4 de junho de 2026

Inti Raymi, no Memorial, comemora o ano 5.523 do calendário andino

Enviado por MiriamL

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

do Ópera Mundi

Pela primeira vez, Brasil irá celebrar milenar festa andina Inti Raymi 

Evento, que acontece no Memorial da América Latina, comemora chegada do ano 5.523 e é uma forma de agradecer o deus Sol no solstício de inverno

Redação

Para comemorar o ano 5.523 do calendário andino, será realizado pela primeira vez no Brasil o Inti Raymi, a milenar “Festa do Sol” que comemora a chegada do ano novo para os povos andinos.

Divulgação/ Facebook

Nos países andinos, comemoração atrai milhares de pessoas todos os anos

A festa ocorre no dia 21 de junho (solstício de inverno) no Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir do nascer do sol, às 6h. Após as 16h serão realizados diversos shows e apresentações da cultura andina. O objetivo é celebrar e agradecer ao deus Sol (Inti), que nesta época está no ponto de sua órbita mais distante da Terra.

Celebrado desde os tempos dos Incas, o Inti Raymi foi proibido em 1572, por ser considerada uma cerimônia pagã – o que não impedia sua realização, mesmo que na clandestinidade.

No Peru, a celebração ocorre tradicionalmente em Sacsayhuamán, a dois quilômetros da cidade de Cusco, onde estão ruínas de uma fortaleza inca do século 15. Na Bolívia, a festa é realizada nas margens do lago Tiwanaku, em Copacabana, onde, segundo a lenda, teria surgido a cultura inca.

Divulgação/ Facebook

No Peru, celebração ocorre em Cuzco, “o umbigo” do mundo inca

Confira a programação:

Manhã

6:30  até 8:30 – Representação do Inti Raymi (Roteiro Juan Cusicanki, Mario Guzman Ayala, Marba Goigochea, Hugo Fernando Vargas) aguardando o Sol, ritual e dança “Tinkus Jairas” e o grupo folclórico “Akhully ‘s”.

Tarde

15:00 – Representação do Inti Raymi (Roteiro Juan Cusicanki, Mario Guzman Ayala, Marba Goigochea, Hugo Fernando Vargas), grupo folclórico Akhully ‘s

15:30   Grupo Qhantati Ururi Conima de Puno Peru, com a dança Sikuris

16:00   Grupo Tinkus Jairas  de Bolívia, com a dança Tinku

16:20   Wara Andino música folclórica andina

16:40   Ballet  Folclórico Boliviano com a dança Tobas

17:00   Grupo Moseños del Luribay de Bolívia com a dança Moseñada

Serviço
Inti Raymi, a Festa do Sol.
Dia: Dia 21 de junho, sábado.
Horário: a partir das 6h (manhã) e a partir das 15h (tarde).
Local: Praça do Memorial – portões 1, 2 5, Metrô Barra Funda – São Paulo.
Estacionamento: Portão 4. Preço único – R$ 10.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados