
Os erros do foquismo não serão repetidos
por Rogerio Maestri
Durante um momento de refluxo das esquerdas na América Latina nas décadas de 60-70 surgiu a partir de um livro de um filósofo francês, Régis Debray, “Révolution dans la révolution?”, uma tendência que pretendia através de focos de movimentos guerrilheiros, principalmente no meio rural, criar as condições para uma revolução socialista.
A interpretação feita por este filósofo francês, que chegara atrasado na revolução cubana, é que a partir de um foco revolucionário, tendo por núcleo alguma figura sebastianista ou mesmo mística como um Antônio Conselheiro de esquerda, as massas adeririam o movimento e resultariam coisas como os vietcongs.
Os erros da proposta foquista foram tantos que é difícil relatá-los todos em detalhe, erros que eram percebidos pelos dirigentes remanescentes das organizações tradicionais socialistas, tanto as vinculadas aos movimentos com origem na revolução russa que se burocratizaram ou não, como até por elementos trotskistas que tinham melhor formação. As lideranças mais consistentes da esquerda que ainda não estavam mortas ou presas, ou eram empurradas pelos militantes mais próximos, jovens e despreparados, ou eram classificadas como uma burocracia stalinista.
Os foquistas partiam de constatações totalmente falsas, como a de ter a longa preparação do movimento guerrilheiro dos vietcongs como um exemplo de Foquismo, ignorando por completo a história deste movimento, pensavam que a formação de focos de guerrilhas no meio rural iriam motivar movimentos de massas rurais naturalmente guiados pelos “sábios” quadros dirigentes. A imensa maioria destes quadros eram originados de meios urbanos totalmente desgarrados das condições de vida dos camponeses.
Ou seja, em última instância o Foquismo contrariava toda a experiência exitosa dos movimentos que levaram a revolução russa e a chinesa. Em resumo, não seria a massa revoltada que poderia ser ajudada pelas direções partidárias a achar o seu caminho, mas as direções partidárias que conduziriam as massas desde um momento que não havia uma revolta organizada ou mesmo desorganizada.
O Foquismo é uma ideologia que tem mais a ver com filmes distópicos de Hollywood, onde diante de uma situação completamente opressiva da sociedade, aparece um herói revolucionário hollywoodiano, que com um pequeno grupo de “revolucionários” consegue ou não derrotar os opressores, ou seja, algo extremamente fantasioso.
O mais interessante de tudo é que a ideia de revolução vendida pelos foquistas é comprada pela extrema direita como a origem de qualquer revolução. Ou seja, há um país feliz em que todos estão em harmonia, e chega de algum ponto do universo lideres guerrilheiros saídos do nada, que começam a pregar uma “ideologia” estranha a todos, a luta de classes, e se os Rambos direitistas não agirem rapidamente matando estes núcleos de comunistas, os pobres camponeses e operários serão iludidos por estes espertalhões.
Como origem desta falsidade que a extrema direita compra de um Foquismo distorcido na mente dos direitistas, proveniente de uma má leitura dupla do que é uma revolução, leitura errada dos foquistas e leitura ainda mais errada dos foquistas feita pelos direitistas, as forças de direita aguardam o surgimento dos mesmos. Porém como não vem estes grupos revolucionários para os Rambos direitistas eliminarem, começam verdadeiros delírios, como o de associar grupos de criminosos comuns com forças revolucionárias. Ou pior, começam as forças de (des)ordem a provocar e a incitar movimentos para que eles acham que a esquerda deve atuar.
Um exemplo destas tentativas de provocações, se lê nas redes sociais frases desconexas, tais como: Vamos pegar em armas (só não dizem que armas, quando e por quem!). É a hora da reação popular (como a reação popular fosse incitada pelo facebook)! Que mostram mais como a direita quer provocar do que qualquer coisa.
O sonho de todo o militar direitista é que comecem “focos” revolucionários, completamente distantes dos movimentos sociais, para que eles possam arguir o fantasma do terrorismo de esquerda, para começarem o verdadeiro terrorismo de direita.
Meus caros amigos, como diria a minha avó, prudência a caldo de galinha não faz mal a ninguém. A revolução americana, a francesa, a russa, a chinesa e mesmo a cubana, nasceu do interior da maioria da população e não de um grupelho que salta a frente de todos e diz: Sigam-me os bons! Pois esta fala é do Chapolin Colorado
Rui Ribeiro
11 de abril de 2018 5:10 pmA Revolução é obra de milhões
A revolução é obra de milhões, constatou Lenine. Mas se meia dúzia de parasitas sociais parte prá cima de você os milhões continuam apáticos, o que fazer?
Esperar o esmagamento ou reagir?
O que as manifestações multitudinárias de 2013 demonstraram?
Ora, que os parasitas sociais e suas forças de repressão são impotentes perante o povo nas ruas. E olha que o povo estava desarmado.
Não são necessárias muitas armas para enfrentar os poderosos e seus cães de guarda. Mas é preciso união e organização. Mas o PT não quer, o P$OL não quer, o PSTU não quer, o PCdoB não quer o PCB não quer, o Movimento Sindical não quer, o MST não o Os Sem Teto não querem. Enquanto isso, o fascismo avança.
