Jornal GGN – O governo brasileiro e representantes da UE (União Europeia) estão tentando uma aproximação para fortalecer a cooperação industrial, especificamente com foco em alta tecnologia, inovação e internacionalização de pequenas e médias empresas. Nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recebeu a delegação chefiada pelo vice-presidente da UE para assuntos de Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani.
“No momento em que economia mundial enfrenta uma situação delicada, os investimentos em nosso país são um caminho natural para países europeus e empresas estrangeiras”, disse Pimentel. Já Tajani classificou o Brasil como um importante parceiro econômico da União Europeia. “Estamos muito otimistas com esta visita. Vamos melhorar o trabalho comum em padronização [de processos] nos setores de equipamentos, maquinários, agronegócio e ciência e tecnologia. Nosso mercado interno também é bastante importante para vocês”, disse o vice-presidente da UE.
Atualmente, mais de 18% das exportações brasileiras vão para os países europeus, que são também a origem de 20% de tudo o que país importa. Na ocasião do encontro, os europeus também conheceram o Plano Brasil Maior e tiveram acesso a informações sobre a política industrial brasileira. Os integrantes da missão foram apresentados, ainda, ao Catálogo Oportunidades para Investimentos no Brasil, instrumento para atração de recursos voltados aos projetos de desenvolvimento do país.
O documento, segundo o Ministério, tem como principais objetivos apoiar a tomada de decisões por parte dos investidores oferecendo acesso a informações seguras, organizadas e de qualidade, além de facilitar a interlocução entre agentes públicos e privados. Ainda na ocasião do encontro, o ministro e o vice-presidente Tajani discutiram a possibilidade de um acordo de cooperação técnica para padronização de procedimentos e produtos em diversos setores, tais como os de transporte e de ciência e tecnologia.
Com informações do MDIC
Deixe um comentário