Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

 
Nos últimos dias tive dois contatos marcantes. Um deles, com um autêntico representante da ultradireita delirante. Outro, com um representante típico do Homer Simpson.
 
Vamos por parte.
 
Fomos apresentados à direita delirante por um amigo gozador, que juntou os três casais em uma feijoada. O sujeito era oftalmologista, estudara nos Estados Unidos, em uma universidade da qual não me recordo o nome, mas, segundo ele,  muito mais afamada que Harvard, tinha sido convidado a trabalhar em um órgão do governo norte-americano, muito importante, e do qual não me recordo o nome, e cometeu outros feitos expressivos, dos quais não me recordo a relevância.
 
Ele se informa em sites de ultra-direita, não confia em nada do que sai na imprensa e acredita em tudo o que lhe dizem seus pares.
 
Quando elogiou minha origem libanesa, por ser uma raça pura, percebi que a conversa ia ser marcante. 
 
Ele é contra todas as raças impuras, diz que Donald Trump vai colocar as coisas nos eixos (sem jogo de palavras). Garantiu, sem pestanejar, que Michele Obama é transexual; que Barack Obama não é Barack Obama, mas um sujeito que se faz passar por Barack Obama. Trata os negros como macacos. E me passou a mais retumbante das revelações que, segundo ele, tem sido sonegada por toda a imprensa ocidental. Aliás, apostou comigo como não conseguiria publicar nem no meu blog a relevante informação de que não há mais peixes no Oceano Pacífico.E não adiantou argumentar que desastre desse tamanho não seria sonegado nem pelo Estadão, mesmo se fosse de responsabilidade do PSDB.
 
Pulemos para o simpático Homer Simpson, que me aborda no boteco de Poços.

 
Diz que os problemas no Brasil surgiram com o porto de Mariel, em Cuba. Levaram para lá todos nossos empregos e nossas divisas.
 
Tento explicar que a construção do porto envolve inúmeros materiais e equipamentos fabricados no Brasil, contratos com indústria mecânica, siderúrgica e muitas outras. Portanto, gerou muitos empregos no Brasil.
 
E ele: mas o dinheiro foi para fora.
 
Explico que não, que a obra será paga e os lucros reverterão para o Brasil, através da empresa construtora. 
 
E ele: não sei não. 
 
Pacientemente explico que se trata de exportação de serviço praticada por todas as nações, pela China, pelos Estados Unidos. Se não fosse bom, porque os grandes países disputariam mercado?
 
E ele, com a segurança de um procurador da Lava Jato: “Pode ser bom para a China e Estados Unidos, mas não para o Brasil”.
 
Aí desisto e, como no começo da conversa ele se apresentou como astrólogo amador, interrompo a conversa com minha saída favorita:
 
— Eu não ouso discutir astrologia com você.
 
Ele entendeu, se despediu e foi embora. Educadamente, saliento.
 
O fenômeno da desinformação
 
Nos dois casos, a conversa – embora surreal – foi em bases relativamente educadas. No caso do direitoso, um conteúdo de uma violência extrema, mas dito socialmente em uma “conversa de brancos”. No Hommer Simpson, um senhor simpático, boa gente mesmo.
 
Mas o novo normal é a grosseria, o sujeito tratar sua opinião como um bem de raiz, dedicando a ela o mesmo cuidado obsessivo com que cuida das suas posses, seja o carro velho ou a casa a beira-mar. E reagindo agressivamente contra qualquer tentativa de tirá-lo da comodidade das suas verdades estabelecidas.
 
Na convivência social, um dos primeiros fatores de contenção é o conjunto de regras sociais  consolidadas que impõe um padrão de sociabilidade do restaurante granfino, ao boteco de família, da missa ao estatuto da gafieira.
 
Cada ambiente tem seu conjunto de regras e seus limites. O machismo e a homofobia estão restritos a ambientes machistas, onde é de mau tom defender transexuais. Mas, se saíssem fora da jaula, seriam coibidos por olhares de reprovação. Nos botecos, as mesas separavam os grupos por afinidade de opinião. Mas não havia interferência nas conversas, mesmo por parte de quem ouvisse e reprovasse.
 
Nos ambientes públicos, não era de bom tom o preconceito, a intolerância. Uma pitada de esquerda social dava até status intelectual. E havia um respeito (muitas vezes excessivo) pelo conhecimento técnico.
 
Todas essas barreiras caíram. Hoje em dia, a norma é a grosseria, a opinião fechada, intransponível como a muralha chinesa, em torno do senso comum mais primário ou da piração mais louca, como comprovaram meus dois interlocutores.
 
Quais os fatores que levaram o mundo a essa balbúrdia?
 
Os fatores de confusão
 
Há um conjunto de fatores muito similar ao que conduziu o Ocidente de fins do século 19 até a 2a Guerra:
 
Uma fase de grandes avanços científicos e tecnológicos que não resultaram em melhoria da condição de vida das populações, levando à descrença em relação ao pensamento científico, especialmente dos economistas.
 
Um financismo desvairado impedindo a consolidação das economias periféricas.
 
Dissolução de estados nacionais, guerras internas, promovendo gigantescos movimentos migratórios.
 
Os imigrantes promovendo terremotos nas estruturas sociais estratificadas das nações hospedeiras, com novos valores, novas informações, novas maneiras de encarar a vida.
 
O aparecimento de novos meios de comunicação, implodindo a ordem que repousava nos sistemas tradicionais de mídia.
 
A falência dos sistemas tradicionais arcaicos de política.
 
A crise atual decorre de uma soma similar de fatores:
 
Fator 1 – a falência do conhecimento científico
 
A crise de 2008 não apenas matou a ilusão do neoliberalismo como fator de promoção de desenvolvimento e bem estar. Levou junto a respeitabilidade do conhecimento científico junto ao público leigo, da mesma maneira que o atual estado de exceção está desmoralizando o conhecimento jurídico.
 
A expansão do neoliberalismo, da ampla desregulação financeira, foi fundada na adesão acrítica e interessada de vastos setores da academia, especialmente dos economistas – conforme atestam documentários produzidos depois da crise nos Estados Unidos. Literalmente, o mercado comprou a opinião da Academia.
 
O padrão de atuação do mercado, de braços dados com a mídia, sempre foi a de construir reputações de seus vendedores. Alçados à condição de celebridades, ajudavam na venda de produtos ou de ideias de seus empregadores.
 
Nas discussões sobre a desregulação da economia, por exemplo, economistas medíocres, repetidores de slogans, eram alçados pela mídia à condição de grandes gurus da economia. Para o universo dos Hommers Simpsons, um Mailson valia mais que um Paul Krugman.
 
Do mesmo modo, no apogeu da Nasdaq (a bolsa das empresas de tecnologia) os bancos de investimento fabricavam gurus a torto e a direito, fornecendo palpites para a manada.
 
O auge foi quando a Goldman Sachs recomendou a compra de ações da Microsoft logo após a União Europeia tê-la condenado por práticas monopolistas. O ganho do investidor não está em investir no tamanho da empresa, mas em sua expectativa de crescimento. Aquele episódio, mais a estabilização do mercado de desktops, decretava o fim do crescimento exponencial histórico da empresa, registrado em um período de amplo domínio do Windows. 
Para manter o mesmo ritmo de crescimento, teria que competir com os japoneses em games, com a Oracle em bancos de dados, com as novíssimas redes sociais que surgiam.
 
Era apenas uma jogada do banco. Ao perceber que as ações da empresa não tinham mais atração, preparou o mercado para poder desovar seus estoques de ações a um bom preço. E os gurus fabricados pela mídia norte-americana ajudaram no jogo.
 
Para tudo isso serviam os gurus. E toda  essa catedral de papelão veio abaixo com a crise de 2008. Menos em países intelectualmente subdesenvolvidos, onde um economista pode virar gênio sem publicar um trabalho acadêmico que preste..
 
Fator 2 – a implosão das regras sociais
 
No início das redes sociais, perdi uma aposta para o neurologista Danielle de Riva. Eu acreditava que a Internet e as redes sociais permitiriam a construção coletiva do conhecimento, com a informação libertando. Cético, De Riva apostava que liberaria todas as taras, com a formação de grupos de doenças sociais variadas, de pedófilos a terroristas.
 
Ganhou.
 
As redes sociais aboliram as barreiras naturais dos ambientes sociais presenciais. Agora, o sujeito pode entrar em qualquer ambiente virtual sem ser apresentado, sem os constrangimentos naturais, as regras sociais consolidadas  nos contatos presenciais, dando vazão aos seus instintos mais primários. Liberou geral.
 
Mais que isso, o espírito animalesco passou a encontrar assemelhados e a se organizar em alcateias, compartilhando as piores intenções e os piores sentimentos. Saíram do armário, nus e peludos como os homens da caverna, despidos de todo o verniz social e todos os princípios civilizatórios acumulados em séculos de civilização.
Do virtual para a contaminação do presencial foi um pulo.
 
Fator 3 – a opinião leiga
 
Essas hordas partiram para a guerra armados de slogans primários, mas de alta eficiência.
 
No trabalho seminal de 1962, em que previu todos os passos do golpe, Wanderley Guilherme dos Santos analisou o discurso da direita, na época praticado por Carlos Lacerda. Apesar do primarismo da análise, ironizada pelos acadêmicos, Wanderley anotava sua enorme eficácia junto às massas leigas. As massas – à esquerda ou à direita – são sensibilizadas por frases simples, slogans falsos como são as verdades definitivas que cabem em uma frase.
 
Lembro, com 13 anos de idade, influenciado pelo meu avô udenista, enfrentando frei Josaphat, do jornal Brasil Urgente, em um debate em Poços de Caldas:
 
— Que governo é esse que impede a greve dos bagrinhos em Santos, em defesa da sua sindicalização?, bradei, com uma frase retirada diretamente da revista Ação Democrática.
 
E o frei, com a mesma impaciência que eu tive com o Hommer Simpsons:
 
— Meu anjinho, você é muito novo para entender dessas questões.
 
O slogan disseminado pela revista armava de um menino de 13 anos a um adulto para participar de um debate ideológico – mesmo não tendo o menor conhecimento sobre o contexto discutido.
 
Dia desses, um conhecido, cientista social, contava o que se passou nos seus encontros familiares. De repente parentes que nunca se pronunciavam, por seu escasso conhecimento de temas políticos, passaram a entrar vigorosamente na discussão com argumentos similares ao do meu amigo Hommer Simpson. Construiu-se um verdadeiro manual da idiotia, conferindo a cada Hommer um tacape para utilizar em qualquer discussão.
 
A utilização da pós-verdade
 
Nesse ambiente intelectualmente rarefeito, o discurso político da direita passou a visar o órgão mais sensível do Hommer Simpson: o fígado.
É o ambiente ideal para o uso do preconceito, a disseminação da vingança, as bandeiras moralistas, o atropelo de todo o avanço jurídico, retomando os princípios da Lei de Talião e do estado de exceção – sob a aprovação dos humanistas de butique, como o Ministro Luís Roberto Barroso e o jurista Oscar Vilhena, agora convertidos em arautos do direito penal do inimigo.
 
Quando esse desastre recai sobre nações institucionalmente pobres, em que os valores civilizatórios dependem de uma mídia venal, da erudição vazia e descompromissada de juristas, de um parlamento vergonhoso, de partidos políticos não-programáticos, dá no que deu.
 
Não se imagine que o fundo do poço está à vista. A fragilidade institucional brasileira, a mediocridade de suas elites pensantes – à direita e à esquerda -, a ausência mínima de noção de soberania, de interesse nacional, de solidariedade nacional, sugerem que o desmonte nacional pode não ter fundo.
 
Luis Nassif

161 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Direita raivosa

    Caro Nassif, 

     

    Um tempo atrás quando lia uma cacetada de comentários em páginas jornalísticas e páginas de reacionários (aqueles “huezões” da Internet) costumava espantar-me com tamanha idiotice e picaretagem – às vezes até ficava realmente assustado. Com um certo olhar mais afinco no problema, percebe-se que todas as bananices e violação até mesmo dos direitos humanos expostos na Internet, são apenas parte do real problema que já vivenciamos na realidade concreta. Assim, não teríamos, portanto, o que nos surpreendermos com isso. Faz parte da realidade as pessoas desta extirpe. De toda forma, não é nova a ideia que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Em outras palavras, o reacionarismo é sinônimo de baixo intelecto – ou a falta dele. Um “fantasma” toma conta dessa galera “politizada”: o medo vermelho docomunismo! É um medo esquisito de quem é um zumbi que vive a respirar à cabo da TV Globo – plim plim! Uma coisa é importante salientar: inteligência não tem nada a ver com escolaridade. Exemplos disso não faltam, onde classes subalternas foram protagonistas de mudanças progressistas, como a Comuna de Paris e a Revolução Russa. O tempo passa e a gente começa a entender as coisas além das aparências; pois como diz Marx: “se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária”. Alguns destes palhaços chegam a acusar que o “comunismo matou milhões”. Ora, matanças às custas ideológicas ocorrem no capitalismo “que deu certo”: morrem pessoas por conta de guerras ligadas à posse de jazidas minerais (principalmente petróleo), desnutrição por exclusão social, perseguição política aos opositores em países adeptos do capitalismo, atentados terroristas por grupos outrora treinados e financiados pelas potências geopolíticas capitalistas (como Al-Qaeda e Estado Islâmico); opressão agrária, catástrofes ambientais causadas pelas atividades capitalistas humanas etc. Isso sem falar em genocídios históricos sob regimes que queriam impedir o avanço do ideal comunista, como o Holocausto nazista e o fascismo de Mussolini em tempos de Segunda Guerra Mundial. Contudo, na Internet (como um retrato virtual do mundo real), nos mostra que a estupidez é mais confortável que o saber científico. Basta apenas ser imediatista que já está valendo para a sabedoria política do ser social. Reacionários bradam o conservadorismo como “ordem de progresso”. Porém estes mesmos “conservadores” mal sabem ou não querem “praticar” em si o que desejam. Acusam os progressistas de serem “malditos” por estarmos numa situação de crise generalizada. Na verdade, o conservadorismo é o pior dos males possíveis neste contexto. O ódio que juram combater é apenas um bode expiatório para legitimarem suas ideias arcaicas. O apoio, consentimento ou indiferença ao cometimento de crimes diversos por autoridades políticas, religiosas e/ou militares conservadoras como: racismo, intolerância religiosa, xenofobia, estupro, corrupção, tortura, homicídio, constrangimento ilegal, terrorismo, calúnia e difamação, apologia e incitação ao crime, lesão corporal e agressão, abuso de poder, formação de quadrilha, improbidade administrativa, crimes ambientais, crimes contra a segurança nacional etc., são exemplos bases “morais” destes mesmos comentadores das ciências sociais de Internet que lemos. ¹ Os “moralistas” reacionários partem da premissa da defesa da violência injusta, e às vezes até criminosa, como meio para alcançar diversos fins, como imposição de derrota a adversários políticos e o “combate” ao crime; desprezo ou mesmo ódio à democracia, aos valores democráticos e às liberdades individuais alheias – ou por simplesmente por quem pensa diferente. São hipócritas! – gritam ferozmente querendo “pôr ordem no país”. Uma ordem na qual é a desordem, a barbárie e o retrógrado pensamento hostil e segregacionista. Reacionários são adeptos (ou flertam perigosamente) ao fascismo. E o fascismo sempre esteve aqui, entretanto, meio “acovardado”. Só que o cão só entra na Igreja se a porta estiver aberta. E ele adentrou; tomou lugar e aparência na sociedade. Estes mesmos que até bem pouco tempo viviam dizendo que tirar a presidente do poder iria “acabar com a bagunça” e “colocar o Brasil no devido lugar”, hoje parecem não se importar mais tanto com a necessidade de surgir no país uma perspectiva de desenvolvimento sociopolítico e humanitário (quando eles mesmos esquecem-se disso). A Internet, assim como a própria realidade concreta, se torna um lugar difícil de entreter-se harmonicamente quando um pensamento moldado penetra de forma a ser um câncer nas pessoas como tais, tornando-as indivíduos que não têm na sua própria consciência uma autocrítica da amplitude das coisas, a cegueira ideológica vem e lhes abraçam enquanto desejam enforcar os “inimigos” num esgoto onde afogam-se todos.   

  2. “muito mais afamada que

    “muito mais afamada que Harvard, tinha sido convidado a trabalhar em um órgão do governo norte-americano”:

    Yeah, right.  Mas quem alicia para o crime universitarios-de-terceira-categoria-porem-ideologicos eh a CIA.  Ce se encontrou com o terceira–classe Dallangnol judeu ou eh so impressaozinha minha?

  3. “cometeu outros feitos

    “cometeu outros feitos expressivos, dos quais não me recordo a relevância”:

    TODOS eram sabotagem.

    “cometeu outros feitos expressivos, dos quais não me recordo a relevância”:

    TODOS eram sabotagem.

  4. Desde da fundação do PT quase

    Desde da fundação do PT quase sempre as acusações tornam-se falsas tempos depois…

    Este é o momento ideal, ainda não ocupado por nenhuma outra distração que irá inventar os golpistas, para revisitar o “corolário da falsidades” que bradaram desde o início do golpe…

    Lembrar seus personagens e veículos de mídia que o transportaram, as chamadas da globo news para as passeatas dos coxinhas, as frases ditas pelas multidões brasil a foram, a conclusão técnica do MP sobre a pedalada e a piração da janaína.

    Lembrar da Ana Júlia, temos muitas coisas para viralizar na rede e ver se os coxinhas entendem que quando diziam que iriam tirar quem eles quisessem, no fundo eles eram os trouxas manobrados pela elite…

  5. Fico pensando o seguinte = se

    Fico pensando o seguinte = se na época que o Brasil contava com uma elite 100 vezes melhor que a de hoje, o país nunca conseguiu resolver a questão que pra mim é a mãe de todas as nossas mazelas – a desigualdade social tão pornográfica que chega ao ponto de mostrar que é menos difícil para uma menina  nascida numa das regiões mais pobres do país ser campeã olímpica de judô ( a Rafaela)  do que poder realizar o sonho de ser médica ou engenheira (nem falo formada numa USP  ou outro universidade de mesmo prestígio ) – agora imagina com essa elite de m… . Uma elite de verdade faz com o homer simpson o mesmo que o frei fez com o Nassif de 13 anos : lhe diz que o mundo não começou quando ele nasceu. O hommer simpson tem essa certeza = esse mundo começou quando eu nasci. Espero que também não morra por causa dele. 

     

      1. Marcelo33, a elite do passado

        Marcelo33, a elite do passado é 100 vezes melhor do que a atual se você comparar uma com a outra. Mas é claro que se você juntar o que de melhor veio da elite brasileira e comparar com a elite dos países que se desenvolveram sem ter a desigualdade econômica absurda que temos, essa elite fica na quarta divisão e com risco de nem passar de ser rebaixado para time amador (rs) 

         

        1. Você está falando de uma

          Você está falando de uma elite idealizada em uma época idealizada. Nossa elite é escravocrata, e jamais superou esse passado. Da república para trás, com escravidão (lembrando que o país foi o último das américas a acabar com a escravidão, e que, em boa parte, a república foi proclamada em reação a essa abolição), acho que nem cabe comparar. República Velha, nem se fala. 

          Quando o Brasil andou para a frente, foi graças aos governos e APESAR dessa elite, não por causa dela. LEmbrando que a elite que deu o golpe de hoje foi a mesma da “Revolução de 32”, e que depois de Vargas I, passou 10 anos tentando dar golpes até desembocar em 1964. 

           

  6. dos Hommer Simpson

    Dia destes um colega de serviço me veio com a seguinte história : Seu tio, caminhoneiro, esteve numa fazenda de Lula no Pará recolhendo soja para exportação no porto de Santos. Dizia que a fazenda era tão grande que mesmo após o dia inteiro andando de caminhão não conseguiu chegar ao final  do território. 

    Conhecendo a ” peça” não tive dúvidas : – Me passa o nome e telefone do seu tio . Com o Moro desesperado por provas contra Lula o seu tio dando sopa ? Ele recusou.  Sugeri então que desviassemos a soja , pois Lula seria obrigado a ficar calado diante da soja comprometedora. Ele ficou calado. Cai na gargalhada.

    Não tem jeito, diante de um Hommer Simpson o melhor é expô-lo ao rídiculo de seus argumentos. 

    1. S-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l

      “Me passa o nome e telefone do seu tio . Com o Moro desesperado por provas contra Lula o seu tio dando sopa ?”

      Muitos risos…rsrs

  7. minha única esperança…

    a força em efeito dominó, ou de manada, não se altera, é a mesma na ida e na volta

    não podemos avançar mais disso que está aí, é o extremo e já existia intimamente, desconectados

    os sensatos, para não dizer racionais ou bem informados ou do bem, é que devem ocupar mais o espaço

    ou fazer questão de marcar presença entre eles, para que, mesmo que pouco a pouco, consigamos impulsionar

    o efeito contrário

    1. não temos nada novo…

      apenas os de sempre reunidos…………………………

      do que precisamos mesmo é de incentivadores de reformas íntimas e em número muito maior do que temos agora nas redes sociais

  8. Bertrand Russel

    Acredito que sua análise esteja correta! Tempos pós modernosos…

    Lembrei de três frases de Bertrand Russel, um sujeito que pensou o mundo por 97 anos e já morreu a 46 anos:

    – Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza.

    – A raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito da competição está a principal fonte de felicidade.

    – Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.

    Como se vê, os problemas humanos eram os mesmos, mas com o surgimento da super exposição ególatra das redes sociais na internet a “burrice coletiva” apareceu e a agressividade se fez impune… 

    Um abraço.

     

  9. Nassif ainda perde seu tempo

    Nassif ainda perde seu tempo tentando argumentar com esse tipo de gente. Eu já larguei disso há muito tempo. Hoje em dia  meu celular sempre toca quando alguém inicia algum assunto referente a notícias que viu, escutou ou leu no PIG (na maioria rede globo, óbvio). Depois de “atender” a ligação retorno à conversa mudando de assunto, se não der certo o celular toca de novo e dessa vez a ligação é bem longa, interrompendo completamente a conversa. 

  10. Com toda sinceridade

    Com toda sinceridade Nassif,nao ha o que comentar do seu texto,enfativo,nao ha o que comentar,tal a perfeita transcricao do seu relato.Meus comentarios estao cada vez mais escassos,meu e de muita gente que tem a exata nocao de onde fica a ponta do nariz.Vou ilustrar dando conotacao politica ao assunto.O PMDB esta no poder,certo.Como um partido que ancorou bravamente a resistencia democratica,contra o estado de execao como o MDB,comandado por um homem da evergadura de Ulisses Guimaraes,ladeado por um Feitas Nobre,Alencar Furtado,Chico Pinto,Fernando Lyra,Rafael de Almeida Magalhaes,Waldir Pires,Severo Gomes,Rômulo Almeida,e muitos outros,tenha se transformado em um estrume desses.Em um bando de saqueadores,sob o comando de uma figura abjeta,porca,sem o menor amor proprio como esse Michael Temer.Um facinora na acepcao da palavra.De uma coisa eu posso lhe assegurar:Eu jamais perderia a aposta que voce fez com seu amigo o neurologista Danielle de Riva.A minha opiniao sobre a Internet e exatamente igual a dele,voce sabe disso melhor que ninguem.Permita-me,afirmo sem receio,vem a ser o maior ponto de prostituicao do Pais.

     

     

     

     

     

    gente 

    1. Quando enfatizei no

      Quando enfatizei no comentario acima que muita genta boa tem se afastado da Internet,e deixado de comentar,porque se tornou terreno fertil e um esgoto a ceu  aberto para o ser humano vomitar seus instintos mais primitivos,nao estou falando inverdades.Nao seria o caso daqui ,mas ja sofre os efeitos do primarismo.Querem um exemplo.Nassif escreveu um artigo “De como o MPF se tornou uma Forca Antinacional”.Talvez o mais completo e profundo dele.Me abstive de comentar porque,ao meu entendimento,nao e um comentario facil de se fazer,e que exigiria de quem sabe onde esta a ponta do nariz,algumas linhas a mais.O que se viu,salvo honrosas execcoes,foi uma enxurrada de comentarios que passavam leguas distantes do que Nassif quis realmente dizer.De quem partiu a ideia nao sei,nem quero saber.Mas essa pratica aqui adotada de comentaristas avaliar comentarios distribuindo estrelas a torto e a direto,vem a ser uma das coisas mais ridiculas ja produzidas em rede social.Ora,se a grande maioria nao tem o perfeito entendimento do que escreve,salvo execcoes,como pode avaliar comentarios alheios.Essa historia de cadastramento,doi-me a regiao situada entre o figado e alma.Uma pratica extremamente  danosa,porque,de cara remete a um malfadado corporativismo e uma porteira aberta para o tal “efeito manada”.Formam uma casta de primarios,um defendendo o outro do inimigo externo,se me faco entender.O Blog ainda consegue manter uma certa ascendencia sobre os demais,mas,com o tempo,ja sofre  o primarismo hoje dominante na Internet.Sem rodeios,o Blog inchou,e ficou  bem longe daquilo que inicialmente foi idealizado pelo seu Editor.

       

      1. Como já dito,escrevo de

        Como já dito,escrevo de improviso e mando ver.Faço uma correção.Escrevi ao final do comentario que ” o blog já sofre do primarismo hoje dominante na Internet”.O que quis dizer é “o blog já é afetado sobremaneira,dos efeitos deleterios hoje reinante na Internet”.

  11. O Dr. Pangloss, certamente,

    O Dr. Pangloss, certamente, teria uma série de reparos a fazer a esse texto do Nassif.

    Já o Sr. Pococurante, provavelmente, assinaria embaixo.

    Cândido, certamente um Homer Simpson do século XVIII, abriria a boca, em sinal de espanto.

    Há alguns anos, escrevi um artigo, não publicado – e que, creio, terá sido perdido, numa das formatações a que já tive que submeter meu já cansado computador – comparando as primeiras reações ao fenômeno da internet ao otimismo do Dr. Pangloss, posteriormente – ao primeiro sinal de efeitos nefandos e indesejáveis –  ao ceticismo do Sr. Pococurante, e, finalmente, ao entusiasmo acrítico de Cândido.

    O Nassif confessa, de início, que teve a impressão – e muitos tiveram igualmente, incluindo este modesto comentarista – de que a internet poderia ser uma espécie de contraponto à televisão e ao cinema, protagonistas absolutos dessa imensa e – até agora – bem sucedida campanha de idiotização do ser humano, de escravização ao consumo, de eliminação de qualquer capacidade de raciocínio crítico, de submissão ao pensamento homogêneo.

    Era a fase Pangloss.

    Depois, veio a proliferação da pornografia, da xenofobia, da homofobia, a liberação anônima de toda sorte de opinião retrógrada, fascista, parcial, a distorção pura e simples dos fatos, a manipulação – a fase Sr. Pococurante.

    Enfim, a internet se encastelou na realidade cotidiana, sem avançar – em minha opinião – um único milímetro a capacidade de raciocínio e julgamento da maioria de seus usuários. Quem, eventualmente, tenha se tornado mais e melhor informado após a internet, já estava nesse processo anteriormente, apenas em ritmo menos frenético. Aqueles posicionados do outro lado da fronteira do intelecto humano, se viram repentinamente empoderados de uma forma nunca antes imaginada, e deram total vazão a seus recalques e preconceitos, exatamente como o Nassif descreveu.

    E, como Cândido, todos foram cuidar de seu jardim, contenha ele tulipas, girassóis, ou plantas carnívoras e venenosas.

  12. Certo mesmo estava Fukuyama,
    Certo mesmo estava Fukuyama,

    “O fim da história”

    afirmando a vitória incontestável do neoliberalismo.

    Governos democráticos derrubados e o mundo se cala.

    Desmonte da Petrobrás e a outrora fortíssima FUP imobilizada.

    A área da educação sendo sucateada e a UNE e correlatos junto com o mundo acadêmico em paralisia.

    Direitos trabalhistas rasgados e trabalhadores encarcerados.

    Aposentadoria roubada e população calada.

    Juízes e membros do Ministério Público praticando ilegalidades e o mundo jurídico democrático inerte.

    As polícias praticando vandalismo e crueldade e as populações aplaudindo.

    Jornalistas e analistas que contrariem os princípios neoliberais são banidos.

    Sobre os estados democráticos solapados Chris Hedges em memorável artigo de 2010 nos alertava:

    “O filósofo político Sheldon Wolin usa o termo “totalitarismo invertido” no livro “Democracia Ltda.” para descrever nosso sistema político.

    Neste totalitarismo invertido, as sofisticadas tecnologias de controle corporativo, intimidação e manipulação de massas, que superam em muito as empregadas por estados totalitários prévio.

    O estado corporativo não encontra a sua expressão em um líder demagogo ou carismático. É definido pelo anonimato e pela ausência de rosto de uma corporação. As corporações (…) como Wolin escreveu, “bloqueia, elimina o que quer que proponha qualificação, ambiguidade ou diálogo, qualquer coisa que enfraqueça ou complique a sua criação, a sua completa capacidade de influenciar”.

    Críticos sociais prescientes, como Ralph Nader e Noam Chomsky, são banidos. Opiniões aceitáveis cabem, mas apenas de A a B. A cultura, sob a tutela dos cortesãos corporativos, se torna, como Huxley notou, um mundo de conformismo festivo, de otimismo sem fim e fatal.

    Nós nos ocupamos comprando produtos que prometem mudar nossas vidas, tornando-nos mais bonitos, confiantes e bem sucedidos — enquanto perdemos direitos, dinheiro e influência.

    Estamos hipnotizados, Wolin escreve, “pelo contínuo avanço tecnológico que encoraja fantasias elaboradas de poder individual, juventude eterna, beleza através de cirurgia”.

    Serviços básicos, inclusive de educação pública e saúde, foram entregues a corporações para explorar em busca do lucro. As poucas vozes dissidentes, que se recusam a se engajar no papo feliz das corporações, são desprezadas como freaks.
    […]
    Os maiores déficits da história humana significam que estamos presos num sistema escravocrata de dívida que será usado pelo estado corporativo para erradicar os últimos vestígios de proteção social dos cidadãos, inclusive a Previdência Social.”
    (…)

    Leia mais em:

    https://assisprocura.blogspot.com.br/p/orwell-estava-certo-huxley-tambem.html?m=0

      1. A ausência simbólica da esquerda

        Há a comentar a ausência simbólica da esquerda, incapaz de criar personagens, factóides, palavras de ordem, batmans, musas nuas, máscaras de carnaval, personagens marcantes como Janaína Paschoal, o pato, as camisetas, o pixuleco etc etc. Foi um banho da direita no que se refere a esse quesito, o simbólico. Tudo mentiroso questionável, etc. Sim, mas do ponto de vista da comunicação, eficiente. E na esquerda? Nenhum mísero símbolo qude se preze (não que eu me lembre).

         

  13. A memória em nome do dinheiro estrangeiro é meu matadouro.

    Jeremias 11: 1-6 – Aliança Violada.

    Palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, dizendo: Ouve as palavras desta aliança e fala aos homens de Judá e os habitantes de Jerusalém; dize-lhes: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito o homem que não atentar para as palavras dessa aliança, que ordenei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: dai ouvidos à minha voz e “fazei tudo” segundo o que vos mando; assim, vos sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós outros por Deus, para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de lhes dar uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia.

    Então, eu respondi e disse: amém, ó Senhor.

    Tornou-me o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras dessa aliança e cumpri-as 

    (Assim acontece comigo, na economia; a mesma definição em relação à infidelidade da Terra.):

    Cont. ( 18 a 22) – Conspiração contra Jeremias.

    O Senhor mo fez saber, e eu soube; então, me fizeste ver as suas maqui-nações.

    Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.

    Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo juiz, que provas o mais intimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa.”

  14. Nassif e sua veia

    Nassif e sua veia humorística…..Seria cômico se não fosse trágico. No DCM, Paulo Nogueira chama esses tipos de PIB: Perfeito Idiota Brasileiro. Pelo que vejo, a versão tupiniquim dos seguidores do Tea Party norte americano. Impressiona que muitos possuem curso superior. Como conseguiram é outro mistério….E como mantém os empregos, bem, existe uma explicação: muitos são funcionários públicos concursados. E muitos concursos públicos se obtêm bons resultados com base na velha conhecida “decoreba”. Veja muitos integrantes do Judiciário e irão entender. 

  15. Tão igual
    Trecho atualíssimo da carta do General Hugo Abreu chefe do gabinete militar do Presidente Geisel, que o levou à prisão:
    “….
    5°)… estamos convencidos que somente a realização de eleições diretas ( …)pode restabelecer a legitimidade do poder…

    6°) Queremos acabar com o regime de delação e espionagem em que mergulham o país….

    7°) queremos maior austeridade nos gastos governamentais. Principalmente nos segundos escalões e nas empresas estatais. Há verdadeira orgia e esbanjamento de dinheiros públicos.

    8°) Queremos que se dê mais atenção ao problema social. Não há como esconder a realidade das estatísticas que mostram crescente concentração da renda nacional nas mãos de uns poucos privilegiados.

    9°) Queremos a reforma agrária. (…) Uma reforma que permita melhor utilização de espaço agrícola nacional, maior produtividade e melhores condições de vida para aqueles que trabalham no campo.

    10°) Queremos, enfim, que o Brasil não caia nas mão de uma oligarquia espúria, perigosamente comprometida com interesses escusos de grupos multinacionais. (…) Queremos devolver a nação ao domínio de si mesma.”

    Trecho do livro “A Guerra das Estrelas. (1964/1984). Os bastidores das Sucessões Presidenciais”, de Carlos Chagas, páginas 297 e 298.

    1. Uma coisa que noto nos

      Uma coisa que noto nos comentários do Youtube, do Facebook e outros lugares de interação virtual é o monopólio do troglodita. A quase totalidade dos que não concordam com eles correm ao primeiro “defensor de corrupto” ou “comuna” ou “petralha”… a tal da esquerda está tomada pela paúra. Fora dos guetos comportam-se como ministros do supremo escolhidos pelo Lula ou pela Dilma… enchem até os sapatos.

  16. Parece-me que as pessoas querem respostas.

    Começo a fazer uma leitura um pouco menos preocupante, e acho que é possível se dar uma resposta ao que está acontecendo no mundo, e vendo a ação de homens como Putin parece que ele está traçando um caminho. Talvez um pouco custoso e demorado mas eficiente.

    A série dos diversos xadreses me parece um caminho, ou seja, a montagem de um quadro a partir das suas partes forma uma consistente para a compreensão do todo.

    Vou escrever algo sobre isto.

    1. Uma coisa que noto nos

      Uma coisa que noto nos comentários do Youtube, do Facebook e outros lugares de interação virtual é o monopólio do troglodita. A quase totalidade dos que não concordam com eles correm ao primeiro “defensor de corrupto” ou “comuna” ou “petralha”… a tal da esquerda está tomada pela paúra. Fora dos guetos comportam-se como ministros do supremo escolhidos pelo Lula ou pela Dilma… enchem até os sapatos.

  17. Cumprimentos. Boaventura Santos
    Cumprimentos pela lucidez e inteligência,bem como pela necessária abordagem do tema da intolerância e da miopia intelectual. Lembro Boaventura Santos “a internet deu voz a uma legião de idiotas, antes os calávamos com uma taça de vinho…qualquer idiota tem o mesmo destaque que um Nobel” (citação aproximada). Pano rápido.

  18. Cumprimentos. Boaventura Santos
    Cumprimentos pela lucidez e inteligência,bem como pela necessária abordagem do tema da intolerância e da miopia intelectual. Lembro Boaventura Santos “a internet deu voz a uma legião de idiotas, antes os calávamos com uma taça de vinho…qualquer idiota tem o mesmo destaque que um Nobel” (citação aproximada). Pano rápido.

  19. O último otimista !

                  Ao longo da movimentaçao das peças desse complexo xadrez, o narrador da partida sempre preocupou se em deixar uma ponta de esperança e otimismo , considerava o o ultimo otimista em relaçao aos acontecimentos.

                 E nao é que acabou o otimismo !

  20. E o pior de tudo foi saber

    E o pior de tudo foi saber que o governo Lula – Dilma encheram os cofres da mídia golpista.

    Poderiam ter deixado quebrar, é claro que esse fator não foi o principal motivo que “quebrou” nossa democracia, mas que ajudou, ajudou…

    Lembrando que abismo não tem fundo!!! 

  21. A GLOBONEWS euforica com a

    A GLOBONEWS euforica com a ação dos procuradores suiços contra a ODEBRECHT, descobiram que a empresa operava contas na Suiça e porisso e em colaboração fraterna com procuradores brasileiros vão cobrar pesadas indenizações da Odebrecht.. São tão ignorantes e sem noção que repetiram que a Odebrecht para cada um milhão de proina lucra quatro.

    Como assim?  O que significa ” LUCRA QUATRO”?  Como podem saber o lucro que a propina gera? Precisa ter a analise do balanço de cada obra, duvido que tenham esses dados, devem estar se referindo a FATURAMENTO 1 por 4 mas tanto faz, ninguem da GLOBONEWS entende coisa alguma disso.

    Aguardemos ansiosos a mesma ação da Suiça contra empresas russas, cazaques, sauditas, paquistanesas, indianas, turcas, mexicanas, angolanas, sulafricanas, nigerianas, afinal será SÓ o Brasil que pratica corrupção usando bancos suiços? SÓ NOIS?

     

    1. A única diferença para estes países citados

      A única diferença para estes países citados, é seu povo, ou seja, só no Brasil o povo é brasileiro.

      Um país com um povo como o brasileiro, não precisa de inimigos externos.

    2. É por isso que afirmo que o
      É por isso que afirmo que o país que tem uma globo não precisa de inimigos externos. Já está destruído por dentro. Sou a favor dá eliminação dos Marinhos até os bisnetos, demolição e incineração dá estrutura física dá globo e que a terra seja salgada nestes locais. É que todos seus pseudo n
      Jornalistas sejam expulsos do país com suas famílias. Alguns como o mercado e o maunardi, sugiro fuzilamento.

    3. André

      Na minha santa ignorância, eu imaginava que, pela lógica, a Suiça é que nos deveria indenizar , pois seus bancos é que fvorecem a corrupção no Brasil e no mundo. Né não ?

      Bom ano novo p/ vc e família.

    4. Caro André nesse delirio

      Caro André nesse delirio justicialista os Simpsons não enxergam o tamanho do rombo.

      FBI, investidores USA, MP Suiços todos atraidos pelo cheiro de sangue que a carcaça do pais está emanando.

      Industria em desmanche, desemprego desenfreado, politica sem rumo etico e moral, justiça instrumentalizada, imprensa subserviente e o povo perdido.

      Acima de tudo isso puxando os fios a figura do Tio Sam. 

      É  a tempestade perfeita no Brasil..

      No day after tomara que sobre alguma coisa…..boa.

    5. Aonde foi parar ?

      Meu comentário em resposta ao AA ? A censura chegou aqui ?

      Eu só queria saber dele, se não concorda comigo, que  Suiça é que nos deveria pagar. Afinal a contribuição dela à corrupção mundial, através de seus bancos, é que deveria ser penalizada.

      Concorda AA ?

    6. Caro André Araújo, vc tem

      Caro André Araújo, vc tem razão, devem ter diminuído da Receita Líquida o total de propina referente a cada projeto, e numa linguagem coloquial, classificaram como sendo lucro, finalmente concordo com vc!!.. aproveitando, agora que sabemos que vc era o sábio recluso do nassif em suas colunas da fsp, poderia-nos brindar com um post de fim de ano sobre as suas aventuras no iraque? forte abraço.

    7. O americano waack

      Por favor, alguém poderia registrar o sorriso enorme e  incontrolável do wiiam waack no jornal das dez no dia em que a justiça americana tacar uma multa de alguns bilhões na petrobrás. Acho que em curitiba também vai ter festa. Venceram…

      Que país é esse!

  22. Parece um pesadelo! Será que

    Parece um pesadelo! Será que ninguém se incomoda com o fato do temer (minúscula) estar presidindo apenas para entregar e ferrar com a nação brasileira? Depois do serviço” feito, de que adianta ele sair ou não sair!?  Igualzinho ao cunha(minúsculo novamente). Custo a acreditar que a maioria dos brasileiros, estudada ou não, não enxergue que o ”  fora temer” só irá realmente acontecer  depois que tudo for devidamente entregue e os trabalhadores perderem os direitos. 

    Espero que o Lula não se candidate, pois um país que tem povo medíocre, covarde e ingrato como o Brasil jamais poderia ter um presidente que de valor e voz ao povo. O Brasil provou que não merece. 

  23. youtube + telefonia móvel(watsapp) + redes sociais

    Eu cheguei a conclusão que a responsabilidade maior dessa imbecilização da população está no youtube e nas redes sociais.

    A “moneitização do youtube” funciona de tal maneira que o patrocinador se distancia muito do patrocinado. Logo, vídeos de pseudo-ciencia e que incentivam a violência e o preconceito muitas vezes são financiados por grandes empresas com seus anúncios de 15 segundos. Com isso, o “youtuber” não tem a quem responder, seu conteúdo fica 100% livre de obrigações com as empresas, dependendo apenas do número de curtidas e visualizações do seu público. Nesse cenário, fica óbvio que serão favorecidos os mais polêmicos e com táticas baixas e manipulativas. Hoje em dia, a maioria desses youtubers são remunerados e respeitados tanto quanto qualquer apresentador de televisão. As demais redes sociais que eles acessam são usadas apenas para atrais seguidores para seus canais “moneitizados”.

    Aliado a isso vieram as redes sociais, possibilitando o bloqueio de conteúdo e de usuários que não compartilham as mesmas idéias que o usuário em questão… logo, você pode postar algum conteúdo racista ou facista e se esconder atrás da máxima “quem quiser que bloqueie, eu já aguento muita coisa que não gosto aqui…”. Com isso vão se formando os grupinhos facistóides, fanáticos religiosos e violentos.

    A internet viria para salvar a população da manipulação da mídia corporativa… doce ilusão… hoje ela virou mais um braço aramado das grandes corporações bem mais eficiente que os velhos jornais e revistas. Não me surpreende em nada que a direita tenha se fortalecido no mundo todo nesse cenário de crise.

    Para combater essa tragédia eu acho que deveria começar combatendo os “Olavos de Carvalhos” e seus infinitos clones que infestaram o youtube e ganham salários de mais de 20 mil por mês para difundir a ameaça comunista e islâmica que tem como única ação o combate à esquerda e ao PT, o anti-cristo.

  24. estabilidade
    O fundo do poço que Luis Nassif se refere nao pode ser o repetismo de opinioes cegas e mudas de que o PT e Lula sao o maximo e o Brasil deveria mudar sua historia elevando-o à condição de D.PedroIII.
    Ocorre que a internet é a selva viva de uma expectativa de Nova guerra mundial marcada para as proximidades dos 50 anos de reclusão aos que o Eixo fora condenado. Compete as nossas elites saber se ( de novo ) sao aliadas ou napoleonicas , pois se assim for a estrategia Joanista seriamos igualmente condenados ao carcere mundial.
    Talvez isto justifique os porques do Brasil ser uma naçao tao propensa ao patriotismo e ao salvacionismo haja visto o rodizio por novos planos de desenvolvimento nacional e a exclusão do mundo como sendo auto-suficiente em quase tudo.
    A balburdia institucional de fato se da pelos novos costumes , mas esta é a intenção do novo….confundir e governar pela sua singularidade.
    Tanto a direita como o centro ( simpsons) sao unissonas em dizer que a terceira guerra foi ganha contra os comunistas , pois nao houve revoluçao gloriosa mas um profundo mal-estar.
    O socialismo prescinde de revoluçoes ; sao as revoluçoes que precisam das massas unidas e pasteurizadas , em sistemas de opressao ou modelos de semi-escravidao como o neoliberalismo, onde se ganha para trabalhar…ou ir trabalhar…
    Parabens de qualquer forma a Nassif , com esta ressalva : é exatamente este o objetivo que me perdoe Sousa Santos.

  25. Ora, o fato é que a estupidez

    Ora, o fato é que a estupidez está vencendo a razão.

    A idiotia está vencendo a inteligência.

    No curto prazo.

    As redes sociais permitiram que os idiotas e estúpidos tivessem voz, pudessem se expressar livremente e, mais ainda, pudessem se organizar e, pior que tudo, implementar ações para capturar as instituições, de tal forma que possam exercer o poder político.

    Tem um porém: se eles permanecerem indefinidamente exercendo o poder político, a médio e longo prazo estaremos todos destruídos e mortos.

    O predomínio da idiotia, da ignorância e da estupidez é um projeto de morte anunciada. É só verificar a História. Esses projetos têm voo de galinha. Têm um enorme poder de destruição mas, ao fim e ao cabo, sempre fracassam.

    O exemplo histórico maior é a 2ª Guerra Mundial. Outro exemplo é o golpe de estado de 1964.

    Ao final, prevaleceram a inteligência e a razão.

    Não quer dizer, entretanto, que será sempre assim.

    É preciso que os homens e as mulheres racionais e inteligentes, cientificamente falando, se mobilizem , se organizem e desenvolvam  ações e lutem  para reverter esse quadro de anomalia social. política e econômica.

    Não há outra alternativa

    E mantendo a Internet e as Redes Sociais vivas e livres…

    É vencer ou morrer.

     

    PS: no caso do golpe parlamentar de 2016 é preciso reconhecer que a inteligência que usa a idiotia e a estupidez como arma política, elaborou uma estratégia de alta eficácia para imobilizar e paralisar os setores democratas e progressistas da sociedade.

    Vale a pena explorar o assunto.

     

  26. Os Medíocres Perderam a Modéstia… e Daí, Seo Feola?

    Sobre o escrito não há o que comentar, nada a acrescer, pois é um painel mais que perfeito do que se passa no Brasil, a ponto de inclusive conter “ilustrações” que não permitam dúvidas a quem quer que o leia.

    Como diagnóstico, preciso, lapidar, ainda mais se complementarmos com a observação  pioneira de Eliane Brum, em artigo para o El País, salvo engano em 2014, em que anuncia o avanço da mediocridade, pela perda da modéstia que impedia o efeito deletério da mesma.

    E daí, seo Feola?

    Perguntaria Garrincha, complementando:  – Se não combinamos com os russos, por que não surpreende-los, driblando-os?  

    Certo o Garrincha, pois não são os medíocres e golpistas pernas de pau que estão nos derrotando, somos nós, através da nossa apatia, desorganização, dispersão por falta de liderança básica, que consiga dar unidade de comando à luta, organizando a temática com foco aglutinativo (eleição direta em 2017, família Marinho fora do comando da  Globo e Justiça não partidária), agendando as ações e comunicando-se de forma centralizada com todos, de forma unitária e com foco nos temas definidos, através de todos canais possíveis.

    A força do que está aí desmontando e vendendo o Brasil é fruto da falta de reação de nossa parte, à espera da ação dos responsáveis orgânicos, o que não aconteceu e se continuar não acontecendo, só nos resta fazer acontecer, atropelando as instituições orgânicas que não estão representando-nos conforme preciso e desejado.

  27. releitura
    A utilizaçao da pos-verdade nao deveria nos fazer mexer com Donald Trump a frente dos EUA.
    Como os norteamericanos sempre dirigem a politica externa do continente , o que esperar alem de muita bile e instilaçao de odio no ano que vem ?

  28. Um bom texto, mas sem tocar no principal

     

    Luis Nassif,

    Ainda que seus últimos textos tenham sido bastantes densos e requerendo um trabalho exaustivo de elaboração, você foge de ir aqueles pontos em que você correria o risco do ver as lanças das suas críticas como um bumerangue voltar-se contra você.

    De todo modo este último post “Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional” de quarta-feira, 28/12/2016 às 21:19, parece-me o mais consistente entre esses últimos posts. Esse seu encontro recente com Miguel Nicolelis é a provável origem desses bons frutos. Por encontro eu me refiro ao que se pode ver no post “Exclusivo: Nicolelis alerta para as crises política e da razão humana” de 28/12/2016 às 07:25, com o vídeo da entrevista que ele lhe concedeu e com uma apresentação da fala dele e o detalhamento da entrevista e que pode ser vista aqui no seu blog no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/exclusivo-nicolelis-alerta-para-as-crises-politica-e-da-razao-humana-0

    E vale também chamar a atenção para o post “Internet molda o cérebro das pessoas’, diz Nicolelis” de segunda-feira, 26/12/2016 às 16:57, e que trata da mesma entrevista com o destaque para a afirmação de Miguel Nicolelis sobre a possibilidade de que a internet esteja contribuindo para reduzir a solidariedade e a empatia entre as pessoas. O endereço do post “Internet molda o cérebro das pessoas’, diz Nicolelis” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/%E2%80%98internet-molda-o-cerebro-das-pessoas%E2%80%99-diz-nicolelis

    Vou transcrever a seguir um parágrafo deste seu post “Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional” de quarta-feira, 28/12/2016 às 21:19, aqui no seu blog do qual não discordo, mas que gostaria de fazer o contraponto. O parágrafo é o que se segue:

    “As redes sociais aboliram as barreiras naturais dos ambientes sociais presenciais. Agora, o sujeito pode entrar em qualquer ambiente virtual sem ser apresentado, sem os constrangimentos naturais, as regras sociais consolidadas nos contatos presenciais, dando vazão aos seus instintos mais primários. Liberou geral.”

    Além desse aspecto salientado no parágrafo de não se ter mais as barreiras naturais dos ambientes presenciais e de outro aspecto também importante que é a falta de comunicação sensitiva que temos na internet em razão da falta do contato pessoal, o meu contraponto diz respeito a um problema já há muito mencionado em que se observa a transformação dos blogs em nichos de opiniões semelhantes.

    A razão de quando se entra em um blog se encontrar apenas um tipo de opinião é a mesma razão que me faz descrer do poder da grande mídia. Na essência, o ser humano precisa do conforto de ter a sua opinião respeitada. Aliás, o que se quer é que se tenha a opinião mais do que respeitada, ou seja, aceita. Então tem muito mais audiência aquele que emite opinião semelhante à da audiência do que aquele que emite opinião contrária à da audiência.

    Saliento esse aspecto porque vejo nisso uma grande divergência que eu tenho quando comento na internet sobre a nossa grande mídia. Eu não vejo a grande mídia com a capacidade de moldar a opinião das pessoas como a maioria acredita. Já de imediato eu não restrinjo o problema da concentração da mídia como específico da realidade brasileira. Aliás do mesmo modo eu não vejo o problema dos blogs se tornarem lugar de uma só e apenas uma opinião ocorra algo que ocorre apenas no Brasil. No mundo todo é assim, ou seja, no mundo não é a grande mídia que forma a opinião semelhante que parece a opinião de uma manada. Antes de chegar aonde o povo está, o povo já chegou à grande mídia que apenas reverbera a opinião popular.

    Os blogs talvez sejam até mais livres que a grande mídia, mas é uma liberdade aparente. Em pouco tempo vão ser os mesmos que vão enviar comentários naquele blog de predileção do frequentador do blog.

    Se a grande mídia cismasse em ter opinião própria que fosse diferente da opinião da maioria, ela rapidamente deixaria de ser grande mídia. A grande mídia em um mundo empresarial só terá sucesso se emitir opinião semelhante à da maioria da população.

    E o pior que o caminho para escapar dessa armadilha leva a outra armadilha. Nenhuma grande mídia sobreviveria se contratasse jornalistas apenas para transcrever com estilo mais agradável textos de manifestações científicas. Principalmente quando as opiniões científicas contrariassem as opiniões do grande público. Se esse não é o caminho para sair do imbróglio então a solução passa a ser manifestar opiniões ecléticas que satisfaçam a gregos e troianos. É o pior possível porque o ecletismo não presta ao esclarecimento.

    Você o pratica e tem obtido bons resultados no sentido de livrar o seu blog de um nicho de opiniões semelhante, mas a custa de trazer idéias retrógradas, caquéticas, esquálidas quando não desarrazoadas. Um exemplo de idéia retrógrada pode ser vista junto ao seu post “Xadrez de como o MPF tornou-se uma força antinacional” de terça-feira, 27/12/2016 às 07:19, aqui no seu blog e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-de-como-o-mpf-tornou-se-uma-forca-antinacional

    Lá no post “Xadrez de como o MPF tornou-se uma força antinacional”, no subtítulo “Peça 2 – o complexo de vira-latas” você tece loas a proposta de união nacional tão bem delineada por Friedrich List. Quando se clama por união nacional todos se enchem de orgulhos e reverberam o chamamento. Esquecem, entretanto, que o símbolo do fascismo italiano, um feixe, reflete exatamente essa atração que o fascismo tem pela união nacional.

    E sem desmerecer a teoria econômica do pensador alemão que pode ser aproveitada em qualquer pais de periferia com ânsia para se desenvolver, não é por outra razão que a preconização da união nacional encontrou campo largo para prosperar no modelo econômico do nazismo alemão teve a sua fundamentação nos ensinamentos de Friedrich List.

    A democracia que se baseia em partidos só pode ver como um retrocesso esse clamor pela união nacional. E você sabe disso, mas faz a defesa dessa tese porque reconhece que haverá muitos que cresceram ouvindo aos candidatos que discursarem sempre em prol da união nacional. A bem da verdade, como um descendente de udenistas, você nem chega a fugir da cultura em que cresceu quando prega a união nacional.

    E você prega idéias antigas também no post “Xadrez de como o MPF tornou-se uma força antinacional” ao mencionar, ao final do subtítulo “Peça 1 – o cenário pré-Lava Jato”, a falta de foco interno sobre o chamado interesse nacional, E na sua frase ainda sobrou espaço para você acusar a corrupção como sendo generalizada na política.

    Antes de mais nada é bom lembrar que quando se fala em corrupção está se referindo ao que antes da Ação Penal 470 era entendido apenas como caixa dois e ao dizer que a corrupção é generalizada você passa por cima da justiça, pois só depois de uma sentença transitada em julgado podemos reconhecer a existência dessa generalização.

    O que, entretanto, eu mais vejo de antiquado é sua defesa do interesse nacional. Já devia ser claro que quando o interesse nacional é concretamente conhecido nenhum nacional se põe contra ele. O que ocorre é que ninguém sabe no caso concreto o que é ou qual é o interesse nacional.

    De modo geral, o interesse nacional conhecido a priori é o cumprimento da Constituição e das leis, uma e outras decorrentes do mais puro e lídimo fisiologismo, mecanismo que só é dado aos humanos que o utilizam para compor interesses conflitantes em um processo contínuo. É através do é dando que se recebe, do toma-lá, dá-cá, dos conchavos, barganhas, acordos e acertos inter pares que se consegue compor em sequência interminável os interesses conflitantes.

    O resultado final deveria ser sempre o interesse nacional. E o é na medida que é transformado em lei e o interesse nacional manda que ela seja cumprida.

    Com mais vagar talvez eu lembre de coletar ideias suas esquálidas, inconsistentes e desarrazoadas que a bem de o fazer aceito entre grupos distintos você vem espargindo no seu blog.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 28/12/2016

    1. Respondo a Clever Mendes de

      Respondo a Clever Mendes de Oliveira,29/12/2016- as 02:30.Comecei ler seu interessante texto,interrompi na metade,simplesmente por que ja sabia o que viria a seguir.Rede Social nao comporta texto de tamanha extensao,ainda que tenha qualidades como o seu.Os usuarios e participantes das redes foram “amoldados”para respostas,comentarios,observacoes,correcoes,o escambau,para textos curtos,objetivos e conclusivos.A utilizacao de palavras de dificil compreensao ,esta bem distante do entendimento dos participantes das Rede Social,que,aos meus olhos,difere sobremaneira dos leitores dos cadernos de Cultura,utilizados como missa encomendada nos jornaloes da velha midia.Nem sem se ainda usam,ha anos nao os leio.

  29. Após a condenaçao e estagação

    Após a condenaçao e estagação de vendas de desktops a Microsoft passou a investir em diversas outras áreas e está prestes a se tornar a primeira empresa avaliada em mais de 1 trilhão de dolares da historia. Nunca teve tanto lucro… ME PASSA O NOME DO CARA QUE RECOMENDOU A COMPRA DE AÇÕES EM 2008 PELO AMOR DE DEUS

  30. Esse Tiradentes é um retrato fiel do Homem simpson q falava java

    Nês  in braille é mais fácil que aprender alemão e não pilotar aviões, que podem levar outros chapecoenses a qualquer hora, mas balões, sobrevoando a aurora, e pq não também a boreal? Melhor que ficar de boreste, por aí.

  31. Devem ter sido mesmo dois

    Devem ter sido mesmo dois papos e tanto. De um lado conversou com o oftamólogo que é absolutamente cego, ou usa viseira, o que é muito pior. Por outro lado conversou com um gênio científico que só entende de astrologia…

    Acho que o problema dessa gente é a “ingnorança”, ou seja, são tão “ingnorantes” que não conhecem o tamanho da própria “ingnorança”. Resumidamente: burros completos. Estou cercado desse tipo de gente. Nunca leram um livro de política ou de história na vida, mas se acham altamente capacitados, afinal, a Globo ensina o que eles tem que dizer. Não precisa mais. 

    Discordo quanto a convivência civilizada. Chega uma hora que a burrice e o pior, a empáfia dela resultante, é tanta que você perde a paciência e tem que chamar as pessoas pelo que elas são. 

    Mas também que o desmonte vai longe. Pelas minhas contas a coisa é muito pior do que se imagina.

  32. Nesse mar de ignorância
    Nesse mar de ignoræncia a FIESP agradece pela implementação de seu programa como sinal da vitória de uma ideologia em que o povo…ah

    http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2016/04/1,86954/cni-entrega-a-vice-presidente-michel-temer-proposta-com-36-medidas-indispensaveis-para-tirar-pais-da-crise.html

    E pensar que tudo isso começou no disk-amizade, protötipo de ágoras como os atuais face e zap zap…no disk-amizade o telefone fixo e o orelhão eram a ferramenta…pq desandou, não sei…mas me chamou atençao um video ao qual assisti dias atrás: o quinto ato do MPL, quando o movimento foi pirateado e virou MBL…trata-se do registro do exato momento em que essa onda regressiva que estava represada e eclodiu tal qual o ovo de uma serpente…e a prole aumentou e, como aponta Nassif, não há luz à vista…

    A onda regressista se apresentou com autorizaçao da midia e policia

    https://www.vice.com/pt_br/article/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2

    E resultou noutro registro clássico: a dancinha do Fora Dilma Fora PT…a FIESP agradece

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1490775707604084&id=995100900504903&_rdr

    1. Disk amizade, kkkkk. Mas o

      Disk amizade, kkkkk. Mas o maior gerador de imbecis continua sendo a rede gebbels, além de ser a grande alimentadora dos assuntos conversados pelos néscios no dia a dia bem como das merdas postadas no FasciBurro e no uotiszap.

      1. Sim…bem lembrado…à Globo
        Sim…bem lembrado…as redes praticam uma comunicaçao horizontal autogerida, enquanto que uma Globo impõe de forma vertical seu ponto de vista às massas: à Globo cabe o papel de verbalizar, da mesma forma que ao legislativo o de legislar…de forma que não dá pra entender porque o Poder Verbalizador não é reconhecido como um poder de estado mas tão somente os três poderes clássicos…como isto é possivel se o poder de verbalizar é o poder dos poderes

        http://www.tijolaco.com.br/blog/porque-xandao-nao-sai-da-justica-e-para-pf-dizer-nao-brinco-mais-com-lista-da-odebrecht/

  33. Criminalizaram a vida social
    Criminalizaram a vida social e política.
    Sempre que isso ocorre há o aumento da intolerância e de todo o tipo de radicalismo. “Líderes” como Collor, Janio, Berlusconi, Trump, entram em cena. Grupos paraestatais,como o MVL, se apresentam prometendo a solução dos nossos problemas.

    A mídia é a principal responsável pela ascenção dessa forma de relacionamento.

    Pessoas aparecem repetindo o discurso televisivo da apolitica, da negação da política, da intolerância contra as minorias, aplaudindo o radicalismo das policias e enaltecendo o justiciamento.

    São repórteres diariamente lavando a mente dos telespectadores para que esses acreditem que na sociedade só há violência e que o antídoto é a “contra-violência” das polícias – alô Datena e outros.

    Jornalista que aplaudem o linchamento de um furtador já imobilizado – alô Sherazade.

    Criam monstros, e depois se fazem de desentendidos, perplexos e ressentidos.

    Não precisava nem estarem atentos às lições de história, que aliás, o mainstream odeia, e nem sensibilidade mínima às noções elementares de contato social e psicologia, bastava usar a lógica cientifica para perceber que toda ação leva a uma reação de igual proporção.

    Que venham os Trump e os Bolsonaro, o mundo está precisando deles para ser despertado da ignorância.

    Triste legado deixamos para os nossos filhos.

  34. Ganha quem convence o povo

    Os erros da esquerda, a parcialidade da mídia e da justiça, os vazamentos das “delações” contra Lula e o PT, a hipotética culpabilidade do Lula, as pesquisas direcionadas em favor do golpe; trouxeram a soberbia, o ufanismo, o panelaço, o piquenique de coxinhas, no domingo na avenida paulista. O povo fica sem esperança e, por trás disso, o poder econômico global promove a retirada de direitos e a entrega do patrimônio nacional.

    O aparecimento gradativo da verdade, os rabos presos, as acusações de corrupção batendo na porta dos golpistas, a heroica defesa do Lula, a mudança nas pesquisas de opinião, a juventude esclarecida, a límpida inocência de Dilma, o apoio internacional, trouxeram o desespero da falta de argumentos e a grosseria nas discussões. O povo recupera a esperança e, por trás disso, projeta-se uma eventual retomada popular do governo, para recuperar direitos e recuperar a nação para os brasileiros.

    As panelas se silenciam, as marchas coxinhas diminuem e as fugas para Miami aumentam.

    Esta guerra será ganha quando o povo compreender qual é o seu lado e quem está junto com ele. Lula fez certo, intensificou a sua defesa, pois ela é emblemática em relação a tudo acima e, ainda, partiu para as ruas, a fazer o que faz de melhor: falar com o povo.

  35. Onde fica a saída?
    Impecável análise, como usual em Luis Nassif. Imputo, também, ao sistema financeiro internacional (a banca), com sua ideologia neoliberal, o estado a que chegamos, aqui e nas migrações, guerras fratricidas, ódio insuflado pelas comunicações de massa, e o que vemos de pior neste século. Mas qual a resposta mais consistente e adequada? A partir da leitura do brasileiro Jesse de Souza, nosso maior sociólogo vivo, fui tomando conhecimento da estadunidense Nancy Fraser, do canadense Charles Taylor e de outras vozes da academia, não cooptadas pela banca (como você bem salientou), que tratam do que denominei “construção da cidadania”. Não é, nem poderia ser varinha mágica. É um processo que vem associado ao neonacionalismo econômico, ao princípio da soberania nacional, e à democracia.
    Em série de artigos, que o Monitor Mercantil (RJ-SP) publicou, detalho um projeto de cidadania em seus aspectos econômico, psicossocial e político. Creio que não podemos ficar apenas na crítica econômica do neoliberalismo, pois ele está – e esta sua análise evidencia – nos assassinando no psicossocial e na expressão política. Um melhor 2017 para todos.

  36. Perfeito:
    “a ausência mínima

    Perfeito:

    “a ausência mínima de noção de soberania, de interesse nacional, de solidariedade nacional, sugerem que o desmonte nacional pode não ter fundo”

  37. Nassif, eu lembro que uma vez

    Nassif, eu lembro que uma vez vc fez um comentário, quando do lançamento de seu livro “Os Cabeças de Planilha”; de que o Brasil (talvez o mundo) estava em um período que lembrava os anos 20 do século XX, uma época com desregulação financeira, financeirização, corte de direitos, etc.

    Com uma crise econômica de rachar o cano, virando uma depressão econômica

    Agora parece (não sou cientista político, sou um simpls engenheiro) que há o crescimento de movimentos fascistas

    E esse mêle acabou em uma guerra mundial

    Seus xadrezes antes me assustavam, agora me apavoram

  38. Você viu apenas um, Nassif

    Você viu apenas um, Nassif (ou descreveu apenas um talvez)…

    Imagine-se participando de reuniões e festas regulares com vários deles como eu tenho que fazer para encontrar os poucos que valem a pena fazer negócios com eles. Eu digo que os empresários e banqueiros do seu país são medíocres com conhecimento de causa.

     

  39. Eu vim através de um
    Eu vim através de um compartilhamento de uma tia Petista que respeito muito apesar de divergir de opinião. Mas senti que perdi alguns minutos do meu tempo. Explico. Narrativa pobre e preconceituosa, nitidamente desrespeita com o contraditório. Esperava um texto mais rico de ideias, opiniões. Mas vou continuar buscando, lendo textos escritos por vocês.

  40. Por que as pessoas resistem
    Por que as pessoas resistem ao esclarecimento?

    Kant responde: o esclarecimento é uma forma de dar fim à menoridade racional….e é tão bom viver eternamente em berço esplêndido… deixar de ser de menor não é um bom negócio….e mais: sendo crianças, o medo nos tornará presas fåceis e obedientes, como a moça que entrou em pânico ao ver a bandeira do Japão como uma prova de que o comunismo teria baixado no terreiro….interessante, não é

    http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1165:o-conceito-de-esclarecimento-segundo-kant-&Itemid=110

  41. Mais um excelente texto

    Mais um excelente texto Nassif.

    Creio que precisamos fazer uma análise mais realista da situação.

    Primeiro, não cola essa coisa de dizer que os nossos problemas são decorridos da queda da Dilma.

    Nâo são. Se Dilma ainda estivesse no Governo o País estaria ainda em pior situação, sendo ainda mais sabotado por todos e o Governo Dilma sem saber o que fazer, como barata tonta, com seus auxiliares todos toscos e perdidos.

    O que se precisa fazer é, de um lado um plano economico factível para tentarmos sair desse Pântano em que o País se encontra, e, de outro, fazer uma defesa da legalidade juridica e expor as arbitrariedade e abusos da lava jato.

    Duas guerras precisam ser travadas:

    1) A favor da recuperação da economia, mas também sem esquecer que são necessários ajustes de gastos desnecessários e sim, uma reforma da Previdencia. Talvez um ministério cuidasse de uma parte – os estímulos de recuperação economia e outro ministério, cuidasse do mapeamento de gastos do estado, da contenção de despesas desnecessários, e das reformas da previdencia e tributária.

    2) Contra a lava jato. Até porque ela também vem atrapalhando sobremaneira a economia. Pode-se levar a conta a tese do Jurista Lenio Streck de que o direito não se confunde com a moral, ou seja, é preciso que as decisões sejam baseadas nas leis e fundamentadas nas mesmas. Leis em movimento, excesso de se basear em jurisprudências de pares, excessos de prisões preventivas, etc, são todos expedientes a serem combatidos.

    Creio que qualquer grupo político que abraçar, ainda que parciamente,  alguns desses fatores, seja do interesse do País. Mesmo se forem os militares.

     

     

     

  42. O poço

     Estamos caindo mas não estamos no fundo do poço, ele chegará quando estes desempregados gastarem sua rescisao com um trabalho autonomo e não der certo, ou aquele que resolveu não arriscar mas suas economias se esvairam isso deve acontecer daqui a 1 ano ai o desemprego que cortou a gordura começará a cortar a carne, a economia vai parando até a depressão e as medidas tomadas pelas golpistas não são suficientes.

  43. Formação e não Informação

    Na sua entrevista mais recente, seu Nassif, o senhor tropeceu na origem do problema da falta de formação intelectual do país:

     

    https://youtu.be/1_Dx9DDt6QE?t=840

     

    Um leigo jamais vai se preocupar com análises sobre a origem e validade do seu conhecimento/informaçao se aqueles aos quais o leigo deveria prestar respeito como os detentores dos parâmetro de validação epistemológica de conhecimento não sabem o que é epistemologia – e não passam de pedreiros de laboratório (mil perdões aos pedereiros pela comparação) completamente sem noção do que eles são no mundo e completamentes perdidos em suas viagens egóicas.

  44. Seu Nassif,

    Ao “menas” aqui em Santos S.P. (a melhor coxinha do Brasil-sil-sil) os Simpson e os Trogloditas Delirantes são a maioria absoluta!

    Assemelhan-se a um exército de zoombies dispostos a atacar e devorar o que de diferente encontrarem pela frente. Não se importam com os próprios braços ou pernas perdidos, seguem em manada dispostos a destruir tudo que não lhes seja espelho. Argumentos já não os vacila, a sua força vem do grupo reforçada  a todo instante pela voz do “grande irmão” que está em todas as salas de espera e nos lares. Se experimentam alguma perda pessoal a culpa é invariavelmente dele, o homem mais rico do mundo, Lula, ou melhor Lulla como preferem. Se você ousar apresentar alguma contestação ideológica fundamentada e inquestionavel, ligam incontinenti uma bateção de panelas (penicos) virtual que abafa a possibilidade de ter o seu próprio raciocínio. Isto vai dar merda! Fundo do poço: Não há. 

     

  45. A crise vai se tornando cada dia mais perigosa. Fico imaginando

    A crise vai se tornando cada dia mais perigosa. Fico imaginando o agravamento da crise no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, seguido por outros Estados decretando calamidade pública; o avanço das pautas antipopulares como a reforma da previdência e trabalhista; aumento do desemprego dentre outras tragédias. Tudo isso ocorrendo com a globo jogando gasolina na fogueira da crise e canalizando o ódio dos brasileiros revoltados contra o Lula e o PT.

    Uma coisa é um fato: a globo controla a opinião pública da classe média brasileira, ainda mais administrando o ódio e forjando a narrativa capaz de arrebanhar os Homer Simpsons. Se a esquerda errar a mão nesse momento delicado será engolida pela crise. Estamos diante de um momento decisivo de nossa história: podemos superar essa crise e reconstruir o país em bases muito mais sólidas ou podemos simplesmente transformar essa terra fértil e rica em terra arrasada e infértil.

  46. Boa parte de tudo isso que

    Boa parte de tudo isso que você falou vem sendo discutido há algum tempinho lá fora, Nassif. Batizaram de “anti-intelectualismo”.

     

    Tem alguns artigos bastante interessantes que compartilham de semelhanças com muita coisa escrita aqui.

     

    Abs e obrigado pelo texto.

  47. rsrsrs  ..não, nem todo

    rsrsrs  ..não, nem todo sujeito pode entrar em todas as redes sociais  ..há truculentos que AINDA tem pavor de serem desafiados em sua zona de conforto conceitual

    .

    epa  ..eu não ouso discutir chorinho com você  ..pode acreditar  ..não precisa censurar

  48. Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

    1.  o reacionarismo brasileiro é atávico. desde que o Brasil é Brasil. não nascemos como nação, e sim como empresa exportadora. nosso berço não é a luta de libertação nacional, e sim a escravidão. o que esperar de uma sociedade constituída sobre estas bases?

    2. a web apenas amplificou a visibilidade, e portanto retroalimentou, um fascismo latente, mas sempre fortemente presente no tecido social brasileiro. jamais superamos a escravidão, os documentos foram queimados e os “senhores de escravos” receberam indenização pelo prejuízo lhes causado com a “libertação de sua peças”;

    3. em nossa História jamais enfrentamos com determinação o elitismo, o autoritarismo, o racismo, o moralismo e a repressão, todos herdados de nossas raízes fundadas na escravidão. foi assim com a Lei da Anistia, e depois com a Comissão da Verdade. foi assim com a não auditoria da privataria tucana, e depois com o abafamento da operação Satiagraha. e está sendo assim agora, com a opção da maior parte da Esquerda pela não resistência ao golpe nas ruas, como se fosse possível derrotar os golpistas apenas dentro de uma lógica eleitoral pautada por eles;

    4. mas o reprimido sempre volta. volta como sintoma de alguma patologia. precisa ser enfrentado e transformado. seja no plano individual ou social, sempre se trata de uma guerra. de uma guerra de libertação, seja de pessoas ou de nações. nossa recusa em enfrentar nossos mais nocivos problemas, nos torna pessoas doentes numa sociedade doente;

    5. da mesma forma que na web os múltiplos nichos fechados da Direita e do fascismo se reforçam mutuamente, numa produção incessante de pós-verdade, ocorre exatamente o mesmo mecanismo nos ditos sites de “Esquerda”. são redomas virtuais e grupos sociais que obedecem ao mesmo recorrente padrão. segregam o contraditório, interditam o debate, cultivam o maniqueísmo, exercem a violência. os estreitos círculos de giz são inimigos do diálogo, da conexão e, portanto, de uma sociedade plural e libertadora;

    6. no processo político recente brasileiro, primeiro PT x PSDB, depois lulismo e anti-lulismo, coxinhas e paneleiros x Dilma Bolada e Amigos do Presidente Lula, são posições políticas que se alimentam uma das outra. reforçam-se mutuamente, paralisando o Brasil em meio a uma travessia, obrigando a sociedade a girar em círculos numa falsa encruzilhada. um pensamento binário que nega uma realidade complexa. ao se desconectar da realidade, por negá-la, o que foi reprimido retorna como sintoma de um tipo de Alzheimer político;

    7. mas assim como os organismos, as sociedades tendem desesperadamente a autoregeneração. nosso desejo é desejo de vida, de conexão, de liberdade. é preciso doses monumentais de repressão para que acabemos desejando nossa própria morte. e isto sempre cobra um preço muito mais alto do que podemos pagar. os indivíduos adoecem precocemente, as sociedade se auto destroem em guerras e genocídios;

    8. nenhuma Nação conquista a si mesma sem uma guerra de libertação. vivemos agora no Brasil uma guerra deste tipo. não vai ser com a negação de nossos erros que nos capacitaremos para vencer esta guerra. não vai ser nos escondendo confortavelmente em grupos fechados, na web ou não, onde apenas lambemos as feridas uns dos outros, sem nunca encararmos de frente aquilo que precisamos superar. não haverá qualquer futuro para nós na auto complacência, na auto indulgência, na auto comiseração e no mútuo enaltecimento de nossos enganos e fracassos;

    9. toda esta destruição e todo este sofrimento terá sido em vão? ou chegou a vez de encerrarmos nosso exasperante ciclo de duro aprendizado? haverá novos tempos. mas dessa vez, não faremos prisioneiros. só a antropofagia nos une!

    10. feliz Ano Novo!

    .

    1. Xadrez do Hommer

      Excelentes comentários!

      Sinto a mesma inquietação quanto ao nos prendermos em círculos de iguais. Não consegui, entretanto, criar uma estratégia de luta que me leve em direção ao outro que sustenta o oposto, o diferente, o contraditório…

      Acho que precisamos nos deter na construção dessa estratégia com vistas sairmos vitoriosos dessa batalha pela libertação do país.

       

    2. 3. em nossa História jamais

      3. em nossa História jamais enfrentamos com determinação o elitismo, o autoritarismo, o racismo, o moralismo e a repressão, todos herdados de nossas raízes fundadas na escravidão. foi assim com a Lei da Anistia, e depois com a Comissão da Verdade. foi assim com a não auditoria da privataria tucana, e depois com o abafamento da operação Satiagraha. e está sendo assim agora, com a opção da maior parte da Esquerda pela não resistência ao golpe nas ruas, como se fosse possível derrotar os golpistas apenas dentro de uma lógica eleitoral pautada por eles;

      Concordo profundamente aqui.

      9. toda esta destruição e todo este sofrimento terá sido em vão? ou chegou a vez de encerrarmos nosso exasperante ciclo de duro aprendizado? haverá novos tempos. mas dessa vez, não faremos prisioneiros. só a antropofagia nos une!

      Como ser diferente dessa vez ? Já que esquerda e direita já concordaram em recomeçar o ciclo.

      1. Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

        -> Como ser diferente dessa vez ? Já que esquerda e direita já concordaram em recomeçar o ciclo.

        compreenda. não sou nem um pouco dado a otimismos babacas. ao contrário. vejo o mundo marchando para uma grande crise conjugada: financeira, econômica, política e, a mais grave de todas, climática.

        porém, no caso atual do Brasil, a situação dos golpistas é insustentável:

        o agravamento da crise econômica no Brasil vai exigir uma rápida solução ainda no decorrer de 2017: os municípios vão quebrar, o comércio vai quebrar, a inadimplência vai gerar uma crise bancária, a instabilidade social será incontrolável.

        no plano internacional, os BRICS dependem do Brasil para se viabilizarem. Putin e a Rússia continuarão a assumir liderança geopolítica cada vez maior. Trump drenará o pântano nos EUA. profundas mudanças também ainda no decorrer de 2017.

        bem… estas são previsões positivas de Mãe Dinah. tem também as negativas, mas vamos deixá-las de lado por enquanto. mesmo de acordo com estas, os golpistas não terão sustentação.

        abraços

        p.s.: curioso. agora que escrevo, estou vendo o filme “A Vida dos outros”. exatamente a cena em que chega no porão, onde o agente da Stasi no ostracismo virara “abridor de cartas”, a notícia da queda do muro. o que o totalitarismo policial condenara a ser um ciclo eterno, se encerra em apenas 4.

        .

    3. PSOL adora criticar Lula

      Sugiro citar um fundamento econômico, social ou político que o Lula tenha prejudicado o país. E alias só sabe criticar, produzir?

      1. Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

        por que eu seria PSOL? nunca escrevi nada defendendo o PSOL. o que já postei foi especificamente sobre a campanha de Freixo em 2016 para prefeito no Rio. e não sobre o PSOL genericamente.

        qual o problema em criticar Lula? é intocável, como uma reedição do “companheiro Stálin”? ou é a maldita cultura do facebook! quanto a mais as pessoas trocam mensagens, menos conseguem se comunicar!

        .

    4. O que eu acho mais fantástico

      O que eu acho mais fantástico é que você fala das pessoas como se não fosse uma delas, Você não, você está de fora, lúcido, aberto a críticas e à reflexão de outros. A história não existe, tudo  que se passou nesse nem tão pequeno pedaço de mundo, é irrelevante e expõe apenas nossa incapacidade original: não conquistamos nossa possibilidade de ser, ela apenas nos foi dada por outrem, de forma torta e disfuncional.

      Não conquistamos nossa liberdade, fomos todos moldados pela escravidão, e nunca conseguimos dar um passo adiante. Vivemos num mundo maniqueísta e binário, onde não existem opiniões e projetos consequentes. Enfim, somos apenas o que? Lixo, talvez, e só temos a saída proposta pelo oráculo sem nome. Mas ao menos há uma saída, que apenas ele sabe qual é, e que não expõe de modo algum em suas divagações sobre a culpa de A ou de B, sobre a idiotice que é essa luta permanente de A contra B.

      Eu imaginei que até o fim deste ano maldito – como de resto foram malditos todos os transcorridos até agora, segundo o oráculo – o cara, aquele que tem a receita e a solução guardadas sob o maior sigilo, nos pudesse iluminar com algumas pistas, algumas pequenas ideias sobre o que fazer para alcançar o Nirvana que ele nos faz vislumbrar a cada uma de suas longas perorações.

      Esperança vã.

      Quem sabe em 2017, se até lá chegarmos.

      Um abraço, amigo.

      1. Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

        cara Sra.,

        apesar de minha infatigável tentativa, ainda não fui capaz de abrir uma rota razoável para nosso diálogo. o que muito lamento. em que pese nossas evidentes diferenças políticas, parece-me óbvio que também existem algumas convergências.

        por exemplo, quanto as suas irônicas (nenhum problema com a ironia, ela é bem vinda como uma forma de humor) palavras que transcrevo logo abaixo:

        -> Eu imaginei que até o fim deste ano maldito – como de resto foram malditos todos os transcorridos até agora, segundo o oráculo – o cara, aquele que tem a receita e a solução guardadas sob o maior sigilo, nos pudesse iluminar com algumas pistas, algumas pequenas idéias

        que tal encontrarmos estas “pistas” e “idéias” no estatuto de fundação do PT!

        lá estavam consolidadas todas as “pistas” e “idéias” surgidas e depuradas através de 16 anos de resistência à Ditadura. desde um projeto nacional sob o protagonismo dos trabalhadores, até como ter uma estrutura partidária que garantisse a democracia interna.

        está tudo lá! todas as “pistas” e “idéias” até hoje válidas. o que temos que fazer é retomar às origens. evidentemente que não de uma forma dogmática, mas sempre atualizando para o momento atual.

        por exemplo, a organização pela base era pedra fundamental da estrutura interna do PT:

        “Art. 72º – As decisões importantes dos Diretórios e das Bancadas deverão ser tomadas após consulta aos Núcleos de Base do Partido, nos termos dos artigos seguintes.”

        Estatuto do PT – 1980

        http://novo.fpabramo.org.br/content/encontros-nacionais-do-pt-resolucoes

        e mais: os Núcleos de Base foram algo pioneiro em organização partidária. recorde-se que se estava em 1980 sob ditadura militar. foi preciso muita engenhosidade jurídica para serem aprovados pela justiça eleitoral na época.

        “Entendemos que todos os mecanismos que asseguram a democracia interna do Partido, a prática de sua construção e suas experiências concretas nesse sentido, somadas desde sua proposta inicial estão absorvidas pelo Estatuto. Foram encontradas as formas necessárias para esse fim dentro das brechas da lei, de suas omissões, sem ferir nenhuma das exigências da legislação. Nesse sentido, a existência (art. 11 e 35) e a participação (art. 37) dos Núcleos de Base, apreciando as filiações (art. 5º), participando de todas as convenções, inclusive nas que decidem sobre a linha política (artigos 13,14 e 15), intervindo junto aos representantes eleitos pelo Partido (art. 40), decidindo sobre as questões de interesse do Partido (artigos 72 e seguintes até 79), manifestando-se sobre a disciplina interna do Partido (art. 96, III) etc.”

        ESTATUTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

        (http://novo.fpabramo.org.br/content/encontros-nacionais-do-pt-resolucoes)

        atenciosamente

        .

        1. É aritmético: Estatuto para fora precisa de maioria

           

          Arkx (quinta-feira, 29/12/2016 às 20:44),

          O estatuto do PT em uma democracia representativa só funciona dentro do PT. Para funcionar fora do PT seria preciso que o PT fosse maioria na representação.

          Se o estatuto do PT não está funcionando dentro do PT, tem-se um problema dentro do PT que as bases devem enfrentar e se possível vencê-lo ou o superar.

          Agora em uma democracia representativa querer aplicar o estatuto do PT quando não se tem 25% da representação é aquilo que eu denominei, em comentário que eu enviei quinta-feira, 29/12/2016 às 02:30, para Luis Nassif, a respeito de muitas idéias dele, são ideias “inconsistentes e desarrazoadas”. É se houvesse tempo para pesquisa nos diversos posts dele encontraria também ideias estrambólicas e estapafúrdias que deixam qualquer um estupefato na primeira vez que aparecessem.

          Clever Mendes de Oliveira

          BH, 30/12/2016

  49. O coletivo de Homer Simpson é

    O coletivo de Homer Simpson é “opinião pública”. No entanto como se explica que o mesmo povo daonde se extrai a tal opinião é donde também se extrai o eleitor que elegeu o Lula e a Dilma duas vezes seguidas?

    Simples, durante a campanha eleitoral, o pig não fala sozinho. É o unico momento em que os candidatos que eles não apoiam tem espaço para colocar sua versão das coisas. E essa versão acaba convencendo porque bate mais com a realidade do povão.

    Daí o golpe e a perseguição a Lula, como todos sabem. O que os progressistas precisam fazer é conseguir colocar seu discurso também fora das campanhas eleitorais.

    O Nassif desistiu de dialogar com o Homer lá do boteco, mas tudo bem, ele tem esse blog que por compartilhamento acaba chegando em algum Homer desavidado. E água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

    Esse despreso suicida e negligente dos governos petistas pela disputa da narrativa política fora das eleições, foi seu maior erro. É a explicação porque o golpe foi tão fácil como tirar picolé de criança

    1. O PT perdeu a guerra da

      O PT perdeu a guerra da comunicação, porque nem ousou entrar nela.

      Acreditou no controle remoto, quando o povo não tem para onde mudar o canal.

      E para os poucos que podem, o vício na globo é tão acentuado que a pessoa tem uma tv por assinatura, com mais de cem canais (tem muita porcaria, mas dá para aproveitar alguma coisa) e quando chega em casa, a primeira coisa que faz é ligar a tv na globo. Sai dali, entra na inernet e acessa o g1.

  50. A saída é a eleição de 2018.

    Quem vier terá uma terra arrasada para cultivar.

    E assim começar tudo de novo, governo entreguista será eleito, para depois em 2022 voltar o governo nacionalista.

  51. Fato relevante

    “Não se imagine que o fundo do poço está à vista. A fragilidade institucional brasileira, a mediocridade de suas elites pensantes – à direita e à esquerda -, a ausência mínima de noção de soberania, de interesse nacional, de solidariedade nacional, sugerem que o desmonte nacional pode não ter fundo.”

    Enquanto o binômio  corrupção + mediocridade – à direita e à esquerda – continuar devastando a nação não veremos soberania,  interesse e  solidariedade nacional.

  52. Uma das questões mais

    Uma das questões mais estudadas no século XX foi a mecânica da direitização das sociedades, vieram mais perguntas do que respostas.

    Um caso emblemático é a Alemanha que chocou o nazismo, um dos países mais evoluídos e civilizados da época com uma elite que apreciava música, artes e que possuía uma florescente produção científica e de engenharia.

    Uma conclusão foi unânime: a direitização nada tem a ver com o grau de evolução cultural e intelectual, pode acontecer no país mais pobre da África como num avançado país escandinavo.

    Por que os ricos brasileiros e argentinos (países muito similares e autofágicos) detestam tanto seus pobres? Por que o combate à miséria é mais fruto de iniciativas individuais de um determinado governante do que uma ação coletiva de um país?

    Se eu soubesse as respostas diria. 

    1. A maioria da sociedade sempre foi da direita

      Havia uma tendência à esquerdização do Movimento Operário Internacional mas quando a Rússia derrubou a burguesia e começou a construir o socialismo numa sociedade bastante atrasada economicamente, o Ocidente se uniu para sufocá-la, impedindo o seu sucesso economico, como uma forma de dissuadir os trabalhadores do mundo de perseguirem aquela distopia. Não bastasse o problema interno relacionado ao atraso das forças produtivas russas, a Rússia enfrentou o problema externo relativo à agressão imperialista ao país.

  53. Plateia não teve,por

    Plateia não teve,por obvio.Leva-me a concluir que em certos casos adota-se o famoso jargão:”Casa de ferreiro,espeto de pau”,ou o menos elegante,”pimenta nos olhos dos outros é refresco”(vivem a dizer,que nem sempre são nos olhos).Ora,houve um inchaço no blog,se houve,concomitatemente,se verificou perda de qualidade.Todo mundo é sujinho,menos eu.Não tem sentido.A proposito,ano novo,vida nova,reza a lenda.O Moreno de Poços de Caldas deveria trocar de figurinista,ao que me parece a ou o que lhe serve,é a mesma(o) que serve ou serviu ao incompetente tecnico Dunga.Quem sabe,aceitando ele minha sugestão,já pode retornar de Poços de oculos novo,visto que,esse que lhe cobre o rosto,foi inspirado no modelo que Don Pero Fernandes Sardinha usava quando escreveu uma carta a Don Manuel I,Rei de Portugal.Com certeza,vai desembaçar as lentes.

  54. Encareço a Nassif que,por

    Encareço a Nassif que,por gentileza,desconsidere o ultimo comentario que mandei.Em verdade quem está prescisando aumentar o grau dos oculos sou eu.Peço-lhe desculpas,mais uma vez.

    1. Quando acabar,vocês ficam a

      Quando acabar,vocês ficam a dizer que implico com essas estrelas ridiculas.Vejam esse caso.Estou em duvida cruel,se deram as 5 estrelas,bem merecidas por sinal,para o Pastor Malafaia,para o comentario dele ou pela Mercedes que ele ganhou.Tá vendo que situação ridicula e constrangedora essas malditas estrelas fazem vocês passarem.

        1. Respondo em replica,a Alan

          Respondo em replica,a Alan Souza,29/12/2016 – ás 14:39.De onde você tirou isso?.A indigência mental é tão grande,na linha do comentario de Nassif,que não se sabe distinguir um comentário de uma resposta.Para seu governo,nenhum que se postou na minha mira,geralmente movido gratuitamente pelo que se chama de dor de cotovelo(alguns usam termos bem mais chulos),escaparam com vida.Por que tu seria o primeiro?Sou o Sniper Americano do blog.

        2.  Em aditivo à minha replica

           Em aditivo à minha replica já enviada,estou a verificar que em cima do nome de Alan Souza tem um escudo,ao que me parece faz alguma referencia a Portugal.Perdi meu tempo,mais ainda,também meu comentario.

  55. Para referendar  o que

    Para referendar  o que falo,atribuindo a Nassif o maior jornalista da sua geração,mais uma sacada dele.Em um dos seus Xadrez,cantou a pedra sobre uma tal CPI.Se foi avisado,não interessa,está no cardapio do grande jornalista.Pois bem,a tal CPI para apurar os super salarios do Poder Judiciario ganha corpo no Legislativo e parlamentares já colhem as assinaturas necessarias.E o ano nem terminou,o outro nem começou,por obvio.A ema vai gemer no tronco do juremá.

  56. Desesperado ingênuo rascunho para salvar o Brasil

     

    Localizar um grupo de três generais, nacionalistas, destemidos e inteligentes, com boa liderança e padrão moral do General Henrique Teixeira Lott, objetivando impedir a total destruição do Brasil pelos golpistas. Dentre as importantes providências a serem realizadas em apenas 12 meses:

    1)      De pronto e imediato, fechar o Congresso, Justiça, MP, AGU e outros, mandando para o olho da rua, conhecidos comprovados delinquentes e traidores da Pátria. Dar a esses indivíduos, o prazo de 72 horas para saírem do Brasil. Esgotado esse tempo, serão considerados foragidos da Lei;

    2)      Implantação de tribunais de exceções para sumários julgamentos e exemplar punição envolvendo crimes de traição a Pátria, para civis, militares e para os responsáveis da chamada grande mídia;

    3)      Retornar para o Estado, todos os ativos e empresas entregues pelos golpistas, principalmente, na área de petróleo e gás;

    4)      Viabilizar rápido ressarcimento aos cofres públicos decorrentes dos siderais prejuízos causados por criminosas privatizações FHC/PSDB, em especial, a privatização da CVRD;

    5)      Passar para o controle das empresas estatais brasileiras, até onde possível, a energia elétrica, petróleo, gás, petroquímica, distribuição de combustíveis, telecomunicação, saúde e educação;

    6)      Aperfeiçoar o combate à gigantesca sonegação utilizando os avançados recursos de informática, fiscalização e contabilidade, objetivando drástica redução no velho crime de sonegação;

    7)      Implantar leis objetivando que os condenados por corrupção tenham que responder com os seus bens pessoais, de uma simples secretária à presidência da empresa;

    8)      Montar mecanismos seguros para pronta denuncia de coisas esquisitas, suspeitas e ou evidentes corrupções;

    9)      Reabilitar, o mais rápido possível, as grandes empresas brasileiras destruídas pelos golpistas, independente, de punição aos corruptos;

    10)   Convocar conhecidos competentes juristas e políticos para modificarem a Constituição objetivando respaldo legal e nacionalista, para as necessárias reformas a serem concluídas no reduzido espaço de 12 meses;

     

     

     

     

     

     

  57. BIT

    Meus caros debatedores, Nassif, e equipe, bom dia. 

     

    Acredito que muitos aqui , senão todos, já passaram por situações   parecidas tais como  as narradas pelo r. jornalista.

    Trata-se daquela história:

    Você está ali, tentando debater com outrem algum tema que envolve questões nacionais de âmbito político-econômico-jurídico-social e se vê numa TOTAL IMPOSSIBILIDADE de chegar a um consenso qualquer.

    Portanto, para resumir é isso: plena, geral, total,  irrestrita e rasa impossibilidade de chegar a um consenso. O debate é IMPOSSÍVEL. 

    Mudando o que precisa ser mudado, foi o mesmo que ocorreu no processo de afastamento da ex-presidenta.

    Ali, NADA, absolutamente, NADA mudaria a tese dos caçadores de mandato. A sentença já estava pronta, feita e acabada e  fim de papo! Apenas seguiram os “ritos formais” para dar aquela “ar” democrático FAJUTO!!!

    Em suma, foi um debate do tipo: não quero saber e tenho raiva de quem sabe e não se fala mais nisso e vai à merda. Achou ruim? Vamos lá pra fora! ( teve senador que chegou, mais ou menos, a esse ponto!)

    Portanto, voltando ao texto do Nassif, caso insista permanecer  no debate impossível, de duas uma:

    Ou parte para a porrada argumentativa do tipo “sim e não”  ou parte para a porrada!

    E porrada no sentido lato podendo chegar às vias de fato!

    Nessas horas a gente percebe quão importante é papel do voto nas “relações sociais” desde que se preserve os direitos da minoria.

    E é nesse último aspecto, em itálico logo acima,  que pretendo  sugerir , com fundamento, uma conduta  para os caros debatedores ao se deparem com debatedores  impossíveis,cujas opiniões são absolutamente inconciliáveis. Vale até argumentação “ad hominem”  e tudo mais.

    Vejamos,

    As verdades absolutas são falsas. Logo, direita e esquerda, absolutamente,  se enquadram no pleonasmo precitado, isto é, são falsas. E de onde eu tirei isso? Ora, da minha cabeça, logo, isso que acabei de dizer-lhes também pode ser falso, pois não esgotei todas as possibilidades para chegar a uma conclusão “absolutamente verdadeira”. Em suma, não descobri a origem do universo, tampouco provei a existencia de deus, o motor do mundo, o criador, o início, quem veio primeiro, a galinha ou ovo, etc.

    As relações sociais não podem ser tratadas como bit, in/on, sim e não, binariamente, maniqueistamente,  portanto.

    Todavia,  suponho que  todos saibam, parece que estamos vivendo nesse mundo binário.  

    Afinal, estamos aqui, no TCP/IP, tentando debater alguma coisa. (risos) Digressões à parte.

    Prossigamos.

    Sabemos do maniqueísmo atual, não é mesmo?

    É Lula, é PT, Dilma? Ora é bandido e fim de papo. Nesse sentido, basta tirar a Dilma para ver  melhorar as condições “sociais” do país.

    Negociado sobre Legislado e pronto! Melhorou. 

    Despesas < Receitas,  pronto! Você é um “gestor RESPONSÁVEL!.  “Demorô”!

    Todavia, a meu juizo, penso que essa PEC-55, que já é emenda, no fundo, não passa  de uma nova recolonização “portuguesa”. A vigança da padaria com sua conta!

    Prosseguindo.

    Paralelamente, é “acabar” com a corrupção para encontrarmos o “além do horizonte deve ter, algum lugar bonito pra viver em paz”.

    Em suma,  IN – ON.

    Francamente senhores, entrar num debate do tipo binário parece-me, realmente, perda de tempo. 

    Como bem  exemplificou o r. jornalista Nassif, não há debate. Logo, melhor não discutir “astrologia”.

    Mas, como prometi, segue o meu fundamento para um debate saudável que envolve questões, econômicas, jurídicas, sociais, políticas, enfim, questões ligadas ao INTERESSSE humano, qual seja:

    É preciso ter um ponto de partida, sob pena de prosseguirmos em busca da explicação da origem do universo, de deus, cinco vias, motor do mundo, ovo ou galinha,  etc  e concluir que não saimos do mesmo lugar.

    Esse ponto de partida, na minha opinião, resgatando Rousseau  entre outros, seria o próprio Contrato Social.

    Atualmente, em nosso caso, positivado, seria a CR/88.

    E lá, está escrito, literalmente:

    Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

     – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

     – garantir o desenvolvimento nacional;

     – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

     – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

     

    Notem que é objetivo, logo, nossas “relações sociais” ainda NÃO SÃO justas e solidárias,  não promovem o bem de todos, etc.

    Por aí, eu acho que o debate pode ser construtivo, mesmo diante de um BIT.

    Quem sabe não chegaríamos  a um BYTE pelo menos?

     

  58. Esse dois personagem do

    Esse dois personagem do Nassif são fruto direto das Organizações Globo, de Rádio, Jornalismo e Televisão.

    Sem essa Organização esses personagem não existiriam. Ou se existissem, não seriam tão idiotas assim.

    A Globo sim, é uma verdadeira ORCRIM.

  59. Hoje como antes

    Faltou discutir a verdadeira questão: por que passados mais de 70 anos estamos no mesmo patamar que gerou a segunda guerra mundial? A direitização e fascistização da vida na Europa bem instruída utilizando os mesmos Simpsons da época para enganar e constranger a todos à obediência ao poder medíocre de fascistas e nazistas, a perseguição e ódio desnorteado a algumas etnias e partidos políticos, a divulgação por diferentes canais da ideologia dominante e sufocante que não deixava espaço para o contraditório não são os mesmos? Se hoje são as igrejinhas dos pastores autoritários que dominam por aqui as mentes dos crentes, naquela época foram padres e pastores de grandes igrejas que abraçaram a ideologia fascista e nazista e pregavam a submissão. A economia-política nacional sem analisar o lado político-social internacional não responde tudo: o poder econômico, político, militar, social, cultural dos USA no mundo sim. As técnicas de domínio não são muito diferentes, apenas mais soifisticadas.

  60. Crise simbólica da esquerda.

    Nassif, ótima sua análise  Mas falta a peça da incapacidade simbólica da esquerda. Basta ver a iconografia do impeachment de Dilma. Compare: 

    Manifestações contra Dilma: 

    Pixuleco
    Panelas
    Batman e Ju Isen, a “musa do impeachment”
    Roupas de militares
    Camisa verde e amarela
    A grande bandeira na Paulista
    O pato da Fiesp
    Jurista maluca girando a bandeira no discurso na São Francisco
    Selfies com PMs
    Máscaras de carnaval (japonês da Federal, JB e Moro)
    Camisetas (“A culpa não é minha. Eu votei no Aécio” etc)
    A coxinha, a cashmere (símbolos que a esquerda soube aplicar aos outros, enquanto não sabia aplicar qualquer um a ela mesma)
     

    Manifestações pró-Dilma: 

    ?????
    Talvez Lula?

    Vejamos outros movimentos, todos mais ricos:

    Fora Collor

    Carapintadas
    Camisa preta X camise verde-amerela
    Os dois eles em tudo

    Diretas Já

    Pomba
    Cédula “Eu quero votar pra presidente”
    Osmar Santos e Fafá de Belém
    X no quadrado
    Camisa amarela

    Ou seja, a esquerda vive uma crise simbólica evidente, uma incapacidade de criar uma comunicação com a alma das pessoas. 

     

  61. Xadrez do Hommer Simpson e do desmonte nacional

     

    Nassif, a Globonews é o jornal Globo da ápoca do seu fundador,  Irineu Marinho. Portanto, quem puxa aos seus não degenera, não é mesmo? Não fosse o trabalho do cientista Oswaldo Cruz e o Brasil não teria vencido a febre amarela.

    Para quem não sabe: “No início  do século 20, na calada da noite, os agentes federais entravam nas casas à procura de um invasor sorrateiro e muitas vezes imperceptível. Reviravam tudo e, se o encontrassem, matavam-no sem dó nem piedade”, diz,  candidatamente, um texto do site Bem Estar hospedado no G1…

    Quem morria sem dó e nem piedade era o mosquito Aedes aegyti. Esse que atualmente ataca a população do País. Naturalmente, omite o fato de o avô dos padrões  Globo ter feito campanha contra…

    Tudo o que for avanço, as organizações trabalharão contra.

     

  62. Nível de instrução, ideologia e conhecimento científico

    O comportamento do primeiro sujeito, o tal oftalmologista, condiz com o resultado deste estudo científico, publicado no períódico Advances in Political Psychology: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2459057

    O arquivo PDF é disponível na página acima, mas o artigo é em inglês.  Resumindo, trata-se de um estudo feito numa amostra de  2000 pessoas adultas, representativa da estratificação socio-eonômica e étnica da sociedade americana.  O objetivo era medir a capacidade de uma pessoa inferir repostas sientificamente corretas em função do seu grau de conhecimento/instrução em Ciencias. Para questões “simples” como “o elétron é menor que o átomo” (resposta correta: SIM) ou questões menos simples como “qual é o gaz mais presente na atmosfera?” (resposta correta: AZOTO ou N2), quanto mais instrução tinha o pariticpante, maior era a probabilidade que ele/ela daria a resposta correta.

    A capacidade de dar uma resposta correta, no caso das perguntas ideologicamente “neutras”, como estas acima, parece depender somente do nível de instrução do indivíduo. Entretanto, este não é o caso de perguntas do tipo “Seres humanos atuais se desenvolveram a partir de outras espécies anteriores?” (resposta correta: SIM) ou “Há sólidas evidências de que o aquecimento global recente é predominantement causado por atividades humanas como a queima de combustível fóssil” (resposta correta: SIM). Na população global, existe um aumento da resposta certa certa com o grau de instrução. Por exemplo, para a pergunta sobre a evolução das espécies, 35% dos menos instruídos responderão corretamente, enquanto 75% dos mais instruídos encontrarão a resposta certa (ver Figura 1 do artigo).

    Entretanto, quando se separa a população em eleitores democratas vs. eleitores republicanos ou na metade mais religiosa e na metade menos religiosa, acontece um efeito interessante para as duas perguntas com implicações “ideológicas”: as curvas se invertem! (Ver Figuras 2 e 6 do artigo.) Para o  grupo de pessoas mais religiosas ou que votam no partido Republicano, quanto mais intruídas elas forem, mais elas darão repostas erradas à estas duas questões, o contrário acontecendo no grupo Democrata e menos religioso.

    Em suma, para uma pessoa de direita ou fundamentalista cristã, quanto mais cultura científica ela adquirir, maiores serão as chances que ela se torne criacionista ou climatocética!

     

  63. O fim das rede sociais
    O maior desafio da transparência de uma  informação veiculada é a decodificação correta de forma rápida da notícia regionalizada, essa se faz, apenas com eficácia na velocidade,  através das redes sociais, estas transformaram a sociedade em zoombis, diferentemente da velha mídia que faziam-na de escrava. Veja: Brasil da mídia provinciana: O Supremo Tribunal Federal (STF) barrou, recentemente, a lei estadual da vaquejada (um tipo de prática a qual o Peão derruba o boi pegando-o pelo rabo dentro de uma arena. Existe opiniões a favor que dizem: o boi é bem nutrido, seria pior estar no sertão seco passando fome. Outros são contrários alegando que o boi é aterrorizado e sofre dores mesmo com proteção corporal. Quem come açem, contra filé, fraldinha … é melhor nem tomar partido, no entanto, o objeto dessa reflexão é por que a mídia conservadora publicou o processo de legalidade da vaquejada de forma contrária à decisão do STF? Seria advogar em causa própria por ser indiretamente beneficiada pelo “negócio do boi” ou quer que a população guarde em seu subconsciente, que os ativistas “anti-sistema” são contrários a prática da vaquejada, por conseguinte são inimigos dos sertanejos? Enfim, a velha mídia se preocupa em informar na medida em que seus patrocinadores não se prejudiquem para aquela perder propagandas lucrativas, nem que para isso abarrotem sua programação de conteúdos da classe C. Brasil das redes sociais: A vitória de Trump foi o marco concreto da mudança na comunicação mundial, pois o sistema dominante de mídia antiga perdeu, e não se sabe se haverá a curto prazo a volta da hegemonia de instituições voltadas a manipular e dosar os conteúdos informativos. É aí aonde o Brasil fica a deriva por não ter um plano B ao da engenharia do consentimento, por sempre desacreditar no que está há mais de 5 metros de sua visão, exemplo disso, a epopéia das manifestações dos R$ 0,20 de 2013 até a queda de Dilma neste ano, sendo assim,  não há dúvida de que a internet é gestora dos implantes cerebrais de manipulação das massas. A velha mídia não é responsável pela putrefação do intelecto social, ademais, como culpar a globo se esta sempre evitou conteúdos pornográfico sem limites ou o que acontece nas novelas é o mesmo dos sites pornô? Portanto havia sim uma restrição para que as coisas continuassem minimamente suportável. Já politicamente e economicamente no Brasil a situação é tanto quanto preocupante, seja qual for o governo federal, pois ninguém imaginava que a primavera árabe iria perdurar, nem que, quem a gerou, foram as próprias redes sociais, porquanto no Brasil a joça institucional é bem menos complexa. Nesse contexto não há como prevê um comando lógico em uma rede mundial de TI em que cada movimento de insatisfação social (ou pessoal) seja minimamente contido em pró de uma estabilidade dos valores éticos do ser-humano. Por tudo, a instituição casamento corre o maior risco de dissolução em massa do qualquer outra coisa que afete o equilíbrio comum, tamanha a capacidade de resolução de problemas e oferta de oportunidades que advieram da internet. Solução: Fim das redes sociais. [Acho que estou enxergando bem menos de 5 metros]  

    1. Respondo a dja,29/12/2016 –

      Respondo a dja,29/12/2016 – às 13:16.Dos quase 50 caracteres que você teve um trabalho desgraçado de escrever,onde misturou alhos com bugalhos,poderia ser resumido em 6 palavrinhas:”Transformaram o Brasil em um puteiro”.Não seria bem mais simples.

  64. Perfeito! Sem tirar nem por!

    Perfeito! Sem tirar nem por! Alias tenho um cunhado,mora em são paulo logico,que é identico a  esse ultra-direitista.Pra mim esta completamente louco! Ja perdi a paciencia com ele.Não o tolero mais.

  65. Violencia

    Toda sociedade cindida em estratos – como classes ou castas – tende a apresentar a violência como elemento constitutivo de sua estrutura. Ela varia conforme a forma econômica.
    No Brasil, onde um capitalismo atávico uniu-se a uma formação colonial particular, gerou-se formas de violência típicas e extremamente disseminadas. Somos sere humanos violentos. Para citar somente um indicador, batemos no último ano o recorde mundial no número de homícidios. Mas nesse saco cabe ainda violência doméstica, violência no trânsito, violência contra o consumidor etc…
    É por isso, Nassif, que a ruptura econômica que a instabilidade política pode causar é tão preocupante.

    E outras instabilidades irão se apresentar, cada vez mais acentuadamente, à medida que o século avança em direção a 2030. 

  66. É o inferno

    Andy Warhol , McLuhan , George Orwell , Aldous Huxley . Todos profetas de primeira linha sobre a situação que vivenciamos hoje nesse aspecto da imbecilização das massas . 

    O FACEBOOK  e o YOUTUBE tornam possível a proliferação de mini e flash-celebridades . 

    A inundação de informação instantânea por todos os lados impede que se separe o que é crucial , fundamental daquilo que é episódico e irrelevante , apesar do sensacionalismo . Ao mesmo tempo , como na previsão de Aldous Huxley , a inundação de informação faz com que as pessoas fiquem paralisadas  – não há como processar e entender tudo isso , e nem há estrutura intelectual para tanto . 

    E como na previsão de Orwell , mas em formato diverso , o Grande Irmão não é um sistema opressivo de vigilância , mas um ambiente cool onde as pessoas disponibilizam com prazer e ostentação suas informações privadas , tornando-se uma massa facilmente analisável pelos serviços de inteligência e seus estrategistas .

    Quantas vezes , apenas por curiosidade , eu mesmo não consegui levantar a vida inteira de pessoas das quais havia perdido o contato há anos , e através da internet – e do meu FAKEBOOK – vi todo o histórico de vida dessa pessoa , seus últimos empregos , suas viagens , sua família .  Coisa que há 40 anos ,  na Alemanha Oriental , a STASI precisava levantar uma rede de milhares de agentes para vigiar  e registrar a vida dos cidadãos . 

  67. há muitas décadas

    Há umas 3 décadas Celso Amorin já nos afazeres da diplomacia brasielira, proferiu na Unicamp uma palestra na qual preconizava a balcanização do Brasil…Não estamos longe disso.

  68. É só a esquerda progressista
    É só a esquerda progressista usar o mesmo modo operandi da direita e fazer suas frases simples. É o Shitstorm, como bem disse o Eugênio Aragão, que deveria ter sido o escolhido no lugar desse agente antinacional o Janot.

    Outra coisa que percebo é que o lixo expelido em sites tipo 4chan, os chans brasileiros; estão sendo trazidos dessa fossa na internet, para hábitos normais, nas relações,nas redes sociais Whatsapps e afins.

  69.  
    http://port.pravda.ru/busin

     

    http://port.pravda.ru/busines/29-12-2016/42398-lava_jato-0/
     

    A Lava Jato é uma traição nacional

    A operação Lava Jato se desnuda. Não é a corrupção seu objetivo, fosse-o e estariam atrás das grades os FHCs e filhos, seus apartamentos e fazendas, os Aécios e sócios, com helicópteros do tráfico, aeroportos e desvios de dinheiro de estatais, as cúpulas dos partidos no governo, ávidas das gorjetas e farelos que lhes deixam os donos do mundo. A Lava Jato é um caso de traição, o antro dos Joaquins Silvérios dos Reis do século XXI.

    Pedro Augusto Pinho*

    Com um mínimo de reflexão, talvez passássemos a entender a ação dos impérios, as farsa das propagandas nos veículos de comunicação de massa e a atuação deletéria de vários homens públicos, reduzindo nosso Brasil a uma eterna colônia de escravos. Não é em seu bolso que metem a mão, é em seu cérebro, pobre brasileiro que ainda acredita no perigo comunista e no surgimento de um salvador.

    Em 1973, os comandos militares acolhiam, pelo que se dizia na época,  a indicação do General Emilio Médici e escolhiam o General Ernesto Geisel para Presidente do Brasil, de 1974 a 1979. Os grandes problemas que enfrentaria Geisel seriam decorrentes do rompimento unilateral dos Estados Unidos da América (EUA) com o “Acordo de Bretton Woods”, encerrando o padrão dólar-ouro, em 1971, e as consequências cambiais e nas taxas de juro daquela decisão, e a dependência brasileira pelo petróleo.

    Tratarei, inicialmente da questão do petróleo. A Petrobrás formou ao longo de sua existência, e Geisel presidente da empresa muito contribuiu para isso, equipe técnica de excelência, reconhecida pelas congêneres estrangeiras e nos simpósios, congressos e seminários internacionais que seus empregados  participavam. A realidade geológica já havia sido percebida pelo ex-geólogo-chefe da Standard Oil, que veio estruturar a exploração de petróleo no Brasil: Walter Link. As bacias terrestres não tinham petróleo suficiente. A ida para a plataforma continental exigiu esforço tecnológico, participação da engenharia brasileira e muita pesquisa. Mas começou, ainda com Geisel, a mostrar resultados animadores. No entanto a questão fora muito anterior, quando, na vassalagem colonial, o Brasil optou pelo transporte terrestre e nele investiu, quando o transporte marítimo e fluvial e o transporte ferroviário eram muito mais adequados aos recursos e à geografia brasileira. Esta errônea opção deixava o País refém do produto que não tinha nem dominava, política ou militarmente, as fontes. Em suplemento sobre a economia nas Américas, The New York Times (28/01/1973), sob o título “Brasil, o Novo Japão”, elogiava a ditadura militar, a indústria automobilística e, ironicamente, o aumento da dívida “pública e particular”.

    Mera coincidência, junta o Governo Geisel à luta dos capitais industriais com os financeiros, com a vitória dos últimos, onde as “crises” do petróleo desempenham papel preponderante. O Brasil sofreria muito e ocorreria o terceiro golpe dentro do golpe de 1964, levando João Figueiredo à Presidência. O Projeto Geisel era do Brasil Potência, um país soberano, não justo, mas com o controle das principais tecnologias do século: nuclear, informática e aeroespacial. Do mesmo modo que o sucesso da tecnologia petroleira incomoda até hoje as mentes entreguistas e os capitais estrangeiros, a nuclear também é combatida desde o momento que se transformou em objetivo nacional. A prisão do Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva nada tem com a corrupção, nem deveria estar sob a Lava Jato, mas ali domina um representante do império para eliminar a engenharia e a tecnologia brasileiras.

    A espionagem dos EUA na Petrobrás começa nos anos 1980, já afastado o General Geisel e necessitando a área de geofísica da empresa um computador mais potente, para os processamentos sísmicos, cada vez mais importantes nos trabalhos de exploração de petróleo. Para que a Petrobras pudesse contratar este computador, assinou uma série de salvaguardas, inclusive do controle estrangeiro à sala onde seria instalado o equipamento. Seria humilhante, não estivesse o País já sob o controle da banca (sistema financeiro internacional), exaltando o neoliberalismo e combatendo o “estatismo”.

    Depois vieram os mordomos, os capitães do mato, e a Petrobrás franqueou seus sistemas, eliminou seus controles, destruiu a hierarquia estrutural que a colocara no píncaro da indústria petroleira. Daí a gravação das conversas destes gestores, onde não faltam a vaidade, o machismo, a inexistente intimidade com os poderes e os poderosos que os transformariam vítimas do sistema, planejado e com os elementos treinados nos EUA, para a destruição da maior empresa genuinamente brasileira, detentora única de tecnologia de exploração e produção em águas ultraprofundas, e das empresas de engenharia também brasileiras que deslocavam, pela capacidade técnica e empresarial, as congêneres do Hemisfério Norte. Como pode a colônia superar o Império?

    A operação Lava Jato se desnuda. Não é a corrupção seu objetivo, fosse-o e estariam atrás das grades os FHCs e filhos, seus apartamentos e fazendas, os Aécios e sócios, com helicópteros do tráfico, aeroportos e desvios de dinheiro de estatais, as cúpulas dos partidos no governo, ávidas das gorjetas e farelos que lhes deixam os donos do mundo. A Lava Jato é um caso de traição, o antro dos Joaquins Silvérios dos Reis do século XXI.

    O jornalista Paulo Henrique Amorim pergunta onde está o Marechal Lott para garantir a constituição, hoje; nem vou tão longe em nossa história, pergunto se ainda há um General Geisel, para defender o interesse nacional em nossas Forças Armadas?

    *Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado, foi do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra

     

     

  70. Como sempre em primeira

    Como sempre em primeira mão,trago uma noticia não muito alvisareira para a camarilha,principalmente para Don Altobello.Tomo conhecimento que o carro em que se deslocava o Presidentre Mauricio Macri da Argentina,foi apedrejado.Se a moda pega,o Padrinho não virá a Salvador nem sob vara.O que tem de pedra portuguesa soltas,pelas ruas de Salvador,não está em nenhum gibi.

    1. Junior, tem comentário seu

      Junior, tem comentário seu que eu boio total. Fico sem saber se é bom ou ruim. Olho para aquelas estrelinhas no final e aí continuo sem entender nada daquilo que já não tinha entendido, porque não sei quem coloca essas estrelas e o que realmente elas significam. Sei que estou “viajando” mas é que nesse comentário não paro de rir com o Don Altobello. Estou morrendo de inveja de não ter sido eu a dar em primeira mão esse nome ao Chefão. Será que ele vai tomar Haagen-Dazs envenenado ?

      PS: Não se preocupe com minha inveja, é uma inveja boa, tipo  tucana doação legal, nao petista propina.

      1. Respondo a
        Respondo a Eduardo,29/12/2016-18:29.Numa boa,não tenho como lhe responder,haja vista,não sei se você é um ou outro,ademais você tem pinta de Lulista.A única estrela que ainda olho com simpatia,apesar dos pesares,é a do PT,as que me agraciam por aqui são paraguaias.Agora,meu caro,seja sincero,o bicho não é a cara de Don Altobello?Você não fez feio.De parabéns,deve continuar nas redes sociais,e quando ler um comentário meu e não entender,releia.

        1. “Que sentido tem o que dizes, quando não estão contigo?”

           

          Júnior Sertanejo (quinta-feira, 29/12/2016 às 22:10),

          Este post de Luis Nassif com comentários tão brilhantes, ou talvez eu devesse dizer supimpas, vai ficar antológico. O seu Don Altobello e agora sua alcunha para as tão saborosas estrelas do blog de Luis Nassif de “estrelas paraguaias” é o melhor retrato delas que foi dado aqui.

          E lá atrás, quando eu via você, que me parecia novato aqui no blog, lutando com elas em luta semelhante a de Carlos Drummond de Andrade no poema “O Lutador”: “lutar com palavras é luta mais vã, entanto lutamos mal rompe a manhã”, eu pensei em lhe dar uma explicação para que você não se entretivesse muito com elas, pois ao contrário das estrelas da Via Láctea essas não o levariam a lugar nenhum. Eu me enganei e elas o levaram, pois afinal você deu o nome perfeito a elas.

          Clever Mendes de Oliveira

          BH, 30/12/2016

          1. Respondo a Clever Mendes de

            Respondo a Clever Mendes de Oliveira,30/12/12 as 12:13.A estrela do blog nao sou eu,apesar da insistecia de voces em tornar-me uma,vamos por assim dizer,Cruzeiro do Sul.A estrela do blog e Luis Nassif,o maior e mais brilhante jornalista da sua geracao.No mais,por mais respeito que tenho pela poesia de Drummond,minha preferencia recai pelas as de Pablo Neruda.Feliz Ano Novo.

      2. Meu caro,esqueci uma coisa se
        Meu caro,esqueci uma coisa se se não lhe informasse a não estaria sendo honesto comigo.Esses comentários que você “voa”,são mal entendidos com Nassif,nem você nem ninguém entenderia,mesmo tu sendo o outro.Grande abraço.

  71. A inteligência por trás do

    A inteligência por trás do golpe ultrapassa em muito a capacidade da nossa elite econômica e  dos seus tradicionais representantes políticos . É uma inteligência superior que traçou uma estratégia perfeita para impedir que o Brasil concretizasse seu plano nacionalista de tornar-se uma potencia econômica e militar. 

    O Brasil tornou-se uma séria ameaça à supremacia americana e algo precisava ser feito.

    O Brasil querendo construir indústria naval, construir submarinos nucleares, construir caças e cargueiros militares, lançar satélites, cabos de fibra-ótica,etc…

    O Brasil querendo criar o banco dos BRICS para se opor ao FMI…

    O Brasil possuidor de riquezas naturais – petróleo, minério de ferro, nióbio, minerais radioativos, etc… 

    Agora, imagine essa potência brasileira sendo governada por uma ex-militante “comunista” é um grande perigo. Ainda mais que ela foi perseguida e torturada durante o regime militar imposto pelos EUA. Deve sentir ódio aos americanos…

    Agora imagina que o Brasil se aproximando dos maiores inimigos dos americanos – China e Russa .

    O Brasil protagonista no MERCOSUL.

    Ah… realmente o Brasiil tornou-se uma ameaça. Algo precisa ser feito, com urgência.

    Mas como retirar do poder um governo com alto nível de aprovação popular, se a oposição interna é fraca de argumentos e possui um histórico vergonhoso que não lhe concede credibilidade para se opor ao bem sucedido governo ? 

    Se não é possível tomar o governo via eleições, como fazê-lo sem ficar evidente a interferência externa ?

    Bem, o golpe foi muito bem planejado. A estratégia foi muito bem comunicada, entendida e executada pelos opositores internos.

    A imagem do governo bem avaliado foi bombardeada diuturnamente em todos os meios de comunicação até produzir um clima de incerteza nas parcelas da  população expostas aos veículos de comunicação.

    A parte mais rica foi exposta, principalmente ao jornalismo tendêncioso da globo, começando pelo bom dia brasil, jornal hoje, jornal nacional e encerrando a noite com o jornal nacional ou ainda a Globonews. Teve ainda as revistas e jornais, todos alinhados na mesma narrativa que foi ensaiada à exaustão, criando mantras na mente dos afetados pela repetição extrema do vocábulo “PÊ TÊ” ligado a notícias desfavoráveis relacionadas com corrupção e problemas econômicos.

    A parte mais pobre foi exposta ao que existe de pior nas mídias sociais. Boatos denegrindo  e desconstruindo imagens. Preconceitos. Alienação. Boatos de corrupção exagerada, teorias da conspiração de uma ameaça comunista na iminência de dominar o país.

    Com isso conseguiram criar uma sensação de indignação nessas pessoas afetadas. O termo pós-verdade explica bem o que passou a ocorrer nos debates políticos a partir daí.

    Artistas, intelectuais, juristas renomados, membros do meio acadêmico, todos eram taxados de corruptos e comunistas, comissionados ou comprados pela Lei Rouannet.

    Cuba, Venezuela, China e Rússia – as “ameaças comunistas” – passaram a despertar ódio nessas pessoas, que antes de tudo são vítimas dessa exposição às técnicas de convencimento da comunicação em massa.

    Sobre o protagonismo do Brasil na America do Sul, criaram a expressão “Bolivarianismo”. Sempre repetida à exaustão pela oposição interna nos microfones de uma imprensa participante do golpe.

    Sobre os gastos sociais, sempre falavam em “projeto para se perpetuar no poder”. Criaram o convencimento de que o governo sempre venceria as eleições, comprando os eleitores mais pobres com bolsas, ás custas do endividamento do Estado.

    Para cada aspecto do governo criaram um argumento simplista que nutria esses indignados nos debates políticos que se sucederam, na internet, depois nas ruas.

    E finalmente, contra o devido processo legal, arrumaram o argumento de que ele só favorecia a impunidade dos políticos poderosos e deveria ser relativizado como um mal necessário para um bem maior, que seria combater a corrupção.

    Enquanto a direita se aglutinou, alinhou discursos e formaram uma narrativa única, embora sem consistência, e avançaram contra o governo, a esquerda se desfragmentou, ficou sem discurso. E o pior: sem credibilidade com grande a operação midiática que gerava escandalos diários contra o governo, operação bem tramada com um nome de marketing “operação lavajato”….

    E por ai vai… ou foi…

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Sugestã

      Aos editores do blog: Subir o texto do Mineirim para a página principal.

      Aos leitores: Copiar e divulgar nos feicibuques e zapps.

      Porque: Mais bem explicado que isso, nem desenhando. 

    2. Sugestã

      Aos editores do blog: Subir o texto do Mineirim para a página principal.

      Aos leitores: Copiar e divulgar nos feicibuques e zapps.

      Porque: Mais bem explicado que isso, nem desenhando. 

    3. Bela análise! Muito boa a

      Bela análise! Muito boa a sequência de raciocínio. E vou aproveitar para entrar numa seara que pouco vejo nos comentários. Não consigo entender onde estão as pessoas que diariamente recebiam o clipping de notícias relevantes dos fatos políticos ocorridos na América Central e América Latina. Não é aceitável que todas as notícias sobre os golpes praticados na Venezuela, Honduras e Paraguai não tenham acendido a luz de emergência para que analistas políticos próximos ao governo Lula e Dilma não tomassem medidas de salvaguarda. E não é possível que não existam soluções já debatidas nesses mesmos países, após o golpe. 

      Ao mesmo tempo pouco foi feito no sentido de se estreitarem laços com a contraespionagem do Governo Russo e Chinês, para se tomar conhecimento dos movimentos de retaliação que fatalmente seriam produzidos pelos EUA. Tampouco vejo notícias da articulação de juizes progressistas que igualmente poderiam promover ações dentro da lei que engessassem outros atores do golpe, como os já citados ministros do governo Temer ou sobre os atores da mídia.   

      Acredito que por maior que seja toda a cadeia de traidores da pátria, ainda há maneiras de se expor as artimanhas do golpe que seguem seu roteiro milimetricamente, para enfraquecer a candidatura Lula e em algum momento mais adiante, emplacar a volta de FHC ou equivalente ao poder.

      E acredito que há falhas na estratégia golpista que não são aproveitadas. Não adianta o PT esperar republicanismo da parte de deputados, senadores e do STF. Nesse momento fatos apontados pela ODEBRECHT podem trazer a ruína do sistema político brasileiro e essas provas valem ouro. Há jornalistas dentro e fora do país que podem repercutir informações que podem desestabilizar a narrativa do golpe. Sabemos que o poder judiciário e a mídia também estão implicados, mas isso nunca chegará à tona se não houver iniciativas de contraofensiva. 

      A impressão que tenho é que o PT espera que o próprio Governo Temer caia por incompetência e que mesmo após a traição de toda a mídia acabe apoiando um pacto onde serão mantidos os privilégios dos golpistas, desde que estes aceitem a eleição de Lula. Só que eu não seria tão ingênuo em acreditar duas vezes no mesmo conto da carochinha. 

  72. Ignorancia & Oportunidade

       Podem me crucificar, xingar, ter ataques histéricos, mas esta atual safra de ignorantes, de pessoas que apesar de certa formação superior, deliram e cometem as maiores imbecilidades, acreditam em qualquer abobrinha que reflita o que elas e seus grupos acham, tambem tem outro lado bastante interessante, resumindo : Dá dinheiro para outros.

        Postagens ignorantes, sem o menor sentido, mesmo absurdas, podem na outra “ponta” render rapido, como por exemplo, a crença deste médico sobre “não ter mais peixe no Pacifico”, deu dinheiro antes de virar piada, ela foi gerada por uma constatação real – um fungo que atacou fazendas de salmão no Chile, que abalou a industria pesqueira chilena, mexeu no preço do produto e nas ações das empresas da cadeia produtiva  –  concomitante ao fato, alguns, sabe-se lá comquais intenções ou motivações, estenderam e multiplicaram esta “praga” para todo o pacifico, e graças a algusn desesperados deu para adquirir ações chilenas em baixa e vender depois, rapidamente, assim como mexer nos preços de salmão futuro por alguns dias.

         Tambem já percebi, faz tempo, que não adianta em nada procurar explicar alguma coisa ou fato para alguem, pois as pessoas, independente do nivel de formação e mesmo com amplo acesso a informações de variadas fontes, quando bota uma idéia na cachola, ela cronifica, e quanto mais simples mais cronificada fica, e tambem temos que considerar que certas ooperações, a maioria delas, nestes tempos de globalização, são complicadas de explicar , o exemplo da ZEE Mariel retrata bem estas dificuldades, tipo : ” O Porto de Mariel é cubano ” – afirmação que não retrata a realidade, pois ele faz parte de uma ZEE, e após entregue ao governo cubano ( só o Porto ), foi privatizado para a maior empresa de operações portuarias do Mundo, de Singapura ( o capital é “shadow”, chinês ), e a divida securitizada com este operador , porra explicar para alguem “securitização” não é mole, imagina o resto.

           Não perco mais meu tempo discutindo, até um amigo meu de 40 anos, fez colégio comigo, é engenheiro, excelente profissional, sabedor que me interesso e já trabalhei no ramo de aeronaves/defesa, há uns 3 anos veio me falar que a empresa brasileira associada a SAAB, era do Lula, pois um supervisor ferramenteiro desta empresa contou para ele, que tinha sabido disto por um amigo do sindicato, e o gerente confirmado que Lula era mesmo o novo dono.

            De nada adiantou  falar que conheço a empresa e o dono dela há anos, tanto na empresa como em outros locais como a FIESP, e que ele antes de algum petista entrar na empresa dele, ele tacaria fogo nela, que o capital para expansão da empresa veio direto da Suécia ( todo mercado, até a Boeing sabia da operação ), sem BNDES, mas ele falou que não, o ferramenteiro disse a ele que foi BNDES e que o Lula autorizou.

             Onde alguns veem ignorancia, cabeças duras, reacionarismo extremo, tambem pode se ver oportunidades.

              Semana passada, ceia de Natal, meu cunhado conversando comigo disse que não estava entendendo o porque o Grupo JBS anuncia tanto na Globo, afinal a Globo não para de bater no Lula, que é o dono da JBS, e ele não é astrologo, é geologo, aposentado da Petrobrás.

  73. Como já evidenciei em
    Como já evidenciei em comentário anterior,o mais letal dos problemas de Don Altobello,o desemprego vai explodir no primeiro semestre de 2017,podendo chegar até a 1.000.000 de desempregados.Seria tão devastador que superaria o paiol de pólvora da reforma da previdência.Lembro-me de Papai a me dizer:governo algum resiste a isso.Espero que meu mais novo amigo no Blog Eduardo,que prometeu-me esclarecer se é um ou outro,tenha entendido.Aliás meu nobre,você é novo por essas plagas,por não saber que o meu sucesso no Blog está diretamente ligado ao fato de nem cadastrado sou.Esse negócio de estrelas,quem entende mesmo não são os ingênuos cadastrados daqui,se dirija ao General Sérgio E.,Comandante em Chefe do Núcleo de Extermínio do Governo de Don Altobello.Ai você gostou.

    1. “Eu não sou eu nem sou o

      “Eu não sou eu nem sou o outro,

       Sou qualquer coisa de intermédio:

       Pilar da ponte do tédio

       Que vai de mim para o Outro”

      Também não sou cadastrado. Mas, como já dito, sou invejoso; e invejando, vou não me cadastrando, esperando que com isso, também tenha do Outro o sucesso. E termino com o clichê intenacional, que ninguém acredita: “Feliz Ano Novo” a todos. Eu também não acredito, nem o Outro, mas o desejo é real. E agora termino de verdade fazendo um pedido/sugestão, prezado Junior:  E se o desentendimento com o Nassif fosse resolvido num duelo, não de bandoleiros, mas…de bandolins ? Ninguém morre e, vença quem vença, é só aplausos.

       

      1. Respondo em treplica ao já
        Respondo em treplica ao já amigo Eduardo,que não é ele,muito menos o outro,30/12/2016- às 10:45.Eu sei quê você é invejoso,mas não de mim,e sim de Don Altobello.Suas poesias e as dele duelariam duro para se verificar quais são as piores. Se eu colocasse ao crivo de Papai se vivo fosse(professor,advogado e poeta),ele daria nota zero aos dois.Envie as suas para o Moreno,não o de Poços de Caldas,que nada tem a ver com o do Rio ,quem sabe não lhe ajuda a junto a Don Altobello.O Moreno do Rio adora as poesias dele,e coisas outras nada republicanas.Se você não entendeu o que escrevi,vou acreditar que você é irmão gêmeo de Alan Santos ou Souza,o português.Feliz Ano Novo

          1. Meu caro Eduardo,que insiste

            Meu caro Eduardo,que insiste em ser um,sem ser o outro,para nao parecer um mal estar,esclareco.Na biblioteca de Papai,acho que era o  patrimonio que ele mais prezava e preservava,predominava o poeta Neftali Ricardo Reyes Basoalto,outros vinham por osmose.Ele considerava esse nome pouco comum,o maior ser humano da terra.Fui criado debaixo das estantes de livros de Papai.Um fato pitoresco passo a lhe contar.Fui a Santiago do Chile passar uns dias com minha esposa.Por obvio,passei um dia na Isla Negra.Minha esposa adepta mais do que deve de frutos do mar,contraiu uma infeccao intestinal desgracada,que nao tive outra alternativa senao em interns-la na Clinica Santa Maria,coincidentemente,no mesmo andar onde assaniram o gigante que a pouco citei o nome.Esses casos da minha lavra estao quase todos rigistrados no Blog,que serao publicados em livro,prefaciados por Luis Nassif,o maior jornalista da sua geracao.Voce e um cabra de sorte,ganhou um amigo e escapou da mira do fuzil do Sniper Americano,coisa que ate entao,nao tinha  escapado uma viva alma para contar a historia.Renovo meus votos de um Feliz Ano Novo.

  74. Somos todos Hommer, eles são todos Burns…

    Ao ler o texto do Nassif tem-se a impressão de que em alguma época houve um certo Iluminismo, onde o conhecimento hierarquizado fosse disseminado em camadas, onde pessoas “comuns”, sem ferramentas de argumentação ou protagonismo e capital cultural, reconhecessem e legitimassem as “verdades científicas” como um processo semireligioso.

    De certa forma, houve tais períodos, mas eles não eram menos nefastos que os tempos de hoje.

    O que precisa ser compreendido é que o pensamento tem duas categorias primárias originais: hegemônico e contra-hegemônico.

    E mais: toda produção de conhecimento e ideologia obedecem aos esquemas resultantes dos conflitos de classe (nisso Marx é insuperável), e necessariamente, o pensamente advindo da superposição de determinada classe sobre as outras (seja na Rússia pós 17 ou na China de Mao, ou enfim, a Cuba de Fidel) não inaugura tempos absolutamente progressistas e virtuosos, onde o conhecimento científico substitui a pobreza do senso comum.

    Aliás, a própria adjetivação do pensamento ordinário é em si uma elitização, só que tenta se justificar na “legitimidade” dos pressupostos que defende (de esquerda), desmerecendo os demais (da direita).

    Eu não estou aqui a tentar uma relativização absoluta ou a pregar a tolerância com a imbecilidade, ao contrário.

    No entanto, há no livro Freakonomics um dado engraçado: pegaram um saco de plástico transparente e encheram de confeitos coloridos. Perguntaram a um grupo de especialistas (matematicose outros) e a um grupo de pessoas “comuns” quantos confeitos havia nos sacos e quem mais se aproximava da quantia certa eram os “comuns”.

    Mas em linhas gerais, é preciso entender que a aparente idiotia do senso comum é o que mais se aproxima da explicação da realidade ao longo da História.

    Guerras, violência sexista, étnica, religiosa, massacres, concentração de renda em curva exponencial, exército de reserva, “destruição criativa”, dinheiro que sobra para juros e falta para salários, etc, etc etc, “nada disso faz sentido”, porém são uma longa lista de conceitos “comuns”, que também se justificam em alguma produção científica, e que determinam o contorno da realidade.

    O que o autor do blog se queixa é o barulho estridente da polifonia das vozes, mergulhadas em um oceano de informação fragmentada, que está ao alcance de cada vez mais gente por facilitação tecnológica.

    Mas nem isso é novidade. Foi assim quando Gutemberg inventou a (im)prensa e a Igreja Católica foi cindida e com ela boa parte da estrutura de poder monárquico vincuado a ela, dando insurgente burguesia o campo político para insurreição e instalação do sistema capitalista.

    Junto veio a ligação do mundo pelas cartas enviadas pelas caravelas, depois pelo vapor dos trens, o telégrafo e cada era teve sua “revolução tecnológica” a possibilitar a divulgação de meias-verdades, meias-mentiras, verdades absolutas ou relativas,e  todas as categorias necessárias a justificar alguma posição no novo arranjo das lutas de classes que se sucediam.

    Mais ou menos “etiqueta” no trato das diferenças estão relacionadas aos momentos de maior ou menor tensão, e nesse caso, uma olhada nos processos históricos revelará que épocas de transição ou rearrumação dos eixos de poderes tendem a um aumento do ruído e da polifonia.

    O que temos agora é ao mesmo tempo uma ameaça e uma oportunidade (falando a linguagem tecnocrata dos planejamentos estratégicos).

    Rupturas nascem da captura e na transformação desse senso comum em indignação. É só isso, mas não e simples como parece.

    Porém, os “idiotas” estão (e estarão) sempre lá, e são eles que permitem que convivamos com coisas que, olhadas assim de fora, pareçam estarrecedoras, como a escravidão, as ditaduras, os expurgos, ou as repúblicas judiciárias.

     

    Por outro lado, se olharamos o discurso das “vanguardas”, teremos um  elitismo de sinal trocado, que se justifica pelos bons modos ou pela “justiça social”, mas expressam a mesma intolerância que procuram denunciar.

     

    Não, Nassif, a vida não piorou: a expectativa de vida melhorou, os bens e serviços produzidos alcançam escalas jamais vistas, a comida produzida dá para alimentar todos os habitantes da Terra, e etc.

    Taras e psicopatas existiram e existirão sempre, talvez a diferença seja a visibilidade que hoje temos deles pelos processos tecnológicos de informação.

    O problema não é o excesso de informação, ou a disseminação polifônica de informação fragmentada e anti-científica, mas a não compreensão de que, seja em tempos de telégrafo ou das redes sociais, há um conjunto de valores que serve a perpetuação da dominação de certa camada de gente sobre outras camadas, e que o surgimento ou o empoderamento de uma nova classe nem sempre dotará essa nova classe dirigente de valores humanistas.

    É só ver o que resultou nossa nova classe média, ou a nova classe dirigente soviética.

    Precisamos saber que todo o avanço do “pensamento” humano é contra-hegemônico, se tivermos consenso sobre isso já é um passo enorme.

  75. HommerBr: EspionagemEUA->LJparcial->rendição do Br aos EUA

    Para os Hommers Simpsons brasileiros o Brasil está sendo passado à limpo por uma Operação Lava-Jato(LJ) imparcial e implacável que precisa extrapolar os limites da legalidade criada pelos corruptos para que a justiça os alcance. Daí ser totalmente aceitável que juízes infrinjam as leis e a Constituição em nome de furar as barreiras legais com que os corruptos se protegem.

    Eles não conseguem entender que as infrações as leis podem estar servindo pra proteger alguns grupos politicos e exterminar outros conforme certos interesses particulares(corporações americanas, rentistas especuladores brasileiros, politicos aportunistas) muito distantes do interesse público e do efetivo combate à corrupção.

    Os Hommers continuam iludidos mesmo com fartas evidências recentes de que quem está ganhando com a bagunça político-juridico-midiática do Brasil são:

    I.As industrias petrolíferas americanas que poderão explorar o pré-sal diretamente já que conseguiram com os herdeiros do butim do Golpe do Impeachment(O PSDB de Serra) o cumprimeto da promessa de favorecer os americanos(Vide provas por Wikileaks):

     Wikileaks: Cartas diplomáticas americanas revelam que desde 2009 o PSDB prometia aos americanos rever lei do pré-sal para beneficiá-los.

    As explicações das cartas diplomáticas acima fazem parte de artigo de Natália Viana disponível em: https://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/2010/12/13/nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre-sal/

    II. As empreiteiras americanas que estavam perdendo espaço no mundo pras gigantes brasileiras e agora eliminaram estas concorrentes Odebrecht, OAS, etc;

    III. Os grandes bancos e fundos de investimentos americanos que direcionarão os recursos da previdência brasileira para seus cofres simplesmente forçando que os políticos brasileiros aprovem a REFORMA DA PREVIDÊNCIA que inviabilizará ao trabalhador assinar carteira pra contribuir aos cofres públicos o que certamente nunca lhe será devolvido(aposentar-se no limite de sua expectativa de vida) empurrando-o à contratos diretos em PJ com os patrões e aplicando nos fundos americanos de previdência privada;

    iV. Com a PEC55 do teto dos gastos sociais aprovada foi garantida que mesmo a arrecadação crescendo devido o almento da população brasileira os gastos sociais serão proporcionalmente menores para uma população maior enquanto será cada ves maior a fatia dos impostos destinados ao pagamento de juros de dívidas públicas para rentistas nacionais e internacionais(GANHAM OS JOGADORES DO SISTEMA FINANCEIRO E PERDE O POVO BRASILEIRO).

    Como foi possível isto?

    Penso que o seguinte Xadrez ajuda a explicar:

    A passividade brasileira ante o ataque americano à Petrobras, à previdência, às empreiteiras, etc… se deve aos seguintes fatores:

    Nenhum político brasileiro que tenha/teve significativo poder ousará contrariar os EUA simplesmente porque sabem que a NSA grapeou todo mundo e como na democracia representativa chega-se ao poder somente atraves de toma-lá-dá-cá todo mundo tá refém das chantagens americanas;

    As agências de investigação americanas não precisam infiltrar agentes no Brasil e muito menos perder tempo quebrando senhas de nenhuma rede de dados ou disco rígido de qualquer compurador(mesmo tendo tecnologia pra isto) pois as nossas porteiras para a vigilância global americana já estão todas escancaradas pois geralmente usamos sempre equipamentos e softwares americanos(Windows, Oracle Java, iPhone, Android, WhatsApp, Facebook, Google, etc…) e os mesmos são mantidos sempre com brechas de segurança atualizadas para o livre acesso e indexação das infomações por parte da NSA/CIA/FBI(lembram daquelas mensagens diárias de atualizações de segurança do Java e do Windows? Poize! Ali tanto se atualizam as brechas de segurança quanto se podem enviar pacotes de dados criptografados informando à NSA sobre conteúdos relevantes à espiar: basta um caractere diferente numa mensagem pra sinalizar que existem informações de certo tipo de interesse ali na máquina Windows ou Apple ( E certamente até do Linux Ubuntu já que tá infestado de pedaços obscuros de programas) de um funcionário da Petrobras ou da presidência da república.

    Assim fica muito fácio para os americanos escolherem que politicos ou autoridades ou empresários brasileiros querem derrubar, à pretexto de combate à corrupção, pra favorecer seus próprios negócios.

    Se corruptocracia é a regra da democracia representativa e está tudo grampeado então é só usar parte dos grampos que dê pra derrubar apenas os políticos que atrapalham os negócios americanos!

    Você pode entender melhor isto observando 4 peças fundamentais no atual jogo mundial do poder:

    Peça 1: A Espionagem Global: quem tem na mão a espionagem universal(indexação de dados de qualquer computador/celular e comunicações) sabe onde mover as milhares(até bilhões) de peças/variáveis no tabuleiro mundial de xadrez do poder,

    Peça 2: A Corruptocracia: A Regra básica da “democracia” representativa: Quem fizer mais Toma-lá-dá-cá terá como pagar mais publicidade ou “expontâneo” apoio midiático e quem for mais bem visto será mais eleito.

    Peça 3: As fogueiras das vaidades humanas: aqueles atores(Juizes, promotores, jornalistas, etc…) menos cientes da peça 1 e que não forem seduzidos por vantagens transnacionais podem ser recrutados pela sedução de terem informações poderosas nas mãos para se passarem como sapientes justiceiros do combate à corrupção. Se os interesses políticos forem convergentes então o fator vaidade será irrelevante. Da mesma forma se estes atores forem, em último caso, subornados.

    Peça 4: Efeito HommerBr: a preguiça de pensar das massas e consequente tendência a decidir mais pelas emoções(ódio) que pela razão. Alvos fáceis dos algoritimos de Zukemberg já testados com sucesso em Operações psicologicas em grandes populações simplesmente permitindo ou restringindo mais ou menos compartilhamentos de emoções, de ódio ou de serenidade e razão.

    As peças 1 e 2 permitem que o Poder Global(Peça 1), ciente de que quem estiver no poder eletivo certamente o conquistou por meios corruptos(Peça 2), então simplesmente escolhe, conforme lucre mais, sobre quais políticos deverá revelar as corrupções às autoridades persecutórias locais(Peça 3) e quais politicos deverá poupar com informações obtidas ilegalmente pela espionagem global. Conjuntamente atuam sobre veículos de imprensa e sobre regras de disseminação de postagens em redes sociais e alimentam as emoções preguiçosas das massas(Peça 4) que fazem o resto do trabalho de tornar legítima a estratégia de derrubada de governo que favoreça as massas e fazer chegar no poder os politicos que privilegiem as grandes jogadas financeiras.

    RESUMINDO: Corruptocracia + espionagem = derrubar só os políticos que não interessam aos EUA e ajoelhar os demais!

    Corruptocracia é todo um xadrez à parte e fiz um esboço do mesmo neste pequeno artigo:

    http://denismouradelima.jusbrasil.com.br/artigos/156797790/corruptocracia

    Assim conclui-se que nenhum político brasileiro que esteve ou esteja no poder ousará contrariar os EUA simplesmente porque sabem que a NSA grapeou todo mundo e como na democracia representativa chega-se ao poder somente atraves de toma-lá-dá-cá todo mundo tá refém com medo de alguma prova ilícita virar “pé na porta” lícito e metê-los em cana. Logicamente que sob estas chantagens os políticos brasileiros(maioria corruptocrata) aceitarão prontamente aprovar leis que favorecem os americanos se não quiserem que provas de seus ilicitos oriundos de espionagem caiam nas mãos de algum juiz brasileiro que as esquente e os ferrem de vez.

     

  76. Dou toda razão ao
    Dou toda razão ao comentarista Clever quando quer me levar à categoria de Cruzeiro do Sul.Vejam essa.Nosso querido Paulinho Moreira Leite nos informa que FHC sabia de tudo e não nos contou não.ATé você Paulinho.O príncipe dos sociólogos não sabia que o filho não era dele,e também não nos contou nada.Dizem as más línguas que o cretino não conta nada a ninguém para não gastar a saliva.

  77. Além da excelente análise,

    o que se nota é que Luís Nassif termina 2016 com excelentes paciência e resistência estomacal. No meu caso, a feijoada teria sido vomitada à primeira hora da conversa e, no boteco, desmaiado por excesso salineiro. Parabéns, libanês em processo de se tornar monge budista.

  78. Neste mar de pessimismo …

    Ocorreu o desmonte da imagem de Lula, Dilma  e do PT sim, é verdade, houve permissividade com a corrupção, até pelo menos 2012. Mas a narrativa vigente carece de fundamento para colar e penetrar fundo. Boa parte dos formadores de opinião percebe hoje após 3 anos de investigações, que o PT não é o mais corrupto dos partidos e que Lula e Dilma nunca foram chefes da corrupção. É possível, portanto, reverter esse processo.

    As condições para o crescimento do fascismo estão dadas: desemprego; desmoralização das instituições; alto endividamento das famílias e das empresas. Mas  o discurso estridente que repete que todos são corruptos, todos afundaram o país nos últimos anos, não bate com a realidade. Os governos petistas até 2014 foram períodos de bonança. Esta é a realidade. Com uma mensagem renovada, que consega tocar o coração do povo, é possível reverter essa narrativa .

    Nesse sentido, uma proposta apenas neodesenvolvimentista, ou nacionalista, é insuficiente.

    O esquema Odebrecht revelou mais uma vez que a afirmação no mercado globalizado se assenta na utilização de expedientes deploráveis: esquemas de propina; fraude (Volkswagen); superexploração da mão de obra; precarização das relações de trabalho.

    O caminho da Coréia do Sul que alavancou suas empresas mediante empenho do Estado, forçando o desenvolvimento tecnológico e a inovação, parece estar ultrapassado na realidade atual.

    O modelo petista de avançar nas relações sul-sul é plausível, mas demanda esforço diplomático para além das ações de mercado.

    Mas qual seria afinal o projeto de país capaz de conquistar corações e mentes? Penso que o neo desenvolvimentismo (alavancagem de empresas “vencedoras” no cenário internacional) pode ser proposta subsidiária, mas insuficiente. Porque a expansão internacional de empresas não garante melhor distribuição de renda, aumento de salários, reversão da relação predatória com a natureza. Ao contrário, todos esses aspectos são acentuados, o que confere vulnerabilidade ao modelo.

    A sociedade anseia por uma revolução dos “comuns”. Um choque ético. Compromisso por parte de mandatários, tanto do legislativo como do executivo, com a probidade; a contenção de gastos pessoais; a saída dos palácios (transformem o Alvorada em um museu). E um choque de humanismo. O compromisso com os valores da solidariedade; da compaixão; da paz.

    No centro de um renovado projeto político constaria um convincente programa de redução da criminalidade, algo como UPPs em escala nacional, com a renovação das policias; levando o Estado para as regiões mais violentas; com o envolvimento de empresários e da sociedade civil.

    Uma revolução dos comuns pressupõe foco no pequeno. Viabilizar o pequeno agricultor com um pesado programa de assistência técnica, apoio logístico e na comercialização, e abrindo opções de fontes de renda não agrícolas – a geração de energia solar ou eólica por exemplo. Ou produção de alcool por microdestilarias e venda direta para postos. Viabilizar o pequeno empresário cortando os juros bancários e de uso do cartão. Muito já foi feito com a criação do simples.Qualificar os prestadores de serviços; incentivar as cooperativas de prestadores. Retomar os programas de qualificação e inserção dos jovens trabalhadores no mercado . Eliminar o sistema S (deixando o Sebrae), que consome muito dinheiro do sistema produtivo e subsídios estatais com pouquíssima contrapartida. A lista é longa …

  79. A forma agressiva como os EUA
    A forma agressiva como os EUA tem lidado com suposta interferencia da Russia para derrotar Hillary prova que os americanos defendem com unhas e dentes seus próprios interesses….,..enquanto isso o Brasil guia-se por Moros, Dalanhóis, Leitões, Lo Prettes et caterva


    “Essas ações se seguem a repetidos avisos públicos e privados que nós demos ao governo da Rússia e são uma resposta necessária e apropriada aos esforços para prejudicar os interesses dos EUA”, disse Obama por meio de uma nota.

  80. Ano dificil,cruel e

    Ano dificil,cruel e miseravel,onde mais uma  vez as forcas das trevas,retrogradas e do passado,fez com o Brasil voltasse a ser o pasto dos poderosos,com o proposito deliberado de entregar todas as nossas riquezas ao imperialismo ianque,na bacia das almas.A camarilha que tomou de assalto o poder,outro proposito nao tem,a nao ser de saquea-lo,macumunado com uma midia vil e canalha que recolhe as sobras ricas do desmonte do estado brasileiro.Nao ha mal que sempre dure,nem tristeza que nunca se acabe,reza a lenda.Nao passarao,na frase historica da grande combatente das causas do povo espanhol a brava Dolores Ibarruri,a La Pasionaria.Aqui contamos e contaremos sempre com esta tribuna livre,prural e democratica que e o Blog de Luis Nassif.Valente,corajoso e destemido,tornou-se o mais brilhante jornalista de sua geracao,quando em um trabalho digno de qualquer premio de jornalismo,O Caso de Veja,preticamente liquidou com a credibilidade da Editora Abril.Encerra o ano em grande estilo com o artigo do Xadrez do Hommer Simpson,com mais de 160 comenarios,e a ele reitero,para toda sua familia,em  especial a Da.Lourdes Nassif,pela destreza com que me trata,meus mais sinceros votes de um Feliz Ano Novo,com saude,paz e prosperidade.A luta continua.Au revoir.

  81. Há um equívoco ao falar do

    Há um equívoco ao falar do “aparecimento de novos meios de comunicação” como uma… diríamos… ‘revolução’. A “nova mídia” surge como poderoso instrumento da velha mídia – e não como um “novo meio”. Pegue-se, por exemplo, no Brasil qualquer ranking sobre visitas online e veremos que sites do Globo, Folha, Abril etc só apanham de verdade do Google. Pegue-se outro exemplo nas chamadas “redes sociais”, como Facebook e Twitter. No Brasil, refletem basicamente o que acontece na velha mídia. Esta, sabendo dos novos tempos, criou uma eficiente rede de instrumentalização na web enquanto a esquerda achava que a “consciência humanitária” dos seres humanos cuidaria de, por osmose, fazer os internautas separarem o joio do trigo. Quando falo em “instrumentalização na web”, quero dizer que a velha mídia e/ou outras “fontes de poder” (“ONGs”, partidos políticos etc) pagam pessoas especialmente para fabricação de textos, vídeos, enfim, os chamados “virais” que inundavam nossas caixas de e-mail e hoje são mais visíveis no WhatsApp – que reputo como o mais eficiente instrumento de comunicação jamais inventado. Se alguém duvida, basta lembrar dos 9 mil militantes virtuais contratados por Aécio na campanha 2014. Grosso modo, poderíamos comparar o jogo da instrumentalização rasteira da web com a relação da coluna de Mainardi na revista Veja com o Grupo Abril, ou seja, contrata-se um chutador de canela para fazer o “serviço” que não convém a uma empresa “séria”.

    O fenômeno da “estupidificação” daqueles nossos parentes ou amigos (até com formação universitária) que espalham aquelas coisas horrorosas via PC ou celular não é patente que eles ficaram mais burros, mas significam uma falta de cultura que pressupõe a falta de discernimento que os fazem mais permeáveis à mídia e sua turba. Pessoalmente, eu já percebia isso lá nos anos 90 quando recebia de conhecidos (que eu julgava inteligentes) “evidências” de surgimento de discos voadores, fantasmas etc. E adiantava dizer que era mentira; montagem?

    A boa notícia é que ainda sobrevive nos meios acadêmicos a prevalência do pensamento humanitário; o espírito da tolerância; do bom senso; das regras sociais (como lembrou Nassif) que detectamos em determinados ambientes.

    Para terminar, vou  deixar o link de um vídeo de 2013 que aconteceu na Universidade de Oxford – quando, num seminário, um incauto cometeu a besteira de falar o que aprendeu na mídia. Acabou sendo triturado pelo deputado inglês George Galloway.

    https://www.youtube.com/watch?v=–QjwodEcOk

  82. Na linha do comentário de
    Na linha do comentário de Nassif,quando abordava um encontro com um bostetico em sua terra Poços de Caldas,abordando também a deterioração das redes sociais, peguei carona afirmei peremptoriamente que esse blog,não como os demais,já sofria esses reflexos.Constato tristemente que nem 10% dos quê aqui aportam,alguns diuturnamente,ao que parece não teem muito o que fazer,desejaram votos de Feliz Ano Novo ao editor e sua família.Não só perderam o sentido da coletividade,mais que isso,deixaram de lado a boa educação.Cruz credo,digo eu.O bigodudo petista Olívio Dutra,um dos poucos sobreviventes dessa catarse de mau caratismo que nos assola,diz que foram as companhias que nos levaram diretamente para os quintos dos infernos.Sempre mereceu o meu respeito.

  83. Regressão Impossível
    Ao
    Regressão Impossível

    Ao Povo Brasileiro

    Leonardo Leão

    Livre, sou:
    teus olhos,
    vigias,
    guardam espaço
    e tempo,
    não me limitam a alma.
    Eterno,
    escovo-me na bacia
    da História,
    coberto de moléculas,
    só para te iludir:
    nunca te darei essa
    liberdade.
    O sangue que sugas
    não suporta
    perdão.

    Recife, 01 de dezembro 2016

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador