Kirk Douglas (Amsterdam, Nova Iorque, 9 de Dezembro de 1916), nome artístico de Issur Danielovitch Demsky, é um ator norte-americano de origem judaica. É pai do também ator Michael Douglas.
Biografia
Seus pais, Herschel Danielovitch e Bryna Sanglel, eram judeus pobres da Bielorrússia. Na St. Lawrance University, Douglas fez parte da liga de boxe. Para tentar conseguir uma bolsa de estudos, entrou para um grupo de atuação. Seus talentos o pegaram despercebido — recebeu a bolsa junto com uma atriz que viria a ser conhecida como Lauren Bacall. Serviu na Marinha Norte-Americana no início daSegunda Guerra Mundial em 1941 até seu fim, em 1945. Depois da guerra, voltou para Nova Iorque e começou a atuar no rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway.
Douglas recebeu a ajuda da atriz Lauren Bacall ao obter seu primeiro papel no filme The Strange Love of Martha Ivers (1946), onde estrelava Barbara Stanwyck. Em 2011, entregou à atriz Melissa Leo oOscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme The Fighter tendo sido uma das aparições mais marcantes da 83ª edição do prêmio.
[editar]Carreira
Kirk Douglas recebeu três indicações ao Oscar por seu trabalho em Champion (1949), The Bad and the Beautiful (1952 e Lust for Life (1956). Neste último interpretou o pintor Van Gogh. Douglas não ganhou nenhum, mas recebeu um Óscar especial em 1996 por “50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica.”. Nos anos 1950 foi o protagonista de vários outros filmes clássicos, comoUlisses ou ainda a sua inesquecível interpretação do marinheiro Ned Land na produção dos Estúdios Disney “20.000 Léguas Submarinas“.
Em 1960 estrelou o épico clássico Spartacus, no qual também foi o produtor. A direção ficou com Stanley Kubrick depois que Douglas demitiu o veterano Anthony Mann, que já havia realizado metade das filmagens.
Douglas comprou os direitos de “Um estranho no ninho” na década de 60, mas acabou repassando-os para seu filho Michael, que produziu o filme nos anos 70 com extremo sucesso.
Leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kirk_Douglas
Deixe um comentário