4 de junho de 2026

O avião-foguete nacional

Por Gão

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Avião-foguete nacional ?  http://meiobit.com/83965/14-x-aeronave-hipersnica-brasileira/

Pela primeira vez sinto firmeza nesse papo de o brasil querer ser super-potência e talz quando achei essa notícia perdida num blog, veja só, português, apesar de que qualquer pedantismo ou nacionalismo exagerado deva ser condenado é preciso ter uma ambição do tamanho do 5º maior país do mundo em população e terrritório, senão seremos um gigante alejado. Enquanto agente importa super-trens da china e foguetes ucranianos esta é uma notícia e tanto:

   Notícia que não sai na nossa midia:

14-x –Aeronave Hipersônica… Brasileira
por
Carlos Cardoso
em
19 de abril de 2011, 12:25
18 Comentários

Yes, crianças, é projeto do Instituto de Estudos Avançados da FAB, mais precisamente do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu.

O 14-X é um veículo de demonstração que deverá voar em 2013. Com 2 metros de comprimento, passará por três testes principais:

No primeiro será lançado em um foguete VSB-30. Ao atingir 100 mil pés o primeiro estágio será ejetado, o segundo acionado e o conjunto atingirá Mach 6 (sorry, Speed) sem que o 14-X seja desacoplado ou tenha os motores ligados. Isso permitirá que sejam colhidas informações de performance aerodinâmica e da câmara de combustão dos motores.

No segundo teste os motores serão ligados brevemente, com a aeronave acoplada.

Somente no terceiro teste o 14-X será ejetado e seus três motores scramjet entrarão em ação, levando o veículo a pelo menos Mach 10.

O Scramjet é um tipo de motor a jato sem partes móveis. A grande complexidade das turbinas está no compressor, necessário para que o ar seja (obviamente) comprimido. Esse ar, misturado com combustível e inflamado é que gera a propulsão. Um Scramjet não tem compressor.

Ele utiliza o ar externo em velocidade supersônica, que é comprimido pela própria forma interna das paredes do motor. O resultado é uma potência muito maior em relação ao peso, velocidade acima de qualquer coisa com partes móveis e manutenção mínima.

A parte ruim é que não pode ser acionado no solo, ou em baixa velocidade. Daí os foguetes para acelerarem o 14-X.

O protótipo Scramjet mais bem-sucedido é o X-43A, da NASA, que atingiu Mach 9.8 e 2004.

Depois disso o programa caiu em desgraça política, hoje o mais modesto Boeing X-51 segue como projeto mais promissor.

Não é uma tecnologia que vá melhorar a Ponte Aérea, mas em um mundo cada vez menor, o tempo de vôo ainda é um incômodo e um empecilho. O avião comercial mais rápido do mundo, o Concorde, fazia Londres-Nova York em 3h30min. Um vôo comercial normal leva entre 7 e 8 horas. O lendário SR-71 Blackbird fez o percurso em 1h54min.

Pense na economia de tempo, o Blackbird tinha velocidade máxima de Mach 3.2, um Scramjet comercial poderia fazer a maior parte do percurso em Mach 10. Descontando detalhes como preço, seria possível morar em um continente e trabalhar em outro.

Em um país onde ciência só aparece na TV para brigar com astrólogo e homeopata no Superpop, dá gosto, dá esperança ver uma pesquisa de ponta (MESMO!) sendo feita, visto que não é uma área exatamente abundante de recursos e verbas.

————————————————————————-

Incrédulo, fui atras da fonte original até chegar no site meio bit

http://meiobit.com/83965/14-x-aeronave-hipersnica-brasileira/

que por sua vez citava a fonte:

http://www.flightglobal.com/articles/2011/04/13/355517/laad11-brazil-rev…

fotos em:

http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2011/04/laad11-latin-ameri…

Exelente blog português:

http://movv.org/

  Aqui agente vê notícia  do hipersônico imaginário europeu pra 2050, e só vê o nosso através de site estrangeiro, pode ?  Claro isso é protótipo e ha um looongo caminho pela frente mas ja ficamos pra tras na tecnologia do sec 20 pelo menos estamos acompanhando a evolução de novas tecnologias de ponta!

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados