A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Itapevi e o grupo de pesquisa HumanizaCom (Jornalismo Humanitário e Media Interventions – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP) promovem o workshop online e gratuito, com 80 vagas: “Gestão de Riscos de Desastres na Emergência Climática – Por uma Governança Horizontal”.
O workshop acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro, com duração de 12 horas e emissão de certificado. As inscrições estão abertas e vão até 9 de novembro, domingo, ou até o preenchimento das 80 vagas.
O workshop marca o início do projeto de intervenção midiática HumanizaCom e Jornal GGN na COP30, com o objetivo de ampliar o debate público sobre a emergência climática, dando voz à comunidade científica, povos tradicionais, comunidades e entidades da sociedade civil, com foco na integridade da informação climática e comunicação ética e humanitária.
Com mediação de Willian Correa (jornalista, pesquisador do HumanizaCom e ex-diretor de Jornalismo da TV Cultura), o evento reunirá especialistas para discutir estratégias horizontais, inclusivas e colaborativas na Gestão de Riscos e de Desastres (GRD), articulando ciência, poder público, mídia e comunidades.
O evento contará com a participação de renomados palestrantes, como:
- Adriana Leiras (PUC-Rio/Hands)
- Werton Costa (Defesa Civil/Piauí)
- Leonardo Varallo (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Ministério das Cidades)
- Cilene Victor (HumanizaCom/UMESP, FGV e GSPN)
- Marcelo Damasceno (HumanizaCom/UMESP e Escola do Parlamento de Itapevi)
- Renata Juliotti (HumanizaCom/UMESP, Inclusive e Geledés)
- Daniela Lopes (HumanizaCom/UMESP)
- Temas em Debate (Durante a 1ª Semana da COP 30)
Serão abordados:
- Contribuições da comunidade científica e técnica para a GRD.
- Experiências de Planos Comunitários de Redução de Riscos e Adaptação (PCRAs).
- Comunicação de riscos inclusiva e processos participativos.
- Atenção psicossocial e saúde mental em contextos de riscos e desastres.
O workshop é ideal para gestores públicos, agentes de proteção e defesa civil, profissionais da mídia, assessorias de comunicação, pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e demais interessados no tema.
O evento conta com o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Centro UMESP Clima Adapta (UMESP), Jornal GGN, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Global South Perspectives Network.
ℹ️ Serviço
| Detalhe | Informação |
| Workshop | Gestão de Riscos de Desastres na Emergência Climática – Por uma Governança Horizontal |
| Datas | 10, 11 e 12 de novembro de 2025 |
| Horário | das 9h às 12h |
| Modalidade | Online – ao vivo |
| Vagas | 80 |
| Certificação | 12 horas |
| Inscrições Gratuitas | https://sisepi.camaraitapevi.sp.gov.br/sisepi/public/events/subscribe?eventId=182 |
Gaspar Alencar
8 de novembro de 2025 6:16 amEnchegamos atrasado.