4 de junho de 2026

Contabilidade criativa à mineira e o crime de responsabilidade de Dilma

A procuradora Sara Meinberg, Maury Torres e Antonio Carlos Andrada, do TCE de Minas

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Vamos por partes

A parte inicial é que a política fiscal, no governo Dilma Rousseff, foi de uma irresponsabilidade à toda prova. Tudo o que Dilma pedia era aceito acriticamente pelo Secretário do Tesouro Arno Agustin, ainda que forçando a mão nas contas, para o pedido poder caber na ficção criada.

Tem que haver formas institucionais de impedir a repetição dessas aberrações.

A parte final é pretender transformar esses erros em crime de responsabilidade, para levantar a tese do impeachment de Dilma – como pretende o senador Aécio Neves. Aí já é brincar de golpe e não olhar o próprio rabo..

Em 2012 o estado de Minas foi obrigado a assinar um Termo de Ajustamento de Gestão por infração muito pior do que o não cumprimento da meta fiscal: o inadimplemento dos gastos mínimos em saúde e educação. As metas fiscais estão na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os limites legais de gastos em saúde e educação estão na LRF e na Constituição Federal.

E Minas não cumpriu.

O TAG previu um escalonamento gradual para o reenquadramento de Minas nas despesas mínimas obrigatórias – por saber não ser possível cavalos de pau em política fiscal. O limite mínimo de 12% na saúde e 25% na educação só seriam alcançados em 2014.

Não pode ter ato pior do que descumprir, e reconhecer mediante confissão, percentuais constitucionais e orçamentários definidos em lei complementar. Seria hipótese de crime de responsabilidade evidente.

Ninguém propôs impichar o governador Antonio Anastasia nem incluir Aécio Neves em crime de improbidade administrativa.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

47 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. droubi

    20 de novembro de 2014 2:43 pm

    Irresponsabilidade responsável

    A tal irresponsabilidade cometida pelo governo federal é que está sustentando a economia fora da recessão, o nível de emprego, a continuidade da redução da pobreza, etc.

    A criação de mecanismos que impeçam os governos de serem “irresponsáveis” em época de crise fará que aconteça com o Brasil o mesmo que ocorre hoje nos países desenvolvidos: vem a crise e os governos ficam engessados.

    Nos EUA, fio utilizado um montante gigantesco de dinheiro público para salvar os grandes grupos financeiros, sem contrapartida nenhuma à população.

    Resultado: os mesmos que aplaudiram o grante ato de salvamento dos bancos hoje impedem que se faça política fiscal anti-cíclina nos EUA, a última arma disponível com potência para tirar os EUA da crise de uma vez. Sim, isto porque já se tentou de tudo, desde os juros mais baixos do mundo até a impressão de trilhões de dólares para dar liquidez ao sistema, e nada tirou os EUA ainda, definitivamente, da crise. Apesar de ter ocorrido uma leve recuperação no último trimestre, todos sabem que ainda não é o suficiente para a retomada definitiva do crescimento e o desemprego ainda continua alto.

    É preciso separar moral de boa economia.

    Hebert Hoover ficou conhecido como um dos piores presidentes da história dos EUA, por ter feito a coisa moralmente correta à época: equilibrado o orçamento público em face da pior crise da história do capitalismo.

    Mas naquela época ainda não havia teoria econômica de demanda agregada, armadilha de liquidez, etc.

    Isto tudo veio depois, com Keynes.

    Agora nós não temos desculpa nenhuma. Temos que aprender com a história ou estamos condenados a repetí-la.

    Hoje se critica o governo federal até porque utilizou o lucro das suas empresas públicas para fechar as contas.

    Chega a ser ridículo.

    Quem não entendeu, ainda, que isto tudo é lobby de grandes grupos financeiros tentando trazer a conjuntura da crise para o Brasil, não sabe da missa a metade.

     

    1. ARH

      20 de novembro de 2014 3:33 pm

      Crise???

      Bom, acho que você comenta hoje com dados de 2010…

      Você cita “uma leve recuperação no último trimestre” sobre a economia americana. Não é verdade. A economia americana vem crescendo a taxas constantes, por volta de 2% desde 2010 e este ano não será diferente, deve crescer 2.,2% (logo, não é uma leve recuperação no último trimestre), é a estabilização da economia. Taxas de 2% numa economia desenvolvida e do tamanho da economia americana, não pode, de maneira alguma, ser considerada baixa.

      Também cita que “o desemprego ainda continua alto”, o que também não é verdade. A taxa de desemprego nos EUA, em Outubro, foi de 5,9%, a mesma do Brasil, aqui, o PT considera pleno emprego, lá você considera alto? Qual o motivo desta discrepância? Além disso, quando comparamos a evolução da taxa, verificamos que nos últimos 12 meses ela diminuiu de 7,0% para 5,9% (redução de 1,1%). Nos últimos 7 meses, os EUA criaram mais de 1.4 milhões de vagas de emprego.

      Para suportar suas afirmações, é melhor buscar dados atualizados.

      1. droubi

        20 de novembro de 2014 5:36 pm

        A economia americana crescer

        A economia americana crescer 2% a.a. é nada perto do boom econômico dos EUA de 1992 até 2002, quando a economia americana cresceu a uma média de 3,66%. Uma média destas, durante 10 anos, isto sim é considerado alto numa economia desenvolvida, não meros 2%, ainda mais quando 2% é sobre base fraca, depois da maior crise desde 1929.

        Pois bem, no primeiro trimestre de 2014, o PIB americano caiu 2,9% em relação ao mesmo trimestre de 2014.

        Depois disto a economia americana mostrou uma recuperação, o que é o mínimo que se espera depois de uma queda destas no primeiro trimestre.

        Tudo isto é muito bom, mas ainda é muito cedo para falar que tudo vai bem.

        O FED acabou de finalizar a política de recompra de títulos para injetar dinheiro no mercado e é o momento de ver como a economia americana vai se comportar depois do fim deste programa.

        Quanto ao desemprego, é só entrar neste site aí abaixo e comparar os níveis históricos de taxa de desemprego nos EUA com os atuais 5,8% e verificar que é sim um nível alto.

        http://research.stlouisfed.org/fred2/series/UNRATE

        Lembrando que no Brasil, com conjuntura fraca e tudo, estamos com 4,7%, como pode ver no link abaixo:

        http://www.valor.com.br/brasil/3784702/desemprego-atinge-47-em-outubro-menor-taxa-para-o-mes-desde-2002

        Portanto vá você estudar antes de escrever besteiras.

        1. ARH

          20 de novembro de 2014 6:23 pm

          Estudar? Claro!!

          Vamos estudar sim, não há motivo para não estudar.

          Claro que a economia americana não passa por um boom de crescimento, não disse isso, mas não dá pra dizer que ela patina. Analisando a série histórica de crescimento da economia americana nos últimos 35 anos – 1980:2014 (disponibilizadas pelo Banco Mundial, exceto 2014 que é previsão do FMI), dá pra notar que a média de crescimento é de 2,7%, então, crescer 2,2% é um crescimento de respeito sim. Booms de crescimento são exceções em economias maduras, nestes mesmos 35 anos, somente em 8 deles o PIB cresceu mais de 4,0%, sendo que, destes 8, 4 ocorreram exatamente no período que você mencionou (92 a 2002 – 11 anos e não 10). Ainda assim, fazendo outro recorte no tempo, de 2001 a 2007 os EUA cresceram, em média 2,5%, bem próximo do que crescem hoje.

          Com relação ao PIB negativo no primeiro trimestre, você precisa estudar, pois um PIB negativo nem caracteriza recessão técnica, nós tivemos 2 em sequência e o governo alardeava que estava tudo bem.

          Com relação ao nível de desemprego (http://data.bls.gov/timeseries/LNS14000000),  dá pra ver que o desemprego, embora tenha sido menor, vem em queda constante e está bem próximo dos níveis de 2004.

          Errei sim, quando citei o desemprego brasileiro, citei dado desatualizado ou incorreto. Deveria ter pesquisado antes.

  2. Ivan de Union

    20 de novembro de 2014 2:44 pm

    Projetos DE GOVERNO, Aecio. 

    Projetos DE GOVERNO, Aecio.  PROJETOS DE GOVERNO.

    Projeto de tomada de poder nao nos interessa muito…

  3. Jose Saguy Tenorio

    20 de novembro de 2014 2:51 pm

    Muito triste

    Ok Nassif, e daí?

    O que tem de novidade nisso que você escreveu?
    Você e muitos bloggeuiros sérios vem mostrando todos esses deslizes, mas
    não se ver nenhuma medida juríca séria sendo tomada e cumprida.
    Se alguém forem tomar alguma medida e ela chegar ao STF, dependendo do ministros
    que se encarregar dela, essa denúncia ganhará celeridade ou serea engavetada. Simples assim.
    Aí surge mais um assunto para para ser postado aqui e em outros blogs e nnao passa disso.
    Na verdade tudo isso faz a sociedade perder a crença em alguns políticos e mais ainda, perder
    a pouca confiança que ainda resta nessa justiça.

    Quando a gente olha para o quadro do STF e ver figuras como Gilmar Mendes, Luis Fux, Tófolli, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, bate um desânimo broxante.

    Pior que isso é quando olhamos para o quadro político vemos o Serra no lugar do Suplicy, o Aécio com a ajuda da grande mídia como o maior candidato opositor ao governo Dilma. É de lascar. Para piorar ee ver um governo e um partido como o PT se acovardando e se submetendo as chantagens de seus adversários. Tudo isso ee muito trste.

  4. Assis Ribeiro

    20 de novembro de 2014 2:53 pm

    Fico tentando compreender o

    Fico tentando compreender o que levou o jornalismo às barricadas

    A população não demonstrou apoio a qualquer golpe

    Nenhum fundamento para a parte  que defende um golpe. São poucos, reconhecidamente golpistas e de pouca influência na população

    Nenhum fundamento para os que indicam que vem um golpe por aí

    Duas das regiões brasileiras e que tem vários estados votaram amplamente em Dilma, vários governadores e prefeitos apoiam o governo. Como o Congresso, TSE ou STF vão amparar tal golpe?

    O que se pretende?

    Despolitizar ainda mais e criminalizar definitivamente as relações na sociedade?

    1. luisnassif

      20 de novembro de 2014 2:54 pm

      Prezado Assis
      formo minha

      Prezado Assis

      formo minha opinião a partir de conversas com Ministros do STF, Ministros do TSE, juristas e advogados. Não tiro do nada e não tenho vocação para a paranoia. Propostas de golpe não desfilam na rua, como trios elétricos nos carnavais da Bahia.

       

      1. Assis Ribeiro

        20 de novembro de 2014 3:11 pm

        Então, por favor responda com

        Então, por favor responda com base  no meu comentário, há clima e base sólida para o golpe?

        1. walter araujo

          20 de novembro de 2014 3:22 pm

          É o que já disse. Nassif não

          É o que já disse. Nassif não é menino.

        2. Ivan de Union

          20 de novembro de 2014 3:44 pm

          A golpe paraguaio nao precisa

          A golpe paraguaio nao precisa de clima social, so juridico.  A resposta eh sim.

      2. Neideg

        21 de novembro de 2014 12:30 am

        Nassif,
        Que bom que suas

        Nassif,

        Que bom que suas fontes nao estao vendo Golpe. Vejo o momento como blogueiros que enxergam Golpe, porem, nunca torci tanto para estar errada.

        A familia abandonou a ideia de Reveillon. O programa sera irmos a Brasilia prestigiar a posse de nossa Presidenta.

        Espero que o PT, PCdoB e os movimentos sociais percebam o quanto eh importante mobilizar muita gente para essa posse.

    2. Luciano Prado

      20 de novembro de 2014 4:38 pm

      Prefiro ficar esperto

      Assis, você tem toda razão, mas há um “porém”, sempre há um porém.

      Nossa história é de golpes e golpistas. Os métodos é que “evoluem”.

      E a coceira sempre vem nesses momentos “difíceis”…

      Portanto, é bom não relaxarmos…

      O Brasil está cheio de “Gilmares” e “Marinhos”

      Faz bem o Nassif em acordar – de vez em quando – o povo no meio da noite…

      Gato escaldado tem medo de água fria.

  5. jc.pompeu

    20 de novembro de 2014 3:01 pm

    cada vez mais – nesta matéria

    cada vez mais – nesta matéria político-institucional – que vou assuntando e sondando e bisbilhotando e rollando e vislumbrando à esquerda e à direita e de baixo pra cima e de cima pra baixo e pelo centro expandido e pelo centro deslocado e pelo lado meio enviesado e por todos os lados e meio que de ponta-cabeça e meio que distraído… vou criando dentro do meu ser ou não ser a forte convicção cognitiva e a transcendental percepção mística de que DILMA É A CRISE! DILMA É O GOLPE DE MESTRE DE JOÃO SANTANA GOEBBELS… seja pela ruindade de sua in/gestão em tudo que teima tocar seja pela crônica inapetência política de fazer política e de fazê-la inteligentemente intuitivamente pacientemente envolventemente no modo maquiavélico do manejo do poder quando no poder estiverdes…

    1. Jorge Leite Pinto

      20 de novembro de 2014 4:53 pm

      Me perdoe… Mas seu

      Me perdoe… Mas seu comentário é chato e prolixo demais…

      Carência???

  6. Jose Saguy Tenorio

    20 de novembro de 2014 3:02 pm

    Ridículos

    Assis,

    Certos donos de Imprensa, estão cada vez mais desesperados com a indiferença da grande maioria da sociedade, eles pregam o golpe a o pessoal faz cara de paisagem e isso pra eles soa como indolência, e nao é pra menos, pois antes eles tinham o poder de nomerarem minitros e hoje se na condição meros senhores ricos que não passam de decadentes farsantes que perderam totalmente o senso ridículos

  7. Antônio - Minas Gerais

    20 de novembro de 2014 3:28 pm

    Nassif

    Nassif, é sabido que você uma pessoa suficientemente bem informada pra saber que ao PSDB tudo é permitido, inclusive defender abertamente um golpe contra a jovem democracia brasileira. Portanto, a informação contida no texto acima é café pequeno.

  8. CELSO ORRICO

    20 de novembro de 2014 3:42 pm

    tentar eles até podem

    mas daí conseguirem vai um longo caminho..golpe tipo Paraguai não vai colar, os militares ontem já deram o xeque mate sobre suas intenções ao dizer que estão na dele e respeitando a Constiuição,, sociedade organizada repelindo veementemente a virada de mesa, “baluartes” da oposição em queda livre: Marina foi pelo ralo, Aécio ausente das sessões do Senado, Serra calado, Alckmim anda com muita sede literalmente, mídia é o próprio “universo em desencanto”, a PF desmoralizada se desmentindo, CNj finalmente atuando e punindo maus Juizes e Promotores, vai ser dificil sair esse golpe..resta o Toffoli que mais me lembra aquela bala bem gostosa da minha infância..entendo que em 2005 o risco era muito maior.

  9. maria rodrigues

    20 de novembro de 2014 3:43 pm

    O clima para um golpe está em

    O clima para um golpe está em todas as frentes. Tá na imprensa, deturpadora dos fatos, hoje atuando de forma muito mais trasnparente, insidiosa mesmo, com raríssissima exceção. Tá no Congresso, ora com os oposicionistas replicando os factoides da VEJA, Globo, etc,; como está numa CPMI que nunca serve senão para os parlamentares da oposição usá-la como palanque oposicionista, envenenando os telespectadores. E o que faltava, não falta mais, que é a PF mostrando os dentes afiados. Está em parte do STF, donde já concluimos, de há muito, a vontade explícita de um Gilmar Mendes de poder ser o porta-voz do que surgir da salada, e tudo isso, sem contar com os movimentos nas redes sociais, e na ruas, com os revoltados pela derrota de Aécio, provavelmente estando essas massas muito bem articuladas pelos próprios parlamentares, pra dizerem que é a expressão do povo, o desjo do povo de impedir Dilma de governar.

    Até Boechat, que não alisa os coros do PT, já declarou pela rádio Bandeirantes o que pensa da vergonha de FHC, ao colocar-se contra quem está tentando desconstruir o Governo. Ele diz, como jornalista experiente, que ninguém é bobo o suficiente pra desconhecer que a Petrobrás sempre foi alvo de corrupção, ao tempo de Sarney, quando ele, boechat até ganhou o prêmio Esso por haver publicado matéria nesse sentido; ao tempo de Collor, de FHC, e até de Itamar, segundo o jornalista. Ou seja, não adianta falar a verdade, porque o que se impõe no jornalismo barato e descompromissado com o desenvolvimento do Brasil, é a mentira em primeiro lugar, desde que prevaleça para se atingir os fins desejados por essa cambada de apátridas, que é encontrar uma brecha qualquer, para impedir Dilma de governar. Se se trata de uma mulher correta, digna, ética, o que fazer? Que, então, se chegue a algo muito subjetivo, mesmo que sem prova. 

    O tempo dirá sobre o que vai sobrar dessa armação golpista. 

  10. Zanchetta

    20 de novembro de 2014 3:44 pm

    Mais 2 coisas que o PT copiou

    Mais 2 coisas que o PT copiou do PSDB e aprimorou:

    a) Corrupção na Petrobrás

    b) Assassinar a LDO.

  11. Miguel A. E. Corgosinho

    20 de novembro de 2014 4:02 pm

    No momento em que vivemos é

    No momento em que vivemos é preciso inverter a formula da ficção dos Economistas, abandonando a imagem dos seus deuses para criar o homem. O que eles projetam de sua representação é a alienação do Estado – considerado o ideal do homem para além de si – divididos entre a divida do crédito bancário e os titulos públicos do governo.

    Isso ocorre porque o homem não tem nada de si para transcendência de si, é de uma sociedade, o mercado financeiro, superado pela exterioridade do valor do objeto. Quando os homens se deixam realizar como uma unidade do objetivo histórico dos juros do dinheiro digital que se reencontrará como transformação do dinheiro físico, perde totalmente sua unidade como consciência, como se separado na consciência de outro ser.

    A única chance que temos de nós livrarmos desses doutores de eutanasia do gênero humano é definir o sistema atribuído aos fenômenos exteriores por uma natureza exterior capaz de identificar a reinversão do sistema de produção, com a essência da matéria – o valor do trabalho – considerada como uma realidade exterior e superior, não mais estranha ao homem.

    Essa consciência do valor do trabalho existe independendentemente da consciência fora da unidade do objeto e do homem, mas ainda somos apenas representações fantasiosas do abstrato ao concreto; é o homem que se aliena ao deus mercado.

    Somos todos momentaneamente colocados numa tecnologia que é o nosso sujeito. Precisamos colocar o nosso predicado no lugar do sujeito e ser um reflexo do mundo real, de sua natureza exterior e não o contrário da natureza interior de um balanço de títulos públicos. 

  12. Severino Januário

    20 de novembro de 2014 4:23 pm

    Temos que considerar que o

    Temos que considerar que o golpismo tenderá cada vez mais a estender redes de atuação externas ao país. Completamente inserido na economia global, mas com uma independência de movimento que se assemelha à da China por sua independência, nos últimostempos o Brasi tem sido por diversas vezes questionado e sempre admitido como de economia liberal o suficiente para assim ser considerado em todos os foruns e convenções importantes do sistema. Sabe-se que este sistema admite diversas versões de capitalismo, não apenas uma unica e rígida que em muitos lugares agora procura se impor e de fato se impõe, e se salienta como hegemônica. É sobre as regras deste sistema que se está falando, em última análise. O Fundo Monetário Internacional é um pilares deste sistema. E ele observa, pelo menos em teoria, as dívidas dos governos dos diferentes países. Obviamente, os mais observados são os pequenas países, pois os grandes são grandes e complexos demais para serem observados. Os pequenos países que contraem dívidas, não é raro que tenham governos irresponsáveis, que se endividam muito mais que a realidade de seus meios de pagamento das mesmas possam honrar. E este dinheiro de dívidas quase sempre vem do exterior. Para prevenir calotes ou impossibilidades, o FMI exiige que a legislação destes países traga mecanismos que imponham a economia de recursos suficiente para saldar ou renegociar seus compromissos com sua dívida. Não é necessário salientar que esquema não funciona perfeitamente. Predadores cruéis convencem governos ingênuos a se tomarem empréstimos impagáveis, e depois caem como abutres sobre as riquezas naturais do país. Nações indefesas perdem na prática a independência política e administrativa, tendo que assumir oobrgatoriamente as posições mais convenientes a seus credores. As elites destes países se põem à parte de suas pobrezas, porque gerenciam os interesses dos credores e sufocam movimentos de rebeldia independentista, sendo muito bem aquinhoadas por isso. 

    Acontece que este sistema está sendo hoje contestado em todo o mundo. Países como o Brasil reclamam, a cada reunião, a necessidade de uma urgente e profunda reforma no FMI. Aquele tipo de visão radical de economia liberal não pode maiis existir. Quanto às obrigações ortodoxas que se impõem aos governos de certos países, para que suas dívidas sejam honradas e eles não venham a ameaçar com uma quebradeira todo o sistema internacional, tais obrigações têm que ceder a uma nova realidade econômica que se impõe. O FMI emprestou muito dinheiro ao Brasil quando este não foi capaz de gerenciar suas dívidas e seus comprimissos. Mas exigiu que se colocasse na legislação nacional a obrigação de ser parcimoniosos com os gastos governamentais, em todos os níveis. Isto foi excelente para o país. Ajudou a profissionalizar governos que antes se tinham na conta de pequenos reinados de exploração selvagem.

    A pergunta que hoje se impõe é : Estará hoje o país em condição de contestar estas regras que foram adicionadas à sua legislação, em função de outros interesses que se impõem, tais como a rgente necessidade de infraestrutura para acomodar necesidades do sistema produtivo e de serviços, que se agigantam a cada dia como se a roupa velha não coubesse de repente? As condições do país hoje são outras. As reservas são enormes. O FMI deve-lhe dinheiro e não o contrário. Mas as responsabilidades fiscais em muitos casos ainda se impõem parq uma administração mais sadia. O que não seria o caso do governo central da União, que não pode renunciar a responsabilidades de outra ordem, muito superiora estas minúcia, e que a cada dia se impõem.

    Não obstante, um punhado de políticos de província querem amarrar o governo às suas concepções miúdas e subservientes a um sistema internacional velho e em crise. E com certeza estarão dispostos a denunciar o Brasil para tentar atrapalhar seu voo no céu azul de um novo tempo. E com certeza estão dispostos a jurar aos pés dos tribunais que aquelas leis adotadas em epoca de sufoco pelos seus governos são imposições por lado sagradas e, por outro, “científicas”.          

  13. azzisem

    20 de novembro de 2014 4:40 pm

    99% dos que reclamam,
    99% dos que reclamam, utilizam contabilidade criativa em suas empresas. Ou seja, utilizam todos os recursos disponíveis na lei. Em momento de crise um bom contador e um bom advogado, valem ouro. O governo teve um bom contador, mas um péssimo advogado. Até 2018 vários golpes serão testados tentados. O objetivo é no mínimo não deixar governar ou impor o modelo de governo desejado.

    1. ARH

      20 de novembro de 2014 6:26 pm

      Lei

      “Ou seja, utilizam todos os recursos disponíveis na lei”: Esse, até agora, é o problema. O governo não quer utilizar um recurso previsto na lei, ele quer mudar a lei para incluir um recurso que ele quer utilizar.

      A não ser que você considere mudar a lei um recurso disponível na lei.

      1. azzisem

        21 de novembro de 2014 1:49 am

        Estamos em tempos de guerra
        Estamos em tempos de guerra ou paz…? Já ouviu falar em medidas anticrises?

  14. evandro condé de lima

    20 de novembro de 2014 4:41 pm

    Volto ao tema

    Nassif, você que é jornalista e possui fontes que nem sonho, bem que poderia fazer uma matéria sobre o que rola no TCE de Minas. A gente aqui só escuta histórias de arrepiar.

    1. Ivan de Union

      20 de novembro de 2014 8:15 pm

      “você que é jornalista e

      “você que é jornalista e possui fontes que nem sonho, bem que poderia fazer uma matéria sobre o que rola no TCE de Minas”:

      Uma palavra:  FALTA DE ESTADO.  Que tambem perfeitamente descreve o estado de Minas Gerais, alias, desde que eu me entendo por gente.

      Quando o estado eh fraco ele eh so raptado mesmo, como Minas Gerais.

  15. naldo

    20 de novembro de 2014 4:42 pm

    O que temos que cobrar do

    O que temos que cobrar do aecio é sua atuação como senador, já que ele gosta de cobrar que de o exemplo e compareça em todas as sessões, apresente projetos e cumpra o madato dele como o povo  mineiro deseja; e com certeza as contas dele serão escarafunchadas pelo PT, caso contrario, o pimentel que vá chorar na cama quando o derrubarem.

  16. Maria Luisa

    20 de novembro de 2014 5:19 pm

    Minas

    O judiciario de Minas deve sofrer de alguma psicose que faz com que ele não aja em absolutamente nada que tem a ver com a familia Neves Cunha e aliados e desde que essa erga o dedo, saem correndo fazer o trabalhinho de paus-madados. 

    Aécio Neves tem um tremendo telhado de vidro em Minas e nada, nenhuma investigação foi levada a sério. Ele tem que parar de sonhar com a presidência e agir como um homem politico responsavel. Sera que é possivel ?

  17. João Torres

    20 de novembro de 2014 5:54 pm

    Contabilidade criativa

    É meu caro Nassif. Vc é muito bem informado. Eu aqui do interior do Paraná, olhando as pessoas no dia a dia parece que está tudo calmo. Porém se olharmos a mídia….. percebe-se os preparativos em pleno andamento. Dá para ver a organização dos detalhes. E o que me parece pior…. do lado do governo….. parece que nada está acontecendo, literalmente. Nem articulações para aparar o golpe…. e nem governo propriamente, se é que entende…

     

    Porém Nassif, tenho uma espença forte. Vc tem acertado muita coisa. Considero, já há vários anos, o teu blog o mais informativo, plural e formativo de todas as plataformas de mídia. No entanto, com relação ao PSDB, vc vem errando há bastante tempo. Qdo o Serra perdeu a primeira eleição para o Lula, vc apostou ou pelo menos prognosticou a reformulação do partido. E que o Serra seria o avanço. Mais preparado que FHC, etc.. e tal…. Demorou para cair a sua ficha em relação ao Serra. Vc parece que queria e torcia para a modernização dos tucanos. Vc chegou a falar em refundação, mais provável uma reordenação, um novo partido. Até que a ficha caiu por completo e, então vc parou de brigar com os fatos em relação ao Serra, e admiravelmente, passou a demonstrar quem realmente era o Serra. Acho que até vc se surpreendeu. Parece que não o conhecia. (e acho que realmente não o conhecia). Em seguida, após decepção total com o Serra, passou a acreditar numa reorientação do PSDB. Que enfim  se livrara do monstro após a derrota para Hadad em SP. E o “Homem” novo seria o Aécio. E com o Aécio seria diferente. Civilizado. Democrata.  Astuto, bom moço, aglutinador, bom gestor, capaz de articular as melhores forças políticas para o bem do Brasil, incluvie juntar o que de melhor tinha, tem, o PT(lembra sobrea as articulações para a prefeitura de BH??). Os fatos estão a demonstrar que vc errou feio de novo. O Aécio, acho, parece estar provando não ser bom moço, não ser articulador para o bem, não ser bom gestor (Minas que o diga, até vc que sempre foi muito cuidadoso com a gestão de Minas parece já reconhecer). Enfim, vc tem acertado muitas. Porém tem errado algumas. E algumas importantes. Espero que erre essa. Esta é a minha forte esperança. 

  18. Assis Ribeiro

    20 de novembro de 2014 5:57 pm

    Não, não há condições e não haverá terceiro turno

    Não, não há condições e não haverá terceiro turno. As eleições acabaram e o que está em jogo neste momento é qual será a direção do novo governo.

    Não existe possibilidade objetiva para nenhum golpe. Em primeiro lugar porque não há apoio internacional e isso é pré-condição fundamental para qualquer ação antigoverno.(…)

    E por que não há apoio dos EUA?

    Em primeiro lugar, o próprio presidente Barack Obama obrigou-se a rapidamente dizer em público que reconhecia a democracia brasileira, parabenizou a presidenta reeleita e reconheceu o resultado das urnas.

    Matéria completa:

    http://brasildebate.com.br/nem-golpe-nem-chantagem-a-redencao-dos-derrotados/

  19. Marco St.

    20 de novembro de 2014 6:10 pm

    Lenda Urbana

    A chance de um golpe ou um impeachment contra Dilma ocorrer é a mesma de se encontrar o Aécio trabalhando 3 dias seguidos no Senado: Nenhuma.

    Dilma tem apoio da maioria da população (ela venceu a eleição, lembram?). E quem vota em Dilma é absolutamente comprometido com o governo dela. Ninguém vota no PT por ser contra ou odiar o  PSDB. Vota no PT porque gosta, confia e aprova o modo de governo que já conhecem em detrimento dos outros propostos.

    Além do forte apoio interno, há ainda o externo. A reeleição de Dlma foi imediatamente reconhecida e aplaudida pelos parceiros tradicionais (EUA, Europa, Japão), por  toda a América Latina e agora ainda com o reforço peso-pesado e estratégico dos BRICS.

    Se na Venezuela, os mesmos grupos (mídia, juízes, empresários, com apoio dos EUA), tentaram um golpe contra Chávez, que só serviu para deixá-lo mais forte, imagine acontecendo isso no Brasil. Eternizariam o PT no poder por mais uns 30 anos, no mínimo.

    Como disse, não vai rolar golpe ou impeachment nenhum por aqui. Ninguém vai ter coragem para isso. A intenção é apenas essa, tentar deixar o governo acuado. O detalhe é que a Dilma sabe muito bem dessa intenção. Nem Dilma, nem Lula são tão amadores assim para cairem nessa conversa.

    Se ousarem e  tentarem, relaxem, vai ser muito melhor para a Dilma. Quase um presente do papai-noel para o governo dela.

    1. peregrino

      20 de novembro de 2014 7:15 pm

      disse tudo…

      muita gente sem se dar conta do tanto que Lula e Dilma acumularam de informações

      com eles acabou-se o que era doce; tornou-se praticamente impossível antecipar informações, principalmente de mercado

      o que, a meu ver, está causando todo este zum zum zum, mas sem ninguém saber de que

      tudo indica ser de abelhinhas que não podem ficar sem ter como fazer mel

       

      informações são tantas e tão antigas que se tirar uma teia de aranha o teto do judiciário cai

    2. Edoar

      20 de novembro de 2014 8:07 pm

      Até dos Milicos!

      Até os Milicos deram um apoizinho!!

      1. Malú

        21 de novembro de 2014 3:15 am

        Sim, os milicos de hoje, os

        Sim, os milicos de hoje, os da ativa. Os de ontem, os de pijama apoiam Aécio.

        1. Edoar

          21 de novembro de 2014 12:52 pm

          “apoiozinho” a ordem

          “apoiozinho” a ordem democratica, não a Dilma!

          Os de pijama dizer o que, se vosse por eles nem teria tido eleição!

  20. Cunha

    20 de novembro de 2014 7:31 pm

    Aécio é um dos maiores contos

    Aécio é um dos maiores contos do vigário que vi nos últimos 20 anos no cenário político.

    Produto do marketing da extrema direita, vazio de tudo, com embalagem de luxo.

    Oportunista, cínico, mentiroso, incompetente.

    Não existe nenhum mínimo registro de algum ato seu em favor do povo brasileiro.

    Um boa vida, uma espécie de FHC com menos cultura, menos verniz.

    Ganhou tudo de mão beijada, é uma espécie de donatário de capitania hereditária.

    Se não houvesse uma mídia monopolizada e golpista nesse país e ele dependesse de méritos próprios para se destacar, não seria mais que um zero à esquerda.

    Seu nome seria citado somente nas colunas sociais.

     

    1. Ivan de Union

      20 de novembro de 2014 9:43 pm

      “Seu nome seria citado

      “Seu nome seria citado somente nas colunas sociais”:

      As pagas?  So se for pois ele nao tem NADA a falar pros brasileiros e ja nos anos 70 tava ridicularizando a si proprio nos EUA com a “entrevista” na qual dizia que “todo mundo” no Brasil tinha duas empregadas… Ta igual alguns paulistas falando pra estrangeiros sobre helicopt…  opa!  Nao vou continuar a sentenca.  Mas sabe de uma coisa?  “Os traficantes” do Rio estavam sendo enganados sobre a carga cocainica do helicoptero e pensavam que a iam levar.

      Nao ia acontecer.  Ela tava indo pro Rio mesmo.  Mas nao pras maos de quem “comprou”.  Alias, gostaria muitissimo que “os traficantes” do Rio olhassem em volta e contassem quantos mortos eles tiveram.

  21. altamiro

    20 de novembro de 2014 8:08 pm

    a estratégia tucana e da

    a estratégia tucana e da direita é essa: golpe ou,

    se não der, emperrar as ações do governo….

    é a velha técnica do golpismo lacerdista….

    para contapor-se a isso,

    é necessária a mobilização social…

  22. Fabiano Joel Duarte

    20 de novembro de 2014 8:24 pm

    Fala de Nassif

    Nassif: nós, os blogueiros, estamos perplexo com tanta bandalheira, especialmente do Supremo. A oposição não se conforma com a derrota e ataca de todos os lados, com ou sem provas, ou o mais das vezes sem provas. Não estamos conseguindo acompanhar tanta sordidez, na pretrobras, nos juízes e delegados. Mas também, o caso do analista Paulo Francis que” foi vilipendiado por falar a verdade aos poderosos”. Gostaria de saber quem foi ou foram os juízes que impingiram a multa miliónaria ao jornalista. O artigo “Colapso total” de Kenneth Maxuel, na Folha de hoje, termina fazendo apelo a “uns poucos e corajosos procuradores para deslindar essa trama”, mas será que são estes que poderão resolver este embrólio.Ele cita a elite brasileira. O Brasil está assim por culpa quase exclusiva desta elite raivosa que não aceita que o povo melhore de vida.  E o povo, como fica nesta parada? A Petrobrás é conquista do povo e não pertence a elite que deseja privatizá-la e isto fazendo estarão entregando-a ao governo americano. Nassif, como ficam os outros escândalos existentes em S. P., MG. etcNão sabemos como julgar estes casos, pois, nossa ética e nossa moral não consegume entender o lamaçal em que se encontra a sociedade brasileira e como sair desta situação.

  23. Miguel A. E. Corgosinho

    20 de novembro de 2014 8:44 pm

    Eu não sei pra que essa

    Eu não sei pra que essa rigidez fiscal com o governo, com U$ 370 bi de resevas inúteis, e BC torrando o quer.

  24. Humberto Eustáquio de Almeida

    20 de novembro de 2014 11:30 pm

    Ataque e defesa

    Diz a máxima do futebol: ” A melhor defesa é o ataque”.

    O Aécio Neves saiu disparado para o ataque. Será por quê?

    Humberto Eustáquio de Almeida

  25. Ruy P F Neto

    21 de novembro de 2014 12:11 am

    Num mundo em recessão

    Acho que num mundo em recessão, dependente de gastos públicos para manter a economia, já que o setor privado não consome, falar em responsabilidade fiscal, ainda mais essa engessada que os tucanos criaram, é piada de mau gosto. Os estados no mundo afora não estão fazendo superávit fiscal, e quem está fazendo um simulacro está em recessão.

  26. Ruy P F Neto

    21 de novembro de 2014 12:11 am

    Num mundo em recessão

    Acho que num mundo em recessão, dependente de gastos públicos para manter a economia, já que o setor privado não consome, falar em responsabilidade fiscal, ainda mais essa engessada que os tucanos criaram, é piada de mau gosto. Os estados no mundo afora não estão fazendo superávit fiscal, e quem está fazendo um simulacro está em recessão.

  27. Miguel A. E. Corgosinho

    21 de novembro de 2014 2:16 am

    Se quiserem acusar a Dilma de

    Se quiserem acusar a Dilma de contabilidade criativa por crime de responsabilidade, devem fazer auditória nas contas do BC;  com a jogativa das reservas internacionais. E, daqui pra frente, quando houver votação no Senado fazer exame antidoping.

  28. Clever Mendes de Oliveira

    21 de novembro de 2014 3:37 am

    Incrível o blogueiro apoiar irresponsável que cometeu aberrações

     

    Luis Nassif,

    É, vejo pelos comentários que na sua voracidade pelos despautérios não retira dos seus leitores o crédito na sua convicção. Como dono do blog você pode publicar qualquer estrupício que ninguém pára para questionar. Li os comentários e dava para observar que ninguém tinha nada para acrescentar.

    Só para ver a que ponto seus posts chegaram vou reproduzir algumas frases suas que sob qualquer ângulo são um total disparate. Já de início você diz:

    “A parte inicial é que a política fiscal, no governo Dilma Rousseff, foi de uma irresponsabilidade à toda prova”

    E na véspera do segundo turno, o Globo escudado em quem você admira como grande conhecedor das lides orçamentário, José Roberto Afonso, apresentava um quadro em que a carga tributária brasileira estaria crescente, pois ela teria chegado a 37%. Irresponsabilidade de quem monta um quadro assim. O assunto, entretanto, não foi discutido em lugar nenhum. Um descalabro, um despautério, mas ninguém questiona que se use um jornal para divulgar uma contrafação apenas com o fito de se criar animosidade de quem é contra o aumento da carga tributária (Quase 99% da população brasileira composta por 2% por pessoas de má-fé, 88% por ingênuos e iletrados e 9% por interessados em defender o quinhão deles) com a presidenta da República.

    Ainda assim se se olhar direito o gráfico e colocar em 2013 uma carga tributária em torno de 35% do PIB vai-se verificar que o governo da presidenta Dilma Rousseff conduzia a política fiscal com grande racionalidade.

    Mais adiante você diz:

    “Tem que haver formas institucionais de impedir a repetição dessas aberrações”

    Há a parte boa no texto que é reconhecer que não há impeditivo a realizar no meio do trajeto alguma alteração na política fiscal. Só que não se pode dizer que isso foi a parte boa porque você não diz isso no seu texto. E a parte ruim da frase é que por ela se pode ver que se pode pegar qualquer palavra e se montar um dislate qualquer que não há nenhuma censura.

    E então sem quê nem para quê passa-se a comparar a responsabilidade fiscal da presidenta Dilma Rousseff com a responsabilidade fiscal do governo do PSDB em Minas Gerais. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra. Como se Aécio Neves ou A. Augusto Junho A. estivessem errados então a presidenta Dilma Rousseff também pode estar errada. Ou o contrário ou talvez ou vice versa, isto é, se a presidenta Dilma Rousseff estivesse certa então Aécio Neves também estaria certo.

    Relações que podem ser observadas ou também não serem observadas. É preciso analisar cada caso individualmente. E analisando com correção o mais preparado analista orçamentário vai concluir com precisão que “a política fiscal, no governo Dilma Rousseff, foi de uma responsabilidade à toda prova”. E vai dizer também que não há legislação no mundo que permita que se cometa na política fiscal qualquer tipo de aberração. Blogueiros podem as cometer, mas a política fiscal em um país democrático não admite nenhum tipo de aberração.

    E provavelmente o analista com expertise superior em orçamento não vai ver motivo para impichar o governador A. Augusto Junho A. ou o governador Aécio Neves.

    Só que o fato de Aécio Neves falar como político permite a ele, com escudo no prócer do partido dele, José Arthur Giannotti, acusar o inimigo de imoral. Como disse José Arthur Giannotti no artigo “O dedo em riste do jornalismo moral” de quinta-feira, 17/05/2001, na Folha de S. Paulo:

    “Acusar o inimigo de imoral é arma política, instrumento para anular o ser político do adversário”

    O artigo “O dedo em riste do jornalismo moral” pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1705200109.htm

    Ao político dar-se a liberdade de dizer o que bem entender. Só que no mesmo texto e na sequência há a seguinte lição de José Arthur Giannotti:

    “Mas a moeda política se gasta caso usada indiscriminadamente; também ela deixa de ser crível”

    O risco do político que falar o que bem entender é perder a capacidade de convencimento.

    O blogueiro não pode querer ter a capacidade de convencer aquilo que ele mesmo percebe como falso. Insistir nisso não deve ser tomado nem como ingenuidade.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 20/11/2014

  29. Avelino de Oliveira

    21 de novembro de 2014 8:43 am

    Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Considerando a campanha tucana, midiática, entre outros, anti Petrobras, já juntei em moedinhas, R$1,00, para comprá-la.Ainda acho que saio no prejuízo.Eheheh

    Saudações

     

Recomendados para você

Recomendados