4 de junho de 2026

Pela pluralidade no blog

Por Superperplexo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ref. ao post: A política do Blog, a política no Blog, Marina Silva e meu voto em Dilma

Será que o tácito (nos milhares de comentários), muitas vezes, não diz  muuuuito mais que o explícito (nos poucos posts, como o criticado hoje). 

Acompanho o blog nas origens, desde o parto. O comandante do blog tem, desde sua atuação na mídia tradicional, a marca da imparcialidade.

Mas no coletivo, com o crescimento do blog, a “pureza” desses valores de fundação sofreram arranhões. Pro-fundos..

Qualquer visitante, que não conheça a história desse espaço democrático de reflexões, tenderá a concluir (equivocadamente) que o blog tem certo tom partidário, e não propriamente plural. Isso não me agrada embora entenda, até certo ponto.  Claro, que é um contraponto, até certo compreensivel, diante do massacre da mídia dominante. Por outro lado seria desejável mais autocrítica nos comentários, e redução nos excessos de exaltação a personalidades políticas preferidas.

Assim, ao publicar o post de declaração explícita de voto a Marina (de autoria de Gunter), o líder do blog, sensatamente promove “reequilíbrio de forças”, para a dificílima empreitada de assegurar a melhor dose de pluridadade aqui.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

41 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sbcampello

    25 de agosto de 2014 1:29 pm

    Tem moderador pra quê, afinal?

    Para moderar, ora bolas! Aberturas às visões e pluralidade de opiniões é o que mais falta a nossa mídia tradicional. E ironicamente, porém não acidentalmente, é característica quase presente na contemporaneidade. 

  2. Eliane ribeiro

    25 de agosto de 2014 1:52 pm

    Gunter foi muito corajoso ,e

    Gunter foi muito corajoso ,e muito facil engrossar os que estão com a galera,e facil esta do lado das vaias,

    quero ver correr o risco de ser vaiado,então Gunter voce se alinha com a Dilma viu!,e brincadeira.

  3. Eliane ribeiro

    25 de agosto de 2014 1:52 pm

    Gunter foi muito corajoso ,e

    Gunter foi muito corajoso ,e muito facil engrossar os que estão com a galera,e facil esta do lado das vaias,

    quero ver correr o risco de ser vaiado,então Gunter voce se alinha com a Dilma viu!,e brincadeira.

    1. Jorge Rebolla

      25 de agosto de 2014 3:43 pm

      Corajoso por declara voto na cara de mogno?

      Ai, ai… 

      Não é preciso coragem para dizer que vota na cria de mula sem cabeça com caapora… por um lado… e Windsor com Gore-Soros pelo outro. Basta apenas ignorância ou má-fé.

      1. Ivan de Union

        25 de agosto de 2014 5:05 pm

        Voce ta precisando de

        Voce ta precisando de compania hojue, Rebolla!

        Vai ser o unico tucano cebolinhamente chorando o dia todo nesse post?

  4. Zeza Estrela

    25 de agosto de 2014 2:19 pm

    Li os 2 posts e fiquei com

    Li os 2 posts e fiquei com uma dúvida, quem foi que declarou explicitamente voto em Marina Silva? 

  5. altamiro souza

    25 de agosto de 2014 2:31 pm

    continuar com a plurlidade

    continuar com a plurlidade existente no blog me parece fundamental para que o debate seja saudáve, como sempre.

    pois, a luta é por um mundo plural e um  multilateralismo que finalmente possam vencer esse fundamentalismo que tanto faz mal à convivencia salutar da humanidade.

  6. Ivan de Union

    25 de agosto de 2014 3:10 pm

    Super, o que pode muito bem

    Super, o que pode muito bem ser tatico da parte de Nassif, mas nunca estrategico, eh equiparar o projeto de Aecio com o projeto de Dilma.

    https://jornalggn.com.br/noticia/e-preferivel-um-aecio-na-mao-que-duas-marinas-voando

    Os dados comparativos sao arrazadores:  TODOS os paises neoliberais vivem de crise em crise, eh uma atraz da outra.

    Adicionalmente, eh dificil acreditar que alguem conseguiria achar algum outro neoliberalismo no mundo que nao foi uma fabrica de favelas tao gigantesca como o brasileiro, em implementacao abutre, em logistica toda em direcao ao roubo do patrimonio publico, em corrupcao, e em virtualmente tudo.

    O projeto de Aecio eh a fabrica de favelas de FHC tudo de novo.

    1. Jorge Rebolla

      25 de agosto de 2014 3:39 pm

      Muito tempo fora…

      …a memória se esvai…

      A favelização do Brasil nada tem a ver com o tal neoliberalismo…

      Muito menos a corrupção, a não ser que o regime petista seja o de maior teor neoliberal do universo. Afinal nunca antes na história deste país se roubou tanto… o Paulinho da Petrobrás não me deixa mentir…

       

      1. Ivan de Union

        25 de agosto de 2014 3:50 pm

        “A favelização do Brasil nada

        “A favelização do Brasil nada tem a ver com o tal neoliberalismo”:

        De fato, o que eu vi no Brasil em 93 e 94 foi um dos maiores choques da minha vida.  Espero que a favelizacao nunca retorne.

  7. Jorge Rebolla

    25 de agosto de 2014 3:35 pm

    Falando em pluralidade…

    …atualmente no Nassif em política ela vai da extrema-esquerda à esquerda occupy.

    Para assuntos “ilustrada” são aceitos os posts naftalinos do Motta.

    Fora disto apenas a ala da purpurina… que pode ser confundida com bláblárina…

    P.S. Ivan de Onion… então é por isto que a Venezuela vive uma crise crônica? Fosse neoliberal teria alguns momentos um pouquinho melhores?

     

    1. Ivan de Union

      25 de agosto de 2014 3:47 pm

      Union eh nos Estados

      Union eh nos Estados Unidos…

      1. Jorge Rebolla

        25 de agosto de 2014 4:16 pm

        Acho que combina mais…

        …com onion… a gente chora descascando os teus comentários…

        1. Ivan de Union

          25 de agosto de 2014 4:29 pm

          Tem montanhas de tucanos

          Tem montanhas de tucanos chorando ultimamente.

      2. CELSO ORRICO

        25 de agosto de 2014 6:17 pm

        hehehe Ivan..

        eu achava que esse Union era pq vc trabalha na Union Carbide…hahahaha

    2. Alan Souza

      25 de agosto de 2014 3:54 pm

      Comentário a ser denunciado

      Apenas poela referêcia à “ala da purpurina”. Grosseiro, reacionário e homofóbico. Como de resto tudo que escreve esse tal de Rebolla.

      1. Rodrigo C Moreira

        25 de agosto de 2014 4:17 pm

        Alan, você é muito

        Alan, você é muito autoritário.

        A solução para você é censura para todo mundo que nao concorda com você – ou que nao se manifesta de acordo com os seus padrões.

        É interessante ver esse seu comentário num post sobre pluralismo e tolerância – você acaba se se mostra antiplural e intolerante.

        1. Francy Lisboa

          25 de agosto de 2014 6:03 pm

          Ah paaaaara o Rodrigo! Na

          Ah paaaaara o Rodrigo! Na boa, na boa mesmo. o Rebola usa o termo homofóbico, o Alan o cirtica por isso e vc vem falar em autoritarismo. Aqui não tem espaço para esse tipo de comentario homofobico feito pelo Rebola, e não se trata de ser autoritario, é possivel argumentar sem ser imbecil, mas como vc percebe, nem todos conseguem.

  8. Cafezá

    25 de agosto de 2014 3:48 pm

    “Claro, que é um contraponto,

    “Claro, que é um contraponto, até certo compreensível, diante do massacre da mídia dominante. Por outro lado seria desejável mais autocrítica nos comentários, e redução nos excessos de exaltação a personalidades políticas preferidas.”

     

    Esse massacre da mídia dominante não é mole não. Foi isso, inclusive, que propiciou o surgimento do movimento dos coxinhas. A velha mida martelou incessantemente o caso mensalão e procurou por todos os meios endeusar Barbosa. São ataques diários,  todos falsos e criados no QG dessa mídia golpista. Enquanto no caso do helicóptero dos Perrelas, que transportava meia tonelada de cocaína, tudo terminou em brancas nuvens, sem que entendêssemos ao certo o que aconteceu para esse desfecho, o governo Dilma sofre inocentemente pauladas diárias. Quem poderá defender esse governo que está sendo conduzido para o calvário senão nós? No espectro das informações veiculadas no país, este Blog é minoria das minorias. A meu ver, este Blog é plural faz muito tempo. Mais ainda do que acho necessário. Aqui, sempre foi um espaço de desconstrução das falcatruas perpetradas pela elite através de suas forças, especialmene as midiáticas. Se, por exemplo, o caso da cocaína dos Perrelas, aliados de primeira linha de Aécio, tivesse ocorrido por envolvimento de  integrantes do PT, todos estariam presos e sendo chamados de traficantes.

    A mídia golpista segue aquela frase: “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”. Por causa disso, não dá um segundo de paz ao governo, inventando mentiras e distorções da realidade sem parar. É uma fábrica de falsidades. A bem da verdade, nem há tempo para que o Blog se dedique com exclusividade ao pluralismo. Se quiser, de fato, prestar informação e jornalismo verdadeiro aos seus leitores, terá que trabalhar arduamente na desconstrução dos produtos lançados pela fábrica. Caso contrário, perderá a corrida dos cem metros, ficando cheia de dedos com essa questão da pluralidade. Durante a invasão nazista da França, a Resistência criou o jornal revista Combat, que sobrevivia nas trevas. Este blog, diante da diferença infinita entre aqueles que se informam pela mídia golpista e os que se informam por intermédio deste, não tem tempo a perder. É um combate diário, injusto, árduo e, até certo ponto, solitário.

  9. Rodrigo C Moreira

    25 de agosto de 2014 3:48 pm

    É interessante esse tema da

    É interessante esse tema da pluralidade e da tolerância ser levantado no blog.

    Eu já fui governista, defensor ferrenho do PT e tudo mais.

    Mas me dei conta de que o projeto do PT se esgotou e de que é necessário mudar.

    Ate aí, nada de errado.

    O problema é que, ao me expressar deste modo no blog, sou tratado como inimigo.

    Vejam bem, nao é adversário, é inimigo.

    Como vocês querem um ambiente plural se quase a totalidade dos comentaristas se comporta como soldados numa guerra, tratando quem nao concorda com eles como um inimigo a ser batido?

    Nao é possível ter pluralidade assim, pois os comentaristas, em sua maioria, são intolerantes.

    Essa é a verdade: o blog se tornou intolerante, nao pela linha editorial, mas pelos seus comentaristas, que tratam que seguem uma linha crítica ao governo como inimigos.

    É necessário, portanto, que os comentaristas, mais até que o Nassif, aprendam a conviver com as diferenças. Tratem os oposicionistas como adversários, mas nao como inimigos. Sejam duros nos debates, mas nao tentem aniquilar as divergências.

    Isso afasta pessoas moderadas do blog. Quando não afasta, faz com quem os oposicionistas se comportem de maneira defensiva, sempre prontos para o combate e nao para o debate.

    Isso evenena o ambiente e cansa. Cansa. Essa é a verdade. Eu, pelo menos, estou cansado. Cansado da teimosia, da intolerância, de ser tratado como um inimigo aqui.

    Na verdade, continuo frequentando o blog apenas por que é uma linha alternativa à mídia tradicional. Mas o entusiamos de participar nao é mais o mesmo.

    Afinal, ninguém gosta de ser um visitante maltratado na casa de ninguém.

    1. Cafezá

      25 de agosto de 2014 4:16 pm

      Jamais vi alguém ser tratado

      Jamais vi alguém ser tratado como inimigo aqui. Os trolls são trolls, tanto que um deles foi expulso recentemente. 

      1. Rodrigo C Moreira

        25 de agosto de 2014 4:18 pm

        Você acaba de comprovar que

        Você acaba de comprovar que eu estou certo.

        Custa você reconhecer que as pessoas aqui são intolerantes com quem nao segue a linha governista?

        1. André LB

          25 de agosto de 2014 5:07 pm

            “As pessoas”?
            Que tal

            “As pessoas”?

            Que tal “algumas pessoas”? De mais a mais, se alguns são intolerantes – ou melhor, se como você diz estes são “quase a totalidade”, então das duas uma: ou se lima “quase a totalidade”, ou talvez seu conceito de intolerância esteja um tanto exacerbado.

          1. Rodrigo C Moreira

            25 de agosto de 2014 5:19 pm

            OK. Algumas pessoas. Te

            OK. Algumas pessoas. Te concedo isso.

            Mas generalizei por que são estas pessoas – as intolerantes – que se sobressaem mais.

            No mais, nao há exagero na concepção de intolerância. Ela é ou nao é.

            De qualquer maneira, nao pessa pela minha cabeça limar ninguém, de maneira alguma.

            O que eu proponho é um esforço geral de conscientização de que é necessário tornar este espaço mais tolerante e plural, que permita a convivência de todos.

            O que eu gostaria de ver aqui é um espaço de debates e não de combates entre soldados governistas e oposicionistas.

          2. lenita

            26 de agosto de 2014 1:34 am

            Rodrigo

            Se vc frequenta sempre o blog, há de perceber também que a grande maioria dos que opinam e são antipetistas, são, eles sim mt agressivos. Os que oferecem idéias , bons argumentos e s/ agressividade são respeitados, já que o contraponto é necessário. Porém existem aqueles que imaginam estar no UOL, CBN, etc e só repetem chavões ofensivos, mt comuns nos sites mencionados. Nestes casos são repelidos mesmo, pois não chega a mídia inteira massacrar diuturnamente os petistas, querem fazer aqui no blog (que considero uma ilha de ponderação e equilíbrio) o mesmo que fazem lá, não dá..

        2. Orlando Soares Varêda

          25 de agosto de 2014 8:40 pm

           
          Pronto Rodrigo, não foi

           

          Pronto Rodrigo, não foi comigo, mas vou atender seu desejo. Sou intolerante com todos que não viajam nos trilhos do governo Dilma-Lula. Mas, vou logo dizendo, não tenho dente pra morder.. Tenho uma especial atenção para com aqueles que usavam o trem, e de repente, passaram a utilizar caminhões de autônomos. Há ainda os que descarrilaram e passam a cuspir nos trlhos em que trafegavam. Percebo que este, não é o seu caso.

          Há também, os que carregam seus próprios trilhos, como é caso dos tratores de esteira, e dos  tanques de guerra. Ai o pessoal até tem razão de ficar retado e chamá-los de trol. No mais, é assim mesmo cara, aqui há um clima de  liberdade legal, e vosmecê sabe bem disso.

           

          Orlando

           

           

      2. chico da dilma

        25 de agosto de 2014 4:22 pm

        Bravo!

        Bravo!

    2. superperplexo

      25 de agosto de 2014 5:06 pm

      “Na verdade, continuo

      “Na verdade, continuo frequentando o blog apenas por que é uma linha alternativa à mídia tradicional. Mas o entusiamos de participar nao é mais o mesmo.”

       

      É o meu sentimento.

       

    3. Francy Lisboa

      25 de agosto de 2014 6:00 pm

      Vc não é INIMIGO, vc se sente

      Vc não é INIMIGO, vc se sente INIMIGO, o que é TOTALMENTE diferente.

      1. Rodrigo C Moreira

        25 de agosto de 2014 6:05 pm

        Sério mesmo que agora vamos

        Sério mesmo que agora vamos adotar a linha de culpar a vítima?

        Vocês – vocês não, boa parte dos comentaristas – tratam todo mundo como um bicho e a culpa é minha?

        Francamente…

        Custa ter um pouco de humildade de reconhecer o problema?

  10. Marcelo Castro

    25 de agosto de 2014 3:53 pm

    anseamos pelo debate qualificado

    Eu também frequento o blog desde sua criação. Pelas minhas pesquisas ,este aqui é o mais plural e qualificado da blogosfera. Não escondo minha preferencia pelo PT e as politicas de Dilma Roussef. Se sequer exista uma centro direita no Brasil, estão sem argumentos e/ou indispostos ao debate politico. Quanto aos doidivanas radicais de direita só dá para sentar e morrer de gargalhar.

  11. morallis

    25 de agosto de 2014 4:04 pm

    ???

    ???

  12. Free Walker

    25 de agosto de 2014 4:18 pm

    Na imprensa, neutralidade e

    Na imprensa, neutralidade e imparcialidade nao existe, ainda bem. Quando existe independencia eh bom.

    Abrir o “campo de morte”  da area de comentarios nao faz um blog neutro e nem independente, basta ver nos colunistas do Globo, UOL, Estadao…

    Quanto ao blog do LN, eh publico, claro e evidente que tem vies governista na esfera federal, nem por isso o acho chapa-branca. Basta fazer um manchetometro, 90% sao favorares ao governismo federal (quanto tem criticas sao pontuais a pessoas, Paulo Bernardo, Cardozo, Hoffman e as vezes Mantega) enquanto que o manchetometro ao governo paulista (ou qualquer um de oposicao) sao 90% negativos.

     

  13. vera lucia venturini

    25 de agosto de 2014 4:18 pm

    E pluralismo não supõe o

    E pluralismo não supõe o direito de frequentadores do blog criticarem a declaração de voto elevado a post?

    O blog foi plural quando publicou a entrevista da Neca. Quando elevou o status de homem público do Eudardo Campos. E agora com o destaque dos pontos positivos que a Marina trouxe para a campanha.

    Agora em declaração de voto em cima do ‘eu acho”, eu acredito, não vejo qualquer utilidade. Mesmo porque é uma análise pessoal em cima de posições ideológicas e não tem nada de jornalítico nisso.

     

  14. André LB

    25 de agosto de 2014 5:02 pm

      Não entendi,

      Não entendi, sinceramente.

      O blog é obviamente plural, e isso se dá na escolha dos temas e na possibilidade de comentário aberta a todos, de (quase) qualquer matiz ideológico.

      No caso do post sobre a Marina, escrito pelo Gunter, li por alto e vi uma saraivada de críticas. Oras, se a maioria não concorda com o que foi escrito, qual o problema? Óbvio que comentários/comentaristas extremados e ofensivos devem ser limados, mas…

      …a impressão que dá é que o comentarista se ressente da predominância de comentaristas pró-governo. Afinal, se ainda hoje é fácil identificar e retirar os exaltados, que “pureza” é essa que está em risco, que sofreu “arranhões profundos”? Isso ocorria pela existência de poucos comentaristas? E lembro ainda que, ao contrário da grande imprensa, o espaço está aí, garantido, a quem quiser dar seus cliques – e no blog ainda existe a possibilidade de debates reservados.

      Com um grande número sempre surgem os mais ou menos articulados, os mais ou menos tímidos. Dentro dos limites mínimos de etiqueta, garantidos pelo dono do espaço, cabe aos “minoritários” tão somente exercer sua possibilidade de opinar diante da maioria, sem esperar concordância dos discordantes. O resto resume-se ao leve suspirar pela “pureza de outrora”.

     

  15. Athos

    25 de agosto de 2014 5:29 pm

    Então procure aí no BLOG um

    Então procure aí no BLOG um “Porque voto no Serra”!

     

    kkkkkk, não precisa ser tão plural assim não.

  16. CELSO ORRICO

    25 de agosto de 2014 5:44 pm

    serei moderado e tolerante..um Lord..

    aos olhos azuis e sensíveis serei opaco e direto, citarei uma sábio chinês para definir a candidatura de Marina, suportada pelo Sr. Transgênico como  Vice e a herdeira do Itaú : ” a forma é o vazio , o vazio é a forma” Lao Tse..por mais que o Nassif se esforce para encontar alguma coisa nela..

    sem milindres..

  17. Toni

    25 de agosto de 2014 6:22 pm

    .

    Considero que o post do Gunter deve ser respeitado mais pelas contribuições, comentários, bem como participação ativa dele no blog, do que pelo próprio conteúdo, no caso sua declaração de voto em Marina.

    Acho que estou entre a primeira dezena de comentaristas e leitores deste espaço, que firmou-se principalmente por abrir lugar ao pensamento de esquerda, quando a propagação de blogs ainda engatinhava no Brasil e os principais referenciais eram dependentes dos blogueiros limpinhos da imprensa conservadora.  É claro que assim o lado esquerdo do blog tomou posição firme, ocupando aqui lugar de forma consequente.

    Isso nunca impediu, também, seja dito, pela civilidade e educação de todos aqui, que opiniões polêmicas e participantes ultra-conservadores como AA, escrevam frequentemente e dêem suas opiniões sobre qualquer assunto. Esta é uma grande virtude deste blog, mesmo que algumas vezes haja os contrariados.

    Pois que todos, independente de postura político-ideológica, têm algo interessante a dizer, a contar, a debater e a discutir. Eu leio sempre, quando com tempo, tanto os tópicos como os comentários e considero valiosa exatamente a riqueza e diversidade das discussões, a quantidade de informações, dados e pontos de vista que nos ajudam a analisar os fatos discutidos. 

    E mais uma coisa tem que ser dita, ônus e bônus do esforço que fez deste blog um dos mais sérios do Brasil, deve-se a seu protagonista, Nassif. Poucos sabem as dificuldades e até perseguições que sofreu e sofre o jornalista, por suas posições firmes, sua ética e sua abertura à diversidade. 

    Futricas ou mexe e bole entre comentaristas e membros é coisa natural, compreensível, mas não vamos contribuir para que as coisas se transformem exatamente naquilo que combatemos. 

    Valeu.

  18. oscar2

    25 de agosto de 2014 9:21 pm

    Até certo ponto

    É claro que o blog tem dono e tambem é muito bom. Acontece que só até certo ponto consegue

    ser imparcial, bem como plural. Algumas verdades mais fortes até passam, más isso tambem é

    até certo ponto. Alguns assuntos são tabus e se bem que entedíveis nas entre linhas, não há

    possibilidade de uma troca de idéias e informações entre semelhantes, fora da intermediação

    do moderador. Então sobra apenas ler as postagens, algumas muito preciosas e de verdadeiros

    mestres. Outras muito medíocres, mal intencionadas de figuras já conhecidas, não merecem

    atenção e menos ainda comentários. No meu caso , não perco um texto por exemplo do Índio Tupi,

    do Roberto São Paulo, do J. Carlos de Assis, do Raí, do Ivan de union. entre outros.

    Até todos os pontos, pouco se me dá quando sou truncado e sei muito bem porque.

    Limito me a ler o que acho útil e ignoro solenemente o resto.

    É verdade tambem que muitas coisas só consigo tolerar até certo ponto

  19. NICKNAME

    25 de agosto de 2014 9:37 pm

    O Blog tá longe de ser plural

    O Blog tá longe de ser plural (que tenha uma linha editorial definida, sim, mas não exacerbada – aí, vira um blog de direita ás avessas… -, e não tão aplaudido, e as exceções só confirmam a regra). Tenho impressão de que o tema já tinha sido bem colocado (pela autora do título Francy Lisboa /a-politica-do-blog-a-politica-no-blog-marina-silva-e-meu-voto-em-dilma ), e por um ou outro (um e e somente um ou outro) comentarista dos muuuitos que tendem a crescer sob o risco de partidarizar – como é difícil diminuirmos paixões de razões – e sinto falta, e sentirei – um prenúncio… –  de uma mediação sobre o que vem pela frente.

    Tenho a impressão de que há muita redundância trocando-se somente os termos, alguns muitíssimo agressivos, ofensivos, “troll” e o novo termo “coxinha” é quem não concorda com a gente, mesmo que não sejam palavrões. Engana-se, por exemplo, um que se chama Cafezá de que não houve quem fosse expulso do blog: foi, embora de forma sutil e indireta, mas foi. Com ele sumiram outros comentadores, ou outros que já tinham sumido porque já não viam nada de novidade no monte de comentários e comentaristas dizendo as mesmas coisas. Ou por outros interesses, outras leituras. Ainda vale pelos Post-Títulos, notícias que não vemos se não formos a quase toda a blogosfera alternativa! Claro que há bons comentaristas, comentários mesmo q sejam de visitantes, sejam de cadastrados que raramente se manifestam, sejam de não cadastrados. Mas só quem tiver paciência é que vai lê-los, pois a gente passa por cima na pressa de hoje em dia, e os confundimos em meio a um monte de ou dogmáticos ou de tolices (e eu posso estar entre esses, sou humano, só tento dar minha contribuição – crítica – aqui).O Blog tá longe de ser plural, é um pouco alternativo, concordo.

  20. Douglas-SP

    26 de agosto de 2014 8:07 pm

    Acompanhei o nascimento do

    Acompanhei o nascimento do Blog já que era leitor assiduo do Nassif no portal IG a não sei quantos muitos anos atras.

    A verdade é que o espaço virou “torcida organizada” pró-governo. Não é mais possível fazer uma crítica por mais construtiva que seja ao governo federal sem ser achincalhado por vários comentaristas asíduos.

    Acho um pena pois é dificil discutir o bem e o futuro do país sem o direito de criticar ou discordar. Muitas vezes me abstenho de comentar por me sentir, não censurado, mas de certa forma intimidado.

    Fica minha opnião, que considero poder ser positiva para que o blog volte ao que era antes.

     

Recomendados para você

Recomendados