3 de junho de 2026

Muito além das paixões.

Eu gosto do José Alencar. Fica aqui meu pedido, neste natal e fim de ano vamos orar por aquele que é um grande vice-presidente.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ele e Lula têm um sonho: descer a rampa juntos dia 1º de janeiro de 2011.

Vamos pedir para que este sonho se realize. O Zé merece.

Abaixo vai a situação. É grave. 

Alencar enfrenta “momento mais difícil”, diz médico.

Folha de São Paulo – FERNANDO GALLO – DE SÃO PAULO – 23/12/2010

O vice-presidente da República, José Alencar, 79, passa pelo momento mais delicado de saúde de sua vida desde que começou a combater o câncer, há 13 anos.
A afirmação foi feita ontem pelo cirurgião Raul Cutait, um dos médicos que cuidam de Alencar, após a cirurgia de três horas a que o vice foi submetido na tentativa de contenção de uma hemorragia abdominal. O motivo seria a existência de um tumor.
“Ac ho que é o momento mais difícil pelo qual ele está passando. Porque a doença começa a ficar mais agressiva, as possibilidades de tratamento ficam mais cerceadas e, embora todos continuem lutando com extremo envolvimento, a gente percebe que a situação não está mais tão tranquila”, disse.
Alencar deu entrada no hospital Sírio Libanês na manhã de ontem após apresentar, na cavidade abdominal, um sangramento “extremamente intenso e grave”, nas palavras de Cutait.
“Ficamos numa encruzilhada entre aguardar que cessasse o sangramento ou então tentar heroicamente realizar uma nova cirurgia”, afirmou o médico.
Apesar de o procedimento ter durado cerca de três horas, a equipe médica não conseguiu chegar ao tumor. Algumas aderências muito intensas no abdômen, consequência de outra cirurgia na mesma região há um mês, impediram a penetração.
De acordo com Cutait, a hemorragia poderia “eventualmente parar ou não”.
Os médicos esperavam as horas seguintes à cirurgia para fazer nova avaliação. Um novo procedimento cirúrgico estava descartado justamente porque as cavidades abdominais oriundas da última cirurgia só poderão ser desfeitas em alguns meses.
A situação do vice-presidente é ainda mais delicada por causa do infarto agudo do miocárdio sofrido por ele há pouco mais de um mês. Alencar tomava medicamentos anticoagulantes no processo pós-cirúrgico, que tiveram que ser suspensos em função do sangramento.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados