newsletter

Assinar

Sete informações importantes pra não pagar mico ao falar sobre o preço da gasolina

Sete informações importantes pra não pagar mico ao falar sobre o preço da gasolina

Por Sidney Braga

1 - 27% do preço da gasolina é o Imposto ICMS, de responsabilidade do governador do seu Estado. Portanto cobre dele.
fonte: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/como+sao+formados+os+precos+da+gasolina

2 - 6% referem-se a Impostos Federais, tais como CIDE, PIS e COFINS. Aqui você pode e deve cobrar do Governo Federal.

3 - Ao contrário do que dizem por aí, a gasolina do Brasil está longe de estar entre as mais caras do mundo. Após os recentes reajustes, a gasolina brasileira ocupa a posição 73 neste ranking. fonte: http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

4 - A gasolina brasileira já esteve entre as 20 mais caras do mundo em 2002. fonte: http://www.nationmaster.com/country-info/stats/Energy/Gasoline-prices

5 - O custo da matéria prima (petróleo) no preço da gasolina não chega a 20% no Brasil. Além disso, boa parte da matéria prima é nacional, não dependendo do preço do barril no mercado internacional. É por isso que quando o preço do barril subiu, o preço da gasolina brasileira não subiu. Pelo mesmo motivo, quando o preço do barriu despencou, o preço da gasolina não acompanhou a queda.

6 - De 95 a 2002, o preço da gasolina teve reajuste de 350% em 8 anos. Média de 44% ao ano. De 2003 a 2015, a gasolina foi reajustada em 45%, média de 3.75% ao ano. Ou seja, o reajuste nos últimos 12 anos foi equivalente a média de 1 ano do período anterior.

7 - Em 1994, era possível comprar 127 litros de gasolina com um salário mínimo. 8 anos depois, o poder de compra da gasolina diminuiu e era possível comprar 97 litros do combustível com o salário mínimo. Atualmente, após os reajustes, é possível comprar 220 litros com o mesmo salário mínimo.

Média: 4 (59 votos)

Recomendamos para você

163 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Thiago Varanda
Thiago Varanda

Que vergonha!

O seu texto é a imagem perfeita do analfabeto político-econômico brasileiro. Vamos lá.
 

1 - "27% do preço da gasolina é o Imposto ICMS, de responsabilidade do governador do seu Estado. Portanto cobre dele". "2 - 6% referem-se a Impostos Federais, tais como CIDE, PIS e COFINS. Aqui você pode e deve cobrar do Governo Federal". Esse argumento é absolutamente falacioso. O preço da gasolina é fixado pelo Governo Federal, que é o acionista majoritário da Petrobrás. Portanto, o ICMS somente incide após o preço fixado pelo Governo Federal (mas o mais grave é que você não estudou o suficiente, publica textos e tem seguidores mas não entende nada do que é Economia, conforme texto abaixo seu, que comento).

3 - ""Ao contrário do que dizem por aí, a gasolina do Brasil está longe de estar entre as mais caras do mundo. Após os recentes reajustes, a gasolina brasileira ocupa a posição 73 neste ranking". Realmente, você não entende absolutamente nada de Economia. Preço da gasolina deve refletir a realidade do mercado. Caso você não saiba, uma das crises brasileiras é O PREÇO SUBSIDIADO da gasolina, que o Governo Federal fez para MAQUIAR o mercado, usando do dinheiro público por ser o acionista majoritário da Petrobrás. Não interessa se a gasolina está barata, ANIMAL, ela está nesse "número" nesse "ranking" ("mega completo") porque o Governo está usando o dinheiro DO POVO para maquiar o preço da gasolina! Não existe livre mercado, não existe realidade, existe apenas artificialismo com o dinheiro dos outros! Quem te contratou para escrever? Eu no seu lugar escreveria MILHÕES DE VEZES MELHOR!

4 - ""A gasolina brasileira já esteve entre as 20 mais caras do mundo em 2002"". - Outro argumento raso típico de esquerdistas analfabetos em Economia. O preço da gasolina deve refletir sua importância na Economia. É o mercado quem deve decidir o preço da gasolina, não esse preço baixo mentiroso que o governo do PT fez e que afundou a Economia da Petrobrás e do país.

5 - ""O custo da matéria prima (petróleo) no preço da gasolina não chega a 20% no Brasil. Além disso, boa parte da matéria prima é nacional, não dependendo do preço do barril no mercado internacional. É por isso que quando o preço do barril subiu, o preço da gasolina brasileira não subiu. Pelo mesmo motivo, quando o preço do barriu despencou, o preço da gasolina não acompanhou a queda."" - Cara, você é uma anta! O Brasil NÃO TEM REFINARIAS, tu acha que é só ter petróleo no chão que é suficiente? Procure verificar quanto o país gasta para refinar! Como assim "boa parte da matéria prima é nacional"? Qual é o seu problema? Ou melhor: PRA QUEM VOCÊ ESCREVE?

6 - ""De 95 a 2002, o preço da gasolina teve reajuste de 350% em 8 anos. Média de 44% ao ano. De 2003 a 2015, a gasolina foi reajustada em 45%, média de 3.75% ao ano. Ou seja, o reajuste nos últimos 12 anos foi equivalente a média de 1 ano do período anterior."" - Ok, teve reajustes e você queria o quê, animal? Queria que o FHC fosse analfabeto político como o petê que vem ARTIFICIALMENTE fingindo controlar o preço da gasolina? Tu acha que ninguém está pagando a fatura pela gasolina mantida em preço baixo por decisões POLITIQUEIRAS?

7 - ""Em 1994, era possível comprar 127 litros de gasolina com um salário mínimo. 8 anos depois, o poder de compra da gasolina diminuiu e era possível comprar 97 litros do combustível com o salário mínimo. Atualmente, após os reajustes, é possível comprar 220 litros com o mesmo salário mínimo"". - O que diabo tem a ver o salário mínimo com o preço da gasolina mantido artificialmente baixo, animal?

Nassif, VOCÊ É MUITO BURRO!

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Alan Vini
Alan Vini

Meu Pai, Como Você é Ignorante.

 Não cheguei a ler o texto todo mas vou te dar algumas respostas.

 1. O preço fixado pelo "governo" como você diz é baseado em custos da produção, você "super defensor do livre mercado" deveria saber, neste caso o Estado deveria dar "de graça" a gasolina?
 Olhe o seu discurso meu camarada...

 3. A gasolina é de interesse nacional, existem industrias que precisam do combustível para maquinário, pessoas que transitam de casa para o trabalho e precisam disso, ÓBVIO que o governo deve subsidiar o valor; em ampla concorrência sofreríamos (sobretudo a indústria) com o mercado capitalista bonzinho que só quer ajudar os produtores a terem ainda mais lucro com problemas que acontecem no oriente médio.

 4. "O preço da gasolina deve refletir sua importância na Economia. É o mercado quem deve decidir o preço da gasolina". Parei de ler aí^. Ou você é muito (extremamente) rico ou é só um babaca que pensa que sabe o que fala.

 

Seu voto: Nenhum

Preço da gasolina

Seu artigo diz que no fim do governo FHC era possivel comprar apenas 97 litros de gasolina e que agora é possivel comprar 220 litros com valor do mínimo (788,00). 

Contudo no governo FHC as pessoas ganhavam em média 5 salarios minimos, portanto na média era possivel comprar 457 litros de gasolina. Eu sou um que ganhava 5 salários.

Acontece que no govenro FHC o salário minimo era VINCULADO  a aposentadoria, o que impedia o governo de aumentar o salario minimo pois teria que aumentar o salario dos aposentados e quebraria a previdencia. Esse cenário fazia que a demanda do mercado por mão de obra qualificada pagasse varios salários minimos.  Hoje os memos empresários pagam em media, 2 salários minimos, portanto seu calculo está ignorando a realidade economica daquela época afim de favorecer o governo da quadrilha petista. 

Na época do governo FHC, quem ainda ganava o mínimo eram aprendizes, officeboys, mas ate mesmo empregadas domesticas ganhavam 2 salarios, enquanto pessoas mais qualificadas ganhavam mais de 5 salários. 

Pare de enganar as pessoas. 
 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Bauer bernardes
Bauer bernardes

Como assim quem ganhava o

Como assim quem ganhava o minimo na era do FHC era aprendiz e officeboys? Nos últimos anos de FHC havia fila com engenheiros, advogados ... tentando uma vaga de gari! Reveja sua história, não compare o seu momento como reflexo do país. Minha comprava carcaça de frango no mercado para comermos.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Itamar Annoni Notare
Itamar Annoni Notare

Sobre pessoas com curso

Sobre pessoas com curso superior estarem tentando vagas de empregos de gari e similares, foi uma grande visão e esperteza que tiveram, hoje são diretores, passara a níveis bem mais altos através de promoções ou concursos internos, entraram como garis, ganharam a estabilidade federal e um emprego que hoje todos lutam para ter.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de bruno mota
bruno mota

Gasolina

Luis Nassif,

Segue a estrutura triburaria por traz do preço da gasolina conforme o site da Petrobrás.

 

%Destino18Distribuição - Postos11Etanol28ICMS11CIDE, PIS/PASEB, Cofins32Petrobras  Fonte: Petrobrás

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Lucio Ricardo Gomes
Lucio Ricardo Gomes

Quanto valia o dollar naquela

Quanto valia o dollar naquela época e quanto vale hj???

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Gustavo Ramos
Gustavo Ramos

Gasolina

Vcs sabiam que no Brasil, vender gasolina é ilegal? O que os postos vendem é uma mistura de etanol (27%) e gasolina. Se um dono de posto quiser vender gasolina mesmo (sem a adição do etanol) ele será preso e processado por adulteração de combustível. 

Vcs sabiam que caso todos os impostos sobre a gasolina (PIS, COFINS, CIDE e ICMS) fossem abolidos, o preço do litro cairia 53%?

Vcs sabiam que uma fatia do preço da gasolina é usada pelo governo para subsidiar o preço do diesel, e que por causa desse subsídio é proibida a circulação de carros de passeio movidos a diesel? No Brasil os únicos automóveis que podem utilizar o diesel são aquelas caminhonetes vistosas e luxuosas, que só os mais ricos podem comprar. Eles agradecem o seu esforço.

Vcs sabiam que por causa da obrigação de utilizar etanol misturado à gasolina, criou-se no Brasil o maior mercado cativo para esse produto? Lembre-se disso quando vir reportagens sobre usineiros reclamando da vida e pedindo ajuda (mais!) ao governo.

Vcs sabiam que nos EUA, onde as companhias petroliferas ganaciosas (grrrrr) fazem a festa, o preço da gasolina não só caiu, mas voltou ao patamar de dez anos atrás? Já aqui, em que a exploração é feita por uma estatal que ama os pobres, ama o país, blá, blá, o preço da gasolina está no maior patamar da história do real?

Vcs sabiam que os países árabes não só possuem as maiores reservas de petróleo do mundo como possuem um custo baixíssimo de prospecção? Além disso, o petróleo deles é preponderantemente do tipo leve - cujo custo de transformação em gasolina é menor, de forma que nosso petróleo nunca será competitivo no cenário mundial, a não ser que haja um colapso na produção mundial no curtíssimo prazo, o que nem as mentes mais pessimistas e alarmistas é capaz de imaginar.

Vcs sabiam que os americanos estão sentado numa das maiores reservas de petróleo do mundo? O petróleo produzido a partir do xisto betuminoso já é uma realidade e fala-se que já em 2015 a produção de petróleo dos americanos ultrapassará a produção dos árabes. Na verdade, o petróleo de xisto é o pesadelo dos Xeques e do Brasil, já que as exportações do Brasil para os EUA vem diminuindo ano após ano. 

Vcs sabiam que, no último pronunciamento da ex-presidente da PTBRAS, ela disse que a empresa diminuiria ao mínimo possível a prospecção de petróleo? A primeira vista pode parecer uma medida de economia - já que extrair petróleo é caro, mas fica a dúvida, como a PTBRAS pretende fazer gasolina sem petróleo? Simples, importando. Como sempre foi feito aliás. O problema é que agora não teremos a exportação do petróleo produzido aqui (muito mais barato que o petróleo que importamos por sinal) nem para servir de contra-peso da balança comercial e com o dólar nas alturas então... É a tempestade perfeita.

Vcs sabiam que não precisamos da PTBRAS para garantir a posse do petróleo brasileiro? O petróleo pertence à união e não à PTBRAS. Todos os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são considerados bens de propriedade da União, independente de quem os explore. Não é a PTBRAS que garante que o petróleo é nosso, são as leis do país, sua constituição.

Bom, se você engoliu essas 7 "verdades de comercial" que tal pensar sobre as minhas 9 verdades incovenientes?=)

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Claudio Souza dos Santos
Claudio Souza dos Santos

gasolina

Não é verdade que o nosso petróleo não dá gasolina porque não é leve.  A planta é projetada para otimizar o que for planejado.  O Brasil vive de transporte rodoviário (carretas) e por causa desta máfia os projetos são de plantas que priorizam diesel (até 60% do petróleo que entra é transformado em diesel).  Portanto não é só uma questão da empresa mas do país.  Infelizmente, não dão autonomia para a empresa nem se interessam de mudar este circulo vicioso do país.

Seu voto: Nenhum
imagem de Michel Iazbek
Michel Iazbek

PERFEITOOOOO! Canto essa bola

PERFEITOOOOO! Canto essa bola há muito tempo! Esse papo de pré-sal do lula é conversa pra boi dormir. Estamos 10.000 anos atrasados na questão energética. Excelente seus comentários. Parabéns.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

No item 6, o autor possui os

No item 6, o autor possui os valores mais ou menos exatos?

Outra coisa a se considerar é que antigamente os valores dos postos eram tabelados, o que impedia a prática de dumping tão comum neste setor. FHC acabou com esta medida, para liberar a "livre concorrência". Pois bem, lembro-me que na época, de imediato, já houve um aumento do preço por parte dos postos (sem que houvesse aumento do preço dos combustíveis nas refinarias). Benesses do capitalismo tupiniquim.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de sedenir
sedenir

gasolina

Outra coisa, nessa época eu trabalhava em posto de  gasolina,e o frete da  distribuidora  ate o posto era pago pela companhia FHC  acabou com esse subsidio e automaticamente o valor do frete foi repassado ao cliente assim aumentando o preço do litro.

Seu voto: Nenhum
imagem de everaldo alencar
everaldo alencar

...água suja na Lava Jato...

A falta de informações pode ser a água suja na Lava Jato.

1- Nas delações pemiadas, perguntaram  ( o juiz perguntou ) aos denunciantes o que eles fizeram objetivamente para receberem suas propinas ??? Se não, este juiz não prevaricou ???

2-Em uma corporação como a Petrobrás, poucas decisões são tomadas por uma pessoa indivivualmente, e mesmo estas são embasadas em relatórios, orçamentos, etc feitas por outros. Qual o poder específico que cada diretor tem sobre contratos ??? Pode ele sòzinho alterar valores ??? Escolher vencedores de concorrências ??? Escolher a quais concorrentes deve enviar cartaconvites ??? Por qual destes atos ele foi remunerado pela ganhadora ???

3- Sabe-se que a Petrobrás tem preços básicos para as suas compras e contratações de serviços, a concorrência seria nos BDI(s). a- Qual o histórico dos BDI(s) de cada concorrente em obras e serviços de mesma natureza, antes e depois das propinas ??? b- Se eram maiores, a estatal já era assaltada pelos contratados, com acertos  extra licitatórios, sem pagarem de nenhuma propina. Se eram menores, significam que os concorrentes não mais faziam acertos, e a estatal não levou nenhum prejuizo, muito pelo contrario. As propinas passarram a ser presentes por algum favorecimento que o diretor sòzinho, pudesse fazer. A entrada dos políticos nestas propinas, então se deram , por ação destes diretores que os procuraram para se manterem nos cargos que agora lhes traziam outros benefícios.

...e por aí vai...só assim lavaremos esta "sujeira" com águas limpas.

Seu voto: Nenhum
imagem de Sta. Catarina
Sta. Catarina

gasolina

Não podemos esquecer que no Brasil temos a opção do Álcool, coisa que no exterior não existe. Há, claro, veículos híbridos que acredito também algum dia começarão a se propagar por aqui.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Gustavo Ramos
Gustavo Ramos

Etanol

O Brasil tem o maior mercado cativo de Etanol do mundo. Lembre-se disso quanto ouvir reportagens falando sobre as dificuldades dos produtores de álcool e do socorro prestado a eles pelo Governo (via BNDES). Ahhh, e quando achar que o açúcar está caro, lembre-se de que a produção de açúcar é fortemente influenciada pela produção de etanol pois é mais lucrativo produzir etanol que açúcar e os usineiros não estão nem aí se você vai ter que tomar café amargo.

Uma outra coisinha, não passamos a usar etanol como combustível por uma opção ecológica. O etanol surgiu na década de 70, em plena ditadura militar, devido a crise do petróleo de 1973. 

O resto do mundo vai largar o petróleo e os combustíveis derivados sem conhecer o etanol brasileiro. O etanol brasileiro era pra ser temporário e acabou ficando, o que é bem típico por aqui.

Seu voto: Nenhum
imagem de Sta. Catarina
Sta. Catarina

gasolina

Não podemos esquecer que no Brasil temos a opção do Álcool, coisa que no exterior não existe. Há, claro, veículos híbridos que acredito também algum dia começarão a se propagar por aqui.

Seu voto: Nenhum
imagem de Luís Henrique Donadio
Luís Henrique Donadio

A oposição precisa se

A oposição precisa se decidir:

Ou a gasolina está muito cara, e o preço tem de baixar,

ou está muito barata e o preço tem de subir.

O que não vai dar certo é tentar me convencer que o preço tem de subir por que ela está muito cara,

nem que o preço tem de diminuir por que ela está muito barata...

*****************************************

Mas, é claro, o problema é que, do ponto de vista da Classe Média Sofre, a gasolina está ao mesmo tempo cara demais (para o bolso do coxinha, que pensa que é empresário mas vive de salário como todo mundo) e barata demais (permitindo ao nordestino-pardo-pobre-filho da empregada sustentar um fusquinha e contribuir para tornar o trânsito impossível para o coxinha, que pensa que é empresário, mas tem de chegar no horário no trabalho como todo mundo).

O que não é barato, nem caro, ao contrário, não tem preço, é a inteligência desse setor da sociedade, que se acha ilustrado mas não consegue nem fazer contas de maneira coerente...

Seu voto: Nenhum
imagem de Gilberto Neves
Gilberto Neves

Atenção

Atenção, isso é uma pergunta de quem quer entender, portanto controlem os ânimos e respondam com racionalidade: No item 3 o autor fala sobre o preço da gasolina, no ranking o preço da gasolina no Brasil é de US$ 1,17.

Porém esse não poderia ser o calculo comparativo uma vez que o cidadão de um país não paga em dólar. Por exemplo, na itália a gasolina custa US$ 1,70, mas como o dólar vale 0,88 euros então a gasolina para o italiano sai por 1,50 euros.

Já o Chile tem gasolina mais barata em dólar do que o Brasil, mas como o peso chileno é bem desvalorizado o valor da gasolina é alto, mais de 670 pesos. Porém o salário mínimo é de mais de 200 mil pesos.

Enfim, esse custo em dólar não me parece um comparativo justo para verificar se a gasolina está cara ou barata dentro do país.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de nicolau
nicolau

prezzo italia

Na Italia o 'prezzo benzina SP (sem chumbo) é de Euro 1,595. Apenas não entendi a conta...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Robson Luiz
Robson Luiz

Informações para não pagar mico?

Eu tenho algumas DICAS importantes tambem:

1 - Quem não pode pagar pelo combustivel que consome, não precisa de carro e sim de BILHETE ÚNICO.

2 - Só tem carro quem pode.

3 - Não reclame do preço da gasolina. Vc tem carro pq vc pode ter um.

4 - Não faça protestos ou queime pneus, carros ou algo do patrimônio publico. Lembre-se. Vc tem carro pq pode ter um carro.

5 - Deixe os protestos para quem nao tem carro e quer fazer uma bagunça para aparecer na mídia.

Seguindo algumas dessas dicas vc se livra de tomar uma PEDRADA na cabeça ou de levar uma BORRACHADAS dos policiais.

Seu voto: Nenhum (18 votos)
imagem de Vandecio Carvalho
Vandecio Carvalho

Apartheid do automóvel

Então o Brasil deveria ser dividido entre quem pode e quem não pode ter automóvel.

 

Pior. Nesta lógica quem compra a cesta básica, ou o faz porque pode, ou não reclama do preço dos seus itens. Quem não pode comprar a cesta básica, procure comida no lixo, vá à chepa, etc...

 

É bem a cara de quem é assalariado e, porque deve ganhar mais que dois mínimos,  pensa que é classe média (risos).

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo L. A. Silva
Paulo L. A. Silva

Conta

Desculpem, mas como chegou a uma média de 44% de aumento ao ano? Dividindo 350% por 8 anos? Acho que não é bem assim que se calcula aumento percentual médio.

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de anac
anac

Ele acha. Viche nem dividir o

Ele acha.

Viche nem dividir o coxinha mais sabe. Pega uma calculadora, cara!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Guru
Guru

Preços da gasolina

Realmente, se a comparação de preços é em dólar e com o dólar bombando a mais de R$3,00, a gasolina no Brasil daqui a pouco vai ser considerada um das mais baratas do mundo. Só não se esqueçam de a nossa gasolina não é pura e está longe de ter a qualidade da dos EUA, Europa ou mesmo Argentina, que compra a nossa gasolina, só que numa configuração de melhor qualidade e num valor muito mais baixo do que o daqui. Hj temos uma mistura de 25% de álcool na gasolina e a partir da 2a quinzena de fevereiro, passará a 27%, ou seja, além de pagarmos agora uma média de R$3,20 por litro (em SP, outros estados é ainda maior), teremos uma gasolina de pior qualidade ainda. Agora pasmem, a Petrobras reduziu o preço da gasolina para o Paraguai agora em Fev. 

Agora, se ser trabalhador, estudar e almejar sucesso profissional através do próprio suor e esforço e também se indignar com toda a falta de caráter e bandidagem que está acabando com o nosso país for um sinal de ser "coxinha", então digo com todo orgulho que faço parte dessa classificação.

Aliás, por favor, defina o que entende por "coxinha" e "reaça", mas apresente uma boa explicação, pois acredito ter razoável massa cinzenta e senso crítico para aceitar qualquer baboseira como as que andam vomitando por aí nas redes sociais.

http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/02/petrobras-anuncia-reducao-no-p...

Agora, se o camarada que trabalha na iniciativa privada, que tem o seu merecido reconhecimento profissional, é taxado de coxinha, como definiríamos o playboy filho do Lula, que hj anda de Ferrari e é o maior latifundiário do Brasil, ou mesmo o próprio Lula, milionário hj em dia?

 

Seu voto: Nenhum
imagem de cidadãocaipiraetrouxa
cidadãocaipiraetrouxa

Afinal, o que é gasolina "pura"?

Sim, é fato que a Argentina compra nossa gasolina e a "configura" para ela melhorar de qualidade lá fora. Por outro lado, é exatamente o que fazemos no Brasil!

Primeiro, é bom conhecer do que estamos falando. Não existe gasolina "pura", ela é uma mistura. A Gasolina "A" é um composto intrinsicamente impuro derivado de uma matéria-prima extremamente impura, o petróleo bruto. A gasolina refinada é na verdade composta por milhares de componentes, sendo que destes cerca de 200 componentes são predominantes, compondo cerca de 85% da mistura. Se pegarmos somente os 20 a 50 principais componentes chegaremos aos principais grupos orgânicos que compõem a maioria das gasolinas do mundo: isoparafinas, parafinas, aromáticos, olefinas e naftênicos. O que faz uma gasolina "ruim" é a presença de contaminantes e os tipos e dosagens inadequadas de certos aditivos.

Quanto a contaminantes, podemos dizer que a gasolina produzida pela Petrobras é de boa qualidade. Quase todas as refinarias brasileiras foram duplicadas ou quase triplicadas de tamanho nos últimos dez anos somente para introduzir tecnologias para diminuir algumas ppms (partes por milhão) de contaminantes (enxofre e nitrogenados) dos combustíveis (diesel e gasolina) sem aumento significativo de produção - apenas para melhorar a qualidade!

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/conheca-os-beneficios-das-nova...

A gasolina deixa de ser comercializada como "A" na bomba exatamente pela necessidade de aditivos para melhorar a qualidade no sentido de diminuir as emissões controladas, diminuir a "goma" que se deposita nas partes afetadas do motor, diminuir o atrito nas partes móveis do motor onde o combustível atua, diminuir a corrosividade e diminuir a explosividade (o mesmo que aumentar a octanagem). O assunto é tão importante, que os americanos somente discutem os tipos e o teor de aditivos para atingir certa qualidade, nunca se fala sobre a origem da gasolina ou do petróleo, isso seria ridículo para eles.

http://www.autoguide.com/auto-news/2012/12/which-gas-stations-sell-the-b...

É bom lembrar, por último, que o álcool anidro é um biocombustível e não um contaminante. Não representa um fator de perda qualidade do combustível, a não ser pelo fato que aumenta a octanagem. Neste caso, pelo contrário, se torna um aditivo que melhora a qualidade do combustível.

Seu voto: Nenhum
imagem de Angelo G. Frizzo
Angelo G. Frizzo

Um globidiota incomoda muita

Um globidiota incomoda muita gente, dois .....muito mais.  Nassif ! nem lendo eles conseguem entender.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Juliani
Juliani

Depois de tudo o que eu li, e

Depois de tudo o que eu li, e dos comentários a favor de todo esse texto, só posso dizer que brasileiro é um povo muito rico mesmo! Afinal de contas, antigamente (FHC) "as coisas foram muito piores, então o que é pra nós pagar esse valor não é mesmo? Estamos muito bem, obrigado."

Acontece que os anos passaram, e se aquele tempo havia muita sujeira, onde AINDA continua existindo!!!! Independente se foi pior ou não! O que acontece hoje no Brasil não deve ser justificado como sendo "menos pior"!

Por mais que a gasolina no Brasil não seja a mais cara do mundo, ela não precisa estar em 1º lugar pra que eu não me conforme com isso! 

Além de tudo, pude perceber que brasileiro é um povo muito otimista também, pois se sofreram na época de FHC, o que vier hoje é lucro, não é?! "Vamos aceitar e nos conformar com o que vier porque nunca será tão ruim quanto antes não é mesmo?"

E pra esse povo rico, só tenho a dizer que bom que não vai fazer diferença nenhuma pra vocês, pagarem esse valor, e mais tantos outros absurdos. Porque pra mim, faz diferença sim.

Parece que as pessoas leem esses textos e pensam: "Ah, está certo então, têm toda razão de cobrar esse valor, e se precisarem, aumentem mais um pouquinho."

O que aconteceu há anos atrás não foi bom, mas estou vivendo em 2015 e ainda há muito o que melhorar, pra que eu concorde com tudo isso!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Thyago Almeida
Thyago Almeida

Desculpa aí, mas quem pagou mico foi o Autor

1 e 2 - Nesse argumento, a própria fonte que ele citou está desatualizada, ignorando o aumento do PIS e COFINS a partir de fevereiro e a alíquota do CIDE, que só trará impacto em 1º de maio (sim, vai aumentar de novo em cerca de 7%). Isso vai elevar a arrecadação federal para, no mínimo, 14%.

3 - Na própria fonte dele, o Brasil ocupa a posição 50 no ranking.

4 - Cheirinho de petista querendo comparar o Brasil de uma década atrás, só pq era governado por tucano. Não vi argumento aí.

5 - Essa foi triste. Nós importamos US$ 30,5 Blilhões por ano de petróleo (quase o dobro do que nós exportamos). Isso é pq o "tão aclamado" petróleo brasileiro não é o ideal para produção de gasolina. Nosso petróleo é bom para LUBRIFICANTES. A maioria das nossas refinarias não tem tecnologia para extrair gasolina do nosso tipo de petróleo. 

http://economia.ig.com.br/2014-10-01/importacao-de-petroleo-e-derivados-...
http://super.abril.com.br/ciencia/brasil-auto-suficiente-petroleo-446464...

http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/destaques-operacionais/producao...

O preço da gasolina não subiu quando o barril subiu porque o PT mandou segurar o preço até as eleições para enganar o povo. Agora que o barril caiu, o preço subiu para cobrir o rombo. Teve que aumentar imposto!

6 - Mi-mi-mi-mi petista de novo.

7 - Fechando com chave de ouro: o atestado de idiota do autor. Ele copiou isso de uma propaganda do PT que tá rolando aí e nem precisa dizer que existe a inflação acumulada nesse período, né? O valor do salário mínimo em Set de 1994 era de R$ 70,00, o que dava pra comprar coisa pra burro naquela época. Os mesmos R$ 70,00 equivalem a R$ 410,00 hoje. Ou seja, o salário mínimo REAL nem chegou a dobrar nos últimos 20 anos. 

Já a gasolina, custava R$ 0,53 em 1994. O Barril do petróleo valia menos de US$ 20,00 naquela época. Hoje vale US$53,00 e já chegou a valer mais de US$ 200,00 em 2008, uma época de outro para a Petrobras. Hoje vale US$ 53,00 depois de uma queda violenta desde o inicio de 2014, o que está fudendo a Petrobrás que não consegue produzir petroleo a este preço pq não investiu em pesquisa e tecnologia por ser uma estatal acomodada (uma cigarra curtindo o verão e agora vai se ferrar no inverno).

A gasolina deveria estar custando pouco mais de 1 real hoje se o mercado fosse aberto. Nos EUA ela está custando R$ 1,40.

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?...

http://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=%C3%ADndice...

 

Este é um caso clássico de falácia de falsa analogia. Ele compara duas variáveis que não têm nada a ver uma com a outra para dar a falsa sensação de que o Brasil hoje está muito melhor graças ao PT. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de francisco sobral
francisco sobral

cê votou no aécio né?....kkk

cê votou no aécio né?....kkk nem deu pra perceber !!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Giuliano Gv
Giuliano Gv

resposta

Com o PT a economia melhorou sim. Mas aumentou a quantidade de pessoas com uma péssima educação, aumentou a violencia e os crimes hediondos resumindo ta um inferno.

Seu voto: Nenhum

1 e 2 - Nesse argumento, a

1 e 2 - Nesse argumento, a própria fonte que ele citou está desatualizada, ignorando o aumento do PIS e COFINS a partir de fevereiro e a alíquota do CIDE, que só trará impacto em 1º de maio (sim, vai aumentar de novo em cerca de 7%). Isso vai elevar a arrecadação federal para, no mínimo, 14%.

Já foi divulgado que o aumento de maio não impactará nos preços das bombas, pois será apenas uma transferência de tributos, ou seja, aumento da CIDE e diminuição da PIS/COFINS

3 - Na própria fonte dele, o Brasil ocupa a posição 50 no ranking.

No dia em que o texto foi divulgado, o Brasil ocupava a posição 73 no Ranking. No dia que você checou provavelmente estava na posição 50. Agora, nesse exato momento, ocupa a posição 60. Todas essas posições desmentem o mito que corria nas redes sociais de que a gasolina brasileira é a mais cara do mundo.

4 - Cheirinho de petista querendo comparar o Brasil de uma década atrás, só pq era governado por tucano. Não vi argumento aí.

A comparação não é o Brasil de hoje com o Brasil de uma década atrás. A intenção é mostrar a evolução do país neste quesito quando comparado com o restante do mundo. Não há como negar que houve uma grande evolução.

5 - Essa foi triste. Nós importamos US$ 30,5 Blilhões por ano de petróleo (quase o dobro do que nós exportamos).

Desses 30,5 bilhões, qual a parte que vai pra gasolina? Isso implica em quantos % do preço final da gasolina? Verás que o impacto dessa importação no preço da gasolina continua sendo muito baixo.

Isso é pq o "tão aclamado" petróleo brasileiro não é o ideal para produção de gasolina. Nosso petróleo é bom para LUBRIFICANTES. A maioria das nossas refinarias não tem tecnologia para extrair gasolina do nosso tipo de petróleo.

Realmente o petróleo do Brasil é do tipo pesado e por isso ele é MISTURADO ao petróleo leve para o refino da gasolina. É exatamente por isso que parte da matéria prima usada é nacional. Ocorre uma mistura do petróleo leve com o petróleo pesado brasileiro.

O preço da gasolina não subiu quando o barril subiu porque o PT mandou segurar o preço até as eleições para enganar o povo. Agora que o barril caiu, o preço subiu para cobrir o rombo. Teve que aumentar imposto!

Essa foi boa. Segurar o preço da gasolina por 12 ANOS é ato eleitoral? Se for, tomara que o governo continue sendo eleitoral, pois isso foi ótimo pros brasileiros. O reajuste da gasolina abaixo da inflação foi uma prática de longuíssimo prazo. 


7 - Fechando com chave de ouro: o atestado de idiota do autor. Ele copiou isso de uma propaganda do PT que tá rolando aí e nem precisa dizer que existe a inflação acumulada nesse período, né? O valor do salário mínimo em Set de 1994 era de R$ 70,00, o que dava pra comprar coisa pra burro naquela época. Os mesmos R$ 70,00 equivalem a R$ 410,00 hoje. Ou seja, o salário mínimo REAL nem chegou a dobrar nos últimos 20 anos. 

Ou seja, o salário mínimo praticamente dobrou, mesmo descontando a inflação. Fenômeno inédito na história do Brasil e raro no mundo.

Já a gasolina, custava R$ 0,53 em 1994. O Barril do petróleo valia menos de US$ 20,00 naquela época. Hoje vale US$53,00 e já chegou a valer mais de US$ 200,00 em 2008, uma época de outro para a Petrobras. Hoje vale US$ 53,00 depois de uma queda violenta desde o inicio de 2014, o que está fudendo a Petrobrás que não consegue produzir petroleo a este preço pq não investiu em pesquisa e tecnologia por ser uma estatal acomodada (uma cigarra curtindo o verão e agora vai se ferrar no inverno).
Sua matemática é tão pobre que vc faz um racioncínio considerando que o preço da gasolina é composto somente pela matéria prima (rs).

A propósito, A estatal brasileira deve ser uma das que mais descobriu petróleo no mundo de 2002 pra cá. Isso graças a investimento em pesquisa e exploração. O barril hoje custa U$53,00, valor maior inclusive do que o Break even do pré sal, que é o petróleo mais caro. Se considerar o petróleo do pós sal, que corresponde à maior fatia do petróleo produzido hoje, o valor do barril hoje ainda é bem superior aos custos de produção.

E vc falou bem, a gasolina custava R$0,53 e não houve nenhum aumento no preço SIGNIFICATIVO no preço do barril até 2002. Mesmo não havendo grandes aumentos no preço do barril, o preço da gasolina foi multiplicado por 4.

Por outro lado, com o preço do barril disparando após 2002, os aumentos no preço da gasolina foram tímidos após este período. Isso joga toda sua teoria por terra.
 

A gasolina deveria estar custando pouco mais de 1 real hoje se o mercado fosse aberto. Nos EUA ela está custando R$ 1,40.

Você está muito mal informado. A composição dos preços da gasolina na década de 90 era semelhante a de hoje (em porcentagens), com os tributos ocupando a maior parte dela. Como a gasolina deveria estar custando pouco mais de R$1,00, se além do custo da matéria prima vc tem que incluir os custos de refino, distribuição, etanol, margem de lucro das distribuidoras e dos postos e ainda a tributação?

Você poderia me explicar essa mágica?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de RenanDfTB
RenanDfTB

PT X PSDB

Acontece cidadãos e cidadãs que o FHC deriva de uma condição econômica muito diferente do que quando o PT assumiu, e nem estou querendo defender o primeiro, apenas lembrá-los da inutilidade da comparação feita por ambos, pois não tem como comparar, forma épocas diferentes que exigiram políticas diferentes de condução da economia.

Em relação ao represamento de preços dos combustíveis, a curto prazo concerteza foi ótimo, mas cedo ou tarde alguem vai ter que pagar essa diferença...e quem você acha que irá pagar?

 

 

Seu voto: Nenhum (11 votos)

pt x psdb

Vamos ver se entendi.

Foram épocas diferentes. Então na época de FHC, quem pagava as contas do governo?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Um dia feliz à todos.

imagem de Angelo G. Frizzo
Angelo G. Frizzo

Quer dizer que o Brasil está

Quer dizer que o Brasil está PIOR com o PT?   Tá brincando ou moras 

nos "esteites"mesmo?  Nós moramos aqui.

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Victor Vilela
Victor Vilela

Queria tanto ver sua resposta

Queria tanto ver sua resposta pra própria pergunta agora!!!

Ainda acha que o PT tem sido benefico??

Seu voto: Nenhum
imagem de ralfo
ralfo

preço de combustível automotivo ao consumidor

e tem mais taxas como subsídio ao diesel e ao glp que teve por espirito deslocar a lenha. o melhor petróleo matéria prima para lubrificantes é o óloe tipo ''árabe leve'', entar na troca de óleos exporta importa. gasolina é só uma face, tem a nafta petroquímica, o glp industrial, os óleos combustiveis industriais. u$ 1,20 us galloon (3,8 l) é uma outra realidade tributária, inclusive sobre o refino. todas as ''irmãs'' do petróleo trabalharam com margens brutas de oito a dez vezes. o peróleo tornar-a a u$ 100,00 / bbl, só eresta saber quando. no barsil tudo a qyue se refere a transporte (veículos, insumos, etc) é distorcido para o alto. nemhum governo abriu mão disto e não há horizonte para ver quando haverá alívio neste custo braisl. o nassif está 99% correto, e nós acomodados como sempre. o único consolo e´que 2.000.000 bbl/dia não são adquiridos me dólar, a dsitorsão dos liberais foiu colocar o preço da matéria prima de u$30,00/bbl, com lucro dois aos ditos preços internacionais ( e niguem reclamou) . acresce-se a isto os impostos brasileiros = CRUELDDAE. 

Seu voto: Nenhum
imagem de maria do socorro zestermann
maria do socorro zestermann

 Cada estadodefine suas

 Cada estadodefine suas alíquotas de forma independente das dos demais. A tabela abaixo apresenta as alíquotas incidentes sobre gasolina, álcool e óleo díesel em cada unidade da federação.Tabela 1 – Alíquotas do ICMSEstados Gasolina Álcool5 Óleo DieselAcre 25% 25% 25%Alagoas 25% 25% 17%Amapá 25% 25% 17%Amazonas 25% 25% 17%Bahia 25% 17% 25%Ceará 25% 25% 25%Distrito Federal 25% 25% 12%Espiríto Santo 27% 27% 12%Goiás627% 29% 18%Maranhão 25% 25% 25%Mato Grosso 25% 25% 17%Mato Grosso do Sul 25% 25% 17%Minas Gerais 27% 22%712%8Pará 28% 26% 17%

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Petroleo

Barriu? CDQ.

Divertidissimo esse exercício de tortura de números. Tá certo, a gasolina tá barata, vai lá pagar 4 reais por litro feliz da vida.

 

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Maria Moreia
Maria Moreia

Eutambém não estou feliz com

Eutambém não estou feliz com o aumento da gasolina....mas também não vou ficar por aí reproduzindo bobagens e insulflando animos inoperantes...pois sei  agora que essa gasolina não é a mais cara do mundo como foi dito na TV...sei também ,por essa relação de números, que a mesma já esteve muito mais difícil de se conseguir ....e que se é possível comprar mais litros com o valor do salário mínimo atual é porque agora as condições estão melhores para quem sempre ganha menos neste pais.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Eduardo Reale
Eduardo Reale

Não justificou nada.

As crítimas são sobre o aumento de preço não sobre a composição do preço final do produto. Falou, falou e não justificou nada. A culpa continua sendo de Dilma. kkkk

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de carlos Nunes
carlos Nunes

PTista

Que postizinho de 5* mais petista impossível. Isso não devia ser informativo. O titulo do post deveria ser.
"Se VC eh petista leia isto pra tentar defender a patroa"

Seu voto: Nenhum (17 votos)
imagem de Angelo G. Frizzo
Angelo G. Frizzo

Há doze anos você colocava

Há doze anos você colocava gasolina no seu carro onde? Nos EUA?  Não brinque de desinformado.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de georges
georges

Comparação com outros paises

Bom como falaram ai no texto acima, o preco da gasolina no Brasil nao acompanha o preco mundial pois a materia prima é nossa e nao precisamos importar ela. Agora me expliquem na hora de comparar voce pode ver que a gasolina no EUA esta 0.60cents de dollar (eles sao importadores de gasolina, e importam do Brasil) ja aqui que a materia prima é nossa que tudo é feito em territorio nacional pagamos 1.17cents de dollar no litro levando em conta que a gasolina aqui no brasil vai 20 e poucos por cento de alcool. como que nos pagamos 0.57 cents de dollar a mais no litro da gasolina do que os paises que importam o nosso combustivel???

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Calil
Calil

Gasolina

Quanto desisnformação!

Não somos suficientes em gasolina, por isso importamos petróleo para atender a demanda interna!

Se a Petrobras fosse sua propriedade e houvesse uma política de represamento de preços no Brasil o senhor passaria a exportar o petróleo e mandaria o povo daqui pras cucuias!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jossimar
Jossimar

Você reparou nos impostos nos

Você reparou nos impostos nos itens 1 e 2?

Será que nos EUA temestes impostos?

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Leonardo Micheloni
Leonardo Micheloni

Existem vários tipos de

Existem vários tipos de petróleo, e seus preços e os derivados obtidos variam conforme densidade, teor de nitrogênio e enxofre, acidez, etc. O petróleo brasileiro (em especial da bacia de campos)  é muito viscoso, sendo mto bom para produção de óleo combustível, buncker, asfalto, coque, mas não tão bom para produzir derivados leves, como diesel e gasolina. Além disso, todas as refinarias brasileiras foram construidas antes da descoberta da bacia de campos, ou seja, elas não foram feitas para processar um petróleo com as caracteristicas do petróleo brasileiro, e sim com as caracteristicas do petóleo árabe (que é menos viscoso, ideal para produção de derivados leves).
Para contornar esse problema, o Brasil extrai o petróleo, vende parte dele pro exterior, e importa o petróleo árabe, que por suas características, é mais caro, para fazer uma mistura com o petróleo nacional para que nossas refinarias possam processa-lo em derivados leves.
Também é importante ressaltar que o Brasil não é auto-suficiente na produção de derivados, e que é necessário importar diesel e gasolina, e que por anos a Petrobras comprou derivados por um preço maior do que o que ela vendia, só para não aumentar a gasolina, o que infelizmente fez com que a empresa não pudesse ter um caixa suficiente para momentos como o atual.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ricardo Nassif
Ricardo Nassif

Discordo em 2 pontos

Para tentar ser direto, discordo em dois pontos:

 

A) O petroleo é uma "commodity". Estive nos EUA recentemente e paguei 1,72USD/galao (=R$ 1,20/litro). Se o preço da materia prima é igual para todo mundo, porque no Brasil tem que custar quase 3x mais. O fato do nosso processo ter apenas 20% de correlaçao direta entre preço do petroleo e o preço final da gasolina é suficiente para fazer custar 3x mais ? Quantos % é a influência da material prima em outros países ? Para mim, essa conta não fecha!

 

B) Não se pode comparar o preço da gasolina diretamente com a inflação como feito no item 6, exatamente pelo ponto acima, por se tratar de uma commodity. O preço deveria flutuar conforme o mercado, sem intervenção do governo, para o bom e para o ruim. No passado ele foi bastante represado para não afetar ainda mais a inflação, ou seja, uma medida política e perigosa. Por fim, se a Petrobras não fosse um cabideiro política, teria muitos menos gastos e talvez pudesse equilibrar melhor as contas, evitando também a tomadas de decisão política. Sem mencionar os desvios de corrupção.

Apenas para dexar claro, apesar de ser contrário ao governo atual reconheço diversas melhorias feitas no lado social nos últimos 12 anos, entretanto economica e Petrobras não fazem parte das coisas boas que EU acho que o governo atual fez corretamente.

Espero ter contribuido!

Abraços!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Pedro Augusto
Pedro Augusto

preço.....

 só deixaram um detalhe de lado .. o poder de combustão do combustivel brasileiro.. normalmente no brasil tem em media de 20a25% de combustão , em outros paises essa tacha e muito maior . varia de 50 a 70% a taxa de combustão .. ou seja sim o brasil ainda tem umas das mais cara por seu poder de combustão ser tao baixo ela sai caro , em media um carro 1.0 faz 13km/L.. em outros paises com uma media de 50% sera em media 20km/L .. ou seja e um gasto muito maior.. quanto menor taxa de combustão , menos o carro anda ..  .. o povo deveria pesquisa sobre isso antes de fala não só ver o preço 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Fábio Alves
Fábio Alves

Melhor desenhar. A maioria

Melhor desenhar. A maioria deles não vai entender.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Wellington Duarte
Wellington Duarte

Sobre...preço

Penso que se deva levar em conta que o preço do litro de gasolina precisa levar em conta que, pelo menos, 250 cc não é gasolina. É álcool anidro (Viva aos usineiros!). No meu entender, pagamos, em média, R$3,30 por "litro" de 750cc de gasolina, ou seja, R$4,40 o litro (1000cc). Estou errado?

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.