Jornal GGN – A bolsa de valores fechou as operações de sexta-feira em alta, mesmo com a volatilidade vista durante a segunda parte dos negócios, graças ao desempenho dos papéis da Vale e da Petrobras, além do impulso das ações nos Estados Unidos. Esta foi a primeira semana do ano em que a bolsa acumula valorização.
O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) encerrou as negociações de sexta-feira em alta de 0,70%, aos 48.073 pontos e um volume negociado de R$ 6,141 bilhões. O índice acumula 0,91% de alta na semana e no mês, mas perde 6,67% no ano e -17,64% em 12 meses. As maiores altas foram as ações da Gafisa (GFSA3), Oi (OIBR4) e Anhanguera (AEDU3). Já as maiores baixas ficaram por conta dos papéis da All Logística (ALLL3), BM&F Bovespa (BVMF3) e Cesp (CESP6).
Em termos de indicadores econômicos, foi divulgado nos EUA o payroll (variação em folha de pagamentos), que mostrou que foram criadas 113 mil vagas de trabalho no mês de janeiro, superior às 75 mil vagas de dezembro, porém abaixo das expectativas de 180 mil empregos. O setor privado foi responsável pela criação de 142 mil postos de trabalho, enquanto o setor público foi reduzido em 29 mil empregos no período.
A taxa de desemprego norte-americana ficou em 6,6% em janeiro, abaixo da taxa de dezembro e do consenso dos economistas, ambos de 6,7%. A próxima reunião do FOMC acontecerá nos dias 17 e 18 de março, a primeira com Janet Yellen no comando do Fed. “Após duas rodadas de tapering (redução dos estímulos), o banco central continua monitorando os dados do mercado de trabalho para decidir sobre o ritmo de compras de ativos”, dizem os analistas do BB Investimentos.
No Brasil, o destaque ficou com os dados da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou o mês em alta de 0,55%, ante 0,92% em dezembro de 2013, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o menor para o mês desde 2009.
Quanto ao câmbio, a cotação do dólar fechou em queda de 0,17%, a R$ 2,379. Segundo informações da Agência Estado, o dia foi caracterizado pela volatilidade. Os números relacionados ao mercado de trabalho norte-americano ficaram dentro do esperado, e como a posição dos agentes sofreu ajustes ao longo do período na expectativa pelo índice, o posicionamento foi de estabilidade após a divulgação. Apesar das notícias envolvendo emergentes – como o rebaixamento do rating da Ucrânia para CCC, e o corte da perspectiva do rating BB+ da Turquia de estável para negativa -, a instabilidade foi menos intensa do que a vista durante a semana anterior.
Em termos de indicadores macroeconômicos, a segunda-feira começa com a divulgação da balança comercial brasileira referente à primeira semana de fevereiro, o índice PMI de manufatura e o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal). No exterior, os agentes acompanham os dados de gastos com construção, e o PMI dos manufaturados, além do PMI (índice dos gerentes de compras) de manufatura na Alemanha, França, Inglaterra e zona do euro.
Deixe um comentário