Jair Bolsonaro participou do podcast Inteligência Limitada nesta quinta-feira (20). A entrevista foi motivada pela tentativa da campanha do presidente de voltar ao topo como podcast de maior audiência no Youtube, após Lula ter quebrado o recorde no Flow, na última terça-feira (18).
Com pico de 1,7 milhão de visualizações simultâneas, Bolsonaro teve sucesso nesse objetivo. Porém, o programa registrou pelo menos três falas mentirosas do atual mandatário.
Vacinas já estavam à venda
Assim como disse em entrevista recente a O Antagonista, o chefe do Executivo disse que em 2020 “não tinha (vacina) em lugar nenhum” e insinuou que a “cobrança” para aquisição de vacinas pelo Governo Federal foi injusta porque não havia oferta do imunizante naquele momento.

Porém, países em todo o mundo fizeram acordos para compra de vacinas ao longo de todo 2020. Em dezembro desse ano, o Reino Unido já tinha iniciado vacinação com imunizante aprovado pela Organização Mundial da Saúde.
Segundo documentos obtidos pela CPI da Covid, em maio o Planalto já havia sido procurado por farmacêuticas que queriam fechar acordo para vender a substância.
Nesse contexto, a Pfizer chegou a enviar 53 emails na tentativa de fechar negócio com o Estado brasileiro, que sequer respondeu esses correios eletrônicos. Posteriormente, o Governo Bolsonaro alegou que não houve retorno por causa de vírus de computador.
Dinheiro vivo foi usado na compra de imóveis
O presidente voltou a mentir ao equivocadamente confundir os termos “moeda-corrente” e “dinheiro em espécie”.
Não foi dinheiro vivo, tenho certeza. Leva para o lado como se tivesse uma fábrica de dinheiro e manda para lá. Moeda corrente. Pode ser doc, pode ser até dinheiro vivo. Mas o que interessa? Tá no imposto de renda? Os meus estão. Os dos meus parentes? Acredito que sim.
afirmou
No entanto, reportagem do Uol mostra que a família Bolsonaro, desde os anos 1990, adquiriu 107 imóveis. Deles, 51 foi comprados parcial ou totalmente com dinheiro vivo. A prática é considerada como suspeita por facilitar possível lavagem de dinheiro.
Não é Lula que fala em 30 milhões na fome
Ao chamar Lula de mitomaníaco, aquele que mente compulsivamente, Bolsonaro engana ao dizer que Lula cria números da fome no Brasil.
Não (é) nesse número que o Lula prega. O Lula chuta os números. Ele é um mitomaníaco, que conta mentiras. E ele sempre fala que tem 30 milhões de pessoas passando fome.
disse ele
No entanto, os 33 milhões de brasileiros em insegurança alimentar é um dado divulgado pela segunda edição, e mais atualizada, do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19.
O estudo foi realizado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e executado pelo Instituto Vox Populi.
Ainda, o levantamento teve apoio de: Ação da Cidadania, ActionAid, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Ibirapitanga, Oxfam Brasil e Sesc São Paulo.
LEIA: Para Bolsonaro, pobre está desempregado porque se ‘acostumou’ a não ter profissão
Em resposta, a assessoria do candidato petista disse:
Agências de checagem mostram que Bolsonaro contou mais de 6.000 mentiras durante a sua presidência. Ele é famoso no mundo inteiro por ser um mentiroso. Essa é só mais uma na sua campanha infame e antidemocrática, para mascarar seu governo desastroso.
AMBAR
21 de outubro de 2022 1:33 pmBom, como todo bolsonarista tem realmente uma inteligência limitada, a superação do limite dos espectadores do Lula não surpreende