4 de junho de 2026

Google se engaja na busca social

google

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O Google experimenta uma nova ferramenta daquilo que vem ficando conhecido como busca social. Exemplo: digamos que você procure o termo “hacker”. Aparecem 100 resultados. O terceiro deles é Mundo Hacker. Assim como no Digg, você verá na tela um botão “eu gosto disso” ou “não gosto”. Clicando num deles, fará o Mundo Hacker subir ou descer na ordem de exibição dos resultados. Também há como indicar sites que não tenham aparecido na busca inicial. Mais detalhes aqui.

Esse esforço do Google pode aproximá-lo da nova e crescente tendência de busca social na rede, cujo maior representante é o site Mahalo.

Seus fundadores garantem que se trata da primeira ferramenta de busca gerenciada por gente e não por algorítimos. Diz o site da empresa: “Nos mecanismos tradicionais, você precisa encontrar resultados relevantes no meio de uma lista bagunçada, cheia de inutilidades, spam e sites medíocres. Como o Mahalo, você pode digitar um termo e obter instantaneamente uma página organizada, com ótimos links”.

Mas como isso funciona, exatamente? O Mahalo é mantido por um projeto chamado Greenhouse. Lá qualquer usuário pode se cadastrar e virar uma espécie de recomendador de links. A equipe de editores paga cerca de US$ 10 a 15 para cada sugestão aceita. Não há documentos com definições claras dos critérios de qualidade.

Enfim, o Mahalo está mais para busca aristocrática do que social. O que pode ser uma vantagem, dependendo dos seus objetivos. Para serviços técnicamente “mais sociáveis”, vale conhecer o velho StumbleUpon, que também usa o estilo gosto / não gosto / recomendo. Só que em vez de precisar de um site com um mecanismo de busca, disponibiliza todo seu serviço numa barra de ferramentas que você pode instalar no seu navegador.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados