4 de junho de 2026

Milei apela para a paciência do povo argentino

Pressionado às vésperas da eleição, presidente de extrema-direita promete aumentar gastos sociais após longo período de austeridade
Javier Milei, presidente da Argentina. Foto: Flickr Gage Skidmore

O presidente da Argentina, Javier Milei, pediu paciência ao eleitorado e prometeu aumentar os gastos sociais após um ciclo de dois anos de austeridade.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O presidente argentino prometeu reajustar os gastos com o pagamento de pensões, educação e saúde em 5%, 8% e 17%, respectivamente, acima da inflação – gastos esses que foram propostos pelo Congresso, de maioria opositora, e que foram vetados por Milei.

Segundo o jornal britânico Financial Times, Milei sofreu uma derrota expressiva nas eleições locais da província de Buenos Aires, que concentra quase 40% da população do país.

Em meio a uma crise política mediante o escândalo de corrupção envolvendo sua irmã e chefe de gabinete, Karina Milei, o presidente encontra-se sob pressão para aumentar a popularidade junto ao eleitorado com a proximidade das eleições de meio de mandato, programadas para o dia 26 de outubro.

Pesquisas também mostram que os eleitores argentinos ficaram desiludidos com o escândalo e com a desaceleração no ritmo de recuperação da economia, uma vez que o crescimento estagnou na medida em que o foco do governo é manter o controle das pressões sobre os preços.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados