4 de junho de 2026

Venezuela recebe 1º lote de ouro repatriado da Europa

 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

"Esse ouro vem ao lugar de onde nunca deveria ter saído", disse Chávez

“Esse ouro vem ao lugar de onde nunca deveria ter saído”, disse Chávez
Foto: AP

A Venezuela recebeu nesta sexta-feira o primeiro lote das reservas de ouro que mantinha em bancos europeus, dando início à operação que prevê resgatar ao território nacional quase 85% do metal que o país possui no exterior.

“Podemos dizer que, neste momento, com os rigores técnicos, rigores do protocolo internacional, nosso ouro está sendo colocado nos cofres do Banco Central da Venezuela (BCV)”, anunciou à imprensa o presidente da entidade monetária do país, Nelson Merentes, na companhia dos deputados governistas Fernando Soto, presidente da Assembleia Nacional, e Aristóbulo Istúriz.

 

Em meio a um grande esquema de segurança, os simpatizantes do governo do presidente Hugo Chávez comemoraram a chegada do carregamento com festejos e até um grupo musical.

Merentes não detalhou a quantidade de ouro deste primeiro carregamento, mas anunciou que mais de 160 toneladas de ouro em barras chegará ao país, totalizando quase 85% das reservas venezuelanas mantidas fora do território nacional.

 

“Não podemos dizer muito porque são bens de todos os venezuelanos. Não podemos colocá-los em perigo, pois há muita turbulência”, disse o presidente do BCV.

Ele comentou que, para transferir o metal do aeroporto internacional de Maiquetía – perto de Caracas -, as autoridades organizaram um esquema conjunto entre Polícia e Forças Armadas, contando com 500 homens, cinco veículos blindados e aeronaves.

Merentes destacou que uma das principais razões pelas quais o governo decidiu repatriar o ouro é o momento complicado que atinge os mercados internacionais. Segundo ele, há “turbulências” econômicas nas regiões onde se encontram as reservas venezuelanas.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando Soto, lembrou que o ouro saiu da Venezuela no dia 21 de fevereiro de 1989, durante o segundo mandato do ex-presidente Carlos Andrés Pérez, em uma manobra executada, segundo o deputado, “de forma clandestina”.

Mais cedo, o presidente Chávez, anunciou a chegada do carregamento. “Esse ouro vem ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Onde? Os cofres do Banco Central da Venezuela, não do banco de Londres ou do banco dos Estados Unidos ou do banco da Inglaterra”.

“É o nosso ouro, é a reserva econômica de nossos filhos”, acrescentou Chávez, que em agosto tinha anunciado a decisão de retirar ativos dos EUA e da Europa para colocá-los em nações que ele chamou de “aliadas” e economicamente “sólidas”, como Brasil, China e Rússia.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados