Se elite pode xingar, os estudantes estão liberados?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Cristina Campos, via Facebook
 
Minha mãe sempre dizia que em todas as ações temos que procurar alguma coisa boa e de tanto procurar achei uma coisa ÓTIMA no xingamento e vaias a presidente Dilma.
 
Grande parte dos professores que se dizem educadores estão satisfeitos com a ação da burguesia branca em mandar a Dilma tomar no… pois acham o governo dela uma droga.
 
Mês passado um aluno na escola onde dou aulas foi suspenso pq mandou o professor tomar…pq acha a aula dele uma droga.
 
Em 20 e tantos anos de magistério vejo sempre a mesma ação alunos suspensos pq tem como forma ùnica de expressar sua insatisfação com a aula o famoso vai tomar…. Sempre fui contra pq, até dia 12 de junho era feio, falta de respeito, coisa de gente de rua, sem educação e pobre.
 
Agora muitos educadores estão apoiando e pedindo para que o video seja compartilhado, tais atitudes me levam a crer que finalmente nas nossas escolas a liberdade de expressão chegou, nenhum aluno mais vai ser suspenso ou expulso pq mandou o prof tomar…, afinal lutamos pela igualdade de direitos e de expressão, se a burguesia branca pode mandar a presidenta tomar…nossos alunos tb podem mandar seus professores, ruins, incompetentes e racistas tomar… e nada podemos fazer ou estaremos agindo como o governo que usa segundo esse mesmo povo dois pesos e duas medidas para governar.
 
Isso que é DEMOCRACIA! Fim das suspensões por palavrões, a escola ta ficando legal.
 
Cristina Campos é professora
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. as camadas medias e a elite.

    Um sociologo, Decio Saes, estudando a formação da “classe média” diz que ela sempre se olhava para a elite oligarquica, pois em parte veio dela (falidos).Seus principios são da elite econômica e seus sonhos é fazer parte dela. Por isso… 

  2. Depois vem esses malucos

    Depois vem esses malucos dizendo que o PT quer catequizar pelo comunismo. Professores nao estão sabendo separar as funções, a coisa está ficando cada vez mais clara. Repito isso a todos: Obrigado Lula, Dilma e o PT por mostrar o que os brasileiros realmente são.

    1. Marco, este link que vc

      Marco, este link que vc postou poderia virar um post. Percebeu que a maoria das pessoas que comentaram não gostaram da atitude da moça?

  3. Professores despreparados para dar aula…

    Mas que mulher burra (haja deficiência cognitiva), não sabe que educação é na maioria gerida por estados e municipios.

    A ignorância coxinha é contagiosa, se a gente não segurar os impulsos também mandamos eles para aquele lugar.

    1. Deficiência cognitiva tem vc, q nao soube interpretar o texto

      Ela nao apoiou os xingamentos nem falou nada contra governo nenhum, releia antes de comentar bobagens. 

  4. Eu tenho lado sim, estou com

    Eu tenho lado sim, estou com esse abraço de Julinho de Adeláide nessa Doce Senhora… que vale mais do que qualquer artefato Luiz Viton ou Hugo Boss:

  5. Sei lá…

    O que a autora do texto expôs, não deixa de ser uma posição irônica quanto aos xingamentos à Dilma… Mas com tantas formas de ver e deglutir o acontecido, essa eu achei bem fraquinha… A ironia não me contagiou! Sou “das antigas”, no meu entendimento xingar é ruim de qualquer jeito.

    Um abraço.

  6. Ela pode estar certa em

    Ela pode estar certa em relação aos professores que apoiam e mandaram compartilhar o vídeo, mas não em relação a todalidade da categoria, por esse Brasil afora. Existem sim os que tem espírito crítico e não vão atrás da manada. Podem ter críticas em relação ao PT, não apoiar o governo acriticamente, e alguns até a apoiar o PSDB. Mas daí a serem a favor daquela baixaria vai uma boa distância.

  7. Em alguns casos é elogio!

    Antes de sugerir a alguém tomar naquele lugar, recomendo que seja examinada a vida pregressa do dito cujo.

