6 de junho de 2026

Ministério Público de São Paulo abre inquérito para investigar ação da polícia na Cracolândia

MP qualifica ação da Polícia Civil na cracolândia como ‘estranha’ e abre inquéritoCOMENTE
Do UOL, em São Paulo 24/01/201415h29 > Atualizada 24/01/201415h29
 
Comunicar erroImprimir
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu inquérito nesta sexta-feira (24) para investigar a ação da Polícia Civil que causou confusão na região da cracolândia, na área central da capital paulista, ocorrida na quinta-feira (23).
 
O inquérito foi instaurado pelos promotores Arthur Pinto Júnior, de Justiça, Direitos Humanos e Saúde Pública, Luciana Bergamo, de Infância e Juventude, e Maurício Ribeiro Lopes, de Habitação e Urbanismo, a pedido do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa
 
Os promotores querem saber detalhes da investigação que levou a operação na cracolândia. “Quem foi preso, por que foi preso, com ordem de quem, por que prenderam no meio da tarde, no meio da cracolândia?”, enumera o promotor.
 
O MP-SP também quer obter detalhes da investigação da Controladoria Geral da Polícia Civil, que apura a participação de policiais civis no tráfico na região.
 
O promotor lembrou que uma liminar da Justiça expedida há cerca de dois anos e em vigor até hoje proíbe a Polícia Militar de realizar ações violentas na cracolândia. A medida foi pedida pelo MP após investigação sobre ação truculenta da polícia na região.
 
“O que chama nossa atenção é que essa nova ação não foi feita pela PM, mas pela Polícia Civil, que nunca tinha feito nada parecido. Por que a polícia fez isso?”, questiona o promotor.
 
Nesta sexta, o governador Geraldo Alckimin (PSDB) afirmou que a operação foi correta e, caso tenha havido abuso por parte dos policiais, que o caso será investigado. Ele disse ainda que não se pode transformar o que aconteceu em uma “picuinha partidária”.
 
O prefeito Fernando Haddad (PT) classificou ontem a ação como “lamentável”. Hoje, ele disse que o programa que tenta recuperar a região da cracolândia será realizado “na marra”.
 
Ligação de policiais com tráfico
Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que a Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investiga se o tráfico na região da cracolândia, na área central da capital paulista, é comandado por dois policiais civis, um deles do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico).
 
Na manhã desta sexta, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou que a Corregedoria apura a participação de policiais civis no tráfico de drogas na região.
 
A diretora do Denarc, Elaine Biasoli, afirmou, em entrevista à rádio CBN, que policiais civis envolvidos com o tráfico de drogas serão responsabilizados. “Com certeza, se tiver alguém envolvido, eles vão ser punidos”, declarou.
 
Operação na cracolândia
 
Na tarde de quinta-feira, um confronto entre usuários de drogas e policiais civis terminou com ao menos três feridos e cerca de 30 pessoas detidas na região da cracolândia.
SP: USUÁRIOS DE DROGAS SÃO AGREDIDOS POR POLICIAIS NA CRACOLÂNDIA
 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

10 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luciano Prado

    24 de janeiro de 2014 6:10 pm

    “Cartório” de expedição de boa conduta de tucano.

    Outro cancro de São Paulo…

    Esse tal de Ministério Público Estadual.

    Só entra em ação para fazer teatro e ao final expedir certidão de boa contuda de tucano.

    Outra vergonha para São Paulo.

    1. prudêncio de araújo

      24 de janeiro de 2014 9:47 pm

      Foi o que eu também pensei,

      Foi o que eu também pensei, Luciano. Dá para confiar no MP? Será que ele entrou no caso para legitimar a ação ilegítima da Polícia?

  2. aliancaliberal

    24 de janeiro de 2014 7:01 pm

    inversão de valores.
    Estranho

    inversão de valores.

    Estranho é alguém achar estranho a policia prender traficante.

    Agora a região tem lei diferente do resto do país.

    1. Ivan de Union

      24 de janeiro de 2014 7:16 pm

      Ler antes de comentar.

      Ler antes de comentar.

  3. Marly

    24 de janeiro de 2014 7:20 pm

    Tudo estranho…

    Alô, alô, Ministério Público de São Paulo!  Nós também estamos achando tudo muito estranho…

  4. peregrino

    24 de janeiro de 2014 8:13 pm

    siga a matéria prima, mp…

    caminho mais fácil é por inventário, a par de que sempre vem de laboratórios clandestinos……………

     

    é assim no mundo inteiro…………………..em SP não? por quê?

  5. emerson57

    24 de janeiro de 2014 8:22 pm

    demita-se

    se o governador sabia da ação,

    rua com ele.

    se ele não sabia,

    pior ainda,

    fora imediatamente, sem direito a picolé.

  6. José Carlos Lima

    24 de janeiro de 2014 9:50 pm

    Hum…

    Eles se investigam, afinal de contas o MP é de confiança do governador

  7. janes salete

    24 de janeiro de 2014 10:10 pm

    O MP de sp? Investigando


    O MP de sp? Investigando tucano? O culpado e punido será o……………………………………Haddad!!!!!!!!! Pra que gastar dinheiro “investigando” o investigável em sp?

  8. MarFig

    25 de janeiro de 2014 1:15 am

    Boa. Vou contar outra. O MP

    Boa. Vou contar outra. O MP mineiro vai investigar os Pórrelas.

Recomendados para você

Recomendados