3 de junho de 2026

O deputado que ressuscitou Lombroso

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – No início de julho, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeira votação, o projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos. Sob a relatoria do deputado Laerte Bessa (PR), a proposta – que passou após manobra regimental de Eduardo Cunha, questionada no Supremo Tribunal Federal – virou alvo de reportagem do The Guardian. Ao veículo, Bessa disse que o aval ao texto é uma vitória para a sociedade, que terá a sensação de insegurança reduzida.

Além disso, ao The Guardian, o parlamentar rebateu as críticas que tratam da superlotação dos presídios brasileiros e apostou que, no futuro, a ciência ajudará a identificar, ainda na barriga da mãe, se o bebê tem inclinação à criminalidade. Segundo ele: “Um dia, chegaremos a um estágio em que seremos capazes de determinar se uma criança, no útero, tem tendências criminosas e, se isso acontecer, a mãe terá permissão para não dar à luz.” 

O pensamento de Bessa lembra os ensinamentos de Cesare Lombroso. O italiano fez sucesso ao desenvolver teorias que associam demência à deliquência. Sua carreira na área criminal, somada à experiência em medicina e psiquiatria, o motivou a escrever a chamada “caracterologia” – teoria que permite a identificação de instintos criminosos em humanos a partir de análises morfológicas. Para Lombroso, assimetrias na face ou dimensões “anormais” do crânio e da mandíbula, por exemplo, já eram indícios de inclinação ao mal. 

As ideias de Lombroso para identificar delinquentes ficaram no século XIX. Já o futuro traçado por Bessa lhe rendeu o último lugar na galeria de tipos lombrosianos, logo abaixo.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

25 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alan Souza

    22 de julho de 2015 8:49 pm

    Isso sim nos envergonha!

    Enquanto a nossa classe média fica tendo calafrios a cada clipe da Anitta e diz que o funk nos envergonha no exterior, declarações como essa do Bessa é que nos causam vergonha junto à mídia estrangeira!

  2. J.Meirelhes

    22 de julho de 2015 9:11 pm

    Mengele Lombroso ou Lombroso Mengele?

    O nobre deputado faz jus, após essas suas surpreendentes considerações,  a assinar Mengele Lombroso ou Lombroso Mengele .

    Nessa linha, qual será seu próximo “projeto”?

  3. Wilson Ferreira

    22 de julho de 2015 10:05 pm

    O bestiário neoconservador

    Conforme o “Cinegnose” está detectando, o futuro está sendo projetado a partir de ideias que supostamente já teriam sido superadas pelo progresso científico do século XX. E essa tendência não é apenas brasileira:

    Leia: O Top 10 do bestiário neoconservador para o século XXI

  4. Francy Lisboa

    22 de julho de 2015 10:17 pm

    Cadê ele? Cadê ele?

    Cadê ele? Cadê ele?

  5. Heloísa 3532

    22 de julho de 2015 10:17 pm

    Enterraram a teoria junto com o próprio Lombroso

    Quando Cesare Lombroso morreu, descobriram que o teórico do racismo criminal tinha o crânio compatível com o de ladrões ou assassinos. Enterraram sua teoria junto com o autor.

  6. Mario Adelson Palhares

    22 de julho de 2015 10:23 pm

    bestiário

    Ele foi o relator? Deus me livre, como um alimária desse porte foi

    escolhido para legislar? Seus eleitores á que deveriam estar presos.

  7. Frederico69

    22 de julho de 2015 10:27 pm

    ele tá certo,

    “Um dia, chegaremos a um estágio em que seremos capazes de determinar se uma criança, no útero, tem tendências criminosas e, se isso acontecer, a mãe terá permissão para não dar à luz.”

    e eu digo: no dia seguinte o congresso começará a ser preenchido por gente honesta!!

  8. Ivan de Union

    22 de julho de 2015 10:28 pm

    Nassif, francamente, eu estou

    Nassif, francamente, eu estou tao cansado dos assuntos trogloditas de politicos brasileiros que ja nao da nem pra comentar.  Essa putada direltalha nao consegue ler sequer um livro, apresentar uma fonte, consultar um unico trabalho academico, antes de falar pela bunda.

    Eu tou de saco cheio.

  9. Mario Adelson Palhares

    22 de julho de 2015 10:30 pm

    goebbels

    Êle foi relator da menoridade penal, e ainda não satisfeito, quer penalizar fetos. Tamanha bestialidade não foi registrada nem no 3º Reich. Seus eleitores á que deviam ser presos, porque ele já está no inferno.

  10. Wellington Ferreira de Jesus

    22 de julho de 2015 10:35 pm

    Maldito nazista

    Esse maldito nazista é da corja do Roriz, foi o Joaquim Roriz que criou esse e outros monstros na PCDF! Esse nazista é ovacionado por cristãos (católicos, pentecostais, neopentescostais) nos “encontros de casais com …” (Deixa prá lá, Loraiê!) em palestras contra as drogas e pela “redução da maioridade”… Cristãos !!!!!!!!!!!

  11. Rogério Furtado

    22 de julho de 2015 11:02 pm

    Esse Laerte parece dar razão

    Esse Laerte parece dar razão ao velho dr. Lombroso.

    ***

    Para Lombroso, o delinquente nato (os tarados também) apresentaria algumas características típicas na conformação da face e do crânio.

    ***

    Um estudo que achei na internet apresenta alguns desses traços: fronte esquiva e baixa, grande desenvolvimento dos arcos supraciliais e assimetrias cranianas.

    ***

    Para ver como essa criatura se encaixa nos esquemas lombrosianos é só olhar alguma de suas fotos de perfil. E estamos conversados… kkkkkk

  12. mlsantanna

    22 de julho de 2015 11:19 pm

    DNA

    James Watson foi um dos formuladores da estrutura em dupla alfa-hélice do DNA, pois bem ele ainda jura que vão descobrir o gene que confere diferença dos brancos dos negros e assim provar que os negros são inferiores.

    Imbecis deste quilates sempre existirão, e sempre os mais imbecis que o seguem senão não teriamos os novos integrantes da KKK, neo-nazistas e outras pragas que pregam o ódio e a segregação.

  13. Francisco C Cavalcante

    22 de julho de 2015 11:52 pm

    Eu escutei o áudio. Ele não

    Eu escutei o áudio. Ele não fala que o pretenso exame será feito antes do filho nascer. Ele usa a expressão “antes do moleque nascer”, o que já indica a quem ele quer se referir: filhos de pretos, pobres, p…

    A partir de então só nascerá criminoso rico.

  14. José Robson

    22 de julho de 2015 11:59 pm

    “Data venia”,

    mas esse elemento, digo deputado, tem um semblante “lombrosiano”!

    1. José Robson

      23 de julho de 2015 12:01 am

      ???

      Será que e por isso que Vinícius (o poeta) disse que “beleza é fundamental”!

      1. José Robson

        23 de julho de 2015 12:05 am

        !!!

        Por certo que não: ViníciuS é poeta!

        PS.: Estou parecendo (“plageando”) nosso comentarista, que, agora, neste momento, não me recordo do avatar, conversando comigo (ou sonsigo?) mesmo!

  15. Tadeu Silva

    23 de julho de 2015 12:52 am

    Esse aí, et caterva, não

    Esse aí, et caterva, não devia ter nascido!

  16. Maria Rita

    23 de julho de 2015 1:36 am

    Mas se essa é a teoria que

    Mas se essa é a teoria que ele defende, como foi que ele nasceu?! Como consegue sobreviver com uma tendência ao mal absoluto? Doa seu cérebro para o zoológico. Pode ter alguma serventia.  Criminoso maior de idade e cheio de imbecilidade para dar…

  17. Álvaro Noites

    23 de julho de 2015 2:26 am

    Boçal à “Bessa”.

    Boçal à “Bessa”.

  18. Francisco de Assis

    23 de julho de 2015 3:10 am

    De onde vem a coisa: Os jovens com “propensão ao crime” de Serra
    De onde vem a coisa – Os jovens com “propensão ao crime” de José Serra

    Na campanha à prefeitura de São Paulo em 2012, perguntado sobre o seu projeto para combater a violência nas escolas, José Serra respondeu: “Temos um programa feito com a Fundação Casa, a antiga Febem, para atuar nos jovens que estão dentro das escolas, que ainda não entraram para o mundo do crime, mas podem ter propensão para isso. Então nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo, que é identificar quem tem um potencial para ir para o crime, para ir para a droga, e fazer um trabalho de monitoramento”.
    http://www.cartacapital.com.br/politica/os-jovens-com-propensao-ao-crime-de-serra

     

  19. SILOÉ-RJ

    23 de julho de 2015 4:16 am

    SOCORRO!!!

    ACABO DE DESCOBRIR QUE TENHO ESSA TENDÊNCIA.

    AFASTEM DE MIM ESSE TRASTE!!!

  20. vini

    23 de julho de 2015 10:41 am

    É impressionante a falta completa de vergonha na cara…

    Essa onda neocon que avança sobre o nosso país está revelando um fato muito interessante. Nossos políticos perderam a vergonha da própria ignorância, dando entrevistas e falando asneiras internacionalmente. Bom talvez esta é a hora de “separar o joio do trigo”, pois agora está muito fácil “identificá-los”.

    Acho que deveríamos nos unir e lançar um documento, elencando todas as barbaridades proferidas e praticadas por nossos nobres deputados, para colocar na hora certa, luz sobre eles, denunciando suas reais intenções. Poderíamos usar isso e na época da campanha lançar nas redes sociais os perfis dos candidatos, mostrando as matérias em que votou, etc e tal, para que se caminhe para escolhas mais conscientes.

    Isso seria uma espécie de rede de transparência sobre o parlamento e suas atitudes…

    1. João Maria Fernandes de Sousa

      23 de julho de 2015 12:03 pm

      Tem razão vini

      e completando tua sacada, a maioria da população não fica sabendo quase nada disso, uma vez que esses caras são completa e descaradamente blindados pela mídia bandida; dois exemplos gritantes disso: o caso do helicóptero lotado de cocaína pertencente a um aliadíssimo de Aécio que simplesmente desapareceu dos noticiários como se nada tivesse acontecido e agora um dos “heróis dos novos tempos”, Eduardo Cunha, pego com a boca na botija mas que continua sendo tratado como um verdadeiro paladino dos bons costumes pela mídia.

      1. vini

        23 de julho de 2015 2:50 pm

        Uma sugestão à equipe GGN

        Acho que essa seria uma sugestão à equipe do GGN e ao Luis Nassif entre outros blogueiros com maior visibilidade. Criar uma espécie de wikipage contando a vida de cada deputado, senador etc… para dar mais informações na hora de votar.

        Um abraço,

  21. Carlos Elísio

    23 de julho de 2015 11:43 am

    Se este futuro chegar…

    Se esta aberração, vomitada por este animal, houvesse acontecido a algumas décadas atrás esta figura nefasta não teria nascido. Que pena que não rolou!

    Mas não tem nada: se acontecer à frente, pelo menos não teremos políticos como este idiota.

Recomendados para você

Recomendados