3 de junho de 2026

Cirurgia Robótica para Câncer de Próstata, por Cesar Camara

Cirurgia Robótica

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

imagem Sistema Robótico da Vinci S HD (1)

Nas salas de cirurgia atuais, é possível encontrar dois ou três cirurgiões, um anestesista e muitos auxiliares, até mesmo na mais simples das cirurgias. A maioria das cirurgias requer aproximadamente meia dúzia de pessoas na sala. No futuro, talvez a cirurgia requeira somente um cirurgião, um anestesista e um ou dois auxiliares. Nessa sala de cirurgia, o médico sentará em um console de computador, dentro ou fora da sala de cirurgia, usando o robô cirúrgico para efetuar aquilo que até então exigia uma equipe bem maior.

Manter menos pessoas na sala de cirurgia e permitir que os médicos tenham a capacidade de operar um paciente a longa distância pode diminuir o custo das cirurgias. Além da redução de custo, a cirurgia robótica possui diversas outras vantagens sobre a cirurgia convencional, incluindo o aumento da precisão e redução do trauma para o paciente. Por exemplo, a cirurgia de ponte de safena, atualmente, exige que o peito do paciente seja “serrado” e aberto por meio de uma incisão de mais de 30 cm de comprimento. No entanto, com os sistemas robóticos será possível operar o coração por meio de três pequenas incisões no peito, cada uma com cerca de 1 cm de diâmetro. Como o cirurgião faria estas incisões menores em vez de uma longa por toda a extensão do peito, o paciente experimentaria menor dor e sangramento, levando a uma recuperação mais rápida.

A robótica também diminui a fadiga que os médicos sofrem durante as cirurgias, que podem durar várias horas. Os cirurgiões podem ficar exaustos durante essas longas cirurgias diminuindo seu rendimento.

 

Características e Benefícios da cirurgia robótica

  • Primeiro sistema cirúrgico robótico com visualização 3D HD
  • Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica
  • Zoom digital reduz interferências entre endoscópio e os instrumentos
  • Endoscópio estéreo (dois canais de imagem de 5 mm) de 0° e 30°

 

Destreza, Precisão e Controle

  • Controle preciso dos instrumentos, ponteiras articuladas
  • Movimento em escala
  • Grande raio de atuação permite atendimento multi quadrante
  • Grande seleção de instrumentos de 5 mm e 8 mm

 

Ergonomia

  • Alinhamento: olhos com as mãos
  • Visualizador Estéreo por imersão
  • Postura confortável

imagem Sistema Robótico da Vinci S HD (2)

 

Console do Cirurgião

  • Usando o Sistema Cirúrgico da Vinci®, o cirurgião opera enquanto está confortavelmente sentado no console do cirurgião, visualizando em 3-D as imagens endoscópicas.
  • O cirurgião manipula os controles mestres situados abaixo do display com as mãos e pulsos naturalmente posicionados em relação aos seus olhos.
  • O sistema traduz imediatamente os movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião, em movimentos precisos e em tempo real para a extremidade dos instrumentos dentro da cavidade endoscópica

 

imagem Sistema Robótico da Vinci S HD (3)

 

 

Instrumentos Endowrist®

  • Os instrumentos Endowrist ® possuem sete graus de liberdade de movimento que imitam as habilidades das mãos e dos pulsos humanos.
  • Cada instrumento tem uma função específica tal como clamping, sutura, corte e manipulação de tecidos.
  • Controle preciso com a ponta dos dedos de todos os instrumentos articulados Endowrist ®.
  • Movimento em escala e redução do tremor.
  • O tamanho dos braços proporciona o acesso a todos os quadrantes ao mesmo tempo.
  • Larga seleção de instrumentos de 5 e 8 mm.

imagem Sistema Robótico da Vinci S HD (5)

 

Configuração da sala

imagem Configuração da sala

 

Procedimentos aprovados assistidos por robótica

  • Urologia – prostatectomia radical; pieloplastia; cistectomia; nefrectomia; adrenalectomia; reimplantação ureteral.
  • Cirurgia Geral – colecistectomia; fundoplicatura Nissen; miotomia de Heller; passagem de sonda gastrointestinal; esplenectomia; ressecção intestinal. Ginecologia – histerectomia; miomectomia.
  • Cirurgia Cardíaca – Mobilização da artéria mamária interna e ablação do tecido cardíaco; reconstrução da válvula mitral; intervenção endoscópica em artéria septal defeituosa; anastomose entre artéria torácica e artéria coronária anterior esquerda descendente para revascularização cardíaca e mediastinotomia.

 

 

www.cesarcamara.com.br

 

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Athos

    6 de outubro de 2014 3:27 pm

    Novas tecnologias chegam
    Novas tecnologias chegam muito lentamente.
    E apesar do custo mais baixo, cobram mais.

    A final de contas a maquina, o robô, custa dinheiro e tem que ter seu payback.
    Sabe como é, business.

  2. jose cirilo barreto

    16 de junho de 2017 1:27 pm

    CIRURGIA ROBOTICA CANCER DE PROSTATA – RTU

    gostaria saber do preço dessa cirurgia .

     

    se possivel ,

     

     

    11; 2765.2334

Recomendados para você

Recomendados