    Em muitos casos, incluindo-se nesse rol colunistas famosos, a mencionada sugestão poderá ser encarada como elogio.

    Assim, todo cuidado é pouco!

  8. Com certeza, estes

    Com certeza, estes professores representam uma minoria medícre, pois a maioria dos professores independente de apoiarem ou não a Presidente Dilma são contrários a esta baixaria e falta de educação. Não acredito que sejam muito….
    Em qualquer profissão, lamentavelmente, existem pessoas despreparadas e que envergonham uma classe e somente estes apoiam esta atitude.

  9. (TIJOLAÇO)
    Vamos responder

    (TIJOLAÇO)

    Vamos responder com mais leis a favor dos pobres, mais programas sociais e salários mais altos.

    Enquanto vocês falam palavrões, nós educaremos nossos filhos e usaremos a sua falta de educação como referência de um Brasil atrasado, de um Brasil sem respeito, de um Brasil que, através de muita luta, estamos conseguindo deixar para trás.

    1. Concordo. Não se igualar ao

      Concordo. Não se igualar ao algoz. Ser superior e vencê-lo fazendo o correto ou até perder, mas cair de pé..

      Já basta a bagunça que a direita criou na Venezuela ao fazer um oposição sem limite de responsabilidade que está colocando o país em caos social onde até uma vitória da oposição a essa altura pode trazer consequências desastrosas.

  10. A Folha e seus soldadinhos amestrados

    A Folha de São Paulo e Reinaldo Azevedo defendem::

    “É preferível mandar um poderoso tomar no monossílabo tônico em “u” a sair quebrando tudo por aí.”

    A que ponto chegamos…. A que nível…

    O raciocínio equivale ao da “jornalista” do SBT Rachel Sheherazade que defendeu a adoção da prática da justiça com as próprias mãos.

    Ou seja, o pessoal da Folha sugere que estuprar, furtar, sequestrar, tudo isso e um pouco mais pode. Menos matar. 

    Torturar,   e esconder o cadáver pode? O objetivo não era matar, mas apenas torturar. Isso pode?

    O passado dos Frias e de inúmeros barões da velha imprensa sugem que isso possa ser aceitável.

    Portanto, não causa surpresa quando a Folha e seus soldadinhos adotam a selvageria e “educam” seus leitores informando os limites: só não vale matar. Por enquanto.

     

     

    1. “A Folha de São Paulo e

      “A Folha de São Paulo e Reinaldo Azevedo defendem::

      “É preferível mandar um poderoso tomar no monossílabo tônico em “u” a sair quebrando tudo por aí.””:

      Aa proposito, Luciano ou qualquer pessoa, tou com uma pergunta sobre reinaldo atravessada na garganta ha oito anos, e nao tenho ideia da resposta:

      Que tipo de giria esta suposto a ser “tocador de tuba”?!?!?!?!?!

      Alguem sabe o que isso significa?

  11. E eu que fui suspenso aos 10

    E eu que fui suspenso aos 10 anos porque falei que a professora era chata?!

    Minha filha esta prohibida de falar 5 palavroes:  I think, I feel, I guess, you know, e attitude.  O resto ela sempre esteve livra pra falar aa vontade.  E fala.  Nao faz diferenca pra mim e muito menos pra minha esposa.

    Com palavrao brasileiro nao eh exatamente assim.  Ela nao conhece nenhum, nunca os ouviu -a ultima vez que ela esqueceu e perguntou o que era “bunda” eu acho que o disse aqui, ela tinha uns 7 anos, talvez 8, mas nao lembro a data.

    O problema do Brasil nao eh o palavrao pra jogar em Dilma em si, mas a familiaridade das pessoas com uma pratica, digamos assim, exotica, e da qual pouquissimos paises tem traducao quanto aa familiaridade.  Fala volumes sobre a “elite” brasileira.

    De fato, ta mais com cara que a propria elite brasileira anda tomando no cu mais do que as outras elites, as de outros paises.

    Acho que os palavroes da “elite” brasileira estao sendo tao superdimensionados como ela propria:  cai fora de uma vez, mendigada intelectual.

    E todo mundo “contra” e fazendo o maior bafafah como se fosse importantissimo.  Como se o fato tivesse tirado um fio de cabelo de Dilma do lugar!  Ora, nao foi bem assim.  Mas a elite de verdade, a internacional, ficou sabendo um pouco mais do que queria sobre a elite brasileira.

    Isso nao tem preco.

  12. O exemplo pedagógico do xingamento contra a Presidente Dilma

    O ato de xingar um Presidente da República em público, sobretudo, em um evento de envergadura mundial é gravíssimo, porque:

    1) Trata-se do maior representante do Poder Executivo, eleito democraticamente pela maioria do povo brasileiro. Enquanto figura pública ao xingá-lo de forma chula e rasteira, xinga-se todos os brasileiros por ele representado;

    2) O ato do xingamento, pelo exemplo pedagógico, ensina para as novas gerações que não se deve respeitar nenhuma autoridade, já que a mais alta autoridade do Poder Executivo pode ser desrepeitada em público sem nenhum pudor .

    3) Pelo exemplo, ensina-se que é permitido xingar os pais, os professores e tudo o mais. Não há interdito e, portanto, ensina-se que é possível retornarmos ao estado de natureza, desconstruindo a sociedade civil.

    4) Pelo exemplo, ensina-se que a truculência deve ser arma a ser usada diante do Outro que lhe é diferente (homossexual, negro, o estrangeiro, a mulher, o velho, o gordo, o petista, etc.). Daí o bullying é justificado.

    5) Ensinar pelo exemplo a desrespeitar o Estado Democrático, como foi o xingamento contra a Presidenta Dilma, é forjar fascistas e estes entendidos da forma como bem descreveu Umberto Eco em seu “Ur-Fascismo”:

    – A ação é bela em si (em coro xingar a Presidenta Dilma) deve ser realizada antes de e sem nenhuma reflexão,porque pensar é uma forma de castração;

     -O desacordo e a diversidade como instrumento de avanço dos conhecimentos é condenável porque trai o consenso e o medo da diferença.

    O professor (sejam muitos ou apenas um, não importa) que concordou com o xingamento da Presidenta Dilma,  está legitimando, com este seu exemplo pedagógico, o comportamento de alunos que xingam seus professores ou quando xingam outros colegas de classe. Legitima também comportamento de pais de alunos que muitas vezes chegam a xingar o professor.

    O Estado democrático é feito de contradições, de conflitos e de embates. A não concordância com determinado programa político e seu posicionamento ideológico deve estar submetido às regras democráticas.

  13. Foi uma boa tentativa,.. mas


    Foi uma boa tentativa,.. mas não foi suficiente para Doilma se envergonhar e deixar para que Lula seja candidato. Continuem tentando….;…

  14. De vilã à mocinha
    Ou esse texto é tendencioso ou realmente cada um tira sua conclusão diante de fatos, prefiro acreditar na segunda opção.
    Sou professora e me senti extremamente ofendida a querer comparar as minhas aulas com esse governo ruim e desrespeitoso que o PT vem fazendo ha quase 12anos.
    Não achei educado realmente o que fizeram com a Presidente, mas achei passível de compreensão. Eu no lugar não faria o mesmo, mas gostei de ver o povo protestando. Mesmo porque eles foram vetados em fazer outras formas de protestos mais educados com faixas de FORA DILMA na entrada no estádio. Ou será que ninguém se perguntou por que não havia nenhuma??
    Aquilo, ao meu ver, não foi a atitude de um povo sem educação, mas sim de um povo cansado de ser tratado sem nenhum Tipi de respeito. E cá entre nós entre nós, se fosse apenas por conta do péssimo governo que essa senhora vem fazendo, presidentes anteriores, exceto GV que sofreu algo semelhante em um episódio no Jóquei Clube, teriam sofrido também tamanha humilhação.
    Nós professores sabemos que ” a toda ação existe uma reação” e foi isso que aconteceu. O governo atual nos trata com tamanho desrespeito e foi desrespeitado também. Não tem NADA a ver com a sua péssima maneira de governar.
    Dizer que a partir de agora um aluno tem carta branca para desrespeitar um professor por achar que a aula é ruim, é desrespeitar mais uma vez o povo brasileiro que já não consegue calar por inúmeros sapos que vem engolindo.

    1. Primeiramente, duvido que a

      Primeiramente, duvido que a sra. seja realmente Professora, pelo menos não com “P” maiúsculo, se for, deve ser destas que só visam o salário, não tem a vocação para o magistério (não que o salário não seja importante, claro que é, e professor deve ser muito bem remunerado, não é disto que estou tratanto).

      Pois é “professora”, só posso lhe dizer aquele velho ditado, “no dos outros é refresco!”

      Quem não foi prontamente contra a agressão sofrida por Dilma, não tem o mínimo de moral para criticar um aluno que lhe mandar tomar um suquinho, um refesco, tas compreendendo (diria o mané da ilha de Florianópolis)!

      Se este foi o seu caso, e parece que foi, por gentileza, com licença e com toda a delicadeza, a sra. pode, por favor IR TOMAR NO SEU …

      Se a sra. acha os governos do PT ruins deve querer por certo o governo do Alvaro Dias, aquele famoso por soltar os cavalos sobre os grevistas. Que saldades desses governos, né não “fessora”?

          1. Por óbvio que por definição

            Por óbvio que por definição todos sabemos o que são sarcasmo e ironia!

            O problema meu caro, é saber escrever um texto nestes ton.

            Somente os mestres e olha lá! Tanto que, Luiz Fernando veríssimo se define com extrema dificuldade nesta arte.

          2. Opa

            Desculpe, não vi que tinha aparecido outra professora no post.

            Por outro lado, acho que você não tem o direito de ofendê-la, do mesmo jeito que os que ofenderam a presidenta não tinham o direito de fazê-lo.

             

          3. Desculpas aceitas! Mas, não

            Desculpas aceitas! Mas, não retiro a crítica, já que pedi com licença e com muita delizadeza kkkkkkkkkkkkkkkkk

            Além do mais, eu fui aluno na época do grande Alvaro Dias no PR. Sei bem como a direita trata os professores, é bom abrir os olhos deles.

             

             

             

  15. De vilã á mocinha

    Ou esse texto é tendencioso ou realmente compreende as situações do jeito que quer. Prefiro acreditar na segunda opção.

    Por ser professor, sinto muito ofendida pela senhora Cristina Campos em comparar o atual governo com as aulas que leciono. Senhora Cristina, não estava presente na abertura da Copa, pois, apesar de ser considerada classe média, não tinha condições financeira em arcar com ingresso, contudo, acho compreensível a atitude da classe média eletista como andam dizendo por ai em vaiar a Presidente Dilma. Eu no lugar não faria isso, mas não me surpreendi com tal atitude.

    Contrário ao que a senhora diz, vejo que a atitude da classe média em vaiar a Presidente não está relacionada ao péssimo governo que ela vem fazendo, ou que vem imperando no país há quase 12 anos, mas sim a TREMENDA falta de educação como o governo trata o povo, principalmente a classe média,  a qual paga mais de 30% do seu salário em impostos e não vê retorno algum. A senhora por acaso já teve que levar um parente seu a um hospital público, por que apesar de ser considerada classe média, não tem condições de pagar um tratamento de radioterapia em hospital particular, quem dirá um Sírio Libanês. Pois então, a minha avó foi diagnosticada com câncer no cólon do útero, e pasme, agendamento da primeira sessão de radio só após UM ANO!!! Isso sim é falta de respeito!!!

    É em relação a isso que o povo a ofendia, pois BILHÕES foram gastos e desviados para a Copa e o queridinho PAC e nada foi feito em relação a educação e saúde, somente valores que o governo divulgam e que nós não vemos isso ser convertido em melhorias. https://www.youtube.com/watch?v=wkiia4X6okE

    Se fosse referente ao péssimo governo, isso seria geral, e todo presidente/governador/prefeito receberia tal tipo de comportamento por conta da população. Acredito que há apenas um episódio semelhante na história política do Brasil quando o presidente Getúlio Vargas foi vaiado no Jóquei Clube.

    As vais, a meu ver, foi referente à TREMENDA FALTA DE EDUCAÇÃO com que o governo trata a população e principalmente a tão odiada classe média, principal responsável em fornecer verba para as Bolsas Famílias que sustentam o governo PT no governo. Qualquer professor estudou a famosa lei da Física da ação e reação, e foi isso que ocorreu.

    Agora achar que um aluno pode ofender um professor por considerar a aula ruim, você está distorcendo as coisas. Acredito que nenhum professor trate um aluno com a mesma falta de educação que o governo trata a população para ser vaiado em sala de aula.

    Por favor, minha senhora, não queira fazer polêmica com esse assunto, agora se quer entrar no assunto educação, o que a senhora diz sobre a atitude do ex presidente Luiz Ignácio Lula da Silva em chamar os gaúchos de VIADOS??? https://www.youtube.com/watch?v=hubUjBVo1VQ. Para senhora é falta de educação, chacota ou homofobia???

    1. Escreve, escreve e no final

      Escreve, escreve e no final dá todas as justificativas para que seus alunos se portem exatamente da mesma forma que essa elite branquinha, que se julga classe média, que xingou a presidenta.

      Vale xingar sim e você que ensina e justifica isso será xingado sim dentro de sua sala de aula.

      Não vai? Porque? Ah… sei, vai usar os métodos usados pelos ditadores, sim!!! Dava certo, ninguém xingava os ditadores porque seríamos presos, torturados…

      Dá certto, a sala de aula fica quietinha…

      Adorei o jeito que fala da Bolsa família e do fardo imenso da classe média … muito engraçado! 

      Não reclama do fardo de sustentar essa elite rica, das mais ricas do mundo, que só é rica porque ganha em cima do nosso suor.

      DESSA ELITE RICA VOCÊ NÃO RECLAMA. Ela é rica porque? quem roubou pra ser tão rica?

      Essa elite está desculpada, os que precisam de bolsa-família não?

      Interessante, a gente logo percebe porque você se irrita com a presidenta.

      Sua avó não tem um péssimo atendimento por causa das pessoas que ganham bolsa família, mas sim por causa dos predadores, dessa elite que pode pagar 990 reais por uma ingresso e que não paga seus impostos, rouba dos seus empregados.

      Essa elite odeia a Dilma e xinga porque não tem nem argumentos e nem provas contra ela.

      Essa elite ama o J. Barbosa e acha lindo que ele tenha um apartamento caro em Miami, mesmo que nunca tenha tido salário que justifique sua compra.

      Essa elite xinga a presidenta como xinga e pisa no povo brasileira.

  16. Burguesia branca??? Elite

    Burguesia branca??? Elite branca????

    Isso é racismo sabia??? RACISMO – Lei 7.716Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
    Pena: reclusão de um a três anos e multa.
    Ou  pensa que racismo é só quando se agridem os afrodescendentes, orientais….? Qualquer distinção baseada em raça é racismo.

  17. Perfeita analise prfa
    Perfeita analise prfa cristina, foi a raiz na problematizacao do cotidiano q vive a escola nos dias de hj!isso é a luta de classe, a opressao de genero, raça como brilhantemente apontou a profa!tb espero q de agora em diante nenhum alunx pobre,negro sera mais expulso da escola por desvelar a opressao q sofre!

  18. critica as vaias p Dilma
    Perfeita analise prfa cristina, foi a raiz na problematizacao do cotidiano q vive a escola nos dias de hj!isso é a luta de classe, a opressao de genero, raça como brilhantemente apontou a profa!tb espero q de agora em diante nenhum alunx pobre,negro sera mais expulso da escola por desvelar a opressao q sofre!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador