
Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo
Seguir no Google
Jornal GGN – A senadora Marta Suplicy acertou sua filiação ao PSB para poder concorrer para a Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2016. Para Renato Casagrande, secretário-geral do partido, a candidatura de Marta é o projeto “mais vigoroso” do PSB para as eleições municipais. “É importante para o partido se consolidar de vez na região Sudeste”, afirmou.
O objetivo do PSB é ter candidatos próprios para prefeito em 15 capitais e outras grandes cidades. O senador Romário pode ser candidato pelo partido para a prefeitura do Rio de Janeiro, mas, segundo Casagrande, a direção nacional ainda está tentando convencê-lo a participar.
Do Valor
A senadora Marta Suplicy (sem partidoSP) acertou com a direção do PSB a filiação ao partido no mês de agosto, para que possa disputar a Prefeitura de São Paulo pela legenda. Hoje, a expetista participa em Recife (PE), pela primeira vez, de eventos do partido, entre eles uma homenagem a Eduardo Campos, exgovernador e dirigente do PSB morto em acidente aéreo há quase um ano.
A informação sobre a filiação de Marta é do exgovernador Renato Casagrande (ES), secretáriogeral do partido e presidente da Fundação João Mangabeira, entidade responsável pela formação política e formulação de políticas públicas do PSB.
“A candidatura da senadora Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo é o projeto mais vigoroso do PSB para as eleições municipais. É importante para o partido se consolidar de vez na região Sudeste”, diz Casagrande. Procurada, a senadora afirmou que irá a Pernambuco “para estreitar laços”. Não confirmou a data da filiação, mas, segundo aliados, a conversa com o PSB é, de fato, “a mais adiantada”.
Da programação em Recife constam, além de homenagem a Campos, lançamento de dois livros pela fundação e a realização do sexto seminário “Diálogo Brasil”, para discutir propostas para enfrentar a crise nacional. Os dirigentes vão se encontrar com a viúva do exgovernador, Renata Campos. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, estará à frente.
A meta do PSB é lançar candidato próprio a prefeito em 15 capitais e várias grandes cidades. Além de Marta, é projeto lançar o senador Romário à disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo Casagrande, a direção nacional ainda está tentando “convencêlo” a participar.
Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que está no segundo mandato, tem compromisso com o partido de lançar um nome do PSB à sua sucessão. “É decisão do partido ter candidato a prefeito em Belo Horizonte”, afirma o presidente da Fundação João Mangabeira. Há expectativa de que o PSDB possa apoiar o PSB, mantendo a aliança política na capital mineira.
Segundo Casagrande, o PSB não desistiu da fusão com o PPS, partido com o qual tem história conjunta de lutas políticas. “Queremos fazer a fusão com o PPS, mas tivemos que dar um passo atrás para resolver problemas internos”, disse, referindose ao adiamento da formalização da fusão, provavelmente para depois das eleições de 2016.
Casagrande não revela quais são as divergências, mas, segundo outras lideranças da legenda, o objetivo do recuo foi afastar a leitura de que das articulações com o PPS tinham o objetivo de fortalecer eventual candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a Presidência da República em 2018. O PSB é aliado de Alckmin em São Paulo. O PSB pretende lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto. Além disso, houve também resistências à fusão no PSB de Pernambuco.
“O partido quer se fortalecer, se diferenciar e se consolidar como alternativa à população no campo da centroesquerda”, diz Casagrande.
Nas capitais, o PSB tem nomes praticamente definidos para disputar a prefeitura em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Macapá (AP), Recife (PE), Aracaju (SE), Fortaleza (CE) e, talvez, em São Luís (MA).
Na opinião de Casagrande, ainda que PSB e PPS não tenham formalizado a fusão até as eleições de 2016, as duas legendas poderão estar aliadas em várias eleições. Segundo o exgovernador, não haverá veto de aliança com partido algum, porém há uma decisão da cúpula de que a Executiva Nacional dará a palavra final sobre alianças nas cidades com mais de 200 mil eleitores e em capitais.
Além de Marta, o PSB tenta atrair para seus quadros a senadora Lúcia Vânia (Sem partidoGO), que deixou o PSDB, e o governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT). O PSB tem, atualmente, três governadores (PE, PB e DF), 416 prefeitos cinco deles de capitais: Belo Horizonte, Recife, Porto Velho, Cuiabá e Palmas , 34 deputados federais e seis senadores.
Under_Siege
2 de julho de 2015 6:06 pmMarTraíra…
e, afinal: como ficou a questão do jatinho alugado(?!)/caído do Dudu Campi + MariNeca?
Já descobriram os proprietários?
A declaração de gastos do PSB na campanha presidencial de 2014 tá direitinha?
(Perguntar não ofende, né?)
anarquista sério
2 de julho de 2015 6:42 pmDepende da pergunta .
Mas a
Depende da pergunta .
Mas a sua, absolutamente,não.
vera lucia venturini
2 de julho de 2015 7:16 pmEstá tudo certo Under. Psb é
Está tudo certo Under. Psb é linha de apoio ao Dem e ao Psdb. Erundina e Marta estão em ótimas companhias.
alext4e
2 de julho de 2015 6:57 pmEu estou deixando de fumar.
Eu estou deixando de fumar. Já faz uma semana que não fumo. Fumar, é bom demais. Porém acho que maior vício no mundo não existe que nãos seja o “poder”. Não é mesmo, Marta? Pois o cigarro nunca me fez trair, esquecer ou abandonar meus ideais. Pois as chances de a senhora Marta ganhar a capital paulista se não forem mínimas, são nulas… então, por que fazer isso se não for pelo vício?
anarquista sério
2 de julho de 2015 10:12 pmDeixar de fumar não é um
Deixar de fumar não é um certificado de vida mais longa e feliz.
Mas,infeliz, com certeza.
Escrevo isso de ”cadeira”: Eu fumo,bebo e dou uns pegas na maconha.
Sou feliz assim.
Não trocaria 1,5,10 anos de vida a mais , e viver sem prazer.
Na minha idade, 68, não almejo saúde.Almejo prazer.
Atenção: Se eu tivesse uns 40-50 anos, talvez pensasse no assunto.
Mas agora?
ps: Um dia contarei a VERDADEIRA história de Chico Anisio que parou de fumar.Não faltará oportunidade.
ps2 : Estou relatando minha vida, e não fazendo apologia do prazer, digo, vício.
ruyacquaviva
2 de julho de 2015 6:57 pmVai se dar mal nessa eleição.
Vai ficar em terceiro ou quarto lugar, bem atrás do segundo colocado.
vera lucia venturini
2 de julho de 2015 7:17 pmVai servir de escada para
Vai servir de escada para eleger o Andrea Trensalão Matarrazo. Merece.
Luciana Mota
2 de julho de 2015 7:21 pmNão passará.
E eu quero o
Não passará.
E eu quero o mandato de volta. Votei na legenda!
Luciana Mota
DeBarros
2 de julho de 2015 7:23 pmNao irei criticar a Marta.
Nao irei criticar a Marta. Torco para que ela se mantenha a esquerda.
Devido a campanha cega, irracional e midiatica contra o PT, a reeleicao de Haddad esta cada vez mais dificil.
Caso ele perca, prefiro uma Marta a esquerda , a um Cerra / Alkimim entreguistas da vida.
Essa eh minha logica.
CB
2 de julho de 2015 7:30 pmNão votei nesta mulher, votei
Não votei nesta mulher, votei na candidata do PT. Devolve o mandato, oportunista!
jose raimundo sp
2 de julho de 2015 7:46 pmA melhor noticia da saida da
A melhor noticia da saida da Marta e que leva o Vaccarezza junto, o Cunha do PT. Esse já vai (muito) tarde!!
lenita
3 de julho de 2015 12:27 amComo eu gostaria de ver !
A Marta Suplicy ladeada pelo Bornhausen e pelo Caiado. Por favor senhora Senadora, de-me este prazer.
Ozzy
3 de julho de 2015 1:57 amConte-me sobre o prazer que
Conte-me sobre o prazer que você sentiu ao ver o Haddad com o Maluf.
Tony
3 de julho de 2015 5:02 amFair-play político já
PSB é o Real Madri dos partidos politicos. Só contrata celebridades.
E não forma nenhum quadro, só surrupia dos outros…
Vagalume do Brejo
3 de julho de 2015 5:40 pmSera que ela continua sendo a
Sera que ela continua sendo a Martaxa ou agora os jornalistas vão chamala com mais amor.
País livre é pais sem PIG