4 de junho de 2026

Lava Jato quer Odebrecht citando contrapartidas por Kassab

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – A força-tarefa da Lava Jato está “torcendo o nariz” para a delação da Odebrecht que cita caixa 2 para o ministro Gilberto Kassab (PSD). Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, o núcleo de investigação quer ouvir dos potenciais delatores que Kassab recebeu dinheiro da empreiteira em troca de algum favor.

“De acordo com profissional familiarizado com as negociações, “esse é um dos grandes cabos de guerra do MP com a Odebrecht atualmente: os promotores para tudo exigem o ‘ato de ofício’, comprovando que para cada real dado pela empresa houve uma retribuição das autoridades políticas”, escreveu Bergamo, nesta terça (16).

O nome de Kassab surgiu em declarações preliminares de executivos da Odebrecht, num contexto similar ao de outros políticos que teriam solicitado recursos da empreiteira que foram injetados em campanhas eleitorais via caixa 2.

Segundo já vem circulando na imprensa, Lava Jato não gosta desse tese porque configura crime eleitoral, de baixo potencial punitivo. Na semana passada, por exemplos, aliados de José Serra disseram à Folha, em off, que a delação contra o tucano e Michel Temer (PMDB), do jeito que está, não tem potencial para terminar em prisão, justamente porque caixa 2 é crime eleitoral.

A Lava Jato força, portanto, a existência da tese de que tudo foi, na verdade, corrupção do tipo pagamento de propina e lavagem de dinheiro – o que deve render penas mais duras.

Por isso, no pacote anticorrupção que o Ministério Público tenta emplacar no Congresso, já se discuti inserir uma diretriz para separar caixa 2 de crime comum. Dessa forma, todos os políticos que foram citados em delações como beneficiários de caixa 2 poderão receber sua anistia na Lava Jato.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lenita

    16 de agosto de 2016 1:53 pm

    Falando em corrupção.

    Ainda não descobri de que partido é o prefeito da capital do MS. Aquele que foi preso junto com a esposa. Alguém sabe ? Nenhuma TV mencionou o partido, o que é um bom sinal : Não é do PT.

    1. Selma G

      16 de agosto de 2016 5:11 pm

      Hoje é do PROS, foi eleito

      Hoje é do PROS, foi eleito vice pelo PP, se envolveu em compra de vereadores para cassar o titular, foi também cassado. Gente fina, foi expulso do PP para ter idéia.

Recomendados para você

Recomendados