Temer mantém ministros que têm problemas com Justiça

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

cabinet.jpg

Alves, Fátima e Osório levaram mais desgaste ao governo de Michel Temer

da Rede Brasil Atual

Temer mantém ministros que têm problemas com Justiça

Henrique Eduardo Alves (Turismo), Fátima Pelaes (secretária de Políticas para Mulheres) e Fábio Medina Osório (advogado-geral da União) eram cotados para deixar governo interino

por Hylda Cavalcanti, da RBA 

Brasília – Embora sejam grandes as expectativas sobre quedas de novos ministros do governo interino de Michel Temer, ele decidiu hoje (6) que vai manter Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Fábio Medina Osório (advogado-geral da União), assim como a secretária de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes. Os três vinham sendo considerados “na corda bamba” e tidos como os próximos a deixarem o Executivo nos próximos dias, por motivos diversos. Alves e Fátima foram citados em investigações do Judiciário. Osório usou de práticas que provocaram insatisfações no Planalto. O entendimento do presidente interino, no entanto, foi de dar um tempo a mais para o trio.

A dúvida foi motivo de conversas e especulações diversas durante o final de semana e esta manhã, principalmente por conta da situação de Henrique Alves. Isso porque o ministro do Turismo teve seu nome citado em um documento encaminhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos recebedores de propina da Petrobras no processo contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A saída de Alves, considerado como um dos próximos a também se tornar réu pelo STF, teria sido costurada durante reuniões da base do governo no último final de semana, entre políticos aliados do governo interino.

Durante uma entrevista curta, concedida a uma rádio gaúcha, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, lembrou que Michel Temer avisou a todos, durante a primeira reunião ministerial, que ao convidar os integrantes do seu primeiro escalão teria conversado com cada um sobre possíveis envolvimentos com o Judiciário e deixado claro que quem viesse a ter problemas maiores, teria de deixar o cargo.

“Não precisa ser nenhum menino para entender o que o presidente quis dizer e que, neste caso, fica difícil a situação do ministro (Henrique Alves)”, afirmou Padilha. A declaração foi tida como uma espécie de recado de Temer – que tem Padilha como um dos principais interlocutores – para que o ministro do Turismo peça para sair do cargo.

Entre integrantes do PMDB no Congresso, no entanto, já tinha sido especulado se não valeria mais a famosa frase dita por vários caciques do partido, como o senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (RR), de que “ser investigado e ser réu num processo não demonstra a culpa do político, o que demonstra a culpa é a sentença transitada em julgado que o condenar”. Que, a princípio, foi o entendimento que prevaleceu.

Além de tudo, Alves tem ao seu favor, o fato de ter sido um dos primeiros a romper com o governo de Dilma Rousseff e a apoiar Michel Temer. Temer também ficou de conversar com Fábio Medina Osório sobre como quer que sejam feitos os trâmites da AGU e a sintonia do trabalho lá realizado com as ações do Palácio do Planalto.

Desconforto no Planalto

Segundo informações divulgadas pela imprensa durante o final de semana e confirmadas por parlamentares no Senado, seriam três os motivos do descontentamento do Planalto com Osório. Primeiro, ele tentou dar o que se chama de “carteirada” no hangar da Força Aérea Brasileira (FAB) ao chegar lá dizendo que era ministro e precisava de todo jeito de um avião, o que causou desconforto e levou oficiais da aeronáutica a reclamarem oficialmente dele.

Depois, o ministro viajou para um evento no Paraná no dia em que saiu decisão do Judiciário refazendo o ato que tinha trocado o presidente da EBC. Ele não estava em Brasília para despachar com Temer sobre o caso, mesmo sabendo que poderia sair decisão a respeito – o que teria irritado o presidente interino e vários integrantes do primeiro escalão.

E em terceiro lugar, Osório foi censurado pelos colegas por ter aberto um pedido de sindicância contra seu antecessor, José Eduardo Cardozo, sem ter pedido autorização à equipe de articulação política, que considerou desnecessário o gesto.

Já Fátima Pelaes, tida como a mais próxima a deixar o governo, na última sexta-feira (3), foi a primeira a receber a confirmação de que permaneceria no cargo. Ela foi citada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma articulação criminosa para desviar recursos de emendas parlamentares do período em que foi deputada federal.

Fátima disse que apesar de estar sendo investigada pela operação Vaucher, da Polícia Federal, está tranquila, não cometeu atos ilícitos e confia nas apurações em curso pela polícia e no Judiciário. Segundo pessoas próximas ao presidente interino, como Fátima se justificou no mesmo dia em que foram divulgadas as denúncias e afirmou que não está envolvida no caso e que ainda não foi julgado processo, Temer decidiu mantê-la no cargo ainda no final de semana.

Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF), que integra a bancada feminina da Câmara, como se não bastassem as opiniões da secretária de mulheres, chamadas por ela de “fundamentalistas” (como declarações de que é contrária ao aborto mesmo em caso de estupro) e seu distanciamento das políticas públicas para a área, ainda por cima estas últimas denúncias e a investigação do Ministério Público transformam em “acinte” a sua manutenção no cargo. Erika ressaltou que a bancada vai questionar formalmente a nomeação de Fátima Pelaes em várias instâncias.

“É um acinte à luta histórica das mulheres deste país, que conquistaram esse espaço com muito sangue, suor e lágrimas. E se já não bastasse o fundamentalismo com que trata as questões de gênero, ferindo a legislação vigente e a laicidade do Estado garantida pela Constituição, também é acusada de peculato. Vamos questionar a nomeação dela no Ministério Público e na Comissão de Ética da Presidência da República”, afirmou a deputada.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A situação de Henrique Alves

    A situação de Henrique Alves é periclitante por não ter foro privilegiado. Sabemos que até Cunha poderá se livrar da cassação porque o Congresso é repleto de votos em favor do malandro, talvez por medo, rabo preso. 

    Estou até pensando se Fátima Pelaes e Fábo Medina não estão no conjunto para justificarem a permanência de Henrique Alves, dos três o que tem denúncias envolvidas na Operação Lava Jato, a coisa mais temida por todos os políticos. 

    Esse Henrique Alves, tantos anos no poder, e pelo histórico de seus familiares, é capaz de superar Temer em matéria de traição. Aloysio se firmou na politica do RN por meio de muitas traições e trapaças. Sua grande vítima, e inesquecível para o povo do RN foi Djalma Maranhão, denunciado aos miliatres em 64 por ele, Aloysio. Temer não estará com medo do que poderá Alves fazer como retaliação, se for exonerado?

  2. De Fabio Medina não se

    De Fabio Medina não se poderia esperar outra postura que não a de arrogância e autoritarismo, tão comum a quem não tem grandeza. De fato se tem uma característica comum a todo os envolvidos nesse imbrólio de impeachment , essa é a falta de grandeza, daquilo a que se chama boas práticas. É tudo no quase, no barely legal… quando não na clara ilegalidade. Essa turma, Cunha-Aécio-Temer, é marcada pela mesquinhez.

  3. Caro Nassif
    Temer e todos

    Caro Nassif

    Temer e todos seus apoios, são fora da Lei, são golpistas.

    Portanto, mesmo os que ficam, ficam sendo foras da lei.

    Saudações

  4. desculpa

    Sabem qual a desculpa de Temer para manter eses caras no governo?

    O PIG noticiou essa manhã.

    O Temer vai tirar os ministros QUE TENHAM SIDO PEGOS EM GRAVAÇÕES.

    Ah bom, tá explicado….

  5. E a coxinhada continua iludida…

    Meus colegas de AGU ontem davam como certa a queda do Medina, e bradavam nas redes sociais que “eles” é que haviam derrubado o Advogado-Geral da União, por conta de um protesto que fizeram no gabinete dele na sexta-feira passada.

    Bando de desinocentes! Juram que controlam o governo, que nomeiam e desnomeiam, que tem alguma força junto ao PMDB…

    O governo do Temer caindo na cabeça de todos, e as pessoas nas redes sociais e caixas de comentários da mídia ficam atacando Dilma, Lula e o PT, bradando abertamente que qualquer coisa (inclusive o pior do pior) é melhor que o PT.

    Neste momento decidi ficar calado, puxar minha cadeira e observar tudo sentado, que em pé cansa. Quero me deleitar com o momento em que finalmente cairá a ficha dessa coxinhada.

  6. Sem plano B

    A Arábia Saudita, em nome da moral e bons costumes, tem uma lei que proíbe homens e mulheres de caminharem juntos se não forem casados ou pais e filhos!

    Como a vida é dinâmica, ela se tornou um destino homossexual.

    É isso que acontecerá no Brasil em termos de CORRUPÇÃO!

    Em nome do combate a corrupção, nos tornaremos em breve o paraiso da corrupção!

    Assim como foi na Itália, após o Mãos Limpas, veio o berlusconi e agora a máfia não pode mais ser ignorada no cálculo do PIB Italiano –  a vida é DINÂMICA!

    Depois da capa do New York Times com a medalha de Ouro por corrupção, não falta mais nada!

    Toda a escória DO PLANETA VAI ABRIR UMA REPRESENTAÇÃO AQUI e somos o primeiro país a ser governado EXPLICITAMENTE PELA CORRUPÇÃO, devidamente reconhecido!

    Mediocridade do cerra fazendo Self com Hollande É DEPRIMENTE PARA A DIPLOMACIA BRASILEIRA!

    A Lava-jato durante MESES PERSEGUIU LULA atrás de TRIPLEX, que o LULA nega ter comprado, que o dono da OAS negou ter vendido e sem registros de transferência do imóvel E ATRÁS SEUS PEDALINHOS!

    O Temer se cair poderá sofrer junto com seu grupo até a prisão e confisco de valores!

    Ele já retirou os jatos da força aérea para Dilma, chegou a ameaçar com falta de alimentação, além de dificultar a visitação ao Alvorada.

    Quem faz isso está orientado ao republicanismo?

    Todas as forças escuras que estão ai, lutarão para não cair!

    O Janot tem prazo de validade que é 2017.

    A ABIN sentiu o que é NÃO TER APOIO POPULAR.

    Para o Temer é só empurrar com a barriga o Janot.

    Se garantir no judiciário – ONDE O PT A MAU A SER ESMAGADO, por que o STF se tornou doce após os 45%, não há mais ministros exaltados!

    Para o Temer, ele não vai aumentar o IBOPE de aprovação ao seu governo demitindo ministros!

    Não vai melhorar…

    Ele poderá é perder apoio do lado escuro, para uma guerra que ele não pode perder.

    Na MINHA OPINIÃO O BRASIL SE FERROU PARA OS PRÓXIMOS 60 ANOS, SENDO OTIMISTA!

    A miséria HUMANA que está ficando debaixo do tapete É MUITO GRANDE!

    É entregar pra Deus, teremos que esperar que MILHÕES DE COXINHAS ENVELHEÇAM e possam se encontrar no outro mundo, por que neste aqui…

    Pena, que também não verei isso…

  7. O nivel desse desgoverno!

    Ainda do tempo “sabe com quem esta falando”. Acho que a chamada poderia ser “Cunha exige a permanência de ministros que têm problemas com Justiça”. O pacto foi esse, todas as tranqueiras com problemas votaram pelo golpe para Temer dar um jeito no MPF…. Acontece que o Alexandre de Moraes foi com muita sede ao pote e entregou o proximo passo do governo ilegitimo: colocar um PGR para engavetar toda e qualquer denuncia sobre todos aqueles que votaram em nome do pai, do filho e do cunha, amém!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador