
Jornal GGN – Ilimar Franco, colunista do O Globo, relembra que o PMDB pode voltar a comandar o país sem o voto popular, assim como ocorreu com Tancredo Neves, que foi eleito presidente da República através do colégio eleitoral. Segundo Ilimar, Temer tenta convencer os peemedebistas de que a legenda pode não ter outra chance para assumir o poder.
Além disso, seus aliados afirmam que, mesma que vença o processo de impeachment, a presidente não irá conseguir governar, e Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, já afirmou há outros nove pedidos de impedimento aguardando em sua gaveta. O colunista afirma que o PT acredita que Michel Temer também não conseguirá domar a crise econômica e política, também dizendo que a população que protesta com a corrupção não tem, necessariamente, compromisso com o mercado e as medidas liberais.
Do O Globo
O PMDB pode voltar ao poder, no próximo final de semana, trinta e dois anos após o senador Tancredo Neves ser eleito presidente da República pelo colégio eleitoral. Novamente agora, sob o comando do vice Michel Temer, o partido pode voltar ao poder pelas mãos do Congresso, sem se submeter ao voto popular.
O vice Michel Temer esta empenhado em convencer seu partido que os peemedebistas podem não ter outra oportunidade para assumir o poder. Sua agenda no Rio ontem teve esse objetivo, unir a sigla para destituir a presidente Dilma. O PMDB unido não deve ser subestimado, sobretudo por sua aliança com o PSDB.
Para fortalecer a defesa do impeachment, Temer tem feito o discurso da união nacional, enquanto seus parceiros da oposição proclamam que Dilma não conseguirá governar mesmo se passar pelo vestibular do impeachment. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já anunciou que nesse caso há nove pedidos de impeachment na gaveta, esperando apenas por sua decisão de aceitá-los.
O governo também antecipa que, derrotado, também apostará num quarto turno. O discurso da presidente Dilma que não renunciará e a denúncia do PT, e da esquerda, que está sendo um golpe no país, indica que o embate será travado durante os 180 dias do julgamento de Dilma pelo Senado. Apostam que essa bandeira pode ganhar ainda mais peso social e ter maior ou menor apelo à medida que a crise econômica continue. Afinal, seu sucessor assumirá com a expectativa de domar a crise.
Fora do poder, o PT e seus aliados apostam que o vice Michel Temer também não conseguirá dominar a instabilidade econômica e política. As organizações sociais ligadas à esquerda tentarão dar sua contribuição. Para evitar que isso ocorra, Temer terá que adotar medidas saneadoras, ao sabor do mercado, mas que também represente um alívio à população. Mas sua equipe de governo não sabe ainda como fará isso, pois um dos motivos que levou milhões às ruas foi o desemprego.
Afinal, a população que sai às ruas protestando contra a corrupção, não tem compromisso com a agenda do mercado e medidas liberais.
alexis
13 de abril de 2016 6:45 pmBobagem
“Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, já afirmou há outros nove pedidos de impedimento aguardando em sua gaveta.”
Se não passa esta ação, que em tese é a mais “arrumada” legalmente e, ainda, somando o descrédito da manobra, obviamente vai ser inútil impetrar mais 9 denuncias ou as que Cunha quiser, se ainda não estiver na cadeia….e o Temer na rua.
drigoeira
13 de abril de 2016 6:52 pmE o Itamar??
Tamém não era do PMDB???
Inforo
13 de abril de 2016 6:54 pmA CARA DO BRASIL
alexis
13 de abril de 2016 7:07 pmFosse verdade aquele beijo…
O Malafaia, Feliciano e Bolsonaro já teriam rejeitado o impeachment….
CB
13 de abril de 2016 7:08 pmCom um detalhe: em 1985,
Com um detalhe: em 1985, havia a comoção com Tancredo, a memória do antigo MDB, da participação n campanha pelas Diretas; em 1992, havia Itamar, havia quase que unanimidade contra Collor. Desta vez, mesmo entre os midiotas que apoiam o golpe, não existe nenhuma ilusão com a decência do pmdb e o que o partido apresenta como futuro é a dupla Judas e Barrabás. A história se repete como farsa, e bota farsa nisso!
mellomello
13 de abril de 2016 7:28 pmA esquerda há de resistir e
A esquerda há de resistir e se fortalecer junto ao povo, quando este for por ela alertado dos prejuízos que o governo do golpe trará para trabalhadores, aposentados, agricultores, pequenos empreendedores e empresários, funcionários públicos, beneficiários dos prgramas sociais, etc., Não haverá conciliação com os bandidos que eventualmente assaltarem o poder mediante o golpe que geraram..
Claudio Melo
13 de abril de 2016 7:35 pmSe a comparação é essa
Se a comparação é essa voltaremos a um tempo quando a Constituição era outra e a escolha do presidente indireta. Não dá para pensar em uma constituinte com um congresso de eduardetes, e também não da para não pensar que a escolha de presidentes pela forma indireta viria a calhar para essa galera do Golpe. Meu Deus, não vai ter golpe. Eu que sou ateu espero mais um milagre e reafimo Não Vai Ter Golpe.
rosenvald flavio barbosa
13 de abril de 2016 7:54 pmha momentos…………
em que penso : até seria bom que se consumasse o golpe.
quero ver se estes filhos da puta vão conseguir governar esta república das bananas sem respaldo algum………
vamos ver até onde vão.
Augusto Cesar
14 de abril de 2016 12:45 pmAlentos no desalento
Um deles é esse: ver quebrarem a cara.
Outro: jogar na cara dos amigos e familiares golpistas a m3rd@ que fizeram e o quão tolos foram.
Ockham
13 de abril de 2016 8:18 pmO Brasil não tem o que Temer.
heber bezerra
13 de abril de 2016 8:18 pmCiro Gomes sobre Cunha
Do O Cafezinho, vindo do facebook do Ciro:
http://www.ocafezinho.com/2016/04/13/ciro-gomes-desmascara-o-golpe-um-bando-de-ladroes-querem-atentar-a-uma-presidenta-honesta/
Gustavo
13 de abril de 2016 8:51 pmItamar Franco era do PMDB
Itamar Franco era do PMDB quando assumiu a presidência após o impeachment de Fernando Collor. Embora como vice tenha sido do mesmo partido do Presidente (PRN), Itamar retornou ao PMDB em maio de 1992, 7 meses portanto antes de assumir a presidência em definitivo (Já era interino desde outubro de 1992, no ato de afastamento de Collor durante o processo de Impeachment)
O Editor do Portal GGN deveria ser mais cuidadoso ao postar conteúdos com erros tão absurdos.
ZE POVO
13 de abril de 2016 9:57 pmELEIÇÃO INDIRETA
PMDB gosta de um colégio eleitoral e uma eleição indireta está no DNA do partido que se diza ter combatido a ditadura.
ZE POVO
13 de abril de 2016 10:38 pmPelo contexto não é exagero
Pelo contexto não é exagero dizer que o que teremos é uma eleição indireta no colégio eleitoral.
Augusto Cesar
14 de abril de 2016 12:52 pmPRI
Querem virar no Brasil o que foi o PRI mexicano. Seria um PRI paraguaio.