4 de junho de 2026

A volta do PRI no México

Da BBC

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Depois de quase 70 anos… boca de urna indica vitória da oposição em eleições no México

Pesquisas de boca de urna indicam que o principal partido de oposição no México, o Revolucionário Institucional (PRI), venceu as eleições para governador em 10 dos 12 Estados em que o cargo foi disputado no domingo.

O pleito realizado em 14 dos 31 Estados do país elegeu governadores, prefeitos e assembleias regionais – em dois Estados não houve eleição de governador.

A jornada eleitoral no domingo foi relativamente calma, depois de uma campanha marcada por violência e intimidação, com dois candidatos assassinados ao longo do processo.

Apesar de vencer na maioria dos Estados, o PRI – que governou o México ininterruptamente por quase sete décadas – não obteve a vitória avassaladora que esperava.

As pesquisas indicam que a coalizão formada pelo partido do governo, o conservador Ação Nacional (PAN), e seu aliado, o esquerdista Revolução Democrática (PRD), ganhou em dois Estados até então governados pelo PRI.

A eleição foi vista por muitos analistas como um referendo sobre a gestão do presidente Felipe Calderón – do PAN – marcado pelo aumento da violência ligada ao narcotráfico.

O presidente assumiu o poder em 2006 declarando guerra às drogas e enviando milhares de soldados para regiões consideradas violentas. As eleições presidenciais estão marcadas para daqui a dois anos.

fonte e a notícia integral:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/07/100705_mexicobocadeurna_ba.shtml 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados