4 de junho de 2026

O bafômetro na legislação estrangeira

Comentário do post “O esvaziamento da lei seca

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

As Constituições dos outros países também tem os mesmos dispositivos. O problema não é o que está escrito na Constituição, e sim a interpretação da Constituição pelo Supremo. 

Na Espanha e em Portugal as Constituições também garantem o direito de não se incriminar, mas as Cortes Constitucionais desses dois países decidiram que a obrigação de soprar o bafômetro não viola o direito de não se incriminar.

Aliás, Tribunal Constitucional Europeu decidiu de forma interessante sobre o uso do bafômetro: obrigação de soprar o bafômetro não constitui obrigação de produzir uma declaração contra si mesmo, é um ato que em si não constitui uma incriminação. Logo, o sujeito não pdoe invocar o direito de não se incriminar pra evitar soprar o bafômetro.

Nos EUA a Suprema Corte entendeu que o direito de não se incriminar não pode ser invocado em caso que coloque em risco a segurança da população.

No mundo inteiro essas decisões que mencionei não espantam ninguém, ninguém discute isso: o direito de não se incriminar é limitado, e seu limite é quando o exercício desse direito pelo particular ameça ou prejudica o coletivo.

Só no Brasil a coisa está errada desse jeito, e foram as decisões e entendimentos principalmente do STF, que corroborou sempre esse entendimento canhestro, que permitiram que se chegasse a esse estado de impunidade e esbórnia geral em que estamos.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados