4 de junho de 2026

Após Pix, oposição mira Pé-de-Meia em guerra de informação contra Lula nas redes

Ao atingir o 'trending topics' da vez, o programa Pé-de-Meia do governo foi alçado a razões pela oposição para aplicar um impeachment de Lula
Lula ao lado do publicitário Sidônio Palmeira (esq.), novo ministro de Comunicação do governo - Foto: Ricardo Stuckert

Após a onda de desinformação com as medidas tomadas pela Receita Federal sobre o Pix, a oposição busca a próxima pauta do governo Lula como mote para ataques à imagem nas redes. Ao atingir o ‘trending topics’ da vez, o programa Pé-de-Meia do governo foi alçado a razões pela oposição para aplicar um impeachment de Lula.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O novo engajamento da oposição ao governo Lula nas redes envolve o programa federal destinado a estudantes do ensino médio público, que, em pouco tempo, já é considerada a maior política de combate à desigualdade pelo alcance de beneficiários.

No programa criado pelo governo em 2024, quase 4 milhões de alunos registrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que cumprem com 80% da frequência escolar, recebem um auxílio de R$ 200 por mês.

Em decisão tomada nesta quarta-feira (20), o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou uma irregularidade o programa social ser financiado sem ter sido colocado nos planos orçamentários da União em 2024. Com base nesse entendimento, o TCU pediu a suspensão dos pagamentos.

Mas apesar de público, o financiamento do novo programa Lula é feito por dois fundos privados: o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) e o Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Em recurso judicial ingressado nesta quarta (22), a Advocacia-Geral da União (AGU) esclareceu o erro do entendimento do Tribunal, alegou que “não há qualquer ilegalidade na transferência de tais recursos” e que “o bloqueio das verbas poderá inviabilizar a continuidade do programa social de fundamental importância para a manutenção de alunos em escolas públicas”.

Mas o entendimento do TCU já foi suficiente para a oposição alegar que o governo Lula estaria cometendo um “drible fiscal”, à semelhança da “pedalada fiscal” que foi usado para referendar o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

“Todos os indícios caminham para configurar uma pedalada fiscal. O Congresso precisa cumprir seu dever constitucional neste caso”, escreveu Damares Alves (Republicanos-DF), de forma oportunia.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Kim Kataguiri (União Brasil-SP), entre outros bolsonaristas e oposição à Lula dispararam nas redes sociais a comparação e os supostos motivos para um impeachment contra Lula.

“Lula imitou Dilma e pedalou. Agora, seu único destino é o impeachment!”, escreveu o filho de Jair Bolsonaro, que é senador. Kim Kataguiri havia se antecipado e pedido o impeachment ainda na terça-feira (21), quando o TCU iniciava a análise do caso.

Entre terça e quarta-feira, as palavras-chave “pé de meia”, “impeachment lula” e “tcu” estiveram entre as 10 maiores buscas do Google.

Ao contrário do Pix, as respostas do governo federal, desta vez, foram imediatas e o desmentido vem tentando conter a nova tentativa de guerra informacional da oposição.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Dantas

    23 de janeiro de 2025 6:48 pm

    Não cair no erro da Dilma e deixar a soberba falar mais alto.

    Eu levaria isto à sério, as redes sociais vão reverberar isto e tem quorum de impeachment nas Casas.

  2. Marcio Rodrigues

    23 de janeiro de 2025 7:17 pm

    Nesta semana levantaram os salários do TST.Um absurdo que o governo, penso eu, deveria jogar para a plateia. Seria um prato muito mais cheio do que estes 200 mirreis para estudante pobre. Sem falar na quantidade de ministros.
    Escandaloso

  3. Rafael

    23 de janeiro de 2025 7:28 pm

    Olha nao dá para agir com esse pessoal de forma republicana, é preciso neutralizá-los um a um, se continuar nsse caminho o governo vai penar e chegará nas cordas em 2026, com o povo já não pode contar.

  4. Silvio Carvalho

    23 de janeiro de 2025 8:38 pm

    O miliciano que desgovernou o país no último mandato presidencial montou uma fábrica de bicicletas com tantas pedaladas que deu. Não vi nenhuma das gracinhas citadas na reportagem manifestar uma linha de desagrado. Será proveitoso se esses parasitas trabalhassem um pouco.

    1. jose

      25 de janeiro de 2025 11:18 am

      isso mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Recomendados para você

Recomendados