4 de junho de 2026

Ataques de Bolsonaro contra a China levam políticos a agir

Mobilização envolve ministros, governadores e o presidente do Senado; país é o fornecedor de insumos para vacinas como a CoronaVac

Jornal GGN – Os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro contra a China levou uma tropa de políticos a agirem para evitar represálias, uma vez que os chineses não são apenas o principal parceiro comercial do Brasil, como também fornecedor de insumos para a produção de vacinas contra a covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Segundo o jornal Correio Braziliense, a insinuação de Bolsonaro (sem citar os chineses) de que o país teria fabricado o vírus como arma para “guerra química”, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; das Relações Exteriores, Carlos França; e da Economia, Paulo Guedes, tentaram apagar o incêndio criado e se reuniram com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

Os governadores e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também agiram para resolver o mal entendido criado – mesmo com a dependência dos insumos chineses, Jair Bolsonaro, seu filho Eduardo Bolsonaro e outros integrantes do governo dispararam diversas críticas contra os chineses. Até mesmo Paulo Guedes chegou a declarar que “o chinês criou o vírus”.

Enquanto isso, não existe definida para o envio de quatro mil envios de IFA (insumo farmacêutico ativo) para a produção de vacinas no país. E o Instituto Butantan, que precisa dos insumos para produzir a CoronaVac, acabou por paralisar o envase de vacinas – o último lote, de três mil litros, chegou em 19 de abril e já foi processado para produzir cinco milhões de doses de vacinas.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Comentários fechados.

Recomendados para você

Recomendados