5 de junho de 2026

CRM quer descredenciar médico cubano por atender paciente em estado grave

Do G1

Sindicato denuncia trabalho de médico cubano em hospital do RS

Profissional pode ser descredenciado do Mais Médico por irregularidade. 
Prefeitura diz que profissional substituiu médico atrasado em caso grave.

 

Do G1 RS

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 

Um médico cubano que trabalha na Região da Campanha do Rio Grande do Sul corre o risco de ser descredenciado do programa Mais Médicos após prestar atendimento em um hospital da região. Segundo as entidades médicas, os profissionais participantes do programa do governo federal só podem atuar em postos de saúde, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

O caso veio à tona depois que o médico cubano encaminhou no início do mês um paciente do Hospital de Candiota para o Pronto Socorro de Bagé, na mesma região. Ao ler a requisição, sem o carimbo com o número do registro do profissional, o médico que recebeu o paciente percebeu a irregularidade.

“Ele (médico) entrou em contato comigo por telefone e relatou o fato de que haveria um profissional do Mais Médicos atendendo em um plantão, o que ele não poderia fazer”, disse o conselheiro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Rodrigo Marquetoti.

Segundo a direção do Hospital de Candiota, o médico cubano teria sido chamado porque o profissional que estava de plantão se atrasou e havia um paciente em estado grave aguardando atendimento. A decisão teria sido tomada pelo gerente administrativo do hospital. “Não houve mais nenhum dia, nenhum momento em que o médico do programa Mais Médicos fez qualquer tipo de atendimento conosco”, garantiu o diretor técnico do hospital, Alexandre Davila.

 

De acordo com o delegado do Conselho Regional de Medicina (Cremers) na Região da Campanha, profissionais do programa Mais Médicos só podem atender pacientes em postos de saúde. “Existe uma determinação do Conselho Regional de Medicina que fica vedado, fica proibida a atuação desses profissionais a nível hospitalar”, afirmou César Melllo.

A prefeitura de Candiota diz que o médico cubano recebeu autorização da Secretaria de Saúde do município para atender o paciente porque se tratava de um caso de vida ou morte. “O nosso município é cumpridor de todas as leis, mas existe uma lei que está acima de todas as leis, que é a lei da vida, a lei dos direitos humanos”, afirma o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

O presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, diz que o órgão abriu uma sindicância. Ele disse que se comprovadas as irregularidades, os profissionais do hospital de Candiota que permitiram a atuação do médico cubano podem ser responsabilizados. O ministério da Saúde já pediu explicações à prefeitura para decidir se o município vai sofrer algum tipo de punição.

 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

103 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Roberto Silveira

    8 de março de 2014 2:25 pm

    Médicos X Mais Médicos

    Esses dirigentes das entidades médicas são o que de mais selvagem, odioso, hipócrita, insensível, ganancioso, medieval e estúpido pode acontecer com um ser que deveria ser chamado de humano. São uns ordinários que renegam o próprio juramento, que desprezam a dor que deveriam mitigar, que em nome do corporativismo mais rasteiro e desprezível ignoram o sofrimento de outro ser humano, que não se importam se alguém morrer por falta de atendimento, desde que seja respeitado a sua “sagrada” reserva de mercado, de onde podem sugar o sangue do povo, como vampiros horrendos e asquerosos. Dirigentes de entidades médicas me dão nojo.

  2. Fernando J.

    8 de março de 2014 2:25 pm

    O médico cubano só está tendo

    O médico cubano só está tendo apoio da Prefeitura local porque o prefeito Folador é do PT, eleito em 2012 com 73,96% dos votos válidos. Se o prefeito fosse tucano, o cubano estaria jogado às feras. Como acabou de postar no Facebook o Renato Janine Ribeiro, sobre este caso: 

    “As associações de médicos estão querendo nosso desprezo?

    Não entendo como podem agir de maneira tão desumana.”

  3. Fernando J.

    8 de março de 2014 2:27 pm

    O que nenhuma TV brasileira se dignou a fazer

    Documentário Dr. Melgaço, feito pelo diário do Centro do Mundo

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=HdjA6kpLHpc%5D

  4. Tony

    8 de março de 2014 2:29 pm

    Chega!

    E senão tivesse atendido? Seria processado por omissão de socorro e quebra da ética profissional….

    Este é o duplo discurso que campeia na hipocrisia nacional, principalmente na oposição, coxinhas e mídia…

    Que País, pelamordeDeus! Tá na hora de parar com o o cinismo e a hipocrisia, esporte preferido entre 9 de 10 brasileiros, e virar um País civilizado.

    Chega!

    PS: A propósito, uma pergunta tola, porque a grande mídia tradicional nas notícias abre espaços para alguns comentários e em outros não? Porque em alguns interessa o espaço para xingamentos e indignação seletiva e em outros não querem / podem ser debatidos e questionados?

  5. cleverson

    8 de março de 2014 2:29 pm

    “O nosso município é

    “O nosso município é cumpridor de todas as leis, MAS EXISTE UMA LEI QUE ESTA ACIMA DE TODAS AS LEIS, que é a lei da vida, a lei dos direitos humanos”.

    Precisa dizer mais alguma coisa?

  6. Rituska

    8 de março de 2014 2:30 pm

    Matéria antiga e já resolvida

    Essa matéria é de 31/01/2014. A Coordenação do Mais Médicos já deu parecer favorável à permanência do médico e da cidade de Candiota no programa: http://www.viomundo.com.br/denuncias/mais-medicos.html

  7. Henrique, O outro

    8 de março de 2014 2:36 pm

    Um médico brasileiro, relapso

    Um médico brasileiro, relapso não comparece ao trabalho e coloca em risco a vida de um paciente e o Simers não ve nenhum crime. O Simers agora persegue um MÉDICO que honra o juramento e salva uma vida, coincidentemente é cubano dos Mais Médicos.

    O dia que for escrita a verdade sobre medicina brasielira tomaremos conhecimento que é  a pior do mundo. E seus crimes nunca são punidos.

    Que moral tem médicos que recebem em seu local de trabalho propangandistas de laboratórios, em troca de viagens,

    estadias e passagens aéreas.

  8. Henrique, O outro

    8 de março de 2014 2:36 pm

    Um médico brasileiro, relapso

    Um médico brasileiro, relapso não comparece ao trabalho e coloca em risco a vida de um paciente e o Simers não ve nenhum crime. O Simers agora persegue um MÉDICO que honra o juramento e salva uma vida, coincidentemente é cubano dos Mais Médicos.

    O dia que for escrita a verdade sobre medicina brasielira tomaremos conhecimento que é  a pior do mundo. E seus crimes nunca são punidos.

    Que moral tem médicos que recebem em seu local de trabalho propangandistas de laboratórios, em troca de viagens,

    estadias e passagens aéreas.

  9. Alexandre Tambelli

    8 de março de 2014 2:38 pm

    O Mais Médicos é um sucesso.

    Observei nos comentários da matéria lá no G1.

    A grande maioria do povo brasileiro tem a sabedoria suficiente para perceber a discussão: 

    A questão é salvar a Vida de um paciente e que o único Médico no local é cubano.

    O que fazemos: deixamos morrer o paciente ou chamamos o Médico cubano? 

    E chegamos ao veredito de que as pessoas, a quase totalidade delas, colocou como prioridade: salvar a Vida do paciente, acima de qualquer coisa.

    E, ainda, se questionou o Médico brasileiro, que seria o plantonista na hora do ocorrido:

    Onde ele estava? 

    1. lenita

      8 de março de 2014 4:08 pm

      Vc tem absoluta ceerteza que

      Vc tem absoluta ceerteza que leu no G1. Será? Penso que os trogloditas ainda estavam dormindo. rsrsrs

  10. Wsobrinho

    8 de março de 2014 2:51 pm

    Palhaçada e Incúria

    Este é o maior ato de cinismo que ocorre com frequencia no Brasil, Se for OMISSO e DEIXAR morrer nada acontece, mas se DECIDIR, AGIR, pode ser processado, preso, descredenciado, enquanto o faltoso, o omisso fica livre.

    Tá na hora da POPULAÇÃO DAR UM BASTA NESTA CANALHISSE. 

    O mesmo ocorre da gestão pública, com a premiação da incúria e da OMISSÃO e a punição do que decidiu pela VIDA.

     

  11. Gerson Pompeu

    8 de março de 2014 2:55 pm

    Belo exemplo…

    E para o médico(?) que não estava cumprindo o seu plantão? Punição alguma?

  12. Fábio de Oliveira Ribeiro

    8 de março de 2014 2:55 pm

    Deixe-me ver se entendi tudo

    Deixe-me ver se entendi tudo direito: o CRM quer punir um médico porque ele  estava trabalhando? É isto mesmo? Então estou tranquilo. Isto não chega a ser novidade ou causar espanto.

     

    Há bem pouco tempo este mesmo CRM estava defendendo os empregos dos médicos que se recusavam a trabalhar na periferia e nos sertões. No Brasil estas confrarias de médicos estão parecendo típicas corporações medievais. E pelo que tenho visto nos jornais (e no meu escritório também) alguns de seus membros certamente são tão cultos quando os médicos daquele tempo. Ha, ha, ha…

     

  13. Gilberto .

    8 de março de 2014 2:58 pm

    Alguns que salvam a classe

    de Imagem Política

    http://imagempolitica.com.br/site/

    https://www.facebook.com/imagempolitica

     

    O Manifesto

    PROGRAMA MAIS MÉDICOS. OPINIÃO DE MÉDICOS

    Há muitos anos existe um consenso mundial de que a ocorrência de doenças está basicamente associada aos estilos de vida. A medicina  geral, praticada com recursos adequados, leva em conta a situação sócio-ambiental, para a elaboração correta do diagnóstico clínico, etapa primordial da legítima arte médica.

    Até há cerca de quarenta anos essa prática era exercida no Brasil pelos médicos imediatamente após a graduação, principalmente pelos que se instalavam nas cidades do interior de seus Estados – e geralmente de lá oriundos – ou nos bairros periféricos das capitais e grandes cidades. Apoiados por um currículo escolar de grande riqueza prática, esses médicos atendiam e resolviam com a maior qualificação a mais de 80% dos casos, incluídos aí o tratamento e controle das doenças mais freqüentes  de todas as especialidades, inúmeras cirurgias, partos, fraturas, qualquer tipo de infecções e ainda situações de urgência e emergência.  Eram chamados de médicos de família, clínicos gerais ou – simplesmente- MÉDICOS.

    Além de conhecer seus pacientes pelo nome, manter com os mesmos uma relação humanizada  e morar muito próximo a eles, ainda realizavam, através de diversos meios, intensa atividade na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Já tinham perfeita noção de que essa prática era muito menos custosa do que a assistência  médico-hospitalar, com resultados efetivos para a melhoria da qualidade de vida da população.

    Esta prática foi mundialmente reconhecida em 1978 na 1ª Conferência Internacional sobre Atenção Primária à Saúde, promovida pela Organização Mundial de Saúde e pela UNICEF, do que resultou a Declaração de Alma-Ata.

    Com o passar dos anos muita coisa aconteceu que ocasionou a deficiência na saúde do país. Não se levou em conta o problema da imensidão do país; a população cresceu; o ensino foi se modificando para dar ênfase nos exames complementares e o quase descaso para história clínica e o exame físico dos pacientes, além de investir muito mais tempo ao ensino teórico do que à prática; o custo aumentou em razão dos excessos na investigação, da ausência de prontuário médico, do pagamento por procedimentos e até por mau uso de recursos; o aporte financeiro não acompanhou a evolução das necessidades crescentes do setor. As causas são inúmeras e os agentes causadores também. Nós médicos temos parte da responsabilidade. O povo foi às ruas e manifestou sua indignação e provocou uma reação dos governantes de todos os partidos.

    Adquiriu realce o fato de que em mais de 700 municípios não há médico, e que em mais de 1.500 municípios há deficiência de médicos no Programa de Saúde da Família.

    Em resposta ao clamor o governo, por intermédio do Ministério da Saúde,  lançou o programa “Mais Médicos”, dando prioridade aos médicos brasileiros, e, numa segunda etapa, na existência de vagas,  a médicos estrangeiros, de preferência com experiência em Medicina de Família. A exigência de que os estrangeiros deveriam ser obrigados a fazer o exame de revalidação do diploma não cabe, pois os médicos ficarão provisoriamente no país, apenas nos municípios para onde foram designados, na área de Atenção Primária em Saúde. Ademais, pelo parágrafo 2º do artigo 48 da lei 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação, são permitidas reciprocidades internacionais.

    Houve evidente boicote ao programa, além de dezenas de ações na Justiça contra o mesmo, o que significaria, caso acolhidas, continuar a manter milhões de brasileiros sem qualquer assistência médica em suas comunidades, o que poderia implicar omissão de socorro.

    Felizmente, os juízes têm sistematicamente negado as liminares ou ações, como no caso da sentença do Desembargador Federal Luis Alberto Aurvalle, que entendeu “ser de maior gravidade o perigo inverso, visto que mais nocivo ao interesse público vem a ser a falta total de assistência médica da população do que a assistência prestada por médicos estrangeiros”; este despacho foi em razão da tentativa de desqualificação dos médicos cubanos.

    Por isso, o grupo de médicos que assina o presente documento, afirma:

    1 – a assistência médica é um direito inalienável da cidadania e um dever do Estado como consta na Carta de Direitos Humanos e na Constituição da República Federativa do Brasil;

    2 – o “Programa MAIS MÉDICOS” vem, de imediato, satisfazer a necessidade de populações carentes e deprimidas socialmente, colaborando para o seu acesso a melhores condições de cidadania;

    3 – o tipo de atendimento, baseado principalmente na Atenção Primária à Saúde, mas também com o incremento financeiro para a medicina secundária e terciária em centros regionais é o passo para a interiorização futura permanente;

    4- estatísticas demonstram que mais de 74% da população brasileira apóia o Programa e agradece o apoio dos médicos estrangeiros aos cidadãos brasileiros desassistidos;

    5- a categoria médica é composta por várias classes e há dezenas de milhares de médicos que batalham diuturnamente em pequenos postos de saúde, em serviços de urgência/emergência, em plantões de unidades de pronto atendimento ou de tratamento intensivo, em bairros periféricos e outras atividades, cujo comportamento é o da mais plena dedicação aos necessitados e sem fazer da medicina um comércio ou uma tentativa de alcançar status social ou econômico. Mas – infelizmente – são esses que correm o risco de serem desprezados pela população que não entende porque é divulgado na imprensa que os médicos em geral não aceitam o Programa. A esses colegas, sem voz na mídia, nossa homenagem e apoio;

    6- nós temos convicção de que progressivamente esse programa irá se consolidar e terá na população seu sustentáculo. A própria categoria médica, ao não se sentir prejudicada pelos colegas que ingressam no sistema, adotará uma postura mais racional e amistosa, e nossas entidades terão que realisticamente atualizar suas posições.

    SIGNATÁRIOS

    Franklin Cunha – CREMERS 3254 – Jubilado:  Ex-Diretor da AMRIGS; Ex-Conselheiro do SIMERS; Ex-Instrutor Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HMIPVAirton Fischmann – CREMERS 3519 – Jubilado: Ex-Consultor da ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDEMareu dos Santos Soares – CREMERS 3581 – Jubilado: Ex-Secretário de Serviços Previdenciários do INPS; Ex-Chefe de Gabinete do INAMPS; Ex-Diretor do Instituto Médico LegalRuy Germano Nedel – CREMERS 3546 – Jubilado: Deputado Federal Constituinte; Ex-Superintendente Regional do INAMPS; Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Saúde; Ex-Membro Titular da Comissão Nacional de Residência MédicaNelson Carvalho de Nonohay – CREMERS 3092 – Jubilado: Diretor- Secretário da Fundação Universitária de Cardiologia; Ex-Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do SulJúlio Hocsman – CREMERS 4410: Ex-Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do SulEduardo de Azeredo Costa – CREMERJ 13993 : Ex-Secretário Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro/Gestão Leonel Brizola; Diretor da FUNDACENTROCelso Perez Melgaré – CREMERS 3501 – Jubilado: Médico Psicanalista; Membro do Corpo Clínico Do Hospital N S ConceiçãoLuiz Carlos Lantieri – CREMERS 3314 – Jubilado: Cardiologista; Ex-Coordenador do Exame AMRIGSFlávio Pinto – CREMERS 3505 – Jubilado: Psiquiatra; Ex-Professor da Faculdade de Medicina da UFCSPAHumberto Scorza – CREMERS 3236 – Jubilado: Pediatra; Servidor PúblicoLúcio Barcelos – CREMERS 6520: Ex-Secretário de Saúde dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre; Ex-Diretor do Hosp. Psiquiátrico São Pedro; Ex-Presidente do Conselho Estadual de SaúdeOswaldo Petracco da Cunha – CREMERS 1146 – Jubilado: Ex-Diretor da AMRIGS; Ex-Diretor da Secretaria Estadual de Saúde do Rio grande do Sul/Gestão Alceu CollaresÁlvaro Petracco da Cunha – CREMERS 1571 – Jubilado: Ex-Deputado Estadual; Ex-Diretor da CORAG/Gestão Alceu CollaresArnaldo da Costa Filho- CREMERS 378 – Jubilado: Ex-Professor de Ensino Superior da UFRGS; Ex-Superintendente de Ed. Física da Secretaria Estadual de SaúdeSergio Alexandre Goldani – CREMERS 5564 –Jubilado: Médico Psiquiatra; Ex-Professor do DMI, aposentado da Faculdade de Medicina da UFRGSLuiz Octavio Vieira – CREMERS 4549 – Jubilado: Fellow em Pneumologia do Hospital Monte Sinai, de Nova Iorque; Ex-Auxiliar de Ensino em Medicina Interna na UFRJ e na Escola de Medicina e Cirurgia; Ex-Conselheiro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ex-Presidente da FIERGSClaunara Schilling Mendonça – CREMERS 20714: Médica de Família e Comunidade; Mestre (e Doutoranda) em Epidemiologia na UFRGS; Professora de Medicina de Família do Departamento de Medicina Social da UFRGS; Gerente do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição.Heloisa Helena Rousselet de Alencar – CREMERS 10635Herberto Edson Maia – CREMERS 3579 – Jubilado: Psiquiatra; Professor da Fac. de Medicina da Univ. Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Prof. Do Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria José de Barros Falcão com sede na Clínica São José e Hosp. Divina ProvidênciaJosé Joaquim de Lima Guimarães – CREMERS 5600: Aposentado da Fundação SESPLiane Maria Focknik – CRM-MT 5907Ronald Selle Wolff – CREMERS 22305: Coordenador Médico em Lajeado; Esp. Em Inf. Científica e Tecnológica – FIOCRUZ; Ex-Prof. Do Dep. De Medicina Social da FAMED/UFRGSSergio Alberto Puente de Azambuja – CREMERS 284

     

  14. Conejo 10

    8 de março de 2014 2:59 pm

    Chamem o

    Na ânsia de combater os MAIS MÉDICOS – que colocou a nu o desprezo de nossos médicos inscritos nos CRM de atender cidades pequenas, pobres ou isoladas – surge agora a denúncia de que um médico cubano TALVEZ tenha salvo um brasileiro de morrer. É com essa farinha que trabalham os Ronaldos Caiados da vida.

  15. João B Gouveia

    8 de março de 2014 3:04 pm

    Médico cubano

    Este parece o problema de Antígona. O Governo faz a lei e cobra respeito irrestrito. O costume e mesmo o juramento de Hipócrates, faz o Médico com anuência do  Prefeito e de quem mais tenha quaisquer resquício de sentimento humanitário,atender o paciente grave.

    Pessoalmente sou favorável  ao atendimento,  difícil crer  que  haja alguém a não ser por interesses de ma fémur não apoiasse o atendimento.

  16. Marcos Antônio

    8 de março de 2014 3:29 pm

    O CRM precisa entender que já

    O CRM precisa entender que já foi abolida a escravidão e que a guerra fria acabou!

  17. JB Costa

    8 de março de 2014 3:33 pm

    Escrevo esse comentário logo

    Escrevo esse comentário logo após ler o post, ou seja, me abstive de ler os comentários até aqui para não ser influenciado ao externar a imensa raiva que ora me assoma. 

    Vergonha, v – e – r – g – o – n – h -a!!!, tenho desses médicos alucinados, escrotos, safados, que agem dessa maneira. Uns elististas que só sabem olhar para o próprio umbigo. Infelizmente, parece que a maioria optou mesmo por perseguir esses profissionais cubanos. 

    Mas o que esperar de gente que age assim: lá por meados de setembro quando fui dar descararga após o “serviço” a água estava tisnada de um sangue vermelho vivo. Fiquei assustado porque não não tinha sentido nada.

    Dia seguinte fui a um médico credenciado pela CASSI com consultório na Aldeota(bairro de ricos). Entrei na sala desse cidadão que decerto jurara em falso quando da formatura. Diálogo sem tirar nem por:

    Eu: Bom-dia Doutor.

    Ele: Bom-Dia. O que está sentindo? 

    Eu: defequei com sangue e………

    Ele: que cor:

    Eu: vermelho vivo

    Ele: vamos ali na sala para eu examinar. 

    Sem mais nem menos mandou a dedada. Retornamos para a sala.

    Ele: está sangrando muito. Vou pedir uma Colonoscopia.

    Eu: Dr. é grave? O que pode ser?

    Ele: só depois do exame. Qual a sua idade?

    Eu: 58 anos.

    Ele: puxa, UMA IDADE PERIGOSA PARA CÂNCER.

    Ao dizer isso foi até a porta abriu-a e disse um “até logo”

    Bem, não sou frouxo, mas naquele momento meu coração estava a mil. Estava certo de ter sido acometido por uma câncer de reto.

    Final da estória: fiz o exame, mas apresentei a outro médico. O problema era de hemorróida de segundo grau, hoje curada.

    Eis como esses profissionais que perseguem os médicos cubanos tratam a maioria do seus pacientes. Não tem alma nem coração.

    Há exceções? Sim;Mas os realmente médicos estão sendo ofuscados por esses carniceiros.

    1. lenita

      8 de março de 2014 4:04 pm

      Será que o CASSI não está

      Será que o CASSI não está pagando mt pouco pela consulta? Afinal vivemos num país capitalista, não é JB ? E até os médicos não podem fugir desta realidade. Só chorando ou rindo, mas só consigo ter uma raiva danada. Comigo aconteceu o mesmo tipo de atendimento pela UNIMED-POÇOS DE CALDAS, outra lástima.

      1. JB Costa

        8 de março de 2014 4:25 pm

        Desculpe, lenita, mesmo que a

        Desculpe, lenita, mesmo que a CASSI esteja remunerando mal, é imperdoável esse tipo de atendimento, E olhe que sou até uma cliente de certo gabarito(em termos relativos). Examino o que alguns não fazem com pessoas mais simples e sem instrução.

        Por que esses cubanos estão encantando? Os aqui da minha cidade do interior do Ceará, duas mulheres, são referência em simpatia e empatia. Porque, respondo, eles tratam os pacientes com cuidado, carinho, ouvem-nos(muito importante). 

        Essa não foi a primeira vez que não fui ouvido e “expulso” de um consultório. Lá pelos meados de 1990 um Otorrino agiu da mesma maneira. 

        Nós tratamos os médicos com deferência(até demais), mas isso é compreensível. Somos humanos, temos medo. Acho que éessa nossa extrema dependência e carência que faz com que alguns se sintam deuses. 

        1. lenita

          8 de março de 2014 5:55 pm

          JB, não sei se vc entendeu a

          JB, não sei se vc entendeu a minha ironia, que foi isto que pretendi. Penso que  os nossos médicos estão seguindo as palavras do Cazuza :  “Brasil, mostra a sua cara”. E , infelizmente, a dos médicos está cada dia mais feia e carrancuda.

      2. Jaide

        8 de março de 2014 5:44 pm

          Em um outro post sobre o

          Em um outro post sobre o mesmo tema, relatei o ocorrido com uma pessoa da minha família, que era acompanhada há anos por  um neurologista particular (consultas bastante caras). Internada em março de 2013 por problemas não relacionados ccom o seu quadro neurológico  (e que a levaram à morte), a presença desse profissional foi insistentemente solicitada pelos médicos do hospital para avaliação da medicação específica (de responsabilidade do neurologista) ante o quadro clínico que se agravava. A resposta aos nossos telefonemas e mensagens era sempre a mesma: “não se trata de patologia sob minha supervisão”.  A equipe do hospital nos cobrava todos os dias a presença do neurologista, mas não procurou por seu turno entrar em contato, mesmo depois de termos informado que ele não atendia mais aos nossos telefonemas.

         Então, Lenita, pelo menos nesse caso, a questão financeira não foi determinante. Foi descaso e formação médica deficiente que, infelizmente, como o Mais Médicos vem revelando, são problemas bem mais comuns do que imaginei quando da ocorrência em nossa família.

      3. Juliano Santos

        8 de março de 2014 7:39 pm

        Os planos de saúde remuneram

        Os planos de saúde remuneram mal os médicos. Aí os coxinhas de branco invés de brigar por seus direitos enfrentando essas grandes corporações, preferem descontar nos pacientes. Marcam consultas de 15 em 15 minutos. E na dúvida enfiam o dedo no do paciente!!

        Só que o Costa em outubro vai “dar uma dedada” no dos coxinhas de jaleco, votando na Dilma, que no segundo mandato virá com mais médicos ainda!

    2. nilccemar

      8 de março de 2014 5:14 pm

      JB, nesse caso, esse médico

      JB, nesse caso, esse médico foi sádico e/ou incompetente. Seu problema era de artérias ou veias, coisa visível à olho nú. E se tivesse lhe dado oportunidade de relatar mais detalhes lhe pouparia dos exâmes e do susto.  Certamente um médico cubano acertaria o diagnóstico na 1ª consulta, mas esse deve ganhar comissão nos exâmes que encaminha para seu plano pagar, sem dúvida, ele sofisticou bastante o simples, poderia até ter-lhe agravado a saúde, detonando problemas cardíacos.

  18. DUDE

    8 de março de 2014 3:41 pm

    Seria ilicito se o médico não atendesse!

    Todos esqueceram do fundamental, em nosso País:

    “o médico tem a obrigação de realizar o procedimento, agindo de acordo com o exercício regular de um direito/dever seu (salvar vidas), sob pena de incorrer em responsabilidade civil (artigo 186 e 951 do CC e artigo 5°, inciso X, da CF) e penal (artigos 121, 129, 132 e 135, Código Penal (CP)), não caracterizando, o seu agir, crime de constrangimento ilegal (artigo 146, parágrafo 3°, inciso I, do CP).” – artigo de Zilda Mara Consalter – Das possíveis responsabilidade havidas em caso de recusa a tratamento vita, publicado na internet – http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7337

     

    Penso que mesmo não autorizado, o médico cubano,no caso, tinha o dever, inclusive ético, de tentar salvar a vida do próximo, como o policial que ajuda fazer um parto em condições necessárias, estanca a ferida de alguém para evitar a morte por hemorragia, faz respiração boca a boca, etc,  ou seja, é um agir em estado de necessidade. A conduta do médico cubano é elogiável, pois atuou no sentido de salvar uma vida humana, pois tendo conhecimentos especiais da profissão, não lhe era dado outro caminho senão atender ao paciente, na ausência do médico brasileiro, que estava atrasado na sua obrigação. A final, ele encaminhou o paciente logo em seguida a outro médico credenciado.

    Ah, vão plantar batatas!

  19. Gilson AS

    8 de março de 2014 3:53 pm

    A vida está acima de qualquer

    A vida está acima de qualquer lei.

    Qualquer ser humano por mais imbecil que seja sabe disso.

    1. Plínio J. V. Lins

      8 de março de 2014 8:40 pm

      Eles superam

      “Qualquer ser humano, por mais imbecil que seja”, você diz?

      Não adianta, parceiro. Eles são mais imbecis ainda. Aliás, eles não são “qualquer ser humano”. Falta-lhes exatamente o humanismo.

      O Mais Médicos é um momento histórico porque, entre outras coisas, está revelando para o Brasil, da forma mais crua e assustadora que se poderia imaginar, o caráter de grande parcela dos médicos brasileiros. Que tipo de formação essas pessoas receberam?

      E onde estão, e por que não se manifestam, aqueles médicos brasileiros que não concordam com essa postura vergonhosa? Porque eles existem, sim, têm que existir, misericórdia se não existem.

  20. Nonato Amorim

    8 de março de 2014 4:07 pm

    QUE IDIOTA, ESSE CUBANO!

    O cara não conhece leis? Por que ele foi fazer isso? Deveria deixar o juramento de lado e deixar o cara morrer, claro! Ia ser elogiado e o CRM mudaria a opinião sobre eles e o Mais Médicos. Vai ver dariam até uma forcinha para a reeleição da Dilma e abandonariam o barco tucano. Abrs.

  21. Ion de Andrade

    8 de março de 2014 4:14 pm

    A verdade

    A verdade é que por lei ninguém pode deixar de prestar socorro a alguém em perigo, isto inclui a qualquer pessoa que esteja no Brasil, inclusive os estrangeiros. Ou seja, o médico cubano não poderia ter agido de outra forma, e poderia, sim, ser processado se não o fizesse.

    Isto é parte desta batalha inglória que nos envergonha.

     

     

  22. azzisem

    8 de março de 2014 4:17 pm

    Esse é o nosso CRM

    Para o profissional que não estava no plantão todo o apoio do nosso CRM.

  23. mcn

    8 de março de 2014 4:17 pm

    Vergonha

    Essa insanidade mercenária das associações médicas e dos CRMs extrapolou todos os limites!

    Se o cubano salvou a vida de um brasileiro fora do seu expediente, deveria ser homenageado com a  gratidão de todos os brasileiros. E não ser perseguido por burocratas que nunca pisaram no barro.

    Tenho me impressionado positivamente com a atuação dos médicos cubanos, no Mais Médicos. Empatia no trato com os pacientes, dedicação ao trabalho, ética profissional e conhecimento técnico. Os médicos brasileiros, deveriam ser mais humildes e aprender com os cubanos como é que se faz para atender aos mais pobres.

    Mais Médicos é o novo Bolsa Família, o novo Luz para Todos. Leva o benefício aos grotões, onde é mais necessário. Os mais pobres saberão reconhecer quem luta por eles.

  24. nilccemar

    8 de março de 2014 4:19 pm

    Só falta essa, desses crápulas

    Parecem o tal Carlos Sampaio com seus absurdos jurídicos-persecutórios. Será que eles não se mancam ? Estão atuanto contra a Medicina e seus preceitos, e todo mundo está vendo isso. Cada vez mais se caracterizam como máfia. Era preciso haver mais investigação sobre roubo de medicamentos, inclusive da rede pública, e crimes com extração de órgãos. Me admira muito como é que médicos prpriamente ditos elegem tais representantes. 

  25. Alberto Santos Neto

    8 de março de 2014 4:33 pm

    Nazistas

    O Hitler também agia do mesmo modo que este CRM/RS: Qualquer desculpa estapafúrdia, servia para punir o povo judeu.

    Para os médicos nazistas seria preferível que o paciente, em estado grave, morresse. Tudo haver com o que praticava o “médico” Joseph Mengele.

  26. Alessandre de Argolo

    8 de março de 2014 4:38 pm

    Não há irregularidade nenhuma

    Basta provar que o caso era de vida ou morte. O médico cubano deveria era receber uma medalha de honra ao mérito. E esses médicos do sindicato deveriam ter o registro caçado por ação do Ministério Público, por defender uma postura que contraria os mais elementares princípios da medicina e contraria os mais básicos direitos da pessoa humana, a exemplo dos direitos à vida e à saúde.

    1. Zan Quaresma

      8 de março de 2014 5:02 pm

      na jugular !!! 

      na jugular !!! 

    2. Alessandre de Argolo

      8 de março de 2014 6:02 pm

      Errata

      Onde tem “caçado”, leia-se “cassado”. E onde tem “por defender”, leia-se “por defenderem”.

    3. JB Costa

      8 de março de 2014 6:32 pm

      Argolo,
      Há tempo para a

      Argolo,

      Há tempo para a crítica, as vezes até ácida, mas há também para o elogio. Teu comentário conciso foi no ponto. Parabéns.

    4. Cristiana Castro

      8 de março de 2014 11:05 pm

      Eles fazem mesmo para criar

      Eles fazem mesmo para criar um fato político e arrumar confusão… Um vexame!

  27. nilccemar

    8 de março de 2014 4:48 pm

    Para mim, essa guerra dos

    Para mim, essa guerra dos CRMs X Mais Médicos, não se trata de objeto político coisíssima nenhuma. É uma máfia que pretende boicotar e  sucatear o SUS, para se apropriar desse terreno e re$pectiva$ verba$ governamentai$. Agem como traficantes, defendendo seu espaço de atuação, mas, pior que esses, querem ganhar do Estado e sem trabalhar ou correr riscos como os bandidos já caracterizados. Garanto que se tivesse lá suas negociações com o poder seriam os 1ºs a exigir a volta da CPMF, e veríamos nas ruas os clamores do povo do MPL e outros a exigir isso. 

  28. Antonio C.

    8 de março de 2014 4:55 pm

    Comentário.

    E aquele caso do garoto que teve os órgãos retirados enquanto ainda está vivo?

    Por exemplo, eis a pérola:

    “O presidente do CRM/MG lamenta a prisão dos médicos, que atuam há mais de 20 anos no sul de Minas.

    — Estamos preocupados com a repercussão do fato porque envolve questões delicadas de transplantes. Assim como o transplante é necessário para a manutenção de uma vida, tem o lado da família que perde um ente e disponibiliza os órgãos.”

    Os CRMs merecem intervenção federal.

    1. nilccemar

      8 de março de 2014 5:58 pm

      Esse foi um caso grave de

      Esse foi um caso grave de polícia. Além de terem matado o menino, ainda pertencem a máfia de tráfico de órgãos. Tivéssemos uma polícia que funcionasse, bem como um judiciário, este seria um caso para obter-se informações da máfia à qual pertencem esses pseudos médicos. Não era nem caso dos CRMs, que os sustentam. Tínhamos que impetrar ações civis públicas contra eles nesses casos, precisamos nos organizar para isso.

  29. jofra

    8 de março de 2014 4:58 pm

    A Máfia Branca é PHODA!

    A Máfia Branca é PHODA! Precisa mudar a lei que para comprar antibióticos haja necessidade de receita médica! Abaixo a Máfia Branca ( ainda há médicos que não pertencem à Máfia, mas não são muitos )! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!

  30. Desconselheiro Corporativo

    8 de março de 2014 5:21 pm

    No-jen-to!

    “o médico cubano teria sido chamado porque o profissional que estava de plantão se atrasou e havia um paciente em estado grave aguardando atendimento. A decisão teria sido tomada pelo gerente administrativo do hospital.”

    Há muito não se via neste país um tão descaradamente nojento corporativismo.

    A vida humana vale menos do que um (único) e inócuo procedimento burocrático

    Valor expressado por gente que jurou proteger a vida.

     

     

    PS: Trechos do Juramento de Hipócrates de 1983, conforme adotado pela AMM (Assoc.Médica Mundial)

    “A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.”

    “Os meus Colegas serão meus irmãos.”

    Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se “interponham entre o meu dever e o meu Doente.”

     

     

    1. Fred.KG

      8 de março de 2014 7:05 pm

      É que estes médicos do CRM-RS
      É que estes médicos do CRM-RS não fIzeram o Juramento de Hipócrates…

      Fizeram foi o JURAMENTO DOS HIPÓCRITAS!

  31. Alvaro Noites

    8 de março de 2014 5:35 pm

    Em relação ao CRM, apenas
    Em relação ao CRM, apenas sinto uma coisa:

    NO-JO, senhores.

  32. Aldo Cardoso

    8 de março de 2014 5:47 pm

    CRM-RS, nazi-fascismo puro e descarado!

     

    Um dos anacronismos institucionais deste Brazil zil zil, alguns de seus representantes não se pejam de exceder ao ridículo, mesmo que se escancarem como nazi-fascistas puro sangue, como deixam evidenciar esses caras mafiosos de branco do crm-rs

  33. Carlo Zardinni

    8 de março de 2014 5:53 pm

    O Juramento de Hipócrates anda meio esquecido……..

    Só para eu entender melhor: – na tragédia de Santa Maria, RS houve atendimento a pacientes gravemente afetados pelos efeitos da fumaça do incêndio na boate por médicos canadenses especialistas num hospital de Porto Alegre, RS. Certo? Salvo um brutal engano de minha parte, dado ao risco de vida daqueles pacientes, não me consta ter visto  qualquer processo de Revalida ou credenciamento ter sido requerido pelo CRM, quer seja processos que demandam tempo para serem realizados credenciando os profissionais. Era uma questão de salvar vidas humanas em risco.

    No presente caso, o que deveria ter feito o médico em questão, qualquer que fosse sua nacionalidade, cruzar os braços e deixar o paciente morrer? Será que neste caso, a acusação seria então dele ter-se omitido em socorrer o paciente? Razões do lobo da fábula?

    Vamos deixar de hipocrisia e reler o Juramento de Hipócrates.

    Sei lá, parace que andam lendo mais o juramento de Mercúrio, o deus do comércio.

  34. drigoeira

    8 de março de 2014 5:54 pm

    Atrasado???

    Sem maldades, mas vários médicos do SUS dos postos de atendimento ficam disponíveis para realizar outro tipo de serviço, como cirurgias programadas e urgentes.

    Também se o médico não prestasse o atendimento e a pessoa vier a óbito. Seria pior. 

    1. pinheiro

      8 de março de 2014 7:22 pm

      Pois é sr(a). Drigoeira…

      Pois é sr(a). Drigoeira… essa noticia e velha…e nao havia outro medico no posto disponivel… O fato se deu em uma emergencia do hospital da cidade de Candiota , interior do RS…e foi isso mesmo que aconteceu, alguns dias depois do caso, o paciente, devido a seu estado grave, veio a obito. O presidente do sindicato medico Rs, um sujeitinho infame, de nome Argolo, indurgiu-se contra a pratica, inclusive minimizando o fato, sob alegacao de que o caso nem grave era. O paciente morreu,devido a gravidade.Falou-se em sindicancia, etc, mas para o medico plantonista atrasado, nem as horas foi perguntada…Mas para ele, Argolo, medico sindicalista, mais afeito a praticas politico-administrativas, entendeu que grave mesmo era a conduta do medico cubano. Incrivel mesmo, e que este sr, Argolo, tem 2 filhos medicos formados pela medicina cubana…e ambos, cada qual a sua maneira a epoca, tentaram fraudar o reconhecimento do diploma para atuarem no pais. Revalida? para os filhos do sindicalista repugnante? que nada! Isso so pra cubano.

  35. Avelino de Oliveira

    8 de março de 2014 6:00 pm

    Caro Nassif e demais
    E desde

    Caro Nassif e demais

    E desde quando a saúde do povo, é preferencia de alguns setores?

    Apenas mais uma mascara que cai.

    Omissão de socorro, é o que a entidade está fazendo, junto com outros setores, há séculos.

    Saudações 

  36. Brasileiro aguerrido

    8 de março de 2014 6:00 pm

    farisaísmo

    Agora entendo porque faltam médicos no Brasil.

    Parafraseando uma passagem bíblica, que nos dizia que os fariseus eram como cães sentados no coxo dos bois, nem comem, nem deixam os bois comerem.

    Quer dizer então que era melhor o médico cubano deixar um paciente grave morrer do que atendê-lo, devido À uma burocracia. E com certeza, se surgisse uma emergência ele deveria trair o juramento de hipócrates, ao qual todo médico deve honrar, para honrar o rancor profissional da elite médica brasileira

    Infelizmente, esta mentalidade corporativista está presente em todas as áreas. Faltam engenheiros, porque as exigências e burocracias para estágio são tantas, que muitos não conseguem se formar. E leis que dificultam a entrada de novos profissionais no mercado é o que não falta.

    Depois, é de se estranhar que o valor dos salários dos profissionais qualificados  esteja absurdamente alta, e que estejamos à beira de um apagão de mão de obra? E lembrando que é por isto a economia nossa tem baixo crescimento do PIB e alta inflação.

    Resta a pergunta de se um dia teremos alguém com coragem e poder suficientes para enfrentarem e banirem a máfia do corporativismo de nosso país. Até lá vamos vendo médicos serem proibidos de atender e pacientes sem atendimento.

  37. Ninguém

    8 de março de 2014 6:55 pm

    Queria ver essa turma do CRM

    Morrendo na beira de uma estrada e, na hora, estiver passando um carro só com médicos cubanos do Mais Médicos e estes se oferecerem para atendê-los na emergência. E, aí? Serão “coerentes” e não aceitarão o socorro? Do jeito que são escrotos, é bem provável que aceitassem o socorro e, depois de sãos e salvos, processassem os médicos pelo atendimento “irregular”.

    Dá vontade de vomitar.

  38. Silvio Luiz Morais

    8 de março de 2014 6:56 pm

    Asco e vergonha

    Asco e vergonha são palavras fracas demais para definir o sentimento que nos assalta a todos que lemos uma notícia dessas. Onde está o humanismo e a compaixão que deveriam povoar a categoria médica? O que interessa é combater o “Mais Médicos”, garantir a exclusividade do mercado de trabalho, sucatear o SUS e não dar a mínima para a saúde da população. Neste caso, sob o ponto de vista estritamente médico não há o que discutir, pois a obrigação do médico é atender o paciente que corre risco de morte.  

  39. lenita

    8 de março de 2014 6:56 pm

    Gente, estou chegando a

    Gente, estou chegando a conclusão que todos os médicos eleitos dos CRM são donos ou sócios de PLANOS DE SAÚDE. Estão por demais desesperados e se tornando ridículos em suas CAÇA AOS COMUNISTAS. Só pode ! Nunca fiquei sabendo de caça nenhuma a outros médicos do mesmo programa, sejam eles, brasileiros, argentinos, bolivianos. Está certo que os cubanos são a grande maioria, mas a coisa está ficando descarada demais. Querendo que  um médico passe por cima de um juramento feito em sua formatura?  E se alguem passar mal na rua ou dentro de um avião e só haver um médico do programa p/ o 1º atendimento? Isto pode acontecer c/ qualquer pessoa, inclusive  com  eles mesmo. Que mundo é este ? Este é o capitalismo ? Que passa por cima de tudo e de todos, exclusivamente pelos seus interesses particulares ! Mundo cão !

    1. joao FARIAS

      8 de março de 2014 10:46 pm

      MÉDICO ATRASADO !

      E O CRM Nada comenta sobre êsse médico que se atrasou no seu plantão !! acobertamento ????  conluio !!! quem tem que ser processado é o CRM !! com certeza !!!!!

  40. pinheiro

    8 de março de 2014 7:24 pm

    e para que nao pairem

    e para que nao pairem suspeitas, noticia veiculada pelo insupeito jornal da familia mafio-midiatica, donos da RBS

     

     

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/06/paulo-sant-ana-os-medicos-cubanos-4168621.html

  41. Luís Prado

    8 de março de 2014 8:07 pm

    Notícia antiga

    Pessoal, esta notícia é antiga, ela foi postada no blog Vio Mundo no dia 31/01/2014, segue o link http://www.viomundo.com.br/denuncias/cubano-atende-em-emergencia-e-corre-risco-de-ser-descredenciado.html ,

  42. CELSO ORRICO

    8 de março de 2014 8:15 pm

    porcorativismo..

    porcorativismo na veia..ah essas entidades médicas..

  43. Anarquista Lúcida

    8 de março de 2014 8:25 pm

    Quede os trolls detratores do Mais Médicos neste tópico?

    Sumiram, é? Que coisa… 

  44. Fulvia

    8 de março de 2014 9:15 pm

    Prova que  o Brasil acertou

    Prova que  o Brasil acertou ao recorrer a vinda de médicos cubanos para oferecer medicina de qualidade a seus cidadãos, não fosse esse médico cubano o brasileiro paciente teria morrido sem socorro e sem atendimento.  Triste classe essa desses médicos, ao ser  defendida por abutres disfarçados de esculápios. 

  45. janes salete

    8 de março de 2014 9:33 pm

     
    Nenhuma novidade, a direita

     

    Nenhuma novidade, a direita SEMPRE foi assim, DESUMANA. Me pergunto: em que o belo programa Mais Médicos afetaria ou afetará a vida desses capitalistas de m…? Eles nunca aceitaram ir fazer atendimentos nos contões do Brasil, nunca se preocuparam se essas PESSOAS sem tendimento, poderiam morrer sem acompanhamento de um médico. Onde está a dignidade desses mediquinhos capitalistas? Onde está a dignidade dos que defendem esse tipo desumano de “fazer medicina”? A diferença entre quem simpatiza com a esquerda ou com a direita, está na dignidade que os de esquerda almejam para todos e não somente para os que já tem tudo, que mamam nos cofres públicos até secá-los, É nojento ve-los avacalhar com o Bolsa Família e, com muito prazer, pagar estacionamento onde vão comprar. É nojento ve-los não reclamarem da alta sonegação por quem teria que pagar muito mais por possur muito. É nojento ver essas pessoas aceitarem pagar tudo para os que já tem tudo e fazer um escândalo em ter descontado 1,00 real para dar a quem não tinha nem o que comer. Tentem, vocês de direita, viver com 1,00 real por dia? Ver que a classe média serve de tapete para os milionários e, parece, nunca vai cair na real, dá nojo. Os de direita tem medo de Cuba que não tem nem um revólver 38, mas babam para quem pode lhes tirar a vida invadindo seu país. É ou não é ser muito abostado? Temer Cuba? Isso pode ser normal? STF, OAB, MP, mídia, empresários (os paulistas já são hor concurs em golpes), igrejas, todos são antros de direita, por isso o mundo munca consegue ser justo.

  46. Celio Mendes

    8 de março de 2014 10:26 pm

    Surrueal

     

    Primeiro Narras quer aluguel do povo que ele e os tucanos desalojaram no Pinheirinho, agora o CRM quer punir um médico cubano por atender um paciente quando não havia outro profissional para fazer o serviço, esse povo tucanófilo esta cada vez mais surreal.

  47. Leonardo M. G.

    8 de março de 2014 10:34 pm

    Fica claro

    Quem é o Médico e quem é o Monstro…

  48. Alexandre Bitencourt

    8 de março de 2014 11:32 pm

    O Simers tinha tentado o
    O Simers tinha tentado o mesmo, mas se deu mal:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/candiota.html

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/mais-medicos.html

    A atitude do CRM eh tao ridicula que a Globo teve que manipular o titulo.

  49. Nilva de Souza

    8 de março de 2014 11:42 pm

    Como diz a criançada. O CRM

    Como diz a criançada. O CRM quer causar. Se o médico não atendesse e o paciente morresse, seria processado por omissão de socorro, pois o CFM, CRM, e todos os conselhos ligados à Medicina exigiriam que fosse preso. Como socorreu o paciente, alegam que não poderia fazê-lo porque não é permitido por lei.

    Sei.

  50. Dr Carlos

    8 de março de 2014 11:50 pm

    Como medico, acho que ele

    Como medico, acho que ele agiu certo, mesmo não tendo competência. Somos treinados pra salvar vidas, ao contrario de Dona Dilma. Vamos derrota-lá em novembro, essa comunista. dilma, vá pra Cuba e nos deixe em paz. Quero ver esses filósofos salvar vidas.

    1. Maria Carvalho

      9 de março de 2014 1:35 am

      ???

      Novembro?

      Filósofos?

      nos deixe em paz, significa o quê?

    2. Ivanilde Vieira Batista

      9 de março de 2014 1:13 pm

      Mais medicos no Brasil

      Sr. Medico

      Sou povo, povo que vota, sabe pra quem vota, e o VOTO DO POVO É DA DILMA. Sabia que o povo tem diversas razões para votar pra Dilma e pro Lula, uma das razões do voto do povo consciente  é o Mais Médico.

      Sinta no seu coração! Gente que nunca nem viu médico, agora tem acesso a esse direito, e é medico que entra na casa dos pobres, senta nos bancos de pau sem almofadas.

      Voce quando estudante foi a uma comunidade pobre de difícil acesso? Há, logo colocou o estetoscópio no pescoço, jaleco branco e ficou todo poderoso andando pelos corredores de um hospital, ignorando as pessoas ao seu redor.

      Cuba forma médicos para o mundo,  você deve ser um médico desse consultórios lindos, cheio de especialidade com nomes estranhos, mais trabalha no SUS pra triar pessoas para seu consultório privado, o salário de lá é baixo, mais dá pra pagar a prestação do carro importado.

      Queremos cubanos, espinhões, italianos, portugueses, iranianos, iraquianos enfim, queremos atendimento com ética, cuidado, escuta e respeito, que nós nos ajude a buscar soluções situações problemas que nos incomoda e pode nos adoecer, esses problemas pode estar no nosso corpo, no nosso sentimento ou no nosso territórios. Você entende a dimensão ou logo passa uma receita?

      O CFM e o CRM não é gestor das necessidades das pessoas e seu reinado acabou agora o POVO vai tomar o comando desse barco, e povo brasileiro acolhe, apoia e que as formas de cuidado do Médicos Cubanos e também Mais Médicos do Mundo!

       

    3. tiao

      9 de março de 2014 2:05 pm

      Como medico voce é um babaca

      Como medico voce é um babaca !!!

      1. leonidas

        9 de março de 2014 2:45 pm

        condiçao dividida por eleitor

        condiçao dividida por eleitor de governo populista…

    4. Marcos R

      9 de março de 2014 2:29 pm

      Parabéns!! Enfim uma pessoa sensata.

      Correr o risco de ser punido é muito pouco comparando com SALVAR UMA VIDA, os que dizem que ele DESCUMPRIU a norma, devem ter muita coisa errada, julgar uma pessoas que veio auxiliar na saúde é fácil, difícil é ir para o interior e levar a saúde aos que mais necessitam!!!!

    5. Cristiana Castro

      14 de março de 2014 10:11 pm

      Dilma, tá salvando várias,

      Dilma, tá salvando várias, Dr., inclusive a que gerou o post. Ela é que trouxe o cubano que salvou a vida dessa pessoa.

  51. Nilva de Souza

    9 de março de 2014 12:09 am

    Em maio do ano passado

    Em maio do ano passado procurei um cardiologista no Hospital do Coração porque estava com arritmia detectada num exame que o Clínico Geral prescreveu.

    Tinha passado por uma médica há uns cinco anos, exames de rotina devido à idade, e estava tudo normal. Procurei-a mas ela não atende mais meu convênio. Pedi pra passar com outro especialista e me recomendaram uma médica que disseram ser muito atenciosa.

    Ela foi super simpática, olhou meu prontuário no coputador, fez anamnese e pediu desculpas por ter que atender o celular pois tratava-se de um paciente que fora operado. Tudo bem, não demorou muito e voltou ao atendimento.

    Saí da maca, sentei-me à sua frente e ela viu no prontuário que sou super alérgica. Logo perguntou se eu não gostaria de me tratar com fitoterapia ou homeopatia e eu disse que não porque já tinha tentando e não me adaptei, além de que tive alergia com alguns fitoterápicos.

    Ela colou um selo na receita, com o endereço de seu outro consultório e disse que se eu mudasse de ideia poderia procurá-la. No mesmo papel prescreveu Holter 24 horas. Falei que na última tentativa de fazer este exame tive crise alérgica porque dos eletrodos, metais, géis etc.e que tive que usar cortisona por muito tempo, tanto oral quanto tópica.

    A resposta foi de uma grosseria inacreditável: “se não fizer este exame, nem precisa voltar aqui”, nem deu uma outra opção.

    Saí de lá com a certeza de que não voltaria, a não ser pra denunciá-la ao HCOR, que é um ótimo hospital e inclusive meu alergologista é de lá.

    Mesmo assim, liguei no Laboratório Fleury, conversei com o médico e ele falou que existem opções, mas teriam que ser prescritas pelo meu médico. Não fiz o exame.

    Ainda tenho a papelada aqui, mas não me animei a fazer nada. Vou ver no INCOR.

    Ou seja, não adianta você pagar uma nota de convênio, ter os melhores hospitais, se os médicos não estão a fim de trabalhar direito, dar a devida atenção ao seu caso e ainda usar receituário do hospital para dar o endereço do consultório particular.

  52. leonidas

    9 de março de 2014 12:31 am

    Se o cara nao esta autorizado

    Se o cara nao esta autorizado a fazer esse procedimento o CRM nao pode fazer outra coisa que nao denuncia-lo

    O ato foi bonito e salvou uma vida, otimo

    Mas isso nao serve para flexibilizar os criterios pelos quais esses profissionais sao limitados pelo proprio ministerio da saude

    Ou seja ate onde sei, o Ministerio da Saude alegou que o Revalida nao se aplicava à eles entre outras coisas por serem medicos acima de tudo de ” saude da familia “

    Entao tecnicamente a açao do CRM esta correta

    É aquilo que todo mundo sabe:

    -Nem tudo que é legal é moral, e nem tudo que é moral é legal

    Acontece… 

    1. DUDE

      9 de março de 2014 1:00 am

      O que você diria se ele, não atendido, acabasse morto?

      De quem seria a culpa se o paciente, se não fosse o atendimento, estivesse hoje morto? O CRM iria denunciar também o médico que se atrasou? De quem seria a culpa? Ora, notório caso de necessidade, o ato do médico cubano está totalmente  dentro da lei. Ademais, correu, o medico, no caso, grande risco, pois se o atendimento não fosse eficaz, hoje ele estaria sendo crucificado. E você vem falar em moral?

       

      1. leonidas

        9 de março de 2014 1:56 pm

        Não é questao de moral

        Não é questao de moral colega

        vc leu o texto pelo avesso…rs

    2. alexis

      9 de março de 2014 10:43 am

      Em parte

      A sua análise não está errada Leônidas.

      Acho apenas que, para resolver este impasse, existe em todas as Leis, contratos ou acordos, um elemento mais relevante: a força maior. O médico cubano e as autoridades da localidade onde surgiu o problema, colocaram a vida do paciente por cima de qualquer Lei e, acredito, isso é mesmo legal!

    3. Rodrigo Cardoso

      12 de março de 2014 9:13 pm

      Excludente de ilicitude

      Código Penal, “Art. 24 – Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se”

      Estado de Necessidade é uma das chamadas excludentes de ilicitude, que fazem com que uma ação ou omissão descrita como crime não seja ilegal. 

  53. Aroeira

    9 de março de 2014 1:10 am

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

    Não sou médico, mas me coloco na pele desse médico. 

    Imagina se o médico não atende o paciente e o paciente morre? O que aconteceria com este médico? No mínimo seria processado por omissão de socorro.

    Voltando à explicação dada pela prefeitura “A prefeitura de Candiota diz que o médico cubano recebeu autorização da Secretaria de Saúde do município para atender o paciente porque se tratava de um caso de vida ou morte”.

    Uma coisa que não está muito clara para mim: ocorreu algum procedimento cirúrgico?

    Aparentemente, sim. E se durante este procedimento o paciente tivesse morrido, o que aconteceria a este médico?

    Rapaz, eu nunca vi uma situação tão apropriada para o emprego de um ditado  popular que diz “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

    Quer dizer, o médico socorreu o paciente em um caso de vida ou morte, o paciente sobreviveu e o Conselho Regional de Medicina quer ferrar o Médico? Nem no inferno o Diabo teria o cinismo de propor uma atitude tão estúpida desta natureza. A medicina brasileira e muitos dos médicos brasileiros estão muito doentes.

     

     

     

     

     

  54. Maria Carvalho

    9 de março de 2014 1:29 am

    Não se preocupam…

    Os Conselhos deveriam denunciar e punir médicos plantonistas que não se encontram em seus locais e horários de trabalho, o que ocorre, costumeiramente, em todos os “cantos” deste país.

  55. SIMONE LEITE

    9 de março de 2014 2:00 am

    Programa mais médico

    Um absurdo essa perseguição do conselho regional de medicina contra médicos que querem trabalhar. Se o paciente morresse quem seria culpado?

    Acho que já está na hora da população se posicionar contra essas aberrações

    1. leonidas

      9 de março de 2014 2:43 pm

      Essa ” perseguição” ocorre

      Essa ” perseguição” ocorre com TODO MUNDO que nao esteja qualificado legalmente para a função que exerça

      Seja medico ou qualquer outra carreira

      A indignação aqui como ja levantou a bola uma colega mais abaixo deveria ser em cima do médico que NAO ESTAVA NO LUGAR DEVIDO

      O profissional Cubano poderia ser marciano ou mesmo um enfermeiro que se meta a fazer uma traqueostomia, se salvar a vida do paciente responde por exerc icio ielgal da função, se mata-lo responde por homicidio culposo entre todas as demais consequencias para sua vida profissional seja médica ou de qualquer outra funçao

      Infelizemente a vida tem dessas coisas…

      1. Wilson Penha

        9 de março de 2014 2:59 pm

        Ô Dr. Leônidas, digamos que o


        Ô Dr. Leônidas, digamos que o médico cubano se negasse a atender o paciênte pelo fato de ser contratado para outra área da medicina ou que não pudesse atendê-lo por não se tratar da sua área de atuação e o tal paciênte viesse a falecer. Com certeza ele seria processado por não tentar salvar a vida do paciente. Quer que desenhe?

        1. leonidas

          9 de março de 2014 5:36 pm

          Essa é a razão pela qual a

          Essa é a razão pela qual a situaçao é insolita entendeu “experto?”

          rs

          1. edmar

            9 de março de 2014 7:55 pm

            Seu argumento peca de
            Seu argumento peca de inicio… qualquer pessoa pode socirrer alguem entre a vida e a morte… um medico DEVE… Se fosse um particular qualquer, o CRM nao iria nem se meter , pra naun chamar atencao pra seu filiado irresponsavel que faltou ao servico… todos os dias isso acontece… policiais, bombeiros, principalmente socorrem pessoas entre a vida e a morte… o CRM nunca se manifestou… Pq?

        2. Teo Ponciano

          9 de março de 2014 6:49 pm

          É Wilson, vai precisar

          É Wilson, vai precisar desenhar…

          E capricha nos detalhes porque o leonidas não se esforça mesmo em querer entender.

  56. nosde

    9 de março de 2014 3:23 am

    ÁH PORRA, DÁ UM TEMPO, ESSA

    ÁH PORRA, DÁ UM TEMPO, ESSA CRM QUE SE FODA, ELA E SEUS TRIPULANTES . . . . .

     

  57. Fani Figueira

    9 de março de 2014 3:43 am

    Nos meus tempos de criança

    Nos meus tempos de criança dizia-se que era feio botar a mãe no meio, quando se tratava de uma discussão. Neste caso do médico cubano que atendeu um paciente, em estado grave, num hospital, pois o médico que deveria estar de plantão estava ausente e, agora, corre o risco de ser expulso do programa Mais Médicos. Neste caso, repito, para dirimir a questão, é só colocar a mãe no meio. A mãe do primeiro que se opuser ao comportamento do médico cubano. Basta perguntar-lhe: Mas e se fosse a sua mãe?

  58. alexis

    9 de março de 2014 10:06 am

    Perigo de Gol

    O árbitro do CRM apita uma falta, perante o “perigo” de atacantes cubanos tentarem fazer gol num estágio mais avançado da prática médica que não apenas a medicina preventiva, onde eles são hoje apenas “tolerados”. O CRM tenta, de qualquer modo, defender o mercado e evitar que os médicos cubanos demonstrem o seu melhor preparo.

    O médico cubano fez o gol, o paciente foi curado. E agora CRM? Vai anular o Gol?

     

    1. Mariano S Silva

      10 de março de 2014 3:17 am

      Solução coxinha: mata-se o

      Solução coxinha: mata-se o beneficiado pelo erro de contrato do médico cubano, corrigindo assim, a ilegalidade jurídica e em seguida dispensa-se devidamente o médico (cubano é claro) por desvio em seu contrato de trabalho, restaurando-se dessa forma, a normalidade legal…

      Quanto ao médico brasileiro que se o promova, pois afinal ninguém é de ferro para ficar atendendo pobre…

  59. mauro silva 1

    9 de março de 2014 10:48 am

    vergonha e sem-vergonhas

    É cômica a conduta da máfia do jaleco: um médico cubano será punido por atender um paciente em estado grave porque o médico brasileiro que “estaria habilitado” EXCLUSIVAMENTE a fazê-lo NÃO ESTAVA LÁ!

    É piada?

    O CRM-RS é uma piada de mal gosto. O CRM é outra piada de mal gosto. O MP também é uma piada de mal gosto.

    O médico cubano tinha obrigação legal de atender o paciente com risco de omissão dolosa, tipificada no Código Penal.

    O MP investigaria os médicos e suas ‘guildas’ se tivesse um mínimo de seriedade mas … todos sabemos das ‘seletividades’ do MP e sua falta de seriedade corporativa quando não investiga sequer um ex-chefe que foi acusado dezenas de vezes de chantagista e prevaricador da Tribuna do Senado Federal.

  60. Ivanilde Vieira Batista

    9 de março de 2014 1:14 pm

    Mais Médico no Brasil

    Sou povo, povo que vota, sabe pra quem vota, e o VOTO DO POVO É DA DILMA. Sabia que o povo tem diversas razões para votar pra Dilma e pro Lula, uma das razões do voto do povo consciente  é o Mais Médico.

    Sinta no seu coração! Gente que nunca nem viu médico, agora tem acesso a esse direito, e é medico que entra na casa dos pobres, senta nos bancos de pau sem almofadas.

    Voce quando estudante foi a uma comunidade pobre de difícil acesso? Há, logo colocou o estetoscópio no pescoço, jaleco branco e ficou todo poderoso andando pelos corredores de um hospital, ignorando as pessoas ao seu redor.

    Cuba forma médicos para o mundo,  você deve ser um médico desse consultórios lindos, cheio de especialidade com nomes estranhos, mais trabalha no SUS pra triar pessoas para seu consultório privado, o salário de lá é baixo, mais dá pra pagar a prestação do carro importado.

    Queremos cubanos, espinhões, italianos, portugueses, iranianos, iraquianos enfim, queremos atendimento com ética, cuidado, escuta e respeito, que nós nos ajude a buscar soluções situações problemas que nos incomoda e pode nos adoecer, esses problemas pode estar no nosso corpo, no nosso sentimento ou no nosso territórios. Você entende a dimensão ou logo passa uma receita?

    O CFM e o CRM não é gestor das necessidades das pessoas e seu reinado acabou agora o POVO vai tomar o comando desse barco, e povo brasileiro acolhe, apoia e que as formas de cuidado do Médicos Cubanos e também Mais Médicos do Mundo!

     

    1. leonidas

      9 de março de 2014 2:07 pm

      Ivanilde sem conversa mole,

      Ivanilde sem conversa mole, ok?

      Deixa a propaganda eleitoral para o PT fazer na campanha

      A discussao aqui é a situação bizarra que leva alguem a exercer uma funçao ( ainda que possa ter conhecimento para tal ) mas nao estando legalmente amparado para faze-lo se vê as voltas com uma puniçao administrativa, que poderia inclusive ser Criminal caso houve-se um obito

      A situaçao é corriqueira em inumeras carreiras profissionais inclusive médica envolvendo enfermeiros que percebem medicaçao errada sendo prescrita por profissional inapto ( e ja devidamente autorizado…rs )

      Como ocorre com um médico cubano a galera agora quer transformar isso em assunto envolvendo perseguiçao ao programa

      Falando sobre o programa lí dias desses um caso de um medico cubano que foi a obtio ainda em territorio nacioanl devido ao adiantado estado em que o cancer que o fulminou se encontrava

      cabe perguntar como um profisional de saude nao tenha passado por exames ainda em cuba a ponto de nao diagnosticar um cancer em estagio tao avançado?

      Mas esse tipo de debate nao interessa eu sei, pois entre outras coisas fica a impressao que o coitado tem que ir ganhar dinheiro para sí e os seus ( certamente foi essa a razao para sua disposiçao de vir para ca ainda que terminal ) e tambem a falta de condiçoes para diagnostico na ilha …

      1. Marcos R

        9 de março de 2014 2:26 pm

        E morrer pode? Assuma sua posição política!!!

        TODA pessoa que tiver condição de salvar uma vida DEVE fazer isso, os MÉDICOS CUBANOS são muito bem preparados e em comparação com “muitos”  MEDICOS BRASILEIROS são infinitamente mais bem formados, sua informação é cheia de preconceito e nem deve ser postada, perdeu a oportunidade de manter sua ignorância anônima!!!!

        1. leonidas

          9 de março de 2014 2:42 pm

          a questao nem é a preparaçao

          a questao nem é a preparaçao do medico cubano colega…

          rsrsrsrs

          1. Fernando Alvares

            13 de março de 2014 8:16 pm

            preparação do médico cubano

            Voce tem razão. A questão não é, nem nunca fo,i a preparação dos médicos cubanos, pois fosse esta a preocupação das entidades médicas, todos os médicos, inclusive e em especial os brasileiros deveriam ser submetidos ao tal revalida.

            A questão é o espirito de porco que predomina nas associções médicas. Querem reserva de mercado, é só.

            Pouco ou nada se importam com a saude da população,  contrario fosse, a médica do Parana que praticou eutanazia em varios pacientes (todos do SUS) seria impedida de clinicar, pois haviam inumeras denuncias no CRM do Parana contra ela antes de sua prisão.

            Eu mesmo ja presenciei um medico em um PA de São Pedro-SP, que atendeu mais de quinze pessoas em vinte minutos. Não tocou, não examinou, não conversou. Simplesmente despachou, burocraticamente

            Este é apenas um exemplo, existem outros tantos, do descaso, da falta de atenção, da falta de profissionalismo, da falta de humanidade de muitos médicos brasileiros.

             

      2. antonio faccin

        29 de novembro de 2014 1:17 pm

        leonidas

        Bom dia,caro Leonidas;

        Sou médico brasileiro,com graduação, pós no exterior,…te digo,isso não me torna melhor que qualquer outro profissional,pois acredito que antes de qualquer rótulo venha a excelência da vida…Te pergunto: E se fosse sua mãe ou um filho seu,você iria deixá-los morrer ao invés de ser atendido por um profissional cubano?..E e se fosse um médico americano?

        Abomino todo e qualquer tipo de preconceito,acredito que preconceito faz mais mal a quem sente,do que a quem é discriminado.

         

        Pense nisso.

        Abraços.

        Simplesmente: Antonio

         

  61. Felis

    9 de março de 2014 4:44 pm

    Na escala de prioridades do

    Na escala de prioridades do CRM, a vida em último lugar.

  62. Carla Antonia

    9 de março de 2014 5:11 pm

    E o juramento de Hipócrates,

    E o juramento de Hipócrates, vale nada?

    1. P. Rauen

      9 de março de 2014 10:22 pm

      Você quer dizer julgamento de

      Você quer dizer julgamento de hipócritas, acredito ????

  63. Ariosvaldo de Gois Costa Homem

    9 de março de 2014 7:14 pm

    Corporativismo

    É inacreditável como o corporativismo médico é capaz de permitir a morte de alguém porque o médico cubano não “estava autorizado a atender em hospital”. Absurdo dos absurdos.

  64. DanielQuireza

    10 de março de 2014 2:35 pm

    Impressionante, a serm

    Impressionante, a serm verginhice desse pessoal não tem limites.

  65. Paulo Marcos

    10 de março de 2014 4:02 pm

    Mais uma manobra da Direita.

    Abram os olhos ! Os EUA querem desestabilizar o Governo Dilma.

Recomendados para você

Recomendados