4 de junho de 2026

Ibope: Dilma venceria no 1º turno

Sugerido por Assis Ribeiro

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Do Diário de Pernambuco

Dilma venceria eleição ainda no primeiro turno, aponta Ibope

O levantamento fez quatro cenários diferentes, em todos a atual presidente se reelegeria

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada nesta quinta-feira (24/10) indica que a presidente Dilma Rousseff se reelegeria ainda no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse realizada hoje. O levantamento foi feito em parceira com o jornal O Estado de S. Paulo. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 26 de setembro, Eduardo Campos teve uma evolução, subindo de 4% para 10%.

Nos quatro cenários apontados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das opções pelos adversários.

O estudo, em uma primeira e mais provável hipótese, colocou como possíveis adversários de Dilma o governador de Pernambunco, Eduardo Campos (PSB), e o senador por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Nesse cenário, Dilma marcou 41%, contra 14% de Aécio e 10% de Eduardo. Os votos nulo ou branco representam 22% e outros 13% não responderam ou não sabem em quem votar.
O Ibope colocou ainda outros três cenários. Um deles envolvendo um ex-postulante ao cargo em 2010, o ex-governador José Serra (PSDB). Com Dilma, Serra e Campos, os números ficariam em 40% 18% e 10%, respectivamente.

Em outra hipótese, a ex-senadora Marina Silva (PSB), que também pleiteou o cargo em 2010, entraria na disputa com Dilma e Aécio. Nesse cenário, Dilma aparece com 40% das intenções de voto, seguido por Marina, com 21%, e por Aécio, com 13%.

No último cenário, uma reedição da disputa de 2010, quando Dilma, Serra e Marina dominaram as eleições presidenciais. Nessa hipótese, Dilma venceria com 39%. Diferente do que ocorreu em 2010, Marina pularia para a segunda posição, com 21% dos votos, enquanto Serra teria 16% das intenções de voto.

O instituto Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa anterior
Em pesquisa Ibope anterior, divulgada em 26 de setembro pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma aparecia com 38%. Mas, naquela ocasião, a ex-senadora Marina Silva ainda não havia se filiado ao PSB de Campos – ela cogitava concorrer pela Rede Sustentabilidade, partido cujo registro foi negado no início deste mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquela pesquisa, Marina tinha 16%, Aécio, 11%, e Eduardo, 4%.

Todos os cenários pesquisados

No cenário atual, no qual Dilma concorreria com Aécio e Eduardo

– Dilma Rousseff: 41%
– Aécio Neves: 14%
– Eduardo Campos: 10%
– Brancos/nulos 22%
– Não sabe/não respondeu: 13%

No cenário no qual o candidato do PSB seria a ex-senadora Marina Silva, em vez do governador Eduardo Campos, o resultado seria o seguinte:

– Dilma Rousseff: 39%
– Marina Silva: 21%
– Aécio Neves: 13%
– Brancos/nulos: 16%
– Não sabe/não respondeu: 11%

No cenário em que o candidato do PSDB é o ex-governador de São Paulo José Serra e o do PSB, Eduardo Campos:

– Dilma Rousseff: 40%
– José Serra: 18%
– Eduardo Campos: 10%
– Brancos/nulos: 19%
– Não sabe/não respondeu: 12%

Com Marina como candidata do PSB e Serra como candidato do PSDB, o Ibope apurou o seguinte resultado:

– Dilma Rousseff: 39%
– Marina Silva: 21%
– José Serra: 16%
– Brancos/nulos: 15%
– Não sabe/não respondeu: 10%

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria todos os demais adversários. Veja abaixo:

– Dilma Rousseff: 47%
– Aécio Neves: 19%
– Branco/nulo: 22%
– Não sabe/não respondeu: 11%

– Dilma Rousseff: 42%
– Marina Silva: 29%
– Branco/nulo: 18%
– Não sabe/não respondeu: 11%

– Dilma Rousseff: 45%
– Eduardo Campos: 18%
– Branco/nulo: 24%
– Não sabe/não respondeu: 14%

– Dilma Rousseff: 44%
– José Serra: 23%
– Branco/nulo: 20%
– Não sabe/não respondeu: 13%

Espontânea
Confira abaixo o resultado na parte da pesquisa em que o Ibope apurou a intenção de voto espontânea, na qual o pesquisador simplesmente pergunta em quem o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, sem apresentar uma lista de candidatos:

– Dilma Rousseff: 21%
– Lula: 7%
– Marina Silva: 6%
– Aécio Neves: 5%
– José Serra: 4%
– Eduardo Campos: 2%
– Outros com menos de 1%: 1%
– Branco/nulo: 13%
– Não sabe/não respondeu: 40%

Rejeição
A taxa de rejeição (percentual de eleitores que disse que não votaria no candidato de jeito nenhum) está distribuída da seguinte maneira, segundo o Ibope:

– José Serra: 47%
– Aécio Neves: 40%
– Eduardo Campos: 39%
– Dilma Rousseff: 38%
– Marina Silva: 31%

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

16 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. leonidas

    25 de outubro de 2013 11:49 am

    Nao vejo muita supresa

    Nao vejo muita supresa nisso 

    afinal entre os males que temos , a gentte normalmente escolhe aquele que nos ja conhecemos

    O que seria um governo Campos?

    Onde ele foi oposiçao?

    O que mudaria?

    Aecio Neves entao, o que dizer?

    E  um governo com a Marina?

    Qual a proposta deles?

    Se houvesse alguem como Ciro Gomes ( sem a diarreia verbal que tanto o desautorizou  ) ai sim haveria algo a ser levado a serio.

    Nao há nada de novo em Campos ou Aecio, ja com a Marina ela é ate certo ponto algo Novo mas qual a proposta?

    Adoção de arroz integral na merenda escolar?

    1. Klaus BF

      25 de outubro de 2013 2:06 pm

      Certo ponto?

      Em qual certo ponto Marina seria algo novo?

  2. Assis Ribeiro

    25 de outubro de 2013 11:49 am

    Repetindo

    Em todos os cenários os votos bancos, nulos e os que deixarão de comparecer às urnas vence a soma dos candidatos que serão derrotados por Dilma.

     O índice de rejeição de todos os candidatos é altíssimo.

    Para a grande imprensa que massificou a informação de que as manifestações de junho eram contra Dilma e para aqueles que “comeram a pilha”  da mídia fica a lição de que não se deve manipular informações ou entrar no “clima” do que divulgam.

    Sobre a leitura das pesquisas realizadas logo após as manifestações de junho, assim comentei:

    seg, 01/07/2013

    “A preocupação com a situação atual, apenas no quesito da queda de popularidade de Dilma, é intempestiva e irreal.

    Acaba de sair pesquisa sobre outros chefes do executivo e, não surpreendente, todos despencaram.

    Pesquisa feita no calor das manifestações contra políticos e dentro da própria catarse, queriam que ela desse que resultado?”

    No post:

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-queda-na-avaliacao-de-prefeito

  3. Assis Ribeiro

    25 de outubro de 2013 11:50 am

    Repetindo 2

    Esta pesquisa foi realizada antes da propaganda eleitoral do PT e após as propagandas do PSDB e do PSB.

    Imaginem se fossem realizadas depois de :

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=pCXjnKB4x8%5D

    1. ruyacquaviva

      25 de outubro de 2013 4:01 pm

      Foi realizada antes do leilão

      Foi realizada antes do leilão de Libra também, ou seja, dois fatores extremamente positivos para a Dilma (leilão de Libra e propaganda do PT) ficaram de fora.

  4. DanielQuireza

    25 de outubro de 2013 12:24 pm

    Não deixa de ser uma boa

    Não deixa de ser uma boa notícia para o Governo mas não vale de muita coisa.

    Dilma é atual presidente e muito mais conhecida que Aécio e Campos. Não faria sentido não dar primeiro turno agora.

    O Governo e o PT devem trabalhar para a reeleição, se dormirem no ponto a coisa pode se complicar e muito.  A imprensa toda vai se unir contra mais uma vez. Haverá o desgaste natural de 12 anos de Governo. E a economia não está tão boa quanto em 2010. Na minha avaliação, com a economia do jeito que está, Dilma deve ganhar no 2 turno. Só se melhorar muito ano que vem, para ganhar no 1 turno.

    Hoje o cenário para daqui um ano ainda é de 2 turno. Naturalmente quando os candidatos ficarem mais conhecidos, os votos aumentarão um pouco. É a tendência.

    1. Juliano Santos

      25 de outubro de 2013 4:39 pm

      Permita-me dicordar Daniel.

      Permita-me dicordar Daniel. Voce se esqueceu que estamos ainda na ressaca da explosão de protestos de Junho. Se Dilma não foi o foco principal, foi a que, como principal governante, mais sofreu desgaste. Caiu de 55% para 31% de aprovação!

      A Cantanhede chegou a afirmar que sua candidatura estava morta, a na primeira pesquisa, pós- protestos, Marina apareceu em empate técnico com ela. Até o Barbosa encostou.

      Visto que estamos a apenas dois meses da tal jornada de junho, até que recuperou-se rápido. A tendencia natural é de resolver-se no primeiro turno, porque a Dilma tinha atingido o fundo do poço e está agora com viés de alta, mesmo que lenta.

      Salvo as jogadas do pig/oposiçao de sempre, claro. Mas acredito que agora ela está mais esperta. Tem que estar

      1. DanielQuireza

        25 de outubro de 2013 5:14 pm

        Pode ser.
        Hà muitas variáveis

        Pode ser.

        Hà muitas variáveis envolvidas e ainda falta quase um ano para as eleições.

        Um resultado expressivo achei a intenção de 10% para o Eduardo Campos.

        Ele é totalmente desconhecido e governa um estado muito pequeno. Pode ser que não vire nada, mas pode ser que ele seja o que mais venha a crescer.

        Vai depender muito das coligações e do tempo de TV também.

        Para o País, seria uma boa um segundo turno entre Dilma e Eduardo Campos.  Provavelmente daria para discutir propostas.

        Já para o Governo, a meu ver, o melhor é enfrentar Aécio.

        O melhor, sempre, é fazer uma avaliação conservadora. A atitude do marketeiro do PT, João Santana, de dizer que Dilma ganharia fácil no primeiro turno só atrapalha a campanha e o Governo. Nâo leva a nada.

        O video de ontem do partido foi muito bom. Mostra que ele é muito melhor fazendo do que falando.

  5. DanielQuireza

    25 de outubro de 2013 12:32 pm

    Pensando racionalmente não

    Pensando racionalmente não teria porque alguem votar em Aécio, Campos ou mesmo Marina.

    Eles são desconhecidos, não tem proposta concreta alguma. Se escondem do diálogo, fogem das divididas, não marcam posição sobre os temas. Estão acostumados com mídia a favor, chapa branca mesmo.

    Mas voto não é racional.

    O voto conservador – no sentido de quem quer conservar – será em Dilma, visto que se o Governo não vai tão bem, também não compromete, e o País continua avançando.

    A questão é que toda a grande mídia, mais uma vez, vai se unir contra o atual Governo.

    Há muitos erros e/ou omissões – envolvendo Petrobras, etanol, infra estrutura, educação – que serão criticados pelos adversários.

    Há uma rejeição razoável ao PT.

    Com tudo isso somado há uma grande chance de a eleição, mais uma vez, ir para o segundo turno.

    1. LC

      25 de outubro de 2013 3:32 pm

      Esse governo compromete sim

       

      Pensando racionalmente não teria porque alguém votar em Aécio, Campos ou mesmo Marina.

      visto que se o Governo não vai tão bem, também não compromete, e o País continua avançando.

      Há muitos erros e/ou omissões – envolvendo Petrobras, etanol, infra estrutura, educação – que serão criticados pelos adversários.

      Aí é que discordo de você, se a Petrobrás vai mal (na minha opinião, vai muito mal por causa da Dilma), o programa do etanol praticamente acabou, a educação simplesmente não avança no ritmo que seria razoável (é a mesma pasmaceira de FHC, Lula e todos os outros anteriores) então discordo de você que esse governo não compromete. Diria até mais, uma bolha imobiliária (ou formação de uma) é evidente, só não vê quem não quer, a relação com o PMDB é a de um viciado com o traficante. Há inúmeros outros problemas…

      Com tudo isso somado há uma grande chance de a eleição, mais uma vez, ir para o segundo turno.

      Se o Lula foi p/segundo turno duas vezes (sendo que em ambas as situações era o melhor candidato de maneira absurdamente óbvia, fazendo, inclusive, uma gestão econômica financeira responsável e conservadora, jamais entendi os paulistas conservadores não terem votado nele em 2006) então o segundo turno ano que vem é certo.

      Dito isto, concordo que a oposição não existe, mas o argumento a ser feito é que a eleição não é semana que vem, e nosso governo é pródigo (especialmente o inacreditável Mantega) em fazer besteira, talvez o bom senso recomende esperar. Aliás, me surpreende que alguém nesse momento não queira segunto turno. Mesmo que a Dilma seja reeleita, ela tem que ser incisivamente questionada sobre os rumos que pretende dar ao país nos próximos quatro anos…

  6. Alessandro

    25 de outubro de 2013 12:53 pm

    Sobre a taxa rejeição

    Na minha opinião, o dado mais relevante é a taxa de rejeição.

    É notável que a rejeição de Dilma tenha caído bastante, ficando em 38%, sendo menor que a de Serra (47%), Aécio (40%) e Campos (39%).

    A queda na rejeição de Dilma indica que suas ações públicas tem sido corretas. Significa que teremos uma fase de bombardeio na mídia visando impedir que a queda na rejeição da Dilma se reverta em mais votos para ela. A tendência, por enquanto, já que ainda os grupos de poder à direita não definiram seus candidatos, é manter numa patamar mais alto o número de indecisos. Após feita a opção, teremos a mídia tentando direcioná-los para seus candidatos.

    Teremos assim um midiático em duas rentes: tentativa de aumento de rejeição à Dilma e de agrupamento de um ‘exército de reserva’ de eleitores indecisos.

    Confesso ter achado estranho a taxa de rejeição da Marina (31%). Por ser mais conhecida que Campos, seria natural que tivesse mais rejeição que ele. 

     

  7. Roberto São Paulo-SP 2013

    25 de outubro de 2013 1:02 pm

    Os erros seguidos da oposição PSDB

    Creio que não seja apenas uma questão de acomodação após as manifestações de junho de 2013, e sim consequência da ação e reação dos agentes políticos envolvidos na atual disputa eleitoral.

    Além dos acertos do Governo da Presidenta Dilma, 

    primeiro,  em acelerar o processo de desoneração do setor de transporte público que viabilizou o cancelamentos dos aumentos das tarifas do transporte público;

    segundo,  em reconhecer como legítimo o direito de se manifestar das mais variadas formas;

    terceiro em propor a ampliação da participação dos eleitores em uma eventual reforma política;

    quarto em acelerar o processo de ampliação de contratação de médicos para as regiões mais carentes;

    e quinto ao reafirmar a  vinculação dos Royalties do Petróleo com as verbas destinada a saúde e a educação pública.

    ———-Ocorreu também seguidos erros da oposição, desde da avaliação e reação as primeiras manifestações de junho de 2013, até a reação as propostas e ações do Governo da Presidenta Dilma, principalmente em relação a desoneração do transporte público e ao Programa Mais Médicos.

    Além disso a própria oposição se encarregou de limitar a participação de candidatos no Primeiro Turno das eleições de 2014, ao manter os  principais candidatos da oposição no PSDB e no PSB, com tantos partidos no Brasil, mais de trinta, seria muito fácil lançar quatro ou mais candidatos de oposição, mas agora já é tarde. Este até o momento é o maior erro da oposição em relação a disputa eleitoral de 2014.

    Ainda é preciso esperar as pesquisas de avaliação dos governos estaduais, mas tudo indica que os governos que conseguiram dar respostas as manifestações. estão se saindo melhor nas atuais pesquisas de avaliação.

     

  8. Durvalino

    25 de outubro de 2013 2:08 pm

    ..   a quem interessa uma

    ..   a quem interessa uma informaçao dessas ha exato um ano das eleiçoes ???

    ou eh falta de materia para preencher a folha de jornal ou eh materia paga pelos q manipulam a midia.

    pura pirotecnia …………

  9. Marco St.

    25 de outubro de 2013 2:26 pm

    Dilma não tem adversários.

    Dilma não tem adversários.

    Só os anti-petistas, (que não anularem os votos), terão coragem de arriscar votando em candidatos como Campos/Marina ou Aécio.

    A mídia e os seus (de)fomadores de opinião, como já provado nos últimos 10 anos, não tem a menor influência sobre a grande maioria do eleitorado.

    Além disso, desde semana passada finamente começo a ver propagandas do governo federal mostrando as obras que estão sendo feitas Brasil afora, (o que denota que começaram a ouvia as redes sociais e a eterna crítica de que o governo não mostrava as obras que a midia faz questão de esconder. (a não ser que ocorra algum problema).

  10. Gardenal

    25 de outubro de 2013 4:01 pm

    As coisas não andam lá muito

    As coisas não andam lá muito boas para o Aócio. Além dos números apontarem a vitória da Dilma, alí não está o reflexo da última declaração do Zé Serra que apareceu pintado para a guerra. 

    O Donatário das Alterosas corre o risco, face a sua preferência pelo Rio de Janeiro, de, face ao abandono que a relegou,  perder Minas para a Presidenta por usucapião. 

     

    1. Gardenal

      25 de outubro de 2013 4:44 pm

      Duas  vezes “face” é

      Duas  vezes “face” é dose…..A gente refaz parte da frase e não confere depois. Dá nisso. 

       

Recomendados para você

Recomendados