Brasil só vai começar a melhorar quando acabarem com os brasileiros. O problema de tudo isso que ocorre no nosso país é culpa pura e simplesmente de nós brasileiros que criticamos políticos e somos iguais a eles.

    1. Falta de Atenção

      Olá amigo volte  a ler direitinho o texto sobre o feriado em Minas,onde consta várias cidades mas não tem Belo Horizonte na lista.

  10. NÃO É FERIADO EM GOIANIA

    EM GOIÂNIA NÃO É FERIADO, A CIDADE JÁ POSSUI SEU CALENDÁRIO PREENCHIDO COM SEU NÚMERO MÁXIMO PERMITIDO DE FERIADOS.

    ASSIM TB, NÃO HÁ FERIADO EM APARECIDA E ANÁPOLIS.

  11. NÃO é feriado em TABOÃO DA SERRA

    NÃO é feriado em TABOÃO DA SERRA………………………………………NÃO é feriado em TABOÃO DA SERRA………………………NÃO é feriado em TABOÃO DA SERRA……………………..NÃO é feriado em TABOÃO DA SERRA

  12. esse e o feriado mais racista

    esse e o feriado mais racista que podiam ter inventado se eu fosse negro sentiria vergonha deste feriado

    das cuotas de faculdade e do pelorinho na bahia que explora um simbolo de sofrimento da raça negra

    lamentavel brasil

    1. racista?

      concordo em relação a cotas , acho que todos devem entrar por mérito na faculdade e não por causa da cor da pele mas sobre o feriado eu discordo pelo simples fato de que o ano todo tem feriado de um monte de besteira ae só pq é um feriado onde o negro teria um um dia para que todos pudessem lembrar e refletir sobre a escravidão e zumbi dos palmares ninguem considera como feriado,

      carnaval da dinheiro com cerveja e com fantasias, todo mundo adora porque é o dia onde todo mundo da o cu, 

      tiradentes morreu como herói mas zumbi lutou em vão e não pode ser lembrado com um feriado?

      se fosse um feriado onde o foco seria cerveja e mulher pelada, dança e putaria ninguem iria reclamar.

  13. Não tenho nada contra os

    Não tenho nada contra os negros, mas para mim, como comerciante, esse feriado é péssimo.

    Justamente quando as vendas de final de ano estão aquecendo, vem esse feirado e estanca as vendas novamente.

    Como em novembro já temos 2 feriados, 02 dia de finados e dia 15 proclamação da república, com esse feirado do dia 20, as vezes cai num dia que dá feriadão prolongado e pára tudo do dia 15 a 20 de novembro, o que é um absurdo.

    Sugiro que esse feirado da Consciência Negra seja mudado para o dia 13 de maio, que foi o dia da assinatura da lei áurea que libertou os escravos. Uma vez que em maio tem apenas o feriado de primeiro de maio. Acredito que seria uma ótima homenagem aos negros.

    1. ai esse feriado não serve

      ai esse feriado não serve para você pq mexe com o seu proprios interesses…. só os feriados que põe dinheiro no seu bolso é que serve …. para de ser egoista …. ridículo

  14. Feriado!!!

     

    No Brasil, o que mais tem é feriado, agora mais um pra acabar mesmo, na minha opinião, este dia da CONCIÊNCIA NEGRA deveria ser comemorado no 3º domingo do mês de Novembro, praquê tanto feriado, meu Deus do céu, vamos trabalhar minha, fazer o pé de meia pra gosar a vida no FUTURO.

  15. feriado

    sou negro e não concordo com as cotas, acho que a pessoa tem que entrar e conquistar as coisas por mérito e não pela cor da pele,

    no filme homens de honra onde um negro queria entrar na marinha e ir alem ele lutou e foi o melhor , não entrou por cota nenhuma, enquanto negros queriam ser simples cozinheiros ele queria ser o melhor e foi sabotado, foi humilhado mas venceu.

    e o feriado é merecido por tudo que o negro passou e passa todo dia mas esse feriado não seria apenas para o negro e sim para todo cidadão brasileiro e pobre que batalha todo dia pra por comida na mesa.

    muitos criticam esse dia mas se fosse uma comemoração com bebida tipo octoberfest em blumenau ou qualquer outro feriado que envolve dinheiro e bens materiais todo mundo ia querer.

    como é algo que não vai dar grana pra ninguem, ninguem ta ai, e é ai que eu vejo o quanto o brasil é racista. pelo simples fato de não levar a sério esse dia.

    não to nem ae se vão parar ou não mas nem levado a sério é, diferente de feriados como tiradentes, feriado de santos, feriado de mortos, feriado de natal, feriado de fim de ano, feriado de carnaval onde o pessoal morre se não comemorar.

     

  16. Feriado de Zumbi

    A maior vergonha que nós negros deveriamos ter é de pessoas que pelo fato do feriado ser destinado a cultura afro muitos acharem que não é legitmo, ou por colocar seus interre-se em primeiro lugar, nosso povo foi massacrado, por muitos anos, ate os dias de hoje nos privam de Direitos que a constituição nos garante e ainda sim alguns burgueses idiota com seus preconceito ridiculo acreditam que podem falar em nosso nome ou em nome do nosso povo, não precisamos de pessoas que criticam ou achem nada sobre nós, precisamos é ser respeitados conforme diz a constituição Federal, hoje somos livre, mais esta liberdade tem um preço muito alto e amargo pois os nossos irmãos pagaram um preço que nunca foi reenbolsado a uma divida imensa com cada um de nós Negros, Afrodescentente, teria vergonha de ser Branco e pronunciar em meus lábios que tudo isso é passado e que não existe preconceito em nosso Pais, quem fala isso é porque não sabe e nunca passou Discriminação e nem tem a dimensão de como foi a retirada do nosso povo da africa é como se pega-se cada um de vocês idiotas e leva-se para uma terra estranha aonde vocês não pude-se falar com familiares, não tive-se comida digna e ainda fica-se acorrentado como bicho, e não como cidadão. se não concorda com nosso direitos pelo menos respeite e guarde para vocês suas teorias porque elas ainda hoje não nos fez livres e nem nos deu a oportunidade de sermos iguais porque todos os dias temos que levantar demadrugada para  levar aos nosso lares simples o ganha pão que para muito burgueses vem do fruto do nosso trabalho que ainda é escravo. sou negro, sou filho e descendente de zumbi com muito orgulho e quer goste ou não sou Brasileiro e prezo por respeito e por dignidade precisamos de leias que reparem sim e nos legetime como cidadão igual a qualquer raça, não podemos ser julgado pela cor da nossa pele, pelo tipo de nosso cabelo mais pelos fortes braços e pernas que faz com que alimentamos o filho desta nação. porque se o Brasil é Rico e forte foi porque nossos irmãos trabalharam de graça por ele. e isso nos da o direito de reinvindicar uma parte de todas as riqueisa deste pais. seja através de leis, cotas ou qualquer outra coisa parecida. Salve Zumbi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abaixo o Preconceito.

  17. Feriado de Zumbi

    A maior vergonha que nós negros deveriamos ter é de pessoas que pelo fato do feriado ser destinado a cultura afro muitos acharem que não é legitmo, ou por colocar seus interre-se em primeiro lugar, nosso povo foi massacrado, por muitos anos, ate os dias de hoje nos privam de Direitos que a constituição nos garante e ainda sim alguns burgueses idiota com seus preconceito ridiculo acreditam que podem falar em nosso nome ou em nome do nosso povo, não precisamos de pessoas que criticam ou achem nada sobre nós, precisamos é ser respeitados conforme diz a constituição Federal, hoje somos livre, mais esta liberdade tem um preço muito alto e amargo pois os nossos irmãos pagaram um preço que nunca foi reenbolsado a uma divida imensa com cada um de nós Negros, Afrodescentente, teria vergonha de ser Branco e pronunciar em meus lábios que tudo isso é passado e que não existe preconceito em nosso Pais, quem fala isso é porque não sabe e nunca passou Discriminação e nem tem a dimensão de como foi a retirada do nosso povo da africa é como se pega-se cada um de vocês idiotas e leva-se para uma terra estranha aonde vocês não pude-se falar com familiares, não tive-se comida digna e ainda fica-se acorrentado como bicho, e não como cidadão. se não concorda com nosso direitos pelo menos respeite e guarde para vocês suas teorias porque elas ainda hoje não nos fez livres e nem nos deu a oportunidade de sermos iguais porque todos os dias temos que levantar demadrugada para  levar aos nosso lares simples o ganha pão que para muito burgueses vem do fruto do nosso trabalho que ainda é escravo. sou negro, sou filho e descendente de zumbi com muito orgulho e quer goste ou não sou Brasileiro e prezo por respeito e por dignidade precisamos de leias que reparem sim e nos legetime como cidadão igual a qualquer raça, não podemos ser julgado pela cor da nossa pele, pelo tipo de nosso cabelo mais pelos fortes braços e pernas que faz com que alimentamos o filho desta nação. porque se o Brasil é Rico e forte foi porque nossos irmãos trabalharam de graça por ele. e isso nos da o direito de reinvindicar uma parte de todas as riqueisa deste pais. seja através de leis, cotas ou qualquer outra coisa parecida. Salve Zumbi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abaixo o Preconceito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador