4 de junho de 2026

Embratel adquire 83% das ações da Net em circulação

Sugerido por Cláudio José

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Da Reuters

 
SÃO PAULO, 28 Nov (Reuters) – A Embratel adquiriu 13,675 milhões de ações da Net, correspondentes a 83,62 por cento do total em circulação, em leilão de oferta pública de aquisição de ações realizado na véspera, informou a companhia em comunicado divulgado na noite de quarta-feira.
 
Do total de ações adquiridas da empresa de TV a cabo, 10.219.622 eram papéis ordinários, correspondentes a 93,48 por cento do total em circulação, e 3.456.310 eram preferenciais, correspondentes a 63,73 por cento do total de ações desta classe.
 
Com isso, a Embrapar e Embratel, em conjunto, passarão a deter, diretamente ou por meio de suas controladas, 329.793.729 ações da Net, ou 96,16 por cento do total.
 
(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Marcela Ayres)

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

11 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Didico

    28 de novembro de 2013 2:40 pm

    Me digam o seguinte:
    Quanto

    Me digam o seguinte:

    Quanto tem de globo na NET?

     

    1. Tom

      28 de novembro de 2013 2:47 pm

      eh so olhar o % … 90 e

      eh so olhar o % … 90 e tantos por cento de ordinarias faz da embratel acionista majoritaria …

    2. J.Meirelhes

      28 de novembro de 2013 3:19 pm

      Há muito tempo que o mexicano

      Há muito tempo que o mexicano Carlos Slim é o verdadeiro dono da NET, antes até de ter adquirido o controle da Embratel.

      A participação da Globo (ou Globopar?) na NET é próxima de zero, se já não for zero.

       

  2. Assis Ribeiro

    28 de novembro de 2013 2:55 pm

    Do G1

    A Embratel informou nesta sexta-feira (17) ter exercido sua opção de compra do controle indireto da prestadora da operadora de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura Net Serviços. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Embratel informou ter notificado a Globo Comunicação e Participações (Globopar) sobre exercício de compra de 5,5% do capital votante da GB Empreendimentos e Participações, controladora da Net.

    Essa fatia corresponde a 1.077.520 ações ordinárias da GB, que detém 51% das ações ordinárias (com direito a voto) da Net Serviços.

    “Uma vez formalizada a transferência das ações objeto da opção, a Embrapar, juntamente com sua controlada… Embratel, passará a deter o controle direto da GB e, portanto, o controle indireto da Net”, informa o fato relevante.

    A Embratel é controlada pela mexicana América Móvil, do bilionário Carlos Slim, através da Telmex. A companhia mexicana controla também operadora móvel Claro. Atualmente, a Globo possui 51% da GB, enquanto a Telmex possui 48,5%.

    Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu anuência prévia para a transferência do controle acionário da Net, da Globo Comunicação e Participações para o grupo mexicano Telmex. Trata-se da primeira operação do tipo após a aprovação, no ano passado, da nova lei de TV por assinatura, que abriu caminho para a entrada de empresas de telefonia nesse mercado e reduziu as restrições à participação de estrangeiras no setor.

    O conselho da Anatel, porém, condicionou a aprovação da operação a uma mudança na estrutura societária da empresa de TV por assinatura para impedir que a Globo, que é concessionária de radiodifusão, tenha poder de decisão sobre as atividades de distribuição da Net, ou seja, nas ações de entrega e difusão de pacotes de canais audiovisuais.

    Tal influência é vedada pela nova lei de TV por assinatura, aprovada em setembro de 2011 e que entra em vigor em setembro deste ano. A Net deverá submeter a alteração à Anatel até 90 dias antes dessa data, ou seja, até junho.

    Pela proposta analisada pela Anatel, após a transferência do controle acionário da Net à Telmex, a Globo ainda teria direito a indicar dois membros do conselho de administração da empresa e manteria o poder de veto a decisões importantes, condição que, na visão da Anatel, ainda permitiria à Globo exercer influência sobre a parte de distribuição.

    A Globo poderá manter esses direitos, entretanto o contrato entre as empresas deverá prever que a Globo não terá poder de decisão nas atividades de distribuição da Net.

    1. Ivan de Union

      29 de novembro de 2013 9:42 am

      “A Embratel é controlada pela

      “A Embratel é controlada pela mexicana América Móvil, do bilionário Carlos Slim”:

      O que significa isso?!?!?!

  3. Malú

    28 de novembro de 2013 5:43 pm

    Tá, e eu quero saber no que

    Tá, e eu quero saber no que isso melhora ou piora para nós consumidores? Que todos eles estão ganhando um monte de dinheiro nós sabemos e sabemos porque pagamos caro por serviços de 5ª. Não tem uma que se possa dizer, esse serviço presta. Não presta, nenhuma. Já cansei de bater cabeça pra lá e pra cá com todas operadoras, até agora só passei raiva.

    1. Ivan de Union

      28 de novembro de 2013 11:35 pm

      “Tá, e eu quero saber no que

      “Tá, e eu quero saber no que isso melhora ou piora para nós consumidores?”:

      Ta parecendo que eh golpe, Malu.  Nao em “voces” consumidores.  Neles proprios:  a Embratel eh poderosissima compania nacional, seria importante enfraquecer la.

      Tou quase apostando que a “dica” pra comprar “Net” (nunca ouvi falar) veio de dentro do governo brasileiro, e de tucanos.  Eh fria.

      Nao corram atraz, gente.  Ta com cara de golpe.

  4. j pessoa

    28 de novembro de 2013 7:34 pm

    O mesmo que trocar 6 por meia

    O mesmo que trocar 6 por meia duzia.

  5. Antonio C

    28 de novembro de 2013 11:52 pm

    Provedores de Internet e a TV

    São os grandes provedores assumindo o controle da TV … bye bye Globo e congêneres (assim espero).

  6. Waldyr Kopezky

    29 de novembro de 2013 1:13 am

    Gente, a NET era da Globo e

    Gente, a NET era da Globo e do Carlos Slim, e agora a Embratel (que é TODA do mexicano Slim, pois foi privatizada) comprou a parte da Globo no negócio de TV a cabo…

    Tinha a opção de compra assegurada no contrato de joint venture com a TV brasileira e o fez – porque a Globo precisa de liquidez pra continuar, está em dificuldades.

    Enquanto isso, os três irmãos Marinho tem (segundo a Forbes) US$ 52 bi de fortuna, juntos. Mas é essa a história do empresariado nacional: negócios falidos e empresários prósperos. É a velha prática de administrar e transferir capital de giro da conta da companhia para a conta particular do dono a torto e a direito, como se fosse  uma coisa só. Português da padaria faz, todo mundo faz sem  medo de ser acusado de fraude financeira ou fiscal – então não me venham falar de “cultura de negócios” nacional…

  7. Jorge Furacão

    16 de janeiro de 2014 5:47 pm

    Hoje a Embratel está em

    Hoje a Embratel está em processo de ser Incorporada pela Claro, isto é todas as regionais da Embratel passam a ter o CNPJ  da Claro.  Ainda esse ano, daí ACABOU a Embratel e ficamos com a CLARO.  Não ganhamos nada com isso, mas os mexicanos, ficam felizes afinal a Claro é cohecida em vários paises da América Latina.  Coisa que a Embratel não…..Pessoalmente, sempre achei a Embratel uma marca brasileira.

Recomendados para você

Recomendados