4 de junho de 2026

Empresários estão otimistas com perspectiva de crescimento na Alemanha

Analistas admitem otimismo, mas alertam que a zona do euro ainda precisa acompanhar crescimento alemão

Jornal GGN – O otimismo dos empresários alemães subiu mais que o esperado, desenhando uma melhora para as perspectivas de crescimento para a zona do euro neste trimestre que começa. As informações são do jornal The Washington Post.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O índice chamado IFO foi divulgado nesta terça-feira (27) e subiu para 107,5, em comparação aos 106,2 de julho. Analistas de mercado esperavam, no máximo, algo na casa dos 107,0.

O aumento no índice — a quarta ascensão mensal— pode ser um novo sinal da Alemanha melhorando sua economia e exibindo uma expansão considerada robusta de 0,7% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período anterior. O número anunciado ajuda a impulsionar a moeda em 17 países, após 18 meses de recessão. Os números de crescimento anteriores não ultrapassavam os 0,3%.

No entanto, os economistas dizem que um crescimento mais forte é necessário em toda a zona do euro, e não somente na Alemanha, para reduzir a taxa de desemprego recorde da região de 12,1% e também cortar o pesado endividamento que afligem os governos de Grécia, Espanha e Itália.

Os especialistas afirmam que a boa leitura do IFO sugere que a recuperação alemã pode ser sustentada mais do que o originalmente previsto e deve continuar nesta segunda metade do ano. Para eles, os dados da pesquisa “confirmam nossa opinião de que a economia alemã será capaz de manter um ritmo um pouco mais moderado, mas ainda robusto” no segundo semestre.

Sobre o desemprego baixo na Alemanha — atualmente apenas 5,4%, de acordo com o serviço de dados da UE Eurostat — e a forte demanda por licenças sugerem que a procura interna deve apoiar o crescimento, que se baseia na força do país como um exportador de automóveis e máquinas.

Estes são os primeiros passos em direção a um sistema mais forte de toda a UE de supervisão bancária e um plano do Banco Central Europeu para comprar títulos do governo dos países endividados, caso concordem em tomar medidas para reformar as suas finanças.

O índice Ifo é baseado em uma pesquisa de 7.000 empresas sobre sua visão de como as coisas estão agora e as suas expectativas para os próximos meses.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados