4 de junho de 2026

Em 2016, varejo teve pior queda em 16 anos, diz Serasa

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O movimento dos consumidores no varejo em todo o país teve queda de 6,6% em 2016 na comparação com 2015, chegando ao pior resultado nos últimos 16 anos, de acordo com dados da Serasa Experian.

O resultado é o mais fraco desde o início do levantamento da atividade no comércio pela Serasa. Antes, o pior desempenhado havia sido a queda de 4,9% em 2002, explicado pela crise do racionamento de energia naquele ano.

Entre os fatores que influenciaram o resultado do ano passado estão os juros altos no crediário, o aumento do desemprego e os baixos índices de confiança.

Segundo a Serasa, a maior queda foi registrada no segmento de veículos, motos e peças, com redução de 13%, seguido das lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com retração de 12,6%.

As lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática tiveram queda de 11,1%, supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, caíram 7% e as de material de construção sofreram recuo de 5,4%.

O único segmento que ficou positivo em 2016 foi o de combustíveis e lubrificantes, com aumento de 1,8% no acumulado de janeiro a dezembro.

É possível acessar os dados da série histórica no site da Serasa Experian.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados