4 de junho de 2026

Alexandre de Moraes utilizou avião da FAB para passar feriado em São Paulo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, infringiu lei que veda a utilização de aviões da Força Aérea Brasileira para viajarem para suas casas. Os ministros já recebem verba para este tipo de deslocamento.

Moraes usou um avião da FAB para voltar para São Paulo no feriado do dia 12 de outubro. Ele agenda compromissos na cidade no dia 13, mas viajou no dia 11. De acordo com o Estadão, os ministros do governo Temer usaram aviões da Força Aérea 238 vezes no período de 12 de maio à 31 de outubro, sem justificativas plausíveis, e, em geral para os cidades onde moram.

Moraes foi o ministro que mais fez viagens sem justificativa, com 48 voos.

Leia mais abaixo:

Da Revista Fórum

O ministro da Justiça infringiu uma lei assinada por Dilma em 2013 que proíbe ministros de usarem aeronaves da Força Aérea para irem para suas residências, já que eles já recebem verba para esses deslocamentos. Em 5 meses, ministros de Temer utilizaram aviões da FAB 238 vezes sem justificativa; Moraes é o campeão

Alexandre de Moraes, ministro da Justiça do governo Temer, utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar o feriado em casa. As informações são do Radar Online, do site da Veja.

De acordo com o blog, Moraes utilizou a aeronave para passar o feriado de 12 de outubro em sua residência em São Paulo. Como sabia que só deveria usá-lo a serviço, o ministro agendou compromissos na capital paulista no dia 13, mas viajou no dia 11, na véspera da folga.

Com o ato, o ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo infringe uma lei assinada por Dilma Rousseff em 2013 que proíbe os ministros de viajarem para suas residências utilizando aviões da FAB, já que eles já recebem verbas para esses deslocamentos.
 
Essa tem sido uma prática comum, inclusive, entre os ministros do governo Temer. Um estudo feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que os atuais ministros, no período de 12 de maio à 31 de outubro, utilizaram aviões da Força Aérea Brasileira 238 vezes sem justificativas plausíveis para deslocamentos. Na maioria dos casos, as viagens eram feitas para os locais onde os ministros residem.
 
Entre eles, mais uma vez o nome de Moraes se destaca. Ele foi o que mais fez essas viagens irregulares ou sem justificativa, totalizando, dentro deste período, 48 voos.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

18 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. rdmaestri

    3 de dezembro de 2016 4:04 pm

    Isto não poderia ser chamado de CORRUPÇÃO?

    Isto não poderia ser chamado de CORRUPÇÃO?

  2. paulovi

    3 de dezembro de 2016 4:09 pm

    E daí? Pergunta o excelente

    E daí? Pergunta o excelente ministro com o nariz apontando a linha do horizonte e acariciando a bolsa escrotal.

  3. Fábio de Oliveira Ribeiro

    3 de dezembro de 2016 5:13 pm

    Falando francamente… alguém
    Falando francamente… alguém ficará surpreso se ele usar um avião da FAB para transportar traficantes e drogas?

  4. Ivan de Union

    3 de dezembro de 2016 5:17 pm

    A FAB de Lula tinha um pouco

    A FAB de Lula tinha um pouco mais hombridade.

  5. Celso Paulo da Silva

    3 de dezembro de 2016 5:26 pm

    tucanos = mídia + judiciário

    tucanos = mídia + judiciário .

    Ele é tucano? A mídia não fuça, não investiga, não denuncia.

    O judiciário protege.

    denúncia vazia. Não vai dar em nada. 

  6. sonia camargo

    3 de dezembro de 2016 5:52 pm

    Falsidade ideológica –

    Falsidade ideológica – declaração de uso diverso do que realmente fez: improbidade administrativa – fere os princípios da administração pública. Revela  um traço desse (des)governo: a arrogância.

     

  7. Rui Ribeiro

    3 de dezembro de 2016 6:17 pm

    Não existe limites entre o público e o privado

    Prá esses sanguessugas da Nação não existe limites entre o público e o privado, só existe limites entre o privado e o público.

    O que aconteceu com aquele Juiz que tava esmerilando os carrões do Eike Batista?

