4 de junho de 2026

“No deserto não há nada e ninguém precisa de nada”, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Esta fala do filme Lawrence da Arábia, repetida no filme Prometeus, pode servir para entender as duas últimas gestões de Geraldo Alckimin e José Serra no Estado de São Paulo. Desde 2003 eles sabiam que alguma coisa precisava ser feita para evitar o que está ocorrendo (SP só atende demanda por água até 2010) e se limitaram a aplaudir a distribuição de lucros da Sabesp na Bolsa de New York. Portanto, podemos concluir que, ao contrário do que diz o interlocutor de Lawrence, ambos precisavam de nada ou no mínimo queriam transformar São Paulo num deserto.

Sem água não há vida, nem atividade econômica. A desolação do deserto está até mesmo no seu nome. Mas as sutilezas da Língua Portuguesa parece não interessar aos arrogantes políticos tucanos, que falam desta seca como se a água não estivesse acabando. Ambos agiram como se a água não tivesse que ser armazenada para poder ser distribuída, como se a natureza ou São Pedro fossem encarregados de reparar rapidamente adutoras rompidas para evitar desperdícios.

Daqui a algum tempo, bem pouco tempo na verdade, não haverá nem água, nem vida, nem economia na grande São Paulo. O que Geraldo Alckmin e José Serra lucrarão com o nada que produziram com ajuda da imprensa? Eles compraram as empresas de transporte que evacuarão a maior metrópole da América Latina ou cobrarão estadia nos Campos de Refugiados da seca que terão que ser construídos no interior para abrigar 10 milhões de pessoas.

Alckmin e Serra não são os únicos criminosos nesta história.  Tudo o que eles fizeram a São Paulo foi feito com ajuda dos jornalistas. A imprensa tem sua parcela de culpa e a mesma deve ser cobrada. Nas últimas duas décadas, ao invés de fazer jornalismo sério, as empresas de comunicação se limitaram a tecer loas sobre as virtudes da Sabesp privatizada e sobre os choques de gestão e modernização dos governadores tucanos em  São Paulo. O Estado era, aliás, comparado à Suíça como se lá também faltasse água nos reservatórios públicos.

Em 1944 os líderes nazistas ainda diziam que com propaganda o III Reich derrotaria seus inimigos. Como Hitler e Goebbels, Geraldo Alckmin e José Serra parecem ter acreditato que a propaganda lhes garantiria a derrota da crise hídrica produzida pela Sabesp e pela ausência de planejamento governamental. A seca é uma realidade natural no semi-árido. Em São Paulo ela é uma arma de destruição em massa construída e utilizada por governadores irresponsáveis e malvados, que colocam o lucro dos acionistas da Sabesp acima do interesse público da população a ser governada e abastecida com água.

Com ajuda de propaganda remunerada e gratuita, o PSDB transformou São Paulo num deserto para poder distribuir lucros da Sabesp na bolsa de New York. Os tucanos colocaram as vidas de milhões de paulistas em risco. Somente Dilma Rousseff poderá nos resgatar da calamidade e enterrar os abutres que devoram há décadas as vísceras econômicas do Estado. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

33 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. emerson57

    22 de janeiro de 2015 9:35 am

    1ª classe

    A elite exige viajar de primeira classe. O resto que vá em lombo de jegue ou se arraste. Desde que não entupam as estradas com suas “órriveis” carroças umpontozero. E sumam dos aeroportos com suas “chinelas de borracha”, èca!.

    E tem mais:, antes que eu me esqueça, acuso em alto e bom som:  A culpa pela falta de água é do Lula, o cramunhão mór. E da Dilma. E do auxiliar do demo, sr. José Dirceu. E foi Genoino quem vendeu a alma para São Pedro para que não chovesse no Tucanistão. Esse PéTê não tem jeito, mesmo, só bandido.

    1. Do Contra

      22 de janeiro de 2015 1:19 pm

      Mais um que coloca na conta

      Mais um que coloca na conta do Governo Federal todas as incompetências e desmandos do Governo de SP. O Mensalão e o Lava Jato foram tão escandalosos que agora todo tipo de corrupção pode ser jogado no saco desses escândalos. Um a mais ou um a menos, tanto faz.

      Colega, leia mais para não cair no senso comum. Aprenda a separar os fatos e opinar sobre eles.

       

       

       

      1. emerson57

        22 de janeiro de 2015 3:11 pm

        http://www.significados.com.br/ironia/

        “Ironia é algo que afirma o contrario daquilo que se quer dizer, aquilo que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. “

        1. nosde

          22 de janeiro de 2015 3:59 pm

          Pela enesima vez vou dizer.
          Pela enesima vez vou dizer. Ve se aprende. Os veiculos via Internet nao conseguem transmitir ironias. Quando se ve ironia passada por algum escritor famoso ou por alguem mais conhecido, quase sempre isto se da em meio a uma construcao mais elaborada ou/e muitas vezes o proprio formato da comunicacao assim a expressa. Exemplo, um txto do Verissimo, do Chico Anisio etc, mas mesmo assim nao estariam inteiramente imunes ao mal entedimento. A conversacao via Internet eh muito rapida, enxuta sem muito intersticios, eh seca.

  2. sergio m pinto

    22 de janeiro de 2015 9:41 am

    Imagino o que aconteceria se

    Imagino o que aconteceria se o candidato do PT tivesse ganho a eleição para o governo do estado. Aliás, creio que, mesmo perdendo a eleição, o PT fatalmente será culpado pela imprevidência do governo do estado nos últimos 20 anos. Quem viver, verá.

  3. evandro condé de lima

    22 de janeiro de 2015 10:49 am

    Um pouco de lembranças.

    Está no Facebook.

    Folha de S. Paulo de 12 de Outubro de 2003.

Me lembro que essa matéria me chamou a atenção na época e resolvi guardar pra ver o que aconteceria dali a 10 anos. Me surpreendia saber que uma notícia tão chocante seria apenas uma manchete esquecida no dia seguinte.

E me chamou muito atenção, me chama de novo ao reler agora, é que não existe uma boa solução para o problema. Existem maneiras de se remediar, todas com impactos ambientais e/ou sociais.

Por isso prefiro chamar a atenção pra uma coisa diferente do que todo mundo fala hoje. Não adianta (só) ficar malhando o governo. Água é um bem escasso, e vai ficar cada vez mais escasso. Evitar o racionamento como se fosse uma calamidade é um erro.

Estamos confortáveis demais - e desperdiçando demais. Isso não se sustenta. Precisamos mudar muitos hábitos se quisermos que nossos filhos e netos tenham metade do conforto que temos hoje em dia. Não só em relação a água. Precisamos desperdiçar menos. Muito menos.

Vamos precisar abrir mão alguma hora desse nosso ritmo de consumo dos recursos naturais. Não existe uma fórmula mágica. A conta não fecha.Leo Germani

    Folha de S. Paulo de 12 de Outubro de 2003.

    Me lembro que essa matéria me chamou a atenção na época e resolvi guardar pra ver o que aconteceria dali a 10 anos. Me surpreendia saber que uma notícia tão chocante seria apenas uma manchete esquecida no dia seguinte.

    E me chamou muito atenção, me chama de novo ao reler agora, é que não existe uma boa solução para o problema. Existem maneiras de se remediar, todas com impactos ambientais e/ou sociais.

    Por isso prefiro chamar a atenção pra uma coisa diferente do que todo mundo fala hoje. Não adianta (só) ficar malhando o governo. Água é um bem escasso, e vai ficar cada vez mais escasso. Evitar o racionamento como se fosse uma calamidade é um erro.

    Estamos confortáveis demais – e desperdiçando demais. Isso não se sustenta. Precisamos mudar muitos hábitos se quisermos que nossos filhos e netos tenham metade do conforto que temos hoje em dia. Não só em relação a água. Precisamos desperdiçar menos. Muito menos.

    Vamos precisar abrir mão alguma hora desse nosso ritmo de consumo dos recursos naturais. Não existe uma fórmula mágica. A conta não fecha.

     

    1. Fábio de Oliveira Ribeiro

      22 de janeiro de 2015 1:28 pm

      Não vi a imprensa lembrando a

      Não vi a imprensa lembrando esta questão durante a campanha eleitoral de Geraldo Alckmin, nem nas campanhas que levaram José Serra ao Palácio dos Bandeirantes. Do Mensalão petista, entretanto, a imprensa lembrou constantemente para atacar Lula e Dilma.  

  4. maria rodrigues

    22 de janeiro de 2015 10:50 am

    É a seca predominando SP, por

    É a seca predominando SP, por um lado, e as enchentes, previsíveis e sucessivas, inundando as cidades, com volumes de água desperdiçadas. Será que não há uma forma de se conter essas enchentes, evitando o caos, ou mesmo de se aproveitar esse líquido cada vez mais raro? 

    Sem dúvida, o que vimos asistindo de há muto é a omissão da imprensa em relação ao desgoverno paulista. Mas, claro fica, que o mesmo nunca aconteceria se os gestores daquele estado fossem petistas. Após o apagão de menos de uma hora em alguns estado da Federação, incluindo o DF, o JN preencheu maior parte do tempo do programa com a matéria. E, assim, sucessivamente, há de ser, porque o que importa à Globo é massacrar o Governo Federal.

  5. Ivan de Union

    22 de janeiro de 2015 11:10 am

    Dilma ta ocupada vendo a

    Dilma ta ocupada vendo a economia virar um deserto.

    1. Fábio de Oliveira Ribeiro

      22 de janeiro de 2015 1:29 pm

      Na boa, mano… quem lucrou

      Na boa, mano… quem lucrou com o deserto produzido pelos tucanos em São Paulo foram os gringos. Aqueles mesmos que você idolatra em razão do seu nome gringolizado. 

  6. Vantuil Barbosa Filho

    22 de janeiro de 2015 11:11 am

    Falta dágua, onde?

    Alguém viu algum cidadão paulistano, ou algum site sujo mostrar alguma manifestação popular de reclamação por falta dágua em seu bairro? não vale mostrar cano quebrado. Terceirizar, vender administração pública é sem dúvida a melhor forma de se livrar dos problemas sociais, o resto é só contabilizar os lucros com os acionistas. Viva São Paulo, tú és escola. Uma pena, pois eu achava que distribuir riquesas traria educação e cultura para o povo, tava enganado, esse POVO QUE VEIO COLONIZAR O bRASIL e acabar  com os Índios, é maldoso e corrupto mesmo, desde o descobrimento dessa merda.

    1. Conde de Rochester

      22 de janeiro de 2015 11:41 am

      FATOS

      Meu… Não é hora de justificar. É hora de cobrar.

      Em materia de qualidade de vida e meio ambiente, o governo de São Paulo tem sido criminosamente irresponsavel, omisso e desastroso.

      Vamos la… Como uma imagem vale mais do que milk palavras…

       

       

       

       

      AGORA… O MAIOR CRIME AMBIENTAL DE TODOS OS TEMPOS.

       

       

       

      1. Marcotog

        22 de janeiro de 2015 12:17 pm

        Sobre a Billings.
         
        São

        Sobre a Billings.

         

        São Bernardo do Campo despeja esgoto “in natura” no reservatório há muitas décadas. Os prefeitos (Luiz Marinho é prefeito há 6 anos) sempre negaram, mas questionados onde todo o esgoto da cidade é tratado, sempre se limitam a responder “tratamos o esgoto”.

         

      2. rdmaestri

        22 de janeiro de 2015 1:10 pm

        As imagens são impressionantes.

        Realmente se estas imagens forem representativas do tratamento dado ao meio ambiente em São Paulo é melhor que a cidade exploda e que depois se jogue sal sobre ela para que lá nada mais cresça!

        É impressionante que na cidade mais rica do Brasil, no estado mais rico do Brasil se trate o meio ambiente desta forma, eu quando visito São Paulo fico restrito ao centro da cidade e alguns locais turísticos, se o governo também haje como um visitante de fora, realmente, está tudo perdido.

        1. Fábio de Oliveira Ribeiro

          22 de janeiro de 2015 1:32 pm

          Não transfira para o

          Não transfira para o município de São Paulo a responsabilidade pela seca que foi produzida em razão da mistura explosiva de Sabesp privatizada + distribuição de lucros nos EUA + desgovernos tucanos. 

          1. rdmaestri

            22 de janeiro de 2015 1:42 pm

            Devia ao menos denunciar.

            O prefeito de São Paulo deveria tomar a frente esta luta, não adianta simplesmente dizer que não é sua responsabilidade e pegar uma harpa e ficar tocando enquanto a cidade pega fogo.

            Ele poderia tomar a peito as reivindicações da cidade em relação ao governo estadual pois de acordo com a legislação federal a água é competência dos municípios que podem delegar ao estado (o que aconteceu em toda a história da cidade de São Paulo). Ou seja, ele é um interlocutor com mais direito do que o próprio governo Federal.

            O prefeito de São Paulo, pode pelo menos verificar se a transferência legal de responsabilidade da gestão da água do município está sendo feita de acordo com os termos do contrato Município-Estado, e se não estiver ele pode até denunciar o contrato em juízo!

          2. Fábio de Oliveira Ribeiro

            22 de janeiro de 2015 1:58 pm

            Mais uma vez. Não transfira

            Mais uma vez. Não transfira para o Prefeito a responsabilidade do Governador. 

  7. Ricardo Gonçalves

    22 de janeiro de 2015 11:44 am

    Concordo plenamente sobre o

    Concordo plenamente sobre o estado de calamidade e sobre os culpados, mas acho que deveria ser feita uma critica mais apurada sobre onde e como foram os gastos da Sabesp nos últimos dez anos. Dizer que os dois acerebrados não fizeram nada além de comemorar os lucros dos acionistas em New York, não ajuda em nada, além de não ser verdadeiro.

    Nos textos do Nassif de ontem é cometido o mesmo equívoco. Estações de tratamento foram instaladas (região de Jundiai e ABC, por exemplo), está sendo ampliada  coleta de esgotos (a passos de chuchu é verdade!!!!), enfim, é falso dizer que nada foi feito e ajuda os acerebrados a se defenderem dizendo que não passa de intriga da oposição.

    A inércia cerebral paulisto-anti-petista só será rompida caso se consiga mostrar claramente onde estão os “erros” de investimento e omissão da máfia tucana. Do contrário, se o nosso argumento for apenas eles não fizeram nada além de ficar rindo da cara do povo, enquanto no PIG, o chuchuzinho fica destilando milhoes e milhoes de investimentos, será quase natural ouvirmos dos brilhantes paulistas: É tudo culpa do PT e da Dilma.

    Uma sugestão: que tal comerçarmos pelos responsáveis em reduzir as perdas por vazamento na distrbuição? Por que a Cetesb permite que a Sabesp lance esgoto bruto nos corpos dagua? Por que a Sabesp trata o esgoto da Vila Carioca na ETE Barueri se a ETE do ABC fica a menos de um kilometro da vila carioca?

    1. Fábio de Oliveira Ribeiro

      22 de janeiro de 2015 1:57 pm

      Você disse que gringos não

      Você disse que gringos não gostaram de ficar com os lucros da Sabesp e que estão preocupados com os paulistas que ficaram sem água. Nem seu filho de 3 anos acreditaria nesta sua lorota. Ha, ha, ha…

  8. Marcotog

    22 de janeiro de 2015 11:53 am

    Realmente, é complicado viver

    Realmente, é complicado viver num deserto sem água e energia elétrica, e as autoridades (todas) apenas se esquivando do problema.

     

     

    1. Fábio de Oliveira Ribeiro

      22 de janeiro de 2015 4:22 pm

      Sem energia elétrica nossos

      Sem energia elétrica nossos antepassados viveram milhões de anos. Sem água ninguém vive mais que três dias. O problema da água diz respeito ao Geraldo Alckmin, ao Geraldo Alckmin viu Marcotucanog.

  9. Juliano Santos

    22 de janeiro de 2015 1:16 pm

    Falei lá no EduGui que quem

    Falei lá no EduGui que quem sabe da desgraça não pode vir a grande virada? Enquanto o pig articula para colocar São Pedro como envolvido no Lava a Jato, no lugar do Cunha, os paulsitas podem agir.

    Cabe uma ação popular por improbidade adminstrativa. Como disse o Luciano do Obsevatório de Imprensa, Alkimin prevaricou. E o pig escamoteou infornações vitais para a população.

    Numa grande campanha, com o processo, atos de rua, quem sabe não se consegue expor a luz do dia, em todo seu esplendor, a obra-prima do projeto neoliberal dos tucanos, e a cumplicidade criminosa da imprensa brasileira?

    A população brasileira pode ter diante de si, sem disfarces, “sem photoshop” a nudez escancarada da direita brasileira. Assim, ela, com saco de maldade e tudo, suspira, “ainda bem que eu acabei não votando no Aécio”.

    PS: Numa dessa quem sabe, não acabe sobrando para o Levy, o “enviado especial” da tucanagem no governo Dilma? 

  10. altamiro souza

    22 de janeiro de 2015 2:11 pm

    ….e os tucanos finalmente

    ….e os tucanos finalmente criaram o deserto.

    denúncia necesária…e histórica….

    como reagir a isso e punir os culpados?

    a omissão tucana e seu ideário privatizante levaram à desertificação…

    inclusive moral…. 

  11. Gilson AS

    22 de janeiro de 2015 2:19 pm

    Na boa, o PT é um partido de

    Na boa, o PT é um partido de sorte, até quando perde ganha.

    Essa bomba de efeito retardado poderia explodir no colo do PT.

    Coxinhas, obrigado pela contribuição que vocês deram aos petralhas.

     

    1. Fábio de Oliveira Ribeiro

      22 de janeiro de 2015 3:11 pm

      Mano, na boa… a questão que

      Mano, na boa… a questão que afeta o povo paulista não é partidária e sim humanitária. Onde enfiar 10 milhões de pessoas sem água?

      1. nosde

        22 de janeiro de 2015 3:45 pm

        Mano, apenas em consideracao
        Mano, apenas em consideracao nao vou te dar a resposta . . .

      2. rdmaestri

        22 de janeiro de 2015 6:30 pm

        Vou colocar uma expressão que ninguém gosta.

        Fábio.

        Eu diria que a questão de São Paulo pode se tornar um problema de SEGURANÇA NACIONAL!

        Não caiu a ficha de ninguém, se eu fosse paulista já estaria procurando uma casa em outro estado!

        1. Fábio de Oliveira Ribeiro

          22 de janeiro de 2015 10:17 pm

          Pode se tornar? Já se tornou

          Pode se tornar? Já se tornou meu caro. Os soviéticos levaram semanas para reunir o transporte necessário para evacuar 45 mil habitantes de Chernobyl. A logistica para evacuar 10 milhões de pessoas é colossal. Não há em São Paulo transporte para tanta gente ao mesmo tempo. A radiação mata lentamente por exposição e acumulação no organismo, portanto, a demora de uma semana não matou os habitantes da cidade que estavam distantes do reator que explodiu. A falta de água mata o ser humano em alguns dias. Como dar água a 10 milhões de pessoas antes e durante o transporte delas?

           

          A verdade é a seguinte. A única solução para Alckmin será dar carta branca para a PM matar geral quando começarem os violentos tumultos por causa da falta de água. O Exército não vai intervir, pois a PM é sua tropa auxiliar. O mais provável é que o Exército evacue os quartéis em ordem para preservar a tropa. Milhões morrerão de sede, milhares serão mortos a tiros. E depois a imprensa culpará Dilma Rousseff pelo massacre. 

      3. FRANCISCA GOMES VIEIRA

        22 de janeiro de 2015 8:30 pm

        na casa do alkimin

        onde colocar 10 milhoes de pessoas? na casa do alkimin, do serra, do fhc……………………

    2. lenita

      22 de janeiro de 2015 4:07 pm

      Durante a campanha eleitoral

      Durante a campanha eleitoral eu cheguei a dizer aqui, que só mesmo o Alckmin merecia ganhar a disputa, já prevendo a questão da água. Ele merece! ele merece! e sua mídia comprada tb !

  12. Pedro Meirelles Costa

    22 de janeiro de 2015 2:52 pm

    Racionamento de água em MG

    O Governador de MG, Fernando Pimentel, irá decretar racionamento de água no estado.

    A situação em MG é tão critica quanto em SP !!!

    Motivo: o ex-secretário TUCANO dos governos Aécio / Anastasia, forneceu licenças IRREGULARES para as mineradoras do estado. 

    Resultado, várias nascentes morreram e os danos ao meio ambiente são IRREVERSÍVEIS.

    Mais de 26 cidades já decretaram racionamento e rodízio de água !!!

    Quando a bomba explode…somente os blogs é que repercutem essas notícias !!!

    http://racismoambiental.net.br/2014/05/combate-especial-ministerio-publico-de-minas-denuncia-ex-secretario-e-outros-altos-funcionarios-da-semad-por-crimes-em-favor-da-mmx/

    http://www.robertomoraes.com.br/2014/05/demissao-de-secretario-de-meio-ambiente.html

    Para variar, a velha mídia coloca a culpa no consumo da população….rs

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/01/22/interna_gerais,610364/a-ordem-e-economizar.shtml

    Essa mídia só engana os incautos !!!

     

  13. BRAGA-BH

    22 de janeiro de 2015 4:55 pm

    O problema dos paulistas que

    O problema dos paulistas que há cerca de 20 anos já havia começado este deserto. O deserto cerebral é o pior deles!!

  14. Ozzy

    23 de janeiro de 2015 2:09 am

    Culpas

    A situação no RJ não é muito diferente. Deve ser culpa do governo tucano daqui. 

    E, bem, já está faltando luz também. Deve ser culpa do governo federal tucano.

    A incompetência está longe de ser um privilégio do PSDB. E a falta d’água e de luz não é privilégio dos paulistas.

    Mas, enfim, pra quem quer brincar de política partidária com uma cagada homérica, dá pra vocês se “divertirem”.

Recomendados para você

Recomendados