No século passado, os Anarquistas e Socialistas fizeram os Galinhas Verdes Integralistas se recolherem às suas insignificâncias. Se em 64 tivesse tido realção armada antes dos militares fincarem os pés no chão, teriamos evitado muita tortura, muitas mortes e muitos recuos sociais.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Nada obstante, não sou foquista.
rdmaestri
12 de abril de 2018 9:35 pmTocaste no ponto focal, mas fora de foco.
Tocaste no ponto focal, mas fora de foco.
Para que as organizações de esquerda primeiro pré-requisito é que sejam de esquerda, ou seja, juntar pessoas oportunistas que estão mais preocupadas com uma provável eleição para aumentarem seu número de deputados de dez para vinte, isto não é uma esquerda real, é esquerda oportunista e além de tudo burra. Burra porque acham que vai haver eleições em que todos concorrem de igual para igual e os líderes partidários não serão presos, na melhor das hipóteses, ou mortos.
Organizações de “esquerda” que até a pouco achavam que não há um golpe, ou que o mais importante era derrubar o maior líder popular da atualidade, para elas depois de derrubando todos os outros assumissem a revolução, não é esquerda, são pessoas fantasiosas ou compradas.
Poderia seguir adiante, mas o mais importante é o papel de confusão que diversos grupos levam ao povo em geral, atrapalhando mais do que ajudando.
Até que o povo se dê conta destes falsos revolucionários, talvez todos os líderes de todas as esquerdas estarão juntos, ou na cadeia ou no cemitério.
Rui Ribeiro
11 de abril de 2018 6:15 pmAcho que eu inspirei esse seu artigo, RdMaestri
A nossa apatia enquanto o fascismo avança vai nos custar caro
qua, 11/04/2018 – 10:03
Só há uma coisa que supera o ódio e o nojo que os parasitas sociais sentem dos trabalhadores que produzem sua riqueza e sua luxúria, é o medo que essa elite sente dos trabalhadores. Portanto, partamos prá cima desse punhado de parasitas sociais e de seus lambe-bolas com unhas e dentes, paus e pedras.
Se não enfrentarmos esse punhado de parasitas sociais, como Anarquistas e Socialistas fizeram no século passado na Praça da Sé, em São Paulo, vamos pagar caro, tanto em termos de sofrimentos físicos quanto em recuos sociais. Portanto, esmaguemos esses vermes e seus lambe-sacos, como Moro, Dallagnol, Carmem Lúcia, Japonês da Federal, Aécio Neves, etc.
Deixo um trecho do filme Vida de Insetos para mostrar como esses parasitas têm medo de que nos toquemos de que somos superiores não só eticamente mas também numericamente e por isso o $érgio Moro e a PF ficaram com os cús nas mãos quando viram a população que protegia Lula:
“Deixem uma formiga nos desafiar e aí todas vão começar a criar problemas. Para cada um de nós, Gafanhotos, há 100 dessas formiguinhas; se elas começarem a se tocar, acabou a nossa moleza. Não é por causa do rango, é pra manter as formigas na linha. E é por isso que vamos voltar”. – Vida de Insetos
Vamos continuar apáticos?
Você vai continuar apático ou vai tomar a vanguarda?
j.marcelo
11 de abril de 2018 7:37 pmCalma Rui(eu sei já tivemos
Calma Rui(eu sei já tivemos demais)a hora dos fascistas vai chegar,sangue frio,estamos dando chance às instituições de “se normalizarem”e não devemos agir só por causa das provocações deles,será no dia e hora nossa,por enquanto relaxa, estamos quase lá, se agirmos o MUNDO SABERÁ Q É LEGÍTIMA DEFESA,eles estão de olho e espertíssimos a manipulações!
Obs:Eu disse ao Nassif q iria me ausentar uma semana dos comentários, não durou dois dias,agora volto a reclusão !
rdmaestri
12 de abril de 2018 9:37 pmMeu caro, devagar não é estar parado, é estar indo na direção…
Meu caro, devagar não é estar parado, é estar indo na direção correta.
rdmaestri
12 de abril de 2018 8:01 pmRui, bravatas não servem a nada.
A minha posição é clara e se entende lendo todo o texto, se não entendeu de novo, leia mais uma vez.
layla
12 de abril de 2018 2:05 pmEstado Permanente, Contra-Insurgência Permanente etc
A eleição do Presidente Lula. A campanha. A explosão crítica Feminista. A palavra proibida, patriarcado. A Santa Sé escalou Ratzinger para a cruzada. Opus Dei, TFP, Lojas etc. Maio de 2004, o cardeal era ainda prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, sucessora do Tribunal do Santo Ofício: Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo. Este era um lado. A força expedicionária pentecostal veio pelo outro. Capilaridade. As redes de ensino. Pequenos, médios e grandes veículos de comunicação. Bastaria capturar uma geração.
“… como não vem estes grupos revolucionários para os Rambos direitistas eliminarem, começam verdadeiros delírios, como o de associar grupos de criminosos comuns com forças revolucionárias.”
A engenharia de crises. Planos de state building / nation building. Os estados permanentes do Brasil e dos Estados Unidos, duas cabeças de um mesmo organismo. A necropsia das Américas apontará, contra-insurgência permanente.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=5gnpCqsXE8g%5D
>> um eufemismo para genocídio
[video:https://www.youtube.com/watch?v=QzstcEzSwBA%5D
>> quem tem cabeça tem juizo
[video:https://youtu.be/xc5s6n4joH0%5D