    Se fosse o Eike Batista utilizando os carrões do Judiciário, o que teria acontecido?

  8. Antônio - Minas Gerais

    3 de dezembro de 2016 6:31 pm

    O “nobre”

    advogado fez uso do avião da FAB para visitar o seu cliente, o Marcola.

  9. Genesio Mourag

    3 de dezembro de 2016 6:32 pm

    No golpe de estado de 1964

    No golpe de estado de 1964 que praticamente acabou com o projeto de Brasil para brasileiros, nunca ouvimos falar em aviões da FAB sendo utilizados a mais ou a menos. Porque que nessa atual ditadura que está arrasando com o Brasil de vez, e em curso, haveriamos de achar estranho ditadores utilizando tudo o que pertence ao povo brasileiro, cagando e andando? Estamos numa ditadura hedionda! Estamos numa ditadura hedionda! Estamos numa ditadura hedionda! Estamos numa ditadura hedionda! Estamos numa ditadura hedionda!……………………………………………………….. Fóra fhc & Cia Co. Corporation Ltd., instaladores de ditaduras e saqueadores do povo brasileiro!!!

  10. Henrique Finco

    3 de dezembro de 2016 7:18 pm

    Clientes em São Pàulo

    Oras, como advogado do PCC ele com certeza tem que viajar frequentemente a São Paulo.

  11. Frederico Firmo

    3 de dezembro de 2016 7:42 pm

    Sem dúvida …

    Isto é o que chamam de  paladino da justiça?

    1. Ivan de Union

      3 de dezembro de 2016 10:27 pm

      “Isto é o que chamam de 

      “Isto é o que chamam de  paladino da justiça?”:

      Nao.

      Quer uma definicao teorica sobre a diferenca entre “puta da justica” e “bicha louca da justica”?

      Mais importantemente..  vai estar disposto a escuta(le)r?

  12. aureliojunior50

    3 de dezembro de 2016 8:06 pm

    Um dia ……

        Quem viver verá,  um Presidente ( a ) assinar uma simples portaria, acabando com este absurdo chamado de “GTE”, que desde aua criação, governo JK , só fez crescer , de trasnportador de Presidente e comitiva agregada, de uns tempos para cá ( de Sarney em diante ) tornou-se um “taxi aereo free ” para politicos de todos os matizes ideológicos.

         

    1. Ivan de Union

      3 de dezembro de 2016 10:28 pm

      (ninguem sabe o que significa

      (ninguem sabe o que significa “GTE”!)

  13. lenita

    3 de dezembro de 2016 11:43 pm

    Ministro da Justiça

    Foi indicado pelo SANTO, portanto é ” insaível “.

    1. Mário Mendonça

      4 de dezembro de 2016 11:17 am

      Prezada Lenita
      Bom dia
      Bem

      Prezada Lenita

      Bom dia

      Bem lembrado: qual o poder de alckimin na republica hoje?

      Precisa escrever sobre isso heim Nassif !!!

      Abração

       

  14. Rui Ribeiro

    4 de dezembro de 2016 4:40 am

    philosophia de jefférson

    faça o que eu digo, não o que eu faço.

    Fico aki pensando com meus botões na rasteira que os jateiros deram nas gramdes construtoras brasileira. Quebrou as pernas de todas elas e ainda tem uma q pede desculpas. Não q não haja corrupção, ela existe em todos os governos, uns nums niveis aceitáveis, outras, inaceitáveis. Umas elas são varridas prá baixo do tapete, outras, são publicadas ainda que não provadas

    O certo e que odebresei lá o que oas o escambau a 4 isto é as construtoras brasileiras vão ser vencidas pela concorrencia das corporaçãoes multinacionais que empregarão menos pesssoas e lhes pagarão menos ainda, pois vão chegar contudo

    E a petrobrás essa nem se fala. Quando esse menino estiver sob um ataque canino dos vermes que agora apalpam seu inflado ego, eu vou lhe dar annita. Mata até o zovo

    Segura, Morão o jato é quente e o processo é lento

  15. tiao

    4 de dezembro de 2016 11:17 am

    Mussolini pode tudo.

    Mussolini pode tudo.

Recomendados para você

Recomendados