4 de junho de 2026

Passaporte diplomático: dos 8 aos 80

O pastor Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, conseguiu passaporte diplomático do Itamarati. Ele e a esposa Maria Magdalena Bezerra Ribeiro Soares. Para comprovar o ecumenismo, também foi contemplado o casal Samuel Cássio Ferreira, da Assembleia de Deus.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Para compensar os abusos anteriores, o Itamaraty resolveu negar passaporte diplomático a quem de direito. Provavelmente julgou-se que com dos erros se faria um acerto.

O subsecretário de comunicações brasileiras no exterior, Sérgio Franca Danese, negou pedido da assessoria internacional do Tribunal Superior Eleitoral de concessão de passaporte diplomático ao ministro Ademar Gonzaga.

Alegou que o pedido não se enquadrava no Decreto 5978 de 2006. O que diz o decreto:

 

Seção I

Do Passaporte Diplomático

                        Art. 6o Conceder-se-á passaporte diplomático:

                       (…)

                        X – aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União;

Aparentemente, o diplomata entendeu que Ministro-substituto não é Ministro. Não apenas é Ministro, como o Ministro que irá julgar toda a propaganda eleitoral nas eleições de 2014.

Do Itamaraty

Recebo ligação do Itamaraty informando que a questão já está resolvida. Ocorreu apenas um mal entendido na forma como foi feito o pedido.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

9 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gilson Raslan

    23 de janeiro de 2014 5:17 pm

    EU, HEIN!

    Mas os pastores também são ministros, ministros de Deus. E tem tribunal mais superior do que o tribunal de Deus?

  2. Durvalino

    23 de janeiro de 2014 5:19 pm

    ministro evangelico

    …. lembrando q na esfera evangelica muitos integrantes sao tratados como “”ministros” .

    talvez tenham obtido passaporte por isso .

  3. Gunter Zibell - SP

    23 de janeiro de 2014 6:09 pm

    Isso vem do ano passado

    Essa demanda de passaporte diplomático por pastores, que seriam 5 ou 6, não 2, é do 1º sem./2013 e já foi ironizada pelo presidente da AGLBT que também pediu (como forma de fazer notar o abandono do Estado Laico e os compromissos do GF com pastores.)

  4. CELSO ORRICO

    23 de janeiro de 2014 6:20 pm

    só Jesus..

    só Jesus na causa..faça-me uma garapa..

  5. A.Araujo

    23 de janeiro de 2014 8:04 pm

    Passaporte diplomatico foi

    Passaporte diplomatico foi regulado  pela Convenção de Viena sobre Aatividades Diplomaticas de 1946 o Brasil ESTÁ FORA da regra, PASSAPORTE DIPLOMATICO É SÓ PARA DIPLOMATAS, não é para mais ninguem, qualquer dia um Pais vai desconhecer o passaporte de algum ex-Senador,  da cunhada do Ex-Governador, do Mestre Zabumba do Candoblé,, de Tim Tones analfabetos ladrões de pobres, todo mundo desfilando com a bandeira do Brasil, que vexame para nosso Estado gafieira.

     

    Bem fazem os EUA que não tomam conhecimento de passaporte diplomatico, é todo mundo na mesma fila da imigração e quando embarca de volta passa pelo raio X e tira o sapato como todos os passageiros.

  6. evandro condé de lima

    23 de janeiro de 2014 8:17 pm

    Ué, respondeu o porque deu

    Ué, respondeu o porque deu para os pastores? Não entendi “a questão já foi resolvida”. Poderia esclarecer?

  7. Ex-combatente

    23 de janeiro de 2014 10:35 pm

    Pelo que sei, cardeais da

    Pelo que sei, cardeais da Igreja católica possuem este tal passaporte, daí a queixa dos pastores eletronicos.

    Como há 500 anos, as elites no Brasil lutam por privilégios e não por direitos, Já que lutar por direitos, implica incluir toda a sociedade.

  8. junior50

    23 de janeiro de 2014 11:01 pm

    Mal entendido

      Depois do “caso boliviano”, no ano passado, está parecendo que o Itamaraty, que sempre foi, mesmo nos piores periodos de nossa história, um enclave de excelentes funcionários, um orgão que sempre forneceu um apoio a nossos interesse externos, publicos e privados, tornou-se uma bagunça.

       Pode-se discordar ideologicamente, da inflexão tomada pelo Itamaraty durante o governo Lula, que tambem não foi em nada absurda ( apesar de ser meio “Azeredo da Silveira” com “Fidel Castro” – um belo “mélange”, até intelegivel a nossos interesses), mas o refluxo após a queda de Patriota, é patente, parece que não temos uma politica externa, e ve-se isto no dia-a-dia, até mesmo em simples atividades consulares, na burocracia básica.

        Como um país que deseja ser do CS/ONU, ao ser convidado a participar das conversações sobre a situação da Siria, pela própria ONU, envia para esta importante reunião, um diplomata de 2o/3o escalão ( p.ex. 2o secretário do depto OM) – O OM é longe, mas faz parte de nossos interesses, no minimo humanitários, sirios-libaneses são partes de nosso País, até de nossa cultura, afinal na area de maior conflagração, no Libano, existem cidades nas quais a 2a lingua é o portugues do paraná – vá para Zahle e região do Bekaa, e comprove – eu já fui.

         Será que tudo neste governo tem que cair “no colo” da Sra. Presidenta ?

    1. Gunter Zibell - SP

      24 de janeiro de 2014 2:43 am

      Eu não sei se houve refluxo

      Posso dizer só que achei a posição do Brasil sobre o texto proposto pela Rússia para sochi na ONU ruim:

      http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,texto-russo-na-onu-nao-tem-referencias-aos-direitos-dos-gays,1079209,0.htm

      https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/russas-um-tema-que-afeta-a-diplomacia-do-brasil

      Mas essa ideia dos passaportes para pastores é de Patriota:

      http://oglobo.globo.com/pais/governo-faz-novas-concessoes-de-passaportes-diplomaticos-lideres-evangelicos-7308139

Recomendados para você

Recomendados