11 de junho de 2026

Seminário debate os rumos de São Paulo para os próximos dez anos

FESPSP reúne urbanistas, gestores e pesquisadores para discutir políticas públicas, desigualdades e os desafios de construir uma cidade mais inclusiva
Crédito: Rovena Rosa/Agencia Brasil

Seminário da FESPSP debate gestão socioterritorial em São Paulo, com foco em parques, patrimônio e mudanças climáticas.
Evento será presencial em 18/06, das 14h às 17h, na Vila Buarque, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FESPSP.
Às 18h, lançamento do livro “São Paulo 2025: riqueza e desigualdades” no Casarão da FESPSP, com diagnóstico da cidade.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Parques concedidos à iniciativa privada, projetos de requalificação urbana, preservação do patrimônio histórico e os efeitos das mudanças climáticas sobre diferentes grupos sociais. Esses são alguns dos temas que pesquisadores, gestores e especialistas em urbanismo vão debater no seminário “A gestão socioterritorial na cidade de São Paulo: o visível e o invisível”, promovido pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O evento acontece presencialmente no dia 18 de junho, das 14h às 17h, no auditório da FESPSP, na Vila Buarque, com transmissão ao vivo pelo canal da fundação no YouTube (@fespspcomunica).

A proposta vai além de um diagnóstico: a intenção é traçar diretrizes concretas para orientar governos, formuladores de políticas públicas e gestores — tanto do setor público quanto privado — na construção de uma São Paulo mais democrática e preparada para os desafios do século XXI. “Para a FESPSP, que há mais de nove décadas atua na formação de profissionais e na formulação de políticas públicas, discutir São Paulo é também uma forma de refletir sobre os caminhos possíveis para enfrentar problemas que afetam grandes centros urbanos em todo o país”, afirma Valéria Cusinato Bomfim, arquiteta, urbanista e coordenadora do evento.

O debate reúne nomes de referência: o vereador e professor da FAU-USP Nabil Bonduki; a professora Andrea Tourinho, representante do IAB no Condephaat e docente da Universidade São Judas; a professora Luciana Schenk, representante do CAU-SP e docente da USP São Carlos; o arquiteto e urbanista Luiz Kohara, especialista em políticas habitacionais e atendimento à população em situação de rua; e José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e coordenador do Núcleo de Habitação e Regulação Urbana do Insper Cidades.

As inscrições podem ser feitas pelo link: forms.gle/QrTKdVXTAcsz5H2b9.

Lançamento

Às 18h, no Casarão da FESPSP (Rua General Jardim, 522), a Editora Sociologia e Política e a Alameda lançam “São Paulo 2025: riqueza e desigualdades”.

A obra retoma e atualiza o clássico “São Paulo 1975: crescimento e pobreza” — publicado há 50 anos pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, com pesquisa do Cebrap e textos de Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Com prefácio de Antonio Funari Filho e introdução do economista Ladislau Dowbor, o novo livro oferece um amplo diagnóstico da cidade neste primeiro quarto do século XXI, avaliando o que mudou — e o que permaneceu — desde então.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados