O programa TVGGN 20H da última sexta-feira (31) contou com a participação de Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e Adriana Leiras, professora de Engenharia Industrial da PUC-Rio, para explicar O primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Karine explica ao jornalista Luís Nassif que o plano tem como objetivo ser norteador e acelerar a política de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de municípios que tiverem de enfrentar os efeitos de fenômenos naturais e mudanças climáticas, a fim de reduzir o efeito de desastres para a população.
Segundo Adriana, o plano começou a ser elaborado em 2020 e foi selecionado em março do ano passado em uma chamada pública. Agora, o grupo, que contempla técnicos e universidades, está elaborando o plano com orientações, posteriormente, cada município poderá desenvolver sua própria política de defesa civil.
“A gente fez um diagnóstico da defesa civil dos municípios do Brasil pelas necessidades deles. Então, fizemos um modelo lógico que é um mapa sobre o que o plano teria que conter e fizemos um mapeamento de expectativas para entender o que a população entendia como indispensável para o primeiro plano de proteção e defesa civil como também os especialistas que atuam tanto acadêmicos quanto quem atua nos estados e municípios”, explica a diretora do Sedec.
Eixos
As especialistas afirmam que o plano será dividido em 10 produtos. O primeiro deles foi a assinatura do consórcio com universidades, em fevereiro de 2023, para criar um plano de trabalho para definir a cronologia do desenvolvimento de etapas.
Assim, o grupo deve estabelecer os cenários de curto, médio e longo prazo, além de definir a proposta de decreto e a sugestão para divulgação do plano.
Os municípios estão participando do projeto por meio de encontros virtuais e workshops presenciais. E uma das orientações será que cada gestão municipal tenha planos de simulação e contingência para preparar a população para eventuais desastres.
Confira os detalhes do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na TVGGN:
LEIA TAMBÉM:
Deixe um comentário