3 de junho de 2026

Blogueiro nos EUA classifica Obama como ‘Reagan democrata’

Da Folha

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Obama é ‘Reagan democrata’, diz blogueiro

RAUL JUSTE LORES
DE NOVA YORK

O presidente Barack Obama diz que o lê diariamente. Assim como milhares de republicanos e democratas que não perdem as polêmicas do “The Dish”, blog pioneiro de política americana, criado há 13 anos pelo jornalista Andrew Sullivan, 49, britânico radicado nos EUA desde 1984.

Sullivan se declara conservador, apesar de ser fervorosamente pró-Obama, “o melhor presidente conservador desde [Bill] Clinton”.

Fã de Ronald Reagan e de Margaret Thatcher, homossexual e católico praticante que apoiou a invasão do Iraque (mas depois se arrependeu), diz que Obama já é o “Reagan dos democratas”, pelo impacto duradouro na “mudança de curso” que instituiu na Casa Branca, e que o país vive uma revolução cultural. A seguir, trechos da entrevista:

*

OBAMA MENOS AUSTERO

Obama evitou que os EUA entrassem na segunda Grande Depressão. É só comparar com a Europa, ainda atolada. Obama foi menos austero, o deficit está em queda, o desemprego também. Ele protegeu os bancos, que poderiam ter caído e derrubado a economia toda. Os bancos já pagaram boa parte do que deviam.

Aprovou um sistema de saúde universal, adiado por décadas. Salvou a indústria automobilística, terminou as guerras do Afeganistão e do Iraque, terminou com a tortura e acabou com o cérebro da Al Qaeda.

SEGUNDO MANDATO

É bem provável que ele consiga a reforma imigratória e a reforma tributária. Os cortes na Defesa e no Pentágono são bem claros. Para os gays, Obama será o que Lyndon Johnson [presidente no período 1963-9] foi para os negros neste país. Em dois mandatos, é uma enorme mudança de rumo para os EUA.

OBAMA E REAGAN

Acho que Obama é o Reagan dos democratas.

Mas isso não significa que ele será muito diferente no segundo mandato ou mais à esquerda. Ele nunca foi um esquerdista –é o melhor presidente conservador desde Clinton. Um progressista moderado. Ele não seria presidente se não tivéssemos tido [George W.]Bush e a Guerra do Iraque. Sem a internet, ele não teria derrotado a máquina dos Clinton no partido.

REPUBLICANO ‘TÓXICO’

Os republicanos perderam três gerações. Toda a ofensiva contra Clinton em razão de [Monica] Lewinsky, os oito anos de guerras de Bush-Cheney e agora os cinco anos do superstar Obama. Eles perderam as mulheres, as minorias étnicas e os gays. Essas gerações acham que republicano é algo tóxico.

Fundamentalistas católicos, evangélicos, islâmicos e judeus querem impor suas crenças e seus estilos de vida, por isso têm tanta dificuldade em aceitar os diferentes. E esse é o desafio dos republicanos hoje: ter tantos fundamentalistas que não entendem que mulheres, latinos, negros e gays decidiram uma eleição.

PASSADO CONSERVADOR

Eu usava um button do Reagan no colegial e acho que Thatcher e Reagan foram muito importantes. Não temos mais uma superpotência comunista nos ameaçando nem inflação ou depressão, como no Reino Unido daquela época. O mundo mudou, os conservadores tinham as grandes ideias naquela época.

Ser conservador não é apoiar tortura ou mentir para invadir países. Mas eu continuo um conservador fiscal: acho que os impostos deveriam ser os mais baixos possíveis e que governos deveriam viver de acordo com seus meios.

MACONHA

A “Lei Seca” contra a maconha está perto do fim. A maconha é uma bandeira libertária, não da esquerda. Vários conservadores aqui defenderam a descriminalização. Quando é legal, você sabe onde as pessoas vão comprar. Dizer que algo que cresce da terra é ilegal é como dizer que a lua é ilegal.

É algo de geração. Quanto mais jovem, mais o eleitor dos EUA diz “é só maconha, é relaxante, é menos prejudicial que álcool, é usada no tratamento de tantas doenças”.

GAYS E ACEITAÇÃO

As lutas dos gays na última década, como estratégia de aceitação, foram poder se alistar nas Forças Armadas e poder casar. Não é uma agenda de esquerda. Você vai a Massachusetts, o primeiro Estado do país a aprovar o casamento gay, e vê que nada mudou. Mas tem o menor índice de divórcios do país e fez milhares de casais gays mais felizes.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados