4 de junho de 2026

Como o golpe de 64 armou os fazendeiros de Poços de Caldas

Seguiu-se um interrogatório pesado, para saber de onde vinham as metralhadoras encontradas no carro. Fabrino pediu o telefone emprestado, ligou para Juarez Távora e colocou o delegado no telefone.

O Estadão traz reportagem relevante sobre como os conspiradores de 1964 trouxeram armas de todas as partes e armaram militares e fazendeiros para o golpe: “Metralhadoras, fuzis e foguetes: a conspiração que em 1964 armou civis e militares contra Goulart“.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Até em Poços de Caldas acompanhamos esse golpe. No caso, as armas foram distribuídas através da Cooperativa dos Cafeicultores. O grande distribuidor de armas era o Marechal Juarez Távora, que frequentava a cidade desde os anos 30 – e era muito amigo da família e de meu avô udenista.

Era tanta arma distribuída que uma foi parar no porta-malas do dr. Fabrino, grande médico e grande bebum. Ele foi detido por um delegado recém-chegado à cidade, por dirigir embrigado.

Levado à delegacia, o delegado foi preenchendo sua ficha. Na hora dos hábitos, preencheu com um SIM a linha que perguntava se o cidadão fumava e com SIM a que perguntava se bebia.

Fabrino reagiu. Discutiu com o delegado, que aceitou colocar: “SIm, mas moderadamente”.

Seguiu-se um interrogatório pesado, para saber de onde vinham as metralhadoras encontradas no carro. Fabrino pediu o telefone emprestado, ligou para Juarez Távora e colocou o delegado no telefone.

Saiu na hora da delegacia.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados