Revista GGN

Assine

Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez, por Ricardo Amaral

Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez

por Ricardo Amaral

A matéria do Fantástico (16/07) sobre a sentença do juiz Sergio Moro confirma a sórdida aliança entre a Rede Globo e a Operação Lava Jato para atacar o ex-presidente Lula. Em 13 minutos de massacre midiático, a Globo tentou empurrar ao público uma grande mentira: a de que a sentença teria sido baseada em provas, não apenas em teses dos procuradores e convicções do juiz.

O esforço de propaganda não muda a realidade: Lula foi condenado sem provas. A defesa demonstrou que o tríplex do Guarujá sempre pertenceu à OAS e tem seus direitos econômicos alienados a um fundo gerido pela Caixa. E a acusação não provou qualquer relação entre Lula e os desvios da Petrobrás, algo  ignorado tanto pela sentença quanto pelo Fantástico.

Mas a Lei de Moro baseia-se fundamentalmente em condenar por meio das manchetes, não do Direito. A Globo sabe que a sentença é frágil e não deve prosperar em instâncias mais sérias do Judiciário; a não ser que seja amparada por uma forte campanha de mídia. Por isso armou seu próprio Tribunal, que absolve Moro de seus muitos erros e condena Lula sem apelação.

O Tribunal da Globo funciona como um espetáculo de ilusionismo. O mágico usa uma série de truques para distrair a plateia (cortinas de fumaça, jogos de luz, dançarinas, tambores) e, ao final, o que não era passa a existir no palco, pois as mãos do mágico são mais rápidas que os olhos da plateia.

No Fantástico, o truque do mágico é distrair o público lançando ao palco o contrato regular com a cooperativa que iniciou o projeto (não com a OAS), um papel rasurado (por quem?) e sem assinatura, um par de notas fiscais da loja de móveis, as falas de 2 réus que contradizem 73 testemunhas; é ocultar a defesa de Lula para encerrar o número com seu veredito ilusório.

A matéria não mostra nada que prove, de fato, que o apartamento foi dado a Lula ou que ele tenha recebido qualquer vantagem, em dinheiro ou de outra forma. Nada que o relacione aos desvios da Petrobrás. Mas na falta de material  substantivo, o Tribunal da Globo emprega adjetivos para sentenciar que há provas “documentais, periciais e testemunhais”.

O Fantástico valeu-se, mais uma vez, dos recursos narrativos, visuais  e dramáticos que caracterizam o jornalismo de guerra da Globo.  A palavra dos repórteres e apresentadores (só aparentemente neutra) é reforçada pela reprodução de trechos da sentença, de modo a aumentar artificialmente sua credibilidade.

A narrativa contra Lula é sobreposta por imagens da fachada do prédio, fotos internas do apartamento, cenas de prisão e de depoimentos, imagens fora de contexto do próprio Lula e de dona Mariza. São cenas da vida real utilizadas para embalar o enredo de ficção que se quer transmitir ao público.

Dois “especialistas” são chamados a interpretar unilateralmente a sentença, poupando repórteres e locutores do serviço mais sujo. Ganharam seu minutos de glória e garantiram vaga na longa lista de comentaristas amestrados da imprensa. A Globo, naturalmente, não mostrou “especialistas” que pensam diferente de Moro.

A fala do advogado de Lula, encaixada ao final da matéria e sem direito a recursos cênicos, torna-se mera formalidade após dez minutos de convencimento do público por meio de “provas”, imagens e falas dos “especialistas”. Na Globo, o jornalismo de guerra dá-se ao requinte de registrar o “outro lado”, mas só depois que a vitória parece assegurada.

O Tribunal da Globo condenou Lula pela segunda vez, ignorando as provas de sua inocência e antecipando o que espera ser a decisão dos tribunais superiores. O truque do Fantástico será repetido mil vezes, até que a mentira se pareça com uma verdade, completando o ciclo midiático-judicial da Lei de Moro.

A intenção da Globo é convencer o público de que Lula está fora do jogo eleitoral, sem aguardar o pronunciamento das instâncias superiores. Esperam colher o resultado nas próximas pesquisas. Mas mesmo que elas apontem perda de intenção de voto, Lula permanece vivo e representa o mais forte sentimento das ruas: o desejo de mudança, para que o país volte a crescer e gerar empregos.

Por isso, em outra frente, editoriais e colunistas da Globo pressionam o Judiciário a acelerar o processo e antecipar o desfecho da longa caçada ao ex-presidente Lula. Afinal, quem pode prever como estarão o país e as pesquisas daqui a um ano? Qual o nome, qual o projeto que os golpistas terão para apresentar até lá? Não tenho dúvidas: o Tribunal da Globo continuará em sessão até conseguir tirar Lula das eleições, ou até ser derrotado pelo voto popular.

 

Média: 4.5 (16 votos)
11 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Globo vs. Temer: exemplo mais ilustrativo da tragédia brasileira

Globo vs. Temer: o exemplo mais ilustrativo da tragédia brasileira

Por Romulus

A Globo nunca ficou do lado perdedor...

Assim, em constatando a derrota final dos Procuradores, não hesitará 2 segundos antes de jogar o PGR Rodrigo Janot e o MPF ao mar...

À Globo, no curto prazo, basta que siga a Lava a Jato de ~Curitiba~...

(que visa exclusivamente a Lula e ao PT!)

É verdade que o “passo maior que as pernas” – a guerra total contra ~toda~ a classe política tocada pela Lava a Jato de ~Brasília~ – animou a Globo (e a Finança) num primeiro momento...

Afinal, a implantação da “Noocracia (escamoteada!)/ “‘Democracia’ à iraniana” no Brasil – seu projeto de longo prazo – estava a apenas um passo...

Mas aí...

Chegou o Ortega y Gasset e estragou a “festa”:

 

"Entre o ser e o crer que já se é...

... vai a distância entre o sublime e o ridículo"

 

- Certo, Globo/ MPF/ Janot??

 

LEIA MAIS »

http://bit.ly/GLOBOxTEMER

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Em 1o lugar, "é a grana, estúpido"!

GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: PRECISA DE GRANA DO BNDES? SERÁ ISSO?

Por Romulus

- Conversão da Globo ao “Fora, Temer”: tudo menos civismo.

- O projeto de longo prazo: a tutela da classe política pela dobradinha mídia/ juristocratas – juízes/ procuradores/ policiais federais.

- No médio prazo, o medo: o FBI investiga o esquema FIFA. Sem ter feito o próximo PGR, a Globo passa a contar apenas com mecanismos extremos: “perdão presidencial”, “anistia do Congresso” e dissuasão, com a ameaça de ataques midiáticos ou de impeachment da nova PGR pelo Senado.

- No curto prazo, a corda no pescoço: o endividamento das Organizações Globo junto ao BNDES. Segundo fonte do Blog, os Marinho não estariam conseguindo rolar a dívida desta vez. O problema seria não terem bens para dar em garantia. Nem mesmo as ações na Globo!

- Uai... qual o problema, irmãos Marinho? As ações da Globo não são mais de vocês?!

 

Lembram da bailarina do Chico?

Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina”

Pois é...

Procurando bem, todo mundo tem pereba...

Santo mesmo, imaculado, só no altar de Igreja.

A Globo, certamente, está longe dessa condição.

Fora a bilionária sonegação fiscal descoberta anos atrás, parece que há outros fantasmas do passado rondando as mansões dos irmãos Marinho...

 

LEIA MAIS »

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jose adailton viana ribeiro
jose adailton viana ribeiro

Troll

O post não citou a fala do advogado de Lula.Zanin diz que o Apto. por estar hipotecado à CEF não poderia ser vendido a terceiros. Os chamados "especialistas" contestam esta tese. Foi o fato mais "vistoso" da reportagem. Para os leigos , manada, coxinhas, Zanin estaria usando bala de festim . A Globo é fantástica em nos convencer. Como os blogs de esquerda também o são.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Serjão
Serjão

A rede esgoto ou o Brasil

Ou o Brasil ou a famiglia marinho.

O que mais ainda falta para manifestações gigantes em frente às sedes dessa máfia desgraça do nosso País?

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

nada. amanha vai rolar

nada.

amanha vai rolar enorme.

 

e no brasil todo....

o poder é do povo.

o brasil é nosso. vamo tomar de volta.

Seu voto: Nenhum

Globo e Goebbels - tudo a ver

A Globo manipula o povo brasileiro da mesma forma que Hitler manipulou o povo alemão.

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Isso é pressão de todo o

Isso é pressão de todo o sistema Globo: Radio, Jornal, Televisão e midias alternativa encima o Desembaradores.

Noblat garantiu que o Lula será condenado. Papo furado do Noblat, isso é pressão em cima dos Desembargadores.

Acho que pelo desespero da Globo, devem está com mais dúvidas, que certeza que o Lula será condenado.

Noblat é um bostão, se o que disse ser confirmar, coloca mais uma vez em xeque todo o sistema juridico brasileiro.

Se algum desembargador vazou isso para o Noblat, é o ponto final da justiça no Brasil. Pode fechar com chave de ouro e abrir outra justiça.

Não acredito em papai noel, mas se a Globo tivesse certeza na condenação do Lula, não colocaria pressão, ficaria calada.

No fundo a Globo está desesperada, se o Lula se eleger pode ser o seu fim.

Seu voto: Nenhum

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

Já tinha visto na midia que Documentos foram usados pra condenar

Não se ve nos principais veiculos de comunicação quais foram os documentos que foram usados na sentença, ao contrario dos extratos da Suiça do Duque e Cunha, com sorte diz que há e-mail. Mas, realmente ter que detalhar as provas pra ver que o lula recebeu uma cópia é uma trabalheira.

*E creio que o processo do sitio tem provas mais fortes contra o Lula.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Desculpem eu ser repetitivo...

Falta foco nas manifestações contra ministrecos de supreminhos, juizecos de províncias, aumento do desemprego, falta de leitos em hospitais, atraso de pagamento do funcionalismo no RJ, perseguição criminosa ao Lula, violência intolerável no RJ e demais estados da federação, aprovação de leis que escravizam o povo etc... .

Toda esta degradante situação tem a contribuição efetiva das organizações Globo, portanto, nada de passeatadas na Paulista, manifestações na Candelária e Cinelândia, escrachos em politiqueiros salafrários etc....

Que todos os insatisfeitos com este insuportável quadro protestem em frente as sedes da Globo no RJ (MATRIZ) e nas demais sedes das afiliadas em todo o Brasil .

Que 40 mil manifestantes ocupem as calçadas nas sedes da Globo no RJ, 15 mil em SP e outros tantos mil em todos os estados da federação .

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Schell
Schell

Bem, o colunista aquele da

Bem, o colunista aquele da rede merdiática, escreveu hoje que os quartanistas-desembargas não só ratificarão a sentença, como, agravarão a pena imposta ao Lula. E, parece-me que ele sabe sobre o que escreve, pois, apenas 1 voto fará a diferença entre ratificar e absolver e, pelo que um passarinho lá perto dos caçadores me piou, o voto está dado: contra o Lula. Será?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de MANREL
MANREL

  Dizem que Deus escreve

 

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas:

Deus!!!

Casse a concessão.

Eternamente, grato.

http://odia.ig.com.br/brasil/2017-07-17/esplanada-apos-tentativa-de-treg...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.