A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou quatro marcas de antitranspirantes aerossóis, sendo quatro produtos voltados ao uso masculino e quatro ao feminino e unissex. Nenhum se mostrou eficaz como antitranspirante.
Quem optar por esses produtos vai suar menos do que suaria caso não tivesse usando nada, mas o desempenho será menor do que o esperado. Mas como desodorantes, todos se mostraram boas opções.
Os dois produtos da marca Garnier apresentaram os piores resultados do teste. A versão feminina não teve qualquer efeito antitranspirante, e após 48 horas as voluntárias suavam. E o masculino teve um efeito tão pequeno que foi considerado irrelevante.
Foram avaliados a rotulagem, a eficácia antitranspirante (proteção 48 horas contra o suor) e a eficácia desodorante (proteção 48 horas contra o odor). Foi feito, ainda, um teste em uso. Cada produto foi avaliado por 30 mulheres (para os femininos) e 30 homens (para os masculinos).
A parte mais importante das análises foi o teste de eficácia antitranspirante, já que essa é a função que os produtos prometem cumprir. A análise contou com a ajuda de 12 voluntários (para os produtos masculinos) e 12 voluntárias (para os femininos). Para a realização do teste, cada voluntário passou por um período de “condicionamento”, no qual permaneceu sete dias sem usar qualquer tipo de antitranspirante ou desodorante, passando apenas sabonete neutro na região das axilas.
Após essa etapa, os voluntários (sob supervisão especializada) aplicaram o produto em uma das axilas, após lavá-las com sabão neutro e secá-las com uma toalha descartável. Depois, vestiram uma camiseta de algodão branca recém-lavada.
A umidade da pele foi medida 48 horas após a lavagem com o sabonete neutro e 48 horas depois da aplicação do produto. Apesar da maioria dos produtos ter conseguido diminuir a sudorese de maneira muito discreta, nenhum teve a eficácia esperada, já que não reduziram a umidade axilar em pelo menos 20% – parâmetro definido pela norma usada para a realização do teste.
Para o produto ser considerado eficaz, ele deveria reduzir a umidade da pele após 48 horas da aplicação. Isso era constatado se ao menos metade dos voluntários tivessem a umidade reduzida em pelo menos 20%.
O Rexona Motionsense System Men Active foi o que mais se aproximou da eficácia antitranspirante. Os produtos femininos avaliados foram: Rexona Women Power Motionsense System Cotton; Dove Original; Nívea Double Effect Violet Sense; Garnier Bi-O Mineral Dry Care. E os masculinos: Rexona Motionsense System Men Active; Nívea Men Sport; Dove Men+ Care Clean Comfort; Garnier Bi-O Mineral Dry Power.
Deixe um comentário