Xadrez de Dilma de volta para o futuro

Imagine que você tenha enveredado por um caminho errado de sua vida, quebrado a cara, sido desatento aos sinais que vinham pela frente, insensível aos avisos dos amigos, pondo a perder o trabalho de pessoas que confiaram em você. Qual seria o grande incentivo? A possibilidade de uma segunda chance, o sonho da volta ao passado, corrigindo os erros cometidos, alimenta o imaginário geral.

Afastada do governo pelo golpe do impeachment, Dilma Rousseff terá uma bela oportunidade de mostrar o governo que poderia ter sido, através da montagem do chamado “gabinete fantasma”, uma espécie de Ministério paralelo com propostas de políticas públicas em contraposição ao Ministério real.

Serviria a dois propósitos.

O primeiro, mais imediato, mostrar em 180 dias o que poderia ser um novo governo Dilma, inclusive como argumento junto ao Senado. O segundo, mais permanente, o legado de um futuro programa de governo, que poderá servir de base para o agrupamento de centro-esquerda que se habilitar às eleições de 2018.

Seria sumamente didático como crítica central às limitações do presidencialismo de coalizão e à mediocridade previsível do governo Michel Temer – que chega ao auge com a possível entrega do Ministério de Ciências e Tecnologia a um bispo criacionista.

Nas últimas décadas o Brasil mudou de patamar. Houve o fenômeno da inclusão, do desenvolvimento regional, da ampliação do ensino superior, as experiências com novas políticas de inovação, as tentativas de política industrial com o pré-sal. Tudo isso liberou uma enorme energia, uma sede por novas experiências e por participação que, infelizmente, não foi atendida por nenhum governo e nenhum partido.

Há tempos, a Universidade, os intelectuais, os analistas políticos passaram a pensar furiosamente os novos tempos, desenvolvendo diagnósticos e propostas inovadoras de políticas públicas.

Agora, sem os obstáculos dos acordos políticos, da administração das engrenagens do poder e da burocracia, Dilma terá uma enorme oportunidade de apresentar a contribuição às mudanças internas, ainda que a posteriori.

Sem injunções políticas, indicaria para cada Ministério uma figura pública de reconhecida competência, com a incumbência de pensar o novo país. Teria plena adesão das universidades. E colocaria em marcha um enorme laboratório para apresentação de novas ideias, um desenho do país ideal sem as limitações do imediatismo político.

O Ministério da Fazenda poderá pensar e simular as políticas estruturais de mudanças no câmbio e na política monetária, propondo o fim do curto prazo nas aplicações financeiras.

O Planejamento desenvolveria as metodologias para acompanhamento e melhoria da gestão e para controle da corrupção. Poderia inclusive propor a criação de um Tribunal Interdisciplinar Anticorrupção, que permitisse o julgamento de casos de corrupção com rapidez, conhecimento interdisciplinar da matéria e dos setores, visando aumentar a eficiência das investigações e minimizar os estragos na economia.

O Ministério das Cidades avançaria nas propostas de desburocratização e na proposição de instituições intermediárias que permitissem amparar os municípios para se capacitar às diversas verbas federais.

O Ministério do Interior poderia avançar nos planos de definição das novas cidades polo, ajudando a consolidar a ideia das futuras metrópoles cuidando de políticas de bem-estar e sustentabilidade.

O Ministério de Ciência e Tecnologia aprofundaria as políticas já em vigor, como a Embrapii e demais ideias em gestação e denunciaria o desmonte que viesse a ser perpetrado.

O Ministério da Educação acompanharia a implementação da Base Curricular, denunciando desvios de finalidade.

Os Ministérios sociais aprofundariam a discussão sobre os instrumentos de participação direta nas políticas públicas.

O Alvorada seria transformado em um enorme centro de reunião de especialistas da academia, do setor privado, das organizações e movimentos sociais, mostrando que existem alternativas criativas, inovadoras e legitimadoras para políticas públicas.

Seria um formidável contraponto aos criacionistas que assumirão o Ministério de Ciência e Tecnologia, aos comunistas que assumirão a Cultura, aos vampiros que entrarão na Saúde, aos cabeças de planilha que controlarão o BC e a Fazenda.

No Ministério do Meio Ambiente, a preparação de uma estratégia de inteligência brasileira em relação ao mundo sustentável.

As políticas públicas teriam um cunho participativo que sumiu do governo nos últimos tempos. No mínimo, estariam sendo geradas as propostas iniciais para a plataforma social e econômica de uma aliança política alternativa para 2018. E cada tema seria um belíssimo evento, levando um pouco de vida e de mundo real aos salões palacianos.

Luis Nassif

111 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O único problema é que ela

    O único problema é que ela não vai chamar você por exemplo.
    Será que ela iria abrir mão dos amigos que a levaram a este desastre?
     

  2. O grande problema de Dilma,

    O grande problema de Dilma, sempre foi e sempre será a dificuldade de se comunicar e agregar. Outra dificuldade para esse plano, é conseguir se desvenciliar-se de Lula, que em última análise era o verdadeiro alvo, Dilma, a queda de Dilma foi apenas um  bônus. É bastante interessante, mas de realização duvidosa face ao exposto. O congresso é o de mais baixo nível que já existiu na história da república. A única chance, e não é difícil, é Temer ser um desastre na condução do País. 

  3. Nassif, vc desconsiderou o

    Nassif, vc desconsiderou o ministério da lava jato, que não daria um minuto de tregua. Inclusive engolindo todos os outros ministros, tanto na midia como a na economia, destruindo todas as empresas de produção do país.

     

  4. Bem, concordo que é

    Bem, concordo que é necessário a urgente montagem de plano de voo para a centro esquerda, ao que tudo indica, apeada do poder em breve; mas, quanto ao momento… há estágios num incêndio em que caule de mandacaru torna-se de alto poder combustível, o que significa que o incêndio somente se deterá se cair uma tromba d´’agua em cima ou quando consumir todo o seu combustível.

    Não pode deixar o incêndio sair de controle.

  5. Comunistas na cultura?
    Não entendi essa daí.
    Tá certo que Aldo Rebelo, o museu vivo do PCdoB é um exemplo nada exemplar de ser comunista. Mas também não acho que é o caso de generalizar.
    Rebelo e toda sua sapiência antropológica é minoria nas cabeças comunistas.

      1. O Prestes, o Carlos Scliar, você, Nassif, e eu

        sempre soubemos que o Roberto Freire nunca foi comunista. 

        E acho que eu conheço este Senhor.

        romério

  6. Já se tentou isso e não deu certo

    Quando Lula perdeu a eleição em 1989 para o Collor, e falou em fazer o “Governo Paralelo”. Nunca funcionou e virou um prato cheio para os meus colegas de faculdade reacionários, que usavam isso como prova de que o PT não tinha proposta.

    Se Dilma não fez isso no Governo, em cinco anos, nem para salvar o próprio pescoço, por que faria depois de afastada do cargo?

    E depois, não se resolve em 180 dias uma situação que foi criada com carinho durante cinco anos e meio…

  7. Essa hora acabou.

    O que seguirá o impeachment é a escalada da sordidez que banha a nação. 

    Com a faca e o queijo na mão dos 3 poderes é que a transformação institucional desejada pelos seus atores irá se desdobrar em toda a sua escala.

    Não é possível entender o momento de hoje como um “simples” processo de impeachment. Que é hora de … aham … 

    Debater propostas.

    Propor alternativas.

    Encarar os temas.

     

    É hora de encarar a quebra da democracia que estamos sofrendo, a imediata e aguda ameaça ao Estado de direito. Os temas econômicos e políticos que advêm disso são só o luar de Paquetá, como andaram dizendo por aí.

     

  8. E não chegou ao auge ainda, Nassif

    O absurdo do governo Temer não chegou ao auge com o ministro da Ciência criacionista, Nassif. Ainda veremos absurdos maiores, capazes de deixar isso no chinelo.

    Se tem algo que aprendi quando trabalhei chefiado pelo PMDB é que a capacidade imaginativa deles é infinita ao cubo. Basta ter dinheiro envolvido, e você verá elefantes multicoloridos voando de ponta-cabeça e de ré…

    1. Sim, é verdade, poderemos ver
      Sim, é verdade, poderemos ver a fernandista Ellen Gracie Northfleet no Ministério da Justiça e, quem sabe, Geraldo Gaveteiro como PGR.

  9. Xadrez de Dilma de volta para o futuro

    Este sonho desenhado pelo Nassif é quase um delírio. Se Dilma não fez enquanto era a chefe do Governo, porque faria fora do mundo político, afastada sob humilhação flagrante de um golpe pra lá de anunciado – mais que isso, um golpe planejado e que em relação a todos os preparativos conspiratórios Dilma nada fez. Pior, ao contrário de agir, Dilma preferiu se mostrar uma governante republicana estática. 

    Seja lá o que Dilma tentou fazer, pois confesso ser difícil entender a lógica política implementada por seu governo, o certo é que todas as iniciativas de Dilma ou foram atrasadas – fora do contexto – ou foram desastrosas – desconectadas da base social que a elegeu. 

    Venceu a Dilma da burocracia. Inexistiu a Dilma da política, condição maior e fundamental a qualquer Chefe de Estado e de governo. Um desastre ferroviário.

    Apesar de todas as patetices de Dilma, o que assistimos no Brasil é um GOLPE. Não há outro nome – nem melhor definição – para atentados contra a Constituição da República. O problema é que não temos instituições verdadeiramente republicanas que impeçam golpes de Estado. Enquanto o país pega fogo, o Supremo Tribunal Federal prefere discutir se a pipoca que você leva para o cinema pode ser comprada do pipoqueiro ou se você é obrigado a comprar no próprio cinema. 

    De Repúbliqueta de bananas passamos a República da pipoca pronta. Uma verdadeira piada nacional.

  10. Utopia

    O governo idealizado, Rousseff-Nassiff, lembra-me a República de Platão e seu Estado ideal e justo. É muito bonito, agora, depois de termos recebido tantos golpes baixos, poder ler algo assim. É um acalanto na noite escura do golpe. Também Galeano está presente neste momento, em que nos ensina: “Para que serve a Utopia?” “Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Obrigada, Nassiff.

  11. Lembrar que já existe

    Lembrar que já existe denúncia. Dai para condenação em primeiro e segundo graus será rapidinho. No máximo 30 dias. E todo sonho de uma noite de outono – não estamos mais no verão – estará desfeito.

  12. O elementar, meu caro Nassif

    O Nassif parece supor como dado algo elementar: que a Dilma tenha tirocínio.

    O problema é que ela deu mostras cabais e reiteradas de que não o tem. A começar pelas escolhas das suas diletas companhias e pela incapacidade de ouvir.

    A Dilma está enclausurada nas suas certezas. Ela é a versão cor-de-rosa do Malafaia.

    À Dilma lhe falta disposição mental. E não é difícil entender isso. Basta ver a malta de petistas fanatizados que pulula aqui pelo blog. Ou seja, isso faz parte de um ambiente de valores e de visão do mundo no qual a arrogância da Dilma está profundamente enquistada.

    Há alguns anos atrás, creio que entre o segundo governo Lula e o primeiro governo Dilma, minha ex-sogra, uma grande e velha jornalista dos anos 70/80, conhecedora das intimidades do poder em Brasília, e uma pessoa com quem ainda mantenho interlocução, saiu do Brasil de volta para os Estados Unidos, onde agora mora, desfiando seu espanto e asco pela arrogância da corte petista.

    No momento, eu achei que aquilo era um exagero, um excesso de melindre de quem eventualmente já não estava mais “dentro” (aliás, lembro-me que quando ainda namorava minha ex-esposa e telefonava para Brasília, há quase 20 anos atrás, vez por outra ela interrompia a ligação para pegar o terno do Mercadante ou de quem quer que fosse que estava jantando na casa dela e que no momento estava se retirando…). Depois, com o tempo, passei a decodificar melhor os sinais e certas coisas começaram a fazer muito sentido.

    Ainda vai demorar muito tempo para cair a ficha do mundo petista que se aboletou no poder e se esqueceu de relativizá-lo.

    É mais lógico supor que, o que eles vão continuar fazendo é insistindo na sua teimosia. Foi ela que tornou o PT-no-poder uma ilha de incomunicabilidade.

    Suspeito que já não haja mais muita disposição de todo esse entorno suposto pelo Nassif para conversar com quem quer que seja no PT. Logo logo ele deixará de ser governo… e todo mundo já sabe disso.

    1. Concordo contigo.
      Sinal deste

      Concordo contigo.

      Sinal deste prognóstico foi a reação (ou a falta de reação) dos movimentos sociais e diversos grupos após a votação do impedimento na Câmara dos Deputados. Previa-se paralisações, trancamentos, greves, etc. E nada aconteceu. 

      O PT perdeu pelo abandono da política e do diálogo.

      A primeira ruptura foi com sua base de sustentação (movimentos, sindicatos, igreja, etc). Houve pelo menos duas oportunidades para que se consolidasse a reaproximação do partido e sua base histórica: o reaglutinamento da esquerda tanto na reeleição de Lula quanto de Dilma. Depois, com a “casta inferiora” dos deputados e senadores de todos os cleros. Não estou falando de fisiologismo barato. Estou falando de fazer política.

  13. Como assim “comunistas que assumirão o Minc”?

    WTF? 

    Dá onde saiu isso de “comunistas” assumirem o Ministério da Cultura?

    1. O ex-comunista cotado para ministro

      Ele está falando do Roberto Freire que é cotado para a Cultura, do ex-comunista. Foi uma forma irônica de se referir ao Roberto Freire (um dos golpistas). 

  14. SONHO

    Romântico, mas nada disso ocorrerá. Nem um ministério paralelo, desculpe-me não faz o menor sentido, nem tampouco uma mudança dos ventos no Senado ou no Supremo. Dilma foi um erro caro demais para o país, um desastre para a esquerda. A  questão é como será a articulação vermelha com os movimentos sociais para suportar o tsunami que virá em seguida. Para piorar, a Clinton vai ganhar as eleições…. Nuvens negras pairam sobre a américa latina. 

  15. SONHO

    Romântico, mas nada disso ocorrerá. Nem um ministério paralelo, desculpe-me não faz o menor sentido, nem tampouco uma mudança dos ventos no Senado ou no Supremo. Dilma foi um erro caro demais para o país, um desastre para a esquerda. A  questão é como será a articulação vermelha com os movimentos sociais para suportar o tsunami que virá em seguida. Para piorar, a Clinton vai ganhar as eleições…. Nuvens negras pairam sobre a américa latina. 

  16. SONHO

    Romântico, mas nada disso ocorrerá. Nem um ministério paralelo, desculpe-me não faz o menor sentido, nem tampouco uma mudança dos ventos no Senado ou no Supremo. Dilma foi um erro caro demais para o país, um desastre para a esquerda. A  questão é como será a articulação vermelha com os movimentos sociais para suportar o tsunami que virá em seguida. Para piorar, a Clinton vai ganhar as eleições…. Nuvens negras pairam sobre a américa latina. 

    1. Navegar é preciso, viver não é preciso.

      Em 1973 Ulisses Guimarães, fez a famosa caravana da anticandidatura, conhecida pelo seu lema “navegar é preciso, viver não é presicoso” retirado de um dos poemas de Fernando Pessoa.

      Ele percorreu o nordeste inteiro sem ser mostrado pela TV Globo na época (grande novidade!) levando a sua palavra de democracia, era durante o governo mais brutal dos generais, o governo Médici.

      A mensagem apesar de censurada foi o primeiro alento do fim do Terror da era Médice, e após isto o General Gueisel começou a falar na distensão que no fim do seu governo virou abertura.

      Atos simbólicos, não parecem que tem efeito, porém eles tem. Simplesmente mostram que há outras saídas.

  17. O passado, o presente e o futuro, como vivenciá-los

    A tentativa de se criar um governo paralelo que mostre o que poderia ter sido é muito mais traiçoeira do que você pensa Nassif. Passa por três fases, uma de criação e exteriorização, onde o otimismo é preponderante, uma de entre choque da realidade com o futuro previsto, de difícil assimilação, pois o mundo teima em ser mais complexo e nuançado que nossas simplificações e standardizações e uma terceira, que a  mais perceptível, mas não principal, onde se rememora a experiencia pensada, uma espécie de “deja vu” do que não foi, mas foi pensado no futuro.

    Experiências positivas imaginadas podem até criar um efeito contaminador em outras pessoas, mas dificilmente alteram decisões de quem está no comando das situações efetivamente, o governo da dona Dilma é lotado de exemplos destas situações. Sua impermeabilidade para palpites externos mostra  o quão difícil será esta sugestão prosperar.

    Obviamente existem situações onde tal operação seriam beneficiadas, mas para um país como o Brasil, isolá-las é, na minha opinião, mais difícil do que brecar este golpe capenga que estão tentando dar.

    Melhor seria tentar algo radical mas já testado onde funcionam as coisas, como os 14 ministérios e suas 72 secretarias executivas, sem grandes explicações, mas com rápido efeito, se imporia pela sua eficiência em restabelecer a confiança no governo.

    Algumas coisas, Nassif, são mais difíceis de prever, especialmente o futuro rsrsrsrsrs…..

  18. A Dilma ainda tem, acredito,

    A Dilma ainda tem, acredito, 10% de chance de realizar parte do desenvolvimento do país.

    É claro que ela está 90% fora do governo.

    Mas a possibilidade de 10% de chance de escapar da degola, penso eu, que a Dilma, o povo e os democratas do país deveriam lutar por isso. Devemos lutar pela constituição do país.

    Deve prevalecer o slogan da campanha, “não vai ter golpe, vai ter luta”

    Portanto, apesar da possibilidade ser pequena do governo continuar, os defensores da democracia devem lutar até o final. E o povo unido faz bastante barulho.

    O que não pode é dá o governo como encerrado.

    Politica não é uma ciência exata, e coisas “estranhas” acontecem num ambiente politico.

    /////

    O STF faz parte do golpe por omissão. Mas às vezes lembro da frase do Barroso quando ele se referiu a um futuro governo Temer/Cunha ” É isso que nós temos para substituir o atual governo”

    Apesar das chances serem pequenas, acho que o governo depois da decisão do Senado deve recorrer ao STF.

    Para que os ministro se posicionem perante à história.

    1. Se têm algo que admiro na dona Dilma é sua coragem

      Recado Se o veneno, a paixão, o estupro, a punhalada Não bordaram ainda com desenhos finos A trama vã de nossos míseros destinos, É que nossa alma arriscou pouco ou quase nada.

      O mulher que gosta de viver perigosamente. Quando arrisca tudo é que temos o seu melhor.

      Estou com ela e não abro, se não existe maneira de compor um governo operacional é melhor deixá-lo para alguém mais competente.

      Agora, aja coração para aguentar os solavancos.

  19. Seria lindo, porém…

    Seria uma ótima oportunidade para um recomeço, seja esse recomeço com a própria volta de Dilma ou a plataforma para futuras disputas presidenciais. Jogaria com a esperança num tempo que tem tudo para ser uma longa Noite de São Bartolomeu, para entrar para a história como a Noite dos Cristais brasileira ou o avanço sem limites do macartismo tupiniquim. Porém, falta algo essencial a Dilma e ao PT: credibilidade. O que une as esquerdas hoje é a luta contra o golpe e o retrocesso que se avista. Todavia, tanto a militância como movimentos sociais, sindicatos, organizações populares, coletivos, enfim, toda a gama da sociedade civil organizada que se aglutina em torno de ideias do campo democrático popular tem hoje consciência de que o PT se tornou um partido do establishment e que Dilma, caso tenha a presidência de volta, fará o que estiver ao seu alcance para construir uma repactuação com as elites a fim de terminar seu mandato. Portanto, a sonhada guinada à esquerda nunca esteve e creio nem estará nos planos do PT ou de Dilma. 

    1. Será que já não se ensina tabuada nas escolas nos dias de hoje

       

      Hudson Luiz Vilas Boas (quarta-feira, 04/05/2016 às 23:31),

      O impedimento da presidenta que é um golpe, ainda que seja constitucional, pois segue os trâmites da Constituição, ocorre porque ela não tem o apoio de 1 terço do Congresso Nacional.

      Os dois terços que votaram e votarão contra ela fazem isso quase por ódio ao PT. A pergunta que eu faço é se o PT consegue alguma coisa sem ser com o apoio do establisment que tem ódio do PT. E não é ódio ao PT, mas é ódio à esquerda. Concentra-se este ódio no PT porque o PT é visível e o restante da esquerda não.

      Então tudo que o PT precisa é não dar uma guinada à esquerda, pois fazendo isso o partido desaparece. Se sem dar a guinada, o establishment conseguiu pregar essa derrota ao PT, então imagina se o PT fosse dar a guinada como você quer.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 04/05/2016

  20. Visão de Futuro precisa de credibilidade.

    Não acredito que faltou apoio político por simples discordância, afinal o governo contava com uma grande popularidade, também contava com disponibilidade financeira. As motivações não foram claras o suficiente para mobilizar a sociedade em torno das ideias apresentadas acima, durante os 12 anos de fartura do governo?

  21. Mescla de oportunismo e ingenuidade

    Seria uma mescla de oportunismo e ingenuidade pensar que após 13 anos de governo negando pautas típicas da esquerda ou tratando-as como tabu. Se aliando ao que há de mais podre na política nacional, de Newton Cardoso a Maluf, de Sarney a Collor, dos evangélicos fundamentalistas ao agronegócio, querer depois que o poder se esvaiu (sendo retirado por esses mesmos atores citados) construir um governo paralelo com a ajuda das esquerdas.

  22. parabens Nassif

    Não só analises do que aconteceu ou o que esta acontecendo. Brilhante analise do que poderia acontecer, visão otimista no caos pessimista que os golpistas afundaram o Brasil. Meus votos que possamos superar este novo tipo de golpe agora com a inserção de TODA a sociedade.

  23. Nassif Serling

    O filme não é DE VOLTA PARA O FUTURO.

    É BRAZIL – O FILME, do Monty Python.

    No final, nosso torturado herói evade-se para um mundo de sonho, alienando-se da dolorosa realidade.

    Sequência final:

    -“Ele está em outro lugar, Jack.”

    -“Acho que tem razão, senhor Helpmann. Ele se foi.”

    (E nosso herói, com o olhar perdido e preso à cadeira, cantarola AQUARELA DO BRASIL.)

    Nestes tempos sombrios, até Nassif mergulhou na fantasia.

    Isso até me lembrou um famoso e antigo seriado.

    A primeira abertura era assim:

    “Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação.”

    Para os velhinhos matarem a saudade:

    https://www.youtube.com/watch?v=vFZ29M8hyGg

  24. NASSIF,
    que post inusitado. Agora que Dilma, desgastada, está de saída uma proposição de “alento” e “contribuição” ?

    Dilma tem grandeza, integridade e comprometimento para uma empreitada dessa importância, mas não creio ser factível.

    Há alguns adjetivos no post que indicam isso: “fantasma”, “paralelo”, e so on …

    O legado está aí.

    O capitão do time agora é Temer. Os que o escolheram e os que permitiram que ele assumisse, que sigam com ele. Nada mais justo.

    1. “O capitão do time agora é

      “O capitão do time agora é Temer.”

      É NADA!

      O povo não engole. Ele é mais rejeitado que Dilma.

      Eleições agora!! Quero ver se eles vencem no voto.

      Todos os caciques do PSDB estão denunciados ou processados. Sem moral alguma!

      Não podemos deixar os golpistas e traidores herdarem sem votos o governo do PT!

      Jogar uma areia na engrenagem desse Golpe tão “perfeito” não seria nada mal. 

       

  25. Que seja para já!!! Conforme

    Que seja para já!!! Conforme Renato Russo: “Não temos tempo a perder.”

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=2hr7Uqu6G80%5D

    Tempo Perdido

    Todos os dias quando acordo
    Não tenho mais o tempo que passou
    Mas tenho muito tempo
    Temos todo o tempo do mundo

    Todos os dias antes de dormir
    Lembro e esqueço como foi o dia
    Sempre em frente
    Não temos tempo a perder

    Nosso suor sagrado
    É bem mais belo que esse sangue amargo
    E tão sério
    E selvagem
    Selvagem
    Selvagem

    Veja o sol dessa manhã tão cinza
    A tempestade que chega é da cor dos teus
    Olhos castanhos
    Então me abraça forte
    Me diz mais uma vez
    Que já estamos distantes de tudo
    Temos nosso próprio tempo

    Não tenho medo do escuro
    Mas deixe as luzes acesas agora
    O que foi escondido é o que se escondeu
    E o que foi prometido, ninguém prometeu

    Nem foi tempo perdido
    Somos tão jovens
    Tao jovens
    Tao jovens
    Add a playlist
    Cifra
    Imprimir
    Corrigir
     

  26. Deus/Darwin/Homem

    Fica minha pergunta  para o possível  futuro Ministro Criacionista de Ciência  e Tecnologia:  A rápida transformação  de Temer, de objeto decorativo em conspirador, poderá  ser explicada  pelo Criacionismo, Darwinismo ou seria mesmo Mau-Caratismo?

  27. Dilma você esta sofrendo um

    Dilma você está sofrendo um golpe, mas pode nos falar de você, antes de dizer um defeito do vizinho?

    1. Dilma está na Presidência da

      Dilma está na Presidência da República, não no divã do analista. Que papo é esse de “falar de você”?

      O que ela teria a falar sobre ela, que as pessoas ainda não sabem?

      Esse papo de “não soube ouvir”  também não cola. Pitaco é o que não falta a governante algum. Muitas vezes age certo aquele que não ouve pitaco.

      1. Você não entendeu que estou

        Você não entendeu que estou aqui fazendo uma critica à ponderaçãodo do post, num momento de lutarmos.

  28. A única possibilidade de
    A única possibilidade de recuperação do mandato é explorar as contradições políticas do governo interino que impedirão que os interesses de todos os partidos sejam atendidos e negociar com os partidos excluídos por Temer a absolvição no senado em troca de ministérios. Para isso, duas condições são necessárias:

    1. Que o governo Temer seja ainda mais impopular do que o de Dilma

    2. Que Eduardo Cunha seja cassado para evitar um segundo pedido de impeachment.

  29. E quais foram os erros quando a economia se recuperava?

     

    Luis Nassif,

    Hoje, quarta-feira, 04/05/2016, em comentário que enviei para você um pouco antes de 1 da tarde, eu me referi ao seu post “O xadrez do impeachment de Temer-2018 pela lei da ficha limpa” de terça-feira, 03/05/2016 às 23:46, aqui no seu blog de ser um post diversionista pois tornava relevante na política nacional a Lei de Ficha Limpa. Infelizmente o comentário não apareceu. De todo modo, o endereço do post “O xadrez do impeachment de Temer-2018 pela lei da ficha limpa” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-do-impeachment-de-temer-2018-pela-lei-da-ficha-limpa

    A lei de Ficha Limpa só pega os incautos que não dispõe de bons advogados. Até como advogado de si mesmo, Michel Temer daria conta da Lei de Ficha Limpa se o interesse dele fosse esse. O que há que ver é se ele tem ou não interesse em sofrer a injunção da Lei de Ficha Limpa.

    Aqui também neste post “Xadrez de Dilma de volta para o futuro” de quarta-feira, 04/05/2016 às 22:07 e de sua autoria você também faz um papel diversionista. Gabinete fantasma, gabinete paralelo são terminologias do Parlamentarismo e evidentemente não fazem sentido propor algo semelhante no Brasil e provavelmente a pessoa menos apropriada a liderar esse gabinete seria a presidenta Dilma Rousseff.

    Agora as pessoas que acusam a presidenta Dilma Rousseff de cometer todos os tipos de erros deveriam por um pouco de hombridade responder a questão que eu propus a Felipe Lopes lá no post “O pacote Levy deixou a queda da Selic para Temer chutar” de quinta-feira, 28/04/2016 às 09:12, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-pacote-levy-deixou-a-queda-da-selic-para-temer-chutar

    A pergunta que eu fiz para Felipe Lopes foi proposta após apresentar o seguinte quadro:

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    QUADRO PARA SER ESCLARECIDO (Dados obtidos no Boletim do IBGE sobre o PIB trimestral utilizando a informação na última vez que ela aparece no Boletim. Para o FBCF a defasagem é de quatro trimestres e para o PIB a defasagem é de 5 trimestres)

    Trimestre    1º Trim    2º Trim    3º Trim    4º Trim    1º Trim    2º Trim    3º Trim    4º Trim

    Ano                2012       2012       2012        2012       2013       2013       2013       2013

    Taxa FBCF   – 2,2        – 1,5       – 1,4          1,8          3,9         3,4        – 1,7        – 2,1

    Anualizada   – 8,5        – 5,8       – 5,4          7,3        16,4         14,3       – 6,6        – 8,1

    Taxa PIB         0,1           0,1          0,6           0,9          0,4         2,1        – 0,5           0,1

    Anualizada      0,4          0,4          2,4          3,6          1,6          8,7         – 1,9          0,4

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    E então após o quadro acima eu fiz a Felipe Lopes o seguinte questionamento:

    “Fazer a crítica de modo vago como Luis Nassif tem feito há muito tempo é fácil. Se você for economista, como parece ser, entre nos detalhes dos dados que são apresentados acima e aponte com precisão o erro de Guido Mantega que fez os investimentos descambarem no terceiro trimestre de 2013?”.

    Você, com todo o conhecimento sobre a realidade brasileira que você tem e que o torna tão capaz de, em um só post, propor tantas medidas interessantes para serem adotadas na administração pública, certamente não vai dar uma resposta tão vazia como a que Felipe Lopes me proporcionou, ainda que na resposta que ele deu lá no post “O pacote Levy deixou a queda da Selic para Temer chutar” , ele tenha sido bastante cortês. Para mais bem ilustrar reproduzo parte do comentário dele com a resposta a minha indagação.

    “O problema em 2013 em parece ter sido pela trajetória de aumento de gastos públicos juntamente com o intervencionismo no preço da gasolina e na energia elétrica, por exemplo, que já indicavam que o mote do governo eram remendos de curto prazo, sem qualquer estratégia de médio e longo prazo. Era óbvio que o ciclo ia se esgotar. Além disso, incentivar o consumo por décadas sem buscar ganhos de produtividade é a receita certeira para um surto inflacionário. Na verdade, não creio que o problema tenha começado em 2013 ou 2008. Começou antes, muito antes, quando o PT considerou que programas sociais e incentivo ao consumo bastavam, imaginando que nossos problemas estruturais poderiam ser empurrados com a barriga. Nenhum presidente até hoje teve a possibilidade de tocar adiante as reformas de que precisamos quanto Lula. No entanto, ele demonstrou não ter nenhuma visão de longo prazo.”

    O discurso é o mesmo independentemente dos argumentos que são apresentados. Eu também insisto no mesmo discurso, mas tenho uma boa justificativa que é, salvo em contrafação como a resposta de Felipe Lopes, a maioria trata essa questão acima como sendo irrelevante.

    E talvez eles tenham razão e pode ser que esses dados não mostrem nada, pois afinal na Rússia não houve as manifestações de 2013, e lá houve uma crise em 2014, 2015 e atualmente muito semelhante a nossa. Há diferenças como o fato de que astutamente, na Rússia, Putin seja de direita, não sofrendo risco de impeachment. De todo modo há que se verificar até por comparação quais foram os erros praticados por Putin semelhantemente aos erros que a presidenta Dilma Rousseff tenha cometido.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 04/05/2016

  30. Leia o livro

    Universo em Desencanto. ( Tim Maia – Racional ) rsrsrs 

    depois é só combinar com as extremas direita que lá atrás esperavam por esta oportunidade. 

    Se alguém acredita que haverá diálogo com quem nunca quis diálogo tá viajando na maionese.

    A classe média, seja de direita ou esquerda é um lixo, é o que penso agora. 

    Tava tudo muito bem, tudo muito bom para quem ? Migalhas , migalhas como sempre.

    Faltou muita gente para subir no morro e politizar a galera e acham que a toque de caixa vão conseguir em poucos meses o que não fizeram em 13 anos ??

    Acho que vamos ter que recomeçar praticamente do zero. 

    Republicanismo ….tá bom.

     

     

     

  31. ELEIÇÃO DIRETA JÁ PRA PRESIDENTE!

    Esses caras não podem governar até 2018!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não há outra saída!!!! 

    Dificilmente um golpista ganharia!!!

    Temos ótimos nomes, não necessariamente do PT, mas das esquerdas.

    Já, se os golpistas conseguirem governar até 2018, eles terão a máquina pública nas mãos durante todo esse tempo e podem sim facilmente eleger um demotucanalha em 2018.

    Agora em outubro eu duvido que eles ganhem.

    Se Lula não puder concorrer, Ciro Gomes é um bom nome, senadora Vanessa também, Requião, João Capiberibe…

    O fato é que algo tem que ser feito! Não podemos permitir que o Golpe dê certo, o traidor assuma e entregue o governo aos golpistas e traidores.

    Já imaginaram Serra ministro? Aloysio? FHC? Vamos deixar os caras herdarem sem votos um governo do PT? 

  32. OFENSA

    Considero ofensivo aos comunistas o seguinte trecho do post:

    “…comunistas que assumirão a Cultura”

    Nenhum comunista vai participar do ministério do golpe. Exige-se respeito! O asqueroso Roberto Freire é representante da mais odiosa direita desta país – e suspeita-se que sempre esteve lá, como agente duplo, quando militava no PCB.

     

    1. demorou muito …

      … para cair a máscara deste nefasto personagem. Na campanha para presidente, em 1989, em vão alertei os companheiros.

  33. Não é a guilhotina é só um impeachment

    Pois é, mas o problema é que não há resquícios de arrependimento no Planalto. Existe sim revolta, contrariedade, sentimento de injustiça, de vítima da traição. Entre a arrogância e a soberba são visíveis os planos de descer a rampa com a cabeça erguida. Se disser algo, será na linha do ‘a história será o meu juiz’ ou então ‘perdoai pai, eles não sabem o que fazem’.

    Em nenhum momento existirá sombra sequer do ‘mea culpa, mea máxima culpa’. E se fosse oferecida a ela uma viagem de volta no tempo, para 2010, retornaria, agradeceria e faria tudo de novo, do mesmo jeito que fez. Seria novamente centralizadora, chefista, arrogante, desagregadora, prepotente, atrasada nas decisões, decidiria novamente pelo errado e nunca daria ouvidos a quem quer que fosse.

    E é justamente neste argumento que está a cereja do bolo para o PT. Petistas passarão desta para outra convencidos de há um golpe em andamento. Que o motivo da saída de Dilma é uma conspiração orquestrada. Inútil tentar fazê-los refutar esta ideia. É uma ideia que traz conforto ao destroçado coração dos fanáticos. Mais do que isso, uma explicação simples para aqueles que tem a visão curta.

    Jamais admitirão que Dilma é uma incapaz para o cargo de presidente da república, incapaz por vários motivos. Ela não sabe fazer política, pior, nem imagina como a política funciona. Escolhe mal a quem delega poder, pior, confia emotivamente no indivíduo que nomeia. Quer capitanear o navio mas não sabe ler um mapa, pior, nem uma bússola. Não tem noção dos princípios básicos de liderança, pior, é uma pessoa desprovida de magnetismo pessoal. Vacila onde deveria ter agilidade, pior, demora demais para decidir pela opção menos interessante ou até por opções que não tem mais validade. Cerca-se de um número excessivo de auxiliares mas não escuta nenhum deles, pior, nem seu próprio mentor. Não tem estabilidade mental para enfrentar crises, pior, demontra possuir traços de psicose adquirida por traumas do passado. Não sabe elaborar planos, pior, não tem visão de futuro, nem para si e nem para o país.

    Isto por si só basta para interromper sua trajetória neste cargo. Se é golpe ou não, conspiração ou não, se há crime de responsabilidade ou não, se é constitucional ou não, se mentiu para eleger-se ou não, se adotou em seu segundo mandato a política econômica do PSDB, recusada pelo voto ou não, isso é o que menos importa. O importante é retirá-la do poder antes que faça pior. 54 milhões de pessoas, que ela diz sempre que votaram nela, o fizeram sim, mas também não deixemos de entender que estas pessoas votaram contra o PSDB, e não apenas nela.

    A última coisa que estes 54 milhões de pessoas queriam era a volta da política econômica do apêrto de crédito, do desemprego, dos mecanismos de enxugamento de liquidez, da privataria, dos aumentos de tributos, da redução dos benefícios sociais. E é exatamente o que Dilma nos trouxe.

    Traição por traição, então ‘truco’.

    Já basta desta novela mexicana. O brasileiro precisa olhar para a frente. A história, essa de que tantos birrentos falam, provará ao brasileiro que o petismo foi sim um atraso de vida. Num passe de mágica estamos de volta às crises e à ameaça de inflação dos anos 80. Até a fome, que foi combatida, retornará velozmente se nada for feito. Já temos 11% de desempregados e o número está crescendo. Chega de Dilma. Ela teve sua chance. É hora de dar adeus.

     

  34. Triste Brasil progressista
    Nassif, um multidotado intelectivo ( acompanho há décadas ) está à vontade na sua praia, a racionalidade. Ao tamanho da tragédia, no entanto, haverá necessidade de distaciamento de anos, para bem entrever….

    Dilma foi a presunção ( a imensa oportunidade histórica colocada em suas mãos foi, segundo seu conceito inteiramente seu, corriqueira. Não foi, de fato; foi excepcional, por nunca antes ter disputado um mero voto; Se e ao cair, cairá pelas mãos daqueles a quem profundamente despreza: os varejistas dos votos, que qualquer nação precisa ter ) misturada junto com a vontade de jogar o pôquer político na posse de uma invenção atrevida, inédita ( porque nunca históricamente tentada ou concebida): política é ( ou seria ) uma estranhíssima abdicação do poder ( desenhando, ausência! ). Consistiria ser apenas mandato conferido e gestão. Isto ou é falta de leitura, somente. Ou, diz-se, paixão inebriante, passível a qualquer comum dos mortais…

    Em outras palavras: qualquer pior defensor do direito dela permanecer neste seu (desgoverno ) governo, por mais errado e crítico que seja deste, é muito melhor que qualquer e todo governo dela. Fantasma ou não. Tem mais tutano político real do que toda esta concepção de que governar seja a arte da política esvaziada.

    Tem mais: o dano político ao progressismo será real, tremendo e durará muito. Seremos a década da pátria da mentira e da demagogia política, sem o mais absoluto controle. Alguém duvida do ‘impulso criativo’ de um Cunha ou Temer legjslando…?

    Dilma, deixando policial federal furando alvo com sua imagem, e fritando ovo com Namaria Braga passará à História como algo que devamos esquecer…

    E você Nassif, já é o descobridor do post em que os comentários fazem a alegria da consciência e do afinamento político, na percepção coletiva. Frequentemente melhores que o próprio post…

  35. Como cobrar de Dilma aquilo que ela foi impedida de fazer?

    Quando se instalou a Primavera Coxinha sic Golpista cujo clímax é a prisão de Lula, a presidente Dilma  propôs ao Congresso o Decreto da Participação Social(http://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-o-novo-decreto-de-dilma-nao-e-bolivariano-8992.html), prontamente boicotado pelos golpistas que dominam um congresso tomado por ladrões, ladras, traficantes e criminosos de outras matizes. Não é justo cobrar de Dilma aquilo que um consórcio golpista formado por Tio Sam, Globo, STF, MPF, PF e Congresso a impediaram, que ela mostre ao povo então aquilo que poderia ter sido não fosse essa zelite zelote prá lá de ignara e eternamente golpista.  

    Da revista Brasileiros/Redação, em 30/10/2014

    Câmara derruba decreto de Dilma para participação social

    Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) discute pauta de votação nesta terça-feira. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

    Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) discute pauta de votação nesta terça-feira. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

     

    Em aparente retaliação à presidente, projeto que cria mecanismos de inclusão social na formulação de políticas públicas foi sustado pelos deputados; foi a primeira derrota de Dilma após dois dias de sua reeleição

    Em votação simbólica nesta terça-feira (28), a Câmara dos Deputados conseguiu aprovar a queda de um decreto presidencial expedido pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano que organiza a participação de conselhos populares na formulação de políticas públicas. O ato foi considerado como o “primeiro revés” da presidenta após sua reeleição, no domingo (26) e teve a presença até de partidos da base aliada, como boa parte do PMDB, do PSD e do PR. Além do PT, apenas PCdoB e PSOL ficaram a favor da medida. Para o decreto presidencial perder a validade, no entanto, o Senado ainda precisa aprovar o documento que susta o texto de Dilma.

    No documento, assinado por Rousseff em 23 de maio deste ano, estão estipuladas as criações da Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), mecanismos para ampliar a participação de organismos populares na formulação, realização e implantação de políticas públicas de determinadas áreas. Além dos chamados conselhos populares, o texto também cita como membros importantes dessa proposta de diálogo a sociedade civil, audiências públicas, mesas de diálogo e ambiente virtual de participação social.

    “[A proposta] tem o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil”, diz um trecho do decreto.

    Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os parlamentares acusaram Dilma de “passar por cima do Legislativo”, de “prometer diálogo apenas no seu discurso” e de aplicar um ordenamento parecido ao “bolivarianismo da Venezuela”. “Ele é um decreto espelhado na Venezuela de Hugo Chávez. É um projeto que verdadeiramente afronta o Legislativo”, disse o líder dos Democratas (DEM) na Câmara, deputado Mendonça Filho.

    O PT tentou evitar a votação usando várias manobras para adiá-la, como os  vários requerimentos, incluindo pedido de retirada de pauta, adiamento da votação e votação do decreto artigo por artigo apresentados pelo deputado Vicentinho, líder do partido na Casa. Ele não teve sucesso. Já o deputado Afonso Florence (PT-BA) tentou atrasar a votação com um longo discurso no microfone, argumentando que a proposta serviria para “para fiscalizar o Executivo”, mas também não atingiu seu objetivo.

     O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, chamou a decisão da Câmara de “anacrônica”. “”Nada mais anacrônico, nada mais contra os ventos da História, nada mais como uma tentativa triste que se colocou contra uma vontade irreversível do povo brasileiro que é a participação social. Acho que no Congresso, aqueles que votaram a favor do decreto legislativo que derruba o decreto de participação social fizeram exatamente contra uma lógica que eles jamais segurarão, que é a da participação social”, disse nesta quarta (29)

    Agora, o projeto aprovado nesta terça vai para o Senado, que também precisa votá-lo antes de derrubar, institucionalmente, o decreto da presidente.

    Link curto: http://brasileiros.com.br/iRKQJ

    http://brasileiros.com.br/2014/10/camara-derruba-decreto-de-dilma-para-participacao-social/

     

  36. Neste momento, eu devo

    Neste momento, eu devo descordar. Dilma não irá fazer uma ação do gênero e dou três razões:

    A primeira se relaciona com as ações que ela terá que responder na justiça. Dilma não terá que apresentar defesa apenas no Senado, mas também no STF. Ela terá que se defender em várias frentes, sem ter o poder da caneta na mão. Não haverá tempo para desenvolver um programa paralelo de governo.

    A segunda se relaciona com a capacidade de articulação da presidenta. Um governo paralelo demandaria uma grande capacidade de articulação, tanto com os setores capazes de gerar as ideias quanto com a imprensa que divulgaria as ideias. Dilma não se relaciona bem nem com um grupo nem com o outro. Sempre se pode dizer que haveria a internet e redes sociais, mas seria muito pouco para reverberar as propostas e a grande imprensa estaria a postos para bater duro em todas.

    A terceira tem a ver com o timing. Estamos em ano de eleição, o PT precisa juntar os cacos, tentar propor alianças com outros setores da esquerda e montar estratégias políticas para chegar vivo em 2018. Pode-se dizer que aqui existe o espaço para a discussão de propostas alternativas, mas elas não seriam capitaneadas por Dilma. Lula e porque não dizer Marina e Ciro teriam maior capacidade e interesse em arregimentar ideias alternativas do que a presidenta.

     

  37. Apenas em parte – aquela da esquerda unida

    A tese do Nassif, embora eu não concorde exatamente com a receita específica que propôs (Governo Paralelo), traz uma dose de ação e atividades organizadas que, tanto Dilma como a equipe de governo que seria despejada, poderiam assumir e agir em consequência, nestes próximos dias. Acho isso positivo, perante a estratégia equivocada da hipótese de renuncia de Dilma e novas eleições já neste ano (com o mesmo congresso?).

    Acho as razões de Nassif válidas, no sentido de indicar um caminho efetivo, que não faça atomizar este esforço comum da esquerda destes últimos dias, embora não concordo plenamente com o “modus operandi”. Mais que uma opção para mostrar uma nova Dilma ou um Governo que “podia ter sido”, eu acho melhor focar apenas no segundo ponto levantado por Nassif: “o agrupamento de centro-esquerda para se habilitar às eleições de 2018”, embora eu fosse mais apressado e já focaria nestas próximas eleições municipais.

    Acredito mais viável montar uma equipe forte de oposição a este Golpe, dentro da legalidade, lutando contra este novo Governo Temer/Cunha, tanto nas ruas e movimentos sociais como no parlamento, embora com minoria eventual (há esperança de reverter, gradativamente, na medida em que Cunha perca poder). A agenda positiva iria surgindo na contestação ao Golpe e no posicionamento periódico da esquerda unida em relação aos atos e atitudes do Temer e companhia.

    Uma ação conjunta para estas eleições municipais seria crucial e uma grande chance de espírito de equipe e levantar os “números” em favor da esquerda. Haddad releito seria uma cacetada na cara do pato do Skaff. Levantar apoios do povo para formar maiorias nos grandes centros urbanos, não apenas para defender-nos de ações antipopulares do Governo Temer, mas para evitar que esta sanha persecutória sobre o PT se estenda a Minas Gerais e outros Estados.

    Já contido o inimigo e avançando a lava jato sobre políticos “não do PT”, o jogo começaria a ser equilibrado, caminhando para 2018 ou, numa possibilidade pequena, voltar ao Governo ainda no mês de novembro deste ano (depois dos 180 dias).

    Gostei do conceito que traz junto a proposição do Nassif, mas apenas redirecionaria este esforço para uma boa oposição ao que virá, mais do que uma proposição “paralela” para mostrar algo que podia ter sido, mas que – em parte pela nossa própria culpa – “não foi”. Dilma deve assumir erros de estratégia neste último tempo, ao povo, perante esta nova esquerda, e se colocar eventualmente para liderar esta oposição temporária, até passar o bastão.

  38. Dilma
    Que os que agiram para impedi-la e os que nada fizeram para mantê-la fiquem, em sua vontade expressa, com Cunha, Temer e Gilmar.

    Estes sim, defensores do Povo, livrando-o das garras nefastas de Dilma, esta usurpadora da paz social e do desenvolvimento do País.

    Desejo a todos estes Boa Sorte.

    Aos que a defenderam até o fim, e ainda agora, meus cumprimentos pela integridade. Mas estes eu poderia congratular com um aperto de mãos, pois que muito poucos.

    Já sinto falta dela e de seus defeitos. Nunca em seu mandato chorei tão amargamente ao ler as notícias do que estão fazendo – antes mesmo da posse – e do que será feito ao Brasil.

    O defunto ainda não esfriou para o sepultamento e os abutres já disputam com hienas e chacais a carcaça e os despojos. Mas, o que esperar do escorpião?

    Que façam bom proveito. 

    Mas não venham pedir à Dilma que lhes sirva de escada. Se ela não é boa o suficiente para governar eleita, legitimamente, de posse do cargo que lhe foi conferido pelo voto popular, chamada pelo nome correto – Presidenta Dilma – porque participaria de um “governo fantasma”, sem honra, às escondidas, como se fora uma concessão à sua existência? A meu ver Dilma não é mulher de esmolas.

    “Boa Sorte Brasil!  Vais precisar.”, acho que essa será a mensagem de Dilma aos seus detratores de 1a, 2a e todas as horas.

    E aos seus amigos e defensores: “Cumpri, com honra, meu mandato.  Dentro de minhas limitações políticas e pessoais”.

    Sim, ela estará por aí… A História dirá.

    Vou sentir falta de Dilma, mas torço para que ela descanse. Que cuide de sua saúde e curta seu neto e sua filha nos anos que lhe restam. Bem distante dessa Malta. Fiquemos nós com a quadrilha.

    Beleza de post, Nassif!!! Fará muitos economizarem em sessões de terapia. E em outras sessões também.

    [video:https://youtu.be/tQfF8SyRDKQ%5D

  39. Dilma poderia ter feito um

    Dilma poderia ter feito um ministério de ouro puro, e até ter conseguido sufocar a crise, que nada disso teria detido o golpe. A mídia e a propaganda internáutica conseguiria fazer todo coxinha hipnotizado odiar até a própria sombra e se matar, se necessário fosse, mas o golpe não seria barrado. Foram anos e anos de preparação intensa e paciente, de reforço ideológico da mídia, de dominação paulatina das instituições judiciárias, policiais e do ministério público, de destruição da identidade nacional e da auto-estima, da destruição até mesmo do futebol brasileiro, plataforma de orgulho do povão, do financiamento e eleição de consumados patifes e notórios corruptos para depois obter o domínio venal do Congresso, enfm, foi muita coisa feita e elaborada com o fim único de desfechar o golpe para fazer o Brasil cair de joelhos a qualquer custo. A idéia inicial era tomar o poder por um avassalador tsunami eleitoral, onde não faltou todo tipo de patifaria. Se não foi possível, viria e veio então o atual golpe judiciário-legislativo. Se este não tivesse podido acontecer, viria um golpe muito mais forte, com medidas de força e violência por todo lado. Nada, nada mesmo, conseguiria deter o golpe. É mera ilusão e equívoco perigoso, por não proporcionar uma visão real necessária para a construção da resistência, querer dizer que Dilma tem qualquer culpa pelo sucesso do golpe.

    1. Não nos esqueçamos de que,

      Não nos esqueçamos de que, nas eleições de 2010, o candidato tucano tentou fazer uma coligação com os caras da bíblia e todos os segmentos que hoje desejam o golpe.

    2. Severino: está tudo

      Severino: está tudo corretissimo. Mas tem um problema: Foram os 30% mais ricos do Brasil que montaram todo esse cenário. É uma obra da classe média e alta com sua consciência escravocrata, tomando emprestado os mantras do neoliberalismo na tentativa de dar um verniz de modernidade a uma projeto cuja unica perspectiva é a exclusão social. Nada disso interessa aos 70% mais pobres. A direita no Brasil não tem projeto para o povo. Ao mesmo tempo. não tem como eliminar o povo do cenário político, a não ser que se instale uma ditadura. Portanto, o fôlego deste golpe será curto.. Está certo o Nassif, todo o esforço do momento deve-se concentrar no projeto pós-golpe. 

      1. Concordo totalmente que o

        Concordo totalmente que o fôlego desse golpe será curto. Dá para enganar o povão por um período, mas não indefinidamente. Não tardará o dia em que esse castelo de areia irá desabar.

        1. O problema é que pré-sal,

          O problema é que pré-sal, direitos trabalhistas, vão todos pelo ralo, e um futoro governo de esquerda não rasgará contratos e jamais terá força no legislativo para devolver tudo o que Temer & CIA nos tirará.

          Eu acho que não adianta mais a esquerda voltar eleitoralmente. Só na baioneta, fechando congresso, para devolver os direitos perdidos por decreto, rasgando contratos e se armando para inibir a reação internacional.

    3.  A idéia inicial era tomar o

       A idéia inicial era tomar o poder por um avassalador tsunami eleitoral, onde não faltou todo tipo de patifaria.

      O tsunami aconteceu, mas tão somente na zona dominada pela elite golpista de sempre: SP. Esse golpe é antes de tudo paulista, não do povo de SP, este não passa de massa de manobra e lavagem cerebral de que são vítimas há séculos. Nas urnas, foi o restante do pais que derrotou a oligarquia paulista que, com muita grana da FIESP, comprou os votos necessários ao golpe. Tem jeito não. Depois dessa, em que o processo eleitoral e a democracia foram pra lata do lixo, votar pra que mesmo. Que tal, cada cidadão ter direito a apenas 1 voto, em pessoa (física ou juridica) no seu municipio. A partir dai desencadeia-se um processo aletório, ou seja, sorteios para a formação dos parlamentos estadual e federal (este formado pelas casas das pessoas juridicas- senado, e físicas- camara). Cada parlamento escolhe, mediante sorteio, aquele que fará as vezes de prefeito, governador e presidente. Melhor assim do que fingir. Chega.

  40. Não se trata da Dilma e sim do futuro do projeto de um país mais
    Com todo respeito a todas as opiniões só gostaria de lembrar dois pontos:

    A Dilma não é uma política;

    Discordem alguns mas ela é honesta.

    Estes foram mais dois ingredientes que no completamente louco ambiente político brasileiro impediram a composição com os de sempre para governar.

    Isso é bom ou é ruim?

    1. O povo não se decide

      Luiz Cláudio, eu ouço desde criança que “os políticos são todos desonestos”, “despreparados para os cargos que ocupam”, “só se interessam pelas benesses do cargo” e por aí vai…

      Eis que um belo dia, elege-se como presidente uma mulher honesta, competente tecnicamente e que, até prova em contrário, não enriqueceu com o cargo. E o que ouvimos, até de quem se diz “de esquerda”?

      “Dilma não tem habilidade política”, “não sabe discursar”, “não sabe negociar com os aliados (amigos da onça)”. Ou seja, tomam como “defeitos” da Dilma justamente o que criticavam em outros políticos!

      Decida-se, povo!

  41. Esse texto parece com aqueles

    Esse texto parece com aqueles casos de amor, que, diante do fim, uma das partes pede “um tempo” para ver se ainda tem um jeito.

    Acabou, Nassif.

    O Brasil esta entrando em sono profundo,so acordara depois de decadas e vivenciara muitos pesadelos.

    O ruim, o atraso, a maldade, a mediocridade, o banditismo, o colonialismo se uniram e tomaram conta do pais.

    O que vira sera pior que a ditadura militar.

    Hoje, o assaltante do poder não é mais um uniformizado de capacete e botas, mas um togado de gravata, falando em nome da “lei”.

    Não sera mais necessario uma policia politica, como  o famigerado DOPS  daqueles tempos.

    Tudo foi preparado para o proprio povo se auto policiar.

    Voltaremos a falar baixinho, para a mesa do lado não escutar.

    O dedo duro,outrora execravel, atualmente sera visto como um patriota.

    A esquerda teve o seu tempo e o entregou a Joaquins Barbosa, Janots, Toffolis e outros do genero.

    O sonho foi adiado.

    1. É com mujita tristeza que

      É com mujita tristeza que tenho de concordar com você.

      Por causa da covardia da nossa geração, pelo menos as duas próximas gerações terão seu futuro comprometido.

      1. Infelizmente penso que será

        Infelizmente penso que será por este caminho, de peras, difícil. Se fosse o contrário já estaríamos nas ruas em muito maior número. 

  42. 2018

    Lula devia, se candidato for, pedir ao povo que se for eleito deveria ter maioria nas casas legislativas. Ou seja, quem vota na coligação dele devia votar por Deputado ou Senador da mesma chapa.

    Se assim não for, melhor renunciar de cara. Essa é a melhor educação política para o povo.

    1. É isso mesmo…

      É isso mesmo, Eduardo, “comunista”. Aliás, o próprio Nassif já fez esse esclarecimento num dos primeiros comentários abaixo. Mas só pra reforçar: ele se referiu à indicação do Roberto Freire para ministro da cultura no provável governo provisório do traíra Temer. E foi pelas mãos do Freire, lá nos inícios dos 90, que o antigo Partidão (PCB) acabou virando PPS, né?

      Mas, é verdade, o Nassif deveria ter colocada pelo menos aspas nesse referido histórico do Freire, já que essa trajetória dele enquanto, hum, comunista sempre foi meio suspeita, tipo, “quinta coluna”, sabe? 

       

       

    2. A oligarque paulistas, que

      A oligarque paulistas, que está dando mais um golpe nesse pais, adora um comunsita na cultura, isso para não fazerem nada mas so ficar coçando o saco, como Wefort, assim dão um certo ar de contracultura, só que é tudo falso. Prá ser sinceros, deveriam indicar o pato Skaf para a cultura…

  43. Tenho a impressão que Temer

    Tenho a impressão que Temer irá montar o seu governo no afastamento de Dilma, mesmo que alguns juristas discordem disso. sendo assim  não adiantará  Dilma nomear ministros e desenvolver propostas, como o Nassif gostaria, infelizmente o governo Dilma se foi. O que teremos agora são os movimentos de esquerda na rua para pressionar e tentar derrubar o governo Temer, infelizmente suponho que não funcionará já que o MPF e o STF começa a sacrificar o alguns dos seus aliados no golpe, Cunha e Aécio. Com o afastamento da Presidenta consolidado, restará a mídia promover o governo Temer e o judiciário prende Lula. Triste fim do governo PT.

  44. Hasta siempre, comandante!

    O que doi tanto é que estamos colocando fim não apenas ao governo da presidente Dilma Rousseff na forma de um golpe, como o fim de um ciclo, o fim dos sonhos daqueles desenvolvimentistas que sonharam com Jango, que sonharam com Lula e sonhavam que Dilma conseguiria, apesar dos trancos diarios da imprensa e depois do judiciario, dar prosseguimento as reformas de bases, pelo menos algumas delas.

    Falhamos e esse mea culpa deve ter lugar. Uma reflexão deve ser feita sobre os porquês. Contemporizar com o que sempre esteve ai e pretende se manter, enquanto não houver mudanças estruturais, creio ter sido o grande erro.

    Esse hipotético governo Dilma, que não apenas sonha o Luis Nassif, mas muito dentre nos, para existir seria preciso uma nova praxis politica. Essa que vivenciamos, ao meu ver, é uma das mais nocivas ao sistema democratico. O governo de coalizão se mostrou nefasto. Esse sistema so daria certo com partidos altamente ideologicos, o que não é o caso de praticamente nenhum partido no Brasil. 

    Como sabemos, o impeachment golpista passara no Senado. Do STF não temos esperança de qualquer avanço contra esse golpe inconstitucional. Assim se encerra o governo petista. Qualquer semelhança com Vargas e com Goulart não é mera coincidência.

  45. eu vou! por que não? (2)

    https://jornalggn.com.br/comment/reply/1352889/648627

    recessão, desemprego, 6 meses de lama tóxica, banqueiros na Fazenda, tecnocratas no BC, agroexportadores na Agricultura e… impeachment. a vida inteira que podia ter sido e que não foi. tosse, tosse, tosse, ó meu Brasil. diga: treze… treze… treze… todo seu organismo está comprometido. então ainda é possível tentar alguma conciliação de classes? não! a única coisa a fazer é tocar uma canção anarquista.

    por todos aqueles que nós estendemos os braço abertos

    Esta manhã, acordei

    Linda, adeus, linda, adeus, linda, adeus, adeus, adeus

    Esta manhã, acordei

    E encontrei o invasor

    Oh, guerrilheiro, me leve embora

    Linda adeus, linda adeus, linda adeus, adeus, adeus

    Oh, guerrilheiro, me leve embora

    Pois sinto que vou morrer

    E se morro como guerrilheiro

    Linda, adeus, linda, adeus, linda, adeus, adeus, adeus

    E se morro como guerrilheiro

    Você deve me enterrar

    Enterrar lá em cima, na montanha

    Linda, adeus, linda, adeus, linda, adeus, adeus, adeus

    Enterrar lá em cima na montanha

    Embaixo da sombra de uma bela flor

    E as pessoas que passarão

    Linda, adeus, linda, adeus, linda, adeus, adeus, adeus

    E as pessoas que passarão

    E dirão, “Que bela flor”

    É esta a flor do guerrilheiro

    Linda, adeus, linda, adeus, linda, adeus, adeus, adeus

    É esta a flor do guerrilheiro

    Morto pela liberdade

    .

  46. faltou discorrer sobre concurso público

    Quanto ao Governo temporariamente invisível da Presidenta faltou discorrer sobre a bibliografia dos concursos públicos que deve mudar, urgentemente, pois se criou uma legião de concursados que só pensam em ostentar cargos e viver de vaidades como se tivessem na novelinha malhação em que o belo é a única coisa que se tem…. esses novos Janots e Taffolis da vida não se preocupam com a finalidade que é assistir o cidadão de bem.

    O currículo precisa ser concebido mais sobre conhecimentos das necessidades humanas do que os excessos de conteúdos burocráticos…esse paradigma do individuo copista que passa nas primeiras colocações de um certame só serve para para uma parte da classe média que vive uma vida flívola e tem todo tempo do mundo o decoreba – veja o noticiário: aumenta o numero de suícidio entre policiais federais. Ora, só cai a ficha que policial federal não é super-homem depois de morto?

    No concurso pra PF além de existir de um copismo bibliográfico imenso o TAF até atleta de ponta sente dificuldades em passar… E pra que tdo isso?? A vida real é assim??

    Piores não são os políticos, piores são centenas de milhares de funcionários públicos federais ingratos, que o próprio Governo contratou e consequentemente estão conspirando as claras para o degredo de Dilma.

  47. faltou discorrer sobre concurso público

    Quanto ao Governo temporariamente invisível da Presidenta faltou discorrer sobre a bibliografia dos concursos públicos que deve mudar, urgentemente, pois se criou uma legião de concursados que só pensam em ostentar cargos e viver de vaidades como se tivessem na novelinha malhação em que o belo é a única coisa que se tem…. esses novos Janots e Taffolis da vida não se preocupam com a finalidade que é assistir o cidadão de bem.

    O currículo precisa ser concebido mais sobre conhecimentos das necessidades humanas do que os excessos de conteúdos burocráticos…esse paradigma do individuo copista que passa nas primeiras colocações de um certame só serve para para uma parte da classe média que vive uma vida flívola e tem todo tempo do mundo o decoreba – veja o noticiário: aumenta o numero de suícidio entre policiais federais. Ora, só cai a ficha que policial federal não é super-homem depois de morto?

    No concurso pra PF além de existir de um copismo bibliográfico imenso o TAF até atleta de ponta sente dificuldades em passar… E pra que tdo isso?? A vida real é assim??

    Piores não são os políticos, piores são centenas de milhares de funcionários públicos federais ingratos, que o próprio Governo contratou e consequentemente estão conspirando as claras para o degredo de Dilma.

  48. Acrescento mais dois:

    – o Ministério da Articulação Política pensaria não uma “reforma” política, mas uma verdadeira revolução política (qualquer reforma política não passaria de uma gambiarra, um armengue, porque o sistema como um todo está apodrecido e falido). Não apenas um sistema político completamente novo e inovador, mas também um sistema partidário. DEMOCRACIA DIRETA, é disto que estamos falando. Bora das asas à utopia!

    – o Ministério das Relações Exteriores pensaria o protagonismo do Brasil na construção de uma nova ordem mundial multipolar, em superação à atual ordem mundial unipolar hegemonizada por um único país, que busca impor ao resto do mundo seus valores (que são excludentes, competitivos e promotores do individualismo, são predadores da natureza humana e da Natureza em si). Uma nova ordem mundial multipolar seria centrada não no individualismo, mas na individualidade, com valorização dos direitos e da dignidade de cada pessoa.

    1. Fantástico ler os comentários
      Fantástico ler os comentários aqui. Dá esperança ao povo brasileiro. Nova, aliás tardia, ordem econômica mundial. Mudança do paradigma capitalista.

  49. Taí! Tremenda boa ideia!
    Mas,

    Taí! Tremenda boa ideia!

    Mas, se acompanhada de permanente mobilização das organizações populares.

  50. Temos que barrar o golpe. Não

    Temos que barrar o golpe. Não é fazendo governo paralelo que as coisas irão funcionar. A imprensa vai jjogar sujo e esse governo vai ser desmoralizado. Temos que tomar o exemplo dos estudantes de SP e ocupar as assembléias legislativas, ocupar o congresso e tribunais da justiça. Não vamos aceitar calados que um bando de ladrões, corruptos e sacanas meta a mão em tudo que foi construído. Não ao golpe!

    1. Quanta vezes fomos para a rua

      Quanta vezes fomos para a rua nas duas últimas semanas, nós que ficamoss barrando o golpe na internet?

       

  51. Com esse Congresso é preciso

    Com esse Congresso é preciso correlação de forças favoráveis na sociedade para viabilizar políticas públicas que se sobreponha ao fisiologismo.

    A Dilma caiu porque os setores golpistas foram estimulados pelas manifestações da classe média fomentada pela mídia golpista. Nesse sentido, antes de querer viabilizar qualquer projeto de país é preciso trabalhar a consciência política da população para que não sejam manipulados com tanta facilidade.

    O momento é propício não só para formulações de projeto de país, mas também de tomada de consciência políticas e empoderamento de atores fundamentais como movimentos sociais, jovens, intelectuais, empresários, cientistas e todos aqueles que tenham comprometimento com o país.

    1. O que me deixa mais puto da

      O que me deixa mais puto da vida e este conformismo com o que está acontecendo no nosso país.

      Estes golpistas já deveriam ter sido atacados fisicamente pela parte da população que sente que está sendo roubada. Estes bandidos não entendem outra linguagem que não seja a da truculência.

      A esta altura, o congresso já deveria ter sido invadido e incendiado pela população. O mesmo devferia ser feito com o STF.

      Estamos vendo o país sendo tomado por ladrões, traidores da pátria e vendidos ao capital e não estamos fazendo NADA para impedir.

      Teremos um futuro tenebroso. Nada mais nada menos do que merecemos por nossa covardia.

      Ah. Esqueçam as eleições presidenciais de 2018. Não as teremos com ou sem Lula.

  52. por que não? (reloded)

    na irrespirável atmosfera que antecede o afastamento de Dilma, em sua sufocante mistura de raiva, desespero, impotência, perplexidade e angústia, quando tudo já está obscenamente escancarado, apenas uma única pergunta ainda não tem resposta convincente: por que o governo permanece inerte?

    afinal, o que nos resta saber? o que ainda não foi exposto? qual o motivo de Dilma permanecer sem ação, sequer reação, resignada a ser escorraçada do Planalto?

    após o STF rasgar a constituição e permitir que um réu confesso presidisse a sessão de votação do impeachment na Câmara; após uma votação na qual apenas dois Deputados Federais citaram como motivo de seus votos as “pedaladas fiscais”; após o pavoroso escárnio de se dedicar um voto ao torturador de Dilma; após o relator da Comissão do impeachment no Senado ser autor das “cavalgadas fiscais” em Minas Gerais; após a conduta seletiva e conspiratória do PGR; após o Povo sem Medo ocupar as ruas, com uma ininterrupta sequência de atos e manifestações; após a favorável repercussão na mídia internacional; após o corajoso exemplo dos secundaristas de SP, e de todo o Brasil;

    afinal, o que mais Dilma precisa para agir como a Presidente da República de um país sob um golpe de Estado?

    o que todos deveríamos saber que ainda não foi revelado?

  53. Concordo contigo Nassif,

    Penso que na oposição, Dilma será um exemplo paa o povo e para as novas lideranças que estão surgindo no país. Infelizmente ela não foi talhada para fazer o que precisaria ter sido feita.  Este jogo terrível de ter de conviver com pessoas para quem não daria nem bom dia numa vida normal.  Ela não foi talhada para esta vida de salamaleques, onde você ri quando encontra e faz cara de nojo quando está longe. 

  54. “Nas últimas décadas o Brasil

    “Nas últimas décadas o Brasil mudou de patamar. Houve o fenômeno da inclusão, do desenvolvimento regional, da ampliação do ensino superior, as experiências com novas políticas de inovação, as tentativas de política industrial com o pré-sal.”

    Não adiantou nada. O brasileiro continuou burro como sempre foi e acreditando na globo.

    Esta semana fiquei estarrecido com comentário de advogada com pós publicado no facebock dela atacando o bolsa família e chamando seus beneficiários de vagabundos que não gostam de trabalhar. Que agora isto vai acabar e este povo vai ter de procurar emprego.

    Isto é a prova cabal de que que educação formal não vale nada se não vier acompanhada de sensibilidade, solidariedade, compaixão, empatia e, inteligência. Não a dos livros mas a da vida.

  55. Acho que você espera demais

    Acho que você espera demais da Dilma. Se quando ela podia não fez nada disso, agora é que não fará mesmo.

    Aliás, se tentar será presa.

    Assim como o Lula vai ser. Infelizmente.

  56. Senhor Nassif ( e mesmo que

    Senhor Nassif ( e mesmo que este post seja um consenso de “entendidos”, me dirijo exclusivamente ao senhor) , que mal lhe pergunte, combinaram com os russos??? E russos no caso ( que me perdoem os legítimos) são os velhos e cabeças de velhos, muito corruptos muito machas e tudo que não presta, que pipocam por este país.

    Se os véio deram o golpe, e contaram com a passividade de tudo é velharia deste país, tudo que está com prazo de validade vencido, alguém acredita que vão querer largar o osso que roubaram, e irão combater a corrupção da qual são mentores ?

    Prefiro esperar ( venha ou não) pela força do Vinho Novo, se é que me entende. Manterei distância de tudo que tiver aceito o golpe e a deposição da presidente legitimamente eleita, nem que tenha que ser astuta como a serpente e repetir uma característica de ASSASSINOS CAPITALISTAS e cuidar exclusivemente de meus interesses, sem me importar com mais nada, já que isto será a regra.

    «Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velhasenãovai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combina com a roupa velha (e o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. ). Ninguém coloca vinho novo em barris velhosporque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, e se derrama, e os barris se perdem.

      Vinho novo deve ser colocado em barris novos.

     E ninguém,depois de beber vinho velhodeseja vinho novoporque diz: o velho é melhor

    * 33-39: Cf. nota em Mc 2,18-22. Lucas salienta que quem está habituado às estruturas do velho sistema, e não se predispõe à mudança, jamais aceita a novidade trazida por Jesus (v. 39).

    http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PWL.HTM#FC26

    1. congratulações

      Meire, suas palavras são exatamente o que penso. Ou o Brasil aproveita para repensar a Democracia, os bons se candidatam para romper o ciclo dos velhos, as leis e instituições venham a ser consolidadas e saiam do ridículo em que estão, ou o povo brasileiro verá séculos de futuro se esboroarem. Ou o sonho do “governo pelo povo e para o povo” era só uma frase primária, ou nossa utopia terá enfim um lugar. Mas não nos deixemos enganar com a esperança de que os “velhos” vão deixar barato: terra arrasada é sempre a escolha deles, vemos o que estão fazendo. Finalmente, um refresco com a lembrança de Darcy Ribeiro: “A classe dominante brasileira é a mais estúpida do mundo”. E o verso mais do que feliz de Gilberto Gil: “uma pequena parte já seria a solução, mas a usura dessa gente já virou um aleijão”.  

  57. Nassif, nem uma palavrinha

    Nassif, nem uma palavrinha sobre o Anastasia “acima de qualquer suspeita”? Entendeu agora porque ele foi lavado por Janot? Obrigada, de nada.

      1. O Temer sofre o mesmo tipo de acusação do Cunha

        Logo, uma liminar pode afastá-lo.

        Foi o que disse nos outros posts aqui no Nassif, o Brasil fica ingovernável sem a Dilma na cadeira de presidente.

      2. morrram todos os vermes

        se observado sob a ótica do governismo e de sua fracassada e promíscua conciliação de classes, o afastamento de Cunha perde seu significado mais contundente: o setor dominante está rachado!

        Marcelo Odebrecht condenado a mais de 19 anos de prisão; Kátia Abreu permanece no Ministério de Dilma; Cunha afastado.

        esta é uma situação inédita no Brasil. o que torna o momento ainda mais perigoso e imprevisível. o sistema de poder está em colapso.

        1. há também uma crise da “cúpula”, crise da política da classe dominante. esta “cúpula” já não mais pode  manter sua dominação como antes;

        2. acirramento da atividade dos movimentos sociais, empurrados tanto pela crise no seu conjunto como pela própria “cúpula”, para uma ação histórica independente.

        já estamos numa guerra civil de baixa intensidade, assim como os golpes já não são como antes, tornaram-se golpes jurídicos-parlamentares-midiáticos e mesmo as guerras agora são “híbridas”.

  58. Bobagem

     

    Com o poder ela não governou, sem o poder é melhor ela se aposentar e ir morar no Uruguai para não ser presa pelo juzi Moro.

    Ela é a principal responsável pelo que aconteceu. Ficou a tudo assistindo sem agir.

  59. belo avanço institucional

    Caro Nassif,

     

    Que ótima ideia.

    A ideia de um shadow cabinet é ótima.

    Isto é feito na Inglaterra há décadas.

    O partido que perde a eleição cria um gabinete paralelo (no momento o trabalhista), que critica as políticas do partido no governo (conservador) e oferece alternativas.

    Seria um belo avanço institucional criado a partir desta crise.

    M.

  60. Planejamento Brasil futuro

    Prezado  Luis

    Comungo  muito  suas  ideias  e  opinioes   ,  Seu  livro  Cabeças  de  Planilha  nao  me  sai  da  memoria.  Hoje  acordei  pen

    pensando  ,  como  juntarmos  todas  ideias  para  eliminarmos   os  gargalos  deste  nosso  Pais  ?  nao  encontrei  dificuldade  

    em  imaginar  face  a  certeza  da  existencia  de  cerebros  capazes  e  amantes  dessa  nossa  Terra  mas  como  fazer ?  me  

    perguntei  e  para  alegre  surpresa  ao  abrir  seu  jornal  vejo  a  soluçao .  Parabens , excelente  ssuas  ideias  e  colocaçoes,

    Lute  para  colocar  em  pratica  em  qualquer  governo .  PARABENS.

    Abs  Helio

  61. Por aqui não tem guerreiro que guerreia??

    Pô, Nassif, vai jogar a toalha lá pelas bandas da sua Poços de Caldas!!!  🙂

    A luta termina só quando acaba. 

    Lewandowski: “a corte não fecha as portas para analisar eventual tipificação dos atos imputados.”

    Ministro Roberto Barroso, em seu voto vencedor na ADPF 378 (p. 87 do voto): “A indicação da tipicidade é pressuposto da autorização de processamento, na medida em que não haveria justa causa na tentativa de responsabilização do Presidente da República fora das hipóteses prévia e taxativamente estabelecidas. Se assim não fosse, o processamento e o julgamento teriam contornos exclusivamente políticos e, do ponto de vista prático, equivaleria à moção de desconfiança que, embora tenha sua relevância própria no seio parlamentarista, não se conforma com o modelo presidencialista”. E todos os ministros seguiram seu voto quando da definição do rito do impeachment – apesar de “Obter dictum”. Portanto, além da batalha no senado, ainda teremos o STF para brigar. Se precisar de chegar por lá, vamos sufocar o plenário com pressão popular. Estamos perdenddo de 3 X 0? Sim. Acabou o jogo? Não. Tá nos finalmentes? Sim. Vão desistir ou tentar fazer 4 gols em 5 minutos?  

  62. Caro Nassif:
    Como cidadão

    Caro Nassif:

    Como cidadão responsável você está certíssimo.

    Procura encorajar seus leitores a andar para frente

    e é para isso que nos serve a utopia.  De minha parte

    não tenho que esperar que a Presidente faça aquilo

    que pretendo ser certo. Antes e primeiramente tenho

    que ajudá-la neste caminho. O voto é apenas o primeiro

    passo.`´E necessário outros. De entrega, de apoio, de

    envolvimento, de compromisso com o país e com os

    ideais que nos norteiam.

  63. Nassif, pode até ser injusto,

    Nassif, pode até ser injusto, mas acho que s presidente Dilma, pelo que mostrou até hoje diante de tantas armações rasteiras, não está à altura desse texto, lamentavelmente. Às vezes penso que ela está louca pra essa história acabar e voltar pra Porto Alegre, p mais rápido possível. Pois não tem lógica a presidente manter-se passiva pedante um mundo político traiçoeiro é louco pra tomar seu lugar, usando as piores armas do momento. É muito amadorismo, para uma pessoa que convive com esse mundo sórdido da política. Foi um erro gigante acreditar e manter um ministro do nível do Mercadante, num posto chave e estratégico como a Cssa Cível, por tanto tempo e nada dando certo .  

  64. Isso é ilusão ! Primeiro que

    Isso é ilusão ! Primeiro que DIlma não vai ter 180 dias até seu julgamento. Com certeza, esse processo vai correr muito mais rápido que isso. Segundo que a condenação no senado é liquida e certa, não importa a discussão em torno dos aspectos jurídicos. Os políticos já mostraram que não são juizes, são políticos e agem como tais. A chance de o povo que hoje pede a saída de Dilma se arrepender em poucas semanas é zero. E por fim, Dilma, que não a mesma visão política que Stevie Wonder tinha em seus olhos, vai estar muito atarefada imaginando ser possível se defender no senado do que fazendo alguma coisa para tentar mudar sua situação fora dessas instâncias. Esqueçam Dilma porque a pasta de dente não volta para dentro do tubo uma vez fora dele.

  65. Resiliência

    É Isso mesmo, caríssimo jornalista, precisamos apostar na RESILIÊNCIA. Não se trata de esperança, otimismo, romantismo e todos esses mimimis.

    Pelo que entendi do seu texto impecável (que inveja!)  trata-se da propriedade física  de um corpo de se recuperar  após sofrer choque ou deformação. Isto é,  a capacidade de superação inerente aos seres que vivem.

    Resta saber  se o pulso do governo ainda pulsa.

  66. a luta para ,manter dilma

    a luta para ,manter dilma ainda não terminou, mas confesso qeu

    há uma certa esperança nas opalavras do articulista que lembrou num post anterior

    da possiilidade do advento de uma noite de são barolomeu…

    se compararmos ambos, este é mais esperançoso…

    mas o fiundamnetasl desta história toda á manter a unidade

    contra o golpe em qualquer circunstancia..

    dilma talvez ajudasse nesse sentido de esforçar-se na

    coordenação dessa necessária resistencia, junto a lula e aos movimentos sociaiais e sindicais……

  67. para votação da previdência

     A votação da previdência não poderia ser feita com mudanças aos poucos sem mexer nos direitos já adquiridos? Eu penso que ela deveria também chamar os professores, funcionários públicos estaduais de cada área e se ela quiser colocar o CPMF para votação que esse imposto seja apenas para os ricos ou para quem receba  acima  de  cinco salário mínimo  com valores diferenciados e não esquecer da regulamentação da midia e nem que seja para fazer um plebiscito para reforma política.

  68. Putz, acho que o GGN censurou

    Putz, acho que o GGN censurou meu comentário … eu dizia que o Shadow Gabinet é o melhor lugar para os economistas heterodoxos picaretas estarem !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador