4 de junho de 2026

Editorial do New York Times pede fim do embargo a Cuba

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Latuff

Jornal GGN – O jornal americano The New York Times pediu, em editorial, que Barack Obama “reflita seriamente” sobre retomar relações diplomáticas com Cuba e “acabar com um embargo insensato”. Os democratas norte-americanos já estão dando sinais de que querem abrir relações com o país vizinho. O principal nome para a corrida presidencial pelos democratas, Hillary Clinton já disse em algumas ocasiões que o bloqueio já não cumpre nenhuma função.

“The New York Times” pede que Obama acabe com o embargo a Cuba

Do Brasil de Fato

Editorial do jornal diz que seria sensato Obama refletir seriamente sobre Cuba: “Obama deve aproveitar a oportunidade para dar fim a uma longa era de inimizade e ajudar um povo que sofreu enormemente”

O jornal estadunidense “The York Times” pediu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que “reflita seriamente” sobre Cuba para “retomar relações diplomáticas” com esse país e “acabar com um embargo insensato”. O texto foi publicado no editorial do veículo neste sábado (11).

“Seria sensato que o líder estadunidense reflita seriamente sobre Cuba, onde uma reviravolta política poderá representar um grande triunfo para seu governo”, diz trecho do editorial.

Estados Unidos e Cuba romperam suas relações diplomáticas em 1961 e Washington começou a aplicar o embargo econômico contra a ilha um ano depois, em 1962.

“Obama deve aproveitar a oportunidade para dar fim a uma longa era de inimizade e ajudar um povo (o cubano) que sofreu enormemente”, afirma o editorial.

A publicação ainda define suas sugestões de atuação à administração Obama, apontando que a Casa Branca deve retirar Cuba da lista que mantém o Departamento de Estado para penalizar países que respaldam grupos terroristas.

“Atualmente, o governo estadunidense reconhece que Havana está tendo um papel construtivo no processo de paz da Colômbia, servindo de anfitrião para os diálogos entre o governo colombiano e líderes da guerrilha.”

A Casa Branca não confirmou se Obama vai participar no próximo ano da Cúpula das Américas no Panamá, país que já anunciou sua intenção de convidar Cuba para a reunião.

“Tem que fazê-lo. E deveria vê-lo como uma oportunidade para fazer história”, concluiu “The New York Times”.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

18 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. altamiro souza

    19 de outubro de 2014 1:54 pm

    será que recuperaram a

    será que recuperaram a sensatez?

    1. Motta Araujo

      19 de outubro de 2014 6:24 pm

      Não, o embargo depende do

      Não, o embargo depende do Congresso e não do Obama, já Cuba não recuperou sensatez alguma, continua a penitenciaria do Caribe, com padrão de vida da era das cavernas e um ditador esclerosado mas vivendo no meio de luxo,

      ao qual NINGUEM COBRA NADA, nem a abertura do regime, nem o New York Times cobrou qualquer coisa.

  2. Giba-PE

    19 de outubro de 2014 2:53 pm

    Passou da hora.Seria bom

    Passou da hora.Seria bom também que o ditador cubano soltasse das cadeias os presos políticos, fizesse um mea culpa dos seus erros, criando uma Comissão da Verdade para esclarecer às famílias da vítimas o paradeiro de seus corpos.Nenhum regime, de direita ou esquerda, têm direito a castrar a liberdade ou a assassinar pessoas.Saramago agradeceria.

  3. daniel taubkin

    19 de outubro de 2014 3:25 pm

    Salsas Coincidencias

    Publiquei ontem no mural do Zucker’s Place esse link de uma entrevista que foi ao ar na Rede Record em Dizimos, no dia 28 de janeiro desse ano, e o texto que escrevi foi este:

    “Segundo o diretor do departamento de relações internacionais e comércio exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, em entrevista concedida no dia 28 de janeiro desse ano ao Record Noticias, a construção do porto cubano por empresas de nosso país é uma oportunidade para o Brasil melhorar, ampliar significativamente a sua presença econômica na América Central. Factual, transparente, didatica & elucidativa, a exposição de Zanotto é sobretudo pragmatica, sem os pruidos ideologicos anacronicos obscurecidos & bitolados através dos quais nossa Midia costuma abordar nossa inserção socio-economica na nova geo-politica do mundo contemporaneo.”

    http://videos.r7.com/convidado-avalia-importancia-do-porto-em-cuba-para-economia-brasileira/idmedia/52e845cc0cf2d62c8c5a8dfa.html
    Ctrl/Cmd+V

    1. Motta Araujo

      20 de outubro de 2014 11:44 am

      Que coisa e porque Cuba, que

      Que coisa e porque Cuba, que ganhou esse porto do Brasil, entregou sua administração a um consorcio de Cingapura?

      O porto vai servir a Cuba em seu comercio exterior com o mundo inteiro e não só com empresas brasileiras, o que o Brasil GANHOU DE ESPECIAL, diferente de outros paises que não gastaram um centavo com o porto?

      O porto vai servir especialmente ao grande FORNECEDOR DE TRIGO E FARINHA DE CUBA, que manda para lá navios semanais, os Estados Unidos. O Brasil entrou com um bilhão de dolares, is EUA entram com os navios.

  4. José de França

    19 de outubro de 2014 3:44 pm

    Não recuperaram a sensatez.

    Não recuperaram a sensatez. São negócios.

    As empresas norte-americanas estão perdendo negócios para empresas de outros países. Inclusive para a Odebrecht.

    1. Motta Araujo

      19 de outubro de 2014 7:15 pm

      A construção do porto de

      A construção do porto de Maiel não foi um negocio que os EUA perderam, só poderia ser feito pela Odebrecht porque todo custo do porto foi pago pelo Brasil,  atrvés do BNDES, os EUA jamais fariam isso, são um Pais pobre que não dá presente a outros paises.

      1. IV AVATAR

        20 de outubro de 2014 8:00 am

        Bom negócio é o Brasil ter-se tornado dependente do aço

        Por causa da privataria de FHC, agora tudo nas mãos da parentela…

         

         

        Dorothea Steinbruch Patrimônio Líquido

        TheRichest• As mulheres de negócios mais ricosCOMPARTILHARTWEETMAISDorothea Steinbruch Patrimônio Líquido

        Patrimônio Líquido:US $ 1,1 bilhão

        Fonte da RiquezaAçoLocal de NascimentoBrasilEstado CivilViúvoNome completoDorothea SteinbruchNacionalidadeBrasilPovobrasileiroMais StatsVer mais 

        SOBRE DOROTHEA STEINBRUCH

        Empresária brasileira Dorothea Steinbruch tem um patrimônio estimado de US $ 1,1 bilhões em março 2013, segundo a Forbes.Steinbruch estreou na lista da Forbes dos bilionários do mundo apenas em 2013.

         

        Dorothea Steinbruch acumulou maior parte de seu patrimônio líquido de seus grandes participações na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que é considerada como uma das maiores siderúrgicas no Brasil. Anteriormente propriedade do Estado, a CSN foi fundada por Getúlio Varga, o ex-presidente do Brasil. Em 1993, a CSN tornou-se uma empresa de capital fechado.

        No entanto, Dorothea Steinbruch não está ativamente envolvido na gestão do negócio. Seu filho Benjamin atualmente atua como diretor presidente e presidente da CSN. Ela também é uma das partes interessadas na Vicunha Textil, que é considerado como o maior fabricante de têxteis do mundo. Ela também possui participações em Banco Fibra, que é considerado como um dos maiores bancos do setor privado controladas no Brasil em termos de ativos. Seu outro filho Ricardo atualmente atua como presidente do banco do Conselho.

        http://www.therichest.com/celebnetworth/celebrity-business/women/dorothea-steinbruch-net-worth/

         

  5. Edivaldo Dias Oliveira

    19 de outubro de 2014 4:27 pm

    “Deu no NYT”

    “Deu no NYT” Diremos nós, os esquerdistas e democratas em geral.

    Que dirá a direita brasileira: “O NYT sempre foi comunista, apenas abandonou o cinismo e a dissimulação”

    Que farão seus representates no blog? Do Motta Arájo já conhecemos sua coragem e bravura, que eu aprecio no mais das vezes e já se posicionou claramente a favor do fim do embargo, pois que o mesmo só justifica a existencia do “comunismo”.

    Do Enéas, Rebolla e AL, espera se  a tática de sempre, a do avestrúz.

     

  6. -Charlie-

    19 de outubro de 2014 5:11 pm

    Esse embargo é uma estupidez

    Esse embargo é uma estupidez completa, fruto da direita cubana reacionária que se instalou em Miami, e de quem os políticos gringos se borram de medo sabe lá porque…

    Em plena guerra fria os EEUU mantiveram relações diplomáticas com a URSS, restabeleceram relações com a China comunista, e, pior, chutaram os nacionalistas de Taiwan do conselho de segurança da ONU para reconhecer os comunistas do continente como legítimo governo da China, fato esse de enorme repercussão geopolítica.

    Mas, quando se trata de Cuba, de importância geopolítica quase nula atualmente, ficam com esse mimimi com uma inofensiva ilhota caribenha, não faz o menor sentido.

  7. Hélio Jorge Cordeiro

    19 de outubro de 2014 6:16 pm

    Nassif, nesse NYT tem

    Nassif, nesse NYT tem petista, tem não? rsrsrs

    1. Motta Araujo

      19 de outubro de 2014 6:21 pm

      Tem sim, The New York Times é

      Tem sim, The New York Times é o jornal mais esquerdista dos EUA há decadas, mais que  The Washington Post, nenhum Republicano lê essa coisa, e o Lula quis expulsar o correspondente no Brasil que o chamou de bebum, Larry Rothers, grande amigo do Brasil.

  8. Deia

    19 de outubro de 2014 6:51 pm

    Fugirão para onde?

    Vixe!

     

    Se os braileiros temorosos com a vitória da Dilma resolverem fugir para o USA, terão que pensar 2 vezes…

    Ei, ainda em tempo, o Huffingtonpost também foi invadido por comunistas?

    http://www.huffingtonpost.com/2014/02/11/cuba-embargo-poll_n_4769455.html

  9. janes salete

    19 de outubro de 2014 7:04 pm

    Motta: tu és tão preocupado

    Motta: tu és tão preocupado com os “pobres” de Cuba, mas quer trazer a miséria dos anos noventa para o poder novamente. És brasileiro, ou estás de passagem por aqui? Que o leonidas, um pessoa que fala como papagaio da mídia tupinica, eu entendo ele ter tanto MEDO DE CUBA. Agora, tu, motta, és informado para querer perpetuar uma ofensa ao mundo civilizado, ou, pelos menos, humano. O problema do neoliberal é que ele não vê o entorno, só o interior dos cofres capitalistas.

    1. Edivaldo Dias Oliveira

      19 de outubro de 2014 10:46 pm

      É duplo

      O Motta já disse aqui, possui dupla nacionalidade, mora no Brasil, mas, a meus olhos joga no time estadunidense.

  10. Ivan de Union

    19 de outubro de 2014 8:08 pm

    Coelhada, nao contem comigo: 

    Coelhada, nao contem comigo:  eu nao como cenouras.

  11. IV AVATAR

    20 de outubro de 2014 7:36 am

    Ih, e os coxinhas brasileiras, vão dizer o que agora

    Ih, e os coxinhas brasileiras, vão dizer o que agora. Se acabar o cerco a Cuba eles vão ficar sem discurso, isso é sacanagem e das grandes Obama, faz isso não….rsss

    1. Motta Araujo

      20 de outubro de 2014 11:37 am

      Quem fica sem discurso é o

      Quem fica sem discurso é o Fidel, Obama não tem discurso sobre Cuba, que para ele é irrelevante.

Recomendados para você

Recomendados